• Nenhum resultado encontrado

Serpro em dia com seus procedimentos tributários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serpro em dia com seus procedimentos tributários"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Especial

02

Serpro em dia com

seus procedimentos

tributários

HLB Audilink presta serviço de assessoria para a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil

Declaração do imposto de renda via Internet, sistemas informatizados que gerenciam o orçamento da União, redes que permitem integrar balancetes

contábeis ao Fundo de Participação de Estados e Municípios, serviços computadorizados que informam quanto o Brasil exporta e importa, todas essas atividades têm a marca do Serpro — Serviço Federal de Processamento de Dados, cliente recente da HLB Audilink.

Com sede em Brasília, mas com uma atuação que abrange todo o território nacional, o Serpro contratou a empresa para prestar um serviço de assessoria tributária, envolvendo imposto de ren-da, contribuição social, PIS/Pasep, Cofins, INSS e ICMS. “O traba-lho se iniciou em maio, e estamos fazendo um levantamento dos procedimentos tributários do Serpro”, conta o gestor do contrato com o Serpro, Sérgio Kohlrausch.

De acordo com ele, a assessoria ao Serviço está sendo bastante gratificante e desafiadora: “Por se tratar da maior empresa públi-ca de prestação de serviços em tecnologia da informação do País, com um faturamento superior a um bilhão de reais ao ano, e por ser uma empresa que engloba todo o Brasil”.

O que é o

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é a maior empresa pública de presta-ção de serviços em tecnologia da informapresta-ção do Brasil. Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1º de de-zembro de 1964, para modernizar e dar agilida-de a setores estratégicos da administração pú-blica. A empresa, vinculada ao Ministério da Fazenda, cresceu desenvolvendo programas e serviços que permitiram maior controle e trans-parência sobre a receita e os gastos públicos. Consolidou-se, ao longo desses anos, aprimo-rando tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e in-corporadas à vida do cidadão brasileiro.

Números

- Situa-se, fisicamente, em uma sede central (localizada em Brasília) e em

dez

regionais distribuídas pelo território na-cional.

- São

8.522

empregados alocados em mais de

330

mu-nicípios brasileiros.

- Seu mercado de atuação está no segmento das finanças públicas, constituído pelo Ministério da Fazenda com suas secretarias e demais órgãos, correspondendo a

85,2%

do volume de negócios da Empresa. Atua, também, no segmen-to das ações estruturadas e integradoras da Administração Pública Federal, que é constituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e estende-se a outros órgãos governamentais que venham a constituir ações nesse setor e que demandem serviços característicos da Empresa. - Com sua ampla base operacional, o Serpro presta serviços em rede que abrange todo o território nacional, num volu-me de ordem superior a

um bilhão

de transações on-line anuais, com sistemas popularizados por siglas ou expres-sões como: Siscomex, Rais, Renavam, Siafi, Siape, IRPF, Receitanet, Rede Governo, Siafem, Siapenet, Siorg e outros já inseridos nas esferas econômicas e sociais da vida do Gover-no, das empresas e dos cidadãos brasileiros.

O Serpro pr

esta

serviços ao P

aís int

eiro,

totalizando mais de um

bilhão de transações

on-line anuais

(3)

03

Cliente

Saúde solidária

A Unimed São Gonçalo-Niterói (RJ), um dos clientes da HLB Audilink, além de cuidar da saúde de seus associados

desenvolve um trabalho social junto às instituições Fundação Gol de Letra e Projeto Gerson. A atuação da cooperativa na sua comunidade já lhe rendeu três vezes o Selo de

Responsabilidade Social da Unimed.

Unimed São Gonçalo-Niterói contribui com as ações sociais da Fundação Gol de Letra e do Projeto Gérson. A cooperativa conta hoje com 1.172 médicos e 251 colaboradores

Com 33 anos no mercado, 1.172 médicos cooperados e 251 colaborado-res, a Unimed São Gonçalo — Niterói tem desenvolvido, ao longo dos anos, um forte trabalho social junto às comunidades em que atua. O reconhecimento veio através da conquista, pela terceira vez consecu-tiva, do Selo de Responsabilidade Social da Unimed Brasil.

Segundo o presidente da Unimed, Dr. Benito Petráglia, re-ceber o prêmio pela terceira vez se deve ao fato de a atual administração conceber a cooperativa não somente sob o aspecto resultado financeiro, mas também pelas atribuições de cuidados com o meio ambiente e responsabilidade com a sociedade. Atualmente, a cooperativa está envolvida em projetos sociais como o da Fundação Gol de Letra e Projeto Gérson, além de participar de eventos da comunidade.

Responsabilidade fiscal

A responsabilidade da cooperativa abrange outras áreas, como a financeira. Por isso, neste ano, a Unimed São Gon-çalo-Niterói foi em busca de uma nova auditoria contábil. “Como nosso contador conhecia um dos auditores da

HLB Audilink, perguntou-se ao mesmo se havia interesse da HLB Audilink em participar da nossa concorrência, na qual foi a vencedora”, destaca o gerente do departamento de contabilidade da Unimed, Daniel Ferreira. Conforme o gerente, a HLB Audilink faz um trabalho de auditoria contábil, com emissão de parecer para publicação, e revisão da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). “Os auditores da empresa trabalham de forma bem transparente, dirimindo as dúvidas quando essas aparecem. Desta forma, seus relatórios são sucintos e diretos, o que facilita a análise e possíveis correções”, avalia o gerente.

Expectativa de crescimento

“O mercado de planos de saúde encontra-se bastante competitivo, com as principais operadoras apresentando sempre as melhores ofertas e buscando manter a melhor relação de custo versus benefício, assegu-rando a rentabilidade da sua carteira de clientes” — assim analisa o segmento o gerente do departamento de mercado da Unimed, José Augusto.

“Os auditores da HLB

Audilink trabalham de

forma bem transparente,

dirimindo as dúvidas

quando essas aparecem.

Seus relatórios são

sucintos e diretos, o que

facilita a análise e

possíveis correções.”

Daniel Ferreira, gerente do

departamento de

contabilidade da Unimed

São Gonçalo-Niterói

De acordo com ele, o setor está concentrado nas operado-ras que têm as melhores condições comerciais, sejam de preços praticados ou da rede de atendimento aos seus clien-tes. “Dentro desse cenário, a expectativa de crescimento da Unimed São Gonçalo-Niterói é promissora, tendo em vista vários processos desencadeados internamente para prover o mercado dos mais variados tipos de produtos, sejam pla-nos particulares ou coletivos, oferecendo as melhores con-dições de cobertura e preços”, acrescenta José Augusto.

(4)

04

Notas

Novos clientes da HLB Audilink

Atualização constante

Reunião de Educação Profissional Continuada da HLB Audilink discute temas fiscais e contábeis

Representantes dos escritórios de Fortaleza, Salvador e Recife

Mensalmente, representantes

dos escritórios da HLB Audilink

de todo o País se encontram

para participar de reuniões

técnicas, o que demonstra a

importância que a empresa dá à

educação continuada

A Medida Provisória 252 (mais conhecida como a MP do Bem), o novo modelo de Demonstração do Valor Adicionado (DVA), reso-luções do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e uma novida-de em crédito presumido novida-de ICMS específico para Usinas do estado de Alagoas foram alguns dos principais temas debatidos durante a reunião do Programa de Educação Profissional Continua-da Continua-da HLB Audilink.

O encontro, que contou com a participação de representantes dos escritórios de Fortaleza, Salvador e de Recife, ocorreu no início do se-gundo semestre na capital pernambucana. O grupo esteve reunido novamente no final de julho, quando abordaram assuntos atuais como a remessa de dividendos para o exte-rior, fluxo de caixa e testes práticos sobre DVA.

Mudanças legislativas

Uma avaliação sobre as implicações da MP do Bem foi apresentada por Ernani Marcucci. A medida provisória alivia a tributação do setor produtivo, estimula a construção civil e isenta a venda de imóveis do Imposto de Renda, entre outros pontos positivos. “En-tretanto, propõe alterações nada favoráveis aos contribuintes, além do fato de não contemplar outros setores”, salientou.

Segundo ele, especialistas criticam ainda a inexistência de benefí-cios fiscais para as empresas tributadas pelo lucro presumido — em sua maioria pequenas e micros — e àquelas que não são ex-portadoras. Outro item apontado durante a reunião foi que a MP não beneficia as pequenas e micro prestadoras de serviços.

Demonstrações contábeis

Pela resolução 1.003 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as Demonstrações Contábeis — que agora trazem informa-ções sociais e ambientais das empresas — podem substituir o Balanço Social. Porém, as organizações que já costumam fazer o seu relatório anual precisarão apenas fa-zer algumas adequações. A HLB Audilink en-caminhará correspondência a seus clientes alertando sobre a necessidade de adoção dos novos procedimentos.

A reunião tratou, ainda, da resolução que criou mais uma de-monstração contábil, a do Valor Adicionado (DVA), definida pelo Conselho Federal de Contabilidade em janeiro deste ano. Ela tem a finalidade de mostrar o valor agregado aos insumos pagos a terceiros, sendo tal montante distribuído entre empregados, go-verno, instituições e, enfim, chegando-se ao lucro líquido, apura-do na DRE (Demonstração de Resultaapura-do apura-do Exercício).

• Administradora Brasal Ltda. – Brasília, DF

• Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – Brasília, DF • Armco Staco S/A Indústria Metalúrgica – Rio de Janeiro, RJ • Consórcio Shopping Light – São Paulo, SP

• Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Salvador, BA • Gravasul Artes Gráficas e Gravações Ltda. – Novo Hamburgo, RS

• IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – Brasília, DF • Manufatura de Madeiras Piratini Ltda. – Bento Gonçalves, RS

• Usina Ipojuca S/A – Ipojuca, PE

• Sindicato da Indústria do Fumo do Estado de São Paulo - São Paulo, SP • Brenner Administradora de Consórcio Ltda. – Lajeado, RS

A medida concede a isenção de PIS/Cofins apenas para empre-sas do setor de informática que exportarem mais de 80% de sua receita bruta anual. Além disso, proíbe as empresas tribu-tadas pelo Simples e pelo sistema cumula-tivo de obterem o benefício.

(5)

05

Notas

Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais

As dez mil maiores empresas do País tiveram até o dia 5 de agos-to para entregar o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) relativo aos dois primeiros trimestres deste ano. Já as restantes devem enviar o documento até 7 de outubro. O prazo de entrega do Dacon é determinado de acordo com a obrigatoriedade de a empresa entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). As pessoas jurídicas de

Cronograma de entrega do Dacon:

Empresas de grande porte

Trimestre Prazo de entrega

1º trimestre de 2005 5 de agosto de 2005

2º trimestre de 2005 de 2005 - 5 de agosto de 2005 3º trimestre de 2005 de 2005 - 8 de novembro de 2005 4º trimestre de 2005 de 2005 - 7 de fevereiro de 2006

maior porte, com faturamento anual superior a R$ 30 milhões, devem entregar a DCTF mensalmente. E essas organizações tive-ram até o dia 5 de agosto para apresentar o Dacon.

As empresas menores, porém, entregam a DCTF semestralmente. Elas podem enviar o demonstrativo até o dia 7 de outubro. Quem perde o prazo está sujeito à multa de 2% ao mês ou fração, limitada a 20% do valor devido.

Empresas de menor porte

Trimestre Prazo de entrega

1º trimestre de 2005 7 de outubro de 2005 2º trimestre de 2005 7 de outubro de 2005 3º trimestre de 2005 7 de abril de 2006 4º trimestre de 2005 7 de abril de 2006

Informe da HLB

Audilink concorre ao

Prêmio Aberje

O Informe da HLB Audilink, elaborado pela Giornale Comunicação Empresarial, está entre os finalistas da 31ª Edi-ção do Prêmio Aberje (AssociaEdi-ção Brasileira de Comuni-cação Empresarial), a mais importante premiação de comunicação do País, que avalia os trabalhos realizados no ano de 2004, em comunicação empresarial. A publicação está concorrendo na categoria boletim externo.

Segundo dados da Aberje, foram, nesta edição, 1.099 traba-lhos inscritos entre as regiões Centro-Oeste-Leste, Minas Ge-rais, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Região Sul. As empresas finalistas deverão defender seus trabalhos frente a uma banca especializada. Vamos torcer!

(6)

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481 Fax: (61) 3321-4274 brasilia@audilink.com.br

Curitiba

Telefone: (41) 3322-8284 Fax: (41) 3233-7050 curitiba@audilink.com.br

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) 3264-0159 fortaleza@audilink.com.br

Porto Alegre

Telefone/Fax: (51) 3342-5858 poa@audilink.com.br

Recife

Telefone: (81) 3465-0036 Fax: (81) 3467-7604 recife@audilink.com.br

Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988 Fax: (21) 2539-2676 rio@audilink.com.br

Salvador

Telefone/Fax: (71) 3351-6060 salvador@audilink.com.br

São Paulo

Telefone/Fax: (11) 3819-2207 sao@audilink.com.br

Informações

Na Internet

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível ativar links para os sites de diversos órgãos do governo, como, por exemplo, o Banco Central, Ministério do Trabalho, Secretaria da Receita Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento, en-tre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

06

No

Brasil

HLB Audilink Informe

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink voltada à constante atualiza-ção de seus clientes. O objetivo deste veí-culo consiste em manter os seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do País, assim como divulgar notícias e artigos re-ferentes à área de auditoria.

Newsletters

Para profissionais que precisam estar por dentro de todas as mudanças na legislação e não têm tempo de ler todos os veículos de comunicação, a HLB Audilink envia, semanalmente, e-mails com notícias atu-alizadas em primeira mão e lembretes sobre assuntos técnicos e tributários. En-tre em contato com o escritório mais pró-ximo para receber, gratuitamente, o Newsletter da HLB Audilink.

Referências

Documentos relacionados

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Este trabalho pretende contribuir com o desenvolvimento do Turismo em Caverna, Espeleoturismo, a partir da avaliação da percepção de qualidade de serviços pelos visitantes

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para