• Nenhum resultado encontrado

A Importância do Policarbonato nas Ametropias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Importância do Policarbonato nas Ametropias"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

nas Ametropias

PROF. DR. PAULO SCHOR

Professor Adjunto Livre-Docente e Chefe do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

(2)

A Importância do Policarbonato nas Ametropias

Prof. Dr. Paulo Schor

Professor Adjunto Livre-Docente e

Chefe do Departamento de Oftalmologia e Ciêncais Visuais da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP 65.093.

Prof. Dr. Paulo Schor

(3)

3

Ametropias

Introdução

O policarbonato é um material orgânico que foi desenvolvido na década de 1970 para aplicações aeroespaciais, como capacetes dos astronautas e janelas de naves espaciais, mas rapidamente surgiram outros usos, tais como componentes eletrônicos, materiais de construção e correção visual.(1)

Na década de 1980, iniciou-se a fabricação de lentes em policarbonato para óculos em resposta a uma demanda mercadologica de diminuição de peso e aumento da resistência a impacto. Desde o seu surgimento, lentes de policar-bonato se tornaram o padrão para óculos de segurança, óculos de esporte e óculos de proteção para as crianças.(1) Não obstante tal direcionamento, as

len-tes têm seu uso difundido em todas as faixas etárias, armações e ametropias. Considerado um material óptico com excelente resistência a impactos, o policarbonato mantém as qualidades ópticas de uma lente, de modo a aliar segurança, conforto e qualidade de visão. As lentes produzidas a partir desse polímero são, portanto, direcionadas ao público em geral independente de ida-de e hábitos.

Outra característica desse material é o elevado índice de refração (1.59), que permite bons resultados estéticos em miopia ou hipermetropia com o uso de lentes mais fi nas. Seu resultado são lentes até 30% mais leves que o material

standard (resina com índice de refração de 1.50) e 15% mais leves que a resina

(4)

A Importância do Policarbonato nas Ametropias

Prof. Dr. Paulo Schor

Devido a sua resistência a impacto (maior que a dos materiais orgânicos convencionais), as lentes em policarbonato são também recomendadas para armações de três peças, uma vez que neste tipo de lentes é necessária a exe-cução de furos para a montagem, o que poderia comprometer a integridade de materiais menos resistentes, aumentando o risco de fi ssuras ou rupturas.

O que caracteriza o policarbonato como uma opção mais segura (mais resistente) é o seu processo de produção. Enquanto a maioria das outras lentes se vale do processo de moldagem simples (quando um material plástico líqui-do é fundilíqui-do por um períolíqui-do prolongalíqui-do até que as lentes sejam formadas), no policarbonato se utiliza um material termoplástico composto de pequenas partículas, injetado sob pressão nos moldes da lente, comprimidos e resfriados rapidamente.

Principais recomendações do policarbonato

É recomendada para um público que deseja lentes mais fi nas e mais leves, usuários de altas dioptrias, homens e mulheres que desejam uma lente mais fi na por estética e ido-sos que possuem a pele mais fi na e precisam de lentes mais leves;

Esportes de quadra com risco de impactos ou acidentes oftalmológicos, tais como o squash, em que os óculos são bastante utilizados;

Para pessoas amétropes (boa escolha para óculos) praticantes de basquete, hande-bol, futehande-bol, entre outros, bem como os emetropes. Evita que, em caso de choque com os olhos, se produzam lesões oculares;

Esportes ao ar livre para alívio dos sintomas de radiação UV (em olhos sensíveis) e re-sistência ao impacto (mountain bike, ciclismo, montanhismo, esqui, caça, tiro ao alvo, etc.);

Em crianças são uma opção interessante pela segurança oferecida a impactos; É amplamente utilizado em óculos de segurança e em algumas profi ssões é item obrigatório. Existem muitos acessórios específi cos para a proteção dos olhos, como visei-ras de policarbonato, utilizadas por jardineiros, bombeiros e policiais.

(5)

5

dar conformidade ao processo.(4)

Especifi camente a regra ABNT NBR ISO 14889:2012, que descreve  Óp-tica oftálmica — Lentes para óculos — Requisitos fundamentais para lentes acabadas não cortadas, dita os ensaios mecânicos a serem realizados para aprovar lentes para uso humano.

Embora não haja legislação que determine o uso de lentes de alta resis-tência para usos específi cos, parece claro que sua utilização é mais apropriada em indivíduos mais sujeitos a riscos (como as crianças).

Produção nacional

Com a crescente exigência do mercado de óculos brasileiro, a Essilor International investiu na fabricação do material policarbonato na EDAM - Essilor da Amazônia, em Manaus (AM), com processo de produção “ecoamigável”.

A lente em policarbonato além de segura, mais leve e mais “verde” é fabricada no Brasil. Tem sido indicada para quem busca, além de resistência e conforto, leveza e lentes mais fi nas. Pois é 12 vezes mais resistente a impactos do que as confeccionadas com resina comum, 30% mais leve e 25% mais fi na do que as mesmas lentes tradicionais.(5)

Além disso, bloqueia 100% da radiação UV, que pode acelerar o desen-volvimento de lesões nas pálpebras de pessoas predisponentes.

Esse material é indicado e pode ser utilizado para a fabricação de lentes de óculos que corrigem a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia (vista cansada), podendo ser utilizado em qualquer tipo de armação, mesmo sem “aro”.

(6)

A Importância do Policarbonato nas Ametropias

Prof. Dr. Paulo Schor

Mais informações sobre as lentes “verdes”

Ao adquirir lentes de óculos, o usuário pode optar por aquelas que são fabricadas seguindo preceitos que protegem o meio ambiente e são sustentáveis.

Pioneira no ramo de lentes oftálmicas, a Essilor desenvolveu uma nova embalagem para a lente em policarbonato, que utiliza material 100% reciclável e é inteiramente pro-duzida com fi bras de madeira, eliminando, pela primeira vez, a necessidade de recipiente plástico. Isto se deve a um desenho de embalagem inovador – “cupless” – cuja mudança, isoladamente, elimina 200 toneladas de plástico descartado anualmente, no mundo.

A Essilor International foi premiada com Silmo d´Or de 2008 na categoria Embalagem, com a inovadora e ecológica embalagem de policarbonato.

Consumo de água: 100% da água utilizada na fabricação da lente em

policarbona-to é reciclada, preservando milhões de litros por ano.

Material reciclável: a lente em policarbonato pode ser reciclada e utilizada em

outras indústrias, como automóveis, brinquedos e computadores.

A primeira lente “verde” em policarbonato da Essilor, reduz signifi cativamente o impacto ambiental. Está disponível com antirrefl exo Crizal®; em lente fotossensível Transitions®; em

solar polarizada Xperio para atividades ao ar livre e antiembaçante Optifog®. A lente em

policarbonato oferece 1 ano de garantia contra trinca ou quebra.

Conclusão

O avanço na área de materiais permite melhorar o desempenho de lentes oftálmicas. Menor espessura e portanto maior leveza, além de maior resistência a impactos, mantendo-se a qualidade óptica, são características do policarbo-nato. Sua maior difusão e utilização dependem do entendimento desses pre-ceitos, e de marketing adequado ao nosso mercado. A atuação das empresas detentoras dessa tecnologia, como a Essilor, é fundamental nesse processo.

(7)

7

cfm?fr=801.410

4. http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=091891

5. http://www.abiotica.com.br/ws2011/exibeNewsletterTexto.asp?img=ne-wsletter

Esta é uma publicação produzida pela Editora Dux Ltda. - Diretor Responsável: Rodolfo Barnabá Jr. - Rua Celso de Azevedo Marques, 15, sala 01, Parque da Mooca, São Paulo, SP, CEP 03122-010, Brasil - Telefone: (11) 2729-2438 - E-mail: editoradux@editoradux.com.br. Todos os artigos publicados têm seus direitos resguardados pela editora. É proibida a reprodução total ou parcial do(s) artigo(s) sem a autorização do(s) autor(es) e da editora. Esta publicação é fornecida como um serviço aos médicos. Os pontos de vista aqui expressos refl etem a experiência e a(s) opinião(ões) do(s) autor(es). Antes de prescrever qualquer medicamento eventualmente citado nesta publicação, deve ser consultada a bula emitida pelo fabricante. Material destinado exclusivamente à classe médica. (DUX0416)

Editora Dux Ltda.

Dux

“Crizal, Xperio, Optifog são marcas registradas da Essilor International. Transitions é marca registrada da Transitions Optical Inc.”

(8)

As lentes PolyPower™

são muito mais leves,

por isso não pesam

no rosto.

A propriedade única do material

permite lentes muito mais fi nas,

mesmo nos maiores graus.

Isso garante um encaixe perfeito

e elegante em qualquer armação.

Feitas 100% em policarbonato,

o mesmo material dos cockpits

dos carros de corrida,

elas absorvem mais impacto

e são super-resistentes.

+

LEVES

+

FINAS

+

FORTES

O POLICARBONATO

DA ESSILOR.

As lentes PolyPower™ ainda protegem contra

os raios UVA e UVB. E o policarbonato é o único

material reciclável usado na fabricação de lentes.

Fabricado em Manaus

Tecnologia Essilor

Disponível nos modelos Essilor Airwear,

TFL e Lentes KODAK Poly

Essilor Airwear é marca registrada da Essilor International. PolyPower™ e TFL são marcas registradas da Multi-Óptica Distribuidora Ltda. A marca registrada da Kodak e seu conjunto-imagem são usados pela Signet Armorlite sob licença da Kodak. © 2016 Signet Armorlite, Inc.

Referências

Documentos relacionados

• Utilize o compartimento frigorífico apenas para a conservação de alimentos frescos e o compartimento congelador apenas para a conservação de alimentos congelados, para a

0 levantamento geológico efetuado objetivou,principalmen- te, situar as fãcies sedimentares que recobrem a praia submarina entre Pau Amarelo e Carne de Vaca e a zona do Canal de

• Por um lado, há uma forte interferência nos processos naturais, voluntária ou involuntária; por outro, os processos naturais servem de fonte de inspiração para o

5.1 A prova de conhecimento terá 4 (quatro) horas de duração máxima e versará sobre tema anunciado no início da sessão pela Comissão de Seleção, definido

Os resultados obtidos no presente estudo contrariam ainda os obtidos por Benzinho (2004) que, incidindo igual- mente sobre o mercado de capitais português, constatou a existência de

Essa ânsia pela preservação das mais diversas manifestações culturais – material ou imaterial - dos mais diferentes grupos que compõem a sociedade, pressupõe, entre outras

O volume anual de vendas de aços planos cresceu 3%, totalizando 5,9 milhões de toneladas, em função do aumento na capacidade produtiva da empresa de 5,0 mt/ano para 7,5 mt/ano

O assunto da trova é o relacionamento amoroso, a dor de cotove lo pelo abandono e, dependendo da experiência prévia que tiver- mos a respeito do assunto, quer seja esta