• Nenhum resultado encontrado

LIVRETO ORAÇÃO E JEJUM 2018 / COMO POSSO JEJUAR?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIVRETO ORAÇÃO E JEJUM 2018 / COMO POSSO JEJUAR?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

LIVRETO

(3)

2018

Oração e Jejum – Vivendo um ano extraordinário

Esdras 8:21-23

21. Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso.

22. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam.

23. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

O que é o Jejum?

Jejum: A definição Bíblica e mais direta que posso lhe dar é: Abstinência de alimento por um propósito espiritual.

Embora seja algo que façamos pouco, a palavra Jejum é citada 75 vezes na bíblia. Na tradição judaica o jejum é comparado a amarar um fita no pulso como lembrete para constantemente focar em Deus. De maneira simples e direta é abrir espaço, nas ocupações, para se conectar com Deus e se recolher da rotina habitual para honrar a Deus, quebrantar o coração, preparar para batalhas espirituais, fortalecer espiritualmente. Pode até parecer loucura deixar de comer para ficar forte! Mas Jesus fez!

De vez em quando, precisamos parar e fazer o que Jesus fez antes de chamar discípulos, expulsar demônios, curar ensinar, pregar. O primeiro ato de Jesus após o Espirito Santo descer sobre ele, Deus Pai confirmar o seu ministério no ato em que João Batista o batizou nas aguas, foi se retirar para um período de oração e jejum no deserto.

(4)

Em Mateus capitulo 6, Jesus disse: “Quando deres”... “Quando orardes”...

“Quando jejuardes”... Olhe na Bíblia e veja que Jesus deixou claro que ofertar,

orar e jejuar devem fazer parte da vida de cada um de nós.

De acordo com este texto, existem 3 coisas que todo crente deve fazer:  Ofertar

 Orar  Jejuar

É importante salientar que o Jejum anda de mãos dadas com a oração. Durante este período é importante se abster de alimento por objetivo espiritual, pois esta é a definição de jejum, mas também eliminar tudo aquilo que ocupa demasiadamente o nosso tempo e se aplicar mais a oração e estudo da Bíblia.

Exemplo: Assistir menos televisão, utilizar menos a internet e mídias sociais, é impressionante como estas coisas ocupam o nosso tempo ao ponto que não nos sobra tempo nem para orar e ler a bíblia.

❖ Erros frequentes associados ao jejum Quem pode jejuar?

Um dos erros mais frequentes associados ao Jejum é pensar ou dizer: “’é para os fortes”... “somente para os lideres”... “é para os espiritualmente favorecidos”... Jesus nos ensinou que jejum é para todos, Fortes, Fracos, Maduros, Novos na Fé, o jejum é para quem entende que precisa desesperadamente de Deus! Você precisa de Deus? Caso sim; então, o jejum também é para você.

O Jejum não serve para manipular Deus

Nunca jejue achando que você vai merecer alguma coisa de Deus, como se Deus tivesse um divida com você porque jejuou por algum período. Nunca vamos merecer absolutamente nada de Deus, tudo que Deus já nos deu vem pela graça, e é de graça, pelo sangue de Jesus, e não ha nada que possamos fazer para merecer ou comprar esta graça.

A maneira mais simples de entender, isto é, da seguinte forma: O jejum jamais manipula Deus para fazer o que não é da Sua vontade, ao invés disto, o jejum prepara o seu coração para que você receba a vontade de Deus. É como se você dissesse: “Importa que Tu cresças e eu diminua, não a minha vontade seja feita, mas a Sua vontade”. Tem muita gente frustrada com o Jejum porque tentou usá-lo como uma moeda de troca para impor algo a Deus. Agora entenda o seguinte, não ha nada de errado em pedir algo a Deus e ser especifico nos objetivos do seu jejum, o que não funciona é tentar colocar Deus contra a parede e dizer: “Estou jejuando 21 dias então Deus é obrigado a me atender”. Esta não é a essência do Jejum. O Jejum não trabalha Deus, mas

(5)

trabalha e muda você mesmo. Te leva ao ponto de submissão a Deus onde você entende que Deus tem o melhor para sua vida. Não importa o que aconteça; Deus está trabalhando a seu favor.

O jejum é algo obrigatório?

O jejum não é obrigatório, mas altamente recomendado para que vivamos uma vida triunfante. Jesus, nosso salvador e modelo de fé viveu uma vida de jejum e nos ensinou que existem coisas que só se resolver com oração e jejum. O jejum é um ato de submissão a Deus, é por isto que é tão poderoso! Deus não vai nos punir se deixarmos de jejuar, mas jejuamos de qualquer forma, não para fugir de punição, mas por um ato de submissão a Deus. O jejum é um convite que fazemos a Deus, de maneira voluntaria onde dizemos: “Senhor tu me amas, não vai me punir se eu não jejuar, mas eu quero fazer algo a mais pra ti e voluntariamente”. O jejum nuca deve ser encarado como uma obrigação, mas como um privilégio.

Por que estamos jejuando no inicio do ano?

Estamos fazendo isto logo no inicio do ano porque os primeiros frutos na Bíblia tem uma grande importância! Sempre que algo é feito pela primeira vez ou no inicio de algo na Bíblia, carrega uma grande relevância espiritual. Levando ao contexto de ofertar, orar e jejuar, Quando:

 Ofertamos a Deus nossos primeiros frutos  Oramos no início de algo

 Jejuamos no início do ano

Nós consagramos espiritualmente todo o ano de 2018 a Deus

Ou seja, Quando damos a Deus nossos primeiros frutos logo no inicio do ano através dos dízimos, ofertas, oração e jejum, pavimentamos uma estrada por onde o sacrifício que é dado a Deus retorna para nós em medidas surpreendentes.

Por que jejuar? Pelo que Jejuar?

1. Você precisa de uma cura ou um milagre?

2. Quebrar as correntes do pecado e do vicio que lhe fazem refém? 3. Você carece de um toque restaurador de Deus?

4. Será que existe um sonho no seu coração que só Deus pode fazer acontecer?

5. Quer ver algum salvo e servindo a Deus? 6. Você precisa de uma renovação espiritual?

7. Você quer ter mais intimidade com Deus e sentir o guiar do Espirito Santo?

(6)

8. Você precisa quebrar os laços do passado e do pecado que te impedem de romper espiritualmente?

9. Deseja saber qual é a vontade de Deus para sua vida?

Durante este período de Jejum, lhe encorajamos a direcionar a sua oração a alvos e objetivos específicos.

Como igreja, estaremos focando 2 áreas especificas: Lideres e Finanças. Lideres - Temos visto diante de nossos olhos a Igreja crescer, ocupar e conquistar novos territórios e para que rompamos para o próximo nível precisamos de mais ceifeiros, ou seja, lideres e trabalhadores para a seara. Dois mil anos se passaram desde que Jesus estabeleceu a igreja aqui na terra, mas o desafio continua sendo o mesmo: “A seara é grande e poucos

são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para sua ceara” Mateus 9:37-38. Jesus percorria todas as cidades, aldeias e

sinagogas ensinando as pessoas a rogaram, orarem ao Senhor da seara e é isto que estamos fazendo.

Finanças – No livro de Isaías 58:6 a Bíblia nos deixa uma grande promessa: “Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão?” Este texto proclama que o jejum pode tirar de cima de nos o peso que nos faz sofrer! Estamos passando por um período de crise econômica e muitos de nos estão carregando um peso na área material que lhes faz sofrer. Quando nos unirmos em Jejum e oração este peso será aliviado e bênçãos materiais serão liberadas sobre nossa vida!

Cremos e declaramos que 2018 será um ano extraordinário e para isso, conclamamos um jejum para que essa verdade se cumpra na sua vida e em nosso país.

Aconselhamos você a buscar o Senhor em Oração e pedir Dele a direção para iniciar esta caminhada que irá marcar a sua vida. Peça a Ele que lhe mostre áreas da sua vida que precisam de oração e foque estas áreas. Nós acreditamos que orando, jejuando, ofertando, dando o nosso melhor, buscando a Deus no inicio do ano, Ele nos abençoará durante todo o ano de 2018. (Mateus 6:33)

Jejum: Inicio, Meio e Fim

Durante estes 21 dias você fará parte de 2 jejuns, do Jejum coletivo juntamente com todos os irmãos que entraram nesse propósito, mas também faremos parte do jejum individual onde cada um de nós apresentará a Deus aquilo que nós e nossas famílias precisam para este ano de 2018. Aqui vão alguns conselhos:

Como iniciar

(7)

Compromisso de Jejum. Seja especifico. Por que você esta jejuando? Você precisa de direção, cura, restauração do casamento, família? Você esta passando por problemas financeiros? Peça direção ao Espírito Santo. Ore diariamente e leia a Bíblia.

Preparação Espiritual

Confesse seus pecados a Deus. Peça ao Espírito Santo para revelar áreas que precisam ser tratadas. Perdoe quem lhe feriu e ofendeu e peça perdão (Marcos 11:25, Lucas 11:4, 17:3-4). Submeta sua vida completamente a Cristo e rejeite os desejos do mundo que lhe impedem de romper espiritualmente (Romanos 12:1-2).

Decidindo o que Jejuar

Você decidirá que modalidade de Jejum irá fazer, lembrando que jejuar é abrir mão de alimento por um propósito espiritual e isto exige sacrifício. Você pode escolher o Jejum Total onde só se bebe líquidos, ou você pode fazer o Jejum de Daniel, onde você não come carnes, doces e pães e bebe somente água. É muito importante preencher o seu tempo, principalmente o tempo tomado para alimentar o corpo físico, para alimentar o espiritual com oração e leitura bíblica.

Decidindo quanto tempo jejuar

Você pode jejuar o quanto quiser. A maioria das pessoas consegue jejuar de 1 a 3 dias, mas se você pode jejuar por maiores períodos, chegando até os 21 dias. Peça sabedoria de Deus e esteja disposto a fazer um sacrifício.

O que esperar durante o Jejum

Quando você jejua, seu corpo inicia um processo de desintoxicação, eliminando toxinas do seu organismo. Este processo pode causar um leve desconforto como dores de cabeça por razão de você estar se alimentando menos. O mais evidente será a sensação de fome e sensação de cansaço nos primeiros dias. É importante limitar a atividade física e realizar apenas exercícios moderados.

O Jejum traz resultados extraordinários porque você segue o exemplo de Jesus, pois Jesus também jejuou. Ocupe seu tempo livre com oração, leitura e meditação da Palavra. Enquanto você cumprir as atividades do dia a dia, faça tudo em oração e substitua atividades como televisão, revistas, internet com tempo com Deus, desconecte-se das distrações cotidianas e conecte-se com Deus.

Como encerrar o Jejum

Quando terminar o Jejum, retorne a sua rotina alimentar lentamente para que seu corpo se acostume.

(8)

Tipos de Jejum

Existem vários tipos de Jejum, a escolha de que tipo é o melhor ficará entre você e Deus, não se deixe influenciar ou sinta-se pressionado a fazer o que outro irmão está fazendo. Deus vai honrar o seu melhor sacrifício.

Jejum Total

Beba somente líquidos especialmente água. (você estabelece o número de dias, mas por favor não exagere). Você pode tomar sucos 100% naturais para poder manter a força e desempenhar suas atividades. Caso for tomar algum caldo, tome apenas caldos transparentes e se abstenha de caldos pesados e bebidas batidas (o que não constitui um jejum).

Jejum de Daniel

Não coma carnes, doces e pão. Beba água e sucos. Coma frutas e vegetais. Em Daniel capitulo 10, vemos Daniel jejuar por 21 dias se abstendo dos alimentos citados. A maneira mais fácil de entender esta modalidade de jejum é: coma apenas vegetais, frutas, agua e sucos naturais.

Jejum de 3 dias

Durante 3 dias faça o Jejum total, Jejum de Daniel ou sacrifique 1 item básico da sua alimentação.

Jejum Parcial

Do horário que você acorda até 8 horas depois, faça o Jejum Total, Jejum de Daniel ou sacrifique 1 item básico da sua alimentação. (EX: quem acorda 7

fará o jejum até as 3 p.m. ou abrir mão do café da manha, ou do almoço, ou do jantar).

Estas não são as únicas modalidades de jejum, são penas algumas que estamos sugerindo para que todos possam entender e participar.

Escolha a modalidade de Jejum que você poderá cumprir, como disse antes, Deus vai honrar o nosso melhor sacrifício, mas o sacrifício que cumprirmos até o fim. Sugiro que você inicie devagar, fazendo o jejum parcial, até ir se sentindo mais confortável e chegar até o Jejum de Daniel e Jejum Total (por um curto espaço de tempo).

Não existem contra indicações medicas para o Jejum, muito pelo contrario, o jejum faz muito bem a saúde. Durante este período onde nos alimentaremos melhor, seu corpo ira se livrar de enzimas e toxinas que são nocivas a sua saúde. ATENÇÃO: Caso você sofra de alguma condição moderada ou grave de saúde, favor consultar um medico antes de ingressar no jejum.

(9)

Também vale a pela ressaltar que não é aconselhável que mulheres grávidas tomem parte deste jejum.

Jejum de Daniel

Nos dias de hoje o Jejum de Daniel tem se tornado muito comum, aqui vão algumas diretrizes para esta modalidade de jejum.

1o Passo: Seja Especifico

Daniel definiu claramente qual eram seus objetivos para jejuar e manteve sua disciplina. Ele definiu o problema imediatamente, que era:

1. A comida do rei da Babilônia era contraria a sua tradição

2. Daniel e seus amigos tinham um compromisso de não tomar bebida forte.

3. A comida do rei tinha sido oferecida e consagrada a ídolos e demônios. 2o Passo: Jejum como compromisso espiritual

O Jejum de Daniel envolveu um compromisso espiritual com Deus. “Daniel decidiu em seu coração não se contaminar com o manjar do rei”(Daniel 1:8) 3o Passo: O “desejo interno” deve se refletir em “disciplina externa” Muita gente tem um “desejo interno” de cuidar da saúde, mas não conseguem transformar isto em “disciplina externa” para fazer exercício físico, comer menos e mais saudável. Muitas vezes a cura para um problema físico não está apenas na oração, mas também em hábitos de vida mais saudáveis. Seu “desejo” de ser mais saudável, tem que se refletir em “atitudes” e disciplina para que isto aconteça. Deu para entender?

A mesma coisa se aplica para a questão espiritual e do jejum. O “desejo” que você tem de fazer algo espiritual, não pode ficar somente no desejo, terá que de refletir em “atitudes”, em uma disciplina de manter o compromisso interno. Para que o objetivo espiritual seja alcançado, é necessário manter o compromisso! Se você decidiu jejuar por 10 dias, não pare no 9o dia, vá até o fim, complete os 10 dias.

4o Passo: O Jejum é um testemunho de fé para o próximo

Daniel estava fazendo uma declaração de fé quando pediu que substituíssem o manjar do Rei por vegetais para comer e água para beber. Esta atitude testificou sua fé e o poder de seu Deus quando pediu ao servo do rei da Babilônia para comparar a aparência dos filhos de Israel com a dos que comiam o manjar do Rei.

(10)

Perguntas e Dúvidas comuns sobre o jejum e “Campanha de 21 dias de Jejum e Oração”

Se a campanha dura 21 dias, tenho que jejuar todos os 21 dias?

R: Não. Nossa intenção é que todos os membros da igreja que possam jejuar, jejuem pelo menos uma vez ao longo destes 21 dias. Se tudo que você pode fazer é jejuar 1 dia, ou 3 a 5 dias, então faça isto. Lembre-se de que jejum requer sacrifício, todavia, todo sacrifício não se compara com os retornos desse colocar em uso esta poderosa arma espiritual.

Ouvi falar que posso jejuar televisão (deixando de assistir) por um período, e também posso jejuar internet. É possível?

R: Tecnicamente não se pode jejuar televisão e nem internet. Lembre-se do que dissemos no inicio, jejum é abster-se de alimentos por um propósito espiritual. O termo mais apropriado para deixar de assistir televisão ou usar a internet para orar e meditar na palavra é PROPÓSITO. Você pode fazer um propósito com Deus de deixar de assistir televisão por um período e isto também agrada e honra o nosso Deus, Ele recebe o seu sacrifício, mas não se trata de jejum.

Pastor, estou fazendo um tratamento medico ou tenho ou estou tratando uma enfermidade moderada ou grave. Posso participar do Jejum?

R: Consulte seu medico antes de iniciar qualquer jejum. Se a sua condição física e de saúde lhe impedir de fazer o jejum, se concentre na oração, e leitura bíblica que Deus receberá o seu sacrifício, Ele conhece o seu coração. Por falta de atenção, esqueci que estava jejuando e comi algo que não deveria. Perdi o jejum? Devo começar tudo novamente?

R: Não. Pense no jejum como uma maratona de longa duração e não como uma corrida de curta distancia. Não desista! Se você caiu, se levante e siga em frente. Ter disciplina e “conquistar o estômago” não é tarefa fácil, mas você vai conseguir.

Posso fazer exercício físico enquanto estou jejuando?

R: Para a maioria das pessoas não haverá problemas em fazer exercício físico moderado. Como você estará se alimentando menos, nos primeiros dias irá experimentar uma queda no nível de energia física e disposição. Caso você exerça alguma atividade física intensa que possa ser evitada, e aconselhável evitar em favor do jejum.

Pastor, meu trabalho exige esforço físico intenso, o que fazer?

R: Neste caso te aconselho a jejuar um jejum parcial ou de Daniel nos períodos onde você não está trabalhando, como os finais de semana ou folgas. Você

(11)

precisa estar bem alimentado para desempenhar qualquer trabalho manual intenso.

Pastor, é necessário haver abstinência intima/sexual entre eu e meu cônjuge durante o jejum, ou podemos manter a vida intima/sexual normalmente?

R: Leia 1 Coríntios 7:2-5. O versículo 5 diz: “Não vos priveis um ao outro, salvo

talvez POR MUTUO CONSENTIMENTO, por algum tempo, para vos dedicardes a oração e, novamente, vos ajuntardes”... Não é obrigatório, e caso

for feita, tem que haver mutuo consentimento e por curto espaço de tempo para se dedicar a oração.

Algumas Passagens Bíblicas sobre Jejum Mateus 6:16-18

Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,

com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Mateus 9:14-15

Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus [muitas vezes], e teus discípulos não jejuam?

Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar.

Lucas 18:9-14

Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:

Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;

jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

(12)

1 Samuel 1:6-8, 17-18

(A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre.)

E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.

Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.

Neemias 1:4

Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

Daniel 9:3, 20

9.3. Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.

9.20. Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus.

Joel 2:12

Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com oração, choro e com pranto.

Lucas 2:37

e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações.

Atos 10:30

Respondeu-lhe Cornélio: Faz, hoje, quatro dias que, por volta desta hora, estava eu observando em minha casa a hora nona de oração, e eis que se apresentou diante de mim um varão de vestes resplandecentes

Atos 13:2

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Jejum Coletivo 1 Samuel 7:5-6

Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR.

(13)

Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa.

Esdras 8:21-23

Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso.

Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam.

Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu. Neemias 9:1-3

No dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel com jejum e pano de saco e traziam terra sobre si.

Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram- se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais.

Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do SENHOR, seu Deus, uma quarta parte do dia; em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o SENHOR, seu Deus.

Joel 2:15-16

Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene.

Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento.

Jonas 3:5-10

Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.

Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza.

E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem bebam água;

Mas sejam cobertos de pano de saco, tanto os homens como os animais, e clamarão fortemente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.

Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

Lembre-se de que o Jejum é a atitude sincera de um coração que deseja buscar ao Senhor. Deus certamente lhe abençoará. Bom Jejum!

Referências

Documentos relacionados

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Pode-se observar na Tabela 3 que, na ausência de irrigação, os coqueiros provenientes de mudas com sete meses de idade apr sentaram uma emissão foliar, nos 12 primeiros meses apds

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

índios, durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente e conforme consta no Regulamento. 4.8 Os candidatos que desejarem concorrer

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

Item Qtde Unid Especificação Empresa Vencedora Valor Licitado Total. 5