• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO. As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088 do Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO. As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088 do Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO

“As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088 do

Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019”

30 de junho de 2021 | 9h00 às 13h00 | Duração Total de 4H | Online (Zoom)

Enquadramento & Objetivos Gerais

Esta formação tem como objetivo central proporcionar uma visão detalhada sobre o quadro de novidades e deveres que as Normas Técnicas de Regulação (RTS), em articulação com o Regulamento 2019/2088 (comummente designado “SFDR”, regulamento europeu relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros), impõem aos operadores financeiros, em particular no contexto do universo de entidades representadas pela APFIPP (Gestores de OIC, Gestores de Fundos de Pensões e Gestoras de Patrimónios), visando realizar, nomeadamente, uma introdução aos objetivos da iniciativa europeia, principais conceitos, concretização dos novos deveres e a sua relevância para os Gestores de Ativos e de Fundos de Pensões, requisitos ao nível das Entidades, requisitos ao nível do Produto, implicações práticas para os Gestores e principais medidas e passos a ter em consideração na implementação das RTS.

Conteúdos Programáticos

1. Breve recapitulação do SFDR:

(i) a política de integração dos riscos em matéria de sustentabilidade; (ii) a declaração relativa aos principais impactos negativos;

(iii) A política de remuneração; (iv) A informação pré-contratual; e (v) Os relatórios periódicos.

2. Âmbito de aplicação das RTS e sua articulação com o SFDR, incluindo uma breve análise das interseções com o Regulamento Taxonomia

3. Aspetos gerais de concretização: ligação entre as obrigações do SFDR e os requisitos e formulários estabelecidos nas RTS

4. Obrigações gerais, independentes do produto: análise numa perspetiva de compliance regulatório 5. Obrigações dependentes das características do produto: aplicação das RTS aos produtos light green e

dark green

6. Síntese final e discussão

Destinatários

Colaboradores de Entidades Gestoras de OIC, Fundos de Pensões, Patrimónios e outros profissionais com interesse nos temas abordados.

Data e Horário: 30 de junho de 2021, entre as 9h00 às 13h00, nos termos constantes do

(2)

FORMAÇÃO

“As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088 do

Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019”

30 de junho de 2021 | 9h00 às 13h00 | Duração Total de 4H | Online (Zoom)

Objetivos Específicos

No final da sessão, os Formandos deverão ser capazes de: • Apreender o enquadramento subjacente às RTS;

• Identificar as componentes essenciais das RTS e sua articulação com o SFDR e com o regulamento Taxonomia;

• Reconhecer os impactos que as RTS acarretam nos mecanismos de funcionamento e nos procedimentos internos;

• Reconhecer o papel dos diferentes órgãos e departamentos internos na implementação das obrigações resultantes das RTS; e

• Apreender as obrigações impostas pelas RTS e de que forma, em conjunto com o SFDR e o Regulamento Taxonomia, traduzem o novo regime jurídico em matéria de ESG.

Formadores Vieira de Almeida & Associados

(sob coordenação de Pedro Simões Coelho e Vanda Cascão) • Coordenador - Pedro Simões Coelho, Sócio da área de Bancário & Financeiro

Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 1998. É sócio da área de Bancário & Financeiro onde é responsável pelos sectores de Instituições de Investimento Coletivo e Agency & Trust. Integra igualmente a equipa de Aviation Finance da firma. Tem trabalhado ativamente em diversas operações, em Portugal e no estrangeiro, com especial incidência na assessoria jurídica relacionada com a montagem e constituição de instituições de investimento coletivo concretamente fundos de investimento mobiliário e imobiliário, veículos de infraestruturas, fundos de capital de risco e estruturas de private equity. Participou em diversas transações envolvendo a venda de créditos litigiosos, estruturas de financiamento nomeadamente abrangendo a compra, venda ou leasing de aeronaves. O seu trabalho tem passado também pela assessoria a diversos clientes no âmbito de operações de mercado de capitais, da banca de retalho, dos serviços financeiros e de matérias de direito dos valores mobiliários. Como responsável pelo sector de Agency & Trust tem vindo a assessorar diversas entidades nomeadamente representantes comuns de obrigacionistas e emitentes em securitizações e operações de emissão de dívida. Aconselha ainda regularmente bancos, sociedades gestoras de fundos de investimento, sociedades gestoras de fundos de capital de risco, corretoras e outros intermediários financeiros em matérias de regulação e assuntos relacionados.

É Professor convidado/ Docente no curso de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária no ISEG, onde assume desde 2003 a responsabilidade pela apresentação dos módulos respeitantes ao tema fundos de investimento imobiliário, inseridos no programa da cadeira de Direito Aplicado ao Imobiliário.

• Coordenador & Formador - Vanda Cascão, Sócia da área Energia & Recursos Naturais

Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 1993. Sócia da área Energia & Recursos Naturais onde tem trabalhado em diversas operações, nomeadamente nos sectores das infraestruturas (ferroviárias, rodoviárias, pontes e túneis, aeroportos), energia (incluindo petróleo & gás, eletricidade e energias renováveis), águas e resíduos, acompanhando ainda as matérias de regulação desses sectores. Neste âmbito tem prestado assessoria a entidades públicas e privadas e Instituições Financeiras. Tem trabalhado em projetos de investimento e financiamentos sustentáveis, e em matérias de economia verde, em Portugal e em jurisdições em que a VdA Legal Partners está presente, em particular Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Antes de integrar a firma estagiou no Serviço Jurídico da Comissão Europeia, em Bruxelas, Bélgica. Enquanto associada da firma, esteve em "secondment" no Deutsche Bank de Investimento em Lisboa, e na sociedade de advogados Linklaters em Londres onde integrou o Grupo de "Projects".

Foi docente do Instituto Português de Administração e Marketing de Lisboa. É Formadora Certificada (CAP) e participa como oradora em diversas Conferências, Workshops e em ações de formação, bem como oradora convidada em pós-graduações, designadamente nas áreas de "Project Finance", Parcerias Público-Privadas e Energia & Recursos Naturais.

(3)

FORMAÇÃO

“As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088 do

Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019”

30 de junho de 2021 | 9h00 às 13h00 | Duração Total de 4H | Online (Zoom) Formadores (cont.)

• Formador - Orlando Vogler Guiné, Associado Coordenador da área de Bancário & Financeiro

Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 2006. É Associado das áreas de Bancário & Financeiro e Mercado de Capitais onde tem trabalhado ativamente em diversas operações, designadamente em emissões e aquisições de valores mobiliários, incluindo no âmbito de liability managements, titularização de créditos, instituições de investimento coletivo, imputação de direitos de voto, construção e divulgação de posições longas e curtas, acompanhando alguns dos clientes líderes nos sectores financeiro e não financeiro. Entre as operações mais recentes em que participou no último ano contam-se um IPO, ABBs e uma OPA.

É orador convidado em cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduações e conferências (designadamente Instituto Superior de Economia e Gestão, Instituto Superior Bissaya Barreto e Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) na área do Direito dos Valores Mobiliários, Direito das Sociedades e Direito Financeiro desde 2006. Participou também como orador designadamente nos I e III Congressos da Direito das Sociedades em Revista.

• Formador - Carlos Filipe Couto, Associado Sénior da área de Bancário & Financeiro

Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 2011. É Associado Sénior da área de Bancário & Financeiro onde tem trabalhado ativamente em diversas operações relativas a valores mobiliários, sector bancário e ramo segurador.

Presta apoio numa base contínua a várias sociedades gestoras de ativos em questões regulatórias e legais, como seja a constituição de organismos de investimento coletivo e o apoio contínuo às respetivas entidades gestoras, assim como no âmbito de operações de compra e venda de ativos sob gestão destas ou alienação das respetivas participações sociais. Adicionalmente também aconselha representantes comuns dos obrigacionistas e trustees, estando envolvido em matérias regulatórias e contratuais relativas a entidades bancárias, aviation finance e operações de factoring transfronteiriças. Por último, presta assessoria em questões regulatórias a seguradoras e mediadores de seguros, assim como em matérias conexas com fundos de pensões e sociedades gestoras de fundos de pensões.

É orador convidado em diversas sessões de Pós-graduações, designadamente, na Pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária do ISEG, na Pós-graduação em Direito dos Valores Mobiliários e Direito Bancário da UCP - Faculdade de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa e no Curso Intensivo de Especialização em Fundos de Investimento pela FDUL.

• Formador - Inês Tranquada Gomes

É Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 2018. É Associada da área de Bancário e Financeiro onde tem trabalhado ativamente em diversas operações. Anteriormente, estagiou na área de Corporate & Governance.

Metodologia de Formação

Atendendo à situação de pandemia atualmente vivida e às recomendações das autoridades públicas, a Formação em apreço adotará o formato à distância. Para o efeito, utilizar-se-á recursos tecnológicos síncronos, a fim de permitir a interação entre todos os participantes, em tempo real, de forma a assemelhar-se, o mais possível, ao formato presencial.

A formação terá por base, na primeira parte, o método expositivo, visando a apresentação das RTS em articulação com o Regulamento 2019/2088 e principais aspetos destes decorrentes.

(4)

FORMAÇÃO

“As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088 do

Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019”

30 de junho de 2021 | 9h00 às 13h00 | Duração Total de 4H | Online (Zoom)

Metodologia de Formação (cont.)

A segunda parte da formação terá uma abordagem essencialmente prática, partindo de exemplos e situações concretas, visando suscitar a discussão e participação dos formandos.

Será reservada a última parte da formação para uma síntese final e esclarecimento de dúvidas dos formandos e troca de impressões a respeito do tema da formação.

A participação na Formação dará direito à emissão de um Certificado de Frequência, se se registar uma assiduidade mínima de 100% sobre a duração global da Formação, admitindo-se uma tolerância de 10 minutos.

Outras Informações:

A formação realizar-se-á através da Plataforma Digital Zoom, sendo facultado, a cada Formando, após confirmação da inscrição e previamente à realização da sessão formativa, o link/ID que permitirá a frequência da formação. O link será personalizado e exclusivo de cada Formando, pelo que não deverá ser partilhado com terceiros. Tendo em consideração a Formação adotar o formato à distância, para aferição das presenças e assiduidade dos Formandos, serão realizadas, ao longo das sessões, chamadas de presença (através da funcionalidade “Chat/ BatePapo” da Plataforma Zoom). No caso do Formando não responder às referidas chamadas e na impossibilidade de comprovar a respetiva presença por via da “câmara ativada” ou por registo na plataforma Zoom, considerar-se-á como uma ausência, não cumprindo assim os requisitos de assiduidade para efeitos de emissão de Certificado de Frequência.

O acesso à sessão formativa não exige que seja descarregada a APP Zoom, ficando ao critério do Formando essa opção. Para mais informações sobre como aceder a sessões na Plataforma Zoom, recomenda-se a visualização do seguinte tutorial - https://youtu.be/hIkCmbvAHQQ.

Para que a Formação decorra da melhor forma e sejam minimizadas eventuais interferências em termos de comunicação, recomenda-se que, durante a sessão, todos os Formandos mantenham os respetivos microfones desligados (em modo “Mute”), sendo só ativados, no momento, em que desejem intervir e interagir com os restantes participantes da sessão formativa.

Por último, recomenda-se, igualmente, que o acesso à sessão seja efetuado nos 10 minutos que antecedem o horário de início previsto no programa da formação, de forma a colmatar eventuais dificuldades de acesso.

Mais informamos que, para efeitos da dinamização da sessão, para além da intervenção direta, poderão ser utilizadas algumas funcionalidades específicas disponibilizadas pela Plataforma Zoom, como por exemplo: a utilização da funcionalidade “Levantar a mão” (disponível na rubrica “Participantes”, com vista a pedir a palavra); assim como a funcionalidade “Chat/ BatePapo” (na qual podem ser escritas questões para análise ou apreciação).

Inscrições: Valor da Inscrição*:

Associadas: Não Associada

280 euros por Formando 560 euros por Formando

* Isenção de IVA nos termos do n.º 10 do artigo 9º do CIVA. Para mais informações sobre as condições de inscrição, consulte a

(5)

CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO

“As Normas Técnicas de Regulação relativas ao Regulamento (UE) 2019/2088

do Parlamento e do Conselho Europeu, de 27 de novembro de 2019”

Junho 2021 Formação N.º Horas Horário 31 01 02 03 04 F DS 07 08 09 10 11 F DS 14 15 16 17 18 F DS 21 22 23 24 25 F DS 28 29 30 2ª F 3ª F 4ª F 5ª F 6ª F 2ª F 3ª F 4ª F 5ª F 6ª F 2ª F 3ª F 4ª F 5ª F 6ª F 2ª F 3ª F 4ª F 5ª F 6ª F 4ª F 5ª F 6ª F RTS & SFDR 4H 9h – 13h

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se