• Nenhum resultado encontrado

Bio. Professores: Nelson Paes Rubens Oda Monitores: Mat.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bio. Professores: Nelson Paes Rubens Oda Monitores: Mat."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ma

t.

Bio.

Semana 19

Professores: Nelson Paes

Rubens Oda

(2)

Ma

t.

Coordenação endócrina:

hi-pófise, pineal, tireoide e

pa-ratireoides.

21

jun

RESUMO

Os animais apresentam dois mecanismos de coor-denação corporal: nervosa e endócrina.

A coordenação endócrina se dá pelo lançamento de hormônios na corrente sanguínea, sintetizados por glândulas endócrinas, e esses hormônios são substâncias químicas que atuam sobre órgãos-alvo específicos, estimulando sua atuação.

Hipófise

Glândula-mestra do corpo, produzindo diversos hormônios que ou agem diretamente sobre órgãos específicos ou estimulam a ação de outras glându-las que produzirão seus próprios hormônios. A hipófise pode ser dividida em neurohipófise e adenohipófise, e cada parte libera hormônios dis-tintos.

Neurohipófise

✓ Oxitocina: Estimula contrações uterinas e

liberação de leite nas glândulas mamárias, impor-tante no parto.

✓ ADH: Reabsorção de água pelos rins,

abrindo as aquaporinas na porção distal do néfron.

Adenohipófise

✓ Prolactina: Estimula a produção de leite

nas glândulas mamárias.

✓ FSH: Estimula os folículos ovarianos

(fê-meas) e a espermatogênese (machos).

✓ LH: Estimula a formação do corpo

luteini-zante e a ovulação (fêmeas), ou as células intersti-ciais (machos).

✓ Tireotrofina: Estimula a secreção de

hor-mônios tireoidianos

✓ Adrenocorticotrófico: Estimula a secreção

de hormônios nas glândulas adrenais.

✓ GH: Estimula o crescimento geral do

corpo, muito importante na infância. Sua falta pode causar nanismo, enquanto seu excesso pode causar gigantismo. Potencialmente utilizado como anabolizante, promovendo aumento muscular, mas também acromegalia (crescimento das extre-midades ósseas, como queixo e mãos).

Tireoide

(3)

Ma

t.

Glândula com formato de “borboleta”, ativada pela tireotrofina da hipófise. Localizada no pescoço, so-bre a porção inicial da traqueia.

✓ T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina):

Respon-sáveis por manter os processos metabólicos do or-ganismo, dependentes de iodo. A falta de iodo na alimentação pode levar a complicações causadas pela falta destes hormônios, como por exemplo o bócio endêmico, um inchaço na glândula que re-sulta em um “papo”, ou ao hipotireoidismo, que causa um metabolismo lento, tendência a obesi-dade, sonolência, cansaço, etc. A hiperatividade ti-reoidiana, hipertireoidismo, é outra condição mé-dica, cujos sintomas incluem calor, suor, fraqueza muscular, taquicardia, diarreia, irritabilidade, etc.

✓ Calcitonina: Diminui o nível de cálcio no

sangue, e inibe a ação dos osteoclastos, aumen-tando a fixação de cálcio nos ossos.

Paratireoides

Quatro glândulas aderidas na parte posterior da ti-reoide, responsável por secretar o paratormônio. O paratormônio age junto da calcitonina para equi-librar o cálcio sanguíneo. O paratormônio sinaliza

aos osteoblastos, estimulando os osteoclastos e li-berando o cálcio no sangue. Esse aumento na cal-cemia inibe a produção de paratormônio e estimula a produção de calcitonina, que fixará o cálcio nos ossos de volta, inibindo a ação dos osteoclastos, diminuindo a calcemia, o que estimula de volta a produção do paratormônio.

Pineal

Acreditava-se que era um órgão vestigial, trata-se de uma pequena glândula presente próxima ao centro do cérebro. A pineal sintetiza melatonina, hormônio responsável pela regulação do círculo circadiano, sendo seu aumento no organismo res-ponsável pelo sono. Seus níveis aumentam em am-bientes quietos e escuros, explicando o motivo do sono que seres humanos, animais diurnos, sentem durante a noite.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

O esquema a seguir representa o mecanismo regulador da secreção de hormônios T3e T4 pela

tire-oide. Os sinais (+) e (–) significam, respectivamente, ativação e inibição. Baseado nestes dados, assi-nale a alternativa correta:

a) Os hormônios tireoidianos T3 e T4 são inibidores da produção de TRF pelo hipotálamo.

b) O hipotálamo, através do TRF estimula a tireoide para a produção dos hormônios tireoidianos T3 e

T4.

(4)

Ma

t.

d) Os hormônios tireoidianos T3 e T4 não interferem na produção hipotalâmica de TFR.

e) O único hormônio regulador da secreção tireoidiana é o THS hipotalâmico.

2.

Os hormônios do crescimento, da regulação da glicemia, da regulação de metabolismo basal e da regulação do cálcio, são produzidos, respectivamente, pelas seguintes glândulas endócrinas.

a) Hipófise, pâncreas, tireoide e paratireoide. b) Tireoide, pâncreas, hipófise e paratireoide. c) Hipófise, tireoide, pâncreas e paratireoide. d) Tireoide, paratireoide, pâncreas e hipófise. e) Hipófise, pâncreas, paratireoide e tireoide.

3.

O seguinte enunciado refere-se à reabsorção da matriz óssea. Quando ocorre uma hipocalcemia, a secreção do hormônio…….. da glândula …….. é aumentada, provocando a mobilização do cálcio

dos ossos para o plasma sanguíneo através do aumento das células responsáveis pela reabsorção óssea denominada …….. . Marque a alternativa que completa as lacunas.

a) Tiroxina, tireoide, osteócitos.

b) Paratormônio, paratireoides, osteoclastos. c) Adrenalina, adrenal, osteoblastos.

d) Tireotrófico, tireoide, osteoclastos. e) Adrenalina, adrenal, osteócitos.

4.

A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, por-tanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios

hipofisários, é correto afirmar que:

a) O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.

b) A vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.

c) O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adenohipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.

d) O comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a in-fluência do hormônio prolactina.

e) O hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.

5.

A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio. Com relação a estas glândulas, resolva os itens abaixo:

a) Por que um hormônio, apesar de atingir todas as células do corpo, atua apenas nas células-alvo? b) Cite duas glândulas endócrinas presentes na espécie humana.

(5)

Ma

t.

EXERCÍCIOS PARA CASA

1.

O hormônio folículo-estimulante induz as células foliculares a liberar estrógeno, responsável pelo crescimento do endométrio. As estruturas relacionadas com a descrição acima são:

a) hipófise, tireoide e testículo. b) hipófise, ovário e útero. c) tiroide, suprarrenal e útero. d) pâncreas, tiroide e testículo. e) pâncreas, ovário e suprarrenal.

2.

Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva dos vertebrados. Assinale a

opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e os efeitos dos hormônios indicados. a) Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto.

b) Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal. c) Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue. d) Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial.

e) Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.

3.

Suave caminho de volta ao sono natural Novas pesquisas condenam o uso de comprimidos de melatonina e médicos defendem a receita

tra-dicional contra insônia: medidas antiestresse e dieta sem cafeína.

(MARINHO, Antonio, In: O Globo, Jornal da Família, 25/08/96) O texto reproduzido alerta para o uso indiscriminado e abusivo da melatonina como medicamento. Esta substância é normalmente produzida pelo organismo e tem efeitos sobre vários órgãos e siste-mas. Seus níveis de concentração são finamente regulados para as diferentes situações biológicas. Havendo interferência externa neste processo de feedback, podem ocorrer alterações orgânicas in-desejáveis.

A melatonina é produzida na:

a) pineal b) hipófise

c) tireóide d) paratireóide e) adrenal

(6)

Ma

t.

De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

a) Estímulo e inibição atuam coordenadamente opondo-se a grandes variações na concentração plasmática de tiroxina em indivíduos normais.

b) Tiroxina pode atuar como hormônio que contribui para nos adaptarmos ao frio. c) A redução nos níveis de TSH é sempre indicador de hipotireoidismo.

d) A carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina e o aumento de volume da tireóide.

5.

A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, por-tanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios

hipofisários, é CORRETO afirmar que:

a) o FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.

b) a vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.

c) o hormônio adenocorticotrópico (ACTH) é um esteróide secretado pela adeno-hipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.

d) o comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a in-fluência do hormônio prolactina.

e) o hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folí-culo estimulante (FSH) após a ovulação.

6.

A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hor-mônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e

meta-bólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adeno-hipófise e neurohipó-fise, e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireóide. O nio ... produzido pela ... estimula a tireóide, modulando a secreção dos

(7)

hormô-Ma

t.

nios... e ..., através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhe-cido por retroalimentação.

Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima? a) TSH, neuro-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).

b) TSH, adeno-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3). c) tireoxina (T4), adeno-hipófise, TSH e triiodotireonina (T3). d) TSH, adeno-hipófise, calcitonina e tireoxina (T4).

7.

Leia o texto a seguir: De acordo com o pediatra Dr. Moises Chencinski, a longo prazo, não dormir direito pode

compro-meter seriamente a saúde, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios vitais para o funcionamento de nosso organismo. A melatonina, neuro‐hormônio relacionado à regulação do sono, é fabricada no escuro e produzida de forma muito irregular em bebês, pois sua glândula pro-dutora não é bem desenvolvida. Assim, o sono de bebês é imprevisível. Recentes descobertas mos-tram que o leite materno, produzido pela ação da prolactina, contém melatonina em grande quanti-dade à noite e em menor concentração durante o dia. Assim, o aleitamento materno tem mais uma função, a qual supre essa deficiência e induz o sono dos bebês. Além disso, na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento (GH ou somatotrofina) são liberados durante o sono, e crianças que têm dificuldade para dormir têm mais chance de ter problemas no seu desenvolvimento físico.

Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir-o-sono-parte-4. Adaptado.

Considerando as amplas funções dos hormônios apresentados no texto, estabeleça a correlação en-tre outras possíveis ações desses hormônios.

a) Melatonina – pode atenuar inflamações; Prolactina – estimula a espermatogênese e a ovocitogê-nese; Somatotrofina – causa vasoconstrição generalizada no corpo.

b) Melatonina – aumenta a concentração de glicose no sangue; Prolactina – evita o acúmulo de gor-dura e a fragilidade de ossos; Somatotrofina ‐ estimula a deposição de cálcio nos ossos.

c) Melatonina – estimula a quebra de glicogênio no fígado; Prolactina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Somatotrofina ‐ ajuda a manter tônus muscular.

d) Melatonina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Prolactina – promove a secreção de proges-terona; Somatotrofina ‐ afeta o metabolismo das células.

e) Melatonina – causa vasoconstrição na pele, mucosas e rins; Prolactina – pode atenuar inflama-ções; Somatotrofina ‐ acelera os batimentos cardíacos.

8.

O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.

a) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, au-mentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.

b) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.

c) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, au-mentando a reabsorção de água e auau-mentando a pressão osmótica do sangue.

d) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, di-minuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.

9.

Leia atentamente as frases a seguir e se estiverem corretas, as mantenha inalteradas (nada escreva). Caso não concorde com o texto da frase, por considerá-lo incorreto, justifique, devidamente, a

(8)

Ma

t.

a) A diminuição da taxa de sódio no plasma sanguíneo, representa um estímulo para o córtex da glândula suprarrenal secretar um tipo de mineralocorticoide, denominado aldosterona, que atua nos túbulos contorcidos distais promovendo a reabsorção desse íon,a partir do filtrado glomeru-lar.

b)O hormônio tireotrófico, lançado na corrente sanguínea pelas células da neuro-hipófise, apesar de circular por todo o organismo, só atua nas células da tireoide, uma vez que so-mente estas células possuem nas suas membranas receptores para esse hormônio.

c) A taxa normal de cálcio no plasmasanguíneo, que oscila entre 9 e11 mg%, é resultado da ação balanceada de dois hormônios: por um lado o paratormônio, que estimula a saída desse íon dos ossospara o sangue,e por outro lado a calcitonina,que mantém os depósitos de cálcio nos ossos,inibindoa ação dos osteoclastos.

d) As gonadotrofinas FSH e LH, produzidas pela adeno-hipófise, são responsáveis pelo apare-cimento das mudanças psicofisiológicas que ocorrem na puberdade, no sexo feminino, estimu-lando os ovários, respectivamente, na secreção e liberação de progesterona e estrógenos.

10.

Tireóide “preguiçosa” reduz risco de câncer de mama Mulheres que têm a glândula tireóide “preguiçosa” têm menos risco de ter câncer de mama, de

acordo com novo estudo da Universidade do Texas (EUA).

A tireóide é uma glândula que fica na parte anterior do pescoço e ajuda a regular, entre outras coisas, os batimentos cardíacos, o metabolismo e o humor.

O estudo sugere que a subfunção dessa glândula, conhecida como hipotireoidismo, retarda o de-senvolvimento do câncer, quando ele já existe. Para outros pesquisadores, no entanto, o assunto ainda é controverso.

www.folha.uol.com.br/folha/ciência,11.08.2003.

Analisando a notícia veiculada, e utilizando conhecimentos de Biologia, responda às perguntas abaixo.

a) Que relação pode ser encontrada entre o hipotireoidismo e a velocidade de disseminação de um câncer?

b) Que hormônios são secretados por uma glândula tireóide normal? Como é regulada essa secre-ção?

c) Para a produção de seus hormônios, a tireóide se utiliza de um íon. Que elemento é esse?

QUESTÃO CONTEXTO

Melatonina! Conheça o hormônio que pode melhorar seu sono e qualidade de vida.

“A melatonina é um hormônio (...), cuja função mais conhecida é a indução ao sono.

Ela é afetada pelo ciclo circadiano, o ritmo cíclico das funções autonômicas do organismo no período de 24 horas..”

http://blogs.atribuna.com.br/maissaude/2017/04/melatonina-conheca-o-hormonio-que-pode-melhorar-seu-sono-e-qualidade-de-vida/

(9)

Ma

t.

GABARITO

Exercícios para aula

1. A

2. A

3. B

4.

a

5.

a) Substâncias químicas produzidas por

glândulas endócrinas liberadas na corrente sanguínea, atuando em receptores específi-cos encontrados nas células-alvo.

b) Hipófise, tireoide, paratireoide, adrenal, pâncreas, pineal...

c) TSH, estimulando a produção de hormô-nios da tireoide, como a tiroxina

Exercícios para casa

1.

B

2. a

3. a

4. c

5. B

6. B

7.

D

8. A

9.

b) O hormônio tireotrófico (TSH) é lançado

no sangue pelas células da adenohipófise. d) O FSH estimula a secreção e liberação de estrógenos e o LH estimula a secreção e liberação de progesterona

10.

a) Ambos estimulam o metabolismo celular,

e portanto podem ajudar no crescimento do tumor em maior velocidade.

b) T3, T4 e Calcitonina, regulados pela se-creção de TSH pela hipófise.

(10)

Ma

t.

Questão Contexto

A melatonina é produzida na glândula pineal, e as condições ideias para sua produção são ambientes calmos e escuros, causando sono, regulando o ciclo circadiano.

Referências

Documentos relacionados

Por todo o apresentado neste laudo técnico de avaliação, da unidade autônoma número 43, Edifício Vista da Serra, localizado à Rua Antônio Pinto Guedes, nº 97, município

A19) Segurança: combate a incêndios e limitação de avarias; meios e equipamentos de salvação; homem ao mar; procedimentos em caso de emergência; abandono do

O sistema da RFB, no momento do preenchimento da declaração do IRPF indica qual é a melhor opção para o contribuinte; sendo essas opções o modelo simplificado que é

Os segmentos identificados, pelo Grupo, para o relato por segmentos, são assim consistentes com a forma como o Conselho de Administração analisa o seu negócio,

Tipos de pesquisa: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, pesquisa histórica, pesquisa descritiva (estudo de caso, análise de conteúdo,

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate

por meio de citologia conjuntival em um cão não positivo para testes parasitológicos em medula óssea, linfonodos poplíteos e cervicais superficial direito e esquerdo..

Para esse efeito foram introduzidos no modelo efeitos fi xos por trabalhador, empresa e posto de trabalho, ou seja, um conjunto de variáveis dummy para cada um dos efeitos Foi,