• Nenhum resultado encontrado

Enfrentando os desafios de energia dos ambientes virtualizados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Enfrentando os desafios de energia dos ambientes virtualizados"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Ganesh Periaswamy Andy McDonald

Enfrentando os desafios de energia dos ambientes virtualizados

A Dell melhora o desempenho e a eficiência de TI através da profunda

integração do seu software de portfólio da UPS e gerenciamento da

UPS com hipervisores e sistemas de gerenciamento de virtualização.

(2)

Conteúdo

Introdução ... 4 

Os desafios de energia da virtualização ... 4 

As máquinas físicas hospedam mais serviços críticos aos negócios ... 4 

Ao contrário das cargas de trabalho, a infraestrutura de energia é fixa ... 5 

A virtualização acrescenta complexidade de gerenciamento ... 5 

Limitações do gerenciamento de energia tradicional ... 5 

Instalação de software da UPS em cada VM ... 5 

Desafios anteriores da instalação do software da UPS ... 6 

Os perfis de energia precisariam ser configurados separadamente para cada VM ... 6 

Durante uma falha de energia, os usuários ainda poderiam perder serviços ... 7 

Cada adição ou mudança pode exigir uma nova licença de software da UPS ... 7 

Mudando o jogo do gerenciamento de energia da UPS ... 8 

Diferenciadores exclusivos para ambientes virtualizados ... 9 

Sem necessidade de instalação do software da UPS em cada VM ... 10 

Os perfis de energia são sincronizados com a infraestrutura de rede virtual ... 11 

Desligamento normal de servidores virtualizados ... 12 

Em uma falha de energia, as VMs pode ser migradas automaticamente ... 12 

Software gratuito de monitoramento e desligamento de UPS para servidores ilimitados ... 12 

O firmware para vários dispositivos pode ser atualizado com um clique ... 13 

O MUMC Dell pode monitorar as UPSs de outros fornecedores ... 13 

Interfaces gráficas intuitivas e fáceis de usar ... 13 

Conclusão ... 17 

Tabelas

Table 1.  Limitações da abordagem tradicional de gerenciamento de energia da UPS... 7 

Table 2.  Vantagens do gerenciamento de energia da UPS Dell ... 9 

Figuras

Figure 1.  Software de gerenciamento de energia instalado em cada VM ... 6 

Figure 2.  Um agente necessário apenas no hipervisor ou na plataforma de gerenciamento da VM ... 10 

Figure 3.  Configurando perfis de desligamento de servidor ... 11 

Figure 4.  Interface do gerenciador de nó local de UPS ... 14 

Figure 5.  Definindo alertas utilizando a interface ULNM ... 15 

Figure 6.  Console de gerenciamento de várias UPSs Dell ... 16 

Figure 7.  Recursos de gerenciamento do MUMC ... 16 

(3)

Este documento é apenas para fins informativos e pode conter erros tipográficos e imprecisões técnicas. O conteúdo é fornecido da forma em que se encontra, sem garantias expressas ou implícitas de qualquer tipo.

© 2012 Dell Inc. Todos os direitos reservados. A Dell e suas afiliadas não se responsabilizam por omissões, nem por erros tipográficos ou fotográficos. Dell, o logotipo Dell e PowerEdge são marcas comerciais da Dell Inc. Intel e Xeon são marcas registradas da Intel Corporation nos EUA e em outros países. Microsoft, Windows e Windows Server são marcas comerciais ou marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. Outras marcas e nomes comerciais podem ser usados neste documento para se referir a entidades que reivindicam as marcas e nomes, ou a seus produtos. A Dell isenta-se do interesse na propriedade de marcas e nomes de terceiros.

Fevereiro de 2012 | Rev 1.0

(4)

As abordagens tradicionais de monitoramento e gerenciamento de energia, que podem ter sido suficientes para as necessidades pré-virtualização, não satisfazem mais os requisitos complexos dos ambientes virtualizados.

Introdução

O panorama da TI está sendo profundamente remodelado pela virtualização, onde um único servidor físico executa várias máquinas virtuais, cada uma com o seu próprio sistema operacional e aplicativo. Em vez de provisionar um único servidor físico com capacidade de reserva suficiente (normalmente ociosa) para suportar a carga de pico de um único aplicativo, os gerentes de TI agora podem combinar dinamicamente o processador disponível com várias máquinas físicas para satisfazer as demandas

variáveis das cargas de trabalho de aplicativos. O mesmo trabalho é realizado, mas com muito menos capacidade ociosa.

O carregamento de várias máquinas com pouco uso como máquinas virtuais (VMs) em um host físico permite que a infraestrutura física trabalhe a uma taxa de utilização muito maior. Em uma plataforma não virtualizada com um único sistema operacional (OS), a unidade de processamento central (CPU) normal do servidor funciona a somente de 10% a 15% da sua capacidade. Com a virtualização, esse número pode saltar para até 80%1.

Com maior utilização de hardware do servidor físico, a infraestrutura de TI oferece mais computação ou serviços por watt de energia, por dólar de investimento de TI, por U de espaço em rack ou por quase qualquer outra métrica de eficiência que você conheça. Não é de se surpreender que a virtualização esteja sendo usada em organizações de todos os tamanhos, incluindo pequenas e médias empresas (SMB).

Os desafios de energia da virtualização

Além de todas as suas vantagens, a virtualização oferece alguns desafios exclusivos que serão descritos nas próximas seções.

As máquinas físicas hospedam mais serviços críticos aos negócios

Cada máquina física (host) suportaria normalmente de 20 a 40 VMs. Isto significa que um problema de energia em um host poderia facilmente derrubar vários outros serviços importantes.

Como resultado, as Fontes de alimentação ininterrupta (UPSs) baseadas em rack podem agora suportar tanta responsabilidade quanto as grandes UPSs de data center (100 kW e mais) suportariam em ambientes de TI convencionais. Isto coloca um grande nível de confiança em um produto que normalmente não é considerado como parte integral da infraestrutura de TI gerenciada.

Você acredita que o seu esquema de proteção de energia atual é tão forte quanto deveria ser?

1 Informações divulgadas ao público no site VMware.com, a partir de 5 de outubro de 2011.

(5)

A abordagem tradicional do gerenciamento de energia da UPS é: se houver perda de energia, comece a desligar o servidor.

Isto funcionou bem durante anos, mas a virtualização desafia o conceito do que é um "servidor" ou, certamente, onde o servidor está

localizado no mundo.

Ao contrário das cargas de trabalho, a infraestrutura de energia é fixa

A virtualização possibilita a implantação, movimentação ou clonagem de um serviço ou aplicativo de uma plataforma para outra a qualquer momento, mesmo quanto ele está em execução. Você tem capacidade de controlar o paradeiro e o status de proteção de energia das VMs à medida que elas são migradas entre os hosts?

A virtualização acrescenta complexidade de gerenciamento

Em vez de apenas se preocupar com um sistema operacional em um servidor físico, a virtualização oferece o requisito de gerenciar servidores em vários níveis: no nível das VMs, no nível de hipervisor que possibilita que as VMs interajam com o hardware de host e no nível de hardware de host.

Complexidade adicional acompanha a virtualização em clusters em vários servidores de host físicos. Neste cenário, as VMs podem ser movidas para outro servidor de host usando funções avançadas de gerenciamento de hipervisor, como VMware® Distributed Resource Scheduler (DRS) E vMotion®, para oferecer balanceamento de carga entre hosts físicos ou alocar recursos de maneira dinâmica.

Esses recursos introduzem novos requisitos de gerenciamento de energia, como a necessidade de controlar e proteger as VMs durante um evento de energia, acompanhar os perfis de energia das VMs e atualizar os agentes de software e firmware da UPS.

Várias das ferramentas sendo usadas para realizar essas tarefas hoje exigem que os administradores de TI tenham experiência com programação de linha de comando, assim como tempo para programar e depurar soluções. No ambiente virtualizado, você precisa imaginar quanto tempo gastará gerenciando energia em vez da TI?

Limitações do gerenciamento de energia tradicional

Ao escutar os seus clientes, a Dell observou várias limitações consistentes enfrentadas ao usar o software tradicional de gerenciamento de energia. Gostaríamos de analisar esses desafios nas seções a seguir.

Instalação de software da UPS em cada VM

Alguns tipos de software de gerenciamento da UPS não se integram com o hipervisor e devem ser instalados em cada máquina virtual. Por exemplo, uma empresa de tamanho médio típica com 100 VMs teria que instalar e configurar o software de gerenciamento de UPS 100 vezes. Cada resposta da VM aos eventos de energia seria configurada separadamente. À medida que as instalações de TI aumentam, isto se torna um grande custo para a empresa.

(6)

O software de gerenciamento da UPS que não for profundamente integrado com o sistema de

gerenciamento de servidor

normalmente apenas executará o desligamento das máquinas virtuais, deixando os

hipervisores com um desligamento anormal, os

usuários de TI sem serviço e a

empresa sem produtividade.

Figure 1. Software de gerenciamento de energia instalado em cada VM

Desafios anteriores da instalação do software da UPS

O software de gerenciamento de UPS para soluções virtualizadas pode ser difícil de instalar, não possuir uma interface gráfica de usuário e normalmente pode exigir um conhecimento razoável de programação, interfaces de linha de comando e solução de problemas de rede.

Por exemplo, se você quisesse instalar o software da UPS em uma plataforma de virtualização VMware ESXi™, essa instalação pode não envolver somente uma simples operação do tipo arrastar e soltar e apontar e clicar. Em nível de gerenciamento de sistema, você pode ser apresentado a uma interface de caractere ASCII que fará com que a maioria dos administradores procure ajuda nos manuais.

O processo pode exigir que você entre no hipervisor pelo vSphere Management Assistant (vMA), emita um comando para mudar os direitos de acesso do usuário para instalar o arquivo, conceda a si mesmo direitos de administrador, defina direitos de controle de acesso para o arquivo e mude o acesso de leitura/gravação para

administradores, usuários e convidados. Neste ponto, você nem teria começado a instalar o aplicativo.

Os perfis de energia precisariam ser configurados separadamente para cada VM

Além da instalação de uma instância do software em cada VM, os usuários podem precisar configurar o perfil de desligamento de cada VM individualmente, um processo que demora de 5 a 10 minutos por VM. Se você tiver 200 VMs, este processo de

instalação e configuração poderia consumir dois dias inteiros de trabalho.

Todas as vezes que houver uma mudança nas condições de energia (por exemplo, quando você adicionar um módulo de bateria externo ou quiser mudar os protocolos de inicialização e desligamento do servidor), terá que se aventurar no mundo da linha de comando e atualizar esse perfil de energia da VM de acordo. Como resultado, a manutenção de um inventário de perfil de energia da VM em uma rede cada vez maior seria trabalhoso e propenso a erros.

(7)

Software de monitoramento e controle de UPS Dell

 Salva o trabalho em andamento e desliga os

servidores normalmente

 Monitoramento/n otificação local e remota do status de energia

 Interface de gerenciamento único para monitoramento de vários

servidores e UPSs

 Suporte a distribuição de grupo de atualizações de firmware

 Interface simples e consistente em todos os sistemas operacionais

 Rápido de instalar, simples de usar e fácil de atualizar

Durante uma falha de energia, os usuários ainda poderiam perder serviços

Onde não houver integração com o hipervisor, o software de gerenciamento de energia em cada VM pode gerenciar desligamentos normais em nível de VM, mas nenhuma VM pode desligar o hipervisor e o host físico. Se a UPS ficar sem energia durante uma falha elétrica prolongada, o resultado será um desligamento anormal do host.

E se você tiver um local de backup, como um servidor de backup em uma configuração N+1, ou um local de recuperação de desastres, para onde essas VMs poderiam ser migradas para evitar um tempo de inatividade caro? Neste caso, você não iria querer que as VMs desliguem quando houver falha de energia; você desejaria removê-las para o host de backup.

Tradicionalmente, não existe um método para fazer isto. As VMs simplesmente desligam quando a bateria da UPS acaba. O serviço aos usuários é perdido, anulando o seu investimento em um local de recuperação de desastres. Apenas o software de gerenciamento de UPS mais avançado pode se integrar ao hipervisor de modo a iniciar este movimento da VM no caso de acontecer problemas com energia.

Cada adição ou mudança pode exigir uma nova licença de software da UPS

Alguns fornecedores de UPS cobram de acordo com o número de servidores (físicos ou virtuais) que você deseja monitorar e controlar e através de cada tipo de conectividade (USB ou rede). Quando você considera que até mesmo empresas de tamanho médio podem ter centenas de VMs, isto pode representar um grande valor em taxas de licença e complexidade administrativa.

Além disso, quando uma nova versão do firmware de gerenciamento de energia do UPS for lançada, normalmente será necessário fazer o download de uma ferramenta especial de atualização do firmware, aprender como usá-la e atualizar cada dispositivo individualmente.

O resultado cumulativo dessas limitações é um ambiente de energia

desnecessariamente complexo e demorado de gerenciar, com vulnerabilidades notáveis.

Table 1. Limitações da abordagem tradicional de gerenciamento de energia da UPS

Abordagem tradicional de gerenciamento de energia da UPS

 Trata cada VM como um servidor tradicional

 Necessita da instalação e configuração do agente da UPS em cada VM (não no hipervisor)

(8)

O software de gerenciamento de UPS Dell permite que você gerencie e proteja melhor os ativos de TI, tomando decisões mais inteligentes sobre utilização de energia,

dispositivos de computação e estratégias de redundância.

Limitações

 Demorado, ineficiente (várias instâncias) e impraticável para grandes instalações

 Não usa os benefícios avançados da virtualização, como migração de servidor e definição de perfil de energia

 Sem controle sobre o hipervisor e sem capacidade de desligar o host físico com segurança

 Dificuldade para rastrear as definições e configurações individuais pelas várias VMs

Na Dell, acreditamos que essas limitações são inaceitáveis em um mundo onde a virtualização está se tornando tão predominante.

Mudando o jogo do gerenciamento de energia da UPS

A Dell redefiniu a maneira como a proteção de energia é gerenciada nos ambientes de TI virtualizados. As UPSs Dell oferecem as informações necessárias sobre consumo de energia, eventos de energia, tempo disponível de execução da bateria, condições de alarme e mais. Pelas interfaces de software de gerenciamento de UPS locais e remotas, você pode obter as informações detalhadas e agregadas que são necessárias para medir a utilização de energia, evitar quedas de circuitos, entender onde os novos sistemas e aplicativos podem ser implantados, equilibrar as cargas e diagnosticar problemas de energia.

O pacote de gerenciamento de energia de UPS Dell2, lançado em 2011, inclui duas ofertas complementares e integradas:

O Gerenciador de nó local de UPS Dell (ULNM):

 Desliga normalmente computadores, máquinas virtuais ou servidores e dispositivos de rede alimentados por uma UPS Dell, salvando todo o trabalho em andamento e garantindo a integridade dos dados

 Permite que administradores autorizados vejam o status de energia e

gerenciem as configurações de desligamento de qualquer PC com um navegador da Web

O console de gerenciamento de várias UPSs Dell (MUMC):

 Possibilita o monitoramento remoto e a configuração de várias UPSs e agentes ULNM pela rede de uma única interface, através de qualquer PC com um navegador da Web ou do painel VMware vCenter™

2 A versão 01.02.0006 do pacote de gerenciamento de energia de UPS Dell é compatível com todos os produtos de UPS monofásicos da Dell, de 500 W a 5600 W.

(9)

O modo de manutenção proativo é

preferível ao uso da HA (alta disponibilidade) porque permite escolhas proativas do que fazer com as VMs em vez de confiar em um processo

catastrófico de recuperação de falha de VM.

As organizações que usam o VMware HA poderiam

argumentar que se houver falha do host devido a uma falha de energia, isso não importa porque as VMs serão recriadas automaticamente dos backups dinâmicos em outros host sem problemas. Embora isto seja verdade, a experiência do usuário não é a mesma.

 Fornece acesso instantâneo a informações críticas, como condições de bateria da UPS, níveis de carga, tempo de execução da bateria e quilowatts-horas (kWH)

 Integra-se aos controles centrais do hipervisor para gerenciar instalações virtualizadas com vários hosts

 Aciona os aplicativos de migração para mover de forma transparente as máquinas virtuais para um servidor disponível na rede, para integridade de dados e tempo de inatividade zero

 Ativa o desligamento automático de servidores, até mesmo de servidores em clusters executando o vCenter

 Simplifica o gerenciamento de perfil de software e energia ao detectar automaticamente os dispositivos na rede; rastreando movimentações, acréscimos e mudanças de equipamentos; e suportando atualizações de firmware em massa

Configurações com apenas um servidor físico e uma UPS instalariam apenas um agente ULNM para suportar o desligamento normal do servidor durante uma falha de energia.

Instalações em vários servidores teriam um agente ULNM local em cada servidor físico e o software MUMC em um desktop ou notebook do administrador para monitorar e gerenciar o status de vários hosts virtualizados e da migração de VM durante um problema de energia. Instalações com vários hipervisores e um gerente de hipervisor centralizado (como o vCenter) normalmente exigiriam apenas uma instalação do MUMC sem instalação de software nos servidores locais. O MUMC gerencia cada hipervisor pelo gerente de hipervisor.

Diferenciadores exclusivos para ambientes virtualizados

As ferramentas de gerenciamento de energia de UPS Dell são integradas sem

interrupções com VMware vCenter Server, Microsoft® System Center Virtual Machine Manager (SCVMM) e com o software de virtualização Citrix® XenServer™ (hipervisores ESXi, Hyper-V® e XenServer) para desligamento normal das VMs no caso de acontecer um problema de energia. O software da UPS Dell também suporta a migração dinâmica das VMs para VMware (vMotion) e Hyper-V (Live Migration).

O software de gerenciamento de energia da UPS Dell resolve os desafios e limitações prevalecentes do gerenciamento de energia em ambientes virtualizados.

Table 2. Vantagens do gerenciamento de energia da UPS Dell

A abordagem de gerenciamento de energia da UPS Dell

 Agente da UPS integrado com o hipervisor (único host) ou servidor de gerenciamento central (vários hosts)

 Condições de energia informadas para um único local (hipervisor/gerente do sistema controla as VMs)

 O agente de software da UPS não é necessário nas VMs

(10)

Com o uso de HA e recursos de

tolerância a falhas, há uma redução significativa no número de solicitações de clientes atendidas.

Quando usar o modo de

manutenção para migrar as VMS para um host seguro, a interrupção pode durar mais, mas será menos

evidente. O acesso dos usuários aos serviços quase não é afetado.

Vantagens

 Instalação uma única vez, muito fácil e simples

 Gerenciamento centralizado para desligamento da VM e inicialização dos perfis; todas as definições em um lugar

 Capacidade de usar tecnologias avançadas, como VMware vMotion e Hyper-V Live Migration

 Desligamento seguro do hipervisor e do host depois de movimentação ou desligamento completo da VM

 Disponibilidade aperfeiçoada para locais com vários hosts usando movimentações de VM acionadas pela UPS

Sem necessidade de instalação do software da UPS em cada VM

Para instalações de servidor com um único host, é necessário instalar apenas o software do ULNM no hipervisor, como o ESX e o ESXi da VMware, ou o Microsoft Windows Server® 2008 (para Hyper-V). O ULNM é então usado para gerenciar o desligamento normal das VMs e do host, se necessário. Os alertas também podem ser enviados das instalações do ULNM para alertar o gerente do data center sobre quaisquer problemas ou avisos críticos de energia.

Para instalações de servidor com vários hosts, não é necessário fazer o carregamento do software do ULNM nos sistemas de host físico, desde que o vCenter ou o SCVMM seja usado para gerenciar o cluster de servidores. Em seguida, o MUMC é usado para

fornecer comandos para o desligamento normal do servidor de host (e da VM), assim como para fornecer comandos para a migração dinâmica das VMs.

Figure 2. Um agente necessário apenas no hipervisor ou na plataforma de gerenciamento da VM

Local com vários hosts Local com um único host

A instalação do software da UPS é fácil como apontar e clicar com uma interface gráfica do usuário. Por exemplo, na instalação do software de gerenciamento da UPS Dell no VMware vCenter, você usaria um cliente Microsoft Windows® com uma interface gráfica familiar e simples para se conectar, configurar e gerenciar vários servidores vSphere. Não é necessária a programação da linha de comando. A instalação é simples, um processo do tipo faça você mesmo.

(11)

Os perfis de energia são sincronizados com a infraestrutura de rede virtual

A Dell usa uma interface Web simples para sincronizar automaticamente parâmetros de acesso para o software de gerenciamento e a placa de acesso da rede. Você também pode definir scripts de desligamento, por exemplo, para fechar um banco de dados SQL antes que o servidor físico real seja desligado.

Como mostrado em Figure 3, a configuração dos perfis de desligamento do servidor é fácil com a interface gráfica e a sincronização automática dos parâmetros de acesso.

Neste exemplo, o computador é conectado ao segmento de Carga No. 1 da UPS. Você pode selecionar o segmento de carga que deseja desligar no menu suspenso.

Figure 3. Configurando perfis de desligamento de servidor

Os modelos de UPS Dell permitem que você controle de maneira independente os grupos de controle dos receptores no painel posterior da UPS.

O campo de origem de energia lista o modelo de UPS que alimenta este computador.

Complete esses três campos para definir as características de desligamento da carga conectada.

(12)

Agora, além de conseguirem controlar a resposta do hardware às interrupções de energia, os gerentes de TI também podem mover

automaticamente as VMs dos

ambientes com problemas para recuperar os locais que estão

operando em condições normais.

Desligamento normal de servidores virtualizados

As baterias internas da UPS (e o módulo de bateria externa opcional) fornecem energia de backup para o desligamento normal dos servidores se a energia acabar. Durante uma falha de energia mais longa (ou no desligamento programado), o software de

gerenciamento da UPS Dell instrui o hipervisor a migrar, desligar e suspender cada VM antes de finalmente desligar o servidor host.

Em uma falha de energia, as VMs pode ser migradas automaticamente

Em ambientes virtualizados, normalmente é mais desejável prosseguir pela falha de energia em vez de desligar e reiniciar um grande número de VMs e os aplicativos críticos que elas suportam. A Dell torna isso possível.

Quando o nível de bateria da UPS alcança um valor definido, o MUMC aciona

automaticamente uma solicitação para que o aplicativo de migração da plataforma de virtualização, VMware vMotion e Microsoft Live Migration, mova as VMs para um host seguro. Os usuários não perdem o serviço porque as VMs continuam funcionando em um host de backup ou recuperação de desastres.

Se a falha de energia continuar até que bateria da UPS termine, o hipervisor e o host realizarão um desligamento normal. Quando a energia voltar, a UPS, o host e o hipervisor serão ligados novamente e o hipervisor assumirá o controle de suas VMs originais automaticamente.

Por exemplo, em um ambiente virtualizado VMware, a UPS diz ao MUMC quando a bateria está baixa. O MUMC emite um comando para o VMware Distributed Resource Scheduler (DRS) usar o vMotion para mover as VMs para hosts seguros. Depois que as VMs forem movidas, a UPS desligará a plataforma de virtualização vSphere e o host físico com segurança. Este processo é contínuo para os usuários porque os serviços continuam a funcionar no servidor de backup. Quando a energia voltar, a UPS reiniciará o servidor físico, o DRS e o vMotion moverão as VMs de volta para seu host original e o sistema voltará ao normal.

Software gratuito de monitoramento e desligamento de UPS para servidores ilimitados

O software de gerenciamento de nó local (ULNM) da Dell é sempre gratuito, não importa quantas UPSs, servidores ou VMs estão sendo gerenciados. O software de console de gerenciamento da Dell (MUMC) é gratuito para qualquer número de instalações do ULNM, servidores, VMs e até 32 UPSs. Você precisa apenas de uma atualização de licença para monitorar e gerenciar mais de 32 UPSs.

Por exemplo, suponha que você tenha 30 UPSs, cada uma com suporte para 10

servidores e executando o agente do ULNM. O software do MUMC estaria gerenciando as VMs em 300 servidores físicos, mas como o software é licenciado por UPS e não por servidor, não seria necessário adquirir nenhuma licença.

(13)

Com a interface ULNM, você pode obter visualizações rápidas de status e tendências de energia, ou informações

detalhadas sobre o status de energia da UPS, tempo de execução da bateria,

informações sobre energia e

representações gráficas de

métricas ao longo do tempo.

Defina para onde os alertas devem ser enviados e sob quais condições.

Em uma caixa de diálogo simples, você pode definir ou editar alarmes padrão,

informações sobre servidor de e-mail SMTP e

especificações para frequência e gravidade do alarme.

O firmware para vários dispositivos pode ser atualizado com um clique

A atualização do firmware também é simples. Basta fazer o upload do pacote do firmware em seu software de gerenciamento da UPS existente e implantá-lo em vários dispositivos com um clique, tudo gerenciado pela interface UPS familiar.

O MUMC Dell pode monitorar as UPSs de outros fornecedores

Os clientes que usam as UPSs de outros fornecedores provavelmente verão o benefício de mudar para as UPSs Dell para aproveitar os recursos avançados de gerenciamento de energia. Porém, eles podem manter o seu investimento anterior em UPSs que não são da Dell e ainda se beneficiar com o monitoramento unificado.

O software MUMC Dell pode monitorar vários tipos de UPSs que tiverem uma placa de rede instalada (ou UPSs Dell que utilizem uma placa de rede ou comunicação por USB), fornecendo uma visão geral de todos os sistema de TI e energia em um ambiente de vários fornecedores de uma interface unificada. Por exemplo, se você tiver uma combinação de UPSs Dell e APC™, o software PowerChute® poderá ser executado no servidor local para gerenciar o desligamento, enquanto o MUMC Dell será usado para monitorar o status de todas as UPSs da rede, Dell e não Dell, de um ponto de

gerenciamento central.

Interfaces gráficas intuitivas e fáceis de usar

Os aplicativos de software ULNM e MUMC têm interfaces gráficas intuitivas, baseadas no Windows. A interface terá a mesma aparência nas plataformas Windows ou Linux®, porque o aplicativo realmente abre em uma página da Web. As telas usam as mesmas convenções familiares baseadas no Windows, como menus suspensos, caixas de diálogo, botões de opção, clicar com o botão direito para ver os detalhes e funções do tipo arrastar e soltar.

(14)

Figure 4. Interface do gerenciador de nó local de UPS

Gráfico de métricas de energia ao longo do tempo.

Passe o mouse sobre o gráfico para exibir detalhes adicionais.

Mede informações sobre energia

Exibe informações sobre a UPS, status de energia, tempo de execução da bateria

Configurações de acesso, parâmetros, configuração, eventos e registros

A detecção automática adiciona a UPSs através da

digitalização rápida de USB e subrede local de IP, ou direciona a digitalização por local de IP e uma subrede diferente

Personalize a visualização arrastando e soltando as janelas de informações

Exiba uma

representação visual do status de energia

(15)

Figure 5. Definindo alertas utilizando a interface ULNM

Etapa 1: escolha as ações no menu.

Etapa 2: edite alarmes padrão e digite as

informações de e-mail SMTP, frequência do alarme e informações sobre gravidade.

Etapa 3 (opcional): crie um alarme personalizado para qualquer métrica.

(16)

Ao usar o console MUMC, é possível visualizar status e eventos de todos os servidores que estiverem

executando o software ULNM de qualquer lugar.

Gerencie as propriedades das UPSs, agentes de software ou placas de acesso de rede de um único painel. Para cada nó, clique com o botão direito do mouse e determine os parâmetros de acesso. As

alterações realizadas no software serão sincronizadas automaticamente com a placa de acesso a rede.

Figure 6. Console de gerenciamento de várias UPSs Dell

Figure 7. Recursos de gerenciamento do MUMC

Fundo: personalize o fundo com qualquer arquivo jpg. Use um mapa de rede, plano de criação ou locais de mapa do escritório regional.

Mapa de nós: visualize todas as UPSs e servidores que estiverem executando o ULNM. Arraste e solte para localizar geograficamente.

Detalhamento:

passe o mouse sobre qualquer dispositivo para ver status e ID.

Resumo de eventos: veja um resumo de todos os eventos em todas as UPSs e servidores.

Consulte os perfis de desligamento do servidor.

Painel de edição:

edite as propriedades dos dispositivos, como a placa de gerenciamento de rede da UPS.

Configurações de nós: gerencie qualquer nó pelo MUMC. Você pode mudar a configuração de IP ou desempenho da UPS e mudar os perfis de

desligamento do servidor pelo ULNM.

Atualização de nós: ative opções de atualização de firmware e configuração em massa.

(17)

Diferenciadores da Dell para ambientes de TI virtualizados

 Gerencie o desligamento das VMs sem

necessidade de instalação de software em cada uma delas

 Instale e gerencie o software em um ambiente

intuitivo e gráfico

 Gerencie os perfis de

inicialização/inter rupção da VM através do plug-in do vCenter (somente VMware)

 Gerencie todas as VMs em uma rede de uma única interface de gerenciamento

Use funções de virtualização avançadas, como o vMotion e o Live Migration, para mover as VMs para um local de recuperação no caso de uma falha de energia

Conclusão

Os requisitos atuais de eficiência da computação, disponibilidade e confiabilidade estão bem servidos com as tecnologias de virtualização. Sem a integração contínua do

gerenciamento de energia neste ambiente, os avanços da virtualização seriam abafados e vários dos seus benefícios em potencial seriam perdidos.

Nos ambientes virtualizados, com cada UPS servindo tantas VMs, existem algumas perguntas importantes a serem respondidas: o software de gerenciamento de energia tradicional é tão avançado quanto precisa? Como as centenas de VMs são tratadas no caso de ocorrer um problema de falta de energia? Como você acompanha os vários agentes de UPS e potencialmente centenas ou milhares de perfis de energia das VMs?

A virtualização é algo complexo, o software de UPS não deveria piorá-la. A Dell diminui significativamente a complexidade, a carga de trabalho e os requisitos de conjuntos de habilidades associados ao gerenciamento de energia em uma infraestrutura

virtualizada.

O software de gerenciamento de energia de UPS da Dell pode ser integrado com a maioria dos hipervisores usados para gerenciar VMs. Com esta integração profunda, os usuários podem gerenciar todas as VMs de uma rede de uma única interface de gerenciamento e usar funções avançadas de virtualização, como o vMotion e o Live Migration, para mover as VMs para um host seguro durante um evento de falta de energia. Em vez de apenas desligar os serviços, o software de UPS Dell pode ser um participante ativo na manutenção de serviços ao realmente acionar a solicitação para migração da VM.

Não são exigidas licenças ou taxas de software para monitorar até 32 UPSs, e não é necessária nenhuma licença para gerenciar o desligamento de um número ilimitado de VMs e servidores. Refletindo a realidade de um mundo formado por vários

fornecedores, o software também é independente de fornecedor, oferecendo uma visão para monitorar as UPSs da maioria dos fornecedores.

Saiba mais

Para obter informações detalhadas sobre o portfólio de UPS Dell, incluindo detalhes sobre recursos importantes, visite Dell.com/us/business/p/dell-online-rack-ups/pd.

Visite o site DellUPS.com para descobrir mais informações sobre como os softwares ULNM e MUMC da Dell podem redefinir o gerenciamento de energia em ambientes de TI de alta disponibilidade, particularmente onde a virtualização é usada. Todos os

produtos de UPS monofásicos da Dell de 500 W a 5600 W são compatíveis com este novo software. Faça o download do software e comece a aproveitar ainda hoje.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Valenciennes, 1832 na Colômbia com inclusão de espécies de países limítrofes a fim de identificar relações filogenéticas entre espécies cisandinas e transandinas e

Desta forma, caracterizar os fatores limitantes, indicando os principais para a incorporação de diagnóstico molecular no controle de qualidade de alimentos, torna-se uma

MMA – Ministério do Meio Ambiente MMAg – Movimento das Mulheres Agricultoras MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização MTE – Ministério do Trabalho e Emprego MST

Indices (1) to verify the agreement between soil depth values where penetration resistance is equal to 1.5 MPa, based on the proposed penetrometer (Hatô) and the