• Nenhum resultado encontrado

O Integrante acima qualificado declara que recebeu, nesta data, um exemplar do CÓDIGO DE CONDUTA aprovado pela instrução IN-DP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Integrante acima qualificado declara que recebeu, nesta data, um exemplar do CÓDIGO DE CONDUTA aprovado pela instrução IN-DP"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO

DE CONDUTA

(2)
(3)

Nome: ____________________________________

CPF: ______________________________________

Declaração

O Integrante acima qualificado declara que recebeu, nesta data, um exemplar do CÓDIGO DE CONDUTA aprovado pela instrução IN-DP-001-11.

Declara também que está ciente de todas as recomendações contidas no CÓDIGO DE CONDUTA.

Assinatura:

(4)
(5)

AOS INTEGRANTES DA

SANTO ANTÔNIO ENERGIA S/A

Este CÓDIGO tem o objetivo de estabelecer as Diretrizes de Conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos os Integrantes da Santo Antônio Energia S/A.

Todos têm a obrigação de conhecer e praticar as disposições deste CÓDIGO.

É responsabilidade de cada Líder assegurar que o seu conteúdo seja devidamente compreendido e observado por todos os Integrantes de suas Equipes.

São Paulo, 1º de janeiro de 2011

Eduardo de Melo Pinto

Diretor Presidente

(6)

DIRETRIZES GERAIS

Relacionamento com os Clientes

É princípio básico da ação empresarial da Santo Atônio Energia servir aos seus Clientes, com ênfase na qualidade e na produtividade, com responsabilidade social, comunitária e ambiental, e com pleno respeito às leis e regulamentos que regem o seu segmento de negócios.

Relacionamento com os Acionistas

O relacionamento com os Acionistas deve basear-se na co - municação precisa, transparente e oportuna de informa- ções que lhes permitam acompanhar as atividades e o desempenho da Santo Antônio Energia, bem como os resultados que tragam impactos no seu valor patrimonial.

O tratamento dispensado aos Acionistas independe da quantidade de ações de que sejam titulares, observadas as restrições legais. A todos serão fornecidas as informações necessárias, com igualdade de tratamento.

(7)

Relacionamento com os Integrantes

A pessoa que possui qualquer vínculo com a Santo Antônio Energia (Empregados, Diretores e Conselheiros), para todos os efeitos, será denominada, simplesmente, Integrante.

Todos os Integrantes têm as mesmas oportunidades de trabalho, desde que estejam aptos a desempenhar as funções que lhes forem atribuídas, quanto aos aspectos de qualificação pessoal e profissional, conforme Política de Gestão de Pessoas fixada pela Santo Antônio Energia.

Não haverá discriminação por religião, convicção filosófica ou política, classe social, origem, nacionalidade, raça, sexo, idade, cor da pele, preferência sexual, estado civil, peso, altura ou condição física.

Os relacionamentos caracterizados por exploração de trabalho infantil ou mesmo de adultos são repudiados pela Santo Antônio Energia.

A Santo Antônio Energia considera que a vida privada dos Integrantes é inviolável sob todos os aspectos, dentro ou fora do ambiente de trabalho.

(8)

Conduta dos Integrantes

A Santo Antônio Energia espera de seus Integrantes, no exercício de suas funções, uma conduta honesta e digna, em conformidade com as leis e os bons costumes da Sociedade Brasileira.

Todos os Integrantes, dentro de suas atribuições, deverão zelar, sempre, pela preservação da boa imagem da Santo Antônio Energia perante todos os “stakeholders”

(Acionistas, Clientes, Parceiros, Fornecedores, Governos, Comunidades, entre outros).

A Santo Antônio Energia espera que todos os assuntos empresariais, sem exceção, sejam tratados com sigilo e confidencialidade.

Caberá a cada Integrante da Santo Antônio Energia garantir aos seus colegas um ambiente de trabalho livre de insinuações ou restrições de qualquer natureza, evitando possíveis constrangimentos, sendo totalmente vedada a prática de hostilização e assédio moral e/ou sexual.

(9)

Quaisquer condutas que possam caracterizar hostilização, assédio moral e/ou sexual devem ser informadas ao respectivo Líder ou ao Comitê de Ética. Sendo constatada a ocorrência serão adotadas medidas disciplinares apropriadas contra os responsáveis.

Visando o bem-estar, a segurança e a produtividade dos Integrantes nos ambientes de trabalho, não serão permitidos a posse e/ou o consumo de drogas ilícitas e/ou álcool, bem como o porte de armas, salvo por pessoas expressamente autori zadas, responsáveis pela segurança dos demais Integrantes e do patrimônio da Santo Antônio Energia.

(10)

Conduta dos Integrantes-Líderes

Todos os Integrantes-Líderes, especialmente pela dedi- cação de seu tempo, de sua presença, de sua experiência, e, sobretudo pelo seu exemplo, têm a obrigação adicional de garantir que seus Liderados e demais Integrantes cumpram integral mente este CÓDIGO DE CONDUTA, devendo:

(11)

• Identificar os Integrantes que tenham violado este CÓDIGO DE CONDUTA e discutir o assunto com o COMITÊ DE ÉTICA da Santo Antônio Energia;

Criar uma cultura que gere a observância deste CÓDIGO DE CONDUTA;

• Incentivar os Integrantes a apresentar dúvidas e/ou sugestões com relação à aplicação e/ou atualização deste CÓDIGO DE CONDUTA.

• Divulgar aos seus Lide rados o conteúdo deste CÓDIGO DE CONDUTA e conscientizá-los sobre a sua necessidade e obser vância, evitando assim que qualquer Integrante come ta uma violação por falta de informação;

(12)

Responsabilidade com a Saúde e a Segurança

A Santo Antônio Energia considera de extrema importância a preservação da Saúde e da Segurança de seus Integrantes, assim como de todos os membros das Comunidades nas quais atua.

Desta forma, todo Integrante deve zelar para que a sua saúde, e de todos os membros das Comunidades nas quais atua, seja a melhor possível, afastando de seus ambientes de trabalho quaisquer situações que possam causar danos à saúde individual ou coletiva.

A prevenção de riscos de acidentes deve fazer parte do cotidiano de cada Integrante, tanto nos ambientes de trabalho como nos trajetos de e para sua residência.

(13)

Responsabilidade na Condução dos Negócios

Os Integrantes devem exercer as suas atividades e conduzir os negócios da Santo Antônio Energia com transparência e estrita observância às orientações internas e às leis vigentes, às práticas legais de mercado, e, em especial, às normas nacionais e internacionais relativas à ordem econômica e defesa da concorrência.

Os Integrantes da Santo Antônio Energia são responsáveis pela adoção das providências cabíveis, quando tomarem conhecimento de irregularidades praticadas por terceiros, que possam comprometer o nome e/ou os interesses da Santo Antônio Energia.

Toda e qualquer operação que envolva a Santo Antônio Energia deve estar amparada pelos documentos apropriados, revestidos de todas as formalidades legais.

(14)

Relações Comerciais

• Geral

É expressamente vedado a todos os Integrantes da Santo Antônio Energia efetuar quaisquer pagamentos impróprios, duvidosos ou ilegais, ou favorecer, pela concessão de benefícios indevidos, fora das práticas usuais de comércio, Clientes e Fornecedores, em detrimento dos demais, bem como fazer pagamentos ou conceder privilégios ou vantagens a funcionários públicos ou equiparados, seja diretamente, seja por terceiros.

(15)

• Com Fornecedores

As relações com Fornecedores devem ser transparentes e equilibradas, sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência.

A escolha e contratação de Fornecedores devem ser sempre baseadas em critérios técnicos, econômicos, profissionais e éticos, observadas as necessidades da Santo Antônio Energia. Devem ser conduzidas através de processos objetivos, pré-determinados, tais como as concorrências ou cotações de preços, que garantam a melhor relação custo-benefício para a Santo Antônio Energia.

• Com Concorrentes

A competitividade na produção e comercialização de energia elétrica pela Santo Antônio Energia deve ser exercida com base nas regras de mercado específicas do respectivo segmento.

Não devem ser feitas declarações, verbais ou escritas, que possam afetar a imagem dos concorrentes.

É expressamente proibido fornecer informações estra- tégicas, confidenciais ou, sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios da Santo Antônio Energia, a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

(16)

• Com Familiares

Entende-se por familiares: o cônjuge ou equiparados, os pais, os avós, os tios, os filhos, os netos, os irmãos, os sobrinhos, os primos até o segundo grau, adotivos ou não, inclusive os do cônjuge.

Caso um Integrante deseje realizar negócios em nome da Santo Antônio Energia com um de seus familiares ou pessoas com as quais seus familiares tenham estreito relacionamento pessoal, ou mesmo com empresas em que tais pessoas sejam sócias, possuam participação relevante ou exerçam algum cargo de administração, esse Integrante deverá obter permissão, por escrito, do seu Líder, a quem caberá discutir o assunto com o Comitê de Ética da Santo Antônio Energia.

• Com o Poder Público

É expressamente vedado a todos os Integrantes da Santo Antônio Energia oferecer presentes ou benefícios a funcionários públicos, seus familiares ou equiparados, seja diretamente ou por terceiros.

(17)

Liberalidades

Os Integrantes da Santo Antônio Energia e seus familiares não devem dar ou aceitar presentes ou favores de Clientes, Fornecedores ou Concorrentes que correspondam a valores acima do equivalente a US$100.00 (cem dólares norte-americanos).

Presentes ou favores acima do equivalente a US$100.00 (cem dólares norte-americanos), recebidos por meio de relações comerciais, devem ser comunicados ao Comitê de Ética da Santo Antônio Energia, e, caso reprovados, devem ser devolvidos a quem os ofertou, acompanhados de agradecimentos e justificativas de forma a não causar qualquer tipo de constrangimento.

Conflito de Interesses

O conflito de interesses ocorre quando um Integrante influencia ou possa influenciar uma decisão da Santo Antônio Energia que resulte ou possa resultar em algum ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros da sua família ou amigos.

Os Integrantes devem zelar para que suas ações não conflitem com os interesses da Santo Antônio Energia, nem causem danos à sua imagem e reputação.

(18)

Apenas para efeito exemplificativo, estão listadas abaixo algumas situações que caracterizam conflito de interesses:

• Ter interesse pessoal que possa afetar a capacidade de avaliação de um negócio de interesse da Santo Antônio Energia;

• Dispor de informações confidenciais que, se utilizadas, possam trazer vantagens pessoais;

• Aceitar benefícios, diretos ou indiretos, que possam ser interpretados como retribuição ou para obter posição favorável da Santo Antônio Energia em negócios de interesses de terceiros;

• Aceitar tarefa ou responsabilidade externa que afete o seu desempenho na Santo Antônio Energia;

• Adquirir ações de empresas com as quais a Santo Antônio Energia se relaciona, sejam elas Clientes, Fornecedores, Pres tadores de Serviço ou Concorrentes, com base em infor mações privilegiadas, ou mesmo fornecer essas informações a terceiros;

• Utilizar recursos da Santo Antônio Energia para atender a interesses particulares;

(19)

• Manter relações comerciais privadas pelas quais venha a obter privilégios, em razão das suas atribuições na Santo Antônio Energia, com empresas Clientes, Fornecedores, Prestadores de Serviços ou Concorrentes da Santo Antônio Energia;

• Exercer atividades ou se engajar em organizações que com prometam sua dedicação à Santo Antônio Energia;

• Adotar comportamento que interfira com suas respon- sabilidades e atribuições, ou ainda, atuar em qualquer outro segmento, cujas atribuições possam, de alguma forma, comprometer a integridade, confidencialidade e a segurança da Santo Antônio Energia.

Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual é um ativo estratégico da Santo Antônio Energia e é constituída, entre outros, dos seguintes elementos: marcas registradas, projetos construtivos, dados técnicos, contratos e acordos comerciais, convênios, sistemas de informações, documentos societários e normativos, entre outros que poderiam beneficiar algum concorrente se fossem de seu conhecimento.

Os resultados de trabalhos de natureza intelectual e de pro dução de informações estratégicas, gerados pelos Integrantes, são de propriedade exclusiva da Santo Antônio Energia.

(20)

Os Integrantes são responsáveis pelo tratamento e manipulação das informações sobre Propriedade Intelectual a que tenham acesso em decorrência de seu trabalho, utilizando-as de forma cuidadosa.

A divulgação dessas informações só poderá ser feita mediante autorização expressa da Administração da Santo Antônio Energia.

As informações confidenciais para o atendimento a pedidos legítimos de Autoridades Governamentais poderão ser fornecidas somente após assegurar que elas serão trata- das confiden cialmente, e após tomar as medidas ade- quadas à proteção de sua confidencialidade, com o apoio da Área Jurídica da Santo Antônio Energia.

(21)

Atividades Políticas

A Santo Antônio Energia não fará restrições às atividades político-partidárias de seus Integrantes. Entretanto, os mesmos deverão agir sempre em caráter pessoal, como cidadãos, e de forma a não interferir em suas responsabilidades profissionais.

É terminantemente proibido o exercício de atividades político-partidárias no ambiente de trabalho e que envolvam, sob qualquer forma, a imagem e/ou recursos da Santo Antônio Energia. Os Integrantes tampouco poderão usar quaisquer peças de vestuário que contenham o logo da Santo Antônio Energia quando do exercício de atividades políticas.

É terminantemente proibida a veiculação de qualquer forma de propaganda política nas instalações, veículos, publicações ou quaisquer outras propriedades da Santo Antônio Energia.

(22)

Utilização e Preservação

dos Bens da Santo Antônio Energia

Cabe aos Integrantes zelar pela conservação dos ativos da Santo Antônio Energia, que compreendem:

instalações, máquinas, equipamentos, móveis, veículos, computadores, valores e outros.

Não é permitido utilizar equipamentos e outros bens da Santo Antônio Energia para uso particular.

O acesso à internet e ao telefone, bem como o uso de e-mails, softwares e hardwares devem ser restritos à atividade profissional do Integrante, observando as demais disposições estabelecidas em políticas, regu- lamentos ou orientações da Santo Antônio Energia.

Instruções, Normas e Regimentos Internos

A Santo Antônio Energia tem como instrumentos de Governança seus documentos normativos: Resoluções do Conselho de Ad ministração, Instruções, Normas de Serviço e de Procedimentos, que estabelecem as políticas, diretrizes e procedimentos para a realização de suas atividades e rotinas de trabalho, que são atualizadas em face de mudanças na legislação pertinente e das necessidades internas.

Não é permitido desvirtuar o conteúdo dos instrumentos de Governança por interpretações pessoais.

(23)

Porta-vozes da Santo Antônio Energia

Apenas determinados Integrantes estão autorizados a falar em nome da Santo Antônio Energia e fazer comen- tários sobre ela à imprensa ou a grupos externos.

Registros Contábeis

A transparência é fundamental para permitir a correta avaliação da Santo Antônio Energia pelos Acionistas e demais agentes de mercado.

As normas e práticas de Contabilidade da Santo Antônio Energia devem ser rigorosamente observadas, gerando registros e rela tórios consistentes e permitindo uma base uniforme de avaliação e divulgação das operações da Santo Antônio Energia.

(24)

Meio Ambiente

O equilíbrio do meio ambiente e a preservação da natureza são de fundamental importância para a atividade empresarial da Santo Antônio Energia.

A Santo Antônio Energia tem participação ativa na preservação dos ecossistemas onde está localizada a sua unidade de geração de energia, em conformidade com as regulamen tações dos órgãos públicos reguladores e fiscalizadores do meio ambiente, e condizentes com as melhores práticas relativas ao tema.

Sendo assim, são responsabilidades de cada Integrante:

• Contribuir para a conservação e a melhoria do meio ambiente e de seus ecossistemas;

(25)

Familiarizar-se com todas as políticas e proce dimentos adotados pela Santo Antônio Energia com relação à preser- vação ambiental;

Identificar perigos, avaliar riscos, e, sempre que possível, iniciar ações cor retivas e preventivas, bem como levar o assunto ao conhecimento de seu Líder;

Informar imediatamente quaisquer acidentes e/ou inci- dentes rela cionados ao meio ambiente ao seu Líder, para possibilitar a inves tiga ção das causas e o início de medidas corretivas e preventivas.

(26)

Dúvidas sobre este CÓDIGO DE CONDUTA

As diretrizes deste CÓDIGO DE CONDUTA permitem avaliar grande parte das situações e minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos, mas não detalham necessariamente todas as situações que podem surgir no dia-a-dia de cada Integrante.

Assim, em caso de dúvidas na aplicação deste CÓDIGO DE CONDUTA deverá ser consultado: o Líder da Área, o Responsável por Planejamento e Organização ou o Responsável Jurídico da Santo Antônio Energia.

(27)

Violações

Todos os Integrantes devem cumprir este CÓDIGO DE CONDUTA em todas as circunstâncias.

O Integrante que violar este CÓDIGO DE CONDUTA, ou que permita que um Liderado o faça, estará sujeito a ações disciplinares.

A Santo Antônio Energia solicitará pronta e rigorosa investigação de todos os fatos que envolvam suspeitas de fraudes, furtos, roubos, registros contábeis errados, apropriações indébitas ou quaisquer outros crimes, ilícitos e/ou contravenções penais, assim como de todos os atos de desvios de conduta de quaisquer Integrantes.

O Integrante que tiver conhecimento de violação a qualquer aspecto deste CÓDIGO DE CONDUTA, por parte de qualquer pessoa, obriga-se a levar tal fato ao conhecimento do Líder de sua área ou do Responsável por Planejamento e Organização.

Se o Integrante desejar manter o anonimato no relato de vio lação ao CÓDIGO DE CONDUTA poderá utilizar outros meios de comunicação com o Responsável por Planejamento e Orga nização, através do envio de correspondência, em envelope fechado, sem a necessidade de identificação do remetente.

Cabe ao Comitê de Ética da Santo Antônio Energia avaliar a necessidade de uma investigação mais detalhada da violação delatada.

(28)

Comitê de Ética

A Santo Antônio Energia terá um Comitê de Ética, não permanente, ao qual caberá julgar os casos de violação de maior gravidade do CÓDIGO DE CONDUTA e impor as sanções disciplinares cabíveis, bem como deliberar sobre o esclarecimento de dúvidas com relação ao seu conteúdo.

O Comitê de Ética será composto por membros designados formalmente pelo Diretor Presidente.

O Comitê de Ética será convocado pelo Diretor Presidente ou por solicitação de qualquer um dos membros participantes, e das reuniões devem ser lavradas as respectivas atas.

(29)

Disposições Gerais

Este CÓDIGO DE CONDUTA vigerá por tempo indeterminado, cabendo ao Diretor de Planejamento e Organização promover a sua divulgação e a sua atualização.

Serão levadas ao conhecimento de todos os Integrantes, For necedores e Consultores da Santo Antônio Energia, as disposições contidas neste CÓDIGO DE CONDUTA. Também estará disponível no site www.santoantonioenergia.com.br.

Áreas específicas da Santo Antônio Energia poderão estabelecer políticas e regras de conduta próprias, adicionais e/ou específicas, mas que necessariamente devem ser harmônicas a este CÓDIGO DE CONDUTA, e devem ser aprovadas previa mente pelo Comitê de Ética e divulgadas aos Integrantes de tais Áreas.

(30)

O Código de Conduta também encontra-se no site da Santo Antônio Energia e no sistema

interno, Sharepoint.

www.santoantonioenergia.com.br

(31)
(32)

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Pode acontecer que outros já fizeram a mesma operação, com a mesma maneira de fazer, ou já viram em outro lugar, mas verão que estou fazendo e fotografando da minha maneira, e

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

São apresentados também as principais considerações e os resultados associados a análise energética e exergética realizada no conjunto turbina de baixa pressão

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Esta proposta consiste em apresentar uma seqüência didática de um curso de Física das Radiações voltado ao Ensino Médio, onde se utilizam as noções de “marcadores” e