• Nenhum resultado encontrado

INFORMA. Regius presta contas dos resultados de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMA. Regius presta contas dos resultados de 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Em cumprimento aos princípios da transparência e prestação de contas, a Regius realizou em 26 de abril o Evento de Prestação de Contas - Ano-base 2016. Com enfoque na gestão de investimentos, de controles e previdenciária, evidenciou-se que 2016 foi um período de muitos desafi os, porém, de recuperação para os planos de benefícios, que fecharam o ano com bons resultados. As medidas adotadas pela Regius resultaram em rentabilidade dos planos acima da média de mercado e na realização de ações importantes, como a implantação de melhorias no relacionamento com o participante, por meio do aplicativo Regius Mobile, liberação do empréstimo para os participantes do Plano CD-Metrô-DF e a realização de pesquisa de satisfação. No âmbito de previdência foram desenvolvidas ações de educação previdenciária, além da adesão da Saúde BRB, BRBCARD e Seguros BRB ao Plano CD-05, cujo início da arrecadação ocorreu em março deste ano com o ingresso dos primeiros participantes. Foram apresentadas também as ações desenvolvidas na área de gestão de controles internos e de acompanhamento dos riscos.

A Diretoria de Benefícios e Administração, por exemplo, mostrou como foi a gestão dos planos, no que se refere aos aspectos atuariais e aos aspectos mais relevantes referentes à proposta de reforma da previdência em andamento no Congresso Nacional.

A Diretoria de Planejamento e Controle apresentou a rentabilidade dos planos, em comparação à amostra Aditus, composta por 90 fundos de pensão, cujo resultado mostrou-se bastante satisfatório, ratifi cando que os planos de benefícios estão equilibrados e com desempenho acima da média do mercado.

Por parte da Diretoria Financeira foi apresentado um resumo do desempenho dos planos, com destaque das estratégias implementadas em 2016, tais como: aquisição de títulos públicos federais, ederentes ao fl uxo de desembolso do Plano BD-01 e migração da

carteira de títulos com marcação a mercado para marcação na curva; a terceirização da gestão do Liberty Mall; desenvolvimento de estudos para a Carteira Imobiliária, além do rebalanceamento da carteira de renda variável dos Planos BD-01 e CV-03 e da carteira de renda fi xa dos Planos CD-02, CD-Metrô-DF e PGA.

O evento reuniu mais de 40 participantes ativos e assistidos, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e acompanhar mais de perto a gestão dos recursos confi ados à Regius.

Além da prestação de contas, o Programa Regius Itinerante leva às unidades das patrocinadoras as informações atualizadas referentes aos planos administrados pela Entidade. Se a sua unidade ainda não recebeu nossa visita, basta entrar em contato conosco pelo número 3035-4400 ou pelo a-mail relacionamento@regius. org.br e agendar o dia e horário com a equipe da área de previdência e relacionamento.

Para aqueles que não puderam comparecer ao encontro, basta acessar o site da Regius (www.regius.org.br), clicar em Representantes Regius - Reuniões periódicas - para visualizar a apresentação utilizada durante o evento.

Outra opção é conferir o Relatório Anual de Informações, em versão completa e resumida, que também traz os destaques que marcaram a gestão em 2016 e as ações realizadas pela Regius dentro do programa de educação previdenciária. Para consultá-lo basta acessar o site da Regius e clicar em Relatório Anual.

Edição nº 18 2º Trimestre/2017

INFORMA

(2)

Nesta edição do REGIUS Informa, a matéria de capa traz informações sobre o Encontro de Prestação de Contas, realizado em abril no auditório da GEDEP. Vale a pena conferir!

A editoria EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA, traz informações sobre o PrevFamília, um plano instituído que está em fase de elaboração, com o objetivo de atender aos familiares dos participantes dos planos de benefícios administrados pela Regius. Fique atento, em breve teremos mais novidades!

A editoria SEU BOLSO, traz informações e dicas interessantes sobre o mercado fi nanceiro, cenário econômico e fi nanças pessoais. É mais uma fonte de pesquisa para subsidiar o planejamento e controle do orçamento familiar. Tome nota! Também merece destaque a matéria sobre a adesão do BRB - Banco de Brasília ao Plano CD-05. Mais uma opção de benefício que o Banco oferece aos seus empregados que ainda não aderiram aos planos de benefícios previdenciários. Não deixe de conferir! A editoria INDICADORES, traz o patrimônio dos planos administrados, a alocação de recursos por segmento, a rentabilidade dos investimentos e a execução orçamentária, referentes ao mês de maio/2017. Encerrando esta edição, a Saúde BRB informa os prazos de carência do plano de saúde. Não perca esta dica!

Boa Leitura! A Diretoria.

Você já pensou em construir um benefício previdenciário para seus familiares? Esta é uma questão importante e que deve ser bem planejada. Quanto mais cedo melhor, pois o tempo de contribuição é um fator muito positivo para quem quer formar uma reserva para garantir um benefício previdenciário.

Pensando nestas questões, a Regius realizou uma pesquisa de mercado com os participantes e assistidos para avaliar

a utilização de planos de previdência privada por seus familiares. Cerca de 653 pessoas

responderam à pesquisa. O resultado

mostrou que 57,73% dos dependentes dos participantes (cônjuge, companheiro(a), fi lho(a) e/ou enteado(a) e neto(a) de qualquer idade, inclusive maiores), não

possuem plano de previdência, e mais: 56% dos respondentes demonstraram interesse em adquirir um plano de previdência administrado pela Regius para seus familiares.

O resultado desta pesquisa alimentou nossa inspiração para criar o PrevFamília, um plano de benefício instituído que será oferecido aos familiares dos participantes dos planos de benefícios administrados pela Regius. O objetivo é buscar alternativas para garantir um futuro melhor e com mais segurança para esse público também.

Uma das principais características dos planos instituídos é permitir a criação de planos de previdência por meio de convênio fi rmado entre

a Entidade de Previdência Complementar com sindicatos e entidades classistas e setoriais (Lei n° 109/2001).

Além disso, a legislação determina que os Planos instituídos sejam confi gurados na modalidade CD – Contribuição Defi nida, que é o Plano de Contas Individuais, isento de riscos atuariais, e atualmente o modelo mais utilizado no mundo.

Nos planos instituídos, em regra geral, os associados contribuem e

o Fundo de Pensão aplica os recursos no mercado fi nanceiro, de modo a rentabilizar os recursos, de forma segura. O objetivo é formar uma reserva para garantir um benefício previdenciário. Neste tipo de plano é possível fazer resgates parciais, que podem ser usados para cobertura de diversas despesas, como por exemplo o pagamento da faculdade do fi lho, de despesas com saúde não cobertas pelo plano de saúde, e para fi nalidades diversas.

O processo de criação do plano instituído precisa ser aprovado pelo Conselho Deliberativo da Regius e depois pela PREVIC – Superintendência de Previdência Complementar. Em breve, a Diretoria Executiva da Regius encaminhará a proposta para análise do Conselho Deliberativo. Vamos em frente! Nas próximas edições traremos mais detalhes. Aguardem!

Àqueles que dedicaram alguns minutos para colaborar conosco, respondendo a nossa pesquisa, o nosso muito obrigado.

Plano instituído - uma alternativa para toda a família!

EDITORIAL

(3)

Conta de água

---O valor da conta de água no DF vai ser reajustado em 3,1% a partir de junho. A ADASA publicou o índice tarifário anual no dia 02/06. Inicialmente, o índice de 2,56%, anunciado pela ADASA em audiência pública, foi contestado pela Caesb, que pediu reajuste de 5%. Segundo a agência, após apresentação dos custos operacionais e a discussão da proposta inicial, os cálculos foram refeitos e a ADASA defi niu a correção em 3,1%. De acordo com a agência, o reajuste tarifário anual dos serviços públicos de saneamento básico faz parte do contrato de concessão da Caesb e tem o objetivo de manter o equilíbrio fi nanceiro

da empresa. A ADASA estuda também a possibilidade de passar a aplicar uma tarifa social para o consumo, com intenção de benefi ciar pessoas de baixa renda. O nosso cuidado deve ser no sentido de não desperdiçar água, pois é bom para o seu bolso e para o planeta!

Aposentadoria

---A maioria da população brasileira está despreparada fi nanceiramente para um aperto nas regras de acesso à aposentadoria. Só 38% dos entrevistados na pesquisa do Datafolha dizem aplicar em poupança e outros investimentos, e só 10% têm planos de previdência privada. Em parte, o baixo índice de poupança pode estar relacionado às regras mais benevolentes do sistema previdenciário brasileiro. De acordo com estudos internacionais, países em que o valor dos benefícios na aposentadoria é menor do que a renda do trabalhador da ativa, apresentam índices maiores de poupança. São exemplos Canadá, com taxa de reposição de 43%, Estados Unidos e Coreia do Sul, ambos com 45%, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Finanças Pessoais

---Ao longo do tempo, a poupança perdeu atratividade, devido a seu baixo retorno. Aplicações de renda fi xa, cuja rentabilidade é atrelada à taxa básica de juros (Selic), foram os ativos da vez nos últimos anos, em que os juros permaneceram acima dos dois dígitos, chegando a superar 14% ao ano. Com o início do ciclo de corte da Selic, iniciado pelo Banco Central em outubro do ano passado, economistas ressaltam que a poupança pode até retomar parte de seu apelo, ainda que haja outras opções com remuneração melhor. O ideal nesse novo cenário que começa a se desenhar, dizem especialistas, é diversifi car a carteira de aplicações. Para isso, é necessário que o investidor se informe sobre as ofertas disponíveis no mercado para, conforme sua disponibilidade de capital, montar sua carteira.

Dica

---Uma nova ferramenta do site de busca de passagens aéreas ViajaNet (www.viajanet.com.br) aponta a época mais barata, entre os seis meses seguintes à busca, para viajar para diferentes destinos do mundo. Chamada de QuandoViajar, ela aponta o preço das passagens aéreas a partir da cidade de partida e chegada escolhidas, e da duração prevista da viagem. A pesquisa é válida tanto para voos internacionais quanto domésticos. Além de informar qual a data em que os preços serão menores, o site também inclui informações adicionais sobre o destino, como a duração da viagem, a quantos dias de antecedência a passagem mais barata será comprada e também quais companhias aéreas operam as cidades. Assim fi ca muito mais fácil planejar as próximas férias. Vale a pena conferir!

(4)

Por meio da Nota nº 534/2017/PREVIC, de 09/05/2017, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC aprovou a adesão do BRB - Banco de Brasília ao Plano CD-05. Agora os colegas do Banco que não são participantes dos planos de benefícios administrados pela Regius, têm mais uma opção para contar com a segurança de um plano de previdência complementar.

Desde a aprovação do Plano CD-05, em fevereiro/2017, pela PREVIC, a campanha junto à Saúde BRB, BRBCARD e Seguros BRB está a pleno vapor, com 125 inscrições já efetivadas. Agora chegou a vez dos colegas do BRB aproveitarem a oportunidade de investir em um futuro mais tranquilo.

Para que todos pudessem conhecer as regras do novo plano, o BRB, em conjunto com a Regius, estabeleceu uma agenda de 7 encontros, realizados no período de 26 a 30 de junho, no sentido de apresentar os benefícios do plano e esclarecer dúvidas. Mais de 200 colegas participaram dos eventos.

Além disso, a Entidade tem atuado em várias frentes disponibilizando todas as informações que os colegas precisam para tomar uma decisão consciente, no momento de adesão ao plano, quais sejam:

• Regius itinerante – a diretoria da Regius visita as unidades do BRB para prestar contas e apresentar as regras do Plano CD-05, oferecendo àqueles que ainda não possuem esse benefício uma oportunidade imperdível. Além disso, a visita permite um contato mais próximo para tirar dúvidas dos participantes e falar um pouco dos resultados alcançados na gestão dos planos administrados pela entidade;

• E-mails informativos – envio de mensagens eletrônicas curtas para apresentar de forma simples as regras do Plano CD-05 ao público alvo;

Informações no site com todos os detalhes – estão disponíveis no site da Regius, www. regius.org.br, em Plano CD-05, o regulamento, a cartilha explicativa, o formulário de

adesão e a apresentação utilizada nos encontros presenciais. Para aqueles que são participantes do Plano CD-05, tem o Extrato para acompanhamento das contribuições já vertidas ao plano.

Folder com requerimento de inscrição – nos encontros de apresentação do novo plano, os presentes recebem um folder contendo um resumo das regras do Plano CD-05, acompanhado do requerimento de inscrição para facilitar a adesão dos novos participantes. • Equipe de atendimento preparada - para

um atendimento mais personalizado, toda a equipe da área de previdência está à disposição para atender ligações telefônicas e prestar todos os esclarecimentos necessários. Basta falar com Sérgio, Grazielle, Eliza ou Larissa, das 8h às 18h, pelo telefone (61) 3035-4400 ou de forma presencial ou ainda enviar um e-mail para relacionamento@regius.org.br .

O Plano CD-05 é um plano individual e fi nanceiro. Os benefícios previdenciários serão pagos no prazo escolhido pelo participante.

A contribuição do participante é de no mínimo 3% do salário de contribuição e o limite máximo à escolha do participante.

A Contribuição patronal é igual à do participante, até o limite de 6%.

Com essa iniciativa a Regius mantém o seu propósito de administrar planos de previdência complementar e assegurar o pagamento dos benefícios, visando a proteção social dos participantes e seus benefi ciários.

Previc aprova Convênio de Adesão do BRB-Banco de Brasília

ao Plano CD-05!

(5)

Quantitativo de Participantes

Total dos Investimentos Equilíbrio Técnico - Acumulado

Composição dos Investimentos Ativos Autopatrocinados Regime Especial Aposentados R$ 1.858.014.759 Superávit acumulado R$ 47.046.291 Pensionistas Total 755 9 1 951 127 1.843 Renda Variável - R$ 67.867.642 Estruturados - R$ 15.403.086 Imóveis - R$ 119.083.056 Empréstimos - R$ 40.447.601 Disponível - R$ 40.971 Depósito Judicial - R$ 123.544 Renda Fixa - R$ 1.615.048.859 Títulos Públicos - R$ 1.337.847.082 Títulos Privados - R$ 186.225.810 Fundos de Investimentos - R$ 90.975.967

Rentabilidade do Plano - Acumulada 12 meses

Quantitativo de Participantes

Total dos Investimentos

Ativos Autopatrocinados Aposentados R$ 53.143.370 Total 552 4 41 597 41% 0% 0% 52% 7% 100% 92% 1% 7% 100%

Composição dos Investimentos

96,46% 3,51% 0,03% Títulos Públicos - R$ 51.264.478 Fundos de Investimentos - 1.862.992 Disponível - R$ 15.900 86,92% 6,41% 0,83% 2,18% 3,65% 0,00% Renda Fixa 72,00% 10,02% 0,01% 10,90% 6,47% 11,22% 9,92% Renda Variável Renda Fixa Imóveis Estruturados Empréstimos Plano BD-01 Meta atuarial (IPCA + 5,61%a.a.) Títulos Públicos Títulos Privados Fundos de Invest.

Referencial - IPCA + 4,50% a.a.

Plano CD-02 11,40% 8,84% 13,57% 11,67% 8,77% Rentabilidade do Plano Acumulada 12 meses 4,90% -28,25% 42,84% 16,36%

Plano BD-01

Plano CD-02

INDICADORES - Maio/2017

(6)

Quantitativo de Participantes

Total dos Investimentos Rentabilidade do Plano

Acumulada 12 meses

Composição dos Investimentos Ativos Autopatrocinados Regime Especial Aposentados R$ 218.994.361 Total 2.241 33 14 17 2.305 Quantitativo de Participantes

Total dos Investimentos

Rentabilidade do Plano Acumulada 12 meses Ativos Regime Especial R$ 18.100.004 Total 696 -696 97,22% 1,43% 0,61% 0,74% 100% 100% -100%

Composição dos Investimentos

Renda Variável - R$ 7.875.643 Estruturados - R$ 2.014.687 Empréstimos - R$ 13.388.353 Disponível - R$ 18.391 Renda Fixa - R$ 195.697.287 Títulos Públicos - R$ 171.371.815 Títulos Privados - R$ 17.556.399 Fundos de Investimentos - R$ 6.769.073 85,39% 12,70% 1,80% Títulos Públicos - R$ 15.455.128 Fundos de Investimentos - R$ 2.299.535 Disponível - R$ 19.113 Renda Fixa 3,09% 89,36% 3,60% 6,11% 0,92% 78,25% 8,02% 0,01% Renda Variável Renda Fixa Estruturados Plano CV-03 Referencial (IPCA + 4,50%a.a.) Empréstimos 10,95% 18,54% 12,39% 8,77% 11,73% 12,07% 13,44% 9,97% Títulos Públicos

Referencial (IPCA + 4,50% a.a.)

Plano CD- Metrô-DF Fundos de Investimentos 31,90% 20,74% Empréstimos* Empréstimos - R$ 326.228 8,14% 0,11%

*Acumulada 6 meses (dez/2016 a mai/2017)

Plano CV-03

Plano CD-Metrô-DF

(7)

Composição das Despesas Administrativas

Total dos Investimentos

R$ 58.972.024

Plano de Gestão Administrativa - PGA

Composição dos Investimentos

Títulos Públicos - R$ 50.107.800 Títulos Privados - R$ 5.671.422 Fundos de Investimentos - R$ 3.165.782 Disponível - R$ 27.020 0,04% 84,97% 68,41% 13,58%

Despesa Administrativa Acumulada

R$ 4.814.406

Despesa Orçada - R$ 5.037.676 Despesa Realizada - R$ 4.814.406

Execução de Despesa Orçada até maio/2017

Rentabilidade do Plano Acumulada 12 meses

10,84%

Títulos Privados

Referencial - IPCA + 4,50% a.a. Fundos de Investimentos PGA Títulos Públicos 6,81% Pessoal e Encargos - R$ 3.293.526 Serviços de Terceiros - R$ 653.562 Despesas Gerais - R$ 360.216 Depreciação e Amortização - R$ 23.999 Outras Despesas Adm. - R$ 3.218 Despesas Específi cas - R$ 155.956 PIS/CONFINS - R$ 323.926

Quantitativo de Participantes

Total dos Investimentos Rentabilidade do Plano

Acumulada 3 meses Ativos Regime Especial R$ 158.287 Total 125 -125 100% -100%

Composição dos Investimentos

89,92% 10,08%

1,92% 1,92%

1,20%

Fundos de Investimentos

Referencial (IPCA + 4,50% a.a.)

Plano CD- 05

Plano CD-05

11,71% 13,39% 11,13% 8,77% 9,62% 5,37% Fundos de Investimentos - R$ 142.329 Disponível - R$ 15.958 7,48% 0,50% 0,07% 3,24% 100% 95,57%

INDICADORES - Maio/2017

(8)

Você sabia que se o benefi ciário titular formalizar sua adesão ao Plano até 30 dias após a data de vinculação à Associada Patrocinadora estará isento do cumprimento de carência, assim como seus dependentes? Por isso, é importante comunicar a opção pelo Plano de Saúde o quanto antes.

Mas se por algum motivo o benefi ciário perder o prazo, ele deverá cumprir o período de carência, que se inicia a partir da data de contratação do Plano. Durante esse espaço de tempo, o titular paga as mensalidades, mas não tem a possibilidade de usufruir a cobertura assistencial à saúde.

Conforme regulamentado pela legislação dos planos de saúde (Lei nº 9656/98), esses associados estarão sujeitos ao cumprimento dos seguintes prazos de carência:

- 24 horas para casos de urgência e emergência; - 300 dias para partos a termo;

- 180 dias para demais situações. Emergências e Urgências

Se ocorrerem casos de emergências – aqueles que implicarem risco imediato de vida ou lesões irreparáveis, ou de urgências – os resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional, durante o período de carência, a cobertura do atendimento em pronto-socorro será limitada a 12 horas. Se houver necessidade de internação, a qualquer momento durante esse período, a remoção do benefi ciário para uma unidade do SUS poderá ser providenciada. Se o benefi ciário ou seus responsáveis optarem pela continuidade do atendimento na instituição particular, os custos

dos procedimentos serão inteiramente do benefi ciário, sem nenhum ônus para SAÚDE BRB.

Atenção!

- Caso haja inclusão de benefi ciários posteriormente à adesão do benefi ciário titular, estão isentos de carência somente fi lhos biológicos ou adotivos do benefi ciário titular, desde que sua inclusão seja feita até 30 dias após o nascimento ou a adoção.

- Se o dependente inscrito posteriormente for fi lho adotivo menor de 12 anos, ele aproveitará o período de carência já cumprido pelo adotante.

- O aproveitamento de carências por alteração contratual é assegurado exclusivamente ao aposentado e ex-empregado demitido sem justa causa que solicitar a permanência no Plano em até 30 dias da data do afastamento ou desligamento, bem como aos seus dependentes.

- Não poderá haver antecipação de mensalidades com o intuito de abreviar os períodos de carência previstos.

Fonte: Saúde BRB - Caixa de Assistência

Saúde BRB - Atenção para os prazos de carência

Entenda a limitação inicial da cobertura do Plano

EXPEDIENTE

Publicação da REGIUS - Sociedade Civil de Previdência Privada SGAS 902 - Ed. Athenas - Bloco C - 2º andar

70390-020 - Brasília-DF / Tel.: 61-3035-4400 www.regius.org.br / relacionamento@regius.org.br CONSELHO DELIBERATIVO

Membros efetivos

Marco Aurélio M. de Castro - Presidente Alan Lady de Oliveira Costa

Francisco Sotero Rosas Neto Ozires Leal Barbosa

Teresinha Maria da Cruz Rocha Wendell Feitosa Castro

CONSELHO FISCAL Membros efetivos

Ricardo José Duarte Rodrigues Presidente

Adão Alves dos Passos Dulce de Matos Carpanez

Jânio Deodoro Bragança de Vasconcelos

DIRETORIA EXECUTIVA

Semíramis Rezende e S. M. Cezar Diretora-Presidente

Giovanni de Almeida Carvalho Diretor Financeiro

Sandro Soares de Souza

Diretor de Benefícios e Administração Valdeci Carneiro da Silva

Diretor de Planejamento e Controle ELABORAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Dividimos os FII analisados deste segmento em dois grupos para a comparação dos múltiplos: (1) fundos com gestão ativa, que compram e vendem imóveis visando lucro; (2)

O presente estudo analisou 520 casos de exposições ou intoxicações por paracetamol registradas no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC), no período

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Comissão organizadora do I Colóquio Internacional de Teatro e Artes Performativas na UTAD (23 e 24 DE ABRIL DE 2007), subordinado ao tema “As Artes, o Teatro e a

investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento permitam aplicações em ativos financeiros de

(D) dispensa de avaliação dos bens alienáveis; comprovação da necessidade ou utilidade da alienação; adoção do procedimento licitatório sob a modalidade de

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição