• Nenhum resultado encontrado

Envolvimento parental na participação desportiva das crianças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Envolvimento parental na participação desportiva das crianças"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Suplemento: I International Congress of Physical Activity

e-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 11 (Supl. 2), 137-138. (2015). ISSN 1885 – 7019

137

ENVOLVIMENTO PARENTAL NA PARTICIPAÇÃO DESPORTIVA DAS CRIANÇAS

Serrano, João1,2; Silveira, Paulo1; Rebelo, Miguel1; Petrica, João1,2. Mesquita, Helena1 1Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. 2FCT and CI&DETS (Pest-OE/CED/UI4016/2011)

Correspondencia: Mail: j.serrano@ipcb.pt

Recibido: 25/04/2015 Aceptado: 25/05/2015

Introdução

iferentes autores têm mostrado algum consenso sobre a participação de pais e mães no desporto dos filhos, referindo que se podem apresentar como uma fonte de apoio, mas também de pressão. Os fatores referidos variam de acordo com os diferentes tipos de participação dos pais.

Aroni, (2011) refere que o envolvimento parental no desporto é determinante no processo de formação desportiva dos jovens desportistas, exercendo os pais uma grande influência nas atividades dos filhos. O seu apoio para o alcance de objetivos propostos e de resultados na carreira desportiva são essenciais, mas muitas vezes estão relacionados às crenças e perceções de sucesso que eles (pais) tiveram no passado, quando praticaram o mesmo desporto ou foram ex-atletas. Carr, Weigand e Jones (2000), referem que os pais influenciam os filhos quando expõem as razões que levam ao sucesso e como devem agir para alcançar tais objetivos.

Objetivo

Conhecer a opinião das crianças sobre o envolvimento parental na sua prática de Futebol.

Método

Participantes

A amostra foi formada por 203 crianças, divididas por 8 clubes do distrito de Castelo Branco (Associação Desportiva da Estação, Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo, Clube Académico do Fundão, Clube Desportivo de Alcains, Desportivo de Castelo Branco, Sporting Clube da Covilhã, Sport Benfica e Castelo Branco e União Desportiva de Belmonte), nos escalões desportivos de Infantis e Iniciados.

Instrumentos

Foi utilizado um questionário adaptado do “Parental Involvement Sport Questionnaire” (PISQ) de Lee e Mclean (1997) posteriormente validado por especialistas.

Procedimento

Foi solicitada a colaboração de 8 clubes de Futebol do Distrito de Castelo Branco garantindo o anonimato de todos os atletas participantes. Após a autorização do Presidente, coordenador e/ou treinador de cada clube, foi definida uma data e hora para a aplicação dos questionários.

Os questionários foram aplicados 30 minutos antes da sessão de treino de cada equipa, numa sala/gabinete ou balneário sempre com a presença do responsável do estudo.

(2)

Suplemento: I International Congress of Physical Activity

e-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 11 (Supl. 2), 137-138. (2015). ISSN 1885 – 7019

138

Resultados e discussão

Os resultados demonstraram que na opinião das crianças, independentemente do escalão desportivo a que pertencem e independentemente das habilitações literárias e da prática desportiva dos pais, há um grande envolvimento dos mesmos na prática desportiva dos filhos. Relativamente à variável escalão desportivo, obtiveram-se diferenças na influência e intervenção e no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos, entre os infantis e iniciados. Há também diferenças no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos e no espírito desportivo, entre os pais que têm habilitações literárias altas e baixas. Há ainda diferenças na influência e intervenção dos pais na prática desportiva dos filhos e no incentivo e preocupação com essa prática, entre os pais com e sem prática desportiva.

Conclusões

As conclusões do estudo demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível das habilitações literárias dos pais sobre o envolvimento da prática desportiva dos filhos, ou seja os “pais” com habilitações literárias mais elevadas têm na opinião dos atletas estudados um maior envolvimento na sua prática desportiva.

Por outro lado não existem diferenças estatisticamente significativas, entres pais praticantes e não praticantes de uma modalidade desportiva sobre a prática desportiva dos filhos. Isto é, os pais serem (ou terem sido) praticantes, não tem qualquer influência na prática desportiva das crianças.

Finalmente constatamos que existem diferenças estatisticamente significativas se tivermos em conta o escalão em que jogam as crianças, isto é, as mais novas (Infantis) têm um maior envolvimento parental, relativamente as crianças mais velhas (Iniciados).

Referências

Aroni, A. (2011). Motivação e Percepção do Envolvimento Parental na Prática Desportiva de Jovens Nadadores. Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de Educação Física e Desporto, Lisboa, Portugal.

Carr, S., Weigand, D., & Jones, J. (2000). The relative influence of parents, peers, and sporting heroes on goal orientations of children and adolescents in sport. Journal Sport Pedagogy, 6, 34-55.

Fredricks, J., & Eccles, J. (2005). Parental influences on youth involvement in sport. In M. R. Weiss (Ed.), Developmental sport and exercise psychology: A lifespan perspective (pp. 145-164). Morgantown, WV: Fitnsess Information Technology.

Holt, N.L. et al. (2009). Youth sport parenting styles and practices. Journal of sport & exercise psychology, Tallahassee, v.31, p.3759.

Teques, P, (2009). Envolvimento Parental no Futebol. Dissertação de mestrado em psicologia do desporto, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.

Torregrosa, M., Cruz, J., Sousa, C., Viladrich, C., Villamarín F., Garcia-Mas, A., & Palou, P. (2007). La influencia de padres y madres en el compromiso deportivo de futebolistas jóvenes. Revista Latinoamericana de Psicología, 39 (2), 227-237.

Referências

Documentos relacionados

Para cada uma dessas posições calculou-se o respectivo momento de inércia a partir da expressão (4.46) e obteve-se o gráfico da elongação linear e a aceleração angular em

4, O fenómeno dos grandes espaços é estrutural, e nenhum Estado, nem as superpotências, lhe puderam escapar, embora transitando estas últimas para o Directório

Em primeiro lugar, é importante ter em conta a inexistência de paralelos claros para o con- junto do Monte da Tera, em que uma necrópole da Idade do Ferro aparece associada a

Segundo as guidelines da American Heart Association, a revascularização cirúrgica deve ser realizada caso se verifique origem anómala da coronária esquerda com trajeto

The profusion of advertising messages in the public space appealing to every- thing leads to the mass, unconscious, and conspicuous consumption. This changes the

Não dormir bem à noite pode contribuir para aumentar a dor e a sensação de cansaço durante o dia, o que consequentemente pode limitar a capacidade do doente de realizar as

Reconstructive techniques included cover of the raw orbital cavity with a temporal muscular flap in all cases followed with split skin grafting (25%), bilaterally pedicle

This aspect took on special importance in its vector public (forums, social networks) but also in the individual contact as many private messages were received. Of course,