• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS-PROEST PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL Nº 01 /2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS-PROEST PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA EDITAL Nº 01 /2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS-PROEST PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA

EDITAL Nº 01 /2013

A Universidade Federal do Tocantins por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis torna público o edital de abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao “Programa Bolsa Permanência”, de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

1. DO PROGRAMA

1.1 O Programa Bolsa Permanência integra a política de assistência estudantil da UFT e destina-se aos acadêmicos regulamente matriculados em curso de graduação presencial da Universidade que encontram-se, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Tem como objetivos: contribuir com o aperfeiçoamento profissional e cultural e com a permanência do acadêmico na universidade buscando minimizar as dificuldades de ordem socioeconômica. Objetiva, ainda, contribuir com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à complementação do processo de ensino- aprendizagem, baseado no princípio da interdisciplinaridade, avaliação e vinculação com a área de formação do estudante.

2. DA MODALIDADE DE BOLSA

2.1. O Programa Bolsa Permanência compreende duas modalidades de bolsas: Acadêmica e Institucional. 2.2. Por meio deste Edital, os candidatos poderão se inscrever apenas na Modalidade Institucional.

2.3. Do Cronograma do processo seletivo:

EVENTO DATA

Inscrição dos alunos dos sete campi da UFT 07 de janeiro de 2013 a 08 de fevereiro de 2013

Divulgação do resultado parcial dos candidatos selecionados 28 de março de 2013 Período de interposição de recursos 01 a 03 de abril de 2013 Divulgação de Resposta aos recursos 10 de abril de 2013

Divulgação do resultado final 12 de abril de 2013

Entrega de documentos para cadastro dos candidatos selecionados (RH dos campi e Apoio Psicopedagógico no Campus de Palmas

15 a 30 de abril de 2013

Observação: No período acima, os candidatos deverão entregar a ficha de inscrição “online” preenchida, impressa e assinada, juntamente com os documentos citados no item 6 e seus subitens.

2.4. Do valor da bolsa

(2)

3. DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO 3.1 Poderá participar da seleção o candidato que:

I. possuir renda “per capita” não excedente a 1 salário mínimo e meio;

II. estiver regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFT;

III. tiver disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para o desempenho das atividades previstas pelo presente edital, de acordo com o estipulado no plano de trabalho do acadêmico.

IV. efetuar a inscrição no período previsto pelo edital;

V. apresentar a documentação exigida pelo edital ou pela equipe de seleção; VI. não tiver concluído outro curso de graduação.

3.2 O aluno selecionado pelo Programa Bolsa Permanência Institucional da UFT não poderá ter nenhum vínculo empregatício ou acumular qualquer tipo de bolsa remunerada da UFT, bem como de qualquer outro órgão ou instituição financiadora.

4. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições para seleção de bolsistas do Programa Bolsa Permanência estarão abertas no período de 03 a 31 de janeiro de 2013.

5. DOS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO 5.1 Para efetuar as inscrições, o estudante deverá:

5.1.1 Preencher a ficha de inscrição “online” disponível aqui, para solicitação da Bolsa Permanência. Ao preencher integralmente a ficha, a mesma deverá ser enviada. O candidato ao enviar a inscrição, receberá em seu e-mail o link da ficha já preenchida, a mesma deverá ser impressa, assinada e entregue juntamente com a documentação comprobatória;

5.1.2Anexar a documentação comprobatória indicada no item 6 e seus subitens à ficha de inscrição impressa;

5.2 O candidato deverá entregar a ficha de inscrição “online” impressa e assinada, juntamente com a documentação comprobatória em dias úteis, no período de 03 a 31 de janeiro de 2013, das 08h às 12h e das 14h às 18h nos setores responsáveis pelo Programa em cada campus, nos seguintes locais:

a) Central de Estágio do Campus de Araguaína : Av. Paraguai esquina com a Uxiramas s/n Setor Cimba - Araguaína – TO;

b) RH do Campus de Arraias: Avenida Universitária, Centro – Arraias – TO;

c) Central de Estágio Campus de Gurupi: Rua Badejós , Chácara 69 e 72, Lote 07, Zona Rural / Gurupi – TO; d) Central de Estágio Campus de Miracema: Av. Lurdes Solino, S/N, Setor Universitário / Miracema – TO; e) Apoio Psicopedagógico do Campus de Palmas: Av. NS 15, ALCNO 14 - Saída para Paraíso / Palmas – TO; f) Central de Estágio Campus de Porto Nacional: Rua 07, QD 15, S/N, Jardim dos Ipês / Porto Nacional – TO; g) RH do Campus de Tocantinópólis: Av. Nossa Senhora de Fátima, 1588 / Tocantinópolis – TO.

5.3 As inscrições serão realizadas somente no modo “online” disponível aqui;

5.4 O candidato deve preencher integralmente a ficha de inscrição “online” de solicitação da Bolsa Permanência e, depois de enviada, estará disponível em seu e-mail, de onde deverá ser impressa, assinada e entregue juntamente com a documentação comprobatória.

5.5 Ao assinar a ficha de inscrição, o candidato se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas e pelas conseqüências de eventuais erros no preenchimento da respectiva ficha e/ou documentação comprobatória.

(3)

6. DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

6.1 O candidato deve anexar à ficha de inscrição “online” impressa e assinada a seguinte documentação: 6.2 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAR A RENDA MENSAL DA FAMÍLIA: 6.2.1 Assalariados: deverão apresentar holerite, contracheque, recibo de pagamento, carteira de trabalho onde consta identificação, admissão e demissão e a página subseqüente a demissão, declaração do imposto de renda, se for o caso, etc. É obrigatório anexar imposto de renda para aqueles que declaram.

6.2.2 Trabalho eventual: (esporádico, sem vínculo, sem exigência de qualificação) – deverão apresentar uma declaração de próprio punho assinada e datada, constando atividade exercida e renda mensal.

6.2.3 Trabalho informal: (regular, porém sem recolhimento de imposto): deverão apresentar uma declaração de próprio punho assinada e datada, constando atividade exercida e renda mensal, bem como indicar se declara imposto de renda.

6.2.4 Trabalho autônomo: (regular, sem vínculo com instituição e com recolhimento de imposto) deverão apresentar recibo de pagamento autônomo (RPS) ou fazer uma declaração de próprio punho assinada e datada, constando atividade exercida e renda mensal. Anexar à declaração cópia do RG e CPF do declarante. 6.2.5 Produtor rural: anexar declaração do Sindicato Rural com a respectiva especificação do rendimento atualizado e declaração do imposto de renda.

6.2.6 Comerciantes: deverão apresentar um documento emitido por seu contador (pró-labore) e declaração do imposto de renda.

6.2.7 Beneficiário do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal: comprovante de inscrição do Programa Social (cópia do cartão contendo número de identificação social – NIS, e comprovante (extrato) do recebimento do benefício atualizado).

6.2.8 Aposentados / pensionistas: deverão apresentar comprovante de pagamento do INSS, complementação (se houver) ou recebimento de previdência privada. Os funcionários públicos deverão apresentar holerite ou contracheque.

6.2.9 Pensão alimentícia: deverão apresentar comprovante bancário, holerite, etc.

6.2.10 Recebimento de aluguéis de imóveis: apresentar recibos, depósitos ou contratos de locação. 6.2.11 Bolsa de Estudos / Monitoria / Estágio: apresentar contrato ou depósito bancário.

6.2.12 Desempregado: comprovante de desemprego se for o caso (carteira de trabalho, aviso prévio ou outro documento que comprove a situação de desemprego);

6.3 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPROVAÇÃO DAS DESPESAS:

6.3.1 Moradia: Aluguel ou financiamento: comprovar através de recibo de pagamento, contrato, depósito bancário, fatura de condomínio. Imóvel cedido comprovar através de IPTU e declaração de próprio punho assinada e datada do cedente com cópia do RG e CPF do declarante.

Água, energia e telefone: Faturas atualizadas constando o nome do proprietário, endereço e o valor; 6.3.2 Saúde: laudo médico, exames complementares e nota/cupom fiscal de medicação de uso contínuo; Transporte: recibo, declaração ou extrato de compra/pagamento de transporte.

(4)

6.4- OUTROS DOCUMENTOS:

6.4.1 Comprovante de Matrícula, RG e CPF do aluno.

6.4.2 Histórico Escolar do aluno referente ao ensino fundamental e médio.

6.4.3 Cópia da última declaração do Imposto de Renda Completa (aluno, pais ou responsáveis). 6.4.4 RG e CPF dos membros do grupo familiar ou que dividam despesas com o aluno;

6.4.5 Certidão de nascimento, ou RG dos membros do grupo familiar menores de 18 anos; 6.4.6 Certidão de nascimento ou casamento dos pais ou responsáveis;

6.4.6.1 Em caso de pais separados, anexar documentação comprobatória (certidão de divórcio ou declaração de próprio punho);

6.4.6.2 Em caso de pais falecidos anexar certidão de óbito.

6.4.6.3 Não será considerada a situação de independência financeira do aluno, exceto em casos excepcionais (ex.: perda do vínculo familiar, etc.) com a devida comprovação.

6.5 A entrega da documentação completa é de inteira responsabilidade do aluno. A comprovação da veracidade das informações prestadas pode ser solicitada a qualquer momento pelo Serviço Social por meio de entrevista ou visita domiciliar.

6.6 É vedado ao candidato acrescentar e/ou retirar quaisquer informações, após o envio e/ou entrega da documentação, exceto quando solicitado pelo Serviço Social;

6.7 Não terá documentação analisada o candidato que deixar de apresentar qualquer um dos documentos comprobatórios (obrigatórios) mencionados neste edital.

7. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

7.1 A seleção dos candidatos será feita mediante análise socioeconômica do perfil dos candidatos inscritos, com base nas informações fornecidas na ficha de inscrição “online” e na documentação comprobatória apresentada pelo aluno.

7.1.1 A análise socioeconômica será realizada pelos assistentes sociais dos campi de Palmas e Araguaína da UFT.

7.1.2 No processo seletivo o Serviço Social poderá utilizar-se de instrumentos técnicos como entrevista, visita domiciliar, dentre outros, para complementar ou confirmar as informações fornecidas pelos candidatos.

7.2 Em caso de empate terá preferência o candidato que, na ordem a seguir, sucessivamente, comprovar: I. a menor renda per capita familiar;

II. ter cursado, por maior período, o ensino médio em escolas públicas e/ou conveniadas;

III. possuir membro do grupo familiar com doença grave ou crônica ou pessoa portadora de deficiência; IV. ser de família beneficiária de programa social;

V. ter sido isento da taxa de inscrição do vestibular. VI. ter o maior número de membros na família.

7.3 Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.

8. DOS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE COTAS DE BOLSAS POR CAMPUS

8.1. O número de bolsas a ser concedido para cada campus será calculado a partir do número de alunos matriculados, multiplicado por um peso diferenciado por campus, que será obtido por meio da análise do questionário socioeconômico dos dois últimos vestibulares da UFT.

8.2. Da distribuição dos bolsistas:

8.2.1. Após a divulgação do resultado da seleção dos bolsistas, a PROEST disponibilizará para os setores responsáveis pelo Programa nos Campus. Os bolsistas que forem selecionados e já desenvolvem atividades terão prioridade quanto à escolha do projeto no qual atuava.

(5)

9. DA VIGÊNCIA DAS BOLSAS

9.1 O período de vigência da bolsa deste programa será de um ano a contar da data de início das atividades do bolsista no projeto;

9.2 O bolsista terá que entregar seu histórico escolar semestralmente. Se comprovado a reprovação em mais de 30% das disciplinas matriculadas, o bolsista será notificado a comparecer à PROEST que fará os encaminhamentos necessários;

9.3 No caso de desistência ou desvinculação do acadêmico, a bolsa será transferida para outro acadêmico, obedecendo à ordem dos selecionados. O novo bolsista será beneficiário do programa somente durante o período restante de vigência da bolsa;

9.4 O acadêmico contemplado com a bolsa, concluído o período de vigência do edital, poderá pleitear novamente a bolsa, nos editais subseqüentes.

10. DAS OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA

10.1 Assinar e cumprir com todos os deveres dispostos no Termo de Compromisso do Programa Bolsa Permanência.

10.2 Executar o plano de atividades aprovado, sob supervisão do orientador;

10.3 Apresentar, semestralmente, os relatórios (parcial e final) ao orientador para que o mesmo repasse aos RHs dos Campi;

10.4. Assinar mensalmente a ficha de frequência e entregar nos setores responsáveis pelo Programa nos

campus ;

10.5. Entregar seu histórico escolar semestralmente setores responsáveis pelo Programa nos campus;

10.6 Devolver à PROAD, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos não tenham sido cumpridos.

11. DAS PENALIDADES

11.1 Caso o aluno deixe de cumprir o disposto no item 10 será desligado do Programa e o pagamento da bolsa será imediatamente suspenso.

11.2 O aluno selecionado pelo Programa Bolsa Permanência da UFT, não poderá trancar o curso durante a vigência da bolsa, e deverá devolver à PROAD, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente.

12. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

12.1. A divulgação da relação dos alunos contemplados com as Bolsas ocorrerá, pela internet, no endereço eletrônico www.uft.edu.br em data definida no item 2.3, que trata do cronograma do processo seletivo. 12.2 O aluno que for selecionado pelo Programa Bolsa Permanência e não comparecer no prazo de 15 a 30 de abril de 2013, nos setores responsáveis pelo Programa no campus, para entrega de documentos para cadastro dos candidatos selecionados, perderá a vaga e será substituído pelo aluno suplente.

13. DOS RECURSOS

13.1 O candidato poderá impetrar recurso contra o resultado do processo seletivo, no prazo de até 3 (três) dias corridos, contados a partir da data de divulgação do resultado parcial.

13.2 O recurso deve ser apresentado em formulário específico (anexo II deste Edital) e protocolado, em duas vias, no RH do campus onde o candidato efetuou sua inscrição e no Campus de Palmas no setor de Serviço Social;

(6)

13.3 A fundamentação do recurso deverá ter argumentação lógica e ser baseada nos critérios estabelecidos neste Edital;

13.4 Não serão aceitos recursos coletivos, fora do prazo, nem por e-mail.

13.5 Serão rejeitados, sumariamente os recursos que não estiverem devidamente fundamentados, ou em desacordo com o item 13 deste edital;

13.5 Os recursos serão analisados pelo Serviço Social que emitirá decisão terminativa sobre os mesmos a qual constituir-se-á em única e última instância administrativa.

13.6 O resultado dos recursos impetrados será divulgado no endereço eletrônico: www.uft.edu.br, obedecendo ao cronograma do processo seletivo.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 A bolsa será automaticamente cancelada e devolvido os valores corrigidos a Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFT-PROAD quando comprovada a omissão ou informações falsas, por parte do aluno no processo de seleção, estando este sujeito às medidas legais cabíveis;

14.2. As disposições e instruções contidas na inscrição e quaisquer outros procedimentos sobre a seleção dos bolsistas adotados pela PROEST/UFT e pela equipe do Serviço Social são partes integrantes deste edital. 14.3. Os candidatos terão a garantia do sigilo das informações contidas na ficha de inscrição e na documentação comprobatória.

14.4. O preenchimento integral e correto do formulário de inscrição”online”, a apresentação da documentação comprobatória e o cumprimento dos critérios do presente Edital são condições essenciais para garantir a participação do candidato no presente processo seletivo.

14.5. Os recursos utilizados para custear as bolsas de permanência estão sujeitos à liberação orçamentária do programa de assistência estudantil do governo federal.

14.6. A bolsa concedida não implica vínculo empregatício com quaisquer dos órgãos financiadores.

14.7 A UFT poderá cancelar ou suspender a bolsa a qualquer momento no interesse da instituição ou caso se verifique o não cumprimento das normas estabelecidas.

14.8.A inscrição no processo seletivo e a entrega da documentação não garante ao candidato o recebimento da bolsa.

14.9 . As situações não previstas neste edital serão resolvidas pela PROEST e equipe de seleção do Serviço Social.

14.10. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I – Formulário de Identificação do Aluno b) Anexo II - Formulário de Recurso.

Palmas - TO, 07 de janeiro de 2013.

________________________________________ George Lauro Ribeiro de Brito

(7)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

ANEXO I

IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)

Nome: __________________________________________________________________________ Data de nascimento.:______/______/_____________ Sexo: Masc. ( ) Fem. ( ) Naturalidade _____________________________ Estado ________________ País ______________ RG:_____________________Data expedição: ________________ CPF:______________________ Endereço: _______________________________________________________________________ CEP__________________Cidade___________________________ Estado ___________________ Telefones: Resid.( )________________ Trabalho ( )_____________Recado ( )______________ Celular ( ) ________________________E-mail__________________________________________ Curso: ______________________________________________ Matrícula:____________________ Turno:______________Ano/Semestre ingresso:____________Ano/semestre conclusão:__________

PARA USO EXCLUSIVO DO SERVIÇO SOCIAL

( ) Deferido ( ) Indeferido

(8)

ANEXO II

FORMULÁRIO DE RECURSO

DADOS DO CANDIDATO

Nome:_______________________________________________ _______________________ Nº de Matricula: _________________________ Curso:_______________________________________ Telefone para contato: ________________________ e-mail: __________________________________

ARGUMENTAÇÃO: ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Local e Data: ______________________________________, _____ / _____ / ____________ ________________________________________________

(9)

Referências

Documentos relacionados

1º Fica regulamentado o Programa Bolsa Juventude Rural, instituído pela Lei nº 14.373, de 19 de dezembro de 2013, com a finalidade de incentivar a permanência e o retorno

1º A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) visa orientar e institucionalizar as ações de

Durante os processos de conferência dos documentos e de análise socioeconômica, se for detectada a necessidade ou ausência de alguma documentação, a equipe poderá

Quando PTY está ligado e uma busca PTY é iniciada, o aparelho comuta au- tomaticamente da estação actual, ou do modo de Cassette ou Multi-CD, para a estação com o tipo de

c) Confira seus dados, informe seu e-mail pessoal, aceite os termos de uso e clique em “ok, tudo certo”. Ao confirmar esses dados, seu e-mail institucional será criado e as

A Comissão Técnica entende que foi solicitada às LICITANTES a apresentação de projeto gráfico para até 8 (oito) tipos de peças constantes no edital (cartaz, convite

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proaes torna público o resultado dos aptos a entregar documentos do PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Bolsa

O presente instrumento tem por objeto o compromisso de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, em até 60(sessenta) dias após a sua implementação no Estado do Pará,