• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO GERAL DE CADA UMA DAS OPERAÇÕES em Síntese

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRIÇÃO GERAL DE CADA UMA DAS OPERAÇÕES em Síntese"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DESCRIÇÃO GERAL DE CADA UMA DAS OPERAÇÕES em Síntese

E 1.1 – Construção de apoios de pesca

E 1.2 – Criação de programa de combate à exclusão social

E 1.3 – Criação de estágios ligados à formação de jovens no campo das ciências da produtividade no Tejo

E 1.4 – Construção de circuito de manutenção, parque infantil e geriátrico

E 1.5 – Realização de Obras de beneficiação na envolvente da Escola Alfredo da Silva

E 1.6 – Acções de dragagem, criação de ancoradouros e obras complementares em Alburrica

Dotação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento da actividade piscatória. Pretende-se contribuir para a integração da comunidade piscatória, favorecendo a identidade e coesão social deste grupo social.

Promoção da melhoria do apoio aos grupos sociais mais desfavorecidos, através da potenciação das infra-estruturas de suporte a essa intervenção. Com esta medida pretende-se criar mecanismos que promovam a coesão e inclusão social, garantindo factores para a igualdade de género.

Envolvimento da comunidade científica e estudantil no processo produtivo. Projecção da imagem de cluster produtivo, de qualidade ambiental, tecnológica e das potencialidades do Estuário do Tejo.

Dotar o território de Alburrica de equipamentos de suporte à actividade física, quer seja ela, desportiva, lúdica ou terapêutica. Com a introdução combinada deste tipo de equipamentos pretende-se que a população de diferentes grupos etários possa interagir no usufruto de um ambiente natural junto à frente de água.

Obras complementares de requalificação como complemento ao investimento directo na Escola, por acção do Programa do Parque Escolar EP, do Governo, através de financiamento da União Europeia e Orçamento Geral do Estado, visando a ampliação do leque de alunos através da transformação da Escola em C+S.

Através da qualificação de infra-estruturas desportivas, pretende-se garantir a manifestação de novas dinâmicas de ocupação deste espaço, contribuindo inevitavelmente para a regeneração do tecido social deste território.

(2)

E 1.7 – Criação de condições para a prática e formação desportiva ligada à Vela na Av. Bento Gonçalves

E 1.8 – Planeamento das festas anuais de Nossa Senhora do Rosário

E 1.9 – Implementação de projecto de apoio a pessoas com mobilidade reduzida

E 1.10 – Criação de rede publica de acesso wireless nos espaços públicos da área de intervenção

E 1.11 – Biblioteca estival e ateliê de verão

Dinamização de actividade desportiva da Vela como ponto de encontro de jovens e de upgrade social da frente urbana do Barreiro Antigo. Reorganização do abrigo de embarcações colocado pela APL na zona nordeste do Passeio Augusto Cabrita, prolongamento do actual pontão e dragagem de um canal que propicie a acostagem de embarcações de recreio.

Planear e ordenar a implantação das infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento das festas anuais de Nossa Senhora do Rosário. Com esta acção pretende-se definir em concreto um local para a realização destas festas anuais, dotando o espaço das condições necessárias para o funcionamento da mesma. Para tal, a CMB e a JFB associam-se para, em conjunto, avaliarem as necessidades inerentes à realização deste objectivo.

Dotar o território de condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, visando a futura candidatura a para o programa de Praias Acessíveis do Instituto Nacional para Reabilitação. Criação de infra-estruturas que permitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a áreas de actividades ao ar livre, lazer, parques específicos, zona balnear, zona de restauração e contemplação. Criação de acessos, e implementação de equipamentos dedicados junto da praia e das caldeiras dos moinhos.

O objectivo central desta acção é a instalação de meios para a utilização das tecnologias de informação promovendo a multifuncionalidade dos espaços de lazer e urbanos,

servindo a comunidade. Contribuir para a modernização do ambiente urbano em função da instalação de meios para a utilização de tecnologias de informação. Este é um projecto que tem como principal objectivo disponibilizar, a toda a comunidade, um serviço de mobilidade entre os vários espaços públicos de convívio e lazer compreendidos em Alburrica.

Dinamização da praia de Alburrica através do desenvolvimento de actividades culturais relacionadas com a época estival. A existência de três moinhos de vento em Alburrica, actualmente destituídos de funcionalidade, permite introduzir e desenvolver actividades culturais destinadas à população em geral e em especial à população em idade escolar.

(3)

revistas para todas as idades. Desenvolver actividades específicas, como a “Hora do Conto”, a apresentação de livros, encontros culturais, dando sempre especial destaque à história do local. Da mesma forma, pretende-se fazer uma programação para a duração da época balnear que inclua ateliês de expressão plástica, dando especial relevo às questões ambientais e à preservação do local.

Apoio da comunidade jovem no desenvolvimento de tarefas e ocupação dos tempos livres com actividades desportivas, lúdicas e de apoio à comunidade local. Criação de condições logísticas para a pratica desportiva ligada ao remo e vela, bem como para o contacto com outros jovens com interesses comuns, criando um laço de identidade colectiva. Pretende-se para tal, estabelecer vínculos com os clubes desportivos locais e piscina municipal.

Integração do território de Alburrica na vivência diária dos cidadãos, potenciando uma revitalização económica qualificada. Construção de acessos pedonais e ciciáveis que permitam o acesso facilitado a áreas balneares, zonas de lazer, contemplação, áreas de actividades e produtivas. Construção de passadiços de ligação do património edificado, permitindo o acesso da Rua Miguel Pais aos três moinhos de vento, passando pelos moinhos de maré.

E 2.2 – Construção de acessos rodoviários condicionados à especificidade funcional de cada área Os acessos rodoviários actualmente existentes para além de desqualificados não abrangem de forma estruturada toda a área de Alburrica. Na construção de novos acessos pretende-se integrar estacionamento sombreado, e espaços para circulação de bicicletas e percursos pedonais.

Continuação da qualificação do espaço urbano na lógica de dotar a cidade de condições para a eficiência da utilização de transportes alternativos, nomeadamente a bicicleta. Melhoria da mobilidade na cidade. Esta acção permite a ligação da ciclovia iniciada com o Programa Polis com a ciclovia recentemente inaugurada na Av. Bento Gonçalves. Esta acção permite a criação de uma rede de ciclovia dedicada à mobilidade e lazer com aproximadamente 8 Km, constituindo um importante factor da qualificação e aproximação do território, da área de intervenção, à cidade, tornando estas áreas hoje separadas, integradas e coesas.

A qualificação do território de Alburrica e zona envolvente passa também, pelo apoio que se presta aos transeuntes, quer nas suas deslocações, quer nos períodos de estada. Para tal, é necessário dotar

E 1.12 – Criação de programa de ocupação de tempos livres

E 2.1 – Construção de percursos pedonais de penetração no território de Alburrica e de ligação com o tecido urbano

E 2.3 – Implementação de rede complementar de vias cicláveis

(4)

estes espaços de iluminação, papeleiras, bancos, e outros necessários ao confortável usufruto deste local.

O reforço do conforto, segurança e atractividade da área de Alburrica e Av. Bento Gonçalves é atendido na medida em que se pretende introduzir melhorias e valorizar os espaços públicos do conjunto urbano reduzindo o sentimento de insegurança das populações. Por outro lado, promove-se a utilização racional de energia na iluminação pública, contribuindo para a diminuição da factura energética e combater as alterações climáticas através da redução das emissões Co2.

Para funcionarem os moinhos de maré necessitam de uma represa de água (caldeira) que através de um sistema de comportas permite pôr em funcionamento o sistema de moagem localizado no interior do edifício. As comportas localizam-se no embasamento do edifício, normalmente executado em alvenaria regular de blocos de pedra, formando uma muralha que contém e formaliza a entrada e saída de água da Caldeira.

Por força da inactividade dos moinhos de maré de Alburrica, as suas muralhas encontram-se bastante degradas e algumas em estado de ruína, mantendo-se ainda no local as pedras da sua constituição. Pretende-se portanto, reconstruir e recuperar essas muralhas com o objectivo de conseguir conter a massa de água nas caldeiras beneficiando as actividades aquícolas a desenvolver no local.

Limpeza dos lodos e sedimentos existentes nas caldeiras do moinho pequeno e moinho grande através de sistemas mecânicos. Limpeza das margens das caldeiras de forma a potenciar a sua consolidação. Melhoria na imagem e na segurança no acesso às actividades a fomentar.

Dotar os espaços envolventes das Caldeiras dos Moinhos de Maré de condições aprazíveis à permanência e circulação da população. Em associação com a limpeza destas bacias de água, pretende-se qualificar fisicamente as suas margens, com a introdução de elementos que permitam a permanência da população com vista ao desfrute da paisagem.

Consolidação da estrutura de areal que protege o património edificado em Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro e zona norte. Movimentação de areias locais em concordância com os projectos de especialidade desenvolvidos pela WW Consultores de Hidráulica, SA, referentes à consolidação das

E 2.5 – Implementação de sistemas de iluminação de baixo consumo

E 2.6 – Reconstrução e recuperação das motas das Caldeiras dos Moinhos de Maré

E 2.7 – Limpeza das caldeiras e respectivas margens

E 2.8 – Obras de qualificação das margens envolventes das Caldeiras

(5)

Dinamização qualificada da actividade balnear visando a futura candidatura ao programa de Praias Acessíveis do Instituto Nacional para Reabilitação. Colocação de instalações sanitárias, quiosques para actividades económicas e culturais a desenvolver na zona da Praia Fluvial, actualmente bastante procurada pela população, visando a sua maior qualificação e potenciando uma maior dinâmica turística.

As embarcações que actualmente se localizam em Alburrica, encontram-se dispersas um pouco por todo o areal, de modo desordenado e sem apoios condignos à sua fixação. Pretende-se criar uma zona de ancoradouros para todas as embarcações, com ligação directa à Rua Miguel Pais, para fácil acesso à água de embarcações ligeiras. O sistema a utilizar será feito por empresa especializada, assumindo uma imagem ligeira mas resistente, de modo a respeitar a fragilidade do território em causa.

Conclusão da recuperação da muralha e reforço de zonas degradadas pela erosão costeira. Colocação de enrocamento de pedra assente à mão como solução técnica para protecção da margem. Continuação da faixa de ciclovia e passeio por aproximadamente, mais 500m até ao Clube Naval Barreirense, e reordenamento do estacionamento.

Qualificação ambiental das águas do estuário do Tejo e anulação dos esgotos directos para o rio. Eliminação dos constrangimento causados pelas marés em momentos de retorno de descargas que saem nas caixas de visita no interior da cidade. Finalização do sistemas de recolha de águas residuais da cidade e encaminhamento para a ETAR Barreiro/ Moita.

Reperfilamento da Av. Bento Gonçalves e qualificação da frente urbana do Barreiro Antigo, tornando esta área mais apelativa ao investimento e dinamização económica na área da restauração e do lazer. Com a introdução de alterações e melhorias no sistema de recolha de águas residuais, toma-se como oportunidade a reconstrução da Av. Bento Gonçalves com novo perfil transversal, colocação de iluminação e mobiliário urbano.

O projecto visa o melhoramento do serviço de recolha de águas residuais na área de intervenção do

E 2.10 – Construção e colocação de infra-estruturas de apoio de praia

E 2.11 – Colocação de ancoradouros para embarcações

E 2.12 – Continuação do Passeio Augusto Cabrita até ao Clube Naval

E 2.13 – Construção do Emissário da Av. Bento Gonçalves

E 2.14 – Reperfilamento da Av. Bento Gonçalves

(6)

Programa de Acção, com a construção de uma estação elevatória na Rua Miguel Pais, tendo em conta o enquadramento paisagístico e cuidados arquitectónicos contribuindo para a uma paisagem urbana cuidada e esteticamente aprazível.

Pretende-se qualificar esta frente de água que se relaciona de forma directa com o tecido urbano consolidado, proporcionando uma apropriação qualificada à população que dela quiser usufruir. Prevê-se igualmente a regularização das referidas margens com o objectivo de nelas fixar os apoios para a colocação de ancoradouros para embarcações.

Através da reabilitação deste edifício, de grande valor simbólico para a cidade do Barreiro, pretende-se contribuir para a protecção e reabilitação do património imobiliário e do património histórico e cultural. Com esta intervenção tem-se por objectivo introduzir novas actividades económicas e introduzir futuramente um programa de aproveitamento de energias renováveis.

Na sequência das obras de reabilitação exterior dos moinhos de vento, património municipal, onde foram investidos aproximadamente 65.000,00 euros, pretende-se realizar a reabilitação interior permitindo a sua afectação a usos e actividades

As obras de qualificação que se pretendem realizar no Largo, localizado no limite Oeste do núcleo histórico do Barreiro têm como objectivo a reabilitação desse espaço com o intuito de melhorar o seu desempenho funcional.

O desenvolvimento desta intervenção fica a cargo da CMB e Junta Freguesia do Barreiro, sendo a Paróquia de Santa Cruz e Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, responsável pelo usufruto e dinamização deste espaço com eventos sociais e casamentos, contribuindo para uma qualificação da vivência urbana neste ponto da cidade.

A intervenção urbana a levar a cabo pela Câmara Municipal do Barreiro na Praça Bento Jesus Caraça tem como objectivo a renovação e reabilitação deste espaço com o intuito de o valorizar ao nível ambiental e paisagístico, e melhorar o seu desempenho funcional.

A Câmara Municipal identificou a entidade que contribuirá para a dinamização deste espaço, que

E 2.16 – Limpeza das margens da Rua Miguel Pais

E 2.17 – Recuperação do Moinho de Maré Pequeno para implementação de actividade económica

E 2.18 – Recuperação dos moinhos de vento para implementação de sistemas de produção de energia e actividades culturais e sociais

E 2.19 – Obras de qualificação do Largo Nossa Senhora do Rosário

(7)

será a Escola Secundária Alfredo da Silva. Assim, dar-se-á a qualificação do espaço, alavancada por uma boa utilização do mesmo, que transmitirá aos seus visitantes o caminho da regeneração urbana em que entrou este território.

Recuperar e qualificar o espaço público, recorrendo à inclusão de mobiliário urbano, e, simultaneamente, introduzindo melhorias no ambiente urbano através da criação de espaços verdes urbanos públicos. Estabelecimento de ligações francas entre a área construída do Barreiro Antigo e a frente ribeirinha do Passeio Augusto Cabrita.

Apesar de muito esporádicas, a existência neste local de actividades culturais, relacionadas com espectáculos musicais e feiras de juventude, já faz parte do imaginário da população do Barreiro e dos concelhos limítrofes. A precária infra-estrutura existente, denominada “Palco das Marés”, é ocasionalmente utilizada para eventos ao ar livre.

Com esta acção pretende-se consolidar a dinamização de eventos culturais neste local, podendo integrá-los nos vários festivais existentes no Concelho, organizados por associações locais ligadas à cultura e à juventude.

Constituir um núcleo documental sobre o estuário do Tejo, o qual passará desta forma a estar integrado na Estratégia Nacional para Gestão Integrada de Zonas Costeiras do Instituto da Água, IP. Desenvolvimento de um equipamento ligado à monitorização do Estuário do Tejo – equipamento esse que está previsto no P.I. com a denominação de banco de dados ESTEJO. Pretende-se potenciar a concentração de dados e informação disponibilizados pelos diversos municípios e entidades com intervenção no estuário no Tejo para consulta ou investigação de interessados. Este banco de dados será também um instrumento de apoio ao Observatório ESTEJO considerado como um dos objectivos do P.I.

A Rua Miguel Pais, enquanto eixo urbano distribuidor paralelo à frente de rio, apresenta-se, actualmente, desprovida de qualidade e interesse urbano. Pretende-se através desta acção reformular o perfil transversal e qualificar o espaço público, garantindo um percurso aprazível para a circulação automóvel e pedonal. Para tal, proceder-se-á à repavimentação dos passeios, à melhoria da eficiência na iluminação pública, ao ordenamento do estacionamento, ao aumento da segurança dos peões e à criação de corredor ciclável.

Pretende-se, com estas acções, dotar este espaço de uma imagem moderna, em continuidade com a requalificação ocorrida no centro do Barreiro e na Av. Alfredo da Silva.

E 2.21 – Obras de qualificação das Travessas perpendiculares à Av. Bento Gonçalves

E 2.22 – Criação de infra-estruturas de apoio a actividades lúdicas e culturais ao ar livre

E 2.23 – Criação de uma base de dados sobre a monitorização do estuário do Tejo

(8)

E 2.25 – Plano de monitorização do Programa de Acção

E 3.1 – Criação de sociedade com sede local para a exploração de cluster de aquacultura

E 3.2 – Adaptação do edifício do antigo Matadouro Municipal

E 3.3 – Recuperação do Moinho de Maré Grande para implementação de Restaurante Gourmet

As operações de gestão do projecto decorrerão ao longo de todo o processo e têm como intuito difundir, de um modo transparente, toda a informação afecta ao decorrer das diversas operações e assegurar uma gestão rigorosa do orçamento previsto para cada intervenção. Este Plano de Monitorização constitui-se, assim, como um instrumento de apoio ao diagnóstico integrado dos problemas do Programa de Acção e à identificação dos principais desafios que se colocam à área de intervenção, medindo até que ponto as intervenções estão a contribuir, de facto, para a regeneração urbana.

Implementação do projecto de produção de bivalves em Alburrica, recuperando as capacidades endógenas desta zona. Pretende-se contribuir para o equilíbrio social através da geração de emprego e integração de comunidades locais, da valorização do ecossistema do estuário, através da exploração de uma unidade de produção de bivalves. A SAPALSADO compromete-se em implementar o equipamento produtivo e de investigação científica, maternidade de bivalves, unidade de depuração e implementação do projecto de produção de ostra Crassostrea angulata, espécie autóctone do litoral português.

Reabilitar e adaptar o edifício do antigo Matadouro Municipal para a implementação de uma maternidade e de um centro de depuração de bivalves. A construção de uma maternidade com vista à reabilitação da produção de ostra portuguesa e de um centro de depuração de bivalves encontram, nas instalações do antigo Matadouro Municipal, o local ideal para a sua implementação. Para tal o edifício deverá sofrer alterações na sua formalidade, com o intuito de se adaptar às novas actividades. As obras de adaptação do edifício do antigo Matadouro Municipal ficarão a cargo da CMB. A colocação de equipamento necessário à concretização da actividade de aquacultura com maternidade e depuradora ficarão a cargo da SAPALSADO.

Reconstrução do património edificado e introdução de actividade económica na área da restauração com potencial de atracção turística. Elaboração de projecto de recuperação do património edificado, visando o restabelecimento da imagem patrimonial do local para as gerações vindouras. Esta acção destina-se a aproveitar um imóvel existente e actualmente desocupado, para introduzir um equipamento de restauração destinado em particular à degustação dos produtos da região, nomeadamente os bivalves aqui produzidos. Esta actividade destina-se a aumentar o atractivo

(9)

turístico da zona através do turismo gastronómico de qualidade superior, acrescido com provas de outros produtos da região de Setúbal e da AML.

Criação de infra-estrutura de apoio à aprendizagem da pesca e prática no âmbito da pesca de recreio e lazer. Desenvolvimento de infra-estrutura a explorar pelos pescadores locais onde os interessados podem aceder à prática e ensino das artes de pesca tradicional.

O presente projecto tem como intuito promover apoios às iniciativas económicas das populações locais nomeadamente através de formas adequadas de apoio técnico e organizativo, bem como apoio financeiro aplicando as regras da política de benefícios/incentivos do Estado. O objectivo final prende-se com a dinamização do comércio local e consequente dinamização sócio-económica da Rua Miguel Pais.

O Clube de Vela do Barreiro pretende ampliar a infra-estrutura de restauração de que é proprietário, contribuindo para a dinamização daquela frente ribeirinha. Com a requalificação do Passeio Augusto Cabrita e o aumento da afluência de pessoas ao local, gera-se a necessidade de qualificar aquele espaço ao nível das actividades de restauração e bebidas. Desta forma a intervenção dos proprietários de estabelecimentos no local é determinante para a efectiva dinamização urbana.

A potencialidade endógena da área de intervenção para o aproveitamento de energias alternativas é uma realidade explorada desde o século XV, com a introdução no local dos primeiros edifícios dos moinhos de maré, mais tarde acompanhados por vários exemplares de moinhos de vento. Perante esta realidade, pretende-se estruturar, através de um estudo e programa, uma estratégia futura de aproveitamento das energias solar, hídrica e eólica, para a produção de energia eléctrica, com a colaboração da S.energia. Com esta acção tem-se como objectivo último a auto-sustentabilidade energética do local e a sensibilização da população para as problemáticas da sustentabilidade ambiental e da utilização de energias renováveis.

E 3.4 – Implementação projecto de aquacultura e actividade piscatória

E 3.5 – Desenvolvimento de programa de fomento ao comércio tradicional e captação de investimento para a frente rio da Rua Miguel Pais

E 3.6 – Ampliação de actividade económica na Av. Bento Gonçalves

(10)

E 3.8 – Plano de divulgação e comunicação do Programa de Acção

O plano de Divulgação e Comunicação apresenta-se como um elo de ligação à população local estimulando o sentido de pertença, a participação e a cidadania. Por outro lado, destina-se a promover externamente a área de intervenção com o objectivo de atrair pessoas, actividades económicas e investimentos associados à animação da Parceria Local e à dinamização do Programa de Acção, tornando-se fundamental o desenvolvimento de um conjunto alargado de iniciativas que se distribuem pela utilização de novas tecnologias, meios de comunicação social e distribuição de brochuras e panfletos pela população.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Los autores de este libro, los profesores Fernando Quiles (direc- tor también de la colección en la que sale publicado), Manuel Fernández y Antonia Filhao, han recogido en

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue