• Nenhum resultado encontrado

COMCOURO Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Couro, Calçados e Artefatos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMCOURO Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Couro, Calçados e Artefatos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Comitês de Cadeias Produtivas

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Tel.: (55) 11- 3549-2870 Avenida Paulista, nº 1313 – 13º Andar – Sala 1310 – São Paulo - SP Fax.: (55) 11- 3549-4743

Resumo das Atividades do COMCOURO de 2004 a 2014

O COMCOURO, Comitê da Cadeia Produtiva de Couro e Calçados, Constituído em 19 de Outubro de 2004,

vem desenvolvendo significativas ações para o setor de Couro e Calçados. É composto de integrantes ligados

a sindicatos e associações de classe. Sua função é identificar problemas operacionais relacionados aos

mercados interno e externo e buscar soluções que atendam aos interesses de todos os setores formadores da

cadeia produtiva.

As prioridades, em seus 10 anos de atuação, são: o combate ao comércio ilegal (com foco na competição

desleal representada pelos calçados chineses contrabandeados); a promoção à exportação; a proteção à

competitividade da indústria nacional; a importância da inovação tecnológica e a desoneração tributária.

Nesses 10 anos de Atuação (2004-2011) destacam-se as seguintes atividades:

19-10-2004 - A inauguração e primeira Reunião do COMCOURO na sede da FIESP, contou com a presença do

Presidente Paulo Skaf e diversos presidentes de sindicatos ligados à cadeia Coureiro Calçadista. Foi nomeado como coordenador o Sr. Wayner Machado da Silva. O comitê foi criado com a principal tarefa de buscar soluções para os problemas em comum de toda a cadeia coureiro calçadista e desenvolver o setor como um todo.

12-01-2005 - 3ª Reunião do COMCOURO, realizada na sala da administração da COUROMODA – 32ª Edição, no

parque de Exposições Anhembi, em São Paulo. Dentre os assuntos tratados durante a reunião destacamos:

Andamento dos Projetos do Grupo de Trabalho:

-Tendências do Design no Calçado – Estudo que foi desenvolvido para o pólo calçadista de Jaú.

- Moda Couro – Projeto para inserção no evento São Paulo Fashion para a edição de setembro de 2005, com objetivo de despertar a consciência para a importância da moda como estratégia empresarial, através da promoção de parcerias de Estilistas de grande criatividade e visibilidade na mídia com fabricantes de calçados, de acessórios e de componentes. - Projeto Parceria IPT e SENAI.

25-08-2005 - Representantes do Setor de Couro e Calçados, membros do COMCOURO, participaram da 1ª Reunião

com a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo Paulista, que teve como objetivo levar à Frente Parlamentar, Pleitos, Reivindicações e Solicitações visando o desenvolvimento da atividade industrial no setor e a eliminação de eventuais entraves e dificuldades existentes na burocracia estadual e federal a favor do setor, que foram analisados e avaliados pela Frente Parlamentar.

17-10-2006 - Reunião do COMCOURO, realizada na sede da FIESP – SP. Dentre os assuntos tratados durante a reunião

destacamos:

O estudo realizado pelo DECOMTEC - Departamento de Competitividade e Tecnologia: Competitividade do Setor

Couro-Calçadista 1999 a 2004, mostrou na época que os fatores que impedem o crescimento das exportações no

segmento coureiro-calçadista eram o câmbio, juros altos, o excesso de carga tributária nos produtos e a estrutura interna de custos.

Ação de Protesto do setor calçadista de Franca, com a participação de representantes de várias entidades sindicais

patronais dos trabalhadores e associações locais contou com a presença de três mil pessoas. O protesto teve por objetivo sensibilizar as autoridades governamentais sobre a precária situação do setor calçadista no País. Em conseqüência, o Ministro Guido Mantega, recebeu em outubro de 2006 na FIESP, os representantes do setor calçadista do Estado de São Paulo.

Desoneração tributária da cadeia produtiva – Trabalho desenvolvido pela assessoria jurídica da FIESP teve por

objetivo o levantamento e a identificação de todos os tipos de tributos e alíquotas existentes, com a condição de avaliar o impacto dos tributos na cadeia produtiva e propor redução da carga tributária.

19-03-2007 - Membros representantes do COMCOURO participaram em Brasília, na Câmara Federal, da Criação da

Frente Parlamentar do Setor Coureiro, Calçadista e Moveleiro. Com a presença do presidente da frente, deputado Renato Molling, mais de 200 parlamentares aderiram ao movimento, que teve como meta “a busca de soluções e alternativas que permitiram que os setores coureiro-calçadista e moveleiro voltassem a crescer e competir no cenário mundial”.

(2)

2

Comitês de Cadeias Produtivas

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Tel.: (55) 11- 3549-2870 Avenida Paulista, nº 1313 – 13º Andar – Sala 1310 – São Paulo - SP Fax.: (55) 11- 3549-4743

Após a instalação oficial da frente, representantes do COMCOURO participaram da audiência pública para discutir a crise do setor. “Os dados são alarmantes. Estatísticas do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (SINDIFRANCA) revelaram que em 2006 a produção de sapatos no pólo industrial da cidade paulista caiu 11,65%. As exportações apresentaram queda ainda mais brusca, de 23,30%, no período de janeiro a outubro. Um dos impactos mais perversos da crise neste setor intensivo em mão-de-obra é o aumento do desemprego. Em novembro de 2006, a região de Franca contava com quase três mil postos de trabalho a menos do que no mesmo período de 2005. O número equivale a uma

queda de 10,3% no emprego do setor calçadista”.

03-2008 - Membros representantes do COMCOURO participaram de reunião em Brasília com a Frente Parlamentar do

Setor Coureiro-Calçadista, que foi presidida pelo deputado federal Renato Molling, com o objetivo de definir a agenda de reivindicações em defesa das empresas calçadistas. Entre elas: redução da taxação do PIS/COFINS; prorrogação e renovação do ‘Programa Revitaliza’, linha de crédito criada pelo governo para capital de giro; extensão do cartão de crédito do BNDES para o varejo calçadista, ou seja, para as pequenas e micro empresas.

04-2008 - O COMCOURO realizou a I Expoindústria – Mostra da Cadeia Produtiva de Couro, Calçados e Artefatos,

que ocupou os 300 metros quadrados do andar térreo da sede da FIESP. O Espaço de eventos da federação se transformou numa grande vitrine de produtos da indústria coureiro-calçadista, cujo principal objetivo foi apresentar ao público em geral os produtos e processos da indústria do couro. “A Expoindústria é uma vitrine permanente dos vários segmentos que compõem o parque industrial paulista, responsável por 50% dos produtos manufaturados no Brasil”, afirmou Paulo Skaf, presidente da FIESP. O evento recebeu mais de 500 visitantes nos cinco dias de funcionamento. Participaram da mostra, com, apresentação de seus principais produtos: Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado de São Paulo, Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles no Estado de São Paulo, Sindicato das Indústrias de Calçados de São Paulo, Sindicato das Indústrias de Calçados de Jaú, Sindicato das Indústrias de Calçados de Birigui, Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca e Sindicato das Indústrias de Calçados de Santa Cruz do Rio Pardo.

06-2008 - O COMCOURO recebeu os membros da missão da Botswana Export Development & Investiment Authority

(BEDIA) da África do Sul, atendendo a solicitação do Ministério de Desenvolvimento de Comércio Exterior (MDIC). O objetivo da missão era o de conhecer aspectos relacionados com os segmentos da indústria do couro para relacionamento comercial entre Botswana e o Brasil em diversos segmentos e setores específicos para o seu desenvolvimento.

09-2008 - O COMCOURO participou de Reunião na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo para

solicitar a manutenção da redução da base de cálculo do ICMS em 12%, cujo prazo de vigência era até 31-12-2008.

14-10-2008 – O COMCOURO representou o Presidente da FIESP, Paulo Skaf, na 4ª FENAFIC, feira internacional de

Couro, Máquinas e Componentes para calçados.

10-2008 - O COMCOURO elaborou e divulgou o artigo Como Encarar a Crise, destacando e propondo medidas que

pudessem diminuir os efeitos negativos da crise financeira que acabou se abatendo no Brasil. O artigo foi veiculado nos principais jornais do interior do Estado de São Paulo.

11-2008 - O COMCOURO coordenou junto com o COMTEXTIL a reunião conjunta dos Comitês, com o objetivo de

avaliar os reflexos da crise financeira mundial e estruturar medidas “anti-crise’ para as duas cadeias produtivas. Em resumo foram discutidos e incluídos na pauta os seguintes itens:

a) Crédito: redução de juros para créditos bancários com taxas mais flexíveis; criar facilidades para a obtenção de capital de giro através do desconto de duplicatas; ampliar os recursos disponíveis para a concessão de ACC; restabelecimento do crédito nos recebíveis.

b) Defesa comercial: trabalhar para o fim dos incentivos fiscais; igualdade em normas de importação e de exportação dos outros países.

(3)

3

Comitês de Cadeias Produtivas

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Tel.: (55) 11- 3549-2870 Avenida Paulista, nº 1313 – 13º Andar – Sala 1310 – São Paulo - SP Fax.: (55) 11- 3549-4743

c) Desoneração da folha de pagamento: crédito do PIS e COFINS a ser abatido do valor da folha de pagamento; inclusão social com a geração do primeiro emprego a pessoas sem qualificação e com baixa escolaridade, em comunidade carentes.

d) ICMS: reduzir a base de cálculo para 7% e ampliar o prazo para recolhimento do imposto. e) Terceirização nas empresas: permanência da terceirização de mão-de-obra nas empresas.

f) Reforma Tributária: defender a proposta de Emenda Constitucional (PEC 233/08), no sentido de estabelecer um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido para os setores altamente empregadores de mão-de-obra, sem limite de faturamento (simples geral e irrestrito).

02-2009 O COMCOURO esteve representando no Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos, na FECOMÉRCIO.

O evento antecipou informações sobre moda e design para o setor coureiro-calçadista de todo o Brasil, ofereceu também possibilidades de comercialização direta entre fornecedores de componentes e fabricantes de calçados, rodadas de negócios e exposição de materiais, além da apresentação dos temas do Verão 2010.

03-2009 - Reunião do COMCOURO, realizada na sede da FIESP – SP. Dentre os assuntos tratados durante a reunião

destacamos a Taxa do Imposto sobre exportação do WET-BLUE, taxa instituída que mudou o setor. Dados da época revelaram que antes da Taxa ser instituída, 9% das exportações eram de Couro acabado e 80% de Wet-Blue e após a Taxa houve o inverso. A Proposta do Comitê foi de fazer uma mobilização para que o valor da taxa voltasse em benefício do setor. Posteriormente foi realizada um reunião com o Presidente Paulo Skaf,onde o comitê mostrou a importância do setor de couro.

04-2009 - Reunião do COMCOURO, realizada na sede da FIESP com os principais representantes dos sindicatos do

setor de couro e calçados e com o departamento de relações internacionais e comércio exterior (DEREX) da FIESP, onde comitê apresentou justificativas para a manutenção do imposto e foram discutidos os principais pontos do imposto de exportação WET-BLUE.

05-2009 – A condução e lideranças do COMCOURO participaram da Inauguração do Núcleo de Tecnologia e Design

do Calçado no SENAI de Franca – SP. O Núcleo foi criado para apoiar a competitividade da cadeia coureiro-calçadista, responsável por mais US$ 4 bilhões em exportações, e oferece projetos de design para calçados, artefatos e vestuário, laboratórios de prestação de serviços, cursos de qualificação, oficinas, auditório e salão para exposições e desfiles. “O Núcleo de Design de Franca oferecerá diversos referenciais para a criação de produtos, contribuindo significativamente para a valorização do couro e do calçado brasileiro”, afirma Paulo Skaf, presidente da FIESP/CIESP.

07-2009 - O COMCOURO coordenou junto com o COMTEXTIL a reunião conjunta dos Comitês. Em resumo foram

discutidos os seguintes itens:

- Lei nº 11.941/09 sobre parcelamentos de Débitos Fiscais - S.P.E.D e Nota Fiscal Eletrônica:

- Reinventando a Gestão de Vendas Através da Criação de Valor (Palestra Sr. Silvio Chadad)

09-2009 - Participação do COMCOURO na Feira ADVENTURE SPORTS FAIR, realizada no Centro de Exposições

Imigrantes – SP, de 10 a 13 de Setembro de 2009. O COMCOURO realizou uma exposição das Novas Tecnologias brasileiras da Indústria do Couro e Calçadas, produtos desenvolvidos no Curtume Tropical da cidade de Franca/SP, na qual se destacaram os Couros Hidrofugados, Couro aqua-repelente impede o couro de reter a água, mas sem perder a transpirabilidade, Couros Chrome Free, Couro feito sem a presença de cromo e outros materiais pesados e Couros

Cool System, Limita o aumento da temperatura na superfície do couro quando exposto à radiação solar, permanece até

20ºC.

11-2009 - O COMCOURO participou do Workshop Setorial de Couro e Calçados: Desafios e Oportunidades da

Política de Desenvolvimento Produtivo, que contou com a participação da Secretaria Executiva de Política de Desenvolvimento Produtivo PDP, ABDI, BNDES e Ministério da Fazenda. O objetivo do Workshop foi de avaliar o impacto da Política de Desenvolvimento Produtivo no Setor de Couro e Calçado, frente ao cenário Macro Econômico da época.

(4)

4

Comitês de Cadeias Produtivas

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Tel.: (55) 11- 3549-2870 Avenida Paulista, nº 1313 – 13º Andar – Sala 1310 – São Paulo - SP Fax.: (55) 11- 3549-4743

29-03-2010 - O COMCOURO participou da Reunião com o Presidente da Pronicarágua, General Álvaro Baltodano

realizada na sede da FIESP no DEREX. A Pronicarágua é a agência de promoção de investimentos da Nicarágua, e a reunião visava apresentá-la, bem como as oportunidades nas áreas de etanol, têxtil, calçados, partes e peças automotrizes e produção agroindustrial no país.

17-01-2011 - O COMCOURO esteve representando na Abertura da 38º Edição da COUROMODA, realizada no

Pavilhão no Anhembi.

13-05-2011 – Realização de entrevista na Coletiva de Imprensa da Abicalçados e posse do Novo Coordenador do

COMCOURO, Sr. José Carlos Brigagão do Couto. Durante a coletiva foram tratados assuntos de grande importância para o setor, como a Apresentação do Anuário Brasil Calçados, apresentado por Marcelo Prado da IEMI e comentários de avaliação do cenário por Milton Cardoso, presidente da Abicalçados. Houve ainda um debate sobre a situação da Indústria Brasileira de Calçados e após a Coletiva a Reunião dos presidentes dos Sindicatos da Indústria de Calçados no Estado de São Paulo com Milton Cardoso, presidente da Abicalçados. Após a Coletiva todos se dirigiram ao Espaço Eventos no 16º andar na sede da FIESP para almoço e posse do novo coordenador do COMCOURO e contou com a presença dos membros do Comitê.

28-06-2011 - O COMCOURO realizou sua segunda Reunião com o novo coordenador. A Reunião foi realizada na Feira

FRANCAL, no Auditório Elis Regina – Parque Anhembi ao lado da Feira e contou com a presença dos membros do comitê. Dentre os assuntos tratados na reunião destacamos o tema Comércio Internacional de Calçados: a queda nas exportações e o crescimento das importações de calcados no Brasil. - Foram analisados os números recentes da balança comercial, as perspectivas para o futuro próximo e os movimentos das Entidades na defesa de nossos pontos de vista em relação ao Comércio Internacional de Calcados, além da queda de 30% nas exportações e um crescimento de 20% nas importações do setor de calcados no Brasil. Apresentação Sr. Heitor Klein - Membro do COMCOURO e ABICALÇADOS.

16/01/2012 - Participação e Representação da Presidência da FIESP no Evento COUROMODA 2012

Durante a abertura solene da Couromoda 2012 – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, a maior feira de calçados das Américas, o coordenador do COMCOURO, esteve presente representando o Presidente da FIESP, Dr. Paulo Skaf, e onde também estiveram reunidos políticos, representantes de entidades, empresários e imprensa no Centro de Convenções Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi.

Durante o discurso de abertura, o Sr. Francisco Santos, presidente da Couromoda, salientou a relevância da feira para o setor calçadista e afirmou que o mesmo vem esforçando-se para manter-se competitivo, por meio de uma indústria atualizada em tecnologia, design e gestão, porém, destacou que ainda existem desafios a serem enfrentados. “Somos o maior produtor de calçados do ocidente, nos tornamos um player respeitado em todo o mundo, mas temos o desafio de retomar o ritmo de nossas exportações”.

24/05/2012 - Participação e apoio a Coletiva de Imprensa da ABICALÇADOS

O COMCOURO participou da coletiva de imprensa da ABICALÇADOS onde foi realizado o lançamento do Relatório Brasil Calçados que está em sua 3ª edição. O relatório apresenta anualmente os dados inéditos sobre o setor calçadista mundial e do Brasil e tem por objetivo prover informações setoriais e mercadológicas a empresas, entidades representativas, imprensa, profissionais e estudantes relacionados ao setor calçadista, garantindo o acesso aos dados e análises do desempenho da indústria Calçadista Brasileira.

(5)

5

Comitês de Cadeias Produtivas

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Tel.: (55) 11- 3549-2870 Avenida Paulista, nº 1313 – 13º Andar – Sala 1310 – São Paulo - SP Fax.: (55) 11- 3549-4743

26/02/2013 Realização da Reunião Plenária em Conjunto com o COMTEXTIL

Excepcionalmente em fevereiro, foi realizada uma Reunião Plenária Conjunta entre o COMCOURO - Comitê da Cadeia Produtiva de Couro, Calçados e Artefatos e o COMTEXTIL Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecções e Vestuário, na qual foram discutidos assuntos relevantes de interesse para melhorar a competitividade de ambas as cadeias produtivas.

21/03/2013 - Realização da sua 1ª Reunião Plenária Itinerante que aconteceu na Cidade de Franca e Participação na Posse da Diretoria do SINDICOURO.

O coordenador e os membros do COMCOURO, participaram da 1ª reunião itinerante do comitê realizada na cidade de Franca, no SENAI.

Os Membros discutiram diversos assuntos de interesse do setor, além de planejamento para as próximas reuniões de 2013 e também visitaram a escola SENAI.

Após a reunião o COMCOURO participou da posse de diretoria do SINDICOURO.

22/04/2013 - Realizou sua Reunião Plenária com a participação do ex-presidente e com o atual presidente executivo da ABICALÇADOS.

O COMCOURO contou com a presença do ex-presidente Milton Cardoso e com o atual presidente executivo da Abicalçados Sr. Heitor Klein, na reunião plenária de abril que comentaram alguns dados atuais e importantes do setor que está passando por uma situação peculiar, tanto no mercado externo quanto no interno.

21/06/2013 Realização da Reunião Plenária Itinerante do COMCOURO – Cidade de Jaú

No mês de junho o COMCOURO realizou sua reunião na cidade de Jaú e contou com a participação do Presidente Executivo do CICB, Fernando Bello que fez uma apresentação sobre a “Situação atual do Planejamento Estratégico do setor de curtumes e de outros planos em desenvolvimento no CICB”.

Participou ainda da reunião o COMBIO, comitê de biotecnologia da FIESP, que apresentou o “Mapa da Biotecnologia Brasileira - Oportunidades para a Cadeia Produtiva de Couro, Calçados e Artefatos”.

No período da tarde o COMCOURO visitou o Núcleo de inteligência INOVA Paula Souza e da Unidade de Inteligência e Tecnologia do SISCOMPETE (Sistema de Inteligência Competitiva das Indústrias de Couro, Calçados e Artefatos.

19/09/2013 Realização da Reunião Plenária do COMCOURO

Durante a Reunião Plenária de Setembro foi discutida a Situação do mercado, Visão de Futuro, Sugestões de Melhorias e Desempenho do COMCOURO, onde cada um dos membros fez suas colocações colocando pontos importantes para melhoria do setor.

18/10/2013 Realização da Reunião Plenária do COMCOURO

No mês de Outubro o COMCOURO realizou sua Reunião Plenária Itinerante na cidade de Birigui com o objetivo de tratar de temas relativos aos interesse do Setor. A reunião foi muito positiva, pois trouxe temas atuais e de interesse dos pólos, como o projeto de procedência do calçado e o projeto de varejo colaborativo que tornaram a reunião diferente das anteriores, pois trataram de ideias novas que podem ser implementadas ao longo do próximo ano em todos os polos. “Temos uma extensa pauta de ações voltadas ao aprimoramento de nossa indústria paulista”, afirmou o Sr. Samir Nakad.

24/02/14 Realização da Reunião Plenária do COMCOURO

Durante a primeira Reunião Plenária de 2014 realizada no mês de Fevereiro, os membros do COMCOURO discutiram alguns assuntos como a “Construção da Proposta para Redução da Carga Tributária do Setor”, o “Recebimento de Créditos Acumulados do ICMS para Exportadores e a Sistemática de Custeio” e sobre a questão de “Feiras”.

(6)

6

Comitês de Cadeias Produtivas

FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Tel.: (55) 11- 3549-2870 Avenida Paulista, nº 1313 – 13º Andar – Sala 1310 – São Paulo - SP Fax.: (55) 11- 3549-4743

24/03/14 Realização da Reunião Plenária do COMCOURO

Durante a Reunião Plenária de março foi apresentado aos membros o “Projeto: Valorização do Couro no Segmento Casa”. O objetivo do projeto é de gerar oportunidade de negócios, inovação e competitividade para o setor e novas oportunidades comerciais para as indústrias da cadeia produtiva do couro, trabalhando com empresas da indústria paulista, designers e com o apoio do SENAI SP.

O COMCOURO contou com a presença do coordenador do DEJUR Sr. Caio Cesar Ruotolo que tirou algumas dúvidas dos membros sobre a “Cobrança adicional de 10% de multa sobre FGTS” e “Feriados para a COPA do Mundo 2014”.

09/05/2014 Realização da Reunião Plenária Itinerante do COMCOURO – Cidade de Franca

Durante a Reunião Plenária do mês Abril os temas “alta carga tributária”, “a participação dos polos calçadistas paulistas em feiras” e a “terceirização” foram discutidos durante a reunião. A reunião aconteceu na Escola do SESI na cidade de Franca.

Após a reunião, os membros do Comcouro foram convidados a fazer uma visita técnica as obras de reforma e ampliação do Novo Centro Educacional do SESI. A construção que começou em 2012 e será entregue dia 28/05/14. De acordo com a instituição, as novas instalações seguem padrões de sustentabilidade, como economia de água e energia elétrica. Segundo a diretora da unidade, Silma Junqueira, a ação deve integrar cerca de 1,6 mil alunos francanos em um único local.

Referências

Documentos relacionados

Após o estudo, podemos concluir que a pressão de trabalho ideal para a recuperação de temperatura conforme as situações apresentadas é 3,75 bar, apresentando

Fonte: autor. Após a definição dos blocos de carregamento foi criado arquivo com a informação das deformações nas direções “a”, “b” e “c” contendo

IV - decidir sobre a aplicação de uma ou mais das medidas prudenciais preventivas previstas na legislação vigente, a multa cominatória a elas relacionadas e sua eventual

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG – Campus Governador Valadares, por meio da Gestão de Pessoas, torna pública a

Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC nas áreas de canto coral, regência e educação musical. Tem experiência como instrumentista, regente

Verificou-se que as plantas adubadas com superfosfato triplo, em todas as doses, foram as que proporcionaram os maiores diâmetro de caule em relação aos valores

Durante a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho e desde que a inflação medida pelo INPC/IBGE supere a 30% (trinta por cento) ao mês, os empregadores

O mapeamento do desmatamento para o município de Canarana foi feito para os anos de 2000, 2003 e 2005 para que pudesse ser analisada a dinâmica do desmatamento ao longo