• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Triciclo que movienta pernas e braços.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. Triciclo que movienta pernas e braços."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Engenharia Mecânica Título:

Modalidade:

Triciclo que movienta pernas e braços

Ano Base: 2017

Com solicitação de bolsas e/ou recursos

Outras Outras Instituições poderão participar do projeto. O doutorando Aurasil Ferreira Garcia Junior no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UNESP-Campus de Ilha Solteira é docente do IFPR campus de Paranavaí.

Início: 02/01/2017

Término

Telefone: (18)981573 479

Email: padua.dem@gmail.com.br

Local de realização: UNESP-Campus de Ilha Solteira - Departamento de Engenharia Mecânica

Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Espec Grande Área: Engenharias

Tecnologia Ano Inicial: Lattes: 31/12/2017

Identificação

Engenharia Mecânica http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798887P7 Coordenador: Area Link Descrição UNESCO-Conference http://cooperation.epfl.ch/2016Tech4Dev/Program/Sessions/D AY2/AM/SE16-HAB Full Paper http://cooperation.epfl.ch/files/content/sites/cooperation/files/T ech4Dev% TECNOMOBI 2015 https://www.youtube.com/watch?v=PHha-JuhNrg&feature=youtu.be Avaliação do Coord.: 2017 Trâmite Atual: Linha Programática:

Antonio de Padua Lima Filho

Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1:

Desenho de Produto Engenharia do Produto

(2)

Link Descrição Fotografias TECNOMOBI2015 https://www.facebook.com/ifspvotuporanga/photos/pb.548261 211851944.-2207520000.1451386677. Descrição Anexo

TG apresentado sobre triciclo Trabalho de Graduação - Thúlio José Rodrigues - 2016 (1).pdf

Equipamento aprovado na Plataforma Brasil CAAE -15283613.0.0000.5402

ManualTriciclomanualpernas.docx

Premiação-TECNOMOBI 2015 Antonio de P_dua Lima Filho.pdf

Estrutura

Fundamentação

Teórica:

A movimentação de braços e pernas (extensão e flexão) é importante para a reabilitação de pessoas com deficiência motora e neurológica, pois ativa a circulação sanguínea e o estímulo dos membros paralisados (GAMA et al., 2008, BÉLANGER et al., 2000, MANCINI et al., 2004, DIONYSSIOTIS et al., 2015, LAI et al., 2010, KIM et al., 2015). Assim, exercícios de flexão de braços e pernas no equipamento proposto neste projeto de extensão pode contribuir para o exercício dos membros paralisados de pessoas com paralisia cerebral, lesão medular, hemiplégicas e na terapia da osteoporose, por exemplo. O acionamento deste equipamento pode ser auxiliado por outra pessoa através de uma bicicleta que poderá ser acoplada tanto na parte traseira como na dianteira. É um projeto inovador, pois este auxílio no acionamento não é encontrado nos triciclos de acionamento manual que movimenta os membros inferiores (LIGHTFOOTCYCLES, 2016). É um equipamento de tecnologia assistiva que deve ser usados nas vias públicas, assim poderá contribuir para inclusão social da pessoa com deficiência motora, melhorar a qualidade de vida e a exposição ao sol como terapia de auxílio.

Projetar e construir um triciclo acionado manualmente que movimenta os membros inferiores.

Acoplar uma bicicleta na traseira ou dianteira do triciclo para ajudar no movimento de flexão e extensão dos membros superior e inferior.

Avaliar experimentalmente o equipamento analisando itens de segurança, a capacidade de subir rampas e a frenagem. Os resultados dos testes garantirão o estudo de possíveis melhorias no protótipo.

Objetivos:

Descrição do equipamento.

As modificações serão feitas num triciclo praiano freio a disco (DREAMBIKE, 2016), como seguem:

1. Manivela – Utilizada para transmitir o torque da coroa para a catraca para mover o triciclo e as pernas da pessoa com deficiência motora.

2. Assento – Projeto ergonômico garantindo a segurança e o conforto na direção do triciclo. 3. Plataforma para o suporte dos pés – Tem a função de oferecer segurança e conforto aos membros inferiores da pessoa com paraplegia quando do movimento do triciclo.

4. Bicicleta auxílio – Auxílio na força motriz por uma pessoa. Este auxílio será provido por uma bicicleta acoplada na parte traseira ou na dianteira quando a pessoa não tem habilidade suficiente para dirigir o triciclo.

5. Ajuste do assento: Utilizado para posicionar mãos, braços e pernas da pessoa com deficiência para acionar a manivela do triciclo.

Metodologia:

BÉLANGER, M.; STEIN, R. B.; WHELLER, G. D.; GONDON, T.; LEDUC, B. Electrical stimulation: can it increase muscle strength and reverse osteopenia in spinal cord injured individuals? Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Reston, v. 81, n. 8, p. 1090-1098, 2000.

DIONYSSIOTIS, Y.; STATHOPOULOS, K.; TROVAS, G.; PAPAIOANNOU, N.; SKARANTAVOS, G.; PAPAGELOPOULOS, P.; Impact on bone and muscle area after Referencias:

(3)

spinal cord injury. Nature Publishing Group, Grécia, n. 633, p. 1-8, 2015.

D R E A M B I K E . T r i c i c l o p r a i a n o . http://www.dreambike.com.br/paginas/triciclos_praiano.htm. Acessado: 09 de Agosto de 2016.

GAMA, M. C. S.; FERNANDES, L. F. R. M.; BENITES, E. G.; RODRIGUES, S.; TEODORI, R. M. Avaliação de um treinamento de marcha com carga parcial de peso. Acta Ortopédica Brasileira, São Paulo, v. 16, n. 5, p. 301-304, 2008.

KIM, S. J.; PARK, S. H.; LEE, C. R.; Comparison of neck and upper-limb muscle activities between able-bodied and paraplegic individuals during wheelchair propulsion on the ground. Journal of Physical Therapy Science, v.27, p.1473–1475, 2015.

LAI, C. H.; CHANG, H. S.; CHAN, W. P.; PENG, C. W.; SHEN, L. K.; CHEN, J. J.; CHING, S. C. Effects of functional electrical stimulation cycling exercise on bone mineral density loss in the early stages of spinal cord injury. Journal of Rehabilitation Medicine, Uppsala, v. 42, n. 2, p.150-154, 2010.

LIGHTFOOTCYCLES. http://lightfootcycles.com/. Acessado: 09 de Agosto de 2016. MANCINI, M. C.; ALVES, A. C. M.; SCHAPER, C.; FIGUEIREDO, E. M.; SAMPAIO, R. F.; COELHO, Z. A. C.; TIRADO, M. G. A. Gravidade da paralisia cerebral e desempenho funcional. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 8, n. 3, p. 253-260, 2004.

A avaliação do equipamento será importante para eventuais melhorias no protótipo. De acordo com a equipe médica que tem participado dos nossos projetos: Dr. Assis Marinho (Hospital Regional de Ilha Solteira) informou-nos que pessoas com paralisia cerebral, lesão medular e acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, serão beneficiadas com o equipamento proposto neste projeto de extensão. Assim, o equipamento proposto neste projeto de extensão, usado nas vias públicas, poderá contribuir para melhorar a vida de pessoas com deficiência motora e a exposição ao sol como terapia de auxílio, como descrito anteriormente. Uma pessoa por meio de uma bicicleta acoplada na traseira ou na frente do triciclo, quando o usuário não consegue guiar o triciclo, poderá auxiliar na força motriz e será importante no auxílio do movimento dos membros superior e inferior da pessoa com deficiência motora. Esta ajuda na força motriz poderá ser feita pelos familiares aumentando o vínculo com a pessoa com deficiência motora. Os resultados serão publicados em revistas especializadas e em congressos nacional e internacional. O projeto será divulgado também pela internet para ser copiado e ser acessível para pessoas com recursos financeiros limitados como tem sendo feito até o momento, por exemplo, Projeto Triciclo: http://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/engenharia-mecanica/projeto-triciclo/.

Resultados Esperados:

1. AQUISIÇÃO DO TRICICLO PRAIANO E BICICLETA COM MARCHA

O t r i c i c l o p r a i a n o d a f i r m a D R E A M B I K E (http://www.dreambike.com.br/paginas/triciclos_praiano.htm) será adquirido para fazer as modificações e a bicicleta com marcha poderá ser adquirida numa loja de bicicleta de Ilha Solteira-SP.

Período: 1º – 2º mês.

2. SUPORTE DE APOIO DA FORÇA MOTRIZ EXTRA

Apoiar a bicicleta na traseira e na frente do triciclo praiano para funcionar como uma força motriz adicional. A bicicleta acoplada na traseira do triciclo terá dois graus de liberdade: um cubo de bicicleta será posicionado sobre um rolamento para acoplar o garfo da bicicleta; Período: 2º – 4º mês.

3. SISTEMA DE TRAÇÃO MANUAL

A manivela será acionada pelas mãos do usuário. O movimento moverá os membros inferiores posicionados no pedal do triciclo.

Período: 4º – 6º mês.

4. REVESTIMENTO DO BANCO DO TRICICLO PRAIANO

Para o maior conforto do usuário que passa muito tempo sentado no equipamento. Período: 6º mês

Cronograma de Atividades:

(4)

5. PINTURA

Pintura do suporte para posicionar a bicicleta no triciclo praiano Período: 7º mês

6. AVALIAÇÃO

Avaliar o triciclo para pessoas com deficiência motora com e sem o auxílio da força motriz extra como descrita anteriormente. A equipe médica (Dr. Assis Marinho e Dr. Valter Araújo) são colaboradores no projeto e acompanharão os testes. Os testes estão garantidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Plataforma Brasil – CAAE 15283613.0.0000.5402) e serão feitos no Campus Universitário e nas vias públicas de Ilha Solteira.

Período: 8º - 9º mês 7. RELATÓRIO

Relatório final do Projeto de Extensão. Publicação dos resultados. Período: 10º - 12º mês.

Este trabalho tem como objetivo projetar, construir e avaliar um triciclo com acionamento manual que movimenta os membros inferiores. O movimento de extensão e flexão tanto dos membros superior como inferior é importante para pessoas com deficiência motora como descrito anteriormente. A inovação neste projeto é acoplar uma bicicleta para auxiliar o usuário na força motriz. A bicicleta poderá ser acionada pelos próprios familiares da pessoa com deficiência motora aumentando o vínculo com a pessoa com necessidades especiais. É um equipamento para ser usado em vias públicas pelas pessoas com deficiência motora e assim garantindo a exposição ao sol como terapia de auxílio como descrito anteriormente. Será de custo acessível e poderá ser copiado. Release para

(5)

Características de Projeto de Extensão

Alunos tanto de graduação como de pós-graduação têm participado dos projetos de extensão universitária como bolsista e voluntário. O tema de doutorado do aluno Aurasil Ferreira Garcia Junior está relacionado ao projeto de extensão universitária UNESP/PROEX intitulado “Triciclo motorizado para pessoas paraplégicas”. Este equipamento é de acionamento tanto manual como por motor elétrico sem escova. O doutorando Aurasil participará deste Projeto. O aluno Maicon Renato Gonçalves Preto graduando em Engenharia Mecânica/UNESP/Campus de Ilha Solteira também participará do Projeto. Alunos do IAESTE - Brazil (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) têm participado no desenvolvimento dos p r o j e t o s d e e x t e n s ã o u n i v e r s i t á r i a (https://www.facebook.com/abipebrazil/posts/91015371905829 9) e os futuros alunos IAESTE farão parte também da equipe para desenvolver este projeto.

Participantes do Projeto

Características de Projeto de Extensão

A UNESP/Campus de Ilha Solteira/Departamento de Engenharia Mecânica tem um Laboratório de Máquinas Operatrizes que tem atendido a fabricação dos equipamentos desenvolvidos pelos Projetos de Extensão Universitária, por exemplo: 1. Triciclo adaptado para portador de deficiência física dos membros inferiores (IDs. No. 7805, 4144 e 6068); 2. Equipamentos para promoção de melhor qualidade de vida com deficiência motora (IDs. No. 8147 e 12682); 3. Triciclo motorizado para pessoas paraplégicas (2013/2014); e 4. Cama Hospitalar Especial (2015).

Nível de Exequibilidade

Características de Projeto de Extensão

Duas patentes foram depositadas pela Agência Unesp de Inovação (AUIN): 2. BR 30 2014 005756 1 – Configuração aplicada em bancada; e 2. BR 10 2013 012283 1 – Mesa para portadores de necessidades motoras. Estas patentes foram baseadas nos projetos de extensão universitária Unesp-Proex. Participação e artigo apresentado no “4th International UNESCO Conference on Technologies for Development (Tech4Dev 2016)” na cidade de Lausanne, Suíça, 2 a 4 de maio de 2016. O título do artigo apresentado foi “Manufacturing Hand Bikes Using Recycled Bicycle Parts”. O triciclo motorizado para pessoas paraplégicas permitirá a inclusão de u m a f a i x a d e p o p u l a ç ã o q u e a p r e s e n t a p r o b l e m a cardiovascular. Este é um ponto importante, pois é um produto projetado e construído dentro da Universidade e faz parte do estudo de doutorado do aluno Aurasil Ferreira Garcia Júnior na Unesp/Campus de Ilha Solteira/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica como descrito anteriormente. Temos um link junto ao site do Departamento de Engenharia Mecânica d i v u l g a n d o o P r o j e t o T r i c i c l o http://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/engenharia-mecanica/projeto-triciclo/ (Acessado: 10 de Agosto de 2016). Este projeto está disponível para ser copiado pelas pessoas

Visibilidade para a Universidade

Características de Projeto de Extensão

Capítulo em livro, links e entrevista sobre os projetos deextensão Unesp/Proex anteriores foram disponibilizados no site da Unesp.

1. A inovação para o desenvolvimento social – capítulo em livro:

h t t p : / / w w w . c u l t u r a a c a d e m i c a . c o m . b r / c a t a l o g o -detalhe.asp?ctl_id=457 (Acessado: 10 de Agosto de 2016). 2. Promoção de melhor qualidade de vida de pessoas com

Indicadores de Impacto-Interno (no âmbito da Universidade)

(6)

deficiência.

http://www.unesp.br/portal#!/noticia/18633/promocao-de-melhor-qualidade-de-vida-de-pessoa-com-deficiencia-/ (Acessado: 10 de Agosto de 2016)

3. Unesp promove acessibilidade – Professores de Ilha Solteira projetaram e construíram bancada para aluno cadeirante. http://www.unesp.br/portal#!/noticia/17059/unesp-promove-acessibilidade/ (Acessado: 10 de Agosto de 2016).

4. Unesp desenvolve cama hospitalar especial – Objetivo é ajudar os profissionais da área médica no cuidado a pacientes. http://www.unesp.br/portal#!/noticia/18897/unesp-desenvolve-cama-hospitalar-especial/ (Acessado: 10 de Agosto de 2016). 5. PodExtensão: Pesquisadores da Unesp projetam cama hospitalar que auxilia na prevenção de escaras

http://podcast.unesp.br/podextensao-17032015-podextensao- pesquisadores-da-unesp-projetam-cama-hospitalar-que-auxilia-na-prevencao-de-escaras (Acessado: 10 de Agosto de 2015).

Características de Projeto de Extensão

Seguem, por exemplo, a divulgação do nosso trabalho em links, entrevista em rádio, congresso internacional, premiação e exposição dos nossos produtos fabricados ao longo dos projetos de extensão universitária Unesp/Proex.

1. Participação e artigo apresentado no “4th International UNESCO Conference on Technologies for Development (Tech4Dev 2016)” na cidade de Lausanne, Suíça, 2 a 4 de maio de 2016. O título do artigo apresentado foi “Manufacturing Hand Bikes Using Recycled Bicycle Parts”.

http://cooperation.epfl.ch/2016Tech4Dev/Program/Sessions/DA Y2/AM/SE16-HAB (Acessado: 10 de Agosto de 2016).

2. ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil. https://www.facebook.com/abipebrazil/posts/910153719058299 (Acessado: 10 de Agosto de 2016) https://www.facebook.com/abipebrazil/posts/910151179058553 (Acessado: 10 de agosto de 2016). 3 . E n t r e v i s t a n a R á d i o J u s t i ç a , http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/programacao!listarAu dioRelacionado.action?menuSistema=mn324&entity.id=274256 no dia 29/03/2015 às 16:00 h sobre Acessibilidade e Justiça – Edição 29/03/2015 (Acessado: 10 de Agosto de 2016). 4 . P a r t i c i p a ç ã o d a U n e s p / C a m p u s d e I l h a Solteira/Departamento de Engenharia Mecânica na competição da I Olimpíada de Tecnologia Assistiva para Mobilidade – Tecnomobi 2015, realizada no dia 28 de novembro de 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São P a u l o , C â m p u s V o t u p o r a n g a - S P . V e j a l i n k s : < h t t p s : / / w w w . y o u t u b e . c o m / w a t c h ? v = P H h a -J u h N r g & f e a t u r e = y o u t u . b e > e < https://www.facebook.com/ifspvotuporanga/photos/pb.5482612 1 1 8 5 1 9 4 4 . -2207520000.1451386677./1101668293177897/?type=3&theate r. Acessado 10 Agosto de 2016>. Fomos premiados em 2º Lugar.

5. Participação da Exposição de Inovação em Tecnologia Assistiva, realizada no âmbito do VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, entre os dias 13 e 15 de agosto de 2014, no Palácio de Convenções do Anhembi, São Paulo, representando a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Ilha Solteira.

(7)

6. Prêmio do trabalho exposto no 7º Congresso de Extensão Universitária intitulado “Elevador Ortostático para Treinamento de Marcha e Integração Sensorial para Pessoas com Deficiência Motora”. 2013.

7. Prêmio HYDRO ALUMINIO ACRO S.A. de melhor trabalho técnico da sessão DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS do V Congresso Internacional do Alumínio, realizado de 24 a 26 de abril de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo – SP, pela Associação Brasileira do Alumínio, com o trabalho “Triciclos personalizados feitos de bicicletas de alumínio reciclado para pessoas paraplégicas”.

Características de Projeto de Extensão

Os alunos tanto de graduação como de pós-graduação tem participado desde a fase do projeto e construção do equipamento. Alunos do IAESTE têm participado também dos projetos de extensão como anteriormente descrito. É fundamental este intercâmbio, pois os nossos alunos treinam a fala da língua inglesa, muito importante para a carreira profissional dos nossos futuros engenheiros. Aprenderão a trabalhar em equipe e isto é fundamental também na formação deles. Os alunos terão contato direto com pessoas de necessidades especiais. Este contato será também de grande importância no aprendizado de nossos alunos.

Importância na Formação do Aluno

Características de Projeto de Extensão

Duas patentes foram depositadas pela Agência Unesp de Inovação (AUIN). Expomos os nossos produtos no VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, como descrito anteriormente. A experiência obtida nos projetos de extensão universitária Unesp/Proex dos triciclos para pessoas paraplégicas acionados por meio manual, manual e elétrico (motor elétrico sem escova) foi importante para dar base para submeter este projeto de triciclo com acionamento tanto dos membros superior e inferior. A inovação neste triciclo está na possibilidade de acoplar uma bicicleta para ajudar na força motriz. O equipamento proposto neste projeto é para uso em vias públicas e assim poderá contribuir para a acessibilidade e inclusão social de pessoas com necessidades especiais como descrito anteriormente. O preço deste triciclo deve ser inferior em comparação dos disponibilizados no mercado.

Geração de Produtos e Processos

Características de Projeto de Extensão

O protótipo a ser desenvolvido permitirá o deslocamento das pessoas com paraplegia/hemiplegia, por exemplo, através de movimentos simultâneos de braços e pernas. A movimentação de braços e pernas (extensão e flexão) é importante para a reabilitação de pessoas com deficiência motora e neurológica, pois ativa a circulação sanguínea e o estímulo dos membros paralisados como descrito anteriormente. É um equipamento para ser usado nas vias públicas e a exposição ao sol funcionará como uma terapia de auxílio. Uma bicicleta com marcha será acoplada ao triciclo para auxiliar na força motriz. Assim, o protótipo a ser construído é inovador, pois facilitará ao usuário superar a inclinação das vias públicas com mais facilidade.

(8)

Quantidade Título 1 Capítulo 7

Equipamentos para promoção de melhor qualidade de vida de pessoas com deficiência motora

Veja link

A inovação para o desenvolvimento social – capítulo em livro: h t t p : / / w w w . c u l t u r a a c a d e m i c a . c o m . b r / c a t a l o g o -detalhe.asp?ctl_id=457 (Acessado: 10 de Agosto de 2016).

Capítulos publicados Nacionais

1 ELEVADOR ORTOSTÁTICO PARA TREINAMENTO DA MARCHA E I N T E G R A Ç Ã O S E N S O R I A L P A R A P E S S O A S C O M DEFICIÊNCIA MOTORA - Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.3, p.199, 2013.

Artigos publicados em periódicos Nacionais

7 818 - DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM TRICICLO PARA DEFICIENTES FÍSICOS DOS MEMBROS INFERIORES UTILIZANDO LIGAS DE ALUMÍNIO -5º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - novembro 2009.

0919 - FABRICAÇÃO DE CARTEIRA ESCOLAR PARA ALUNOS CADEIRANTES - 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2011.

1090 - FABRICAÇÃO E DOAÇÃO DE TRICICLOS PARA PESSOAS PARAPLÉGICAS / MANUFACTURING AND DONATION OF TRICYCLES FOR

PARAPLEGIC PEOPLE - 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2011.

1101 - PÓRTICO PARA EQUIPAMENTOS DE TERAPIA DE INTEGRAÇÃO

SENSORIAL 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp -2011.

TEC03 - ELEVADOR ORTOSTÁTICO PARA TREINAMENTO DA MARCHA E INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA - 7º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2013.

S A U 1 3 - T R I C I C L O A D A P T A D O P A R A P E S S O A S C O M DEFICIÊNCIA FÍSICA DOS MEMBROS INFERIORES - 7º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2013. TEC21 - MESA ESCOLAR COM TAMPO FRONTAL ADAPTÁVEL PARA ALUNOS CADEIRANTES DE DIFERENTES ESTATURAS -7º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2013.

Resumo em Eventos Nacionais

(9)

Quantidade Título

3 1090 - FABRICAÇÃO E DOAÇÃO DE TRICICLOS PARA PESSOAS PARAPLÉGICAS / MANUFACTURING AND DONATION OF TRICYCLES FOR

PARAPLEGIC PEOPLE - 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2011.

TRICICLOS PERSONALIZADOS FEITOS DE BICICLETAS DE ALUMÍNIO RECICLADO PARA PESSOAS PARAPLÉGICAS - V Congresso Internacional do Alumínio, Desenvolvimento de Novos Produtos, 24 a 26 de abril de 2012.

BANCADA PERSONALIZADA PARA CADEIRA DE RODAS PARA USO DE MICROSCÓPIO ÓPTICO - XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica – CBEB 2014.

Apresentação de Trabalhos em Eventos - oral Nacional

4 "Jornal da Ilha", 18 de agosto de 2007, "UNESP- entrega triciclo adaptado para portador de deficiência", Página A-05.

"A Voz do Povo". Quinta-feira, 20 de novembro de 2008, Folha 5: "Projeto pioneiro dará mobilidade para portadores de necessidades especiais - Social - O projeto recicla bicicletas que encontram-se a há mais de seis meses nos depósitos do Departamento de Trânsito e da Delegacia de Polícia Civil".

"Jornal da Ilha", 20 de dezembro de 2008, Folha A-07: "Bicicletas doadas são recicladas e transformadas em triciclos

para portadores de necessidades especiais - UNESP e Prefeitura firmam parceria."

"Jornal da Região" A12 Folha da Região, Araçatuba, domingo, 14 de agosto de 2008 "Bicicletas apreendidas viram triciclos adaptados – Projeto da UNESP de Ilha Solteira desenvolve triciclos para portadores de deficiência física".

Textos em jornais Nacionais (especificar jornal e data)

1 Inovação em favor da inclusão. Triciclo Suíço. Revista da UNESP Ciência, 6 (60), 23-24.

SILVA, M. J. Inovação socioambiental. Duas iniciativas inéditas resultam no desenvolvimento de conhecimento técnico-científico com aplicação na indústria. Revista ABM, v. 68, n. 619, set/out., p. 332-333, 2012.

Textos em revistas Nacionais (especificar revista e data)

9 Projeto, construção e avaliação de um triciclo para deficientes físicos dos membros inferiores - 2006.

Implementação de um triciclo para deficientes físicos dos membros inferiores - 2007.

PROJETO DE TRICICLOS PARA DEFICIENTES FÍSICOS DOS MEMBROS INFERIORES PARA USO RECREATIVO - 2010. Desenvolvimento e construção de dois triciclos feitos com quadros de alumínio reciclado para pessoas com deficiência

física dos membros inferiores - 2011.

Desenvolvimento e Construção de uma Handbike de Alumínio -2011.

Colher especial para pessoas com deficiência motora - 2012. Cama Hospitalar Especial -2016.

TESTES EM HANDBIKE COM ACIONAMENTO MANUAL E COM MOTOR ELÉTRICO SEM ESCOVA - 2016.

(10)

Quantidade Título

M O D I F I C A Ç Ã O D O A P O I O D O S P É S D E U M E S Q U I E R G O M É T R I C O A D A P T A D O P A R A P E S S O A S C O M P A R A P L E G I A - 2 0 1 6 .

1 A D A P T A Ç Ã O E I N S T R U M E N T A Ç Ã O D E U M E S Q U I ERGOMÉTRICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA DOS MEMBROS INFERIORES

AURASIL FERREIRA GARCIA JUNIOR Dissertação apresentada à Faculdade de Engenharia - UNESP – Campus de Ilha Solteira,

para obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica. Área de Conhecimento: Automação

Prof. Dr. Aparecido Augusto de Carvalho Orientador

Prof. Dr. Antonio de Pádua Lima Filho Coorientador

Dissertações

11 Tricycle design

h t t p : / / w w w . f e i s . u n e s p . b r / # ! / d e p a r t a m e n t o s / e n g e n h a r i a -m e c a n i c a / p r o j e t o - t r i c i c l o /

Manufacturing a tricycle for disabled lower limb. https://www.youtube.com/watch?v=ZF5poPLt670 Recycled bicycle parts.

https://www.youtube.com/watch?v=Cx6Vr6mz5Mw

Recycled bicycle parts. Tests performed in the university (UNESP-Campus of Ilha Solteira). Alcoholic neuropathy.

http://www.youtube.com/watch?v=c7qCH3x6X_I&feature=related Tests performed in the university (UNESP – Campus of Ilha Solteira) UNESP/PROEX. Femoral arthralgia.

http://www.youtube.com/watch?v=XSY5zlPWWAQ&feature=related Tests performed in the University (UNESP – Campus of Ilha Solteira). Spinal injury.

https://www.youtube.com/watch?v=dn9IRu2gv3A&feature=related Recycled bicycle parts –Tests performed in the University (UNESP-Campus of Ilha Solteira). Outdoor testing. Alcoholic neuropathy. http://www.youtube.com/watch?v=zBl-gK1ZD34&feature=related Recycled bicycle parts –Tests performed in the University (UNESP-Campus of Ilha Solteira). Outdoor testing. Spinal injury.

http://www.youtube.com/watch?v=7tTihWPY0RY&feature=related Recycled bicycle parts –Tests performed in the University (UNESP-Campus of Ilha Solteira). Outdoor testing. Femoral arthralgia. http://www.youtube.com/watch?v=DFQQ_ggdZM0&feature=mfu_in_ order&list=UL

Test and donation of tricycle for a paraplegic with limited movement in his hand. Ilha Solteira (SP), Brazil. UNESP – São Paulo State University.

http://www.youtube.com/watch?v=o6M-0GSKgAw

Development and Construction of an Aluminium Tricycle for Paraplegic People.

(11)

Quantidade Título http://wn.com/tricycle_for_paraplegic_people

3 Esqui ergométrico adaptado para pessoas com deficiência motora dos membros inferiores - 8º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2015.

Bancada personalizada para uso de microscópio óptico por alunos cadeirantes 8º Congresso de Extensão Universitária da Unesp -2015.

Cama hospitalar especial - 8º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - 2015.

Artigo completo publicado em anais de eventos nacionais

1 Manufacturing Hand Bikes Using Recycled Bicycle Parts. Veja link.

http://cooperation.epfl.ch/files/content/sites/cooperation/files/Tech4D ev%202016/1133-Lima%20Filho-SE16-HAB_Full%20Paper.pdf

Artigo completo publicado em anais de eventos internacionais

1 Apresentação de Trabalhos em Eventos - oral Internacional.

Participação e artigo apresentado oral no “4th International UNESCO Conference on Technologies for Development (Tech4Dev 2016)” na cidade de Lausanne, Suíça, 2 a 4 de maio de 2016. O título do artigo apresentado foi “Manufacturing Hand Bikes Using Recycled Bicycle Parts”.

http://cooperation.epfl.ch/2016Tech4Dev/Program/Sessions/DAY2/A M/SE16-HAB (Acessado: 10 de Agosto de 2016)

(12)

Nome Email Participante Função

Participantes

Antonio de Padua Lima Filho padua.dem@gmail.com Docente Coordenador AURASIL FERREIRA GARCIA JÚNIOR aurasilgarcia@gmail.com Aluno Pós-Graduação Voluntário (sem DOUGLAS DOMINGUES BUENO douglas@mat.feis.unesp.br Docente Colaborador Luiz Henrique Vitti Felão luiz92148@aluno.feis.unesp.br Aluno Pós-Graduação Voluntário (sem Rodrigo Nunes de Oliveira nunes@dee.feis.unesp.br Aluno Pós-Graduação Voluntário (sem

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 1

Atividades previstas: O bolsista fará o desenho técnico do protótipo.

Acompanhará os Técnicos do Laboratório de Máquinas Operatrizes para execução do protótipo. Então, envolverá trabalhos de solda, corte e usinagem.

Fará o relatório que lhe cabe no projeto de extensão.

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

(13)

Detalhes dos Participantes

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Antonio de Padua Lima Filho

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Coordenar o projeto. Escrita do relatório e de artigos para publicação em Congressos Nacional, Internacional e em revista especializada sobre o assunto.

Fazer Requisição de Material e Serviço (RMS).

Selecionar o aluno bolsista e fazer reunião quinzenal com o aluno bolsista selecionado e alunos voluntários.

Organizar material para exposição eventual em feira de reabilitação.

A equipe médica relatou que a ideia de movimento de flexão e extensão dos membros inferior e superior são importantes para pessoas com paralisia cerebral (PC) e acidente vascular cerebral (AVC) como descrito ao longo do projeto. É um equipamento para ser usado nas vias públicas e a exposição ao sol é uma terapia de auxílio. É um projeto inovador, pois uma bicicleta poderá ser acoplado no triciclo auxiliando no acionamento.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Mecânica

8

Doutorado

Nome :

Aluno Pós-Graduação

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

AURASIL FERREIRA GARCIA JÚNIOR

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Colaborar no projeto com a equipe. Análise estrutural do equipamento.

O Aurasil tem participado de Congressos de Extensão e o tema de seu doutorado é relativo ao projeto de extensão intitulado "Triciclo motorizado para pessoas paraplégicas"

4

Curso Pós-Graduação: Doutorado

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

DOUGLAS DOMINGUES BUENO

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Faculdade de Engenharia Departamento de Matemática

(14)

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Participação eu reuniões quinzenais sobre a fabricação do protótipo.

O Prof. Dr. Douglas foi co-autor de trabalhos sobre assunto de pesquisa. Tem experiência na indústria automotiva e aeronáutica.

4

Doutorado

Nome :

Aluno Pós-Graduação

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Luiz Henrique Vitti Felão

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Reunião quinzenal com o Grupo de Pesquisa sobre o projeto e fabricação do protótipo.

O doutorando Luiz Henrique tem participado do nosso Grupo de Pesquisa e é co-autor de artigos científicos sobre os trabalhos desenvolvidos sobre o tema desse projeto.

4

Curso Pós-Graduação: Doutorado

Doutorado

Nome :

Aluno Pós-Graduação

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Rodrigo Nunes de Oliveira

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Discussão com o Grupo de Pesquisa para auxiliar no projeto do protótipo. O Doutorando Rodrigo tem participado do nosso Grupo de Pesquisa e é co-autor em artigos sobre extensão universitária.

4

(15)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Outros Triciclo praiano da Empresa Dream Bike

1 1.095,00 1.095,00

Outros Bicicleta com marcha Shimano 1 980,00 980,00

Material de consumo Pedivela Engrenagem Tripla Truvativ Isoflow 22/32/

1 219,90 219,90

Material de consumo Rolamento Axial de Esferas 51210 1 160,90 160,90

Material de consumo Cubo contra pedal 1 130,00 130,00

Material de consumo Corrente para bicicleta sem marcha 2 10,90 21,80

Material de consumo 4 Roda Skate 51mm 97a + 8 Rolamento Abec 11 + 4 Es

4 11,90 47,60

Material de consumo Pedal P/ Bicicleta Mtb 9/16 Com Pedaleira Encaixe

1 47,00 47,00

Material de consumo Luva Ciclista 1 34,90 34,90

Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 2.737,10

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 2.737,10

Recursos

(16)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 01/09/2016

O projeto a ser desenvolvido em 2017 contempla atividades com aspectos educativos, científico, tecnológico e de extensão envolvendo docentes, técnico e alunos da graduação e Pós-graduação da FEIS.

Observa-se uma grande experiência do docente na área de conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades proposta neste projeto. Existem vários resultados positivos de outros Projetos de Extensão anteriores, relacionados a linha programática (Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Especiais) em que se insere este projeto, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos publicados em Revistas, Congressos e Jornais, Patentes, dentre outros.

Estes resultados têm contribuído para uma boa visibilidade da UNESP e do campus de Ilha Solteira perante a comunidade interna e externa a esta Universidade.

Os recursos disponíveis e solicitados, juntamente com a experiência do docente neste campo de atuação, garantem um bom nível de exequibilidade deste projeto, bem como, a obtenção dos resultados esperados.

O Projeto está bem fundamentado e as atividades a serem realizadas coerentes com os objetivos propostos, tendo um bom potencial de contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência motora, facilitando sua locomoção pelas vias públicas, permitindo uma maior interação com os familiares, amigos, comunidade externa e o meio ambiente, diminuindo sua dependência da ajuda de amigos e familiares para se locomover, de acordo com sua conveniência.

Diante do exposto, manifesto-me favorável à aprovação deste projeto a ser desenvolvido no ano de 2017. Prof. Dr. Wyser José Yamakami

O Projeto de Extensão foi aprovado por unanimidade na 6a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA realizada em 08 de setembro de 2016. 09/09/2016 Aprovado Data da análise 08/09/2016 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

O projeto apresenta um elenco grande de atuação dos envolvidos, tanto em graduação como pós-graduação. Indicamos apenas a correção do titulo pois a palavra "movimenta" está grafado incorretamente e pode causar estranheza no futuro.

Somos de parecer favorável a sua aprovação.

21/09/2016

Parecer Local

(17)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

Relator Relator

Depto O projeto apresenta um conjunto de ações processuais

contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim O projeto envolve a participação efetiva da população

externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa

e extensão? Sim Sim Sim

O projeto diferencia-se das outras ações extensionistas,

como cursos, eventos ou prestação de serviço? Sim Sim Sim

O projeto possui coerência entre a fundamentação teórica,

(18)

Bolsistas

Não há bolsistas cadastrados.

Referências

Documentos relacionados

Produtos de decomposição perigosos: Por decomposição térmica ou em caso de incêndio podem libertar-se gases e vapores potencialmente perigosos para a saúde.. 11 –

Os dados foram coletados através de análise documental, como acesso ao mapa estratégico, estrutura do BSC, missão/visão e valores da organização, além, das

Para fins de gestão, porém, é importante que a administração consiga não somente estimar o valor dos intangíveis como também identificar as contribuições relativas dos

Brasil no seu Throno d’America j e quando elle ignorante dos seus verdadeiros interes­ ses , ou corrompido pelas preposições pacificas da

Unidades anteriores ao Sistema M´ etrico - Antes da institui¸c˜ao do Sistema M´etrico Decimal (no final do s´eculo XVIII) as unidades de medida eram definidas de maneira

Com isso, entendo que a visão construída por essas mulheres sobre o que é música e a sua função nas suas relações, é que mesmo a recitação do alcorão possuindo ritmo, melodia e

(2004), trabalhando com diferentes concentrações de potássio na solução do solo, verificaram que o modelo que melhor relacionou a condutividade elétrica da solução

Resumo: Investiga como todos os que lidavam com a cura se relacionavam tanto entre si, sempre considerando um universo ampliado destes que curam e aliviam a dor, ou