• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 4º TRIMESTRE / REVISTA CPAD JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS - ESTABELECENDO RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 4º TRIMESTRE / REVISTA CPAD JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS - ESTABELECENDO RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 4º TRIMESTRE / 2015 - REVISTA CPAD JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS - ESTABELECENDO RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS VIVENDO E APRENDENDO A VIVER

LIÇÃO 6 - RELACIONAMENTO SENTIMENTAL

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 42 DA REVISTA CPAD - JOVENS - PROFESSOR I - "O AMOR É LINDO"

1. COMO O HOMEM FOI CRIADO

A Bíblia Sagrada apresenta dois relatos sobre a criação do homem, sendo que a primeira descrição aponta o homem com origem em Deus, possuindo os atributos morais de Deus (amor, justiça, bondade, etc), isto é, feito a sua imagem e semelhança, sendo-lhe outorgado o domínio sobre as demais coisas criadas. (Gn 1:26-27).

Na segunda descrição da criação do homem há uma alusão direta a origem material do homem, isto é, o homem foi criado do pó da terra e também de sua origem imaterial quando Deus soprou o fôlego de vida no nariz do homem se tornando ele alma vivente, consolidando a sua parte espiritual. (Gn 2:7).

Neste contexto, o homem foi criado com duas naturezas, quais sejam: uma material representada pelo seu corpo e uma outra imaterial e imortal representada pela sua alma e espírito. Esta tricotomia,(corpo, alma e espírito) representa a composição material e imaterial do homem. (1 Ts 5:23).

2. DEFINIÇÃO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO

i. O corpo é a parte material do ser humano formado pelos mais variados elementos químicos advindos do pó da terra transformados em células, ossos, carne e sangue, que proporciona uma canal de comunicação com o mundo externo; (Mt 26:6-13)

ii. A alma é uma subparte imaterial do ser humano que dá funcionalidade e comando sobre o corpo; (Mt 26:36-38)

iii. O espírito é uma subparte imaterial do ser humano que proporciona um canal de comunicação espiritual entre Deus e o homem.(Mt 27:45-50). Note-se que alma e espírito são diferentes (Hb 4:12-13)

3. AS FUNCIONALIDADES DO CORPO, ALMA E ESPÍRITO 3.1. FUNCIONALIDADES DO CORPO

Como já mencionamos o corpo é o canal de comunicação com o mundo exterior através dos cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, tato e paladar) que ao receberem estímulos externo enviam informações ao centro nervoso do homem, representado pelo cérebro, para processá-los e então enviar ao corpo o comando de desencadeamento das ações a serem realizadas. O cristão deve sempre comparar os estímulos e suas respectivas ações com o referencial dos valores absolutos de Deus exarados em sua Palavra.

3.2. FUNCIONALIDADE DA ALMA

Como já mencionamos a alma é uma das subpartes imaterial do ser humano que dá funcionalidade e comando sobre o corpo com os seguintes elementos:

3.2.1. INTELECTO (MENTE)

É a parte racional da alma que promove o poder de raciocinar, conhecer os fatos e objetos, discernir e julgar situações, bem como tomar decisões. Estão contidos no intelecto (mente) do homem a imaginação (capacidade de planejar), a memória (capacidade de reter fatos e conhecimentos e lembrá-los) e a razão propriamente dita (capacidade de compreender, pensar, julgar, etc),

A- Imaginação

São os nossos pensamentos para planejar as ações e é crucial que nós tenhamos o total domínio desta parte da mente determinando que tipo de pensamentos e imagens devem ser abrigados nela.(Sl 119:97)

(2)

i. A imaginação é uma área da mente que pode nos levar a derrota em nossas lutas cotidianas, se deixarmos o seu domínio ser realizado, segundo o homem natural. (Sl 2:1; Sl 36:1-4; Pv 6:12-14) ii. Mas, a imaginação também pode nos levar a vitória em nossas lutas cotidianas, se deixarmos o

seu domínio ser realizado pelo Espírito Santo. (Fp 4:8-9; Cl 3:1-4) B - Memória

A memória é a área da mente que registra e guarda os acontecimentos, experiências e fatos que nós vivemos, sejam bons ou maus.

i. Para o homem natural é impossível apagar ou neutralizar uma ideia nociva da mente e assim ele luta na sua mente e sofre para se esquivar das lembranças adversas que deixaram cicatrizes que podem se abrir novamente se não forem neutralizadas pela Graça do Senhor Jesus.

ii. Nossa memória só deve ser ativada para coisas boas e agradáveis que possam ser usadas para glória de Deus, enquanto as coisas más devem ser esquecidas sem qualquer chance de reativação de sofrimento, amargura, ódio, rancor ou com espírito de vingança.(Jr 2:1-2: Is 43:25) C. Razão

A razão é a área da mente que proporciona o homem a pensar, julgar e a distinguir o que é falso ou verdadeiro, a compreender o que é do bem ou do mal, porém, esta condição racional é efetiva quando o homem tem a sua vida presidida pelo Espírito Santo (Jo 5:30).

i. O homem que não tem a sua vida presidida pelo Espírito Santo age mal, prejudica os seus semelhantes, julga mal, até mesmo pior que os irracionais.(Pv 28:5)

3.2.2. SENTIMENTOS (EMOÇÕES)

É a área da alma que manifesta por uma condição ou estado emocional da pessoa os sentimentos. (alegria, tristeza, amor, prazer,ódio, medo, dor, e etc)

i. A nossa comunhão com Deus não pode estar consolidada nas emoções, pois, elas são instáveis e não modificam o nosso ser diante do Senhor, apesar de serem válidas e bonitas, não nos fornece uma base forte de relacionamento com Deus e com o próximo.(Jr 17:9).

ii. Não devemos ser frios sem manifestar nossas emoções, porém, nossos atos, nossa caminhada pessoal e espiritual não pode estar ancoradas inteiramente nas emoções, pois, estas são inconstantes, inseguras e vulneráveis.

iii. Não podemos exagerar na importância dos sentimentos e nem deixar que sentimentos negativos comande os nossos pensamentos, porque um sentimento negativo se multiplica para outros sentimentos negativos e assim, não devemos pautá-los como elementos controlador de nossos pensamentos. (Pv 23:7).

3.2.3. VONTADE

É a área da alma manifestado por um estímulo do intelecto ou do sentimento que pressiona o corpo para uma ação, para realizar decisões, praticar ou deixar de praticar atos decididos pela alma.

i. Deus não condiciona e nem dirige a vontade do homem, pois, este é livre para fazer as suas escolhas. Precisamos equalizar a nossa vontade com a vontade de Deus e isto só é possível se obedecermos a Palavra de Deus (Lc 22:42; Jo 8:29; Jo 4:31-34; Jo 5:30).

ii. A vontade sempre será o instrumento da consumação ou não do pecado, dependendo do que vai presidir ou controlar esta vontade humana.

A - AS BATALHAS ESPIRITUAIS NO CORPO E NA ALMA

É no corpo e na alma o lugar onde se travam as grandes batalhas espirituais e três agentes agem constantemente nesse reduto espiritual por uma lado para matar, roubar ou destruir e por outro lado para dá vida e vida com abundância.

i. O primeiro agente é o diabo, cuja missão é matar, roubar e destruir, onde estrategicamente se utilizando de imagens, circunstâncias e pensamentos negativos, gerados no ambiente físico, busca sutilmente dominar a nossa mente para o mal, distorcendo as verdades de Deus nos levando sempre para um estado de angústia, medo, insegurança, depressão, mágoa, ressentimentos, rebeldia, pecado etc. (Jo 10:10; 2 Co 4:3-4; 2 Co 11:3)

ii. O segundo agente é o Espírito Santo que leva a nossa mente a submeter-se ao Senhor, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, que renova a nossa mente, que nos dá entendimento e nos livra das ciladas diabólicas, dos sofismas, de toda altivez e fortalezas malignas. (Jo 16:7-8; Rm 12:1-2; 2 Co 10:4-6)

(3)

iii. O terceiro agente é você mesmo que tem toda autoridade sobre a sua mente e determina o que será abrigado nela, coisas boas ou ruins. Um ditado importante diz: "Não posso impedir que os pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedir que façam ninho sobre ela." Nosso corpo e nossa alma é o grande campo de batalha espiritual para a morte ou para a vida. (Rm 7:14-25)

3.3. FUNCIONALIDADE DO ESPÍRITO

Como já mencionamos o espírito, é uma das subpartes imaterial do ser humano que proporciona um canal de comunicação espiritual entre Deus e o homem com os seguintes elementos:

3.3.1. FÉ

É a fé advinda diretamente do Senhor que atinge a profundidade do inexplicável, que ultrapassa os limites do conhecimento e perspectivas humanas garantindo ao detentor desta fé uma fortaleza espiritual de vislumbrar as coisas que não são como já sendo reais ou existentes.

Esta fé sobrenatural transcende a tudo que é racional, não havendo nada impossível de ser realizado por esta fé, nos permitindo crer que Deus, segundo a sua vontade, opera o sobrenatural, através das nossas palavras, gestos e intenções do nosso coração, vencendo as enfermidades, as adversidades, os laços de Satanás, promovendo a salvação em Cristo, tudo para honra e glória do Senhor. (Hb 11:1)

3.3.2. CONSCIÊNCIA

É o elemento interior do homem onde está gravado automaticamente a lei moral e espiritual de Deus, servindo como um regulador intuitivo de suas ações em sua vida cotidiana, não sendo modificado pelo intelecto, sentimento e vontade da alma.(Rm 2:12-16)

4. A QUEDA DO HOMEM NO PARAÍSO 4.1. ETAPAS DA QUEDA DO HOMEM

A descrição da queda do homem em desgraça é relatado sucintamente etapa por etapa em Gn 3:1-12. A tentação de Adão e Eva no Éden foi o grande teste para verificarmos se a natureza humana era capaz de resistir ou não aos seus próprios desejos e ao Diabo. Logo, este episódio nos ensina em primeiro lugar que a tentação nunca terá como fonte o próprio Deus e que nós tendo a nossa vida presidida pelo Espírito Santo podemos resistir ao Diabo e vencer o mundo. (Tg 1:12-15; Tg 4:7; Jo 16:33)

4.1.1. O SEDUTOR E A SEDUÇÃO

Satanás de forma sagaz se apresenta de forma sedutora a Eva, a mãe de toda a humanidade, e esta apresentação se dar com o seu instrumento mais eficaz de enganação, a palavra mentirosa, contrapondo a ordenança do Senhor Deus.(Gn 3:1-4)

O maligno conhecendo a natureza humana, pois, esteve presente na criação do homem,explora três áreas frágeis desta natureza para ludibriar Eva, as quais, podemos mencionar:

i. O Diabo induz a mulher a ser soberba, a cobiçar o poder, a autossuficiência, o desejo de ser igual a Deus. (Gn 3:5)

ii. Satanás aguça pela palavra proferida o desejo carnal de Eva, ou seja, os seus desejos carnais, tipificado neste caso pelo comer, pela fome.(Gn 3:6a)

iii. Lúcifer, o maligno, incita pela palavra falada a Eva a satisfação de seus olhos (Gn 3:6b)

A estratégia de Satanás sempre será esta para derrubar o homem, isto é, se utilizará de sofismas, mentiras que parecem verdades, e ativará no homem as concupiscências da carne, as concupiscências dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2:15-17).

4.1.2. A INFRAÇÃO DA ORDEM DIVINA

Eva caiu na tentação armada pelo Diabo e em ato sumário comeu do fruto da árvore do bem e do mal que havia sido proibido por Deus de comê-lo, convenceu a Adão, seu marido, a também comer do fruto proibido e pelas mesmas razões Adão também pecou e desnudos ficaram da graça do Senhor.(Gn 3:6-7). Adão e Eva perceberam as suas respectivas nudez, tipificando uma indecência moral do caráter humano sob todos os aspectos, ou seja, o estado anterior de inocência passa a ser imoral deturpando todos os conceitos puros de Deus para o homem.

(4)

Quando desobedeceram a Deus, Adão e Eva, instantaneamente morreram espiritualmente e atingiram a degradação moral de caráter, acusados pelas suas próprias consciências e então remediaram este estado de morte espiritual com vestes de folhas de figueiras tipificando uma ineficiente religiosidade de purificação.

4.1.3. O INQUÉRITO DIVINO

O Senhor em sua perfeita e absoluta onisciência já sabendo da maldita desobediência de Adão e Eva busca conversar com eles no jardim, na viração do dia, e percebe que eles estavam escondidos detrás das árvores em estado de degradação moral e com o sentimento de medo, coisas que não existiam no paraíso e agora mancharam esta relação e comunhão com Deus. O Senhor então confirma que seus dois filhos o desobedeceram e comeram do fruto proibido. (Gn3:8-11).

Tudo que fazemos nada está encoberto para Deus e por isso todas as nossas ações de bem ou de mal serão reveladas publicamente. Não adianta enganar o seu próximo, pois, jamais enganaremos a Deus.(Lc 12:1-3)

4.1.4. A DEFESA HUMANA

A defesa de Adão e Eva para o episódio é pífia, sem respaldo moral, estapafúrdia, pois, humanamente é impossível justificar o pecado. O primeiro casal criado em sua degradação moral, putrefatos espiritualmente se utilizam da mentira e de se acusarem mutuamente, colocando a culpa um no outro. (Gn 3:12-13).

Não podemos fugir de nossas responsabilidades espirituais, se pecarmos, temos um advogado para nos justificar, desde que venhamos assumir a verdade e nos arrependermos dos malfeitos sem acusar a outrem, pois, acusação infundada com transferência de responsabilidades é obra maligna.(1 Jo 2:1-6) 4.1.5. O JUÍZO DE DEUS

Deus é amor, mas também é justo, Ele é um Deus de justiça e pela desobediência realizada pelo casal Adâmico proclamou severas sentenças sobre todos os agentes da criação que até hoje gemem a um só tempo. Estas sentenças foram:

SENTENCIADO SENTENÇA

4.1.5.1 A Serpente Por ter deixado Satanás se incorporar em seu ser para promover a tentação e a queda de Adão e Eva foi sentenciada a rastejar sobre o pó da terra. (Gn 3:14)

4.1.5.2. O Diabo Esta sentença está implicitamente em Gn 3:15 que a partir de uma reestruturação de sua escrita poderia ser entendida assim: "Satanás sempre será contra o homem e contra Cristo procurando destruí-los ou matá-los, porém, Cristo pisará na cabeça de Satanás condenando-o eternamente a viver amarrado no lago de fogo e enxofre, livrando de suas malignas mãos os homens condenados eternamente a viverem afastados de Deus, mas que agora podem se reconciliar e alcançar a Salvação e vida eterna em Cristo Jesus e para isso Jesus, descendente de mulher, será ferido de morte e morte de cruz na cruz do Calvário para a salvação da humanidade.

4.1.5.3 Eva A mulher em seu parto natural passa a ter as suas dores multiplicadas, pois, em sua essência qualquer pecado cometido sempre traz em seu bojo dores e a mulher passa a ser submissa e dominada pelo marido quebrando a harmonia e igualdade marital que veio a ser restaurada com a vinda de Cristo. (Gn 3:16; Ef 5:22-33)

4.1.5.4 A terra Pela desobediência a terra foi amaldiçoada e agora passa também a produzir, espinhos, cardos e abrolhos, sendo estes espinhos, os mesmos que foram utilizados para ferirem a cabeça de nosso mestre Jesus. (Gn 3:17; Mc 15:16-20)

4.1.5.5 Adão - Seu sustento alimentar passa a depender de seu próprio esforço físico e de muitas lutas para sobreviver.

- Foi decretada a sua morte física retornando a sua parte material, (o corpo),para o seu ponto de origem, ou seja, o seu corpo volta para o pó da

(5)

terra.

- Foi impedido o seu acesso a árvore da vida e concomitantemente foi expulso do paraíso e assim destinado a viver separado e sem comunhão com Deus. (Gn 3:19,22-24)

Deus é misericordioso e demonstrou o seu profundo amor para com o homem, quando prometeu a vinda de uma Salvador (Gn 3:15) e tipificou o modo de salvação do homem pela morte e pelo sangue de um cordeiro ao substituir as vestes de Adão e Eva feita de folhas de figueira por vestes feitas de peles de animal.(Gn 3:20-21)

Este cordeiro Salvador se consolidou na vinda de Jesus Cristo, o filho de Deus, na forma de homem para morrer na cruz do Calvário e ter o seu sangue derramado para perdão dos pecados da humanidade e para dar vida eterna.(Jo 3:16)

Esta foi a maior prova de amor para com a humanidade, pois, o amor além de ser um sentimento ou uma emoção da alma, do ponto de vista bíblico, pode ser definido como um comportamento sacrificial para com uma outra pessoa ou consigo mesmo, ou seja, é uma completa doação de um ser a outro sob todos os aspectos de forma incondicional visando o bem estar social e espiritual de todos.

II – APAIXONADO, NÃO ILUDIDO

O amor pode ser manifestado por uma afeição, bem querer, mas também, por uma exortação, admoestação, correção, repreensão ou até mesmo um forte castigo ou uma forte disciplina, sempre visando o bem estar social, psicológico, biológico e espiritual de uma pessoa, comunidade, povo, nação ou civilização. (Hb 12:2-6)

1. AS DIMENSÕES DO AMOR

Jesus apontou o amor como a base essencial para o cumprimento dos dois mandamentos mais importantes da Lei, sendo este amor aplicado de forma pragmática em três dimensões. (Mt 22:34-40)

DIMENSÃO SIGNIFICADO

1.1 Vertical É o amor em direção a Deus e para amarmos o Senhor temos que renunciar aos "EU's", obedecer e amar a Deus de todo o coração. (Dt 6:4-9)

1.2 Horizontal É o amor em direção as outras pessoas considerando que amar ao próximo não é apenas ajudar alguém com bens materiais, mas sobretudo, é levar estas pessoas a ter uma comunhão com Deus para um perfeito equilíbrio em suas vidas sob todos os aspectos. (Lc 10:25-37)

1.3. Profundidade É o amor em direção para o interior de si mesmo tendo o cuidado de não confundir amar a si mesmo como ser "amante de si mesmo", ou seja, deve-se rejeitar qualquer sentimento egoísta ou egolátrico que fira os interesses de outrem. Temos que amar a si mesmo para uma boa e perfeita santificação, isto é, separação total do pecado.

2. TIPOS DE AMOR

O amor de Deus é supremo, contudo, existem outros tipos de amor que regem as relações sociais numa sociedade, aos quais, passamos a defini-los agora:

TIPO SIGNIFICADO

2.1 Eros É o amor cuja manifestação é consolidada na atração física, no instinto sexual, na afeição, no desejo de consolidar uma aliança entre o marido e a esposa. Geralmente este amor é distorcido pelas relações sexuais ilícitas e os desejos carnais imorais derivando daí as palavras erotismo, erótico, etc. (Ct 4:1-12) 2.2 Fileo É o amor emocional, sentimental decorrente de uma atitude de simpatia, empatia

e verdadeira amizade. É um tipo de amor fraternal que nos permite gostar daquilo que nos agrada. (2 Pd 1:3-11)

(6)

2.3 Storge È o amor existente entre pais e filhos, fruto da afeição parental, sendo este um tipo de amor mais sublime que existe entre os homens. (Is 49:15)

2.4 Ágape É o amor que tem como origem o próprio Deus, incondicional, sem visar recompensas e que espera tão somente o bem estar do próximo.(Jo 3:16)

3. OS ATRIBUTOS DO AMOR AGÁPE

A manifestação do amor ágape de nós para com o próximo não é opcional, na realidade é uma ordenança do Senhor Jesus e para isso, devemos ter este amor inundando o nosso coração segundo o presidir do Espírito Santo em nosso ser, segundo a nossa integral absorção do caráter de Cristo. (1 Jo 4:7-21)

VIRTUDES SIGNIFICADO

3.1 Paciente Quem tem o amor divino não valoriza o padecer e o sofrimento próprio, não murmura, possui domínio próprio, é prudente e sabe o momento certo de agir.

3.2 Benigno Quem tem o amor divino não é cheio de malícias, má fé e não pratica o que é mal, mas pratica sempre o bem e boas obras.

3.3 Não invejoso Quem tem o amor divino não cobiça os bens materiais do próximo, não se entristece com o sucesso, êxito e bem estar de seu semelhante.

3.4 Não se ufana Quem tem o amor divino não trata com leviandade, não permite buscar egoisticamente o "Eu", a vaidade, a vanglória, o poder pelo poder, a satisfação pela satisfação.

3.5 Não se ensoberbece

Quem tem o amor divino não faz nascer em seu coração um senso de superioridade sobre os outros, não é orgulhoso, não se considera autossuficiente.

3.6 Não se porta com indecência

Quem tem o amor divino não se conduz inconvenientemente, ao contrário, segue os bons costumes, demonstra pudor, recato e respeito para com todos.

3.7 Não se irrita (exaspera)

Quem tem o amor divino aceita o contraditório de suas ideias sem irritação, não se embrutece e agride verbalmente ou fisicamente os seus semelhantes, pode até se irritar, porém, não manifesta sua irritação através do pecado.

3.8 Não suspeita o mal Quem temo amor divino não se ressente do mal, não faz suposições maldosas contra o próximo, não é preconceituoso e não julga as pessoas pela aparência.

3.9 Não folga com a injustiça

Quem tem o amor divino não pratica e nem compactua com atos de injustiça de qualquer ordem.

3.10 Folga com a verdade

Quem tem o amor divino preserva e defende a verdade e jamais promove a mentira ou o engano.

O amor é uma virtude indispensável para sermos verdadeiros cristãos e é na base do amor que a nossa fé cristã é autenticada segundo as nossas boas obras. (Jo 15:1-17).

III - CORAÇÃO PARTIDO, ESPERANÇAS DESPEDAÇADAS

A cada dia que passa em nosso tempo, a humanidade se enlameia na promiscuidade e na perversão sexual. Cotidianamente, os espíritos sodomitas agem sobre as famílias, bombardeando-as por orientações sexuais ilícitas e estímulos à práticas sexuais antibíblicas, especialmente através da mídia escrita, falada e televisiva.

A televisão é um dos maiores veículos de massa que granjeia e transmite sem qualquer constrangimento aos telespectadores e por conseguinte as famílias, os mais devassos ensinamentos das práticas amorais e imoralidades sexuais, sem se falar no maior instrumento de comunicação de massa que é a internet,

(7)

que sem fronteiras ultrapassa a mente de todos com as mais repugnantes informações sobre sexo e sexualidade.

O culto ao deus Eros, deus do pseudo amor na mitologia grega, já é uma realidade entranhada no corpo, na alma e no espírito da sociedade e é por isso que devemos estudar sobre a sexualidade à luz da Bíblia,para não sermos engolfados por esta podridão do sexo e da sexualidade apresentada pelos sodomitas que desvirtuou sua pureza e sacralidade dada e criada por Deus. (Is 5:20 ).

1. DEFINIÇÃO DE SEXO

“Conformação particular que distingue o macho da fêmea, nos animais e nos vegetais, atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas características distintivas” . "Na linguagem mais comum: “os órgãos genitais externos”. "À luz da Bíblia, sexo são “as características internas e externas, que identificam e diferenciam o homem da mulher, ou, do macho e da fêmea”.

2. DEFINIÇÃO DE SEXUALIDADE

“ É o traço mais íntimo do ser humano e se manifesta em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo”.“O conjunto dos fenômenos da vida sexual.” .“Qualidade de sexual. “

3. CRIAÇÃO DO SEXO

No instante da criação do homem e da mulher, o nosso majestoso Deus Yahweh, inseriu na constituição física e emocional do homem e da mulher, o sexo sem qualquer natureza pecaminosa, imoral, suja ou má. Logo, para Deus o sexo é algo puro e sagrado, desde que realizado segundo os parâmetros morais e princípios divinos sacramentados pelo Senhor em sua Palavra para tal ato. (Gn 1:26-31)

4. CONFIGURAÇÃO MORAL E SEXUAL NO CASAMENTO

A família como primeira instituição criada por Deus, suportada na aliança do casamento entre um homem e uma mulher, portanto, de cunho heterossexual se revestiu da mais excelente base para a formação de uma sociedade, considerando ainda para o casamento um caráter monogâmico, ou seja, um marido para uma só mulher e uma só mulher para um só marido, consolidando na indissolubilidade, isto é, sem separação conjugal. O Senhor Jesus foi muito contundente quanto a proteção e ortodoxia para esta configuração moral e sexual para o casamento em certa ocasião quando falava aos fariseus.( Mt 19:3-6). 5. CIRCUNSCRIÇÃO DA RELAÇÃO SEXUAL

Foi no âmbito do casamento que o Senhor Yahweh circunscreveu a lícita prática de uma relação sexual e somente nesta circunscrição é que esta relação é lícita e abençoada por Deus A benção do Senhor estava sobre Adão e Eva, o primeiro casal humano criado na terra, e Deus , o criador, deu a seguinte ordem para eles: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28). Somente dentro do casamento a relação sexual não se constitui pecado, pois muitos textos bíblicos nos revelam que foi Deus quem o criou. ( Pv 5.15-19; Ec 9:9; Hb 13.4).

6. FINALIDADES DA RELAÇÃO SEXUAL NO CASAMENTO 6.1. PROCRIAÇÃO

A primeira finalidade para a relação sexual dentro do casamento é a procriação, pois um homem e uma mulher em seus inerentes aspectos físicos, possuem uma milagrosa capacidade reprodutiva dada por Deus. (Gn 1.28). Este propósito de procriação foi muito bem protegido nas leis de caráter humanitário dada por Deus a Moisés, pois as núpcias para um soldado de guerra durava um ano com o intuito de proporcionar ao casal muitas felicidades e condições favoráveis para a procriação (Dt 24.5).

6.2. SATISFAÇÃO E PRAZER AO CASAL

O Ato sexual entre marido e mulher lembra e consolida a aliança firmada entre eles para sempre, bem como o amor entre os dois. A concepção física e emocional de um homem e de uma mulher no contexto de uma relação matrimonial remete-os aos prazeres físicos e emocionais normais, decorrentes de um relacionamento conjugal fiel, e que são ordenados por Deus e por Ele mesmo honrados. (Ct 4:1-12) 7. MOTIVAÇÕES PARA RELAÇÃO SEXUAL NO CASAMENTO

(8)

A sociedade pós-modernista neste culto desenfreado ao deus Eros pratica o sexo meramente para satisfazer prazeres carnais. Entretanto, a Bíblia Sagrada instrui aos cristãos a praticar a relação sexual somente depois do casamento motivado pelo amor. (1 Co 7:3).

7.2. Respeito

A relação sexual entre os cônjuges deve guardar o devido respeito, pois, a Palavra de Deus registra de forma incontestável que o corpo da esposa deve ser honrado pelo marido e a esposa deve honrar o corpo do marido. (1 Pe 3:7). Para uma relação conjugal baseada no amor, não há espaço para submeter o cônjuge a constrangimentos, humilhações, obrigação de fazer sexo, indecências que ferem a dignidade alheia colocando o cônjuge em situação de inferioridade moral. (1Co 13:4-8)

7.3. Alegria.

Como o ato sexual tem em uma das suas finalidades um momento de satisfação e de prazer mútuo. Então não deve ser praticado com tristeza ou insatisfação, mas, com alegria. (Pv 5.18).

IV – CONCLUSÃO

O amor deve ser a base fundamental de todo e qualquer relacionamento, mas, principalmente na relação sentimental, o amor, deve ser puro, sincero, desprovido de qualquer interesse pessoal para uma vida feliz a dois no casamento.

Referências

Documentos relacionados

Obs.: Obras a apresentar com nível técnico igual ou superior ao programa do 4ª/5º grau do programa do Ensino Especializado de Música. Duração da prova entre 15 e

Como resultado verificou-se que existem evidência de afil amento do corpo caloso em regiões mais centrais (porção média posterior, central e média po sterior) e menores valores

(2001) acrescentam que a Neuropsicologia, para além de ser a ciência que estuda as relações entre as estruturas do cérebro, as funções nervosas superiores e o comportamento,

• Entre as alterações de linguagem que podem estar presentes na epilepsia cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da

- evitar um acúmulo excessivo de humidade no interior do compartimento devido à transpiração normal dos alimentos (especialmente da fruta e da verdura fresca), que em

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.

In the present study, we synthesized six analogs of mastoparan-L obtained by rational design of peptides and evaluated its effect in vitro against Gram-positive and

Marras (2000) observa que a questão de ser classificado X ou Y depende do ponto de vista do gestor. Isso significa que o ângulo de análise do indivíduo pode causar