• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO. Ações Assuvap/ Coosuiponte. Fique por dentro. IBGE aponta aumento no efetivo de suínos no país - Pág 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO. Ações Assuvap/ Coosuiponte. Fique por dentro. IBGE aponta aumento no efetivo de suínos no país - Pág 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO

Ponte Nova - MG | Ano XII | Nº 445 | NOVEMBRO 2015

Ações Assuvap/

Coosuiponte

Fique por dentro

•Curso de gerentes

informa sobre manejo

de suínos - Pág 3

•FNDS ultrapassa

meta de 400 mil

matrizes - Pág 6

Memorial

04 de dezembro Anos

União: a grande marca

dessa história

A Assuvap, entidade que nasceu em cima de um ideal comum e da união de alguns produtores, ajudou a transformar um sonho em realidade. Melhor para todos. Pois a produção em larga escala saiu do papel para se tornar algo empírico. Uma verdade, em boa parte, graças ao pioneirismo de alguns, mas, sobretudo, ao espírito de união dos produtores da região, fruto de uma grande amizade que existe até hoje. Um sentimento que se fortalece a cada dia porque, no fundo, todos estão buscan-do a mesma coisa: o desenvolvimento e fortalecimento buscan-do setor. Uma motivação que trouxe progresso à região e transformou o Vale do Piranga no polo de suinocultura mais importante de Minas Gerais.

E é essa união, esse espírito de cooperativismo que fez (e ainda faz) a diferença. Com a criação da cooperativa, do frigorífico e da Suinfest, sempre com o apoio da Assuvap, a região tornou-se expressiva no cenário nacional. “Somos respeitados como suinocultores da região em nível nacional. Nosso suíno, produzido na região, é considerado o melhor do Brasil”, lembra o produtor Armando Barreto Carneiro.

Reconhecimento que só foi possível alcançar devido ao espírito de união entre entidades. Como colocou Tito Garavini, “o tripé que dá sustentação a suinocultura do Vale do Piranga é a Assuvap, o Saudali e a Cossuiponte”, disse. E, juntas, trouxeram o desenvolvimento. O cresci-mento para o bem comum. “Cada um traz a sua contribui-ção, a sua ideia e da discussão de todos, nós conseguimos achar um caminho comum”, disserta Alvimar Jalles.

Durante os 30 anos de história, a Assuvap acumulou conquistas que beneficiaram a todos. Mas nada foi mais importante que o congraçamento dos suinocultores da região. E essa história de realizações que serve de motiva-ção para avançar sempre. Dia pós dia buscando evoluir cada vez mais. “A gente tem muita coisa pra fazer ainda”, afirma João Bretas Leite. (Continua na próxima edição)

• Atalla reúne 1.700

pessoas em palestra

sobre carne suína - Pág 5

•IBGE aponta aumento

no efetivo de suínos

(2)

2

Suinocultura brasileira registra aumento do

efetivo em 3,2% e chega a 37,93 milhões de

suínos, segundo pesquisa do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) divulgou, em outubro, a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), equivalente ao ano de 2014, com informações sobre os efetivos dos rebanhos, quantidade e o valor dos produtos de origem ani-mal. Em comparativo com o ano de 2013, o estudo registrou melhora no desempenho da pecuária brasileira, em boa parte, devido ao bom momento da suinocultura do país, que registra um aumento do efetivo de suínos em 3,2%, totalizando 37,93 milhões de cabeças em 2014.

O estudo coloca o Brasil como o quarto maior produtor de suínos do mundo. Segundo dados do Departa-mento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA), neste quesito, o Brasil está atrás apenas da China, União Europeia e Estados Unidos.

Parte desses bons números corresponde à suinocultura do esta-do de Minas Gerais, que ocupa a 4ª

colocação no rebanho nacional de suínos, sendo o município de Uber-lândia (MG) a maior produtora nacional. A produção estadual responde por 13,76% da nacional, com 5,2 milhões de cabeças. O total de suínos no estado apresen-tou acréscimo de 2,8% em 2014, estimulado pelo aumento do efeti-vo em Jequeri, Pará de Minas e Monte Alegre de Minas. Represen-tando a Zona da Mata mineira e dentro da área de atuação da Asso-ciação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), além de Jequeri, que ocupa a 15ª colocação nacional com 198.765 cabeças, também está o município de Uru-cânia, em 10º, com efetivo de 221.182.

Aliada ao crescimento do rebanho está o aumento na esta-tística de abates de suínos, que aponta números recorde no Brasil. Segundo a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais feita pelo IBGE,

no segundo trimestre de 2015 foram abatidos 9,7 milhões de animais. Um crescimento de 5,8% superior ao pri-meiro trimestre deste ano e 5,7% a mais do que no mesmo período do ano passado. O mesmo estudo apon-tou que o peso total das carcaças aba-tidas chegou a 860,2 mil toneladas, 8,3% a mais do que no primeiro tri-mestre deste ano e elevação de 7,7% ao mesmo período do ano passado.

O crescimento no efetivo e abate de suínos é reflexo do novo panorama do mercado nacional. Segundo a PPM elaborada pelo IBGE, os preços da carne bovina no merca-do interno alcançaram níveis eleva-dos. A seca iniciada em 2013 afetou pastagens, diminuindo a oferta de animais para reposição e abate, e elevando os custos de produção. Como consequência, houve retração no abate de bovinos em 2014. Por outro lado, resultou o aumento no abate de suínos e de frangos, substi-tutos da carne bovina.

Minas Gerais apresentou acréscimo de 2,8%, estimulado,

em parte, pelo avanço do rebanho na Zona da Mata

INFORMATIVO

Ponte Nova - MG | Ano XII | Nº 445 | NOVEMBRO 2015

Plano de coleta de resíduos pode ser

estabelecido em granjas do Vale do Piranga

Pacote de Gestão de Resíduos em Granjas de Suínos foi rmado entre Assuvap e Ecoserv,

e oferece vantagens ao suinocultor associado

A Assuvap firmou contrato com a empresa Ecoserv Soluções Ambientais, que oferece ao suinocul-tor associado a oportunidade de rece-ber apoio nas questões de gestão de resíduos nas granjas. O pacote da empresa disponibiliza para as gran-jas serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos.

Conheça o serviço

O contrato deverá ser estabele-cido entre Ecoserv e granja. A coleta será feita em intervalos mensais, de acordo com um cronograma pré-estabelecido entre granja e Ecoserv.

Além dos serviços de controle ambi-ental, a empresa se compromete a oferecer um curso anual de treina-mento para os colaboradores de granja e todo apoio técnico neces-sário. Qualquer outro serviço con-tratado pela granja deve ser acor-dado diretamente com a empresa.

O contrato terá validade de um ano e poderá sofrer reajustes, antes do prazo estipulado para sua validade, no caso de alteração dos índices oficiais, após acordo entre as partes. Para mais informações, entre em contato com a gestora executiva da Assuvap, Paula

Gomi-des, pelo número (31) 3819-3900.

Sobre a empresa

A Ecoserv Soluções Ambientais é sediada em Viçosa (Rua dos Passos, nº 263, Centro) e trabalha há sete anos na região, oferecendo soluções para questões ambientais e gestão de resí-duos. A empresa é formada por uma equipe multidisciplinar, com profis-sionais técnicos, graduados e pós-graduados em gestão ambiental, direito ambiental e engenharia ambi-ental. Para saber mais, procure o gestor e analista ambiental da Eco-serv, Claudenir, pelo número (31) 3891-3036 ou (31) 8832-1836.

(3)

3

Ponte Nova - MG | Ano XII | Nº 445 | NOVEMBRO 2015

INFORMATIVO

Curso de Gerentes colabora para difundir

informação entre pro ssionais de suinocultura

Ponte Nova recebeu, em 14/10, mais uma edição do Curso de Geren-tes, realizado pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e Sebrae. Dessa vez o tema da palestra foi "Terminação", apresen-tada pelo veterinário Roniê Pinheiro (Integral Soluções em Produção Ani-mal) e contou com a participação de mais de 30 profissionais da suinocul-tura. O evento, que aconteceu no Espa-ço Interagir, na sede da Assuvap, foi oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o manejo de suínos.

Apesar de ter como foco principal a terminação, a palestra tratou sobre todas as fases de produção, desde o nascimento do leitão, creche na pri-meira semana, recria e, por fim, a terminação. O objetivo é a compreen-são do manejo da produção, para melhorar a qualidade e o bom desem-penho na atividade.

Como lembrou Roniê, o evento também foi uma oportunidade para a troca de ideias e reciclagem de infor-mação. “É muito importante para não criar nosso próprio mundo dentro da granja e aprender algo novo. Alguma coisa que a gente achava que já domi-nava, podemos repensar e modificar para melhor”, afirmou. O palestrante ainda destacou a parceria com a asso-ciação. “São essas parcerias que viabi-lizam esse tipo de evento”, disse.

A gestora executiva da Assuvap, Paula Gomides, reforçou a importân-cia em trazer cursos e palestras para a região do Vale do Piranga. “São even-tos que têm muito a acrescentar, pois ajudam a difundir o conhecimento. Essa troca de informações é benéfica, pode otimizar as atividades nas gran-jas”, conclui.

O evento só foi possível de ser realizado por intermédio de todas as empresas parceiras da Assuvap, que contribuem para o desenvolvimento da suinocultura no Vale do Piranga.

Evento aconteceu na sede da Assuvap, em Ponte Nova, e esclareceu dúvidas sobre o manejo de suínos

(4)

4

Ações Assuvap/Coosuiponte

Suinocultores participam do lançamento

do Baycox Iron no Vale do Piranga

O salão nobre do Pontenovense recebeu, na noite de 8/10, em Ponte Nova – MG, gerentes de granja e chefes de setor, para o lançamento do novo produ-to da Bayer, o Baycox Iron. O evenprodu-to, que contou com o apoio da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assu-vap), foi especialmente dedicado à divul-gação do produto, que é a primeira com-binação entre Ferro e Toltrazurila de aplicação oral para suínos.

O lançamento foi realizado pela equipe da Bayer Saúde Animal, onde o gerente de Marketing da Unidade de Suínos & Aves, Luiz Felipe Lecznieski, teve a oportunidade de conversar direta-mente com o suinocultor e esclarecer eventuais dúvidas sobre o produto. Con-sistiu que o Baycox Iron é especialmente indicado na profilaxia e tratamento da coccidiose e na prevenção da ocorrência de anemia em leitões. Resultado de mais de dez anos de pesquisa, o Baycox Iron é o único capaz de garantir prevenção simultânea para as duas enfermidades.

Durante a palestra, Luiz Felipe destacou os principais benefícios do produto: A praticidade no manejo e bem-estar animal. “Em vez de ferro injetável no leitão, agora pode ser aplicado via oral. É um ganho para o bem estar ani-mal, evita o uso de agulha, possibilita melhor manejo e menos estresse do leitão”, disse. Isso tudo sem perder na qualidade e eficiência.

O evento, além de informacional, foi uma ótima oportunidade para encur-tar o relacionamento da empresa com os profissionais do setor. “A ideia dessa tecnologia foi do suinocultor, então tra-zer esse produto pra eles é muito mais importante. É a alegria da empresa

tra-O novo produto é um resultado de dez anos de pesquisa da Bayer,

que alia Ferro e Toltrazurila para aplicação oral em suínos

zer algo que vai facilitar e otimizar o trabalho nas granjas”, completou o gerente de marketing, que também ressaltou a parceria com a Assu-vap/Coosuiponte. “Esse apoio é funda-mental, é um elo muito importante que queremos preservar e crescer, e continuar sendo parceiros pelos pró-ximos 150 anos”, lembrou. O grupo Bayer completou, em 2013, 150 anos.

No fim da palestra foi aberto espaço para confraternização, com sorteio de brindes e jantar.

O tempo como aliado

Antes de seu lançamento, o Baycox Iron passou por uma bateria de testes no campo, o que demandou

um tempo de espera. O objetivo foi esti-mar sua eficácia em condições comerci-ais de produção. “Realizamos muitos testes, não foi só juntar dois produtos, tivemos que achar o tipo de ferro ideal, então pra ter todos os detalhes alinha-dos, demorou 10 anos”, disse Luiz Felipe.

Segundo ele, o novo produto sur-giu de uma ideia no Brasil. “A Bayer fez uma pesquisa em 2005 no mercado bra-sileiro, para entender o que o suinocultor gostaria de diferente no Baycox. E o sui-nocultor foi unânime dizendo que, se pudesse juntar o ferro, otimizaria o manejo na granja. A Bayer pegou o resul-tado da pesquisa e levou para a Alema-nha, e o resultado é isso, o Baycox com um ferro especial que continua sendo um produto de aplicação oral”, contou.

Manejo

O medicamento é administrado em dose única por via oral entre o 3º e 5º dia de vida do leitão, preferencialmente 72 horas após seu nascimento. Cada 100 ml de Baycox Iron contém 5,00 g de Tol-trazurila, 22,80 g de Ferro Activo (sob a forma de Ferro Dextrano) e 100,00 ml de veículo q.s.p. O produto vem com um novo aplicador, mais prático e ergonô-mico, especialmente desenvolvido para facilitar a operação dentro da materni-dade e será comercializado em frascos de 100 e 250 ml e de 1 litro.

INFORMATIVO

(5)

Ações Assuvap/Coosuiponte

5

Workshop “Na medida certa com a carne

suína” promove a proteína e fortalece o setor

Palestra foi ministrada por Márcio Atalla e Fabiana Benatti e reuniu grande público na capital mineira

O educador físico e especialista em alta performance, Márcio Atalla, e a nutricionista Fabiana Benatti, apresentaram, em 03/10, o workshop “Na medida certa com a carne suí-na”. A palestra aconteceu no espaço do Minascentro, em Belo Horizonte, durante o Projeto Circuito Viver Bem. O público de mais de 1.700 pessoas transformou o local em um ambien-te estimulanambien-te e propício à troca de informações. Além de promover a carne suína, o evento foi uma impor-tante forma de destacar a proteína como uma fonte de alimentação saudável e rica em nutrientes.

O workshop é uma realização da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Associa-ção Brasileira dos Criadores de Suí-nos (ABCS), Associação dos Suinocul-tores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e da Associação dos Suino-cultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap).

A presidente da Assuvap, Patrícia Morari, ressaltou a impor-tância da palestra para o setor. “Estamos realizados em poder con-tar com renomados palestrantes em um ambiente muito

estimulan-te. Foi uma importante oportuni-dade para promover a saudabili-dade e divulgar os benefícios da carne suína. Atalla, com toda a credibilidade que têm, e a exce-lente Fabiana Benatti, fizeram um ótimo trabalho, em um even-to que desmistificou os preconce-itos e mostrou que a proteína suína deve fazer parte do cardá-pio de quem procura pela boa alimentação. Foi um ganho para o setor”, disse.

Um ponto muito enfatiza-do pelos apresentaenfatiza-dores foi a qualidade de vida e saúde, funda-mentada nos bons hábitos da alimentação e atividade física regular. O especialista informou ao público como conciliar o con-sumo e a prática de atividade física, e como a proteína suína pode ser adicionada na dieta de quem busca pela alimentação saudável (e saborosa).

O workshop só foi possível com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), em que todas as entidades realizadoras do evento são contri-buintes.

“A reunião de mais de mil con-sumidores e a descoberta sobre as potencialidades e verdades da carne suína por parte deles, evidenciam que temos conseguido desmistificar e construir resultados claros que geram aumento do consumo. Nesse sentido, comprovamos a importân-cia do FNDS, que tem permitido reali-zarmos essas ações. Também apro-veito para parabenizar a Assuvap e demais instituições envolvidas na realização deste grande evento”, ressaltou Lívia Machado, coordena-dora do Projeto Nacional de Desen-volvimento da Suinocultura (PNDS).

O personal trainer, Patrik Meireles, participou do evento e observou a qualidade em conteúdo. “Gostei bastante, muito explicativo. Os palestrantes falaram sobre a importância da boa alimentação e atividade física. Foi esclarecedor do ponto de vista nutricional, abrindo a cabeça das pessoas, ampliando conhecimento e favorecendo o con-sumo da carne suína”, lembrou. A palestra aconteceu na manhã de sábado e durou pouco mais de uma hora. Para Patrik, poderia até se estender por mais tempo.

Ponte Nova - MG | Ano XII | Nº 445 | NOVEMBRO 2015

(6)

miro Ferreira, ressalta que o mer-cado tem exigido cada vez mais excelência, por isso é preciso que todos os setores da suinocultura trabalhem juntos para avançar nesse caminho. “Na APCS temos como filosofia o trabalho em grupo. Portanto, ficamos motiva-dos em apoiar a proposta do FNDS pois é um recurso que será rever-tido em prol de toda a cadeia”, disse.

O FNDS foi criado em dezem-bro de 2014 pela ABCS com o objeti-vo de tornar as ações realizadas por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultu-ra (PNDS) autossustentáveis. Até 2017, a ABCS pretende alcançar a marca de 800 mil matrizes. “Cada vez mais os produtores têm entendido a importância e o desa-fio de incrementar recursos e potencializar um projeto que foque no aumento de consumo do mercado interno. Estamos satis-feitos com adesão de mais esses importantes grupos de produto-res ao FNDS e orgulhosos de alcançarmos a nossa meta deste ano”, disse Marcelo Lopes, presi-dente da ABCS.

Fonte: ABCS

6

FNDS alcança a meta de 2015 e

ultrapassa 400 mil matrizes

INFORMATIVO

Ponte Nova - MG | Ano XII | Nº 445 | NOVEMBRO 2015

Ano XII - nº 445 - NOVEMBRO 2015 Rua Euclides da Cunha, 71 - Centro Ponte Nova/MG - CEP: 35430-033

Telefone: (31) 3819-3919 e-mail: assuvap@assuvap.com.br

Site: www.assuvap.com.br

Produção Editorial: Pedro Carvalho

Tiragem: 500 exemplares Periodicidade: mensal Distribuição dirigida e gratuita

EXPEDIENTE:

Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga - ASSUVAP

Fique por dentro

O evento de lançamento da 3ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) realizado nesta terça-feira (29), pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) marcou outra grande conquista da suinocultura brasileira. Na oportunidade, mais 113 mil matrizes foram somadas ao Fundo Nacional de Desenvolvi-mento da Suinocultura (FNDS), que agora passa a contar com 401.210 mil matrizes, atingindo a meta estabelecida para 2015.

Os novos apoiadores do FNDS são a Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acris-mat), com 80 mil matrizes; a Asso-ciação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), com 30 mil matri-zes; o Grupo Leh's, com 2.100 matrizes; e a Associação dos Sui-nocultores do Ceará (Asce), com 1.000 matrizes.

Para o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, o apoio ao FNDS é fundamental para que o traba-lho da ABCS continue a promover o setor suinícola brasileiro. “Nos-sa expectativa é que o FNDS se reverta em mais mão de obra e materiais em prol da suinocultu-ra. Queremos com o nosso apoio

incentivar outros grupos de p r o d u t o r e s a a p o i a r e s t a importante ação”, enfatizou.

Wienfried Matthias Leh, representante do Grupo Leh's, que atua na cidade de Guarapu-ava (PR), explica que incial-mente o grupo irá apoiar o FNDS com 2.100 matrizes e até 2016 esse número deve chegar a 2.700. “O apoio ao FNDS é um investimento bem feito por tratar-se de uma iniciativa que irá fomentar o mercado de carne suína no país, estimu-lando o consumo e mantendo a demanda pelo produto”, desta-cou.

Consciente da importância do FNDS para o desenvolvimen-to da suinocultura, Paulo Hél-der Braga, presidente da Asce, acredita que a adesão será cres-cente. “No Ceará tivemos uma adesão inicial de 1.000 matri-zes dos maiores produtores do estado. No entanto, acredito que com o nosso trabalho e à medida em que os outros pro-dutores verem os resultados do FNDS no setor, esse número irá crescer”, reforça.

O presidente da APCS,

Valdo-Durante lançamento da 3ª SNCS, Acrismat, APCS, Grupo Leh's e Asce aderiram ao FNDS

ESPAÇO COOPERATIVO

Instrumento de

desenvolvimento econômico

As pessoas são a referência no cooperativismo, que tem no capital apenas o respaldo operacional. As individualidades cedem espaço para a construção conjunta da prosperidade, independente de origem, cor ou credo de qualquer ordem. Os ganhos, obtidos

com equilíbrio e isonomia pelo trabalho coletivo, são de todos. Tais vantagens, todavia, considerando a dupla condição de associado (dono) e usuário, não se confundem com lucro, resultado próprio de empre-endimentos cujo capital preponde-ra e está a serviço de poucas pesso-as. As pessoas cooperam para

satis-fazer necessidades econômicas recí-procas, em diferentes campos, a preço justo e à luz de outros diferentes prece-itos éticos.

Saiba mais em:

http://cooperativismodecredito.co op.br/cooperativismo/instrument o d e d e s e n v o l v i m e n t o -economico-da-comunidade/

Referências

Documentos relacionados

os alimentos sâo lançados pelo nariz, na occasiâo da de- glutição. Das vísceras é sobre o pulmão onde a acção da sy- philis melhor se patenteia. É ella que no feto produz a

Elaboração de um programa de redução do consumo de água para o IFPE campus Cabo de Santo Agostinho: No programa para o campus em funcionamento foi proposta a instalação de

As  transformações  em  ato  exigem  diretamente  de  cada  um  dos  Institutos  de  vida  consagrada  e  das  Sociedades  de  vida  apostólica  que  deem 

Com efeito, a Igreja não está chamada unicamente a usar os mass media para difundir o Evangelho mas, hoje como nunca, está chamada também a integrar a mensagem salvífica na

de acerto do algoritmo principalmente quando o número de fontes é pequeno. 2 reapresenta os autovalores da Fig. Tal evidência pode ser observada por meio dos arcos

Com o objetivo de adicionar o ambiente de múltiplos percursos ao modelo de sistema para a análise de desempenho das técnicas de sensoriamento espectral, é

Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões,

A forte pressão de prazos ou sobrecarga de trabalho foram o factor de risco mental mais frequentemente referido pelas mulheres (45% do total), seguindo-se o