• Nenhum resultado encontrado

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte, acumulado significativo e temperatura baixa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Chuva forte, acumulado significativo e temperatura baixa"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE MARÇO DE 2010

FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO

Chuva forte, acumulado significativo e temperatura baixa

01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12

ZCOU, termodinâmica, ZCAS

ES, RJ, MT, AM, TO, GO, AC, RO, MT, BA, TO, sul do MA e do PI e MG

Acumulados de chuva do dia 01, segundo o INMET:

SAO MATEUS - ES 151,8 mm , CUIABA - MT 95,7 mm , COARI - AM 93,4 mm, PEDRO AFONSO - TO 77,6 mm e PADRE RICARDO REMETTER - MT 73,2 mm

Depois de registrar recordes de calor, o Rio teve nesta segunda-feira (1º) o dia mais frio do ano, segundo o Instituto Nacional de

Meteorologia (Inmet). De acordo com o instituto, a mínima registrada foi de 17,2°C no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio. Já a máxima chegou a 24,6°C na Praça Mauá, no Centro da cidade.

Fonte: wwwdeolhonotempo.blogspot.com Enchente alaga casas em Jataí -GO.

Temperatura cai para 19 graus em Chapadão do Sul-MS.

Enchente deixa desabrigados em Várzea Grande -MT.

Fonte: deolhonotempo.com.br Acumulados em 24horas:

Vitória -ES 92.6 mm; Unai-MG 52 mm; Jatai -GO 51.7 mm;

Paracatu-MG 49.4 mm; Porto Velho-AC 46.4 mm; C.do Mato Dentro-MG 44.4 mm

Fonte: Inmet

A chuva que caiu na madrugada desta terça-feira (2) causou prejuízos em municípios do Espírito Santo, a cidade mais atingida foi Vila Velha. Dois carros caíram em uma enorme vala que é usada para escoar a água de bueiros e rios. Muita gente ficou ilhada dentro de casa. Rio sobe mais de 3m e alaga cidade de Cachoeiro do

Itapemirim no ES. Em Minas Gerais, os temporais também causaram estragos. Na região de Belo Horizonte, um muro desmoronou sobre um barracão. Quase 30 árvores caíram na capital mineira por causa da chuva. Fonte: g1.com.br

Chuvas fortes atingiram a região de Belo Horizonte desde o início da tarde desta quarta-feira (3) e já causam estragos. O campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficou inundado e a estação do Instituto Nacional de Meteorologia localizada na área já acumulou 74,6 mm da 1h até as 13h desta quarta-feira, volume suficiente para causar alagamentos e deslizamentos de encostas.

Fonte: oglobo e wwwdeolhonotempo.blogspot.com

EA

(2)

Acumulados do dia 03 fonte INMET:

C. DO MATO DENTRO - MG 88,6 mm , ARACUAI - MG 71,5 mm , SETE LAGOAS - MG 60,1 mm PALMAS - TO 49,4 mm , POMPEU - MG 46,2 mm

No dia 05 foi registrado 87,2 mm em Caetite-BA, 70,0 mm em Monte Azul-MG63,6 mm em Irece-BA, 60,8 mm em Aracuaí-MG, 55,0 mm em Cordeiro-RJ, 49 mm em Diamantino-MT e 47 mm em Porto Nacional-TO.

De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo, já são 294 os desabrigados e 90 os desalojados até este sábado (06/03). Somente entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado a precipitação chegou a 54 mm, sendo que a média da chuva para todo mês de março é de 119 mm. Onze municípios foram afetados em todo Estado: Cariacica, Serra, Vitória, Viana, Vila Velha, Itapemirim, Guarapari, Anchieta, Marechal Floriano e Alfredo Chaves.

Fonte: oglobo

Uma forte chuva, acompanhada de ventos e trovoadas, atingiu a região metropolitana de Salvador e áreas próximas da capital baiana, como o recôncavo e o nordeste do Estado, entre a tarde e a noite deste domingo (07/03) causando diversos prejuízos. Em Vitória da Conquista o acumulado de chuva em 24h segundo o INMET chegou aos 88,9 mm.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias

Um temporal atingiu Belo Horizonte, em Minas Gerais, no fim da noite dessa segunda-feira (08/03). A região de Venda Nova foi a mais prejudicada. A chuva forte durou menos de uma hora, mas causou muitos estragos. A água começou a subir e cobriu várias ruas e avenidas da cidade.

Fonte: De olho no tempo, com informações Globo Minas A chuva que tem caído em Itabuna, no sul do estado, nas últimas horas provocou a interdição da Ponte Miguel Calmon (Marabá), localizada na parte central da cidade. O Rio Cachoeira tem recebido grande volume de água desde a madrugada de hoje (09/03). Cinco casas da Vila Vital Teixeira, na área ribeirinha, foram invadidas pelas águas.

Fonte: De olho no tempo, com informações Correio da Bahia No início da tarde desta quarta-feira (10/03), uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento causou transtornos em Vitória-ES.

(3)

Algumas casas foram destelhadas e uma caiu sobre quatro carros no bairro Joana D´Arc.

Fonte: oglobo

No dia 11 forte instabilidade com intensa atividade convectiva foi observada entre o AM, MT, centro-sul do PA, TO, centro-norte do MT, BA, centro-norte de MG e ES.

No dia 11 foi registrada, na estação automática do INMET, rajada de vento de 226 km/h na cidade de Itapetinga na BA e, rajada de 103 km/h na cidade de Governador Valadares-MG

Acumulados e temperatura baixa

02, 03, 04, 05 Anticiclone de bloqueio RJ , SP, RS e SC As fortes chuvas que atingiram Resende esta semana deixaram em péssimo estado duas estradas da área rural da cidade de Resende -RJ.

Chuva causa deslizamento em Angra dos Reis -RJ.

Fonte: wwwdeolhonotempo.com.br Acumulados em 24horas:

Franca-SP 47.2 mm; Cordeiro - RJ 46.9 mm; Rio de Janeiro - 42.1 mm

Fonte: Inmet Temperaturas:

Campos do Jordão-SP 11.9 graus; Sao Joaquim -SC 12.6 graus Bom Jesus -RS 13.4 graus; Castro-PR 15 graus; Avaré -SP 15.6 graus

Fonte: Inmet

No dia 04 foi registrado 108 mm em Bambuí, 95 mm em Salinas, 70 mm no aeroporto de BH, todos em Minas Gerais. Acumulou também, 71 mm em Itaberaba-BA.

Chuvas provocaram transtornos, transbordamento de rios, alagamentos am Barra do Garça-MT e em Rio Branco-AC No dia 04 foi registrado 72,5 mm em Florianópolis-SC No dia 05 foi registrado 97,8 mm em Paranaguá-PR Chuva intensa 04 Cavado superfície e 500 hPa,

difluência 250 hPa

MS e MT No dia 04 forte atividade convectiva atuou em part edo centro-oeste do MS e em parte do sudeste e oeste do MT. Nuvens de grande desenvolvimento vertical com topos frios de -70C provocaram chuvas significativas, raios e rajadas de vento sobre áreas destes dois Estados.

EA

Chuva forte 06, 07 Vórtice Ciclônico em 500 hPa PR, SP, RJ Áreas de instabilidade causaram chuva forte durante a manhã deste sábado (06/03) na capital paulista. O aeroporto de Congonhas chegou a fechar por cerca de 20 min e a pista molhada provocou pelo menos 10 acidentes na região metropolitana de São Paulo, quatro pessoas morreram e 10 ficaram feridas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só na parte da manhã choveu 22% da média prevista para todo o mês.

EA

(4)

Fonte: G1

O temporal que caiu no final da tarde deste sábado (06/03) alagou ruas e parou o trânsito em vários bairros da capital fluminense. A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes foram os bairros mais afetados. Por volta das 18h e 40min a estação pluviomátrica do Rio Centro havia registrado 63 mm em uma hora de tempestade.

Fonte: oglobo

As chuvas que caíram fortemente no Paraná desde a madrugada de ontem deixaram até a tarde deste domingo (07/03), segundo a defesa Civil do Paraná, cerca de cem pessoas desabrigadas nas regiões da Lapa, Campo Magro e Santo Antônio do Sudoeste, que teve chuva de granizo e pelo menos 97 casas foram destruídas. Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a chuva afetou 280 pessoas em 45 casas danificadas. O Rio Itaqui transbordou e deixou dezenas de pessoas ilhadas.

Fonte: JULIO CESAR LIMA - Agencia Estado Acumulado

significativo

12 e 13 Difluência, termodinâmica, pulsos da ZCIT

MA, PA e PI Áreas de instabilidade provocaram chuva intensa acompanhada de rajadas de vento, raioe e resultando em acumulado significativo de chuva entre o nordeste do PA, norte do MA e norte do PI, entre a tarde e noite de sexta-feira (12/03) e a madrugada de sábado (13/03).

Na cidade de São Luis-MA o total de chuva registrado foi de 162,0 mm; em Salinópolis, nordeste do PA acumulou 153,0 mm e na cidade de Piripiri, no PI acumulou 63 mm.

Dados: Estação automática do INMET

EA

Temporais 14,15,16,17 Termodinâmica, cavado em 250 e 500 hPa e difluência em 250 hPa

PR, SP, RJ, MG Temporais atingiram diversas cidades do estado de SP (incluindo a capital), do RJ (incluindo a capital) e de MG na tarde e noite deste domingo (14/03). A chuva causou alagamentos, derrubou árvores, interrompeu a transmissão de energia elétrica e causou prejuízos e transtornos à população das áreas atingidas. A chuva foi

acompanhada de raios e rajadas de vento. Segundo informações do Centro de Operações dos Bombeiros (Cobom), 95 árvores caíram na capital paulista por conta dos ventos fortes.

Um temporal na tarde do domingo, em Belo Horizonte, causou transtornos e prejuízos em alguns pontos da capital. Choveu granizo na região da Pampulha. O vento derrubou árvores e interrompeu o fornecimento de energia em alguns bairros. A chuva durou cerca de uma hora e meia. Na região da Pampulha, os ventos atingiram 94 quilômetros por hora.

Fonte: De olho no tempo, com informações Globo Minas.

Dados synop (09h do dia 15):

EA

(5)

Belo Horizonte (MG) -27 mm; até agora já choveu 15% a mais do que a média de 30 anos que é de 142,7 mm.

Barbacena (MG) – 55 mm; aproximadamento 40% do que espera-se para todo o mês que é de 137 mm;

Galeão (RJ)- 66 mm; Londrina (PR)- 81 mm; Foz do Iguaçú (PR)- 63 mm; São Carlos (SP)- 97 mm; 53% do que era esperado para todo o mês (181,1 mm); Pirassununga (SP) – 54 mm;

O município de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, tem registrado altos índices pluviométricos em março. O acumulado de chuva já ultrapassou a média histórica na cidade, que é de 198 mm.

Desde o dia 1° até as 9h desta terça-feira já choveu 291 mm, segundo o Inmet; 47% acima do esperado para o mês. Entre os 16 primeiros dias do mês, 12 registraram precipitação. Além da Zona da Mata Mineira, as chuvas também afetaram o norte, o noroeste e o centro do Estado. "Em Belo Horizonte, o valor acumulado já superou a média para o mês que seria de 163 mm. Até agora choveu 180 mm.

Fonte: De olho no tempo, com informações Terra

Com a chuva da noite de ontem e da madrugada de hoje (16), o nível do Rio Barra Mansa subiu e alagou os bairros do RJ. De acordo com a Defesa Civil, na última medição realizada na manhã desta terça- feira, dia 16, o nível do Rio Paraíba chegava a 4m e o Rio Bananal ainda não baixou. O prefeito fez contato com o Governo do Estado solicitando o auxílio da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: De olho no tempo, com informações O Diário

Nos primeiros 13 dias de março, choveu 219,3 milímetros em Mostes Claros-MG, o dobro da média histórica deste mês, que é de 124,6 milímetros. Comprova-se uma vez mais a má distribuição das chuvas nesta região: janeiro 27,8, fevereiro 17,3 e março 219,3 mm.

Fonte: De olho no tempo, com informações O Norte de Minas A chuva que caiu sobre o Rio desde a manhã da quarta-feira (16) se intensificou no início da noite. O Aeroporto Santos Dumont, no Centro, chegou a ficar fechado para pousos e decolagens por 40 minutos, de 17h40m às 18h20m. O Aeroporto Internacional Tom Jobim operou por instrumentos.

Fonte: De olho no tempo, com informações Yahoo Notícias A forte chuva que caiu na cidadede Muriaé-MG na tarde de ontem (17) trouxe muitos transtornos para a população devido ao

alagamento de ruas da cidade.

Fonte: De olho no tempo, com informações Portal Click

(6)

Acumulado dia 18 (synop):

36 mm no RJ; com mais este acumulado já choveu mais que o dobro do que esperava-se para todo o mês;

Temporais 14,15,16 Termodinâmica difluência em altitude

AM, AC, RO, MT

Forte instabilidade atingiu áreas da região Norte e do MT durante boa parte do dia deste domingo (14/03). A chuva forte causou prejuízos e transtornos à população das áreas atingidas.

A chuva caiu com intensidade também em Vilhena, no sul de

Rondônia, entre as 3 e 10 horas , dia 15, totalizando no período 127,6 milímetros de chuva, dado da estação automática do INMET.

O aeroporto "Brigadeiro Camarão" chegou a operar por instrumentos às 7 horas devido à falta de visibilidade na pista que caiu para apenas 1600 metros. Mais de 5 bairros na cidade tiveram relatos de

alagamentos, devido à chuva intermitente.

Porto Velho (RO), registrou chuva intensa. Entre as 21 horas (local) de ontem (14) e as 10 horas desta segunda-feira (15), já havia acumulado 108,4 mm, sendo que em apenas 60 minutos, das 20 às 21 horas de ontem, choveu 78,4 mm na estação automática operada pelo INMET na Zona Sul desta capital. Em Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, ruas amanheceram alagadas após uma torrencial chuva que desabou no final da noite de ontem. Entre as 21 horas e a meia-noite, o pluviômetro da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), registrou 129 mm de chuva, também o maior volume de chuva de que se tem registro para um prazo de 24 horas.Choveu torrencialmente em outros tantos municípios da Zona da Mata e na região central de Rondônia.

Fonte:de olho no tempo Dados synop (09h do dia 15):

124 mm em Vilhena (RO); 108 mm Porto Velho (RO); em torno de 34,5% do esperado para todo o mês (312,7 mm).

Dados synop (09h do dia 16):

Coari-AM 94 mm 40,6% da climatologia de março (231,7 mm);

EA

Chuva 16 Área ciclônica em 500 hPa e os ventos de norte em níveis baixos da troposfera

MA e PI Forte atividade convectiva no oeste e centro-norte do MA e norte do PI.

Chuva 18 Atuação de um VCAN. BA e MG 18:

76 mm em Canavieiras-BA, aprox. 45% do esperado para todo mês (168 mm);

19:

59 mm em Pedra Azul-MG; neste caso a climatologia é de apenas 75 mm. Até agora já acumulou três vezes mais do que o esperado para o mês (228,3 mm);

Acumulado 18,19,20 RS, nordeste da Argentina e Uruguai.

Difluência em altitude e jato de

117 (aeroporto) e 106 (oficial) mm em Uruguaia, acumulado entre os dias 18 e 19, em uma região onde o esperado fica em torno de 150

(7)

SC e PR. baixos níveis. mm! Em torno de 74% do esperado para o mês nesta área (não há climatologia da estação).

Dia 20, os temporias atingiram SC e PR, com temporais

principalmente no PR onde segundo o Simepar houve chuva forte com trovoadas e rajadas de vento, principalmente no norte e leste do Estado, com rajadas de vento que chegaram a 64,8 km/h em Maringá no final da tarde.

O município de Santana do Livramento, no oeste gaúcho, foi atingido por forte ventania que causou a queda de pelo menos seis árvores por volta das 20h deste domingo, conforme os bombeiros do município.

Na estação automática do INMET no município registrou entre as 20 e 21 horas (local), rajada máxima de 19,9 m/s, o que equivale a 71,6 km/h. Já a precipitação acumulada no mesmo período chegou a 41,0 mm.

Chuva em uma área castigada pela seca

18, 19, 20, 21 Linhas de Instabilidade, associadas ao padrõ de ventos de norte difluentes em altitude e o frotalecimento dos ventos de norte/nordeste em baixos níveis.

MA, PI, CE Em uma área onde espera-se o início das chuvas (devido a posição da ZCIT) a anomalia predominou negativa em praticamento tada faixa norte do Nordeste. No entanto há alguns dias vem ocorrendo chuva nesta área1 Embora ainda predominem anomalias negativas de chuva nos registros

18:

47 mm em Barbalha-CE, nesta estação registrou-se chuva (7 mm) apenas no dia 15. O défict de chuva é de 183 mm abaixo do esperado (237 mm);

19:

Mais 62 mm em Barbalha-CE, agora são 121 mm abaixo do esperado;

43 mm em Teresina-PI. É o terceiro dia consecutivo com chuva nesta estação, mas o primeiro dia com chuva acima de 2 mm nestes 19 dias de março. O défict chega a 248,7 mm.

58 mm também em Teresina-PI. Até agora acumulou 69,5 mm.

20:

56 mm em Caracol-PI; Acumulando 117,4 mm e passando a climatologia de 112,6 mm;

21

Em Campos Sales-CE o acumulado chegou a 100 mm, 66% do esperado para todo o mês.

41 mm em Barbalha-CE. Agora são 80 mm abaixo do esperado para março.

39 mm em Patos-PB. O acumulado do mês está 68,7% abaixo do esparado.

40 mm em Ouricuri-PE, 29,4% do esperado para o mês.

45 mm em Quixeramobim-CE. Até agora chuva registrada é de 49,2 mm, 131,3 mm abaixo do esperado.

(8)

79 mm em Iguatu-CE. Em 24h choveu aproximadamente 31% do esperado para todo o mês.

27 mm em Imperatriz-MA. Mas a chuva esta 188,5 mm abaixo do esperado.

33 mm em Marabá-PA. Mas a anomlia é de 313,9 mm abaixo do esperado.

Temporal 21 Difluência em altitude e termodinâmica.

SP As fortes chuvas que caíram em Vinhedo-SP no início da noite do domingo, 21, causaram transtornos com queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. A falta de energia elétrica atingiu boa parte da cidade.

Fonte: De olho no tempo, com informações Jornal de Vinhedo Temporal 20,21,22, 23,

24, 25

VCAN a leste deste Estado. BA, leste da Região Nordeste

A cidade de Jequié (BA), a 366 km de Salvador, foi atingida por fortes chuvas na tarde do sábado (20). O temporal, acompanhado por ventos de até 55 km/h, derrubou árvores e muros e danificou casas.

Trechos da cidade ficaram alagados e outros tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. Uma policial militar, moradora da cidade, afirmou que choveu granizo na região onde mora e nunca tinha visto chuva tão forte em Jequié.

Fonte: De olho no tempo, com informações Terra 22:

Dado synop (entre 09h do dia 21 e 09h do dia 22):

77 mm em Itaberaba-BA; 31 mm em Jacobina-BA; 63 mm em Morro do Chapeu-BA; 39 mm em Salvador-BA

EA

Chuva intensa 20 Difluência em altitude e JBN. RO A dramática situação do Município de Vale do Anari-RO, que sofre com fortes chuvas, levou o prefeito Edimilson Maturana a decretar situação de emergência na cidade. "A chuva caiu com uma

intensidade há muito não vista pela população", diz o administrador.

Um grande volume de águas pluviais fez com que córregos e rios transbordassem, arrastando pontes e bueiros na grande maioria das vicinais.

Fonte: De olho no tempo, com informações ASCOM

EA

Temporais 21,22,23 Saída do Jato Subtropical e JBN. Instabilidade começou no RS e direcionou-se para SC e PR, devidoa atuação de um sistema frontal no RS ao longo da segunda-feira.

Terça feira o sistema frontal deslocou-se para o oceano. Mas os ventos difluentes em altitude e o JBNs persistiram atuando no Sul do Brasil.

RS, SC,PR RS:

Synop:

72 mm em São Luiz Gonzaga-RS.

A chuva que atingiu Santa Vitória do Palmar, entre domingo e segunda-feira, chegou à média mensal do Sul gaúcho esperada para março. Em 24 horas, choveu 94,1 mm.

Fonte: Zero Hora

Mas os temporais castigaram principalmente o oeste e norte gaúchos.

O temporal que atingiu o Estado do RS na madrugada desta segunda- feira causou danos em quatro regiões, que somam uma população de 500 mil gaúchos. Segundo a Defesa Civil, os casos mais graves

AME, EA

(9)

foram registrados em Três Passos, onde há 18 mil afetados, 50 desabrigados e 200 desalojados. Em Ibirubá, 120 pessoas estão desalojadas e 35 casas foram destelhadas pela força do vento. Mil casas ficaram danificadas depois do temporal que também atingiu Horizontina, onde a Defesa Civil contabiliza 300 pessoas desalojadas. Segundo a prefeitura de Santo Cristo, muitas casas ficaram sem telhados. Tuparendi e Campina das Missões registraram danos na Zona Rural. Em Tuparendi, escolas galpões e residências sofreram com a violência do temporal. Pelo menos 35 casas foram parcialmente destelhadas pelo temporal que atingiu a região de Carazinho, no norte do RS, por volta das 2h da madrugada da seunda-feira. O temporal que atingiu o Estado desde a noite de domingo provocou estragos no Noroeste, onde chegou com força nas primeiras horas desta segunda-feira. Algumas cidades, como Horizontina, Tenente Portela, Três Passos e Santo Cristo tiveram casas destelhadas e muitas árvores caíram, interrompendo ruas e avenidas. Em Tenente Portela, ouveram alagamentos e árvores caíram. Centenas de casas foram destelhadas, mas a prefeitura ainda trabalha no balanço dos estragos causados pelo vento, que durou vários minutos, segundo moradores. Em Santo Cristo, o quadro era praticamente o mesmo, por volta das 4h. Segundo a prefeitura, muitas casas ficaram sem telhados e os moradores trabalhavam para consertar os estragos. Em Santa Rosa, também há registro de chuva e vento forte, que provocou queda de árvores e destelhamento de pelo menos seis casas, de acordo com a Defesa Civil.

O vendaval e a forte chuva que atingiramm o Rio Grande do Sul desde a noite de domingo deixaram pelo menos 55 mil pessoas sem energia elétrica em todo o Estado. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) estima que 40 mil clientes estejam sem luz em sua área de concessão, 20 mil apenas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Fonte: De olho no tempo SC

O oeste catarinense foi atingido por um temporal, com fortes rajadas de vento, em Lages, na região Serrana, por volta das 5h30min da segunda-feira. Cerca de 100 casas foram destelhadas na região.

Algumas foram atingidas por árvores, que caíram inteiras ou quebraram ao meio.

Em Urubici registrou-se rajada de vento de 124,2 km/h (INMET).

Um forte temporal derrubou árvores e deixou casas destelhadas em Chapecó-SC na madrugada da segunda-feira. Também houve alagamento de ruas e diversas ocorrências de galhos e árvores caídas.

O temporal atingiu a cidade perto das 3h. Outra cidade da região que

(10)

registrou prejuízos com o temporal foi Nova Itaberaba-SC, cidade vizinha a Chapecó. A madrugada desta segunda-feira foi marcada por forte instabilidade não só no Oeste. Cidades do Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte e Alto Vale do Itajaí foram atingidas por chuva forte, granizo e ventos de mais de 100 quilômetros por hora.

Fonte: De olho no tempo, com informações Diário Catarinense PR

A forte pancada de chuva que caiu em Curitiba-PR e Região Metropolitana por volta das 9 horas da manhã desta segunda-feira (22), deixou 18 bairros sem energia elétrica. A falta de energia aringiu também as cidades de Balsa Nova, Catanduvas do Sul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa e Bocaiúva do Sul.

Fonte: De olho no tempo, com informações Bem Paraná 23

RS

Depois do temporal da madrugada de ontem, voltou a ventar forte esta manhã em Santa Rosa e Santo Cristo, no Noroeste. Houve quedas de árvores e de fios da rede elétrica. Casas foram destelhadas.

Parte da cidade está sem luz, mas as linhas telefônicas e o

abastecimento de água não foram afetados. Em Santo Cristo, segundo o Diretor de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emerson Fernando Bernardi, começou a ventar forte por volta das 9h45min, e uma cortina de nuvens escuras pode ser vista no céu. De acrodo com Bernardi, parte do município está sem luz e sem telefone.

Fonte: De olho no tempo e Zero Hora

A estação automática do INMET registrou entre as 16 e 17 horas (Brasília), rajada máxima de vento de 70,5 km/h em Paranapoema (PR).

A estação automática do INMET registrou entre as 3 e 12 horas (Brasília), acumulado de 103 mm de chuva em Dionísio Cerqueira (SC).

Fonte: Twitter, De olho no tempo PR

Chove desde a madrugada de segunda (22) em Foz do Iguaçú-PR, porém foi próximo às 9h que a chuva começou mais intensa e de forma concentrada no centro da cidade. O corpo de bombeiros ainda foi acionado em vários outros pontos, deslizamento de terra e quedas de árvores foram alguns dos atendimentos realizados.

Fonte: De olho no tempo, com informações Zero Hora

(11)

Nuvem funil é registrada em Ponta Grossa (PR). A imagem foi feita perto do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. Não houve prejuízos na região.

(Fotos: Paulo Martins - Marcelo Alves - Jillian Servat) Chuva intensa Significativa dfluência em

altitude e convergência de umidade.

TO 156 mm em 24h em Palmas.

Fonte: INMET

EA

Temporais 22, 25 Termodinâmica e difluência em altitude.

MG,SP, GO O temporal que atingiu o Sul de Minas Gerais, no final da tarde e início da noite da segunda-feira (22), causou transtornos aos moradores de várias cidades da região. Em São Gonçalo do Sapucaí, o córrego que corta o centro da cidade transbordou e subiu cerca de dois metros inundando várias casas. Em Itamonte, o Rio Capivari ficou um metro acima do nível normal. Há vários pontos de alagamento na cidade. No município de Cambuí, a chuva forte provocou interrupção no serviço de telefonia celular mas, até o momento, não houve perdas e nem estragos por causa do temporal. A Defesa Civil de Pouso Alegre informou que o Rio Mandu está alguns centímetros acima do nível normal mas não houve pontos de alagamento na cidade. Nas demais cidades da região houve transtornos por causa da chuva com vários pontos de alagamento mas ninguém ficou ferido. Em Muzambinho, Poços de Caldas, Baependi, Carmo da Cachoeira, Itajubá, Varginha, Lavras e Cássia também choveu forte mas não houve estragos.

Fonte: De olho no tempo, com informações EPTV

Na tarde desta quinta-feira (25/03), pancadas fortes de chuva com trovoadas atingiram a região metropolitana da capital paulista. As pancadas fortes de chuva causaram transtornos como alagamentos, foram 16 pontos intransitáveis. As fortes chuvas atingiram também a região deMogi das Cruzes.

Acumulados registrados na quinta-feira (25) pelo INMET: Jatai-GO:

131,2 mm Rio Verde-GO: 77,4 mm Gleba Celeste-MT: 67 mm Paranaiba-MS: 60,6 mm

EA

Acumulado de chuva

24, 25, 26 Padrão de ventos em altitude, áreas de baixa pressão em nível médio da troposfera e a

convergência de umidade em superfície.

SC Áreas de instabilidade atingiram o Estado de Santa Catarina nesta quarta-feira (24/03) provocando chuva moderada a forte no decorrer do dia. Cerca de cem famílias estão desalojadas devido as chuvas que atingiram a cidade de Ilhota, localizada a 120 quilômetros de

Florianópolis (SC). A chuva acumulada em algumas localidades de Santa Catarina nas últimas 48 horas chegou a superar o esperado para todo o mês de março. No oeste, a precipitação na cidade de Dionísio Cerqueira foi de 112 mm. Em Itajaí, no litoral norte, a chuva marcou 43,8mm e em Itaiopolis, no Planalto Norte, o acumulado de chuva chegou a 72,8.

AME

(12)

Fonte: http://noticias.terra.com.br Temporais e

Acumulados

26 ZCOU, VC em 500 hPA,

difluência em 250

CO, N, SE, S Durante esta sexta (26/03), forte instabilidade atuou entre o sul da Amazônia e a Região Sul do Brasil devido um canal de umidade que se formou sobre estas áreas. Chuvas fortes, raios, rajadas de vento e acumulados significativos ocorreram em cidades destas Regiões.

O INMET registrou pela manhã em CUIABA - MT 79,6 mm;- CASTRO - PR 68,4 mm ; PIRIPIRI - PI 68,0 mm;- IVAI - PR 68,0 mm; LONDRINA - PR 60,2 mm. No decorrer do dia foram

registrados (estaçao automatica inmet) 62,0 mm em Porto Velho-RO, 49 mm em General Carneiro-PR e 50 mm em Novo Horizonte em SC.

ES

Chuva forte, com acumulados

27 VCAN, ventos de leste Nordeste Chuva causa deslizamento em Salvador na madrugada do sábado 27.

Fonte: deolhonotempo

46,9mm em Iguatu-CE; 32.8mm em Garanhuns –PE; 32 mm em Areia –PB

Fonte: INMET Chuva forte,

acumulados e descargas elétricas

27 ZCOU, difluência Norte, Centro-

Oeste

108,7 mm em Rio Branco; 78 mm em Manaus; 59.6mm em Porto Velho; 40 mm Fonte Boa-AM; 40,9 mm em Gleba Celeste - MT 39,7 mm em Matupa - MT

Fonte: INMET Chuva forte,

acumulados e descargas elétricas

27 Difluência e termodinâmica Sudeste Chuva forte atinge São Paulo-SP

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo neste sábado colocou as zonas leste e centro em estado de atenção (das 16h35 e 17h35 às 19h04) e provocou estado de alerta em Itaim Paulista das 17h40 até por volta das 19h. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a registrar cinco pontos de alagamento na capital devido ao temporal.

Chuva causa alagamentos em Campos do Jordão-SP

Uma intensa linha de instabilidade atravessa o centro-oeste paulista na tarde deste sábado (27) provocando chuvas torrenciais

acompanhadas de raios.

Fonte: deolhonotempo

22,4 mm em Catanduva –SP; 21 mm em Viçosa-MG; 20,4 mm em Caparaó – MG

Fonte:INMET Chuva,

acumulados e descargas elétricas

27 ZCOU, VC em 500 hPa e cavado em 250 hPa

Sul Rio transborda e arrasta ponte em São José -SC

67.5mm em Londrina-PR; 54,6 mm em Maringa – PR; 51.3mm em Lages – SC; 42,7 mm em Campo Mourao - PR

Fonte: INMET Chuva forte,

acumulado

28 VCAN, ventos de leste Nordeste Canavieiras-BA 50,3mm; Caravelas- BA 42,4mm; Bacabal-MA 40mm

(13)

Fonte:INMET Chuva forte,

acumulado

28 Difluência, termodinâmica Norte, Centro- Oeste

Obidos -PA 83mm; Iauaretê-AM 54 mm; Itaituba-PA 46,7mm;

Maraba-PA 40,1mm; Itacoatiara-AM 36,6 mm; Goias-GO 32,1 mm Fonte:INMET

Chuva forte, acumulados

28 ZCOU, cavados em 500 e 250 hPa

Sul Campos Novos-SC 62,1 mm; Indaial-SC 54,5 mm; Paranagua-PR 35,9 mm

Fonte:INMET

Chuva volta a castigar Nova Veneza -SC

Chuva causa alagamento em parte de Porto Alegre RS Chuva causa alagamentos em Criciuma SC

Fonte:deolhonotempo Chuva forte,

acumulados e rajadas de vento

29 ZCOU, cavados em 500 e 250 hPa

Centro-Oeste, Sudeste, Sul (exceto ZCOU)

19.6 mm na Ilha do Governador-RJ; 23.8 mm em Gericino-RJ;

40 mm em Santa Cruz-RJ; 52.2 mm na AV.Brasil/Medanha-RJ Fonte: Georio

47 mm em Goias-GO Fonte:synop

Chuva forte faz a terra tremer em SC

Rio Araranguá em SC transborda e isola comunidades rurais Chuva e vento forte em São Paulo, com rajadas de vento de 78km/h Chuva forte prejudica o trânsito e derruba árvores em Brasília (Fonte: globonews)

Pela segunda vez no mesmo dia, chuva deixa em estado de atenção São Paulo. A forte chuva que atinge a capital paulista desde o fim desta tarde de segunda-feira fechou pela terceira vez, às 19h17, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br Chuva forte,

acumulados

29 Difluência, termodinâmica Norte, Nordeste Acumulados significativos das ultimas 24hs:

43,8 mm em Natal-RN; 59,6 mm em São Luís-MA Fonte:INMET

Acumulados em 24hs do Synop

65 mm em Bacabal-MA; 55mm em Campos Sales-CE;

66 mm em Iauarete-AM; 45 mm em Ibipetuba-BA; 121 mm em Picos-PI; 56 mm em Piripiri-PI

:

Chuva torrencial deixa desabrigados em Itapebi-BA (domingo 28)

(14)

Com as chuvas, maré alta invade as ruas de Belém Fonte:deolhonotempo

Chuva forte, acumulados e descargas elétricas

30 ZCOU, cavado e/ou difluência em altitude

Norte, Centro- Oeste e Sudeste

Temporal castiga o centro de Brasilia (DF)

Chuva causa deslizamento e alagamento em Sao Gonçalo (RJ) Fonte:deolhonotempo

Chuva deixa Defesa Civil do Rio em estado de atenção Fonte:g1.com.br

Acumulados Significativos em 24 hs:

Ituiutaba-MG 94 mm; Matupa-MT 62,2 mm; Franca-SP 60,8 mm;

Brasilia-DF 47,6 mm; Sorocaba-SP 46,6 mm; Tefe-AM 41,6 mm;

Itaituba-PA 40,6 mm Fonte: INMET

Acumulados em 4h no RJ:

Vidigal 48,2 mm; Urca 28,8 mm; Rocinha 46,4 mm; Copacabana 50,6 mm; Jardim Botanico 39,2 mm; Barra 44,2 mm

Fonte: GEORIO

Alguns acumulados em áreas do RJ no mês:

Vidigal 327,6 mm; Urca 279,8 mm; Rocinha 399,4 mm; Tijuca 302 mm; Santa Tereza 305,2 mm; Copacabana 360 mm; Barra 415,4 mm Sumare 442,8 mm; Av. Brasil 426,4 mm

Fonte: GEORIO Chuva forte,

acumulados

31 ZCOU enfraquecida, cavados em medios e altos níveis

Norte, Centro- Oeste e Sudeste

Chuva volta a castigar São Gonçalo- RJ

Bastou pouco mais de uma hora de chuva forte para a população de São Gonçalo sofrer com as consequências. A Defesa Civil da cidade registrou dois pontos de alagamentos , três deslizamentos, uma queda de muro, uma queda de marquise e a queda de uma ponte.

Fonte:deolhonotempo

Acumulados significativos em 24hs:

Resende-RJ 67,8 mm; Benjamin Constant -AM 61,2 mm;

Codajas-AM 60,1 mm; Nova Xav-MT 40,3 mm; Barcelos-AM 40 mm; Joao Pinheiro- MG 34,7 mm; C. do Mato Dentro-MG 34,6 mm;

Tefe-AM 32 mm; Manaus-AM 30,2 mm; Jatai-GO 29,3 mm;

Pirenopolis-GO 26,9 mm; Rio de Janeiro-RJ 23,8 mm; Juiz de fora- MG 23,1 mm

Fonte:INMET

Referências

Documentos relacionados

Chuva forte provoca estragos em aeroporto de Campinas (SP), Granizo e ventos fortes atingem Cunha (SP) (17/02), Temporal provoca alagamentos em Rio Claro (SP) (17/02)

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, no início da madrugada desta quarta-feira, causaram transtornos principalmente na cidade

TO, BA Entre as 12z do dia 27 e as 12Z do dia 28 foram registrados acumulados significativos em vários Estados devido a instabilidade causada pela ZCAS, divergência em

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

A Figura 65 mostra os resultados do ensaio de toxicidade crônica realizado com as amostras de água de chuva coletadas em maio de 2016 com a alga R. subcapitata, onde não

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se