• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º ano E.F. Aulas on-line: 4º bimestre de 2020

Aluno: _______________________________________________ nº:_____ ano: _____

Descrição da Atividade

Título/ Unidade Temática: MATÉRIA E ENERGIA 16/11 - 7º ano EF - Ciências - Efeito estufa

https://www.youtube.com/watch?v=l3a5UXUt-mA

13/11 - 7º ano EF - Ciências - O ar que respiramos

https://www.youtube.com/watch?v=XZUaQ_B9rb8

09/11 - 7º ano EF - Ciências - O equilíbrio termodinâmico e a vida

https://www.youtube.com/watch?v=tzF-DPP8X6I

Objetivo

Objeto do Conhecimento/ Conteúdo a ser trabalhado: MATÉRIA E ENERGIA, MÁQUINAS SIMPLES; ATMOSFERA TERRESTRE, POLUIÇÃO

ATMOSFÉRICA;EFEITO ESTUFA E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS; COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS.

Habilidades

Habilidades Estruturantes (código e descritor):

(EF07CI04) Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas.

(EF07CI12) Reconhecer que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

(EF07CI13A) Identificar e descrever o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.

(EF07CI14A) Identificar, representar e descrever, por meio de evidências, a ação dos raios solares sobre o planeta Terra, a relação entre a existência da vida e a composição da atmosfera, incluindo a camada de ozônio.

Após assistir os vídeos das aulas do CMSP listados nos links acima, responda as atividades abaixo, primeiramente leia os textos e observe atentamente as figuras apresentadas. Consulte a apostila do 4º bimestre, Internet.

I)- Equilíbrio térmico

Equilíbrio térmico é a situação na qual dois ou mais corpos passam a apresentar a mesma temperatura após a transferência de calor.

Equilíbrio térmico é uma condição termodinâmica na qual dois ou mais corpos encontram-se à mesma temperatura. Essa condição é atingida espontaneamente, uma vez que corpos em temperaturas diferentes trocam calor entre si até que suas temperaturas equilibrem-se. Além disso, o calor sempre flui dos corpos mais quentes para os corpos de menor temperatura.

(2)

Calor e equilíbrio térmico

O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada.

Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que os corpos estejam em contato térmico. O contato térmico é caracterizado pela capacidade que os corpos têm de trocar calor entre si. Esse calor, por sua vez, tanto pode ser do tipo latente quanto do tipo sensível.

O balanço da energia na Terra depende da absorção e reflexão da radiação solar.

Apesar de serem responsáveis pelo equilíbrio térmico do planeta, os gases do efeito estufa são isolantes térmicos e agem como retentores de calor. Isso quer dizer que grande parte do calor que deveria escapar para fora da atmosfera terrestre, permanece na Terra, causando crescentes aumentos em sua temperatura média.

Exercícios

1) Acerca do equilíbrio térmico, assinale as alternativas corretas, com V para verdadeiro e F para falso:

Quando os corpos da figura estiverem na mesma temperatura, eles estarão em equilíbrio térmico. I - Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que a quantidade de calor contida nos corpos seja igual.

II - O equilíbrio térmico ocorre quando as temperaturas entre dois ou mais corpos igualam-se. III - O calor sempre flui espontaneamente dos corpos mais quentes para os corpos de menor

(3)

temperatura.

IV - Em um sistema termodinamicamente isolado, a soma das quantidades de calor é nula. São verdadeiras: a) Todas as alternativas b) I, II e III c) II, III e IV d) III e IV e) III e IV

2)- Em relação ao fenômeno do equilíbrio térmico, assinale a alternativa incorreta: a) O calor flui dos corpos mais quentes em direção aos corpos de menor temperatura.

b) O equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos encontram-se à mesma temperatura. c) O calor flui espontaneamente entre corpos com diferentes temperaturas.

d) O equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos recebem a mesma quantidade de calor.

e) Chamamos de equilíbrio térmico a situação em que um corpo não realiza mais trocas de calor, uma vez que sua temperatura é exatamente igual à de suas vizinhanças.

II)- Combustíveis e Máquinas Térmicas

Ao longo da História, a relação do homem com a natureza foi responsável por uma série de transformações significativas. A busca por condições de vida mais confortáveis acabou trilhando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana.

Os combustíveis estão intimamente relacionados ao desejo de uma população que desejava por melhores condições de vida, explorando fontes que serviram como verdadeiros motores para o desenvolvimento de uma revolução industrial inicialmente.

O desenvolvimento de novas tecnologias e a produção em larga escala motivou a busca por novos combustíveis. Nesse contexto, entre os séculos XVIII e XIX, o carvão mineral se tornou indispensável para o funcionamento dos primeiros motores movidos a vapor. Nos dias de hoje, após sofrer uma acentuada queda em seu uso, o carvão mineral dá sinais de recuperação com as crises do setor petrolífero.

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.

As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor de água produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar as rodas de um trem.

Já as máquinas térmicas de combustão interna têm como base os gases gerados durante a queima do combustível. De forma geral, a queima do combustível gera energia que é transferida para o gás. Esse gás então se expande realizando trabalho, enquanto sua temperatura diminui.

Nesse processo tanto a energia interna, quanto o trabalho realizado dependem da quantidade de calor que é transferida para o gás.

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

Os primeiros automóveis usavam motores movidos a vapor de água, no fim do século XIX e início do século XX. Hoje os motores são movidos por combustão interna, usando outras formas de combustíveis em substituição ao carvão como, por exemplo, diesel, álcool e/ou gasolina.

Os motores a vapor ainda são usados em alguns casos específicos como nas usinas termoelétricas, que produzem energia elétrica a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis como,

(4)

por exemplo, carvão mineral, óleo e gás natural. Exercícios

1- Ao longo dos anos, a evolução da tecnologia facilita nossas atividades diárias. Faça uma lista com pelo menos 5 máquinas tecnológicas atuais, que até a revolução industrial não existiam e explique sua função.

2- Durante o processo constitutivo da I Revolução Industrial, o _______________ destacou-se como o principal combustível e fonte de energia. Posteriormente, sobretudo ao longo do século XX, esse papel passou a ser desempenhado pelo _______________, fato que ocorre até os dias atuais, apesar de seu gradual processo de declínio.

Preencha os espaços da questão acima com as palavras-chaves que completam corretamente o texto:

a) Vapor d’água e Gás natural b) Gás natural e Petróleo c) Petróleo e Etanol

d) Carvão Mineral e Petróleo

e) Carvão Mineral e Biocombustíveis

(5)

Exercícios

1. A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas.

Conforme a imagem a seguir identifique essas camadas indicadas de 1 a 5.

2. Na atmosfera há um gás comburente necessário para a combustão é primordial para a vida. Há, também, um outro gás que forma uma frágil camada que protege animais, plantas e seres

humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. O texto refere-se a quais gases, respectivamente?

a) ( ) Gás carbônico e gás oxigênio. b) ( ) Gás metano e gás ozônio. c) ( ) Gás oxigênio e gás ozônio. d) ( ) Gás oxigênio e gás carbônico.

3. Em relação à composição do ar, analise as afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

(6)

b) ( ) Fenômenos naturais ou antrópicos podem alterar a composição dos gases da atmosfera. c) ( ) A estratosfera é onde se localiza a famosa camada de ozônio.

d) ( ) Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o nitrogênio. 4)- Observe a imagem abaixo e preencha o espaço em branco:

Precisamos de ar __________________.

5)- O que é o efeito estufa e qual sua importância para a vida em nosso planeta?

6)- Ao longo do tempo sofremos com a destruição da camada de ozônio, desencadeada principalmente pelo processo de desenvolvimento industrial, liberando substâncias que a degradam. Qual a importância da camada de ozônio para nosso planeta?

7)-Estabeleça uma comparação entre o efeito estufa terrestre e o efeito estufa utilizado em uma casa de vegetação para o cultivo de plantas.

8)-Assinale a alternativa que indica um conceito correto em relação ao efeito estufa:

a)- ( ) O efeito estufa é um fenômeno artificial relacionado à vida humana na Terra.

(7)

na Terra.

c)- ( ) O efeito estufa é um fenômeno climático que consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.

d)- ( ) Há quatro principais gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kyoto, dentre eles o dióxido de carbono e o oxigênio.

9)Liste ao menos duas atividades humanas que intensificam o efeito estufa e elabore medidas que podem ser tomadas para a redução desse problema.

10)-Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – Fenômenos ______________ não podem alterar a composição dos gases da atmosfera. II – O ___________________ é responsável pela manutenção da vida na Terra, uma vez que a ________________ do nosso planeta pode ser alterada.

( ) naturais – sol – magnitude.

( ) antrópicos – efeito estufa – temperatura. ( ) meteorológicos – mar – vida.

( ) climáticos – aquecimento global – composição.

Referências

Documentos relacionados

Com isto, a resposta seria mais rápida e eficaz, inclusive no plano simbólico (o pessimismo público é mais intenso com relação à cúpula do governo do que em relação aos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Isto por que, se de um lado o Imperador não arcava com responsabilidade alguma sobre seus atos; por outro lado, o Estado do qual ele era legítimo representante o amparava sob

Desenvolver a qualificação de servidores docentes e técnicos administrativos através da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu - Mestrado / Doutorado / Pós- Doutorado

Os estudantes da 2ª série mencionaram que não pedem ajuda para o colega da classe, não costumam pedir ajuda para a professora depois que ela explicou como fazer,

Questionnaire Children's Dermatology Life Quality Index showed that 19 (38%) patients ranged from 7 to 12 points (moderate impact of atopic dermatitis) and 17 patients (34%) ranged

Segundo Watts e Zimmerman (1986), a auditoria contábil tem por objetivo assegurar que as informações contábeis representem adequadamente a essência econômica da

Objetivos coletiva Conhecimento Social prática e manutenção da Aptidão Física da Cultura Corporal Temática Principal História de vida na construção do movimento