• Nenhum resultado encontrado

O que é o Mão Amiga? O que oferecemos? Formação integral com foco em quatro áreas: humana, espiritual, intelectual e social.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é o Mão Amiga? O que oferecemos? Formação integral com foco em quatro áreas: humana, espiritual, intelectual e social."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

O que é o Mão Amiga?

O Colégio Mão Amiga é um projeto social empreendedor, pois oferece edu-cação de qualidade à população carente possibilitando formação a seus alunos no intuito de obterem êxito profissional e pes-soal. Com essa iniciativa, o projeto con-tribui significativamente com o ideal de romper o ciclo de pobreza no país.

Fruto de uma experiência internacional, hoje os 34 Colégios Mão Amiga, situados na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Filipinas, México e Venezuela, possuem metodologia comprovadamente bem-sucedida, atendendo a mais de 21.000 alunos.

O que oferecemos?

• Formação integral com foco em quatro áreas: humana, espiritual, intelectual e social.

• Atenção personalizada aos alunos, fa-miliares e colaboradores.

• Programas avançados de educação, elaborados com base em competências que buscam desenvolver habilidades cognitivas permanentes, como o apren-der a aprenapren-der.

• Um sólido programa de virtudes que busca desenvolver e despertar nos alu-nos valores ético-cristãos.

• Cinco horas diárias de estudos distribuí-das em seis aulas. Durante esse perío-do, os alunos recebem duas refeições balanceadas.

• Aulas diárias de inglês e informática, educação física, recreação e brinque-doteca.

(3)

• Acompanhamento psicopedagógico que auxilia na redução dos casos de re-provação e evasão escolar.

• Sólido programa de inclusão dedicado aos alunos portadores de necessidades especiais.

• Formação continuada aos professores por meio de cursos de atualização, conferências e seminários realizados no decorrer do ano.

• Ciclos de palestras formativas para os pais dos alunos.

• Eventos e atividades culturais para in-tegrar a família no contexto e valores vivenciados pela comunidade educa-tiva.

O Colégio Mão Amiga – Brasil

O colégio Mão Amiga iniciou suas ativi-dades no Brasil em 2006, em Itapecerica da Serra - SP, com apenas 48 crianças de quatro anos de idade.

O colégio foi construído no Jardim San-ta Julia, bairro que abriga hoje cerca de 20 mil habitantes, carentes em sua maio-ria.

Muito afastada do centro de São Pau-lo e considerada uma região dormitório, com poucas possibilidades de desenvolvi-mento, o Jardim Santa Julia apresenta um relevante índice de desemprego, pobreza, violência e analfabetismo.

Níveis escolares oferecidos: • Educação Infantil • Ensino Fundamental I

• Ensino Fundamental II – a partir de 2013

• Ensino Médio – a partir de 2017 • Implementação da Assessoria dos

pro-fessores para acompanhamento e for-mação constante dos professores.

Missão

Fazer cumprir o direito da criança e do adolescente de ter acesso à escola e a um ensino de qualidade, para que possam se preparar adequadamente para o futuro. Com base nessa premissa, acreditamos poder contribuir para a formação de mu-lheres e homens íntegros, dotados de es-pírito de liderança, preparados para os múltiplos desafios profissionais, compro-metidos e dispostos a atuar em prol do desenvolvimento de sua comunidade e de sua Pátria.

(4)

A nossa finalidade é romper o ciclo de pobreza, oferecendo uma educação de excelência, envolvendo a criança, sua família e comunidade no ideal de trans-formação.

Visão

Transformar a vida de crianças e jovens carentes por meio da educação, para que consigam concluir seus estudos e que obtenham êxito em suas escolhas profis-sionais e pessoais. Que se integrem ao mercado de trabalho como cidadãos res-ponsáveis, cumpridores de seu compro-misso social e promotores de valores cris-tãos, particularmente na vida e na família. Formação Integral

* Formação humana: que o aluno viva a maturidade de acordo com sua idade, expressa na coerência entre o que é, o que pensa e o que faz, formando assim uma consciência sólida.

* Formação espiritual: que o aluno al-cance uma relação pessoal de amor com Deus Pai e viva a fé em Jesus Cristo.

* Formação intelectual: que o aluno ad-quira princípios corretos, capazes de guiar suas ações e desenvolva as habilidades intelectuais necessárias para viver segun-do esses princípios.

* Formação social: que o aluno possa dar respostas às necessidades da socie-dade da qual faz parte por meio de ações concretas, sendo um agente transforma-dor do meio onde vive.

(5)

Gestão Financeira,

Acreditamos que o nível educacional oferecido pela rede pública é bastante deficitário e assim confiamos que para haver uma quebra definitiva do ciclo de pobreza e uma real oportunidade de as-cenção por parte da comunidade carente, o caminho mais seguro é oferecendo uma formação integral aos pequenos. Assim é necessário que as crianças carentes pos-sam ir à uma escola comparável às es-colas da rede privada as quais elas não teriam acesso. Nosso projeto é bastante diferente da maioria dos projetos sociais existentes no Brasil. Não somos uma ins-tituição que oferece oportunidades de aprendizado e formação no contra-turno (período fora da escola) e nem mesmo realizamos atividades extra-curriculares. Somos uma escola formal, que cumpre a grade curricular como qualquer outra es-cola, pública ou privada.

Assim, em poucas palavras, dizemos que o Colégio Mão Amiga é uma escola particular para quem não pode pagar. É

um modelo de projeto social denomina-do, “Charity School” que surgiu na Ingla-terra no século XVIII e que hoje é bastante difundido no exterior.

A maior dificuldade da nossa atuação é justamente a parte de arrecadação, parcerias e patrocínios. O Colégio custa ao ano cerca R$ 1.200.000 e não recebe apoio do governo, já que o mesmo alega que só apoia projetos extra-curriculares e de contra-turno. Em contrapartida, o Colégio Mão Amiga é 3 vezes mais caro do que a maioria dos projetos sociais, se tomamos por referência o número de cri-anças por custo anual, já que necessita de muitos profesores, coordenadores, auxili-ares, psicólogos e equipe de manutenção para seguir funcionando com qualidade e excelência. A estrutura de um colégio é sempre bastante dispendiosa. Hoje são 40 funcionários contratados e o Colégio vive de alguns patrocínios sendo que o nosso foco tem sido o programa de pa-drinhos – bolsas de estudos.

(6)

Hoje estudam conosco, 365 crianças sendo que o custo anual para manter um aluno Mão Amiga é de 3.840 reais (valor atualizado). Algumas familias carentes re-alizam doações mensais à escola o que representa, em média 45,50 reais por família. No ano que passou funciona-mos sob um regime muito duro de corte de despesas e conseguimos com bastante esforço manter a qualidade de ensino, porém os pequenos investimentos que se fazem necessários ficaram para um seg-undo momento.

No ano passado também pudemos colocar o Mão Amiga em dia com suas dívidas tributárias. Negociamos o passa-do e conseguimos passa-doações para pagar-mos cada mês os impostos devidos.

Uma conquista chama outra, de modo que não só conseguimos mais padrinhos como também conseguimos que algumas empresas olhassem para nós e se torna-ssem parceiras, o que foi um ganho sig-nificativo para o Mão Amiga em 2011.

No ano de 2012 o trabalho recomeçou com força total. Estamos otimistas, porém ainda longe da tão sonhada sustentabili-dade e segurança financeira.

Agradecemos imensamente o apoio e enviamos os nossos números de 2011 para que vocês possam acompanhar o in-vestimento feito no futuro dos alunos Mão Amiga.

(7)
(8)
(9)

Comunicação

Fazemos questão de enviar todos os meses notícias do nosso colégio de acordo com esses modelos referentes aos meses de maio e junho.

Nossos agradecimentos mais especiais a:

Patrocinadores Programa de Padrinhos

• IFF - International Flavors & Fragrances Inc. • Pátria Investimentos

Patrocinadores e Parceiros • Colégio St Paul's

• Fundación Mapre - Formando Comunidad • Gerdau

• Espaço Diferenciado

E a todos os padrinhos, do Brasil e da Itália, patrocinadores e participantes do Concerto Solidário, e doadores do nosso querido Colégio.

• Tok&Stock

• Catholic World Mission

• Liga Solidária • Fundação Prosperity • Shopping Cidade Jardim

(10)

Como ajudar o Colégio Mão Amiga?

Programa de Padrinhos

Apadrinhe uma criança ajudando no custo mensal

da escolaridade com uma bolsa de estudos integral ou parcial.

Doação ao Colégio Mão Amiga

Instituto Educacional Mano Amiga

Banco Itaú, Agência: 3006, Conta Corrente: 03598-8

CNPJ: 05.057.822/0001-22

Doação através do CMDCA Patrocínios e Parcerias

Mais informações - Colégio Mão Amiga

Rua Juruá, 400 - Jardim Santa Júlia

06866-540 - Itapecerica da Serra - SP

(11)

EXPEDIENTE

Marketing e Redação Juliana Malheiro Plaster Comunicação e Design Rosana Pascale

Programa de Padrinhos e Apoio Paola Quintiliano

"Relatório de atividades 2011" é uma publicação do Mão Amiga Brasil de 2012.

(12)

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá