• Nenhum resultado encontrado

Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho de Óleo e Gás da ABIMAQ"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A

A

S

S

S

S

O

O

C

C

I

I

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

B

B

R

R

A

A

S

S

I

I

L

L

E

E

I

I

R

R

A

A

D

D

A

A

I

I

N

N

D

D

Ú

Ú

S

S

T

T

R

R

I

I

A

A

D

D

E

E

M

M

Á

Á

Q

Q

U

U

I

I

N

N

A

A

S

S

E

E

E

E

Q

Q

U

U

I

I

P

P

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

S

S

A

A

B

B

I

I

M

M

A

A

Q

Q

C

C

O

O

N

N

S

S

E

E

L

L

H

H

O

O

D

D

E

E

Ó

Ó

L

L

E

E

O

O

E

E

G

G

Á

Á

S

S

R

R

R

e

e

e

ll

l

a

a

a

tt

t

ó

ó

ó

rr

r

ii

i

o

o

o

d

d

d

e

e

e

A

A

A

tt

t

ii

i

v

v

v

ii

i

d

d

d

a

a

a

d

d

d

e

e

e

s

s

s

2

2

2

0

0

0

1

1

1

1

1

1

Rio de Janeiro

Jan. 2012

(2)

2

Atividades no Setor de Petróleo, Gás, Bioenergia e Petroquímica em 2011:

1. Representação do setor de máquinas e equipamentos no Conselho Deliberativo e Conselho Consultivo da Organização da Indústria do Petróleo – ONIP.

2. Representação dos interesses dos fabricantes de máquinas e equipamentos no diversos fóruns institucionais e governamentais:

Onip – Membro da Comissão de Avaliação de Empresas Fabricantes de Navipeças e do Comitê Gestor do Catálogo de Navipeças O catálogo tem como principal objetivo servir como instrumento de apoio a Política de Desenvolvimento Produtivo do Governo Federal para a indústria naval e inserção de novas empresas nacionais como fornecedoras de navipeças e, consequentemente, contribuir para o aumento do Conteúdo Local nas embarcações e plataformas.

Onip – Núcleo de Política Industrial – Coordenação de projetos – Estruturado pela Onip com a participação de algumas de suas associadas, o Núcleo tem como objetivo implementar as ações da Agenda de Competitividade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A ABIMAQ representa os interesses da indústria de bens de capital mecânico no referido núcleo e lidera dois projetos, a saber:a) Política 8: Garantir isonomia tributária, técnica e comercial entre competidores externos e locais; b)Política 9: Estabelecer condições de financiamento e garantias competitivas internacionalmente. Ambos se encontram em fase final de execução.

Prominp – Participação em diversos grupos de trabalho dos comitês: Abastecimento (ABAST), E&P, Transporte Marítimo (TM) e Indústria de P&G (IND P&G) – Prominp -Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás, criado pelo governo federal, objetiva a implementação de uma política de conteúdo local para o setor, tendo em sua estrutura comitês setoriais para tratar dos principais segmentos da indústria de petróleo e gás natural: Abastecimento, Exploração & Produção; Transporte Marítimo; Indústria de P&G (assuntos comuns em todos os comitês). Assuntos tratados: projetos de investimentos; demandas e capacidade de fornecimento; cadeia produtiva etc., onde a ABIMAQ defende os interesses de suas associadas que atuam no setor de P&G.

Coordenação de grupos de trabalho de projetos específicos aprovados pelo Comitê

Executivo do Prominp A ABIMAQ, por decisão do Conselho Executivo do Prominp, assumiu a coordenação dos seguintes projetos: 1. Proposição de extensão do modelo do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para compras que não sejam para incorporar ao ativo fixo do comprador; 2. Estudo comparativo dos impactos da tributação na competitividade e propostas por segmento (válvulas, tubulação, equipamentos elétricos e equipamentos de caldeiraria) para apresentação ao Comitê Executivo do Programa; 3. Estimular a cadeia secundária de fornecedores com foco em fundidos e forjados.

MDIC – Plano Brasil Maior – Representação da ABIMAQ no desdobramento do Plano Brasil Maior no que diz respeito à indústria de bens de capital mecânico. Representação da ABIMAQ no Comitê Executivo da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval do MDIC.

MDIC – Participação no estudo de criação de regime tributário especial para o setor fornecedor (Repeg) - Regime Especial de Petróleo e Gás. Propõe desonerar o segundo e terceiro elos da cadeia que não são alcançados pelo Repetro.

MME – Participação no estudo de conteúdo local para exploração e produção do Pré-Sal, regime de partilha e cessão onerosa Ministério de Minas e Energia. Reuniões de estudo da capacidade de fornecimento da indústria nacional, estabelecendo índices percentuais que serão exigidos nas rodadas de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) de modo a subsidiar o MME na elaboração dos editais dessa agência.

(3)

3

MF/SRF – Estudo de impacto do Repetro na indústria de bens de capital – Participação em reuniões promovidas pela Secretaria da Receita Federal para análise dos produtos importados via Repetro e seus impactos na respectiva renúncia fiscal, com as respectivas implicações na diminuição da

competitividade da indústria local.

IBP – Membro Efetivo da Comissão de E&P – Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e

Biocombustíveis. Representação dos interesses do setor de bens de capital nas reuniões ordinárias da citada comissão onde são tratados diversos assuntos de interesse do setor, tais como: marco regulatório, formas de contratos, inovação, produtividade etc.

ANP – Membro do Fórum de Conteúdo Local - Reuniões de estudo da capacidade de fornecimento da indústria nacional e dificuldades na obtenção de certificados de conteúdo local, abordando detalhes operacionais do Sistema de Certificação de Conteúdo Local.

Petrobras – Fórum de Materiais – Relacionamento da Petrobras com o mercado – Reuniões periódicas com a área de Materiais da Petrobras, em conjunto com outras entidades empresariais, tratando de questões comuns, objetivando a melhoria dos contratos entre a Petrobras e seus fornecedores, a saber: condições de fornecimento de material – CFM, fluxo de caixa, financiamentos, qualificação, cadastro de fornecedores, participação em vendor lists dos empreendimentos, etc. Resultados obtidos: 1. Condições mais favoráveis ao fornecedor na limitação de responsabilidade para Danos Diretos, Danos a Terceiros e Danos Ambientais, 2. Execução da Garantia do Bem; 3. Rescisão Contratual; 4. Postos Avançados de Cadastramento de Fornecedor, etc.

Petrobras/Rnest – GT Conteúdo Local – Grupo criado para análise de demandas não atendidas pelo mercado supridor nacional na construção da Refinaria Abreu e Lima (PE).

Petrobras - Rede para Melhoria da Gestão da Cadeia Nacional de Fornecedores de

Bens e Serviços – Participação por convite da Petrobras, defendendo os interesses da indútria de bens de capital mecânicos.

Sobena (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval) – Membro do Conselho Consultivo como representante da indústria. O principal foco de atuação é aumentar o conteúdo local nas embarcações através das especificações de equipamentos brasileiros nos projetos das embarcações.

CE-EPC (Centro de Excelência em EPC (Engineering, Procurement and

Construction)) – Membro do Conselho Consultivo – Objetiva o incremento da capacidade técnica e competitiva das empresas da cadeia de EPC voltadas ao segmento de petróleo e gás.

FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem) – Membro do Conselho de

Administração como representante da indústria de bens de capital mecânico.

MCT - Membro do Conselho Gestor CT-Petro, com nomeação pelo Ministro – Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural, gerido pela FINEP. Tem como objetivo fornecer apoio financeiro à inovação na cadeia produtiva do setor de petróleo e gás natural, a formação e qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento de projetos em parceria entre empresas e universidades, instituições de ensino superior ou centros de pesquisa do País. Os resultados esperados são: o aumento da produção e da

produtividade, a redução de custos e preços e a melhoria da qualidade dos produtos do setor. A participação da ABIMAQ tem como principal objetivo viabilizar a concessão de incentivos creditícios ao desenvolvimento de novos produtos diretamente às empresas.

(4)

4

NNO – Niterói Naval Offshore – Membro do Comitê Organizador, sugerindo temas e

ministrantes para conferência.

Apoio às câmaras setoriais da ABIMAQ nos assuntos de petróleo e gás, através do atendimento às associadas, acompanhamento das respectivas diretorias em reuniões com a Petrobras e participação em reuniões quando solicitado para esclarecimentos e informações sobre o setor de P&G.

3. Apoio às empresas associadas participantes do rateio Onip na resolução de dúvidas e/ou problemas no setor (atividade permanente).

4. Participação em eventos (workshop, seminários, feiras etc.) com defesa das posições da ABIMAQ e apoio às associadas presentes nos citados eventos.

5. Desenvolvimento e divulgação da capacitação da Cadeia Produtiva de Bens de Capital para o Setor de O&G, incluindo a apresentação a autoridades e executivos do setor.

6. Apoio às Operadoras de Petróleo na indicação de fabricantes nacionais e às empresas estrangeiras que buscam parcerias no país.

7. Catálogo de fabricantes para o setor de O&G – elaboração e manutenção de Catálogo eletrônico contendo a capacitação tecnológica e capacidade de fabricação dos diversos fabricantes nacionais que atuam no setor de P&G, não só para incrementar a venda de seus produtos no Brasil e no exterior, como também para facilitar a formação de parcerias técnicas e ou comerciais.

8. Eventos em 2011:

2011-01 – IBP – Palestra sobre Perspectivas Macroeconômicas, Rio de Janeiro; 2011-01 – ABIMAQ/CEF – Seminário Oportunidades no setor de O&G, Piracicaba

*

; 2011-01 – SOBENA - Seminário EIC - Energy Industrial Council, Rio de Janeiro

*

; 2011-01 – 1º ENERGEN LATAM – Energy Generation Congress Latin America, Rio de

Janeiro

*

;

2011-02 – PROMINP – Reunião Projeto IND P&G 36, Rio de Janeiro;

2011-02 – PETROBRAS – Lançamento da Cartilha Hold Points em inspeções de fabricação, Rio de Janeiro;

2011-01 – ABIMAQ/CEF – Seminário Oportunidades no setor de O&G, Sorocaba

*

;  2011-02 – PETROBRAS – Conteúdo Local nos “Master Vendor Lists – MVLs dos

empreendimentos gerenciados pela Engenharia da Petrobras, Rio de Janeiro; 2011-02 – ABIMAQ/FGV – Oportunidades no setor de O&G, Belo Horizonte

*

;

(5)

5

natural: atualização da regulação e perspectivas, Rio de Janeiro

*

;

2011-02 – ACRJ – Almoço empresarial com o Ministro Fernando Pimentel (MDIC), Rio de Janeiro;

2011-03 – ABIQUIM – Oportunidades no setor petroquímico, São Paulo

*

; 2011-03 – UK ENERGY IN BRASIL, Rio de Janeiro

*

;

2011-03 – UK Trade & Investments – Reunião durante a visita de Susan Haird, Chief Executive do UKTI, Rio de Janeiro;

2011-03 - PROMINP – Reunião Projeto IND P&G 36, Rio de Janeiro; 2011-04 – SP – GOV. ESTADO – Reunião com a Petrobras, São Paulo*;

2011-04 – ANP – Audiência Pública, Rio de Janeiro sobre Conteúdo Local nos futuros leilões de áreas para exploração e produção de Petróleo e Gás;

2011-04 – ONIP – Café com Energia com Tarso Genro (Governado do RS), Rio de Janeiro, sobre as oportunidades de negócio no Rio Grande do Sul;

2011-05 – OTC 2011, Houston;

2011-05 – PETROBRAS – Ampliação do patamar de Conteúdo Local nas listas mestras de fornecedores, Rio de Janeiro;

2011-05 – ABMAQ/CEF – Seminário Oportunidades no setor de O&G, São Paulo Capital

*

; 2011-05 – ABIMAQ/CEF – Seminário Oportunidades no setor de O&G, Ribeirão Preto

*

; 2011-06 – ABIMAQ/CSAG – Oportunidades no setor de Óleo e Gás, São Paulo

*

;

2011-07 – ABIMAQ - Seminário “Conteúdo Local no Setor de Petróleo e Gás - Visão dos Operadores, Fornecedores, Certificadores e Autoridades Governamentais, São Paulo

*

; 2011-07 – IBP – Palestra de Hugo Repsold, Gerente Geral de Investimentos em E&P da

Petrobras, sobre alternativas de contratação nos empreendimentos de E&P gerenciados pela Petrobras.;

2011-07 – PETROBRAS – Reunião com o Presidente da Petrobras para apresentação do Plano de Negócios 2011-2015, Rio de Janeiro;

2011-07 – Consulado da Coréia (KROTA) – Rodada de Negócios, Rio de Janeiro

*

; 2011-08 – Pre-Salt Forum Brazil. Rio de Janeiro

*

;

2011-08 – Energy Summit 2011 – Incentivos aos fornecedores da cadeia de suprimento de petróleo e gás, Rio de Janeiro

*

;

(6)

6

2011-08 – Fórum de Conteúdo Local, Rio de Janeiro

*

;

2011-08 – Pre-Sal Forum Brazil 2011, Rio de Janeiro

*

;

2011-08 – SRF – Seminário Repetro, Rio de Janeiro

* -

Promovido pela Divisão de Assuntos Aduaneiros – DIANA, da Secretaria da Receita Federal;

2011-08 – ABIMAQ/CEF – Seminário de Mobilização das Empresas do Alto Tietê, Guarulhos

*

;

2011-08 – IBP – Palestra PETROBRAS – COMPERJ proferida pelo Diretor Paulo Roberto Costa - Rio de Janeiro;

2011-09 – Offshore Europe 2011, Aberdeen, UK – Principal evento do setor de E&P no Mar do Norte, representando a indústria nacional de bens de capital;

2011-09 – Sinaval – Palestra do ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, Niterói; 2011-09 – Rio Pipeline Conference & Exposition 2011, Rio de Janeiro;

2011-09 – ABIMAQ/RENEST – Rodada de Negócios na Pernambuco Petroleum Business 2011, São Paulo;

2011-09 – Firjan – Fórum de Inovação e Competitividade 2011, Rio de Janeiro

*

; 2011-09 – Pré-Sal Brasil 2011 – Desenvolvimento da cadeia de fornecedores, Rio de

Janeiro

*

;

2011-10 – OTC Brasil 2011, Rio de Janeiro;

2011-10 – Argentina Oil & Gas 2011, Buenos Aires;

2011-10 – Renest – Pernambuco Petroleum Business 2011, Porto de Galinhas; 2011-10 – Santos Offshore 2011

*

;

2011-10 – ONIP – Lançamento da 2ª fase do Catálogo de Navipeças, Rio de Janeiro; 2011-10 – Santos Offshore 2011 – A cadeia produtiva, Santos

*

;

 2011-11 – IPD-Maq – Energia: oportunidades e desafios tecnológicos

*

; 2011-11 – CE-EPC – Debate nacional PL 2177/11, Rio de Janeiro

*

;

2011-11 – Niterói Naval Offshore 2011 – Oportunidades do Pós e do Pré-Sal, Niterói

*

; 2011-11 – Latin American Local Content Forum, Rio de Janeiro

*

.

(7)

7

9. Eventos em 2012:

Além da continuação das atividades de 2011, estão programados os seguintes eventos em 2012:  Principais: OTC 2012 – Houston (30/01 a 03/05)

GLOBAL PETROLEUM SHOW & CONFERENCE – Calgary (12 a 14/06) ONS 2012 – Stavanger (28 a 31/08) Rio Oil&Gas (17 a 20/09)  Outros: Navalshore (01 a 03/08) Santos Offshore (16 A 19/10) Niterói Offshore (05 a 08/11)

 Palestras em diversos congressos, seminários e workshops;  Palestras para empresários nas Sedes Regionais.

10. Projetos para 2012:

1. Atualização do catálogo qualificado de associadas fornecedoras para o setor de

petróleo e gás, em versão na língua inglesa, com disponibilização de acesso gratuito no

site do Conselho de O&G da ABIMAQ e sua divulgação no mercado comprador (operadoras de petróleo nacionais e estrangeiras, empresas epcistas, estaleiros, consultores, projetistas), organizações, consulados e instituições governamentais envolvidas com o setor, além de feiras e eventos do setor, iniciando pela Rio Oil & Gas 2012. Inserção gratuita para as empresas contribuintes do rateio Onip;

2. Realização de Seminário sobre Inteligência de Mercado no setor de óleo e gás, abordando as técnicas de prospecção de negócios, ferramentas de compartilhamento da informação e disseminação do conhecimento, acompanhamento do ambiente externo, aproveitamento das vantagens comparativas, etc. O Seminário será realizado na sede da ABIMAQ/SP, no mês de julho. Participação gratuita para as contribuintes do rateio Onip.

3. Apoio às empresas participantes na Feira de Mecânica da ABIMAQ, a ser realizada em

São Paulo no mês de maio próximo, nos aspectos relativos à Indústria do Petróleo e Gás. 4. Coordenação dos seguintes Projetos do Prominp: Extensão do modelo do Programa de

Sustentação do Investimento (PSI) para compras que não sejam para incorporar o ativo fixo – IND. P&G-63, Estudo comparativo dos impactos da tributação na competitividade e propostas por segmento (válvulas, tubulação, equipamentos elétricos e equipamentos de caldeiraria) – IND. P&G-64 e Estimular a cadeia secundária de fornecedores com foco na produção nacional de fundidos e forjados – IND. P&G.

5. Coordenação do Pavilhão ABIMAQ na Rio Oil&Gas, a ser realizado no Rio de Janeiro em setembro, sendo o maior evento do setor de petróleo na América latina e o segundo em termos internacionais.

(8)

8

C

C

o

o

n

n

s

s

e

e

l

l

h

h

o

o

d

d

e

e

Ó

Ó

l

l

e

e

o

o

e

e

G

G

á

á

s

s

d

d

a

a

A

A

B

B

I

I

M

M

A

A

Q

Q

W

Wa

al

lt

te

er

r

L

La

ap

pi

ie

et

tr

ra

a

Presidente

A

Al

lb

be

er

r

to

t

o

M

Ma

ac

ch

ha

ad

do

o

N

Ne

et

to

o

Diretor Executivo Tel.: 21 2262-5566 E-mail: cog@abimaq.org.br Web.: www.abimaq.org.br/cog

Referências

Documentos relacionados

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o