• Nenhum resultado encontrado

SPORSKI BASE /21/22

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SPORSKI BASE /21/22"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

CONDIÇÃO ESPECIAL

ARTIGO 1. DEFINIÇÕES

Segurador: A entidade legalmente autorizada para a exploração do Seguro de

Assistência.

Tomador do Seguro: A pessoa ou entidade que subscreve a apólice de seguro de

viagens com o Segurador, responsável pelo pagamento dos prémios.

Segurado: A pessoa singular ou coletiva no interesse da qual o presente contrato é

celebrado.

Pessoa Segura: A pessoa singular beneficiária das prestações do presente contrato. Sinistro: Todo o acontecimento suscetível de fazer funcionar as garantias da apólice. Sinistrado: A Pessoa Segura que sofreu um sinistro garantido ao abrigo das garantias

deste contrato.

Acidente: Qualquer acontecimento repentino, imprevisível e violento, externo à vítima

e independentemente da sua vontade.

Doença: Toda a alteração do estado de saúde, cujo diagnóstico seja confirmado por

um médico.

Franquia: Valor fixo ou percentual a cargo da Pessoa Segura em qualquer despesa

indemnizável.

ARTIGO 2. GARANTIAS

O Segurador garante, até ao limite dos capitais indicados para cada uma das garantias, as seguintes prestações:

1. Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização no Estrangeiro

Se, em consequência de acidente ou doença ocorridos no estrangeiro, durante o período de validade da apólice, a Pessoa Segura necessitar de assistência médica, cirúrgica, farmacêutica ou hospitalar no estrangeiro, o Segurador suportará, até ao limite estipulado no quadro anexo, ou reembolsará mediante acordo prévio e justificativos:

a) As despesas e honorários médicos e cirúrgicos; b) Os gastos farmacêuticos prescritos por médico; c) Os gastos de hospitalização.

Em caso de intervenção cirúrgica, esta a penas será da responsabilidade do Segurador, na condição de que a mesma se revista de carácter de urgência e seja inadiável, não podendo aguardar pelo regresso da Pessoa Segura a Portugal. Em caso de utilização da presente garantia é aplicável uma franquia a cargo da Pessoa Segura de € 50,00 por sinistro.

2. Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização por Acidente em Portugal em Trânsito para o Estrangeiro

Em caso de acidente da Pessoa Segura que ocorra após o início da viagem contratada e em trânsito para o estrangeiro, ficam garantidas as despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização realizadas em Portugal até ao limite estipulado no quadro anexo, sempre que o destino final da viagem adquirida pela

Pessoa Segura se situe fora do território nacional.

Em caso de intervenção cirúrgica apenas será da responsabilidade do Segurador, através dos seus Serviços de Assistência, se a mesma revestir carácter de urgência e inadiável, não podendo aguardar pelo regresso da Pessoa Segura a Portugal. Em caso de utilização da presente garantia é aplicável uma franquia a cargo da Pessoa Segura de € 50,00 por sinistro.

3. Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Se se verificar hospitalização da Pessoa Segura e o seu estado não aconselhar o repatriamento ou regresso imediato, o Segurador suportará as despesas de estadia em hotel, a um familiar ou pessoa por ela designada, que se encontre já no local, para ficar junto da Pessoa Segura, até ao limite previsto no quadro anexo.

No caso de a Pessoa Segura ter menos de 18 anos e integrar uma viagem organizada pela sua escola, os limites de capital estabelecidos para a presente cobertura, passam a permitir o reembolso não só das despesas de alojamento, como as de alimentação, mantendo-se os limites estabelecidos no quadro de garantias em anexo.

4. Bilhete de Ida e Volta para um Familiar e Respetiva Estadia

Se a hospitalização da Pessoa Segura ultrapassar 5 dias e se não for possível acionar a garantia prevista “Acompanhamento de Pessoa Segura Hospitalizada”, o Segurador suportará as despesas a realizar por um familiar, com a passagem de ida e volta de comboio em 1ª classe ou de avião em classe turística, com partida de Portugal, para ficar junto dela, responsabilizando-se ainda pelas despesas de estadia, até ao limite estipulado no quadro anexo.

No caso de a Pessoa Segura ter menos de 18 anos e integrar uma viagem organizada pela sua escola, o período a partir do qual a garantia pode ser acionada, passa a ser de 2 dias e ainda, o limite de capital estabelecido para a presente cobertura, passa a permitir o reembolso não só das despesas de alojamento, como as de alimentação.

5. Prolongamento de Estadia em Hotel

Se, após ocorrência de doença ou acidente, o estado da Pessoa Segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder realizar na data inicialmente prevista, o Segurador encarregar-se-á, se a elas houver lugar, das despesas efetivamente realizadas com estadia em hotel, por si e por uma pessoa que a fique a acompanhar, até ao limite estipulado no quadro anexo.

6. Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos ou Doentes

Se a Pessoa Segura sofrer ferimentos ou adoecer durante o período de validade da apólice, sempre e quando a situação clínica o justifique, o Segurador encarregar-se-á de:

a) Do custo do transporte em ambulância até à clínica ou hospital mais próximo;

b) Da vigilância por parte da sua equipa médica, em colaboração com o médico assistente da Pessoa Segura ferida ou doente, para determinação

(2)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

das medidas convenientes ao melhor tratamento a seguir e do meio mais apropriado para a sua eventual transferência para outro Centro Hospitalar mais adequado ou até ao seu domicílio;

c) Do custo desta transferência pelo meio de transporte mais adequado, sempre e quando não puder ser utilizado o meio de transporte inicialmente previsto e a data de regresso.

Os meios de transporte a utilizar serão decididos pela equipa médica do Segurador.

7. Transporte do Centro Médico à Estação de SKI/Unidade Hoteleira

Fica ainda garantido o transporte da Pessoa Segura do Centro Médico até à estância de ski/unidade hoteleira, caso a doença e/ou lesão não sejam impeditivas da prossecução da estada.

8. Despesas de Socorro em Pista

Em caso de acidente ocorrido na pista de Ski, o Segurador suportará os gastos de recolha, efetuada com meios de salvamento disponibilizados pela estância de Ski, e transporte, da Pessoa Segura acidentada, da pista devidamente autorizada até ao Centro Médico da Estância ou, se necessário, até ao Hospital mais próximo da estância.

9. Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida e seu Familiar

O Segurador suportará as despesas com todas as formalidades a efetuar no local do falecimento da Pessoa Segura, com a aquisição de urna, bem como as relativas ao seu transporte ou repatriamento até ao local do enterro em Portugal.

No caso de uma Pessoa Segura ter falecido na sequência de hospitalização e tiver sido acionada a garantia prevista “Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada”, o Segurador suporta igualmente as despesas de regresso do familiar até ao seu domicílio em Portugal.

10. Despesas de Funeral em Portugal em caso de Acidente Ocorrido no Estrangeiro

Em caso de acidente ocorrido no Estrangeiro que provoque a morte da Pessoa Segura, o Segurador procederá ao reembolso relativo às despesas do seu Funeral (gastos com urna e cerimónia fúnebre), até ao limite máximo estipulado no quadro anexo.

11. Cancelamento Antecipado de Viagem

O Segurador garante o reembolso de gastos irrecuperáveis decorrentes do Cancelamento de Viagem, caso a Pessoa Segura cancele uma viagem por quaisquer dos motivos expressos no presente artigo:

Doença Grave, Acidente Grave ou Morte:

a) Falecimento da Pessoa Segura, cônjuge, ascendentes ou descendentes até primeiro grau;

b) Por doença ou acidente grave da Pessoa Segura considera-se situação clínica de que resulte mais de 2 dias consecutivos de internamento hospitalar.

12. Pagamento de Muletas

Caso a Pessoa Segura sofra um acidente na sequência da prática de ski ou snowboard, que a impeça de se mover pelos próprios meios, o Segurador reembolsará os gastos com muletas, prescrita por médico, até ao limite do quadro anexo.

13. Roubo, Perda e/ou Destruição Total ou Parcial da Bagagem

O presente contrato garante até ao limite do capital seguro, a indemnização por perdas e danos da bagagem, resultantes de:

Bagagem pertencente à Pessoa Segura e que abrange malas e/ou sacos contendo vestuário, calçado, objetos de adorno (malas de mão, cintos, bijuteria), artigos de higiene e maquilhagem pessoal, com exclusão dos bens indicados nas alíneas o) e p) das exclusões abaixo mencionadas.

A Bagagem só se encontra segura enquanto acompanhada pela Pessoa Segura ou entregue à guarda de uma empresa de transportes. No caso do transporte aéreo, a bagagem é entregue à guarda da Companhia de Aviação, contra prova de receção.

13.1. Transporte por Via Aérea

13.1.1. Bagagem entregue contra receção à guarda e responsabilidade da Companhia de Aviação.

a) Acidentes de aviação

Acidente ocorrido com o avião durante o voo, descolagem ou aterragem devidamente comprovado pela Companhia de Aviação e em consequência do qual os objetos seguros sofram danos.

b) Desaparecimento da Bagagem

O desaparecimento da bagagem - apenas volumes completos - originalmente entregue à guarda da Companhia de Aviação.

No caso de transporte aéreo, a Pessoa Segura tem de fazer a reclamação à empresa transportadora aérea e obter desta a regularização por kilo, conforme decorre do contrato de transporte aéreo.

O Segurador indemnizará a Pessoa Segura pela bagagem extraviada (exclusivamente volume completo), após a indemnização pela empresa aérea transportadora.

13.2. Transporte por Via Terrestre

13.2.1. Acidente de viação ou ferroviário

Acidente ocorrido com o veículo transportador e devidamente comprovado pelas autoridades locais, nas seguintes condições:

- Incêndio ocorrido com o veículo transportador, incluindo ação do calor, fumo ou vapor resultantes imediatamente de incêndio, bem como os efeitos dos meios empregues para o extinguir ou combater,

- Queda de raio e explosão (com exclusão absoluta de bombas ou outros engenhos explosivos),

- Capotamento de veículo transportador, entendendo-se como tal, o acidente em que o veículo perca a sua posição normal,

(3)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

- Choque ou colisão entre o veículo transportador e outro veículo ou obstáculo, - Descarrilamento,

- Abatimento de pontes, túneis ou outras obras de engenharia,

- Aluimento de terras, e, em consequência do qual, os objetos seguros sofram danos. 13.2.2. Roubo

O desaparecimento da bagagem – apenas volumes completos -, dentro dos limites fixados para o efeito:

a) Quando transportada por veículo terrestre (autocarro e comboio), - A bagagem permanecer dentro do veículo transportador acondicionada em lugar que não seja visível do exterior;

- O roubo for praticado por arrombamento e existam vestígios nítidos de violação do veículo;

- Assalto ao veículo transportador, praticado com violência.

- For comprovado pela autoridade policial local, mediante participação efetuada conjuntamente pelos lesados e pela Empresa Transportadora, num prazo máximo até 24 horas após a ocorrência.

13.3. Transporte por Via Marítima ou Fluvial

13.3.1. Acidente marítimo ou fluvial

Acidente ocorrido com a embarcação durante a navegação e devidamente comprovado pela Companhia de Navegação ou entidade marítima local, motivado por:

- Fogo ou explosão,

- Encalhe ou afundamento do navio ou embarcação e ainda a sua viragem devido a falta de estabilidade transversal (emborcar),

- Terramoto, erupção vulcânica ou raio, - Sacrifício de avaria grossa,

- Alijamento ou arrebamento pelas ondas,

- Entrada de água do mar, de lago ou de rio dentro do porão do navio ou embarcação, e, em consequência do qual, os objetos seguros sofram danos. 13.3.2. Roubo

O desaparecimento da bagagem – apenas volumes completos -, dentro dos limites fixados para o efeito, quando estiver à guarda da Companhia de Navegação, desde o momento do “check in” até à entrega no camarote da Pessoa Segura e, no fim da viagem, desde o transporte do camarote até à entrega à Pessoa Segura no cais de desembarque.

13.4. Bagagem Acompanhada da Pessoa Segura

13.4.1. Roubo

O roubo da bagagem, quando praticado com violência contra a Pessoa Segura ou com ameaça de perigo eminente para a integridade física ou para a sua vida. Para efeito exclusivamente do presente, consideram-se Bagagens os pertences da Pessoa Segura que abrangem malas e/ou sacos bem como vestuário, calçado, objetos de adorno (malas de mão, cintos, bijuteria), artigos de higiene e maquilhagem

pessoal, com exclusão dos bens indicados nas alíneas o) e p) das exclusões abaixo mencionadas.

Ficam expressamente excluídas das garantias da apólice as perdas ou danos, direta ou indiretamente, resultantes de:

a) Contrabando, descaminho, comércio proibido ou clandestino; b) Medidas sanitárias ou de desinfeção;

c) Mau acondicionamento ou deficiência de embalagem da responsabilidade da Pessoa Segura, avarias mecânicas, elétricas e/ou eletrónicas e defeitos de fabrico ou de material;

d) Vício próprio, ou alteração da natureza intrínseca, dos objetos seguros; e) Danos causados por desgaste normal devido ao uso, deterioração

gradativa, meio próprio, defeito latente, efeitos da luz, temperatura, humidade, insetos, vermes, fungos, queimaduras de cigarros, atos de loucura;

f) Perda de valor do objeto seguro e/ou perda de mercado; g) Atrasos na viagem ou sobre estadias qualquer que seja a causa; h) Ações ou omissões dolosas do Tomador de Seguro ou da Pessoa Segura,

dos seus familiares, empregados, mandatários ou representantes, ou praticados com a sua cumplicidade ou participação;

i) Efeito direto ou indireto de explosão, libertação de calor e radiações, provenientes da desintegração ou fusão do núcleo de átomos, aceleração artificial de partículas ou radioatividade.

j) Captura, apreensão, arresto, penhora, presa ou detenção e respetivas consequências, ou simples tentativas de tais atos;

k) Guerra, invasão, atos de inimigos estrangeiros, hostilidades ou operações bélicas, declaradas ou não, guerra civil, rebelião, insurreição ou revolução;

l) Acidentes resultantes de cataclismos da natureza, tais como ventos ciclónicos, terramotos, maremotos, outros fenómenos análogos nos seus efeitos e ainda ação de raio;

m) Atos de pirataria;

n) Greves, "lock-outs", conflitos laborais, tumultos ou comoções civis, atos de grevistas ou de trabalhadores sob "lock-out " ou de pessoas tomando parte em conflitos laborais, atos de terrorismo e sabotagem.

Ficam ainda excluídos das garantias da apólice:

o) Objetos de ouro, prata, platina, pedras preciosas, relógios, telemóveis, dinheiro, títulos, cheques, documentos, cupões, letras de câmbio, promissórias, documentos de crédito, documentos pessoais, bilhetes de viagem, manuscritos, escrituras, projetos, objeto de arte, antiguidades, coleções;

p) Computadores portáteis, máquinas fotográficas, câmaras de vídeo, leitores portáteis de vídeo/hi-fi;

q) Todos os bens que, ainda que estando acompanhados da Pessoa Segura ou, entregues contra prova de receção, à guarda de uma Empresa

(4)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

Transportadora, sejam diferentes daqueles que constam na definição de Bagagem.

14. Assistência ao Roubo de Bagagens no Estrangeiro

No caso de roubo de bagagens e/ou objetos pessoais, o Segurador assistirá, se solicitado, a Pessoa Segura na respetiva participação às autoridades.

Tanto no caso de roubo como no de perda ou extravio dos ditos pertences, se encontrados, o Segurador encarregar-se-á do seu envio até ao local onde se encontre a Pessoa Segura, ou até ao seu domicílio.

15. Atraso na Receção de Bagagens

O Segurador reembolsará a Pessoa Segura, pelo valor das despesas provocadas pelo atraso na recuperação da bagagem no decurso de uma viagem aérea, designadamente na aquisição de artigos de vestuário e/ou higiene, até ao limite estipulado no quadro anexo e desde que esse atraso seja superior a 24 horas. Excluem-se desta garantia os atrasos que possam ocorrer na chegada das bagagens ao aeroporto de origem que será sempre coincidente com o país de residência da Pessoa Segura.

16. Adiantamento de Fundos no Estrangeiro

Se durante uma viagem ao Estrangeiro o Segurado se vir privado de dinheiro por motivo de roubo, perda de bagagem, doença, acidente e previamente apresentar os justificativos, certificados ou denúncias correspondentes, o Segurador providenciará o envio de dinheiro até ao limite indicado no Artigo 5 – Quadro de Garantias, devendo a quantia ser depositada previamente na sede social do Segurador, sita na Av. Da Liberdade, nº 38 - 7º piso, através de cheque ou numerário.

17. Atraso no Voo

O Segurador reembolsará a Pessoa Segura pelo valor das despesas de alojamento provocadas pelos atrasos nas partidas dos aviões, até ao limite estipulado no quadro anexo, desde que esse atraso seja por um período superior a 12 horas.

Ficam expressamente excluídos desta garantia os acontecimentos cuja responsabilidade advenha à Companhia Aérea e provocados por avarias dos seus aviões, incluindo os aparelhos subcontratados.

18. Perda de Ligações Aéreas

Caso a Pessoa Segura perca uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, o Segurador garante as despesas do alojamento até ao limite estipulado no quadro anexo.

Para que a cobertura possa funcionar, a diferença entre a chegada prevista do voo inicial não poderá ser inferior à hora prevista do voo subsequente em uma hora e trinta minutos.

Ficam expressamente excluídos desta garantia os acontecimentos cuja responsabilidade advenha à Companhia Aérea e sejam provocados por problemas

operacionais ou por avarias dos seus aviões, incluindo os aparelhos subcontratados, por exemplo, por falta de combustível, falta de descanso da tripulação.

19. Envio Urgente de Medicamentos

O Segurador suportará as despesas com o envio para o local no estrangeiro onde a Pessoa Segura se encontre, dos medicamentos indispensáveis de uso habitual da mesma, desde que não existam no país visitado ou que aí não tenham sucedâneos.

20. Regresso Antecipado da Pessoa Segura por Falecimento de um Familiar

Caso a Pessoa Segura interrompa a sua viagem devido ao falecimento do seu cônjuge, ascendentes ou descendentes de primeiro grau, bem como dos seus irmãos, o Segurador suportará o custo dos bilhetes do regresso antecipado da Pessoa Segura até à sua residência habitual.

21. Envio de Motorista Profissional

Em caso de acidente ou doença súbita e imprevisível da Pessoa Segura, que resulte em incapacidade de condução devidamente confirmada por um médico no local de ocorrência, ou em caso de falecimento do condutor, e desde que nenhum dos restantes ocupantes o possa substituir, o Segurador garantirá o transporte dos mesmos até ao seu domicílio em Portugal ou até ao local de destino inicialmente previsto, desde que estes últimos gastos não sejam superiores aos primeiros.

Este transporte será efetuado recorrendo ao veículo seguro, através de um motorista designado pelo Segurador, sendo da sua responsabilidade as despesas exclusivamente relacionadas com aquele profissional, tais como, alojamento, transporte, alimentação e honorários.

22. Morte ou Invalidez Permanente

Morte – No caso de morte da Pessoa Segura, ocorrida imediatamente ou no decurso

de 2 anos a contar da data do acidente e como consequência deste, e desde que verificada durante o período de viagem, o Segurador pagará o correspondente capital seguro ao(s) Beneficiário(s) expressamente designado(s) na Apólice ou na sua inexistência segundo as regras do direito sucessório previstas na lei civil.

Invalidez Permanente – No caso de Invalidez Permanente da Pessoa Segura

clinicamente constatada e sobrevinda no decurso de 2 anos a contar da data do acidente, e como consequência deste, e desde que verificada durante o período de viagem, o Segurador pagará a parte do correspondente capital seguro determinada pela Tabela de Desvalorização constante no Anexo 1 das condições da presente apólice e de acordo com o seguinte:

a) O pagamento desta indemnização, salvo indicação expressa em contrário na Apólice, será feito à Pessoa Segura;

b) Mediante convenção expressa nas Condições Particulares, poderão ser adotadas desvalorizações diferentes das que constam da tabela constante no Anexo 1;

c) A indemnização por lesões, ainda que de importância menor, não enumeradas na Tabela de Desvalorização será calculada na proporção da

(5)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

sua gravidade comparada com a dos casos enumerados, sem ser tida em conta a profissão exercida;

d) Se a Pessoa Segura for canhota, as percentagens de invalidez estabelecidas na Tabela para o membro superior direito aplicam-se ao membro superior esquerdo e reciprocamente;

e) Em qualquer membro ou órgão, os defeitos físicos de que a Pessoa Segura era portadora antes do acidente serão tomados em consideração no momento de fixação do grau de desvalorização proveniente do acidente, o qual corresponderá à diferença entre a invalidez já existente e aquela que passou a existir;

f) A incapacidade funcional parcial ou total de um membro ou órgão é assimilada à correspondente perda parcial ou total;

g) Em relação a um mesmo membro ou órgão, as desvalorizações acumuladas não podem exceder aquela que corresponderia à perda total desse membro ou órgão;

h) Sempre que de um acidente resultem lesões em mais de um membro ou órgão, a indemnização total obtém-se somando o valor das indemnizações relativas a cada uma das lesões, sem que o total possa exceder o capital seguro.

O risco de Morte e o risco de Invalidez Permanente não são cumuláveis; por isso, se, em consequência de acidente garantido pela Apólice e ocorrido durante o período de viagem, a Pessoa Segura vier a falecer no período de 2 anos contados a partir da data de ocorrência do dito acidente, ao valor da indemnização por Morte será deduzido o valor da indemnização por Invalidez Permanente, que eventualmente lhe tenha sido atribuída e paga pelo Segurador, em consequência do mesmo acidente. Para efeitos da presente cobertura, considera-se que para a Pessoa Segura menor de 14 anos de idade apensas é segurável a Invalidez.

23. Responsabilidade Civil

Fica expressamente convencionado que, nos termos, condições e exclusões desta cláusula o presente contrato garante, até ao limite estipulado no quadro anexo, as reparações pecuniárias exigíveis à Pessoa Segura com fundamento em responsabilidade civil extracontratual decorrente de lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros em consequência de sinistros ocorridos no decurso da viagem.

(6)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

ARTIGO 3. EXCLUSÕES

1. Não ficam garantidas por este seguro as prestações que não tenham sido solicitadas ao Segurador, nem despesas que não tenham sido efetuadas com o seu acordo, salvo nos casos de força maior ou de impossibilidade material demonstrada.

2. Ficamsempre excluídas do âmbito da cobertura de Assistência em Viagem: a) Lesões ou doenças já existentes antes do início da viagem;

b) Doença mental ou qualquer doença do foro psiquiátrico;

c) Acidentes resultantes de uma doença ou estado patológico existente antes do início da viagem bem como lesões resultantes de intervenções cirúrgicas ou outros atos médicos não motivados por Acidente garantido pelo contrato; d) Suicídio ou tentativa de suicídio da Pessoa Segura e suas consequências, bem

como outros atos intencionais praticados pela Pessoa Segura sobre si própria; e) Atos dolosos, criminosos ou contrários à ordem pública de que o Tomador de Seguro ou a Pessoa Segura sejam autores materiais ou morais ou de que sejam cúmplices;

f) Ações ou omissões da Pessoa Segura influenciada pelo uso de estupefacientes, sem prescrição médica, ou bebidas alcoólicas de que resulte grau de alcoolemia igual ou superior àquele que, em caso de condução sob o efeito do álcool, determine a prática seja de contraordenação seja de crime; g) Despesas com próteses, óculos e lentes de contacto, bem como despesas de

odontologia;

h) Acidentes resultantes da prática desportiva profissional, amadora ou federada e respetivos treinos bem como da prática de outros desportos “especiais” tais como, alpinismo, boxe, karaté e outras artes marciais, tauromaquia, para-quedismo, parapente, asa delta, todos os desportos designados de radicais, espeleologia, pesca e caça submarinas, desportos de Inverno, tais como Ski e Snowboard, quaisquer desportos que envolvam veículos motorizados (de 2 rodas ou outros), motonáutica e outros desportos análogos na sua perigosidade;

Ficam garantidos os riscos devidos a acidentes resultantes de Desportos de Inverno, nomeadamente a prática de Ski e Snowboard.

Esta situação aplica-se exclusivamente quando a prática dos desportos identificados se fazem em pistas próprias para o efeito, ficando desde já excluídos os acidentes que ocorram fora das pistas;

i) Acidentes resultantes da utilização pela Pessoa Segura de veículos motorizados de duas rodas ou moto quatro;

j) Partos e complicações devidas ao estado de gravidez, salvo se imprevisíveis e ocorridos durantes os primeiros seis meses;

k) Acidentes resultantes de cataclismos da natureza, tais como ventos ciclónicos, terramotos, maremotos, outros fenómenos análogos nos seus efeitos e ainda ação de raio;

l) Assaltos, greves, distúrbios laborais, tumultos e quaisquer outras alterações da ordem pública, rebelião, atos de terrorismo e sabotagem ou insurreição; m) Revolução, guerra civil, invasão e guerra declarada ou não contra país

estrangeiro, hostilidades entre nações estrangeiras, quer haja ou não declaração de guerra, e atos bélicos provenientes direta ou indiretamente dessas hostilidades;

n) Acidentes resultantes da utilização pela Pessoa Segura de aeronaves ou embarcações não pertencentes a linhas ou carreiras comerciais;

o) Acidentes resultantes de explosão ou quaisquer outros fenómenos direta ou indiretamente relacionados com a desintegração ou fusão de núcleos de átomos, bem como os efeitos da contaminação radioativa;

p) Tratamento em termas ou praias e, em geral, curas de mudança de ares ou de repouso bem como tratamentos estéticos;

q) Despesas de medicina preventiva, vacinas ou similares incluindo honorários médicos;

r) Despesas de reabilitação e fisioterapia efetuadas sem o acordo da equipa médica da Segurador;

s) As despesas médicas relativas a tratamentos iniciados no País de residência ou de nacionalidade.

ARTIGO 4. GARANTIAS DE PRESTAÇÃO MÉDICA

Nas garantias que envolvam prestação médica, a equipa médica do Segurador terá sempre um papel de coordenação e decisão final relativamente aos procedimentos a adotar na sequência de um sinistro.

(7)

SPORSKI BASE – 0369220/21/22

ARTIGO 5. QUADRO DE GARANTIAS

Os valores indicados no Quadro de Garantias são válidos durante o período de vigência da apólice e contemplam IVA ou taxas legais em vigor.

GARANTIAS LIMITES DE

CAPITAL

Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de

Hospitalização no Estrangeiro (Franquia 50€) 5.000€ Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização

por Acidente em Portugal em Trânsito para o Estrangeiro 2.500€ Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Transporte: Ilimitado Estadia: 125€/dia

Max. 1.250€ Bilhete de Ida e Volta para Familiar e Respetiva Estadia

Transporte: Ilimitado Estadia: 125€/dia

Max. 1.250€ Prolongamento da Estadia em Hotel Estadia: 125€/dia

Max. 1.250€ Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos ou Doentes Ilimitado Transporte do Centro Médico à Estação de SKI/Unidade

Hoteleira Ilimitado

Despesas de Socorro em Pista Ilimitado Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida e seu

Familiar Ilimitado

Despesas de Funeral em Portugal em Caso de Acidente

Ocorrido no Estrangeiro 500€

Cancelamento Antecipado de Viagem 750€

Pagamento de Muletas 25€

Roubo, Perda e/ou Destruição Total ou Parcial da Bagagem 750€ Assistência ao Roubo de Bagagens no Estrangeiro Ilimitado Atraso na Receção de Bagagens (Superior a 24 Horas) 100€ Adiantamento de Fundos no Estrangeiro 500€ Atraso no Voo (Superior a 12 Horas) 100€/dia

Max. 500€

Perda de Ligações Aéreas 100€/dia

Max. 500€ Envio Urgente de Medicamentos Ilimitado Regresso Antecipado da Pessoa Segura por Morte de um

Familiar Ilimitado

Envio de Motorista Profissional Ilimitado Morte ou Invalidez Permanente 25.000€

Responsabilidade Civil 12.000€

Em caso de sinistro, contacte de imediato

(8)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

CONDIÇÃO ESPECIAL

ARTIGO 1. DEFINIÇÕES

Segurador: A entidade legalmente autorizada para a exploração do Seguro de

Assistência.

Tomador do Seguro: A pessoa ou entidade que subscreve a apólice de seguro de

viagens com o Segurador, responsável pelo pagamento dos prémios.

Segurado: A pessoa singular ou coletiva no interesse da qual o presente contrato é

celebrado.

Pessoa Segura: A pessoa singular beneficiária das prestações do presente contrato. Sinistro: Todo o acontecimento suscetível de fazer funcionar as garantias da apólice. Sinistrado: A Pessoa Segura que sofreu um sinistro garantido ao abrigo das garantias

deste contrato.

Acidente: Qualquer acontecimento repentino, imprevisível e violento, externo à vítima

e independentemente da sua vontade.

Doença: Toda a alteração do estado de saúde, cujo diagnóstico seja confirmado por

um médico.

Franquia: Valor fixo ou percentual a cargo da Pessoa Segura em qualquer despesa

indemnizável.

ARTIGO 2. GARANTIAS

O Segurador garante, até ao limite dos capitais indicados para cada uma das garantias, as seguintes prestações:

1. Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização no Estrangeiro

Se, em consequência de acidente ou doença ocorridos no estrangeiro, durante o período de validade da apólice, a Pessoa Segura necessitar de assistência médica, cirúrgica, farmacêutica ou hospitalar no estrangeiro, o Segurador suportará, até ao limite estipulado no quadro anexo, ou reembolsará mediante acordo prévio e justificativos:

a) As despesas e honorários médicos e cirúrgicos; b) Os gastos farmacêuticos prescritos por médico; c) Os gastos de hospitalização;

d) Despesas de odontologia em caso de acidente até ao limite estipulado no quadro anexo.

Em caso de intervenção cirúrgica, esta a penas será da responsabilidade do Segurador, na condição de que a mesma se revista de carácter de urgência e seja inadiável, não podendo aguardar pelo regresso da Pessoa Segura a Portugal. Em caso de utilização da presente garantia é aplicável uma franquia a cargo da Pessoa Segura de € 50,00 por sinistro.

2. Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização por Acidente em Portugal em Trânsito para o Estrangeiro

Em caso de acidente da Pessoa Segura que ocorra após o início da viagem contratada e em trânsito para o estrangeiro, ficam garantidas as despesas médicas,

cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização realizadas em Portugal até ao limite estipulado no quadro anexo, sempre que o destino final da viagem adquirida pela Pessoa Segura se situe fora do território nacional.

Em caso de intervenção cirúrgica apenas será da responsabilidade do Segurador, através dos seus Serviços de Assistência, se a mesma revestir carácter de urgência e inadiável, não podendo aguardar pelo regresso da Pessoa Segura a Portugal. Em caso de utilização da presente garantia é aplicável uma franquia a cargo da Pessoa Segura de € 50,00 por sinistro.

3. Despesas de Tratamento em Portugal, Exclusivamente em caso de Acidente sofrido no Estrangeiro

O Segurador procederá ao reembolso, até ao limite máximo estipulado no quadro anexo, as despesas necessárias ao tratamento das lesões sofridas, em consequência de acidente ocorrido no estrangeiro e garantido pelo contrato de seguro, desde que efetuadas em território nacional, após o regresso da Pessoa Segura sinistrada a Portugal.

É da responsabilidade do Segurador a organização de todos os atos clínicos a efetuar em Portugal.

4. Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Se se verificar hospitalização da Pessoa Segura e o seu estado não aconselhar o repatriamento ou regresso imediato, o Segurador suportará as despesas de estadia em hotel, a um familiar ou pessoa por ela designada, que se encontre já no local, para ficar junto da Pessoa Segura, até ao limite previsto no quadro anexo.

No caso de a Pessoa Segura ter menos de 18 anos e integrar uma viagem organizada pela sua escola, os limites de capital estabelecidos para a presente cobertura, passam a permitir o reembolso não só das despesas de alojamento, como as de alimentação, mantendo-se os limites estabelecidos no quadro de garantias em anexo.

5. Bilhete de Ida e Volta para um Familiar e Respetiva Estadia

Se a hospitalização da Pessoa Segura ultrapassar 5 dias e se não for possível acionar a garantia prevista “Acompanhamento de Pessoa Segura Hospitalizada”, o Segurador suportará as despesas a realizar por um familiar, com a passagem de ida e volta de comboio em 1ª classe ou de avião em classe turística, com partida de Portugal, para ficar junto dela, responsabilizando-se ainda pelas despesas de estadia, até ao limite estipulado no quadro anexo.

No caso de a Pessoa Segura ter menos de 18 anos e integrar uma viagem organizada pela sua escola, o período a partir do qual a garantia pode ser acionada, passa a ser de 2 dias e ainda, o limite de capital estabelecido para a presente cobertura, passa a permitir o reembolso não só das despesas de alojamento, como as de alimentação.

6. Prolongamento de Estadia em Hotel

Se, após ocorrência de doença ou acidente, o estado da Pessoa Segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder realizar na

(9)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

data inicialmente prevista, o Segurador encarregar-se-á, se a elas houver lugar, das despesas efetivamente realizadas com estadia em hotel, por si e por uma pessoa que a fique a acompanhar, até ao limite estipulado no quadro anexo.

7. Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos ou Doentes

Se a Pessoa Segura sofrer ferimentos ou adoecer durante o período de validade da apólice, sempre e quando a situação clínica o justifique, o Segurador encarregar-se-á de:

a) Do custo do transporte em ambulância até à clínica ou hospital mais próximo;

b) Da vigilância por parte da sua equipa médica, em colaboração com o médico assistente da Pessoa Segura ferida ou doente, para determinação das medidas convenientes ao melhor tratamento a seguir e do meio mais apropriado para a sua eventual transferência para outro Centro Hospitalar mais adequado ou até ao seu domicílio;

c) Do custo desta transferência pelo meio de transporte mais adequado, sempre e quando não puder ser utilizado o meio de transporte inicialmente previsto e a data de regresso.

Os meios de transporte a utilizar serão decididos pela equipa médica do Segurador.

8. Transporte do Centro Médico à Estação de SKI/Unidade Hoteleira

Fica ainda garantido o transporte da Pessoa Segura do Centro Médico até à estância de ski/unidade hoteleira, caso a doença e/ou lesão não sejam impeditivas da prossecução da estada.

9. Despesas de Socorro em Pista

Em caso de acidente ocorrido na pista de Ski, o Segurador suportará os gastos de recolha, efetuada com meios de salvamento disponibilizados pela estância de Ski, e transporte, da Pessoa Segura acidentada, da pista devidamente autorizada até ao Centro Médico da Estância ou, se necessário, até ao Hospital mais próximo da estância.

10. Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida e seu Familiar

O Segurador suportará as despesas com todas as formalidades a efetuar no local do falecimento da Pessoa Segura, com a aquisição de urna, bem como as relativas ao seu transporte ou repatriamento até ao local do enterro em Portugal.

No caso de uma Pessoa Segura ter falecido na sequência de hospitalização e tiver sido acionada a garantia prevista “Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada”, o Segurador suporta igualmente as despesas de regresso do familiar até ao seu domicílio em Portugal.

11. Despesas de Funeral em Portugal em caso de Acidente Ocorrido no Estrangeiro

Em caso de acidente ocorrido no Estrangeiro que provoque a morte da Pessoa Segura, o Segurador procederá ao reembolso relativo às despesas do seu Funeral (gastos com urna e cerimónia fúnebre), até ao limite máximo estipulado no quadro

anexo.

12. Cancelamento Antecipado de Viagem

O Segurador garante o reembolso de gastos irrecuperáveis decorrentes do Cancelamento de Viagem, caso a Pessoa Segura cancele uma viagem por quaisquer dos motivos expressos no presente artigo:

Doença Grave, Acidente Grave ou Morte:

a) Falecimento da Pessoa Segura, cônjuge, ascendentes ou descendentes até terceiro grau e ainda, irmãos, cunhados, noras e genros de ambos (Pessoa Segura e cônjuge);

b) Por doença ou acidente grave da Pessoa Segura, cônjuge, ascendentes ou descendentes até primeiro grau, considera-se situação clínica de que resulte mais de 1 dia consecutivo de internamento hospitalar;

c) Despedimento da Pessoa Segura ou cônjuge, sempre que no início do seguro não existisse a respetiva comunicação verbal ou escrita;

d) Prejuízos graves como consequência de roubo, incêndios ou outras causas semelhantes que afetem:

a. A residência habitual e/ou secundária da Pessoa Segura;

b. O local profissional em que a Pessoa Segura exercer uma profissão liberal ou for o explorador direto (gerente).

13. Cancelamento Antecipado de Viagem por Falta de Neve

Considera-se falta de neve sempre que o percurso esquiável for inferior a 25% do domínio total disponível para a prática de desportos de inverno. Esta informação terá que ser confirmada oficialmente pela estância.

A ativação está dependente do seguinte:

a) A estância esteja em funcionamento, ficando excluída a data de abertura da estância elegida.

b) O cancelamento tenha ocorrido entre o 15º e o 7º dia antes da data de partida.

c) Se a estância, agência ou operador não efetuar o respetivo reembolso. Ficará a cargo da Pessoa Segura uma franquia de 5% sobre o valor total do pacote adquirido.

14. Interrupção de Viagem

Caso a Pessoa Segura, por motivo de força maior, se veja obrigada a interromper a viagem já iniciada, e desde que tenha sido acionada a garantia de Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos ou Doentes, o Segurador, através dos Serviços de Assistência, assegurará o reembolso dos gastos irrecuperáveis de alojamento, transporte, forfait e aulas até ao limite estipulado no quadro anexo.

Para este efeito, entende-se como motivo de força maior:

Acidente ou doença que conclua no repatriamento da Pessoa Segura ao seu local de residência ou unidade hospitalar por decisão dos Serviços Médicos do Segurador. O montante a reembolsar é o resultado do total dos gastos irrecuperáveis (devidamente comprovados) dividido pelo número de dias da viagem e multiplicado

(10)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

pelo número de dias não usufruídos a contar da data de chegada a Portugal. O reembolso previsto neste número não é acumulável com outros eventualmente previstos na apólice para a mesma situação.

15. Pagamento de Muletas

Caso a Pessoa Segura sofra um acidente na sequência da prática de ski ou snowboard, que a impeça de se mover pelos próprios meios, o Segurador reembolsará os gastos com muletas, prescrita por médico, até ao limite do quadro anexo.

16. Devolução de Forfait por Encerramento da Estância devido a Condições Meteorológicas

Para efeitos da presente alínea considera-se motivos meteorológicos os eventos imprevistos de carácter natural que impeçam a abertura da Estância ao público. Caso a Pessoa Segura fique impossibilitada da prática de desportos de inverno, por motivo de encerramento da Estância, o Segurador, através dos seus Serviços de Assistência, assegurará o reembolso do valor diário do Forfait pelos dias que a Estância se mantiver encerrada no máximo de 3 dias, até ao limite estipulado no quadro anexo.

O montante a reembolsar é o resultado do valor de aquisição do forfait dividido pelo número de dias adquiridos e multiplicado pelo número de dias não usufruídos. A recolha desta informação é suportada pela confirmação oficial, por escrito, da Estância.

Caso não sejam cumpridos os presentes requisitos, o Segurador roga-se o direito de recusar a regularização do sinistro.

Esta garantia apenas pode ser acionada caso a Estância não proceda à devolução correspondente ao valor do Forfait, quer diretamente à Pessoa Segura quer através do Operador Turístico Organizador da Viagem.

17. Roubo, Perda e/ou Destruição Total ou Parcial da Bagagem

O presente contrato garante até ao limite do capital seguro, a indemnização por perdas e danos da bagagem, resultantes de:

Bagagem pertencente à Pessoa Segura e que abrange malas e/ou sacos contendo vestuário, calçado, objetos de adorno (malas de mão, cintos, bijuteria), artigos de higiene e maquilhagem pessoal, com exclusão dos bens indicados nas alíneas o) e p) das exclusões abaixo mencionadas.

A Bagagem só se encontra segura enquanto acompanhada pela Pessoa Segura ou entregue à guarda de uma empresa de transportes. No caso do transporte aéreo, a bagagem é entregue à guarda da Companhia de Aviação, contra prova de receção.

17.1. Transporte por Via Aérea

17.1.1. Bagagem entregue contra receção à guarda e responsabilidade da Companhia de Aviação.

a) Acidentes de aviação

Acidente ocorrido com o avião durante o voo, descolagem ou aterragem devidamente comprovado pela Companhia de Aviação e em consequência do qual os objetos seguros sofram danos.

b) Desaparecimento da Bagagem

O desaparecimento da bagagem - apenas volumes completos - originalmente entregue à guarda da Companhia de Aviação.

No caso de transporte aéreo, a Pessoa Segura tem de fazer a reclamação à empresa transportadora aérea e obter desta a regularização por kilo, conforme decorre do contrato de transporte aéreo.

O Segurador indemnizará a Pessoa Segura pela bagagem extraviada (exclusivamente volume completo), após a indemnização pela empresa aérea transportadora.

17.2. Transporte por Via Terrestre

17.2.1. Acidente de viação ou ferroviário

Acidente ocorrido com o veículo transportador e devidamente comprovado pelas autoridades locais, nas seguintes condições:

- Incêndio ocorrido com o veículo transportador, incluindo ação do calor, fumo ou vapor resultantes imediatamente de incêndio, bem como os efeitos dos meios empregues para o extinguir ou combater,

- Queda de raio e explosão (com exclusão absoluta de bombas ou outros engenhos explosivos),

- Capotamento de veículo transportador, entendendo-se como tal, o acidente em que o veículo perca a sua posição normal,

- Choque ou colisão entre o veículo transportador e outro veículo ou obstáculo, - Descarrilamento,

- Abatimento de pontes, túneis ou outras obras de engenharia,

- Aluimento de terras, e, em consequência do qual, os objetos seguros sofram danos. 17.2.2. Roubo

O desaparecimento da bagagem – apenas volumes completos -, dentro dos limites fixados para o efeito:

a) Quando transportada por veículo terrestre (autocarro e comboio), - A bagagem permanecer dentro do veículo transportador acondicionada em lugar que não seja visível do exterior;

- O roubo for praticado por arrombamento e existam vestígios nítidos de violação do veículo;

- Assalto ao veículo transportador, praticado com violência.

- For comprovado pela autoridade policial local, mediante participação efetuada conjuntamente pelos lesados e pela Empresa Transportadora, num prazo máximo até 24 horas após a ocorrência.

(11)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

17.3. Transporte por Via Marítima ou Fluvial

17.3.1. Acidente marítimo ou fluvial

Acidente ocorrido com a embarcação durante a navegação e devidamente comprovado pela Companhia de Navegação ou entidade marítima local, motivado por:

- Fogo ou explosão,

- Encalhe ou afundamento do navio ou embarcação e ainda a sua viragem devido a falta de estabilidade transversal (emborcar),

- Terramoto, erupção vulcânica ou raio, - Sacrifício de avaria grossa,

- Alijamento ou arrebamento pelas ondas,

- Entrada de água do mar, de lago ou de rio dentro do porão do navio ou embarcação, e, em consequência do qual, os objetos seguros sofram danos. 17.3.2. Roubo

O desaparecimento da bagagem – apenas volumes completos -, dentro dos limites fixados para o efeito, quando estiver à guarda da Companhia de Navegação, desde o momento do “check in” até à entrega no camarote da Pessoa Segura e, no fim da viagem, desde o transporte do camarote até à entrega à Pessoa Segura no cais de desembarque.

17.4. Bagagem Acompanhada da Pessoa Segura

17.4.1. Roubo

O roubo da bagagem, quando praticado com violência contra a Pessoa Segura ou com ameaça de perigo eminente para a integridade física ou para a sua vida. Para efeito exclusivamente do presente, consideram-se Bagagens os pertences da Pessoa Segura que abrangem malas e/ou sacos bem como vestuário, calçado, objetos de adorno (malas de mão, cintos, bijuteria), artigos de higiene e maquilhagem pessoal, com exclusão dos bens indicados nas alíneas o) e p) das exclusões abaixo mencionadas.

Ficam expressamente excluídas das garantias da apólice as perdas ou danos, direta ou indiretamente, resultantes de:

a) Contrabando, descaminho, comércio proibido ou clandestino; b) Medidas sanitárias ou de desinfeção;

c) Mau acondicionamento ou deficiência de embalagem da responsabilidade da Pessoa Segura, avarias mecânicas, elétricas e/ou eletrónicas e defeitos de fabrico ou de material;

d) Vício próprio, ou alteração da natureza intrínseca, dos objetos seguros; e) Danos causados por desgaste normal devido ao uso, deterioração

gradativa, meio próprio, defeito latente, efeitos da luz, temperatura, humidade, insetos, vermes, fungos, queimaduras de cigarros, atos de loucura;

f) Perda de valor do objeto seguro e/ou perda de mercado; g) Atrasos na viagem ou sobre estadias qualquer que seja a causa;

h) Ações ou omissões dolosas do Tomador de Seguro ou da Pessoa Segura, dos seus familiares, empregados, mandatários ou representantes, ou praticados com a sua cumplicidade ou participação;

i) Efeito direto ou indireto de explosão, libertação de calor e radiações, provenientes da desintegração ou fusão do núcleo de átomos, aceleração artificial de partículas ou radioatividade.

j) Captura, apreensão, arresto, penhora, presa ou detenção e respetivas consequências, ou simples tentativas de tais atos;

k) Guerra, invasão, atos de inimigos estrangeiros, hostilidades ou operações bélicas, declaradas ou não, guerra civil, rebelião, insurreição ou revolução;

l) Acidentes resultantes de cataclismos da natureza, tais como ventos ciclónicos, terramotos, maremotos, outros fenómenos análogos nos seus efeitos e ainda ação de raio;

m) Atos de pirataria;

n) Greves, "lock-outs", conflitos laborais, tumultos ou comoções civis, atos de grevistas ou de trabalhadores sob "lock-out " ou de pessoas tomando parte em conflitos laborais, atos de terrorismo e sabotagem.

Ficam ainda excluídos das garantias da apólice:

o) Objetos de ouro, prata, platina, pedras preciosas, relógios, telemóveis, dinheiro, títulos, cheques, documentos, cupões, letras de câmbio, promissórias, documentos de crédito, documentos pessoais, bilhetes de viagem, manuscritos, escrituras, projetos, objeto de arte, antiguidades, coleções;

p) Computadores portáteis, máquinas fotográficas, câmaras de vídeo, leitores portáteis de vídeo/hi-fi;

q) Todos os bens que, ainda que estando acompanhados da Pessoa Segura ou, entregues contra prova de receção, à guarda de uma Empresa Transportadora, sejam diferentes daqueles que constam na definição de Bagagem.

18. Assistência ao Roubo de Bagagens no Estrangeiro

No caso de roubo de bagagens e/ou objetos pessoais, o Segurador assistirá, se solicitado, a Pessoa Segura na respetiva participação às autoridades.

Tanto no caso de roubo como no de perda ou extravio dos ditos pertences, se encontrados, o Segurador encarregar-se-á do seu envio até ao local onde se encontre a Pessoa Segura, ou até ao seu domicílio.

19. Atraso na Receção de Bagagens

O Segurador reembolsará a Pessoa Segura, pelo valor das despesas provocadas pelo atraso na recuperação da bagagem no decurso de uma viagem aérea, designadamente na aquisição de artigos de vestuário e/ou higiene, até ao limite estipulado no quadro anexo e desde que esse atraso seja superior a 24 horas. Excluem-se desta garantia os atrasos que possam ocorrer na chegada das bagagens ao aeroporto de origem que será sempre coincidente com o país de residência da

(12)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

Pessoa Segura.

20. Adiantamento de Fundos no Estrangeiro

Se durante uma viagem ao Estrangeiro o Segurado se vir privado de dinheiro por motivo de roubo, perda de bagagem, doença, acidente e previamente apresentar os justificativos, certificados ou denúncias correspondentes, o Segurador providenciará o envio de dinheiro até ao limite indicado no Artigo 5 – Quadro de Garantias, devendo a quantia ser depositada previamente na sede social do Segurador, sita na Av. Da Liberdade, nº 38 - 7º piso, através de cheque ou numerário.

21. Atraso no Voo

O Segurador reembolsará a Pessoa Segura pelo valor das despesas de alojamento provocadas pelos atrasos nas partidas dos aviões, até ao limite estipulado no quadro anexo, desde que esse atraso seja por um período superior a 12 horas.

Ficam expressamente excluídos desta garantia os acontecimentos cuja responsabilidade advenha à Companhia Aérea e provocados por avarias dos seus aviões, incluindo os aparelhos subcontratados.

22. Perda de Ligações Aéreas

Caso a Pessoa Segura perca uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, o Segurador garante as despesas do alojamento até ao limite estipulado no quadro anexo.

Para que a cobertura possa funcionar, a diferença entre a chegada prevista do voo inicial não poderá ser inferior à hora prevista do voo subsequente em uma hora e trinta minutos.

Ficam expressamente excluídos desta garantia os acontecimentos cuja responsabilidade advenha à Companhia Aérea e sejam provocados por problemas operacionais ou por avarias dos seus aviões, incluindo os aparelhos subcontratados, por exemplo, por falta de combustível, falta de descanso da tripulação.

23. Envio Urgente de Medicamentos

O Segurador suportará as despesas com o envio para o local no estrangeiro onde a Pessoa Segura se encontre, dos medicamentos indispensáveis de uso habitual da mesma, desde que não existam no país visitado ou que aí não tenham sucedâneos.

24. Regresso Antecipado da Pessoa Segura por Falecimento de um Familiar

Caso a Pessoa Segura interrompa a sua viagem devido ao falecimento do seu cônjuge, ascendentes ou descendentes de primeiro grau, bem como dos seus irmãos, o Segurador suportará o custo dos bilhetes do regresso antecipado da Pessoa Segura até à sua residência habitual.

25. Envio de Motorista Profissional

Em caso de acidente ou doença súbita e imprevisível da Pessoa Segura, que resulte em incapacidade de condução devidamente confirmada por um médico no local de ocorrência, ou em caso de falecimento do condutor, e desde que nenhum dos

restantes ocupantes o possa substituir, o Segurador garantirá o transporte dos mesmos até ao seu domicílio em Portugal ou até ao local de destino inicialmente previsto, desde que estes últimos gastos não sejam superiores aos primeiros.

Este transporte será efetuado recorrendo ao veículo seguro, através de um motorista designado pelo Segurador, sendo da sua responsabilidade as despesas exclusivamente relacionadas com aquele profissional, tais como, alojamento, transporte, alimentação e honorários.

26. Morte ou Invalidez Permanente

Morte – No caso de morte da Pessoa Segura, ocorrida imediatamente ou no decurso

de 2 anos a contar da data do acidente e como consequência deste, e desde que verificada durante o período de viagem, o Segurador pagará o correspondente capital seguro ao(s) Beneficiário(s) expressamente designado(s) na Apólice ou na sua inexistência segundo as regras do direito sucessório previstas na lei civil.

Invalidez Permanente – No caso de Invalidez Permanente da Pessoa Segura

clinicamente constatada e sobrevinda no decurso de 2 anos a contar da data do acidente, e como consequência deste, e desde que verificada durante o período de viagem, o Segurador pagará a parte do correspondente capital seguro determinada pela Tabela de Desvalorização constante no Anexo 1 das condições da presente apólice e de acordo com o seguinte:

a) O pagamento desta indemnização, salvo indicação expressa em contrário na Apólice, será feito à Pessoa Segura;

b) Mediante convenção expressa nas Condições Particulares, poderão ser adotadas desvalorizações diferentes das que constam da tabela constante no Anexo 1;

c) A indemnização por lesões, ainda que de importância menor, não enumeradas na Tabela de Desvalorização será calculada na proporção da sua gravidade comparada com a dos casos enumerados, sem ser tida em conta a profissão exercida;

d) Se a Pessoa Segura for canhota, as percentagens de invalidez estabelecidas na Tabela para o membro superior direito aplicam-se ao membro superior esquerdo e reciprocamente;

e) Em qualquer membro ou órgão, os defeitos físicos de que a Pessoa Segura era portadora antes do acidente serão tomados em consideração no momento de fixação do grau de desvalorização proveniente do acidente, o qual corresponderá à diferença entre a invalidez já existente e aquela que passou a existir;

f) A incapacidade funcional parcial ou total de um membro ou órgão é assimilada à correspondente perda parcial ou total;

g) Em relação a um mesmo membro ou órgão, as desvalorizações acumuladas não podem exceder aquela que corresponderia à perda total desse membro ou órgão;

h) Sempre que de um acidente resultem lesões em mais de um membro ou órgão, a indemnização total obtém-se somando o valor das indemnizações

(13)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

relativas a cada uma das lesões, sem que o total possa exceder o capital seguro.

O risco de Morte e o risco de Invalidez Permanente não são cumuláveis; por isso, se, em consequência de acidente garantido pela Apólice e ocorrido durante o período de viagem, a Pessoa Segura vier a falecer no período de 2 anos contados a partir da data de ocorrência do dito acidente, ao valor da indemnização por Morte será deduzido o valor da indemnização por Invalidez Permanente, que eventualmente lhe tenha sido atribuída e paga pelo Segurador, em consequência do mesmo acidente. Para efeitos da presente cobertura, considera-se que para a Pessoa Segura menor de 14 anos de idade apensas é segurável a Invalidez.

27. Responsabilidade Civil

Fica expressamente convencionado que, nos termos, condições e exclusões desta cláusula o presente contrato garante, até ao limite estipulado no quadro anexo, as reparações pecuniárias exigíveis à Pessoa Segura com fundamento em responsabilidade civil extracontratual decorrente de lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros em consequência de sinistros ocorridos no decurso da viagem.

ARTIGO 3. EXCLUSÕES

1. Não ficam garantidas por este seguro as prestações que não tenham sido solicitadas ao Segurador, nem despesas que não tenham sido efetuadas com o seu acordo, salvo nos casos de força maior ou de impossibilidade material demonstrada.

2. Ficamsempre excluídas do âmbito da cobertura de Assistência em Viagem: a) Lesões ou doenças já existentes antes do início da viagem;

b) Doença mental ou qualquer doença do foro psiquiátrico;

c) Acidentes resultantes de uma doença ou estado patológico existente antes do início da viagem bem como lesões resultantes de intervenções cirúrgicas ou outros atos médicos não motivados por Acidente garantido pelo contrato; d) Suicídio ou tentativa de suicídio da Pessoa Segura e suas consequências, bem

como outros atos intencionais praticados pela Pessoa Segura sobre si própria; e) Atos dolosos, criminosos ou contrários à ordem pública de que o Tomador de Seguro ou a Pessoa Segura sejam autores materiais ou morais ou de que sejam cúmplices;

f) Ações ou omissões da Pessoa Segura influenciada pelo uso de estupefacientes, sem prescrição médica, ou bebidas alcoólicas de que resulte grau de alcoolemia igual ou superior àquele que, em caso de condução sob o efeito do álcool, determine a prática seja de contraordenação seja de crime; g) Acidentes resultantes da prática desportiva profissional, amadora ou federada e respetivos treinos bem como da prática de outros desportos “especiais” tais como, alpinismo, boxe, karaté e outras artes marciais, tauromaquia, para-quedismo, parapente, asa delta, todos os desportos designados de radicais, espeleologia, pesca e caça submarinas, desportos de Inverno, tais como Ski e Snowboard, quaisquer desportos que envolvam veículos motorizados (de 2 rodas ou outros), motonáutica e outros desportos análogos na sua

perigosidade;

Ficam garantidos os riscos devidos a acidentes resultantes de Desportos de Inverno, nomeadamente a prática de Ski e Snowboard.

Esta situação aplica-se exclusivamente quando a prática dos desportos identificados se fazem em pistas próprias para o efeito, ficando desde já excluídos os acidentes que ocorram fora das pistas;

h) Acidentes resultantes da utilização pela Pessoa Segura de veículos motorizados de duas rodas ou moto quatro;

i) Partos e complicações devidas ao estado de gravidez, salvo se imprevisíveis e ocorridos durantes os primeiros seis meses;

j) Acidentes resultantes de cataclismos da natureza, tais como ventos ciclónicos, terramotos, maremotos, outros fenómenos análogos nos seus efeitos e ainda ação de raio;

k) Assaltos, greves, distúrbios laborais, tumultos e quaisquer outras alterações da ordem pública, rebelião, atos de terrorismo e sabotagem ou insurreição; l) Revolução, guerra civil, invasão e guerra declarada ou não contra país

estrangeiro, hostilidades entre nações estrangeiras, quer haja ou não declaração de guerra, e atos bélicos provenientes direta ou indiretamente dessas hostilidades;

m) Acidentes resultantes da utilização pela Pessoa Segura de aeronaves ou embarcações não pertencentes a linhas ou carreiras comerciais;

n) Acidentes resultantes de explosão ou quaisquer outros fenómenos direta ou indiretamente relacionados com a desintegração ou fusão de núcleos de átomos, bem como os efeitos da contaminação radioativa;

o) Tratamento em termas ou praias e, em geral, curas de mudança de ares ou de repouso bem como tratamentos estéticos;

p) Despesas de medicina preventiva, vacinas ou similares incluindo honorários médicos;

q) Despesas de reabilitação e fisioterapia efetuadas sem o acordo da equipa médica do Segurador;

r) As despesas médicas relativas a tratamentos iniciados no País de residência ou de nacionalidade.

ARTIGO 4. GARANTIAS DE PRESTAÇÃO MÉDICA

Nas garantias que envolvam prestação médica, a equipa médica do Segurador terá sempre um papel de coordenação e decisão final relativamente aos procedimentos a adotar na sequência de um sinistro.

(14)

SPORSKI PLATINA – 0369220/21/22

ARTIGO 5. QUADRO DE GARANTIAS

Os valores indicados no Quadro de Garantias são válidos durante o período de vigência da apólice e contemplam IVA ou taxas legais em vigor.

GARANTIAS LIMITES DE

CAPITAL

Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização no Estrangeiro

Despesas de Odontologia por Acidente (Franquia 50€)

10.000€ 250€ Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização

por Acidente em Portugal em Trânsito para o Estrangeiro (Franquia 50€)

10.000€ Despesas de Tratamento em Portugal, exclusivamente em caso

de Acidente sofrido no Estrangeiro 2.750€ Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Transporte: Ilimitado Estadia: 125€/dia

Max. 1.250€ Bilhete de Ida e Volta para Familiar e Respetiva Estadia

Transporte: Ilimitado Estadia: 125€/dia

Max. 1.250€ Prolongamento da Estadia em Hotel Estadia: 125€/dia

Max. 1.250€ Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos ou Doentes Ilimitado Transporte do Centro Médico à Estação de SKI/ Unidade

Hoteleira Ilimitado

Despesas de Socorro em Pista Ilimitado Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida e seu

Familiar Ilimitado

Despesas de Funeral em Portugal em caso de Acidente ocorrido

no Estrangeiro 1.000€

Cancelamento Antecipado de Viagem 2.000€ Cancelamento Antecipado da Viagem por Falta de Neve 2.500€

Interrupção de Viagem 2.000€

Pagamento de Muletas 25€

Devolução de Forfait por Encerramento da Estância devido a

Condições Meteorológicas 200€

Roubo, Perda e/ou Destruição Total ou Parcial da Bagagem 1.500€ Assistência ao Roubo de Bagagens no Estrangeiro Ilimitado Atraso na Receção de Bagagens (Superior a 24 Horas) 200€ Adiantamento de Fundos no Estrangeiro 500€ Atraso no Voo (Superior a 12 Horas) 100€/dia

Max. 500€

Perda de Ligações Aéreas 100€/dia

Max. 500€ Envio Urgente de Medicamentos Ilimitado Regresso Antecipado da Pessoa Segura por Morte de um

Familiar Ilimitado

Envio de Motorista Profissional Ilimitado Morte ou Invalidez Permanente 50.000€

Responsabilidade Civil 12.000€

Em caso de sinistro, contacte de imediato

Referências

Documentos relacionados

Em síntese, aduziu que a ré condiciona a expedição de alvará de funcionamento para 2017 à contratação de farmacêutico responsável técnico para o dispensário

Para grupos organizados e viagens de incentivo, o Freeport Lisboa Fashion Outlet e o Vila do Conde Porto Fashion Outlet têm à disposição uma equipa disponível para o acolhimento.

Depois de concluída a primeira etapa, contando com o processo de edição e de avaliação da reportagem, foi pensada a segunda etapa do trabalho prático, onde voltamos à

UE APROVOU RECENTEMENTE A DIRECTIVA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA QUE CONTRIBUIRÁ PARA ALCANÇAR O OBJECTIVO DEFINIDO PARA 2020. Consumo de energia primária da UE

torna público que encontram-se abertas às inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 018/2014, destinado ao preenchimento de vagas de admissão em caráter temporário

monitoramento de pH e níveis séricos de outros eletrólitos (por ex. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o

A área de estudo, Região Sul do Brasil (figura 01), é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo esta a menor região do país em território, com

Assim, acreditamos que esta nossa iniciativa em apresentar um projeto de resgate da história e da memória iguaçuana através da organização do acervo dos documentos do Instituto