• Nenhum resultado encontrado

BELÉM PARÁ, 19 DE JULHO DE BOLETIM GERAL Nº 126 Para conhecimento das Unidades subordinadas e devida execução, publico o seguinte:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BELÉM PARÁ, 19 DE JULHO DE BOLETIM GERAL Nº 126 Para conhecimento das Unidades subordinadas e devida execução, publico o seguinte:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

COMANDO GERAL

AJUDÂNCIA GERAL

BELÉM – PARÁ, 19 DE JULHO DE 2016.

BOLETIM GERAL Nº 126

Para conhecimento das Unidades subordinadas e devida execução, publico o seguinte: MENSAGEM

Sozinho, um graveto é frágil e facilmente quebrado, mas muitos gravetos amarrados juntos se tornam inquebráveis.

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. O cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:12)

1ª PARTE – SERVIÇOS DIÁRIOS

SERVIÇO PARA O DIA 20 DE JULHO DE 2016 (QUARTA - FEIRA)

Superior de Dia A CARGO DO COP

Supervisor de Área A CARGO DO COP

Coordenador de Operações ao CIOP A CARGO DO COP

Oficial de Dia ao QCG TEN BM JERRY

Perito de Incêndios e Explosões TCEL BM SARQUIS

2ª PARTE – INSTRUÇÃO

1 – NOTA DE SERVIÇO – APROVAÇÃO

Aprovo a NOTA DE SERVIÇO Nº 002/2016, da Diretoria de Saúde, referente à 13º

Ação Cidadã em Santa Rita de Cassia – 2016 – Bujarú e Ação Social em Concórdia do Pará, que ocorreu no período de 21 a 29 de maio de 2016.

(Fonte: Nota nº 002/2016 - DS)

3ª PARTE – ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS

I– ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

1 – OFÍCIO RECEBIDO - TRANSCRIÇÃO

OFÍCIO S/Nº, DE 28 DE JUNHO DE 2016

Ao Corpo de Bombeiros em Paragominas - PA AT. Tenente Coronel Luís Cláudio - Comandante ASSUNTO: Agradecimento

A lncchol Industrial, vêm por este instrumento manifestar o sentimento de gratidão, a esta Corporação, pelo pronto atendimento a nossa solicitação, protocolada em 11 de maio de 2016, quando pedimos a participação dos oficiais Bombeiros Militares, na realização de em treinamento de prevenção de acidentes, causada por incêndio. Fomos atendidos com exatidão e capacidade técnica, bastante satisfatória, que, sem dúvida, muito contribuirá no atendimento dos objetivos da Incchol. Queremos ainda ressaltar, a forma exemplar com que os nobres Oficiais se desempenharam na apresentação do Treinamento, nos referimos ao 1º SGT BM Elienai Soares Pereira (condutor); ao 2º SGT BM José Adilson Pinheiro Leal, (CMT S.O.S.); ao 3º SGT BM Oziel Moraes da Silva e ao CB BM

(2)

Ronildo Andrade de Andrade, a todos, nossos sinceros agradecimentos e muito sucesso em vossas missões.

Abraços Cordiais

Paragominas, 28 de junho de 2016 lncchol Industrial Ltda EPP

(Fonte: Ofício nº 250/2016 – 1º GPA - Paragominas)

OFÍCIO S/Nº, DE 23 DE JUNHO DE 2016

Aos

Exmo. Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará Coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento

Ilmo. Sr. Comandante do 9º Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM) - Marabá Major Átila das Neves Portilho

Eu, Gleicy Karen Abdon Alves Paes, engenheira. docente da Universidade do Estado do Para (UEPA), juntamente com a turma de Engenharia Ambiental ano 2012 do campus Vlll - Marabá, vimos por meio deste prestar AGRADECIMENTO pela realização de instruções técnicas para os discentes supracitados.

Ressaltamos também a excelência da qualidade das informações e repasse dos conhecimentos referentes às atividades realizadas pela nobilíssima corporação na ocasião de visita técnica ao 5º GBM em 23/06/2016.

Respeitosamente,

Profa. GIeicy Karen Abdon Alves Paes Engenheira Civil (UFPA)

M. Sc. Engenharia de Transportes (IME-RJ) Engenheira de Segurança do Trabalho (UFPA)

Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) (Fonte: Ofício nº 225/2016 – 5º GBM - Marabá)

2 – COMISSÃO DE JUSTIÇA

PARECER Nº 043/2016 – COJ.

ORIGEM: Gabinete do Comando Geral.

INTERESSADOS: Subtenente BM Adriano Siqueira Costa.

ASSUNTO: Solicitação de consulta quanto ao critério de desempate adotado no

Processo Seletivo Interno ao Curso de Habilitação de Oficiais - CHO BM/2015.

ANEXO: Documentos nº 45860 e seus anexos.

EMENTA: ADMINISTRATIVO. SOLICITAÇÃO DE CONSULTA QUANTO AO CRITÉRIO DE DESEMPATE ADOTADO NO PROCESSO SELETIVO INTERNO AO CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS -CHO BM/2015. IMPOSSIBILIDADE.

I – INTRODUÇÃO:

DOS FATOS E DA CONSULTA

O Exmo. Sr. Comandante Geral do CBMPA solicita análise e manifestação desta Comissão de Justiça sobre a documentação apresentada pelo Subtenente Adriano Siqueira Costa quanto ao critério de desempate adotado no Processo Seletivo Interno ao Curso de Habilitação de Oficiais - CHO/2015. O militar alega que o edital, ao estabelecer os critérios de avaliação indica a pontuação da prova de redação como critério de desempate.

Assim, a partir daquele critério, solicita análise para averiguar se há eventual desrespeito à legislação militar quanto à hierarquia.

O subitem 5.2.10 do Edital nº 02/2015 – DP, dispunha que para fins de aprovação seria considerada a média geral de pontos do candidato aprovado e classificado, em rigorosa ordem

(3)

decrescente e que em caso de empate seriam observados os seguintes critérios: 1º Critério – Maior número de pontos na redação;

2º Critério – Maior antiguidade na hierarquia bombeiro militar; e 3º Critério – Maior idade do candidato.

II

– FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA:

A Administração Pública encontra-se devidamente orientada por princípios fundamentais. Dentre os princípios norteadores da atividade administrativa, temos aqueles expressos no caput do artigo 37 da Constituição Federal de 1988 que dispõe:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

(...)

Nesse sentido, consoante o entendimento de Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo, pg. 189:

“O princípios são as idéias centrais de um sistema, estabelecendo suas diretrizes e conferindo a ele um sentido lógico, harmonioso e racional, o que possibilita uma adequada compreensão de sua estrutura. Os princípios determinam o alcance e o sentido das regras de um dado subsistema do ordenamento jurídico, balizando a interpretação e a própria produção normativa”.

Em relação ao princípio da legalidade, manifesta-se ainda o saudoso Hely Lopes Meirelles:

“A legalidade, como princípio de administração (CF, art. 37, caput), significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não pode se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso”.

A partir dessas considerações, entende-se que o administrador não pode se afastar dos mandamentos da lei, pois não há liberdade nem vontade pessoal. O administrador público tem o dever de agir conforme a lei.

Importante ressaltar que o edital é a norma que rege todo concurso público e suas disposições e instruções obrigatoriamente vinculam a Administração.

O Edital em seu item 5.2.10 foi claro ao estipular que para fins de aprovação seria considerada a média geral de pontos do candidato aprovado e classificado, em rigorosa ordem decrescente e que em caso de empate seriam considerados os seguintes critérios, respectivamente: maior número de pontos na redação, maior antiguidade na hierarquia bombeiro militar e a maior idade do candidato.

Assim, entendemos que quando da inscrição do militar no certame, o mesmo concordou com todas condições impostas pelo edital. Além disso, a adoção da nota obtida na prova de redação como primeiro critério de desempate em nenhum momento fere os preceitos da hierarquia militar, pois o certame visava selecionar os candidatos que tivessem melhor desempenho no exame intelectual de conhecimentos, que os habilitaria ou não para as demais fases do processo seletivo. Desse modo, todos os militares inscritos ao realizar o exame intelectual de conhecimentos participaram em igualdade de condições.

Se, hipoteticamente, houvesse necessidade de utilização do critério de desempate entre um 2º sargento e um subtenente, ambos com notas iguais na prova de redação, o subtenente por ser hierarquicamente superior ao sargento, seria privilegiado em razão de sua graduação superior. Assim, não vislumbramos violação de hierarquia. Entendemos que o primeiro critério de desempate

(4)

se dá em razão da prova de conhecimentos, a fim de comprovar se o militar possui condições ao ingresso no Curso de Habilitação de Oficiais - CHO.

III

– CONCLUSÃO:

Ante o exposto, considerando as disposições contidas nos textos legais analisados, e que este parecer limita-se às questões jurídicas, esta comissão de justiça entende que o edital é a norma que rege todo concurso público e suas disposições e instruções obrigatoriamente vinculam a Administração. Assim, a escolha da nota de redação como primeiro critério de desempate não fere a hierarquia bombeiro militar, pois o certame visava selecionar os candidatos que tivessem melhor desempenho no exame intelectual de conhecimentos, que os habilitaria ou não para as demais fases do processo seletivo, possibilitando que todos os militares inscritos, ao realizar o exame intelectual de conhecimentos, concorressem em igualdade de condições.

É o Parecer, salvo melhor juízo.

Quartel em Belém-PA, 14 de julho de 2016.

THAIS MINA KUSAKARI – CAP. QOCBM

MEMBRO DA COMISSÃO DE JUSTIÇA DO CBMPA

DESPACHO DO PRESIDENTE DA COJ

CONCORDO COM O PARECER

PAULO SÉRGIO MARTINS COSTA – CAP. QOCBM

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE JUSTIÇA DO CBMPA, EM EXERCÍCIO

HOMOLOGAÇÃO DO COMANDANTE GERAL

I - Homologo o presente parecer; II - A DP para conhecimento;

III – A Ajudância Geral para publicação.

ZANELLI ANTÔNIO MELO NASCIMENTO – CEL. QOBM

Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil

3 – RESULTADO DE INSPEÇÃO

SESSÃO Nº. 023/16 ATA Nº023

A JUNTA REGULAR DE SAÚDE DA POLICIA MILITAR DO PARÁ (JRS/PMPA), NO DIA

15 DE JUNHO DE 2016, INSPECIONOU OS MILITARES DO CBMPA ABAIXO RELACIONADOS E

SOBRE SEUS ESTADOS DE SAÚDE PROFERIU OS PARECERES QUE VÃO ESCRITOS ABAIXO:

Nome Posto/ Graduação UBM Parecer SOLICITAÇÃO DE LICENÇA 1) ELILZON AUGUSTO ARAÚJO MAIA MF: 5211743-1 SUBTEN CFAE

INCAPAZ TEMPORARIAMENTE AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR. Necessita de 042 (quarenta e dois)

dias de LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

PRÓPRIA, retroativo a 05MAI2016 até 15JUN2016. PODE

VIAJAR. 2) ROMILDO MARGALHO CARVALHO MF: 5598559-010 SUBTEN Abaetetuba15º GBM

INCAPAZ TEMPORARIAMENTE AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR. Necessita de 136 (cento e trinta e seis)

dias de LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

PRÓPRIA, retroativo a 18ABR2016 até 31AGO2016. PODE

(5)

3) CILAS SOUSA DE NASCIMENTO

MF: 5159172-017 SUBTEN

Banda de Musica/QCG

INCAPAZ TEMPORARIAMENTE AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR. Necessita de 077 (setenta e sete) dias

de LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE PRÓPRIA, retroativo a 16JUN2016 até 31AGO2016. PODE VIAJAR.

4) PAULO HENRIQUE VAZ MARTINS

MF: 5397804-017 SGT 14º GBMTailândia

INCAPAZ TEMPORARIAMENTE AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR. Necessita de 045 (quarenta e cinco)

dias de LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

PRÓPRIA, retroativo a 02MAI2016 até 15JUN2016. PODE

VIAJAR. 5) ANDERSON ROGERIO DE SOUSA LINHARES MF: 57173914-1 CB Mangueirão27º GBM

INCAPAZ TEMPORARIAMENTE AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR. Necessita de 139 (cento e trinta e

nove) dias de LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

PRÓPRIA, retroativo a 15ABR2016 até 31AGO2016. PODE

VIAJAR. CONCLUSÃO DE LICENÇA 1) ELILZON AUGUSTO ARAÚJO MAIA MF: 5211743-1 SUBTEN CFAE

APTO AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR SEM RESTRIÇOES. Deverá se apresentar no seu QUARTEL de

origem no dia 16JUN2016, pronto para desenvolver suas atividades LABORATIVAS BOMBEIRO MILITAR (OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVAS).

2) PAULO HENRIQUE VAZ MARTINS

MF: 5397804-017 SGT 14º GBMTailândia

APTO AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR COM RESTRIÇOES TEMPORARIAS. DISPENSADO DE ESFORCO FÍSICO E SERVIÇO por 077 (setenta e sete) dias

retroativo a 16JUN2016 até 31AGO2016. RESPONDE EXPEDIENTE NO QUARTEL.

3) DOMINGOS DA TRINDADE RIBEIRO

MF: 5602106-1 SGT Paragominas1º GPA

APTO AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR SEM RESTRIÇOES. Deverá se apresentar no seu QUARTEL de

origem no dia 12MAI2016, pronto para desenvolver suas atividades LABORATIVAS BOMBEIRO MILITAR (OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVAS).

PRORROGAÇÃO DE DISPENSA 1) WANDERSON

PEREIRA DA SILVA

MF: 57189348 CB Capanema 19º GBM

APTO AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR COM RESTRIÇOES TEMPORARIAS. DISPENSADO DE ESFORCO FÍSICO E SERVIÇO por mais 091 (noventa e um)

dias a partir de 16JUN2016 até 14SET2016. RESPONDE EXPEDIENTE NO QUARTEL. 2) FRANCISCO JOSILEY GOMES DE ALENCAR MF: 57173940-1 CB Bragança24º GBM

APTO AO TRABALHO BOMBEIRO MILITAR COM RESTRIÇOES TEMPORARIAS. DISPENSADO DE ESFORCO FÍSICO E SERVIÇO por mais 077 (setenta e sete)

dias a partir de 16JUN2016 até 31AGO2016. RESPONDE EXPEDIENTE NO QUARTEL. FALTOU A JIRS/PM 1) DIEGO BATISTA ARAUJO SANTOS MF: 571733881-1 CB 1º GBS

FALTOU A JRS/PMPA, PORTANTO, DEIXANDO DE SER INSPECIONADO. 2) MARCELO HENRIQUE CORREA GARCIA MF: SD 1º GBM

FALTOU A JRS/PMPA, PORTANTO, DEIXANDO DE SER INSPECIONADO.

SALA DE SESSÕES DA JRS/PMPA, 15 DE JUNHO DE 2016. 1º TEN QOSPM/Méd. RAQUEL Chartuni P. Teixeira

RG: 39740 / CRM-PA: 10809 - Presidente da JRS/PMPA 1º TEN QOSPM/Méd. Geraldo FRANCO de Campos Jr. RG: 39722 / CRM-PA: 7072 - Membro da JRS/PMPA 1º TEN QOSPM/Méd. ALINE Cristina Ribeiro Moraes RG: 39704 / CRM-PA: 7290 - Secretária da JRS/PMPA

(6)

4ª PARTE – JUSTIÇA E DISCIPLINA

SEM ALTERAÇÃO

ZANELLI ANTÔNIO MELO NASCIMENTO – CEL QOBM

Comandante-geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil

Confere com o Original:

CARLOS ALBERTO SARMANHO DA COSTA – TEN CEL QOBM

Ajudante Geral do CBMPA, em Exercício

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,