• Nenhum resultado encontrado

CAPITAL INTELECTUAL: O RECURSO ECONÔMICO DO SÉCULO XXI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPITAL INTELECTUAL: O RECURSO ECONÔMICO DO SÉCULO XXI"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CAPITAL INTELECTUAL: O RECURSO ECONÔMICO DO SÉCULO XXI

José Luiz dos Santos *

Paulo Schmidt ** Luciane Alves Fernandes *** Nilson Perinazzo Machado **** Paulo Roberto Pinheiro ***** José Mário M Gomes ****** Marco Antônio Martins *******

Resumo: A globalização da economia e as mudanças proporcionadas pelos

avanços da tecnologia da informação e das telecomunicações transforma-ram a sociedade como um todo, culminando com o surgimento da então denominada sociedade sustentada no conhecimento. Nesse processo, surge um novo conceito de gestão dos negócios e de análise de desempenho, denominado de Capital Intelectual. À medida que o conhecimento é aceito como um recurso econômico, novos problemas surgem, a exemplo de como retê-lo na empresa e, mais do que isso, como mensurá-lo, já que esse ativo proporcionará a seu possuidor a geração de benefícios futuros, que alterarão o patrimônio das entidades. Tendo em vista esse objetivo, esse artigo inicia pela definição do conhecimento como sendo um recurso econômico, a partir de então, procurou-se evidenciar o impacto causado pela tecnologia da in-formação, culminando com a conceituação do capital intelectual. Finalmente algumas conclusões são evidenciadas.

Palavras-chave: Capital Intelectual. Sociedade do conhecimento. Capital

hu-mano.

* Doutor em Economia pela UFRGS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN (joseluiz@unifin.com.br) ** Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

(pschmidt@ufrgs.br)

*** Doutora em Agronegócios pela UFRGS. Professora da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN (luciane@unifin.com.br)

**** Doutorando em Administração pela UFRGS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN (pperinazzo@unifin.com.br)

***** Doutor em Agronegócios pela UFRGS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN (p.pinheiro@unifin.com.br)

****** Doutorando em Agronegócios pela UFRGS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN (josemario@unifin.com.br)

******* Doutorando em Administração pela UFRGS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN (martins@unifin.com.br)

(2)

INTRODUÇÃO

Hodiernamente, a economia mundial e a sociedade civil organiza-da estão experimentando nas últimas décaorganiza-das profunorganiza-das transformações, especialmente no que tange a criação de uma interdependência entre os mercados e países, uma expansão no setor de serviços além de um cresci-mento e sofisticação dos mercados financeiros. Essas mudanças decorrem basicamente do avanço da tecnologia da informação, da fonte de riqueza proporcionada pela inteligência humana e dos recursos intelectuais que esta-beleceram um novo cenário no qual são impostas mudanças às organizações atuais a fim de que o seu capital não flua na direção de seus concorrentes.

Nesse contexto mundializado, insere-se a dificuldade de se mensurar adequadamente as empresas, especialmente os ativos intangíveis, haja vista o crescente aumento na materialidade de seus valores na com-posição do patrimônio das entidades. Estudos realizados por diversos estu-diosos, a exemplo daquele realizado por Bradley (1996) indicam que em mé-dia, o valor real das corporações adquiridas foi quatro vezes e meia maior do que os valores demonstrados nos balanços patrimoniais, sendo que a aquisição de entidades com elevado conhecimento técnico obtiveram uma relação entre o valor de aquisição e o valor contábil superior a dez.

Dessa forma, é imperioso que as entidades mensurem ad-equadamente o valor dos ativos intangíveis, especialmente o capital intelec-tual, a fim de que as demonstrações financeiras reflitam adequadamente o valor da entidade. Adicionalmente, essa modificação do cenário econômico, é retratada por muitos autores, estudiosos do assunto, como um período de transição da passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento, onde os principais recursos econômicos utilizados até então - terra, capital e trabalho – se uniram ao conhecimento, alterando principal-mente, a estrutura econômica das nações e sobretudo, a forma de atribuir valores ao ser humano, único detentor do conhecimento.

Nesse sentido, esse breve estudo pretende resumidamente, demonstrar que a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil re-side no Capital Humano, adquirido ou desenvolvido pela empresa, que é ignorado pelos registros e evidenciações da Contabilidade tradicional. Para atingir esse o objetivo, inicialmente, esse artigo inicia pela definição do con-hecimento como sendo um recurso econômico, a partir de então, procurou-se evidenciar o impacto causado pela tecnologia da informação, culminando com a conceituação do capital intelectual.

(3)

1 A SOCIEDADE SUSTENTADA NO CONHECIMENTO

Entre os vários conceitos desenvolvidos por filósofos, tais como Aristóteles e Sócrates, julga-se importante ressaltar a divisão feita por Só-crates do Conhecimento em três áreas:

- Teórico: como aquele que se procura para sí próprio; - Prático: como aquele que se procura visando a ação;

- Produtivo: como aquele que se procura para poder fazer, produzir ou criar algo, a exemplo, respectivamente da metafísica e da Física; da ética e da política; da poesia e da retórica.

De modo geral, a filosofia define Conhecimento como: “Ato mental, fundamentado na experiência sensível, pelo qual se formulam juízos verda-deiros e seguros a respeito de algum objeto ou realidade.” (GILEL,1993, p.23 apud ANTUNES, 1999, p.15-16).

Por outro lado a definição do dicionário Webster (1993, p.647) é a de que “Conhecimento são os fatos, verdades ou princípios ad-quiridos a partir de estudo ou investigação. Aprendizado prático de uma arte ou habilidade; a soma do que já é conhecido com o que ainda pode ser aprendido.”

Independentemente da forma adotada em relação a definição de conhecimento e do reconhecimento de suas utilidades serem variadas, a teo-ria do conhecimento trouxe uma grande contribuição para o desenvolvimen-to científico, quer pela utilização do médesenvolvimen-todo indutivo ou dedutivo. Portandesenvolvimen-to, o conhecimento é importante, porque na sociedade do conhecimento, este precisa ser compreendido como uma extensão do conhecimento produtivo, que segundo Aristóteles significa produzir algo, mas principalmente, como aplicá-lo para tal fim.

Para dar transparência ao exposto, cita-se os conceitos desenvolvi-dos por Nonaka e Takeuchi (1997), que distinguem duas formas de conheci-mento: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.

O conhecimento explícito, simplificadamente, representa o conheci-mento contido nos livros, pode ser empregado como sinônimo de dados e informações. Em uma organização, as informações são dados trabalhados que dão suporte ao administrador nas tomadas de decisões. Já o conheci-mento tácito, abrange as habilidades desenvolvidas conjugando o Know-how adquirido adicionado as percepções, as crenças e aos valores tidos como certos e que refletem na imagem como se vê a realidade, moldando a forma como se percebe e se lida com o mundo. É composto pelos conhecimen-tos adquiridos formalmente - educação e pesquisa acadêmica - mais as con-clusões, insights, palpites, intuições, visão do mundo, que estão enraizadas nas experiências de um indivíduo.

(4)

difícil visualização e formalização, dificultando sua transmissão e compartil-hamento com outros indivíduos. Sob esse conceito a informação passa a ser à base para a aplicação do conhecimento.

Com o avanço da indústria da informática surge a possibilidade do armazenamento e da transmissão das informações, que atualmente, com a tecnologia da informação tem-se como obter sistemas de informações efica-zes que possibilitam disponibilizar a informação a um custo minimizado, com segurança e em tempo hábil para as tomadas de decisões.

Por conseguinte, partindo-se do pressuposto de que a informação esta disponível, sempre a um baixo custo, a maneira pela qual cada agente irá utiliza-la, aplicando seu conhecimento tácito e, por conseqüência, transfor-ma-la em conhecimento, é onde reside a diferença para a economia global competitiva.

Diante disso, conclui-se que o conhecimento tácito é ação: maneira pela qual o indivíduo age em determinada situação, vista e compreendida por meio das informações disponíveis. Consiste, portanto, no processo no qual o indivíduo, por meio dos conhecimentos adquiridos formalmente, so-mados a sua visão do mundo, que é impactada por seu sistema de crença e valores e experiências adquiridas, trabalha e utiliza a informação, agregando valor, ou seja; transformando o seu conhecimento em tecnologia, produto e serviços, sobressaindo-se de alguma forma.

Por isso, o controle do conhecimento e dos meios de comunicação das in-formações passaram a representar uma grande vantagem competitiva na sociedade sustentada no conhecimento, como tão bem Toffer observa: “O conhecimento passou de auxiliar do poder monetário e da força física a sua própria essência e é por isso que a batalha pelo controle do conhecimento e pelos meios de comunicação está se acirrando no mundo inteiro. [...] o conhecimento é o substituto definitivo de outros recursos.” (TOFFER apud ANTUNES, 1999, p.12).

As grandes mudanças econômicas, tecnológicas, políticas e sociais, experimentadas a partir da década de 60, foram produzindo alterações sub-stanciais na estrutura e valores das sociedades.

Quando Peter Drucker apud Antunes (1999) escreveu “Uma Era de Descontinuidade”, já demonstrava a percepção das tendências do que o levariam a intitular: A Sociedade do Conhecimento. Drucker, na ocasião, apontava descontinuidade em quatro áreas (Novas Tecnologias, Globalização do Mercado, Sociedade e Nação Pluralistas e Conhecimento tornando-se o Capital Principal, o centro de custo e o recurso crucial da economia.).

Essas tendências percebidas por Drucker, a quase quatro décadas atrás, são a grande realidade deste início de século, conforme demonstrado pelo grande número de renomados autores, estudiosos do assunto, como Alvin Tofeler, Richard Crawford, Lester Thuros, James Brian Quinn, Robert

(5)

Re-ich, entre outros, cada um a seu modo reconhece, denomina e justifica a sociedade atual assumindo o seu grande diferencial: O Conhecimento.

Pode-se ressaltar a importância desta transformação, no momento em que agregado aos fatores de produção (terra, capital e trabalho) surgiu esse novo fator interativo: conhecimento como também um fator de produção. Thomas A. Stewart, em parte de sua entrevista publicada originalmente na Executive Digest (edição de junho de 1997), a qual transcrevo abaixo, como complemento as conclusões acima nomeadas:

Drucker cunhou, de fato, o termo “Trabalhador do Saber”, no final dos anos 50. Damo-nos conta de que o conceito já tem 40 anos e argumen-tou, consistentemente, ao longo do tempo, que as Empresas não haviam aumentado a produtividade dos seus trabalhadores do conhecimento, apesar de terem feito disparar a produtividade do trabalho industrial. Eu então, pus-me a olhar para uma série de áreas da vida econômica relacionadas, e o que via era obvio : o cada vez maior conteúdo em saber dos produtos correntes do dia-a-dia, a importância crescente do conhecimento na cadeia de valor, a viragem nos investimento empresarial dos equipamentos fabris habituais para os baseados em informação e comunicação, a mudança no mercado de trabalho. A minha conclusão não se fez esperar: o conhecimento estava no que comprávamos e vendíamos, e era o mais importante processo nos negó-cios.

Os ativos que criavam e manipulavam o saber, ou seja, os próprios seres humanos, os sistemas e as estruturas, e as relações com clientes e consumidores eram os mais importantes, apesar de raramente estarem evi-denciados nas demonstrações contáveis das empresas.

Aceitando-se o conhecimento como um fator de produção, esse breve estudo, procura enfocar os impactos que as mudanças estão ocasio-nando nas organizações e a dificuldade da mensuração do capital intelectual para a Teoria da contabilidade.

1.1 CONHECIMENTO COMO RECURSO ECONÔMICO

Uma vez que a capacidade de adquirir e desenvolver conhecimento são inerentes ao ser humano, isto diferencia o recurso econômico do con-hecimento dos demais recursos, ou fatores de produção, conforme os aspec-tos abordados abaixo:

- É um recurso ilimitado, devido a pessoa aprimorar os seus conheci-mentos à medida que os desenvolve, diferenciados dos recursos naturais que se exaurem com o tempo, os quais eram básicos na sustentação da Socie-dade Industrial;

(6)

medida que é empregado no aperfeiçoamento de técnicas existentes. Direta-mente associados ao desenvolvimento de novas tecnologias;

- É propagável e utilizado para gerar progresso, quando empregado no sentido stricto e materializado sob a forma de produtos, serviço ou tecno-logia;

- Está distribuído pelo mundo descentralizando a riqueza, pois sem-pre estará nas mãos daqueles que souberem como criar, mobilizar e organizar o conhecimento, diferente da época industrial, quando a riqueza pertencia a quem detivesse os recursos naturais e o capital.

As características apontadas levam a um outro aspecto de suma im-portância e de difícil consenso. Como mensurar economicamente o conheci-mento. Aos recursos de terra, capital e trabalho, com bastante objetividade, podemos atribuir valores econômicos. Porém esse novo recurso “Conheci-mento”, por sua característica subjetiva (intangível), tornar-se extremamente dificultoso a atribuição de um valor monetário, criando um enorme desafio técnico e científico. Conforme já evidenciado o conhecimento agrega valor, portanto, o grande problema do momento é: Como mensurar esse valor?

Portanto, pode-se concluir que o conhecimento vem se somar aos recursos básicos - fatores de produção - indispensáveis para o desenvolvimen-to contínuo da economia. Não como um substitudesenvolvimen-to e sim como um agente interativo básico para o atual processo de mudança da situação econômica global.

1.2 O IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Com a evolução da economia, através das quebras constantes das barreiras comerciais, tornando o mercado globalizado. As organizações en-traram em um mercado altamente competitivo, com clientes exigentes obrig-ando-as a imprimir grande velocidade na cadeia de valores para obtenção de produtos, para satisfazer as necessidades do mercado ou gerando novas necessidades, em espaço de tempo cada vez menor.

Essa competição é uma constante ameaça as posições consolidas pelas empresas em décadas passadas, tornando vital a aplicação do conheci-mento e de know-how tecnológico para a adaptação às exigências desse novo mercado e dessa nova situação econômica para a sobrevivência das Empresas.

Ao analisar-se o processo de globalização da economia verifica-se que esse fenômeno originou-se do avanço na tecnologia da informação e das telecomunicações, fazendo com que produzisse um impacto de profun-da muprofun-dança no ambiente externo às organizações em termos geográficos e produtivos.

(7)

Brooking (1996), ao analisar os efeitos que a tecnologia da informa-ção e das telecomunicações provocou, em termos de mudança, nas organiza-ções atuais, definiu que a necessidade de uma força de trabalho depende da vivacidade e da tecnologia, levando então Empresas a aplicação de métodos e habilidades divergentes da até utilizadas para alcançarem seus consumi-dores e abastece-los de bens e serviços.

A referida autora aponta os seguintes aspectos, como causas subja-centes do desenvolvimento de novos métodos e habilidades indispensáveis para a continuidade dos negócios, resumidos a seguir por Antunes (1999, p.53-54):

- Criação de novos serviços: a tecnologia da informação além de substituir métodos manuais de trabalho, propiciou a criação de novos serviços não pos-síveis anteriormente, a exemplo dos serviços de cartão de crédito, reservas de vôo etc;

- Mudança no conceito de espaço físico e de mercado: não necessi-dade de concentração dos empregados fisicamente para a realização do tra-balho, acessando os clientes, gerentes e fornecedores via information high-way, a exemplo do mercado virtual da internet;

- Valorização da marca: devido a globalização do mercado as Em-presas necessitam de um símbolo que o cliente associe a seus produtos ou serviços, independente do local (região) onde estiver, a exemplo da IBM, Coca-Cola, Gillette, Dupon etc;

- Merchandsing de intangíveis: o valor da comercialização do produ-to intangível associado ao produprodu-to tangível pode ultrapassar, em muiprodu-to, este último, a exemplo da Amazon.com;

Patente de tecnologia: empresas que investem no desenvolvimento de novas tecnologias necessitam patentea-las a fim de possibilitar a avaliação real da própria empresa.

Conforme essas observações pode-se perceber que a capacidade de adaptação das empresas às mudanças esta mais diretamente relacionada com a administração dos recursos intelectuais do que com a coordenação do esforço físico dos empregados envolvidos com a produção, manuseando os ativos tangíveis, pois a própria automação, produto do conhecimento hu-mano, dispensa essa tarefa. Portanto, agregando mais ou menos valor ao produto o recurso do intelecto do seu quadro de funcionários, resultando daí os ganhos ou perdas das organizações.

Diante disso, esta realidade trás um grande desafio para a contabilidade. Como mensurar o valor das organizações, fato que vem impactar diretamente o poder informativo dos relatórios contábeis.

(8)

Embora vários renomados autores, principalmente Peter Drucker, terem discorrido sobre de como o Recurso do Conhecimento impactou em mudanças nas sociedades à décadas atrás, temos informações que a primeira matéria abordando o conceito de capital intelectual, foi editada por Thomas Stewart, na revista Fortune (1994) com o título, “Your Company’s Most Valu-able Asset: Intellectual Capital”.

Partindo-se dessa matéria muitos estudiosos começaram a produzir artigos acadêmicos sobre o assunto, inclusive abordando experiências real-izadas por algumas Companhias de tentativas de mensuração de seu Capi-tal Intelectual, entre elas a Skandia AFS, primeira organização a divulgar um relatório suplementar às demonstrações contábeis divulgando o capital In-telectual, cujo principal executivo para esse assunto é Leif Edvinsson, con-forme modelo retrato por Antunes (1999) em sua dissertação de mestrado “Contribuição ao Entendimento e Mensuração do Capital Intelectual”.

Conforme Antunes (1999) o que se verificou em maior abundância foram estudos desenvolvidos em torno de um dos elementos que compõem o Capital Intelectual: O Capital Humano. Ao longo da história alguns econo-mistas, a partir do século XV, já esforçavam-se no sentido de encontrar uma maneira de mensurar monetariamente o ser humano. Os objetivos dessas pesquisas tinham cunho econômico, exemplificando: estimar perdas com guerras e as migrações.

Kwasnicka (1981) apud Antunes (1999) em pesquisa sobre o impacto da contabilização dos recursos humanos numa organização, traçou uma ret-rospectiva histórica sobre a evolução do entendimento do ser humano como capital.

Segundo a visão dos economistas, pesquisadores do assunto, o ser humano é considerado capital por se possuidor da capacidade de gerar bens e serviços através da sua força de trabalho e do conhecimento, portanto constituindo-se em importantes fontes de acumulação e de crescimento econômico.

1.4 CONCEITOS DO CAPITAL INTELECTUAL

Ao longo do século XX, economistas e contadores realizaram muitos trabalhos envolvendo o tema, de modo geral ou específico, tratando a cont-abilização dos recursos humanos como um ativo intangível, se considerado o agente, mas ainda encontrando resistência na contabilidade tradicional de ser visto como tal, devido à entidade:

- Não possuir sua posse e propriedade - Não possuir seu controle e,

(9)

- A complexidade de atribuir-se valor.

Dessa forma, a Contabilidade depara-se com uma dificuldade. A qual representa um grande desafio que precisa por ela ser solucionado, utilizan-do-se de pesquisas e experiências práticas. Esse desafio é o de atribuir valor ao capital intelectual que se faz presente em todas as organizações. Além de tornar-se necessário evidenciar o retorno proporcionado por esse recurso (capital intelectual).

O reconhecimento desse recurso humano (capital intelectual), pre-sente em todos os tipos de organização, como ativos humanos capazes de produzirem benefícios futuros para a organização empresarial, tornar-se vital para identificar a parcela de contribuição que eles tem no resultado presente e futuro das empresas.

“Capital intelectual é uma combinação de ativos intangíveis, frutos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunica-ção, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam o funcionamento das mesmas” (Brooking, 1996 ,p.12-13), dividido em quatro categorias:

- Ativo de mercado (market assets)

Potencial da empresa com os seus intangíveis relacionados com o mercado: marca, clientes. Lealdade dos clientes. Negócios recorrentes, negó-cios em andamento (backlog), cabais de distribuição, franquias, etc.

- Ativos humanos (human-centred assets)

Benefícios que o indivíduo pode proporcionar a organização: exper-tise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, visto de forma coletiva e dinâmica.

- Ativos de propriedade intelectual (intellectual property assets), são aqueles que necessitam de proteção legal, para proporcionar benefícios futuros para a organização: Know-how, segredos industriais, copyright, pat-entes, designs, etc.

- Ativos de infra-estrutura (infrastructures assets), incluem tecnolo-gias, metodologias e processos empregados como cultura, sistema de in-formações, métodos gerenciais, aceitação de riscos, banco de dados de cli-entes, etc.

Edvinsson e Malone (1998) utilizam a linguagem metafórica, compa-rando a empresa à figura de uma árvore, considecompa-rando a parte visível (tronco, folhas e galhos) ao que está registrado nos organogramas, nas demonstra-ções contábeis; e a parte invisível - abaixo da superfície (sistemas de raízes) – ao Capital Intelectual, que são fatores dinâmicos ocultos que em-basam a empresa visível formada por edifícios e produtos.

Divide em três categorias os fatores ocultos, a saber:

- Capital humano, relacionado ao conhecimento, expertise, pode de inovação e habilidade dos empregados mais os valores, a cultura e a filosofia

(10)

da empresa;

- Capital estrutural, que inclui equipamentos de informática, soft-wares, banco de dados, patentes, marcas registradas e tudo o mais que apoia a produtividade dos empregados;

- Capital de clientes, que envolve o relacionamento com clientes (tudo que agrega valor para os clientes da organização.

Não obstante, inúmeros renomados autores, principalmente Peter Drucker, terem discorrido sobre de como o recurso do conhecimento impac-tou em mudanças nas sociedades à décadas atrás, temos informações que a primeira matéria abordando o conceito de capital intelectual, foi editada por Thomas Stewart, na revista Fortune (1994) com o título, “Your Company’s Most Valuable Asset: Intellectual Capital”.

CONCLUSÃO

Iniciou-se este estudo apresentando a contextualização da socie-dade sustentada no conhecimento, seu conceito e suas principais caracterís-ticas, a partir de então se demonstrou a crescente importância que o capital intelectual vem assumindo no contexto atual e a necessidade premente de identificar a sua natureza, mensuração e principais características.

Com base nessas informações foi possível estabelecer as principais características da sociedade sustentada no conhecimento e do capital int-electual, bem como identificar os principais impactos causados pela tecnolo-gia da informação.

Finalmente, constatou-se que a evidenciação do capital intelectual continua a ser um assunto significativo e controvertido, mesmo por isso a contabilização de intangíveis, em especial o capital intelectual, provavel-mente será um assunto cuja importância irá crescer com o passar dos anos, sendo necessárias novas pesquisas e experimentações com o objetivo de solucionar os novos problemas e dificuldades que estão surgindo em função dos novos tempos.

REFERÊNCIAS

BEDFORD, Norton M. Goodwill, Handbook of Modern Accounting. New York : McGraw-Hill Book, 1970.

BRADLEY, Keith. Intellectual Capital and New Wealth of Nations, Confer-ência proferida na Royal Society of Arts, em Londres, em 24 de outubro de 1996.

(11)

CANNING, John B. The Economics of Accountancy. New York : The Ronald Press, 1929.

CARREGARO, Antonio. Fundo de Comércio. Disponível em: <http://www.in-pecon.com.br/goodwill.htm> Acesso em: 29 de nov. 2001.

CARVALHOSA, Modesto. Comentário à Lei de sociedades anônimas. São Paulo : Saraiva, 1998. Volume 4, tomo II.

CATLETT, George R; OLSON, Norman O. Accounting for Goodwill.

Accounting Research Study n.º10, American Institute of Certified Public

Ac-countants, New York, 1968.

CHAMBERS, Raymond J. Accounting, Evaluation and Economic Behavior. New Jersey : Prentice-Hall, 1966.

DICKSEE, Lawrence R. Goodwill and Its Treatment in Accounts. The

Accoun-tant , Londres, n. 9, 1897.

EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual, São Paulo : Makron Books, 1998.

HARIED, Andrew A; IMDIEKE, Leroy F; SMITH, Ralph F. Advanced accounting. 6. ed. New York : Wiley, 1994.

HATFIELD, Henry R. Accounting; Its Principles and Problems. New York : D. Appleton, 1927.

HENDRIKSEN, Eldon S; BREDA, Michael F.V. Teoria da Contabilidade. 5.ed. São Paulo : Atlas, 1999.

HERMANSON, Roger H; EDWARDS, James Don. Financial Accounting. 5. ed. Boston : Irwin, 1992.

HICKS, J. R. Value and Capital. 2. ed. London : Oxford University Press, 1946.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da

Cont-abilidade. São Paulo : Atlas, 1999.

_______. Contribuição à teoria dos ajustamentos contábeis. São Paulo : USP, 1966. Tese de Doutorado, FEA/USP, Universidade de São Paulo, 1966.

(12)

_______. Aspectos da Avaliação de Estoques a Preços Correntes. São Paulo : USP, 1968. Tese de livre docência, FEA/USP, Universidade de São Paulo, 1968.

_______. Teoria da contabilidade. 5.ed. São Paulo : Atlas, 1997.

_______, MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto R. Manual De Contabilidade

Das Sociedades Por Ações. 5.ed. São Paulo : Atlas, 2000.

KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. A Estratégia em Ação, Balanced

Score-card. Rio de Janeiro : Campus, 1997.

MARTINS, Eliseu. Contribuição à avaliação do ativo intangível. São Paulo : USP, 1972. Tese de Doutorado, FEA/USP, Universidade de São Paulo, 1972. MOST, Kenneth S. Accounting Theory. Columbus : Grid, 1977.

PATON, William A. Accounting Theory. Chicago : Accounting Studies Press, 1962.

PREINREICH, Gabriel A. D. “The law of Goodwill”, Accounting Review, dez. 1936.

RADEBAUGH, Lee H, International Accounting and Multinational

Enter-prise. 4. ed. New York : Wiley, 1997.

SALIERS, Earl A. Accountant’s Handbook. Nova York : The Ronald Press, 1923.

SOLOMONS, David. The FASB’s Conceptual Framework: An Evaluation. Journal

of Accountancy, American Institute of CPAs, jun. 1986.

STEWART, Thomas A. Capital Intelectual, Intellectual Capital. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

Conforme citado por uma das RS 6 , dados de estudos experimentais de fase IV e observacionais sugerem que: durante o primeiro mês de tratamento com alendronato

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Prado classifica essas empresas como nível conhecido de maturidade, ou seja: empresas que possuem conhecimentos introdutórios sobre o tema gestão de projetos, que

The all-cause in-hospital mortality rate for all MFS patients undergoing aortic root or ascending aorta surgery was 2.0% (6 candidates for endovascular approaches to an