• Nenhum resultado encontrado

Soluções Analíticas para a Indústria Láctea

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soluções Analíticas para a Indústria Láctea"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

A FOSS vem desenvolvendo soluções

analíticas inovadoras dedicadas à

produção láctea há mais de 50 anos

(4)

1

2

Agregue valor em todo o seu processo de fabricação

A inovação da tecnologia analítica ao longo das últimas décadas trouxe uma variedade de novas oportunidades no controle de processo na fabricação de produtos lácteos para o aumento da lucratividade, qualidade e aceleração de desenvolvi-mento. Vamos dar uma olhada nas opções disponíveis na fabricação de diversos produtos lácteos:

MATÉRIA-PRIMA

PADRONIZAÇÃO

Desfrute mais do que seus recursos têm a oferecer

Na FOSS, nós entendemos que o sucesso na indústria de laticínios é dependente da capacidade de se ofere-cer produtos de qualidade alta e consistente. A nossa gama versátil de soluções analíticas foi concebida para dar-lhe acesso rápido à dados precisos ao longo do ciclo de produção - desde a recepção de matéria-prima, pas-sando pelo controle de processo, até as especificações do produto final. Com esta informação, você pode oferecer produtos de alta qualidade atendendo às expectativas de consumidores e fazer o melhor uso possível de seus

recursos valiosos. A FOSS têm mais de 50 anos de expe-riência no desenvolvimento de equipamentos analíticos para a produção de laticínios. Sabemos que você está tra-balhando em uma indústria que enfrenta desafios como: altas demandas em constante mudança, as preocupações com segurança alimentar, o aumento das necessidades de regulamentação, etc. As nossas soluções ajudam a aumentar a eficiência operacional para que você possa enfrentar esses desafios.

(5)

3

4

CONTROLE NO PROCESSO

PRODUTO FINAL

Soluções FOSS para laticínios podem analisar:

Gordura, proteína, lactose, sólidos totais, sólidos não

gordurosos, caseína, uréia, densidade, depressão do

ponto de congelamento, sacarose, frutose, glicose,

açúcar total, ácido lático, ácido cítrico, ácidos

gra-xos livres e ácidos gragra-xos saturados e insaturados,

umidade, sal e triagem para anormalidades no leite.

(6)

1

Conheça sua matéria-prima e melhore a qualidade

Outro tanque de leite chega, mas como saber o que vale a pena, como usá-lo e se é seguro?

Análises rápidas com soluções analíticas da FOSS diretamente no local de recebimento ajudam você a fazer o melhor uso possível de uma fonte de leite que está sempre mudando seja de fornecedor para fornecedor, de época para época ou, em alguns casos, também sujeitos à contaminação acidental ou deliberada em cadeia de suprimentos.

As informações precisas permitem pagamento justo aos for-necedores e por saber exatamente o que está a caminho, você pode separar antes do início da padronização e da produção, assim poupando tempo e recursos valiosos.

Para produção de leite de consumo, conteúdo de gordura e proteína tendem a ser os principais parâmetros de interesse para fins de pagamento. Seus fornecedores naturalmente

irão querer saber a razão dessas medições serem tão precisas para frações tão pequenas quanto 0,05% e como é que essa precisão será mantida. Aqui, calibrações globais da FOSS, apoiadas por nossa equipe de suporte, asseguram que os ins-trumentos forneçam resultados precisos de forma consistente. Se você estiver produzindo queijo, também poderá utilizar o equipamento como um parâmetro para pagamento adicional, tais como quantidade de caseína para garantir que você pague apenas o preço certo por sua matéria-prima.

E, independentemente do que esteja produzindo, uma tria-gem para possíveis adulterações lhe trará paz de espírito e a proteção de sua marca. A triagem é realizada simultânea-mente com outros testes e amostras destaques que podem exigir um exame mais aprofundado, o que limita exames de laboratório caros e amostras de prioridade que levam bastante tempo.

Ferramentas para o controle de recebimentos

Os instrumentos de bancada Fourier Transform Infrared (FTIR) como o MilkoScan™ Minor, MilkoScan™ FT1 e MilkoScan™ FT2 são ideias para controlar recebimentos, por exemplo, no laboratório ou em uma sala de controle perto ao setor de consumo e de produção. Os instrumentos podem ser configurados para uso por qualquer pessoa sem nenhum treinamento especial e resultados para vários parâmetros são entregues dentro de 30 segundos.

(7)

2

Padronize e aumente a rentabilidade

Ao padronizar os componentes de sua produção de leite, é possível praticar qualidade consistente, independentemen-te da escala de sua operação ou variações sazonais da sua matéria-prima. Nossas soluções permitem monitorar e ajustar a relação entre os diferentes componentes do leite, tais como gordura, proteína, sólidos e caseína para melhorar a produção. Padronização nesta fase inicial ajuda-lhe a melhorar o rendi-mento, reduzir o desperdício e aumentar margens de lucro. Por exemplo, na produção de leite integral, onde a quantidade mínima de gordura exigida é de 3,0%, a padronização de gordura é necessária pois o leite da vaca normalmente contém 3,8% de gordura.

Com o conhecimento sobre o teor de gordura no leite desnata-do e o creme após o separadesnata-dor, a padronização então se torna possível. Basta adicionar o creme de volta ao leite desnatado até alcançar exatamente 3,0% de gordura. Não só essa pa-dronização coloca a composição de acordo com determinados limites legais, ela também garante que você não perca valiosos componentes que poderiam estar sendo utilizado de outra forma e vendidos a um preço muito mais elevado.

Da mesma forma, a rentabilidade e a qualidade da produ-ção de queijo começa com a padronizaprodu-ção correta do leite.

Especificamente, a relação entre gordura e proteína no leite para queijo (ou ainda melhor, a relação entre gordura e case-ína) pode ser ajustada para atingir a gordura especificada na matéria seca do queijo acabado.

Da mesma forma, a padronização de leite em pó começa com a relação entre gordura e sólidos do leite de acordo com as proporções especificadas para o pó acabado. A concentração de proteína no leite pode ser elevada através da adição de leite em pó desnatado, leite desnatado consensado ou leite ultra-filtrado. Alternativamente, o teor de proteína pode ser reduzido com lactose extra ou permeado de um processo de ultrafiltração.

Como a proteína é o componente mais caro do leite em pó, o alto controle, fornecido pela padronização no início do processo de produção, pode ser um impulso importante para a lucratividade.

Melhoria dos lucros:

Um laticínio produz 10.000 toneladas de leite em pó por ano. Diminuindo a proporção entre proteína/sólidos não gordurosos em 0,6%, estará economizando até € 250,000 por ano.

Ferramentas para a padronização:

Padronização requer análises rápidas, precisas e rotineiras. Quanto mais rápido obter resultados, mais cedo o processo poderá ser ajustado. Quanto mais preciso forem os resultados, mais ajustes próximos dos valores alvos poderão ser feitos. Quanto mais frequente forem essas análises, mais frequentes e melhores serão os ajustes de variações bruscas na fabricação.

Os equipamentos Fourier Transform Infrared (FTIR) de bancada como o MilkoScan™ FT1 e o MilkoScan™ F T2 são ideais para padronização. Para produções altamente volumosas, os equipamentos de controle de processo e os software, como ProcessS-can™ e ProcessTouch™ são excepcionais, porque proporcionam ajustes do fluxo de leite na produção em tempo real.

(8)

3

Melhore o rendimento através do controle de processo:

A FOSS oferece uma gama de soluções de análises por amostragem ou diretamente no processo para o uso em diferentes etapas ao longo do processo de produção. Com análises rápidas e confiáveis de parâmetros cruciais, você pode alavancar dados em tempo real de produção e tomar as medidas necessárias economizando um dispendioso trabalho e o desperdício de recursos valiosos.

Melhoria de rendimento na manteiga:

Se você for produtor de manteiga, terá que seguir a legis-lação informando que sua manteiga contém um máximo de umidade de 16% ou um mínimo de gordura de 80%. A composição final da manteiga é ajustada através da mistura de mais ou menos água, salmoura ou a cultura inicial da man-teiga no último estágio do processo de agitação automática. Aqui, informações instantâneas sobre o conteúdo de umidade permitem ajustes em tempo útil para obter a mistura certa, possibilitando um melhor rendimento como aumentando o teor de umidade da manteiga produzida.

Para processos contínuos de manteiga, o controle mais firme é obtido através de um sensor que trabalha em tempo real na saída do processo e que dá um fluxo constante de resultados de análises.

Melhoria de lucros:

Com o preço da manteiga em 3,10 Euros e uma produção anual de 4.500 toneladas, um aumento no rendimento de umidade será de 0,3% 50.000 Euros por ano.

Evaporação efetiva para produtos em pó com lucratividade

Quando produzindo leite concentrado e em pó, a razão entre gordura e sólidos no leite deve ser primeiramente padronizada para alcançar a proporção especificada no produto em pó final. Então, basta esperar o aumento do rendimento e da receita pelo ajuste e verificação da razão proteína e sólidos totais no concentrado que sai do processo de evaporação. Usando soluções de controle de processo, poderá analisar e controlar o grau de concentração depois do evaporador pela medida dos sólidos totais. Checando aqui há como assegurar que a maioria da água será evaporada sobre vácuo, o que é muito menos caro e adequado que tentar na próxima etapa de processo, a torre de secagem. Adicionalmente, a umidade pode ter seu ajuste fino após o processo de secagem. Neste estágio, resultados rápidos e confiáveis podem ser usados na

retenção do máximo de umidade possível no pó, dentro dos limites legais.

As soluções FOSS, na fábrica ou diretamente na linha de pro-dução, oferecem resultados instantâneos de umidade requeri-dos para o controle de velocidade de fluxo e temperaturas de secagem no aspersor de secagem ou ainda no leito fluidizado, logo é possível fazer o ajuste fino para alcançar as especifi-cações precisamente.

Melhoria do lucro:

A produção de leite em pó com saída de 70.000 toneladas por ano fazendo com que a umidade chegue mais próximo da especificação em 0,1%, este aumento de rendimento gera um valor de 147.000 Euros.

(9)

Para alcançar a perfeição na fabricação de queijos

Durante a fabricação de queijos, a informação rápida sobre o conteúdo de umidade da massa de queijo é essencial para o controle de várias etapas de processamento. O corte, a agitação e especialmente o processo de prensagem, todos tem um grande impacto sobre a umidade no queijo pronto.

Queijos duros

O mais próximo que se possa seguir a composição do produ-to durante a produção, mais rápido é feita a ação corretiva, nas bateladas seguintes. Uma rápida análise na linha pode potencializar substancialmente a lucratividade em uma pro-dução de queijo.

Queijos frescos

Na produção de cream cheese ou de quark, controlar a efici-ência do separador, poderá otimizar a quantidade de sólidos do produto final. A instalação de sensores diretamente na

linha dos separadores irá fornecer controle final e alto ren-dimento. Um alternativa, para alguns processos, poderá ser um controlador em linha.

Queijos processados

Conhecimento sobre a composição do queijo é pré-requisito quando produzindo o queijo processado. Um analisador rá-pido em linha é a resposta, mas a mistura inicial tende a ser muito heterogênea, a instalação de sensores diretamente em vários estágios do fluxo de processo irá dar retorno rápido para a otimização da receita.

Melhoria do lucro

Alcançando o padrão desejado, pela redução de sólidos totais em 0,2% teremos EU$ 50.000 por ano em uma planta de produção de 4500 toneladas por ano.

Ferramentas para controle de processo

De um banco de instrumentos para uso por operadores em produção, na linha para integrar o uso de análises e sistemas de controle gerenciados na sala de controle por um computador, a escolha de uma solução analítica é ampla de acordo com suas necessidades e seu orçamento.

Banco de instrumentos de infravermelho com transformada de fourier (FTIR) para teste de produtos líquidos e semi-viscosos, inclui analisadores Milkoscan FT1 e Milkoscan FT2 ou Milkoscan Minor. Para produtos como queijo oucoalhada, o Foodscan com infravermelho Próximo (NIR) é uma opção robusta e versátil para uso em linha de produção ou no laboratório. Para o pó, o INFRAXACT ou DS2500 NIR é ideal para análise de umidade no final do processo de secagem.

Em todos os tipos de produção, um novo patamar de controle é alcançado quando um sistema integrado de controle de processo, commo Profoss ou Processscan são usados. Enquanto uma solução de bancada pode ser usada uma vez por hora, estas opções de processos, cada vez mais populares fornecem um fluxo contínuo de resultados analíticos e, assim, mantém o processo cada vez mais perto metas especificadas.

(10)

4

Em acordo com a especificação do produto final

As análises críticas no final da produção podem ajudar consi-deravelmente na rastreabilidade, evitando produtos alterados e assim, recalls. É possível trabalhar dentro das especificações, construindo e mantendo a vantagem competitiva.

A maioria dos ensaios pode ser feita usando instrumentos de análise de rotina rápidos, por métodos de análises químicas certificadas que quase sempre precisam de validação com certos critérios de produtos acabados

Além disto, todos os métodos indiretos de medida, por exem-plo os baseados em infravermelho próximo, requerem dados de referência para calibração. Estes dados precisam ser ba-seados em métodos aprovados com precisão e estabilidade para subsequente predição.

Ferramentas para controle de produto acabado

FOSS fornece ambas soluções, (infravermelho) método indireto e análises químicas para controle de produto final. Para análises químicas nós podemos suprir uma gama completa de soluções com passos automáticos com velocidade e segurança enquanto reduzindo o uso de reagentes químicos.

(11)

Sorvete: Mantenha sua mistura dentro do objetivo de, por exemplo, 10% de gordura e não 10,3%, que fará com que perca dinheiro ao longo do tempo

Leite: Deixe de perder gordura e aumente o ganho

Manteiga: Sensores permitem que ajustes sejam realizados em tempo real

Leite em pó: Faça o ajuste fino da umidade e aumente o rendimento

Queijo: Leve em conta a vantagem das análises rápidas para aumentar a sua lucratividade.

Logurte: Siga a composição mais de perto para ações corrretivas rápidas

(12)
(13)

Mais de 90 entre as 100 empresas de

alimentos e agroindústrias utilizam

soluções FOSS

(14)

MilkoScan™ Minor

MilkoScan™ FT1

MilkoScan™ FT2

ProcesScan™

Informação precisa para todos os tipos de produção:

Soluções FOSS estão disponíveis para todos os tipos de produtos lácteos, desde instrumentos precisos para laticínios pe-quenos até os mais avançados multi-parâmetros de análise tecnológica que usam tecnologia de infravermelho NIR e FTIR. Independente do instrumento de sua escolha, pode estar seguro que é altamente confiável, preciso e segue as normas e padrões higiênicos estabelecidos.

Para produções em larga escala, nossa sofisticada solução de processo na linha, mede diretamente a matéria na linha. Fácil de instalar e manter estas soluções são finamente calibradas de acordo com padrões internacionais e podem resistir mesmo as condições ambientais mais rigorosas. Nosso equipamento de linha,foi desenhado para uso em pequenas linhas de pro-dução e fazem medidas de amostras de forma rápida e precisa. Estes pequenos instrumentos são desenhados para atender a necessidade de plantas pequenas e para serem operados, limpos e mantidos de forma fácil.

Permite pequenos produtores terem analises de leite rápidas e precisas. Pré-calibrado para leite cru, processado e creme. Permite analise de tudo que é recebido, de forma que as entregas e o controle de produção sejam mais preciso.

Ideal para análise de leite e creme.

É um analisador rápido e preciso que dá resultados rápidos, de leite cru e de produtos intermediários e finais. Analisa uma série de parâmetros incluindo gordura, proteína, lactose, sólidos totais e adulterantes.

É um analisador de leite versátil capaz de receber muitos diferentes tipos de amostras e parâmetros, tais como: Proteína, Gordura, Sólidos totais, Uréia e Caseína.

Uma gama de aplicações incluem leite, creme, soro, leite concentrado, iogurte, sobremesas lácteas e sorvetes.

É um analisador on-line que propicia dados de alta precisão para padronização de leite. Processtouch é um software flexível que monitora e controla o proces-so em tempo real. Junto, ele propicia uma proces-solução total que otimiza a produ-ção, gerando economia e a qualidade do produto, como: queijo, leite em pó e leite.

(15)

InfraXact™ FoodScan™

ProFoss™

Kjeltec™ Series

ProcessTouch™

Instrumento fácil de usar projetado para uso diário. A FOSS oferece calibrações ANN feitas a partir de um amplo banco de dados, o que reduz o custo e o tem-po de inicial de instalação consideravelmente.

Ideal para análises de leite em pó e sorvete.

Oferece análise rápida e precisa para uma gama variada de produtos lácteos sólidos e pastosos sem preparo de amostra ou com o mínimo de preparo. FOSS oferece calibrações ANN já prontas.

Ideal para queijo, manteiga e iogurte.

É um analisador NIR em linha que monitora múltiplos parâmetros de qualidade tais como: umidade, sólidos totais e gordura em produtos lácteos. Simples de instalar diretamente na linha de produção, tem grande número de aplicações em produtos lácteos onde permite trabalhar de forma mais próxima aos limites, com significante economia. Inúmeras aplicações já estão disponíveis incluindo manteiga, concentrado protéico, leite em pó e queijo.

Consistem de três modelos: 8100, 8200 e 8400, para destilações simples e se-guras, com diferente nível de automação. O Kjeltec 8400 em combinação com o dosador 8420, 8460 e com o digestor Tecator Auto Lift são a última geração em análise KJELDAHL automática.

Para análise de proteína de produtos lácteos.

É um software de controle de produção que assegura total integração da sou-ção FOSS no processo resultando um ótimo desempenho. Oferece possibilidade de total rastreabilidade da recepção de leite cru até a saída do produto.

(16)

Mantenha a precisão e aumente

o tempo de trabalho

Para manter o seu instrumento FOSS funcionando perfeitamente ano após ano, a FOSS oferece uma variedade de planos de suporte designado a atender as necessidades individuais do seu negócio. Nossos engenheiros certificados fazem manutenção preventiva para máximo tempo de trabalho com mínimo custo de reparo.

Os planos FOSSCARE de suporte incluem:

INSTALAÇÃO / CALIBRAÇÃO

Instalação do instrumento ou software total-mente operacional desde o dia 1

TREINAMENTO

Programas de treinamento que asseguram a compreensão total do seu time

PLANOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Maximizando tempo de trabalho e assegu-rando o bom desempenho do instrumento

REAGENTES E CONSUMÍVEIS

Disponíveis em pacotes e prontos para uso

RELATÓRIOS DE GERECIAMENTO

Relatório de gerenciamento padrão e custo-mizado para a rápida tomada de decisão

PEÇAS E ASSISTÊNCIA GLOBAL

Assistência rápida e eficiente que reduz tempo de parada

GERENCIAMENTO DE REDE

Suporte remoto para manutenções pre-ventivas e otimização do desempenho da sua solução para manutenção preventiva e otimização da performance da solução

VIGILÂNCIA DE INSTRUMENTO

Monitoramento profissional para o máximo desempenho da sua solução

MONITORAMENTO DE SOFTWARE E CALIBRAÇÃO

Monitoramento contínuo e desenvolvimen-to de software e calibração para interfaces otimizadas e performance analítica de ponta

(17)

Calibração, gerenciamento e configuração do

instrumento centralizados

Para grandes plantas de produção, as ferramentas RINA e Mosaic permitem monitoramento e diagnóstico remoto do instrumento. Com este software, especialistas internos ou externos podem precisamente configurar e monitorar os instrumentos da FOSS de onde estiverem. Atualização de calibrações e correções de BIAS são gerenciadas facilmente e de forma segura através da rede e do sistema que pode ser diariamente monitorado.

(18)
(19)

Um rápido retorno de investimento.

Uma planta de lácteos que recebe 300.000 litros

de leite por dia usando Milkoscan para melhorar a

precisão e segurança pode economizar 0,014% de

gordura por litro de leite. Anualmente, esta pequena

diferença poderá significar US$ 50.000,00

(20)

Soluções FOSS - O padrão de ouro

nas análises para laticínios

Na metade da decada de 60 a FOSS desenvolveu o primeiro equipamento para análise de gordura em leite. Este desenvolvimento recebeu a marca global de MilkoscanTM, instrumentos para teste de composição de leite.

Através dos próximos 50 anos, nosso portfólio de soluções aumentou muito e muitas das tecnologias e aplicações são agora consideradas os padrões de ouro para métodos de análises rápidas na indústria de lácteos.

Como a fornecedora líder mundial de instrumentos para análise de leite, temos orgulho de dizer que temos hoje comercializadas mais de 5000 soluções analíticas. Nossas soluções são aprovadas por todas as principais autoridades e estão totalmente de acordo com todas as diretivas.

As tendências como o gosto do consumidor cada vez mais sofisticado e a pressão incessante para a melhoria da lucratividade significa que um número crescente de laticínios ao redor do mundo confiam nas soluções analíticas dedicadas da FOSS. Nossas soluções geram economia de tempo, trabalho e custos e permitem uma resposta mais rápida ao mercado. Em resumo, com a FOSS você pode produzir qualidade consistente para o seu negócio e seus clientes, hora após hora, dia após dia.

Para saber mais sobre a FOSS, por favor entre em contato com o nosso escritório de vendas local ou visite nosso site www.foss-analytical.com.br

P/N 1026623, Issue BR, July 2013

FOSS

Rua Dr. Costa Júnior 356 Agua Branca São Paulo - SP 05002-000 Tel.: 11 3862 7757 Fax: 11 3862 7757 brasil@foss.dk www.foss-analytical.com.br

Referências

Documentos relacionados

Conclusão: O QUEFAC não se mostrou válido para avaliação da dieta habitual dos últimos 3 meses em crianças de 7 a 10 anos residentes em São Paulo e apresentou moderada

Produtos: Ferramentas eléctricas e acessórios N.º Colaboradores: 1.700. Início

11.1 Exceto quando especificado de outra forma e por escrito, o PNUD será o titular de todos os direitos de propriedade intelectual e demais direitos de

Na Veolia Water Technologies dispomos de uma ampla gama de soluções tecnológicas para a produção de água desmineralizada, purificada, ultra purificada, geração de vapor puro

Cada modelo permite que você configure qualquer coisa, desde um sistema básico de home theater até uma solução de automação para toda a casa.. Seu elegante design os torna fáceis

III - planta do imóvel, assinada pelo proprietário ou representante legal a profissional registrado no CREA, contendo no mínimo:.. a) - os dados da medição,

As condições operacionais dentro de centrais químicas são muito exigentes: uma ampla gama de meios orgânicos e inorgânicos - muitas vezes tóxicos e altamente corrosivos - em

Estude o material didático Receba mais material Envie o material 日本語 Curso por Correspondência com Sessões de Leitura Online Participe das sessões online Escute o áudio