• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO. Introdução. 1. Calendário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO. Introdução. 1. Calendário"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

REGULAMENTO

Introdução

Situado no extremo oeste da Europa, Portugal é um país de média dimensão, rico em paisagens e habitats naturais: uma extensa zona costeira, grandes estuários, lagoas e vastas praias, dunas e falésias rochosas, amplas planícies cerealíferas, montados de sobro admiráveis, montanhas soberbas e vales fluviais magníficos. Esta multiplicidade de habitats alberga uma diversidade de espécies de aves muito diferentes entre si e de uma beleza extraordinária. A SPEA juntamente com os parceiros lança o desafio a todos os amantes da fotografia de natureza e organiza o concurso “Um olhar sobre as aves”.

A rola-brava está em decréscimo acentuado na maior parte dos países europeus, incluindo Portugal. Em 2012 foi escolhida para Ave do Ano, de modo a chamar a atenção para uma espécie comum, mas que atualmente apresenta fragilidades. O concurso de fotografia “Um olhar sobre as aves” pretende promover a fotografia de todo o tipo de espécies de aves que passem por Portugal e dar um prémio especial a quem tire a melhor fotografia de rola-brava.

1. Calendário

Submissão de fotografias – entre 21 de maio a 22 julho de 2012 Divulgação da decisão do júri – até 30 de Setembro de 2012

(3)

2. Direito de participação

Não existe idade mínima para participar, mas os menores deverão enviar

juntamente com a fotografia uma declaração dos pais a dizer que podem participar e estão de acordo com as regras. Estão excluídos de participar membros do staff e Direção Nacional da SPEA, bem como dos parceiros do concurso. Não podem também participar outros colaboradores remunerados da SPEA.

3. Âmbito

Podem participar fotógrafos amadores e profissionais de todas as nacionalidades. Apenas serão aceites fotografias de espécies que ocorram em Portugal continental e ilhas.

4. Categoria

Existe uma única categoria denominada de “aves selvagens”. Para além desta categoria, irá ser atribuída uma Menção Honrosa à melhor fotografia de rola-brava. NOTA:

Se concorrer com uma fotografia da rola-brava habilita-se a ganhar o prémio principal e a Menção Honrosa, podendo acumular os 2 prémios se a sua foto for considerada a melhor do concurso.

5. Prémios

• Melhor fotografia do concurso – um par de Binóculos Swarovski CL Companion 10x30, no valor de €950.

• Menção Honrosa “Ave do Ano 2012” – como forma de promover a campanha, decidiu-se atribuir uma Menção Honrosa que será premiada com: uma mochila para material fotográfico “Lowepro Pro Runner 350 AW”, no valor de € 145 e uma assinatura da revista National Geographic durante um ano. A fotografia poderá surgir na revista Pardela de Novembro.

6. Equipamento

São aceites todo o tipo de fotografias digitais. Estas deverão ser enviadas com o tamanho de 3000x2000 pixéis.

(4)

7. Condições de participação e submissão de fotografias

a) Apenas serão admitidas a concurso fotografias em suporte digital;

b) O participante deverá preencher o formulário em www.spea.pt/pt/participar/

campanhas/concurso-de-fotografia, e enviar a sua fotografia em formato jpeg, com o máximo de 5 Mb para spea.fotografia@gmail.com;

c) Cada concorrente pode participar com o máximo de 3 fotos;

d) No caso de alguma dúvida deverá enviar e-mail para spea.fotografia@gmail.com.

8. Exclusões do concurso

A competição não aceita fotografias manipuladas digitalmente. No entanto, é possível fazer ajustes, como por exemplo brilho, contraste ou nitidez. A fotografia original deve estar disponível, sem alterações ou modificações com uma resolução que permita a impressão (pelo menos um volume de dados de 5 MB). O júri poderá solicitar versão original antes de conceder o prémio. O júri também pode pedir o original da fotografia vencedora.

Se a mesma pessoa concorrer com mais fotografias do que as permitidas (mesmos dados pessoais com endereços de email diferentes), a SPEA reserva-se o direito de excluir essa pessoa do concurso.

A SPEA defende um código ético para os observadores de aves (consultar www. spea.pt/fotos/editor2/codigo_etica_birdwatching_spea.pdf) que deve ser respeitado por todos os concorrentes.

Se a foto demonstrar algum tipo de perturbação à ave em questão ou ao seu habitat, pode ser excluída do concurso.

9. Júri

Xavier Esteller– representante de Swarovski Optik Luís Quinta – fotógrafo de natureza

Gonçalo Pereira – Diretor da National Geographic José Manuel Silva – Colorfoto

10. Decisão do júri

A decisão final será comunicada a todos os participantes via e-mail até 30 de setembro de 2012 e também divulgada no nosso site e meios de divulgação próprios. A decisão final do júri será soberana e não poderá ser alvo de recurso e está excluída qualquer reivindicação legal.

(5)

11. Critérios de escolha

Os critérios de escolha são a estética das fotografias apresentadas, a relevância do tema (espécie em causa), a nitidez e qualidade geral da fotografia.

12. Direitos de reprodução/autoria

Cada autor ao enviar a sua foto poderá dar o direito à SPEA de usar a sua fotografia nos seus materiais e meios de divulgação. Esta utilização será feita sempre com referência aos créditos

O participante aceita todas as condições de participação emitidas e confirma que, ao enviar as fotos, não estão a ser violados direitos de terceiros, como por exemplo direitos autorais.

Os melhores trabalhos a concurso poderão ser integrados numa exposição pública em data e local a definir, se houver financiamento.

Organização

Apoios

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..