• Nenhum resultado encontrado

II. OBJETIVOS GERAIS - PLANO DE ENSINO ANATO SISTEMICA 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "II. OBJETIVOS GERAIS - PLANO DE ENSINO ANATO SISTEMICA 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

 

PLANO DE ENSINO CURSO: Fisioterapia

DISCIPLINA: Anatomia Sistêmica

TURNO: Matutino

SÉRIE: 2º e 3º Semestre CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3,0 horas (terça-feira)

PROFESSOR: Ft. Msc. Pâmella Karoline de Morais ANO/ SEMESTRE: 14/1º

I. EMENTA

A disciplina de Anatomia Humana estuda as estruturas do corpo humano, apresenta-se, por vários séculos como base para a prática das profissões. O conhecimento e domínio desta ciência são imprescindíveis para atuação profissional eficaz, competente, com resultados, diagnósticos e prognósticos corretos.

II. OBJETIVOS GERAIS

• Conhecer e compreender a importância da Anatomia no contexto da prática da profissão;

• Aplicar conhecimentos anatômicos no contexto da prática da profissão;

• Identificar fundamentos e conceitos anatômicos;

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Descrever a posição anatômica;

• Empregar corretamente a Terminologia Anatômica;

• Identificar e palpar estruturas anatômicas;

• Identificar os elementos anatômicos dos vários sistemas orgânicos permitindo assim a aplicação correta no desempenho da profissão;

• Descrever os órgãos que compõem os sistemas orgânicos;

• Identificar os órgãos dos sistemas orgânicos e suas estruturas macroscópicas;

(2)

IV. ESTRATÉGIA DE TRABALHO

- Aulas teóricas, expositivas (sala de aula).

- Aulas práticas no laboratório de Anatomia Humana: expositivas, demonstrativas e/ou orientadas (solicitar que alunos levem material de apoio)

- Entregar roteiro para aluno das estruturas a serem identificadas em laboratório.

V. AVALIAÇÃO

A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento. Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para cada disciplina.

Serão realizadas 2 (duas) provas teóricas e práticas individuais (NP1 e NP2) com o conteúdo ministrado, no valor de 10,0 pontos cada;

Nota final = {[NP1 (TÉORICA + PRÁTICA)/2] + [NP2 (TÉORICA + PRÁTICA)/2]}/2

O aluno ao faltar justificadamente a uma das provas deverá requerer na secretaria, no prazo regimental, a prova substitutiva (conteúdo da prova perdida), que será realizada no final do semestre em data determinada.

A média semestral deve ser igual ou maior a sete, sendo inferior a sete o aluno fará EXAME FINAL, que somado a média semestral e dividido por dois dará a MÉDIA FINAL (MF). A MF deve ser igual ou superior a cinco para o aluno ser aprovado na disciplina*.

Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC). Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AGC, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina.

Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.

(3)

MS = ——–––––––––––––––––– 2

Das respostas das provas: O aluno deve primar pelo capricho quando da resposta das avaliações propostas, que deverão ser realizadas com caneta esferográfica cor preta ou azul, sendo que ao deixar a lápis reclamações não serão aceitas. É de total responsabilidade do aluno fazer com que o professor tenha condições de corrigir sua prova, escrevendo de maneira legível e usando a linguagem escrita perfeitamente. Serão mensuradas a proficiência na ortografia e na coerência das respostas subjetivas. Os erros ortográficos e de concordância serão avaliados e DIMINUIRÃO a nota da prova. No caso de questões objetivas, rasuras serão consideradas como não tendo sido respondida a questão.

Presença e comportamento: O aluno deverá estar na sala de aula no horário determinado e, como dito, deve ter 75% de presença para o aproveitamento da disciplina O comportamento do aluno dentro de sala deverá ser condizente com o ambiente acadêmico e a profissão escolhida. O professor pode solicitar que o aluno retire-se de sala de aula ou aplicar uma avaliação surpresa caso o comportamento da turma ou de um discente estejam em desacordo com o ambiente acadêmico,

*A composição da média pode ser modificada de acordo com o manual acadêmico e determinações da IES

VI. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. SOBOTTA, J.B. Atlas de Anatomia humana. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 1996.

2. NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 3. GARDNER,E.& GRAY, D.J. Anatomia – estudo regional do corpo. 4a. ed. Rio de

Janeiro, Guanabara-Koogan, /s.d./.

4. DÂNGELO, J.G. & FATTINI, C.A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 1a. ed. Rio de Janeiro, Atheneu, 1988.

5. Frederic H. Martini , Michael J. Timmons & Robert B. Tallitsch. Anatomia Humana, 6ª ed. Ed. Artmed, 1009.

6. Spence, A. Anatomia Humana Básica. 1ª Ed. Ed. Manole

7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia anatômica. São Paulo, Manole, 1001

VII. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. Dangelo & Fatini. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. São Paulo. Atheneu, 1001.

(4)

ed.Artmed. 1000.

3. Gray, Henry; Mayo, Charles Goss. Gray Anatomia. 19ª ed. Quanabara Koogan, Rio de Janeiro.

4. MACHADO, A. Neuroanatomia funcional. Rio de Janeiro, Atheneu, 1993.

VIII. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES SEMANAIS

AULAS DATAS ATIVIDADES

1 11/02 Aula Teórica: Apresentação a disciplina: conteúdo, critérios de avaliação; Revisão

sobre Terminologia Anatômica.

Aula Prática: Aula inicial no Laboratório de Anatomia: rotinas e práticas na utilização do laboratório.

2 18/02 Aula Teórica: Introdução ao Sistema Cardiovascular: generalidades, localização do

coração, vasos da base, morfologia interna e externa do coração. Diferença entre veias e artérias.

Aula Prática: Morfologia interna e externa do coração: aurículas, átrios. Ventrículos, músculos papilares, músculos pectíneos, valva atrioventriculares, valvas semilunares, cordas tendíneas, septo interventricular, septo interatrial. Vasos da base: Aorta, tronco pulmonar, veia cava superior e inferior, veias pulmonares direita e esquerda.

3 25/02 Aula Teórica: Circulação sistêmica e Circulação pulmonar. Localização e

reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que os compõem: Artéria coronária, tronco braquiocefálico, carótida comum esquerda, subclávia esquerda. Anatomia palpatória do pulso carotídeo, radial e femoral.

Aula Prática: Principais ramos da aorta: ascendente, arco da aorta e descendente. (pulso carotídeo, radial, femoral). Localização e reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que os compõem: Artéria coronária, tronco braquiocefálico, carótida comum esquerda, subclávia esquerda. Anatomia palpatória do pulso carotídeo, radial e femoral. Sistema de Condução do coração.

4 04/03 Recesso Carnaval

5 11/03 Aula Teórica: Sistema Respiratório: generalidades, localização, estruturas

anatômicas e função dos órgãos que o compõem: Nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões, pleura.

Aula Prática: Localização e reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que os compõem: Nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões, pleura.

6 18/03 Aula Teórica: Sistema Respiratório: movimentos inspiratórios e expiratórios, ação

dos músculos e diafragma.

(5)

7 25/03 Aula Teórica: Introdução ao Sistema Digestório Órgãos que compõem, localização, estruturas e função: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago (divisão).

Aula Prática: Localização e reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que os compõem: Boca, Faringe, Esôfago (2/3 superiores), (Supra Diafragmáticos).

8 01/04 Aula Teórica: Sistema Digestório Órgãos que compõem, localização, estruturas e

função: Esôfago, Estômago, Intestino (divisão). (Infra-Diafragmáticos). Sistema Digestório: glândulas anexas, localização, estruturas anatômicas e função.

Aula Prática: Localização e reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que os compõem: Esôfago, Estômago, Intestino (divisão). (Infra-Diafragmáticos). Sistema Digestório: glândulas anexas, localização, estruturas anatômicas e função.

9 08/04 PROVA TEÓRICA E PRÁTICA 1 - NP1

10 15/04 PROVA TEÓRICA 1 - NP1 DE FSR

11 22/04 Vista de Prova

Aula Teórica: Órgãos que compõem o Sistema Endócrino: Hipófise, Supra renal, pâncreas, testículos, ovários, timo, tireóide, paratireoide.

Aula Prática: Localização e reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que compõe o Sistema Endócrino: Hipófise, Supra renal, pâncreas, testículos, ovários, timo, tireóide, paratireoide.

12 29/04 Aula Teórica: Sistema Endócrino: localização, situação e relação morfológica das

glândulas endócrinas e substâncias que produzem e armazenam.

Aula Prática: Localização, reconhecimento das glândulas Estruturas anatômicas que compõem cada órgão interna e externamente.

13 06/05 Aula Teórica: Sistema Urinário: generalidades, localização, estruturas anatômicas e

função dos órgãos que o compõem: Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra (diferenças entre masculina e feminina). Néfron.

Aula Prática: Localização e reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas do Sistema Urinário: generalidades, localização, estruturas anatômicas e função dos órgãos que o compõem: Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra (diferenças entre masculina e feminina). Néfron.

14 13/05 Aula Teórica: Sistema Genital Feminino: generalidades, localização, estruturas

anatômicas e função dos órgãos que o compõem: útero, tuba uterina, ovário, vagina e órgãos externos.

Aula Prática: Localização, reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que o compõem: útero, tuba uterina, ovário, vagina e órgãos externos.

15 20/05 Aula Teórica: Sistema Genital Masculino: generalidades, localização, estruturas

(6)

epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório, uretra, pênis, próstata, escroto.

Aula Prática: Localização, reconhecimento dos órgãos e estruturas anatômicas que o compõem: testículo, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório, uretra, pênis, próstata, escroto.

16 27/05 PROVA TEÓRICA E PRÁTICA 2 – NP2

17 03/06 PROVA SUBSTITUTIVA

PROVA TEÓRICA 2 – NP2 DE FSR

18 10/06 EXAME

PROVA SUBSTITUTIVA DE FSR

19 17/06 Entrega dos resultados finais

Observações: O conteúdo da disciplina e a sequência do cronograma de atividades podem ser alterados caso seja necessário.

________________________________________ ____________________________________

Professsor(a) Aprovo da Coordenação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. SISTEMA CARDIOVASCULAR.

1.1. Localização, função e situação do Coração;

1.2. Morfologia interna e externa do coração: cavidades, localização e estruturas internas e externas;

1.3. Vasos pertinentes ao coração - vasos da base- e principais ramos da aorta; 1.4. Circulação: sistêmica e pulmonar;

1.5. Diferenças entre veias e artérias; 1.6. Sistema de Condução;

1.7. Nômina das estruturas, localização e reconhecimento na prática.

2. SISTEMA RESPIRATÓRIO.

2.1. Órgãos que compõem o Sistema respiratório: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, pulmões.

2.2. Divisão do sistema respiratório: órgãos condutores e respiradores; 2.3. Localização e generalidades dos órgãos do sistema respiratório; 2.4. Morfologia dos movimentos inspiratórios e expiratórios;

(7)

3. SISTEMA DIGESTÓRIO

3.1. Órgãos que compõem o Sistema digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas anexas: salivares, fígado e pâncreas;

3.2. Divisão do sistema digestório: órgãos infra e supra-diafragmáticos; 3.3. Localização e generalidades dos órgãos do sistema digestório;

3.4. Estruturas anatômicas que compõem cada órgão interno e externamente; 3.5. Nômina dos órgãos e estruturas, localização e reconhecimento na prática.

4. SISTEMA ENDÓCRINO

4.1. Órgãos que compõem o Sistema Endócrino: Hipófise, Suprarrenal, pâncreas, testículos, ovários, timo, tireóide, paratireoide;

4.2. Localização e generalidades dos órgãos do sistema endócrino;

4.3 Estruturas anatômicas que compõem cada órgão interno e externamente; 4.4. Nômina dos órgãos e estruturas, localização e reconhecimento na prática.

5. SISTEMA URINÀRIO.

5.1. Órgãos que compõem o Sistema urinário: rim, ureteres, bexiga e uretra; 5.2. Localização e generalidades dos órgãos do sistema urinário;

5.3 Estruturas anatômicas que compõem cada órgão interno e externamente; 5.4. Nômina dos órgãos e estruturas, localização e reconhecimento na prática.

6. SISTEMA GENITAL FEMININO E MASCULINO

6.1. Órgãos que compõem o Sistema Genital Feminino: internos e externos; 6.2. Localização e generalidades dos órgãos do sistema genital feminino; 6.3 Estruturas anatômicas que compõem cada órgão interno e externamente; 6.4 Órgãos que compõem o Sistema Genital Masculino;

Referências

Documentos relacionados

Λαµβάνοντας τα δεδοµένα RDS, ο δέκτης µπορεί να κάνει τα εξής: • Αναζήτηση του τύπου προγράµµατος (PTY) (δείτε τα παρακάτω) • Αναμονή λήψης TA

A análise do perfil clínico e epidemiológico das gestantes admitidas no serviço durante o período da coleta que tiveram seu parto no IMIP com diagnóstico

Abstract – Cotton cultivar BRS 335 is a midseason high-yield cultivar and has adaptation to the Northeast Brazilian savanna, yield stability, desirable resistance to main

Depois de ler o comando "Enter Scanning Batch" para ativar esta função, todos os dados de código de barras lidos serão armazenados na memória do scanner e

Pela manhã, quando o espírito retorna ao seu organismo carnal, que abandonou durante o sono, não lhe é Pela manhã, quando o espírito retorna ao seu organismo carnal, que

UNIDADE 1 - FILOSOFIA DA PROTEÇÃO POR RELÉS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 1.1 - Esquema geral das proteções de um SEP.. 1.2 - Representação simplificada do conjunto TP,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Por essas e pelas questões das competências gerais da Educação Básica, surgiu o Projeto do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar