• Nenhum resultado encontrado

Portfólio Institucional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Portfólio Institucional"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

Dados Gerais ... 3

Associação Sociocultural Cidade Livre ... 4

Cia de Teatro Cidade Livre ... 5

NPT ... 7

Às Avessas Audiovisual... 8

Teatro Cidade Livre ... 10

Ponto de Cultura Cidade Livre... 11

Clipping ... 15 Ano 2013 ... 15 Ano 2014 ... 17 Ano 2015 ... 19 Ano 2016 ... 21 Ano 2017 ... 23 Ano 2018 ... 27

(3)

CNPJ: 08.944.334/0001-25

Data de fundação: 08 de Maio de 2004

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO SOCIOCULTURAL CIDADE LIVRE - ASCL

Mandato 31/07/2015 a 31/07/2018

Presidenta

Takaiúna Correia da Silva

Vice Presidenta

Mariana da Mota Fernandez

Tesoureira

Brazimar Rodrigues da Silva

Secretária interina

Mariana da Mota Fernandez

Conselho Fiscal

Sthefani Cordeiro da Silva e Adilson Pereira da Silva

Associados sem cargo

Expedito Pereira dos Santos, João Crisolto de Lima, Jefferson Reges Lobato e Marta Farias dos Santos Lobato.

Diretoria da ASCL

(4)

Endereço: Av. Progresso Qd. 21 Lt. 04 Cs. 01 Bairro Jardim Monte Cristo -

Aparecida de Goiânia, Goiás | CEP: 74968-330

Fone: +55 62 3248 6273

E-mail: teatrocidadelivre@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/pontodeculturacidadelivre/

G+: https://plus.google.com/u/0/+CidadeLivrePontodeCultura/ Web site: www.teatrocidadelivre.com

Representante Legal: Takaiúna Correia Diretor artístico: Mauri de Castro Assessor de Projetos: Jefferson Lobato

Comunicação e Mídias sociais:

Pablo Lopes

Responsável Técnico do Teatro Cidade Livre:

Gleig de Sousa

(5)

A Associação Sociocultural Cidade Livre (ASCL) é uma organização não governamental, cultural e filantrópica criada em 2004, com sede em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

Atualmente a ASCL possui cinco núcleos de atuação: a Cia. de Teatro Cidade Livre, o NPT (Núcleo de Pesquisa Teatral), Às avessas (núcleo de audiovisual), Teatro Cidade

Livre e o Ponto de Cultura Cidade Livre.

(6)

Cia. de Teatro Cidade Livre

Espetáculo Entrelaces (2011)

(7)

A Cia. de Teatro Cidade Livre é o núcleo precursor da ASCL com trabalhos contínuos há mais de uma década. Ela foi fundada sob a orientação do ator e diretor Mauri de Castro, ícone do teatro goiano, que, desde a sua criação, é responsável pela parte artística. A Companhia tem como tripé o Social, o Pedagógico e o Humor.

Principal finalidade desse núcleo é utilizar as artes cênicas para promover a inserção cultural e social. Como é possível analisar no histórico de Cia., todos os espetáculos montados por ela são voltados para interesses sociais contemporâneos que não se limitam a discutir apenas a realidade local, mas sim, assuntos pertinentes que contribuem de forma crítica e reflexiva ao espectador participante.

Com circulação em todos os estados do Centro-Oeste brasileiro a Companhia apresenta os espetáculos em escolas, praças, pontos de cultura e teatros. Com eixo principal na formação de plateia, laborado a partir de temas sócio educacionais, no final de cada encenação é oferecido uma roda de debate junto os espectadores e comunidade local.

(8)

O Núcleo de Pesquisa Teatral, coordenado pelo teatrólogo Mauri de Castro, é constituído por apreciadores das Artes Cênicas que estuda as novas tendências do teatro e desenvolve pesquisas sobre os processos de construção cênica. Os resultados, a partir das ações desse núcleo, apontarão caminhos teóricos, práticos e metodológicos para melhora da prática teatral da Cia. de Teatro Cidade Livre. Também é publicado mensalmente resultados dessas pesquisas, no sítio da instituição.

NPT

Equipe técnica e artística da ASCL (2011)

(9)

Às Avessas

(10)

O Núcleo Audiovisual Às Avessas nasceu da necessidade da Cia. de Teatro Cidade Livre produzir vídeos para participar de festivais de teatro nacionais, com isso, depois da primeira edição do “Circuito Câmera Cotidiana”, surgiu à ideia de criar esse núcleo.

Às Avessas não só produz curtas, como é responsável por fomentar o audiovisual com curso básico de câmera cotidiana (celular e câmera fotográfica simples) para os jovens que frequentam a ASCL. Oferece também uma amostra de filmes e documentários uma vez por mês chamado Amostra de Filmes Às Avessas – oferecido de forma a ser integrado com uma roda de discussões a respeito da projeção ocorrida.

Gravação do curta: Arte Brasileira (2013

(11)

O Teatro Cidade Livre, desde sua construção, dada pela contribuição direta da comunidade local no ano de 2011, se tornou o primeiro Teatro do município que na época tinha cerca de 500.000 habitantes. Ao longo desse período, ele já recebeu cerca de oitenta espetáculos teatrais e musicais, sempre apresentados de forma gratuita e acessível a toda comunidade aparecidense, tendo como alcance direto de quase 12.000 espectadores.

(12)

Esse espaço, sede da Associação Sociocultural Cidade Livre, oferece cursos de iniciação artística por meio do núcleo de atuação: Ponto de Cultura Cidade Livre; onde desenvolve a cerca de três anos, por meio do Projeto Circuito Paralelo: Sonho e Arte na Periferia. Esse trabalho tem buscado por meio dos espetáculos teatrais o reencontro do ator-criador com a possibilidade de transformação da realidade.

Ponto de Cultura Cidade Livre

Turminha B -3ª Etapa - 2015

(13)

Como metodologia de ensino, esse núcleo de formação traz a valorização da disciplina, a liberdade de fala, de escolha, e transparência buscando que o participante construa bases mais sólidas para ser um agente social.

Num diálogo aberto, trazendo presente o empoderamento por meio da arte teatral, o teatro é usado como ferramenta social. Cada participante que vem, não é um copo vazio para receber nossos conselhos disciplinares e teorias teatrais, mas gente com muita coisa pra dizer, que já sentiu tantas coisas e que precisam se encontrar com seus jeitos tão particulares na sociedade, no Ponto de Cultura.

Atualmente, o Ponto de Cultura é o

articulador corresponsável por promover a construção coletiva e colaborativa das ferramentas de gestão pública compartilhada (Conselho Municipal de Cultura e Fórum Permanente de Cultura) em Aparecida de Goiânia, instigando grupos, coletivos e instituições com ou sem CNPJ, para o estudo sobre as legislações culturais e a participação na implementação de politicas públicas locais.

(14)

Dentre elas, é possível citar o Fórum Permanente de Cultura, a qual tem catalogado cerca de 25 grupos que desenvolvem atividades socioculturais a partir do segmento cênico. Sendo a instituição mais experiente, acabou tornando-se articulador da formação contínua desses grupos, coletivos e agentes culturais sendo corresponsável pelo acompanhamento, desenvolvimento e articulação de iniciativas culturais compostas por organizações formais e/ou informais, dedicadas ao setor cultural, de caráter temático, identitário, artística ou cultural agremiando assim uma rede conecta de Arranjos Criativos e Colaborativos locais.

Essa instituição, ainda como Ponto de Cultura, destina-se à mobilização, à troca de experiências e ao desenvolvimento de ações conjuntas tanto com o governo local, à articulação entre os diferentes agente culturais de nossa diversificada sociedade civil. Junto ao Ministério da Cultura, agrupa e articula, concomitantemente, visando à formação e representatividade dos fazedores culturais e artísticos de nosso município.

I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS CULTURAIS DE AP. GYN. (2016)

(15)

Com isso, vem fazendo o papel de interlocutor importante na construção do convênio que implantará a Rede Cultura Viva de Aparecida de Goiânia. Por ser o primeiro Ponto de Cultura de Aparecida de Goiânia e ter vivenciado o Redesenho do instinto Programa Cultura Viva conhece e se especializa profundamente na Política Nacional de Cultura Viva – PNCV.

A Associação Sociocultural Cidade Livre, no decorrer de sua constituição vem firmando parcerias que contribuem para a continuidade dos serviços prestados a comunidade. Dentre elas, há a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Universidade Federal de Goiás – UFG, o Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o Ministério da Cultura e a Rede Estadual dos Pontos de Cultura de Goiás, CED 06 de Ceilândia – DF.

(16)

Documentário Ponto de Cultura Cidade Livre: O Teatro em dois atos

Clipping

https://www.youtube.com/watch?v=nutzJDtX2qw

Publicado em 17 de Dez de 2013

O filme destaca o trabalho do Ponto de Cultura Cidade Livre, de Aparecida de Goiânia, em duas cenas. A primeira - de fora para dentro - mostra uma companhia de teatro da capital se apresentando no Teatro Cidade Livre, sede da instituição. A segunda - de dentro para fora - mostra a companhia apresentando o espetáculo Vaga Voz do Oco no Teatro Goiânia, a mais tradicional casa de espetáculos da capital de Goiás. O vídeo aborda também a importância do teatro como elemento de emancipação e cidadania.

(17)

Circulação do espetáculo Ciranda dos Direitos

http://www.secult.go.gov.br/post/ver/170072/ponto-de-cultura-apresenta-ciranda-dos-direitos-em-aparecida-de-goiania

Publicado em 12 de Dez de 2013

Circulação do espetáculo Ciranda dos Direitos. A peça é resultado das oficinas de Iniciação Artística do Ponto, que atende

(18)

Formação em Gestão Cultural oferecido pela UnB

http://ascpccidadelivre.wix.com/cidadelivre#!Ponto-de-Cultura-Cidade-Livre-no-Curso-em-Gestão-Cultural-da-UnB

Publicado em 26 de Jun de 2014

Em processo seletivo coordenado pelo DEX/UnB foram aprovados mais de 200 gestores Culturais do Distrito Federal, Estados e Municípios do Centro-Oeste para o curso. Dentre esses, estão Jefferson Lobato e Pablo Lopes, membros fundadores do Fórum Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia- GO e gestores do Ponto de Cultura Cidade Livre.

(19)

Às avessas audiovisual ganha pelo terceiro ano consecutivo o prêmio melhor

curta do Festival Câmera Cotidiana

http://www.cameracotidiana.com.br/blog/3%C2%BA-festival-c%C3%A2mera-cotidiana-anuncia-vencedores Publicado em 30 de Out de 2014

Da Mostra Rede, que reúne vídeos de participantes de outras edições do Circuito Câmera Cotidiana, foi reconhecido o trabalho “Vida Vintage”, realizado pelo estudante Pablo Lopes sob orientação de Takaiuna Correa, do Ponto de Cultura Cidade Livre (Aparecida de Goiânia-GO). Os estudantes e multiplicadores premiados pelo Júri Oficial embarcam para

(20)

Circulação do espetáculo Na Porta da Rua

https://www.facebook.com/cidadelivreciadeteatro/photos/

Publicado em 25 de Nov de 2015

Circulação do espetáculo Na Porta da Rua. A peça é resultado das oficinas de Iniciação Artística do Ponto, que atende 57 crianças e adolescentes da cidade com o projeto “Circuito Paralelo: Sonho e Arte da Periferia” com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e SCDC/Ministério da Cultura (MinC).

(21)

Circulação do espetáculo De Tudo um Pouco por cinco Pontos de Cultura da Região norte

http://www.diariodeaparecida.com.br/home/espetaculo-de-tudo-um-pouco-faz-sucesso-no-norte-de-goias/ Publicado em 16 de Out de 2015

Ponto de Cultura Cidade Livre circula com o espetáculo De Tudo um Pouco e oficina sobre o teatro de militância

(22)

Atividades de 2016 são divulgadas na grande mídia local

http://www.diariodeaparecida.com.br/home/ponto-de-cultura-oferece-atividades-teatrais/

Publicado em 16 de Jan de 2016

O Ponto de Cultura Cidade Livre tem feito o papel de interlocutor importante na construção do convênio que implantará a Rede Cultura Viva de Aparecida, por ser o único Ponto de Cultura em funcionamento no município.

(23)

I Seminário de Políticas Públicas Culturais de Aparecida de Goiânia- GO

https://www.facebook.com/cidadelivreciadeteatro/

Publicado em 31 de Jan de 2016

(24)

23

https://www.gazetadoestado.com.br

Publicado em 02 de maio de 2017

Do dia 05 a 08 de maio a Associação Sociocultural Cidade Livre realizou a sua semana de aniversário. Comemorando 13 anos de sonho e arte, espetáculos teatrais e oficinas de formação profissional artística comporão a programação.

(25)

http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/36038 Publicado em 16 de setembro de 2017

A partir da experiência de 2014, com a montagem do espetáculo Em Aparecida de Goiânia... Tenho uma vida melhor!, na qual os participantes do Curso de Iniciação Teatral construíram a dramaturgia do espetáculo, o presente artigo

(26)

http://www.oparlamento.com.br/

Publicado 19 a 25 de novembro de 2017

O Ponto de Cultura Cidade Livre foi um dos agentes da Rede Cultura Viva brasileira selecionados a representar o país no 3º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária que aconteceu em Quito no Equador entre os dias 20 a 25 de Novembro.

(27)

26

http://impresso.dm.com.br/edicao/20171120/pagina/25 Publicado dia 20 de novembro de 2017

(28)

http://iberculturaviva.org/impressoes-de-viagem-v-tres-brasileiros-contam-suas-experiencias-no-congresso-de-quito/?lang=es Publicado dia 23 de janeiro de 2018

Para Takaiúna, que hace 14 años desarrolla este trabajo, la oportunidad de encontrarse otros grupos y compartir vivencias/experiencias representa un salto sobre el pensar comunitario. “Eso consecuentemente afecta nuestro quehacer”, obser va. “Aún más comprometidos con el teatro comunitario, volvemos a la comunidad con el compromiso del estudio y del seguimiento de las actividades de otros grupos de teatro comunitario, y la voluntad de realizar un trabajo que se pueda ampliar cada vez más en su calidad técnica y afectiva, que se haga vivo y comunitario.”

(29)

27

https://www.dm.com.br/entretenimento/2018/05/desapareci dos.html

Publicado dia 26 de maio de 2018

Desaparecidos”, originariamente constituída por quatro personagens que procuram um modelo que reste do gênero masculino para compreender o que seria o relacionamento entre homem e mulher é realocada, nesta montagem, em duas vozes. São os atores da Cia. de Teatro Cidade Livre que corporificam esses traumas individuais e sociais dos personagens.

Na montagem da Cia. de Teatro Cidade Livre temos um texto-performance de forma que o que é apresentado aos espectadores são jogos de palavras, [as de Claudia], corpos presentes e ausentes [dos atores e elementos cênicos] com os quais a plateia é convidada a partilhar as lembranças dos desaparecidos

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

(C) O Grupo Ocupacional Serviços Gerais reúne os cargos cujas tarefas não requerem nenhum esforço físico. (D) O Grupo Ocupacional Serviços Gerais reúne os cargos cujas

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

Direitos Fundamentais da União Europeia, deve ser interpretado no sentido de que não se opõe a uma regulamentação de um Estado-Membro que submete o recurso de uma decisão