• Nenhum resultado encontrado

Índice analítico DEFINIÇÕES REGRA 1. ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO. 1.1 Geral. 1.2 Data e Local da Competição. 1.3 Conselho. 1.4 Prazos. 1.5 Taxas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice analítico DEFINIÇÕES REGRA 1. ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO. 1.1 Geral. 1.2 Data e Local da Competição. 1.3 Conselho. 1.4 Prazos. 1.5 Taxas."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Índice analítico

DEFINIÇÕES

REGRA 1. ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO

1.1 Geral.

1.2 Data e Local da Competição.

1.3 Conselho.

1.4 Prazos.

1.5 Taxas.

a. Moedas Aceitáveis.

b. Pagamento em Moeda exceto dólar americano.

1.6 Informação sobre vistos.

REGRA 2. PARTICIPAÇÃO E ELEGIBILIDADE

2.1 Composição da equipe.

2.2 Número de equipes.

2.3 Escolas de Direito Elegíveis.

2.4 Elegibilidade de membros da equipe.

2.5 Substituição de membros da equipe.

REGRA 3. INFORMAÇÃO SOBRE A EQUIPE

3.1 Inscrição.

3.2 Número da equipe.

3.3 Notificação da equipe.

3.4 Parte para Representação.

REGRA 4. OBSERVADORES; GRAVAÇÃO DE AUDIO / VIDEO

4.1 Observadores.

(2)

REGRA 5. JUÍZES

5.1 Elegibilidade e seleção.

5.2 Confidencialidade.

5.3 Agendamento.

5.4 Número de juízes para Alegações.

REGRA 6. PROBLEMA

6.1 Autoria.

6.2 Esclarecimentos.

6.3 Uso em outras Competições.

REGRA 7. RESUMOS

7.1 Número de resumos.

7.2 Parâmetros de pesquisa.

7.3 Tamanho e forma de resumos.

a. Formato. b. Componentes. c. Citações. d. Memorial. e. Cópia adicional. f. Certificação. 7.4 Serviço de resumos. a. Serviço do Conselho. b. Prazo e Formato.

7.5 Sanções por atraso.

(3)

7.7 Revisão de resumos.

REGRA 8. PONTUAÇÃO

8.1. Resumos.

8.2. Eliminatórias de Argumentação Oral.

a. Tempo e lugar. b. Número de argumentos. c. Vínculos. 8.3 Etapas Finais. a. Tempo e lugar b. Argumentos.

8.4 Ordem, Calendário e Resultados das Alegações.

a. Participantes.

b. Tempo permitido de argumentos.

c. Resultados.

REGRA 9. PREMIAÇÃO

REGRA 10. FACULDADE OU OUTRAS FORMAS DE ASSISTÊNCIA

REGRA 11. SANÇÕES a. Em geral. b. Uniformidade. c. Pena mínima. d. Pena máxima. e. Manutenção de registros.

REGRA 12. INTERPRETAÇÃO DO REGIMENTO.

(4)

APÊNDICE 2. CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DO RESUMO

APÊNDICE 3. PONTUAÇÃO DA PRIMEIRA FASE

APÊNDICE 4. EXPLICAÇÃO DAS DIFERENÇAS DE PONTOS AGREGADOS

DEFINIÇÕES

A cópia adicional significa que o resumo seja apresentado ao Conselho em conformidade com a Regra 7.3 (e).

Por Memorando dos Juízes entende-se o memorando elaborado pelo Conselho, a fim de proporcionar aos juízes a contextualização do problema, bem como questões jurídicas suscitadas no Concurso.

O conselho significa o Conselho de Administração da competição, composto por professores, pela administração e por cadeiras de estudante da FGV, Tulane, Universidad Rafael Landívar, e Universidad de los Andes. (Veja Regra 1.3)

A certificação significa a certificação feita por cada equipe de que seus membros tenham cumprido as regras para escrever o resumo, conforme previsto no Artigo 7.3 (f).

A competição significa a Competição de Julgamento Simulado em Direito do Desenvolvimento Sustentável perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos 2011.

Por concorrente deve se entender cada um dos membros individuais de uma equipe.

FGV significa a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas.

O memorial significa o resumo a ser apresentado ao Conselho em conformidade com a Regra 7.3 (d).

O problema é o caso hipotético para a competição.

Por Regulamento entende-se estas regras oficiais para a Competição de Julgamento Simulado em Direito do Desenvolvimento Sustentável Perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos 2011.

Por Equipe entende-se uma equipe que foi oficialmente registrada para participar e concorrer na competição.

Por Membro da Equipe entende-se cada um dos membros individuais de uma equipe.

O número da Equipe é o número atribuído a cada equipe para fins de identificação.

Por Tulane entende-se o Centro Payson para o Desenvolvimento Internacional da Universidade da Escola de Direito de Tulane.

(5)

*** Nota: Salvo disposição em contrário, o uso do termo "resumo" (letras minúsculas) geralmente se refere ao resumo que cada equipe é designado a escrever ao Conselho.

As regras devem definir claramente quais os requisitos específicos aplicáveis ao Memorial ou à cópia adicional de um resumo da Equipe.

REGRA 1. Organização da Competição

1.1 Geral. A competição é uma competição de tribunal simulado anual estabelecida para desenvolver competências de apelação no direito internacional de desenvolvimento sustentável. Com base em um problema elaborado pelo Conselho, cada equipe irá apresentar um resumo e participar em sessões de discussão oral perante um painel de juízes.

1.2 Data e Local da Competição. As sessões de argumentação oral para a competição de 2011 será realizada no Rio de Janeiro nas datas determinadas pelo Conselho. O Conselho se reserva o direito de determinar outro horário ou local se as circunstâncias o exigirem.

1.3 Conselho. O Conselho para a competição é composto de professores, administração e estudantes da FGV, Tulane, Universidad Rafael Landívar, e Universidad de los Andes. O Conselho é responsável pela execução deste concurso e aplicação das suas regras oficiais. O Conselho pode fazer as suas próprias regras e procedimentos.

1.4 Prazos. Anualmente, o Conselho deve distribuir ou disponibilizar às equipes uma lista de prazos para a competição. Para 2011, os prazos pertinentes são os seguintes:

15 de novembro de 2010 - Prazo de inscrição

15 de janeiro de 2011 - todos os resumos da equipe até às 17h (CDT)

1.5 Taxas. As taxas de participação no concurso serão determinadas pelo Conselho. Para 2011, a taxa para cada equipe será de $ 200.00 USD.

a. Moedas Aceitáveis. As equipes são autorizadas a pagar a taxa de inscrição em dólar dos Estados Unidos ou em moeda nacional uma quantidade substancialmente equivalente a $ 200.00 USD, conforme determinado pela taxa de câmbio oficial na data do pagamento da taxa.

b. Pagamento em Moeda exceto dólar americano. Reconhecendo que as taxas de câmbio estão sujeitas a flutuação contínua, o Conselho reserva o direito de recusar o registro de uma equipe que remete o pagamento em sua moeda nacional, em montante não substancialmente equivalente a $ 200.00 dólares,

(6)

a critério exclusivo do Conselho de Administração e com base na taxa de câmbio oficial na data do pagamento da taxa.

1.6 Informação sobre vistos. É de responsabilidade exclusiva de cada competidor garantir que ele ou ela tenha o necessário visto para viajar para o Brasil, se necessário e se viajar para o estrangeiro. O visto que é exigido para participação na Competição é o de um turista (não estudante). Perguntas sobre a obtenção do visto devem ser direcionados para o consulado ou embaixada brasileiros mais próximo.

REGRA 2. PARTICIPAÇÃO E ELEGIBILIDADE

2.1 Composição da equipe. Cada equipe será composta de dois ou três estudantes de direito, cada um dos quais deve obedecer a Regra 2.4, no momento do resumo escrito e das alegações. Não há de ter membros suplentes da equipe. Cada membro da equipe deve discutir em pelo menos uma rodada preliminar (ver Regra 8.4 (a)).

2.2 Número de equipes. Cada escola poderá inscrever apenas uma equipe de competição a cada ano. A direção reserva o direito de limitar o número total de equipes que podem participar em um ano, devido a limitações de espaço.

2.3 Escolas de Direito Elegíveis. Todas as escolas de direito acreditadas no Brasil e todas as escolas de direito internacionais são elegíveis para participar da Competição.

2.4 Elegibilidade de membros da equipe. Cada membro da equipe deve ser um aluno matriculado em um programa de estudos jurídicos e de bom desempenho na sua respectiva escola.

2.5 Substituição de membros da equipe. Não haverá substituição ou adição de um membro da equipe após a data de lançamento do problema, exceto por extrema dificuldade em autorização escrita pelo Conselho de Administração. O Conselho reconhece que algumas escolas podem não ter constituído uma equipe até data de lançamento do problema. Nesse caso, esta regra 2.5 aplica-se assim que a equipe é constituída.

REGRA 3. INFORMAÇÃO SOBRE A EQUIPE

3.1 Inscrição. Cada equipe deverá inscrever-se na forma estabelecida pelo Conselho. Todas as taxas devem ser remetidas ao Conselho antes que qualquer equipe seja registrada (ver Regra 1.5).

(7)

3.2 Número da equipe. No ato da inscrição, a cada equipe deve ser atribuído um número. Este número deve ser referenciado em qualquer correspondência com o Conselho. Para preservar o anonimato, o número da equipe será utilizado durante a competição e as equipes não podem revelar suas escolas para os juízes.

3.3 Notificação da Equipe. Para fins da Competição, qualquer aviso a um treinador ou a um membro da equipe designada para o recebimento de notificações constituirá notificação a todos os membros da equipe.

3.4 Parte para Representação. O Conselho deve atribuir uma posição de partido a cada equipe registrada para efeitos de escrever o resumo (ver Regra 7.1). Contudo, as equipes podem ser convidadas a discutir o problema durante as rodadas as alegações da Competição, devendo, portanto, preparar-se nesse sentido.

REGRA 4. OBSERVADORES; GRAVAÇÃO DE ÁUDIO / VIDEO

4.1 Observadores. Os visitantes podem observar rodadas de alegações quando houver espaço suficiente no salão e com a aprovação do Conselho de Administração. Aqueles que desejam observar devem apresentar-se no balcão de hospitalidade antes da rodada. O Conselho poderá recusar a entrada de qualquer visitante que chega depois do início de uma rodada. Nota: Os observadores não estão autorizados a tomar notas escritas de qualquer espécie durante a argumentação oral.

4.2 Gravações de áudio / vídeo e recursos visuais. Gravações de áudio e / ou vídeo de alegações são proibidas. Recursos visuais não são permitidos durante a argumentação oral.

REGRA 5. JUÍZES

5.1 Elegibilidade e Seleção. Juízes, professores de direito, os pesquisadores das faculdades de ciências sociais e advogados que são licenciados em seu país de origem para praticar a lei são elegíveis para servir como juízes durante a competição. Os juízes serão selecionados pelo Conselho. Em circunstâncias excepcionais (por exemplo, atrasos devido ao tempo, falta de juízes, etc.), O Conselho reserva o direito de escolher um juiz para a competição que não satisfaça os critérios de elegibilidade acima.

5.2 Confidencialidade. Os juízes têm o dever de não divulgar informações confidenciais sobre o problema, o Memorando do Tribunal e outros documentos da Competição. Os juízes também têm o dever de manter a confidencialidade das suas deliberações de pontuação.

5.3 Agendamento. O Conselho deve, na medida do possível, evitar o agendamento de um juiz para avaliar uma equipe que ele ou ela avaliou em uma rodada anterior de argumentos orais. O Conselho

(8)

deverá também, na medida do possível, evitar o agendamento de um juiz para avaliar uma equipe com a qual ele ou ela compartilha uma associação fora do escopo da Competição.

5.4 Número de juízes para Alegações. O Conselho deve, na medida do possível, garantir um painel de pelo menos três (3) juízes para atribuir pontuação a cada rodada de argumentos orais. Se isso não for possível, a Câmara envidará todos os esforços razoáveis para assegurar um painel com pelo menos 2 (dois) juízes.

REGRA 6. PROBLEMA

6.1 Autoria. O problema deve ser elaborado pelo Conselho e fornecido a cada equipe para a sua utilização durante e anteriormente à Competição.

6.2 Esclarecimentos. Todos e quaisquer pedidos de esclarecimento do problema devem ser dirigidos a Feliciano de Sá Guimarães pelo e-mail feliciano.guimaraes@fgv.br.

6.3 Uso em outras Competições. As escolas não podem utilizar o atual problema para as competições internas no ano em curso. As escolas podem utilizar o problema atual, após o término da Competição, para competições internas ou para outros fins acadêmicos, com a atribuição adequada.

REGRA 7. RESUMOS.

7.1 Número de resumos. Cada equipe poderá escrever apenas um resumo. O Conselho deverá atribuir uma posição de partido a cada equipe registrada para efeitos de escrever o resumo (ver Regra 3.4), mas as equipes devem estar preparados para discutir todos os lados do problema durante as rodadas preliminares da argumentação oral. Nota: Só os membros da equipe que vão realmente argumentar podem participar na elaboração do resumo.

7.2 Parâmetros de pesquisa. Os membros da equipe podem usar qualquer material disponível para uso público e do tipo geralmente usado pelos advogados para preparar resumos. Disponíveis para uso público são meios acessíveis sem privilégio ou dependente de ligação pessoal a uma equipe ou de qualquer membro da equipe. O uso do produto do trabalho de qualquer pessoa que não seja um membro da equipe para preparar o resumo é estritamente proibido.

7.3 Tamanho e forma de resumos. Cada equipa é obrigada a enviar eletronicamente em formato PDF um Memorial (ver Regra 7.3 (d)), uma Cópia Adicional do resumo da equipe (ver Regra 7.3 (e)), e uma Certificação (ver Regra 7.3 (f)).

a. Formato. Todos os resumos devem respeitar as regras da Corte Interamericana, exceto quando modificado por essas regras oficiais.

(9)

• Todo o texto deve ser em espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12.

• Todas as notas de rodapé devem ser em espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 10.

• Margens de todos os lados devem ser exatamente uma polegada (1 ").

• Resumos devem ser impressos em páginas duplas (frente e verso), exceto a capa.

• Cada página após a página de rosto deve ser numerada no canto direito inferior (ou canto inferior esquerdo, conforme adequado para as páginas frente e verso).

• Tamanho total do resumo (excluindo capa, sumário, referências e apêndices) não pode exceder trinta e cinco (35) páginas.

b. Componentes. O resumo de cada equipe deve incluir a) 1 Capa, 2) Índice e 3) Referências. As equipes podem também incluir no apêndice o texto dos estatutos, as disposições constitucionais, regulamentos ou outros materiais, como desejado.

c. Citações. Todas as citações devem ser completas e sob a forma geralmente prescrita em cada país da equipe da casa. Por exemplo, as equipes dos Estados Unidos devem citar de acordo com a última edição do Harvard Law Association’s Uniform System of Citation (“Bluebook”).

d. Memorial. Cada equipe deverá submeter eletronicamente ao Conselho uma cópia do seu resumo (doravante denominado "Memorial"), que deve ser utilizada exclusivamente para a finalidade de avaliar a conformidade com a regra 7. Nessa cópia só a página de rosto deve incluir tanto o número da equipe (no canto superior direito) e o nome da escola e os nomes dos membros individuais da equipe (no canto inferior direito).

e. Cópia adicional. A cópia adicional do resumo será uma reprodução idêntica do Memorial, exceto que nenhuma identificação da equipe ou de qualquer membro da equipe deve ser incluída na folha de rosto (o número da equipe, no entanto, é necessário). Nenhum material de identificação deverá aparecer em qualquer cópia adicional.

f. Certificação. Cada equipe ao submeter um resumo na Competição deverá eletronicamente se certificar de que seu resumo foi elaborado em conformidade com essas regras e que o produto do trabalho é somente de membros da equipe (ver Anexo 1).

Para evitar a quebra do anonimato, as equipes devem incluir a sua certificação como um anexo separado (não inclua como parte do Memorial ou cópia adicional).

(10)

a. Serviço do conselho. Cada equipe deve fornecer eletronicamente ao Conselho os seguintes itens:

i. O Memorial, claramente marcado como "Memorial" (ver Regra 7.3 (d));

ii. A cópia adicional do resumo (ver Regra 7.3 (e)); e

iv. A Certificação da Equipe (ver Regra 7.3 (f)).

b. Prazo e Formato. Todos os itens listados sob a Regra 7.4 (a) devem ser enviados em formato PDF para Feliciano de Sá Guimarães pelo e-mail feliciano.guimaraes@fgv.br até 17h (CDT) do dia 15 de janeiro de 2011 (ver Regra 1.4).

7.5 Sanções por atraso. Resumos recebidos após o prazo podem ser aceito, mas estão sujeitos a uma dedução de um ponto por dia (ou fração dele).

7.6 Serviço em times opostos. As equipes não são obrigadas a servir cópias dos seus resumos a equipes adversárias. Cópias de todos os resumos serão postas à disposição dos competidores no site da Competição na Internet.

7.7 Revisão de resumos. As equipes não podem rever os seus resumos após a apresentação ao Conselho.

REGRA 8. PONTUAÇÃO

8.1. Resumos. O Conselho deverá pontuar todos os resumos apresentados e escolher o melhor resumo de cada parte adversária na Competição. A pontuação do resumo deve ser utilizada com a pontuação das rodadas preliminares da argumentação oral para determinar a passagem às rodadas semifinais (ver Anexo 2 e Anexo 3).

8.2. Eliminatórias de Argumentação Oral.

a. Tempo e lugar. Todas as rodadas de argumentação oral serão realizadas no campus da FGV, no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 20 de março de 2011.

b. Número de argumentos. Cada equipe irá discutir em três (3) fases preliminares e devem estar preparados para discutir a posição de cada parte pelo menos uma vez. Na conclusão das três fases preliminares, os quatro times com maior pontuação total devem avançar para as rodadas semifinais (ver Anexo 2 e Anexo 3).

c. Vínculos. Vínculos devem ser interrompidos em favor da equipe que tem a maior diferença de pontos agregados sobre seus adversários nas três rodadas preliminares (ver Anexo 4). No caso de subordinação

(11)

de equipes com a mesma diferença de pontos agregados que seus oponentes, o empate será desfeito a favor da equipe com o maior pontuação de resumo.

8.3 Etapas finais.

a. Tempo e lugar. As rodadas de semifinal e final serão realizadas em um cronograma anunciado pelo Conselho.

b. Argumentos. Quatro equipes devem avançar para rodadas de semifinal e a parte que eles representam serão selecionadas aleatoriamente. A melhor equipe em cada rodada semifinal será selecionada pelo júri com base na argumentação oral e vai avançar para a rodada final da Competição.

8.4 Ordem, Calendário e Resultados das Alegações.

a. Participantes. Quaisquer dois membros da equipe podem participar em qualquer discussão, mas dois membros devem participar de cada argumento. No caso das equipas de três membros, cada membro deve discutir pelo menos uma vez durante as rodadas preliminares. Cada equipe deve resolver todas as questões nos argumentos, dividindo-os entre os dois participantes da equipe de qualquer forma que desejar, e determinar a ordem das questões discutidas. Um membro da equipe não participante de um argumento pode servir como conselho.

b. Tempo permitido de argumentos. Alegações devem ser limitadas a um total de trinta minutos (30) por equipe composta de 15 (quinze) minutos para cada membro da equipe, exceto conforme discutido abaixo. Juízes, a seu critério, poderão interromper argumentos para fazer perguntas, mas não podem conceder prazos suplementares. Cada uma das partes, mediante notificação prévia para os juízes e oficiais de justiça, poderá reservar até 5 (cinco) minutos para réplica. Refutação do tempo pode ser subtraída na distribuição do tempo regular de um ou ambos os membros da equipe em 15 (quinze) minutos.

c. Resultados. O melhor debatedor para cada sala de audiências nas rodadas preliminares será anunciada pelos juízes. O melhor debatedor da combinação das rodadas preliminares será anunciado pelo Conselho após a conclusão das rodadas e deve ter argumentado em pelo menos duas das três rodadas para se classificar. A pontuação de cada equipe não será divulgada, mas deve ser determinada pelos juízes sem o conhecimento da pontuação do resumo, e deve ser aritmeticamente pesados e combinados com a pontuação do resumo pelo Conselho sob a fórmula descrita no Anexo 3, com escores computados para decimais ou frações de pontos, conforme necessário, para determinar as quatro escolas que avançam para as rodadas semifinais. As equipes vencedoras para as fases semifinal e final serão anunciadas pelo Conselho no final de cada rodada. Uma lista de todos os pontos do resumo e notas finais globais após as rodadas preliminares será enviada para as equipes participantes no prazo de três meses após a competição. No entanto, nenhuma pontuação individual de membros da equipe será distribuída.

(12)

REGRA 9. PREMIAÇÃO

O Conselho poderá conceder prêmios que considere merecidos.

REGRA 10. FACULDADE OU OUTRAS FORMAS DE ASSISTÊNCIA

Nenhuma equipe deve receber assistência antes da apresentação de seu resumo, incluindo a pesquisa, a elaboração ou qualquer aspecto da preparação do resumo. Nenhuma equipe deve receber assistência de qualquer espécie durante uma discussão oral da Competição ou durante seu recesso. Para manter o anonimato da equipe, treinadores não podem se comunicar com sua equipe durante as alegações.

REGRA 11. SANÇÕES

a. Geral. O Conselho poderá avaliar tais sanções, incluindo a desqualificação, que considere razoável e adequada a seu exclusivo critério em caso de descumprimento das regras ou dos prazos fixados e de outras normas nos termos da regra 9º da presente regulamento.

b. Uniformidade. Todos os resumos do Concurso deverão ser submetidos a sanções uniformes para cada tipo de violação. No entanto, as sanções podem ser impostas em pontos inteiros ou fracionários, dependendo da gravidade da infração.

c. Pena mínima. A pena mínima para qualquer infração deve ser a metade (1/2) do ponto deduzido da pontuação do resumo ou da pontuação das alegações, conforme o caso.

d. Pena máxima. A pena máxima para qualquer infração será desqualificação de uma equipe. O Conselho pode decidir desclassificar a pontuação do resumo ou a pontuação das alegações da equipe, ou ambos, dependendo da natureza das circunstâncias e da gravidade da(s) infração(s).

e. Manutenção de registros. O Conselho deve manter registros das sanções impostas nos termos do presente artigo por pelo menos 6 (seis) meses.

REGRA 12. INTERPRETAÇÃO DO REGIMENTO

Os pedidos de interpretação destas Regras deve ser dirigida a Feliciano de Sá Guimarães em feliciano.guimaraes@fgv.br. Nos termos do artigo 10, as equipes não podem receber assistência da faculdade antes da apresentação do resumo e, portanto, quaisquer questões relacionadas com a elaboração do resumo serão apresentadas pelos competidores e não pelo treinador ou orientador. Os pedidos devem ser feitos o mais rápido possível. Todas as interpretações deste Regulamento e quaisquer

(13)

isenções, autorizações, avaliações de sanções, decisões ou outras medidas tomadas pelo Conselho em sua administração do Concurso serão ao seu critério exclusivo e absoluto. Tais interpretações, renúncias, autorizações, avaliações de penalidades, decisões ou ações serão definitivas, e a todos os participantes serão vinculadas.

APÊNDICE 1. FORMA DE CERTIFICAÇÃO

Certificamos que o resumo para [inserir nome da escola] é o produto apenas dos membros da equipe a seguir indicados, e que esses membros da equipe não ter recebido qualquer faculdade ou outro tipo de assistência no âmbito da preparação do resumo. Atestamos que os membros da equipe leram as regras oficiais da competição e que este resumo está de acordo com essas regras.

_____________________ Membro da Equipe _____________________ Membro da Equipe _____________________ Membro da Equipe

APÊNDICE 2. CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DO RESUMO

Resumos serão marcados com a consideração dos seguintes parâmetros:

1) Técnicos: compreendem dezessete por cento (17%) da pontuação total. Estes incluem:

• Citação Correta (ver Regra 7.3 (c));

• Ortografia;

• Pontuação;

(14)

• Capitalização.

2) A força do argumento é composto por oitenta e um por cento (81%) da pontuação total. Estes critérios incluem:

• Eficácia da investigação;

• Profundidade da Análise; e

• Persuasão geral dos Argumentos.

3) O cumprimento do Memorial de acordo com a regra 7 é composto de dois por cento (2%) da pontuação total.

APÊNDICE 3. PONTUAÇÃO DA PRIMEIRA FASE

Para as eliminatórias, a pontuação do resumo de cada equipe constituirá setenta por cento (70%) da pontuação total da equipe para as eliminatórias. As alegações constituem os restantes trinta por cento (30%) da pontuação total para as rodadas preliminares, com rodada que compreendendo dez por cento (10%). Em cada fase preliminar de alegações, a pontuação individual de cada membro da equipe deve constituir 1/2 da pontuação da equipe para essa rodada.

APÊNDICE 4. EXPLICAÇÃO DAS DIFERENÇAS DE PONTOS AGREGADOS

Diferenças de pontos de agregação serão calculadas na forma ilustrada pelo seguinte exemplo: Se o time A venceu o seu adversário mais próximo na primeira rodada pelo placar de 80-75 e perdeu a segunda rodada para a equipe vencedora pelo placar de 78-80 e perdeu a terceira rodada para a equipe vencedora pelo placar de 82-83, o seu total de pontos de diferença para as três rodadas é dois pontos (ou seja, a combinação da diferença de +5 pontos em seu primeiro argumento, a diferença -2 pontos no seu segundo argumento, e uma diferença de -1 ponto em seu terceiro argumento).

Referências

Documentos relacionados

Outro ponto crítico para o fechamento controlado de disjuntores de transformadores de potência sem carga é que o fluxo prospectivo criado pela tensão no instante do fechamento

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

O acelerômetro Biotrainer II não identifica atividades realizadas sentadas ou deitadas, logo, para que as comparações entre os dados obtidos pelo acelerômetro com o R24AF

O Banco Alfa de Investimento S.A., instituição líder do Conglomerado Prudencial Alfa elaborou um conjunto de demonstrações contábeis para fins gerais referentes ao semes- tre findo

dispõe sobre a organização e o funcionamento da Câmara, a ser mantida por esta ORDEM, resolve dar ciência aos Advogados, que estejam devidamente registrados e

Assumindo que no cimo do Carmelo sentimo-nos como que em casa, ou melhor dito, nos braços de Deus, e ao mesmo tempo sempre necessitados da Sua misericórdia, o nosso ministério

Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Uni- versidade Sul de Santa Catarina, sob protocolo número 06.490.4.01.III, realizou-se um estudo observacional tipo

Neste tipo de órbita, os principais momentos perturbativos agindo no veículo são devido ao gradiente de gravidade, arrasto aerodinâmico, pressão de radiação e campos