• Nenhum resultado encontrado

XI Gincana Municipal de Bom Princípio. Resoluções das Tarefas Lógicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XI Gincana Municipal de Bom Princípio. Resoluções das Tarefas Lógicas"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

XI Gincana Municipal de Bom Princípio

26, 27 e 28 de Maio de 2017 – Bom Princípio/RS

Resoluções das Tarefas Lógicas

002 – SEQUÊNCIA LÓGICA

Resolução:

Para resolver a tarefa as equipes deverão encontrar em cada conjunto de quadradinhos uma sequência lógica (sequência que tenha a mesma distância entre si), se observarem há sequências de letras que se distanciam de 2 em 2.

Exemplo: A – C – E (Diferença de 2 entre as letras).

Essas sequências devem ser marcadas e formarão letras. Após a ordem das letras se dará pela ordem alfabética das cores.

Resposta: CADEADOS

003 – TOME MUITO CUIDADO

Resolução:

Cada descrição se refere a uma criatura mágica do mundo de Harry Potter e cada uma delas possui uma classificação de periculosidade de acordo com o Ministério da Mágia. Deve-se pegar o número do qual a letra colorida de cada descrição corresponde, escreve-lo por extenso e contar na classificação de perigo o número de letras dele. A cor das letras dá a ordem da resposta. Exemplo: A letra pintada de amarelo é a D e está na descrição da criatura Gira-Gira, a qual possui o nível de periculosidade de XXX “(bruxo competente pode enfrentar)”. D corresponde ao número Quatro, que possui 6 letras. Pegando a sexta letra da classificação, tem-se C.

Resposta: CAMISA

004 – O GRANDE JOGO

Resolução:

Descobrir o mascote do time e usar o Jogo do Bicho, a quantidade de escudos mostra qual dezena usar. Contar o número da dezena no nome do animal, e a partir dessa letra contar o número da unidade no alfabeto. Exemplo: O mascote do ABC é Elefante, sua 3ª dezena é 47. Contar 4 em elefante, resulta em F, somando 7, resulta em M.

Resposta: MOLINETE

005 – VAI PELA SOMBRA

Resolução:

Utilizar a letra em Braile, convertendo – a em número, contando na cor da sombra.

(2)

027 – DEFININDO A CARREIRA

Resolução:

O título e as imagens da tarefa fazem referências aos cursos de graduação da UFRGS e suas áreas. O número à esquerda da imagem da a ordem do curso e o da direita a contagem no nome do curso. Feito isso, deve-se

considerar consoante como 0 (zero) e vogal como 1 (um), assim a resposta estará em binário.

Exemplo: A primeira imagem é dos cursos da área de Artes, sendo o primero “Artes visuais”, pegando a segunda letra temos R, correspondendo a 0. Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos

Resposta: UM CHAPEU

028 – O CÓDIGO

Resolução: Ordenar pela cor. Descobrir o número de cada artigo do Bro Code e relacionar com uma letra em Braille. Essa letra, somar ou diminuir com os números da tarefa. Exemplo: A Bro never dances with his hands above his hand, é o artigo 15, que em Braille é a letra E. E+17=V.

Desenvolvimento e pesquisa: Cor

Nº do artigo (letra em

Braille) Operação Resultado

Amarelo 15 (E) +17 V Azul 134 (M) -4 I Cinza 13 (K) +4 O Preto 145 (D) +8 L Verde 123 (L) -3 I Vermelho 12 (B) +12 N Violeta 1 (A) +14 O

Resposta: VIOLINO

029 – NÚMERO INTEIRO, POR EXTENSO, CONTE PELA 2ª VEZ

Resolução:

Para resolver o enigma serão necessários três passos, primeiro (Número Inteiro), verificar os números que faltam ao longo do caminho, após contar em seu nome por extenso sua equivalência.

Exemplo: 2 (DOIS) – O Vale 15, conta-se 15 em URUBU (Esta azul, contagem no sentido horário do nome URUBU).

(3)

038 – ALERTA VERMELHO – III (SEJA FORTE)

Resolução: As famosas “Galinhas d’angola”, Angolistas ou capotes, são aves que possuem em seu canto curioso seu grande diferencial “To Fraco”, as equipes devem a partir desse canto, desmembrar as letras, exemplo:

T O F R A C O – Na sequência das aves há numerações em azul em vermelho, deve-se somar a quantidade de vezes que cada número aparece 1,2,3,4,5,6 e 7. Após somar este número e aplicar a partir de cada sequência de letra,

obedecendo ao sentido da cor.

Resposta: BAMBOLE

052 – E O PINTINHO PIU

Resolução:

Deve-se utilizar apenas os quadradinhos que contem bichos que não fazem parte da música “Pintinho Piu”.

Sequência correta da ordem dos bichos na Música: Pintinho, Galinha, Galo, Peru, Capote, Gato, Cachorro, Cabra, Bode, Vaca, Boi, Moça e Veado.

Primeiro: A Primeira lacuna está com o animal correto, pulamos para a

próxima, na segunda o bicho correto é GALINHA, em seu Lugar temos “GIRAFA”, deve-se contar a quantidade de letras do animal errado *GIRAFA*, seis

letras, devendo-se contar 6 no animal correto “GALINHA” no sentido anti-horário, devido a cor vermelha do quadradinho.

Quando a cor do quadradinho for azul, a contagem é no sentido horário. Após, no final, a ordem será dada convertendo o código BRAILE em número.

Resposta: COPO E VELA

053 – UM BRINDE AOS APRECIADORES

Resolução:

Todas as cervejas presentes na tarefa pertencem a mesma marca, Heineken. Deve-se contar o número de letras de Heineken em cada frase.

Exemplo: Heineken possui 8 letras. A oitava letra da primeira frase é U.

Resposta: UM BATOM

058 – DEBAIXO DO BRAÇO

Resolução:

O título da tarefa, refere-se ao regulamento da XI Gincana Municipal de Bom Princípio, que está disponível no site

www.equipeblackout.com

Deve-se utilizar os artigos de mesma sequência, contar a quantidade de letras de cada cor e após o resultado contar no referido artigo.

Exemplo: 2.2 – Há um VERMELHO + AZUL + AZUL = Logo teremos 8+4+4 = 16, conta-se 16 no artigo 2.2 do regulamento.

Os demais devem ser feitos em ordem crescente.

(4)

059 – DORMINDO NA ÚLTIMA

Resolução:

As imagens representam músicas dos álbuns Atlas: Space, da banda Sleeping at Last. Pesquisar as letras das músicas no site oficial da banda, os números dizem a linha e a letra da linha. Ordenar de acordo com as distâncias dos planetas em relação ao Sol (Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, etc).

Desenvolvimento e pesquisa:

Astro Número (linha e letra) resultante Letra

Sol 2.15 C Mercúrio 5.2 A Terra 17.2 C Marte 4.7 H Júpiter 1.4 O Saturno 7.3 R Netuno 3.3 R Plutão 5.1 O Fontes: Imagens – Wikipedia Letras - http://www.sleepingatlast.com/atlas-yearone

Resposta: CACHORRO

060 – CARRO – ADVENTURE BLACK – ELE ESTÁ DIVIDIDO

Resolução:

A tarefa faz referência ao filme “Fragmentado”, onde o personagem principal tem 23 personalidades. Deve-se somar o número de letras dos nomes dessas personalidades, dando um resultado de 134, esse valor deve ser igual a X na tarefa.

Exemplo: A primeira fórmula é (X/4) - 4,5. Substituindo X por 134, temos (134/4) - 4,5 = 29, que equivale a letra C no alfabeto.

Resposta: CHEVROLET VERANEIO

068 – TORNEIO TRI BLACK

Resolução: Associar as letras dentro do recipiente ao alfabeto

existente da charada.

Resposta: XIS SALADA SEM ERVILHA

073 – É PRECISO CONHECER

Resolução:

As palavras escritas na tarefa fazem referencia ao Hino de Bom Princípio. Os trios de números correspondem à seguinte ordem: “Estrofe - Linha - Letra”. Deve-se contar o valor da letra encontrada no nome da cor e verificar se a letra encontrada é consoante ou vogal. Duas consoantes correspondem a um traço e uma vogal corresponde a um ponto. A resposta estará em morse.

(5)

Exemplo: 1-3-1 corresponde a letra D que equivale a 4, contando na cor Amarelo obtém-se R, que é uma consoante.

Resposta: BIBLIA

074 – NOVATAS EM 2017

Resolução:

Em 2017 a equipe Blackout irá organizar pela primeira vez em sua história de cinco anos, as gincanas de ROLANTE (Setembro) e PORTAO (Outubro). Deve-se em cada linha obedecendo esta ordem, contar a quantidade de letras da cor no nome da cidade, o resultado deve ser contado na linha.

Exemplo: VERDE – 5 LETRAS – Primeira gincana ROLANTE (Cinco em ROLANTE), teremos “N”, que vale 14 no alfabeto de 26 letras.

Fazendo esta sistemática nas demais sequencias, teremos a resposta do enigma.

Resposta: OITO BALOES

075 – COLORINDO

Resolução:

Escrever as cores da tarefa, em ordem, na tabela 6x6, ignorando os números no primeiro momento. Usar somente as células onde a letra da cor

escrita coincidir com a cor do fundo, e então deslocar o número da tarefa. Ordenar por coluna.

Resposta: ESTOJO

076 – THE BLACKOUT TEAM MUSIC

Resolução:

As equipes ganharam juntamente com a tarefa, um CD contendo 20 minutos de música. Durante o transcorrer da música aparecem códigos morse em som.

Deve-se utilizar o nome da música “MISIRLOU”, e a partir dela fazer o

deslocamento das letras a partir da ordem do CD utilizando as letras obtidas na música.

Exemplo: Primeira Letra do nome da Música “M”, primeira letra que

aparece durante a música é o “J”, a primeira bola está na cor vermelha

a partir do M – 13, volta-se 10 casas no alfabeto de 26 letras, teremos

a letra “C”, realizar esta mesma sistemática nas demais sequencias de

letras

Resposta: CHALEIRA

090 – INICIAIS

Resolução

:

Ver os deslocamentos entre as letras de RUSHMORE e as iniciais de cada presidente, e contar em cada linha.

Desenvolvimento e pesquisa: RG = -11 UW = +2 ST = +1 HJ = +2 MT = +7 OR = +3 RA = -17 EL = +7

(6)

I B E L F G A Y U C P R K I A O M U V T S H I B U L F I A A E C D K C O E U O T A H B Z L A R C P K P O I Z U U R G T M B L L A U C E P K K E B O D U P T I F E G F B L F C E M A C K F I R E E N U C R B L I E I M A E C K G G U S M P O U T S P P K R R E F B F I R L A C E E K O U T P I R O E R A P P K E F U C R K R E A S Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Rushmore

Resposta: CHALEIRA

091 – SISTEMA ALTERNATIVO DE GARGALHADAS

Resolução:

O título e a imagem de fundo fazem referência ao prêmio do

sindicato dos atores dos EUA, o Screen Actors Guild Awards (SAG Awards). Todos os filmes e séries presentes na tarefa foram premiados na última edição. Deve-se contar o número no nome completo da atriz/ator ganhador do prêmio, de acordo com a direção do número, ou seja, se ela está à esquerda da imagem, a contagem é da esquerda para a direita, e se estiver à direita ela deve ser feita da direita para a esquerda.

Exemplo: A primeira imagem é do filme “La La Land - Cantando Estações”, onde a atriz Emma Stone (Emily Jean Stone) foi premiada como melhor atriz. Contando 8 no seu nome completo, obtém-se a letra A.

Resposta: ABAJUR AZUL

099 – A CASA DO IMPERADOR

Resolução:

Achar os números romanos e andar a partir deles na tabela o seu valor no alfabeto comum. As letras encontradas, decifrar pela Cifra de César. Ordenar pelo valor do número romano.

Desenvolvimento e pesquisa:

Número Romano Letra encontrada Letra decifrada I S P V R O X F C L K H C H E D W T

(7)

M H E

Resposta: POCHETE

100 – AFIANDO O OUVIDO

Resolução:

A foto da tarefa é a capa do álbum The Smiths, da banda Britânica The Smiths. Deve-se contar o número de letras do nome completo do músico, de acordo com a imagem dos instrumentos e do microfone, no nome da música, de acordo com o lado A e B do álbum. Organizar por ordem de cor.

Exemplo: Em amarelo o número três representa a terceira música do lado B “What Difference Does It Make?”. o nome do guitarrista da banda é John Martin Maher, que possui 15 letras. Contando 15 no nome da música obtém-se a letra D.

Resposta: DUAS ROLHAS

101 – UMA VIAGEM LONGA

Resolução

:

O título faz referência a todas as estações do TremSurb na região metropolitana, acessando o site da empresa pode-se localizar todas as distâncias entre elas em uma tabela. As letras que estão na diagonal da tabela são iniciais dos nomes das estações em ordem. Deve-se seguir a direção das flechas, contando o número de casas de acordo com o número que acompanha a letra. Se encontrar outra letra com número deve repetir os mesmos passos. Quando encontrar um número deve-se somar os valores, da tabela das distâncias do site, não contando os números após a vírgula, do caminho até ele e diminuir (vermelho) ou somar (azul) com o resultado encontrado.

Exemplo: A primeira letra da diagonal é M (Mercado), contando 12 casas na direção da flecha chega-se a letra E (Esteio) com o número 7. Contando 7 casas na direção da flecha chega-se na letra F (Fátima) com o número 4. Contando 4 casas na direção da flecha chega-se ao número 0 (Zero) em azul. Somando o valor destas 4 casas, de acordo com a tabela de distâncias do site, não contando os números após a vírgula, obtém-se o valor 17, que somado (azul) ao número zero, continua 17, sendo a letra Q.

Resposta: QUEREMOS DUAS LAPISEIRAS

(8)

Resolução:

Cada soma de letras dos objetos é igual à soma de letras da cor de algum quadrado. Contar o número no nome do objeto associado ao seu

quadrado no fundo. Ordenar pela cor dos números. Desenvolvimento e pesquisa:

Número Quadrado, objeto e

soma de letras Letra

8 Grampeador (98) D 1 Estojo (84) E 5 Arroz (78) Z 4 Chapéu (54) P 6 Abajur (53) R 2 Lápis (57) A 4 Pente (60) T 2 Tomate (74) O 2 Escova (65) S

Resposta: DEZ PRATOS

115 – CRUZAMENTOS

Resolução:

Usar as letras iguais de Blackout e perceber que as letras nesses cruzamentos pertencem à própria cor em que estão pintadas. Ver a posição das letras na cor e contar a partir delas na tabela. Ordenar pela cor das letras finais. Exemplo: Em BxB, se encontra o H, 7ª letra de VERMELHO, andar 7 na tabela, chegando em C laranja.

Resposta: CAPACETE

128 – BALÃO SURPRESA – III (GANGORRA)

Resolução:

Usar a primeira letra do nome dos jogadores do Grêmio e a segunda do nome dos jogadores do Internacional.

(9)

132 – ESPELHO COLORIDO

Resolução:

Ver quais letras se espelham na linha e também são espelhos no alfabeto. Essas letras selecionadas também estão nos nomes das cores que estão pintadas. Ver a posição da letra na cor e então somar as posições das duas letras de cada linha e contar no alfabeto. Na última linha, contar a soma no alfabeto inverso. Exemplo: Na primeira linha, I e R se espelham na tabela e no alfabeto, e estão nas cores cInza e Rosa, somar então 2+1, resultando em 3(C).

Resposta: CHINELO

133 – A LENDA DE BOM PRINCIPIO – ETAPA - 1

Resolução:

O título da tarefa faz referência ao desenho animado Avatar, e as imagens da tarefa representam as quatro nações desse mundo. Dessa forma deve-se usar o primeiro número para contar no nome completo da nação e o segundo para deslocar no alfabeto a partir da letra encontrada, sempre prestando atenção na direção da contagem de acordo com a cor do número. Exemplo: A primeira nação é a Tribo da Água, contando 5 (azul) nesse nome encontra-se a letra O, deslocando 2 (azul) a partir da letra O no alfabeto obtém-se a letra Q.

Resposta: QUATORZE

133 – A LENDA DE BOM PRINCIPIO – ETAPA - 2

Resolução:

Nos lados esquerdo e direito da imagem estão dispostas duplas de imagens, sempre um Avatar e um símbolo de alguma das quatro nações. Deve-se relacionar as duas colunas, ligando os pontos pretos por uma linha reta, essa relação deve ser feita de acordo com a nação dos Avatares. Após isso deve-se pegar o nome do espirito da imagem do qual a linha passou por cima, e

descobrir qual a posição da letra, que está no meio das imagens, nele. A partir dessa posição, deslocar no alfabeto o número que está no meio das imagens da direita, correspondente a ligação.

Exemplo: As duas primeiras imagens são do Avatar Roku da nação do fogo e o símbolo da nação da terra, estas devem ser ligadas a segunda dupla, de cima para baixo, da coluna da direita, onde estão as imagens da nação do fogo e da Avatar Kyoshi, da nação da terra. Dessa forma temos de uma dupla a letra M e da outra o número 24 e a linha entre as duas passa por cima do espírito Dama Pintada. M é a terceira letra do nome, deslocando 24 a partir da terceira letra do alfabeto, chegamos a letra A.

Resposta: APITOS

133 – A LENDA DE BOM PRINCIPIO – ETAPA - 3

Resolução:

Cada temporada do desenho animado Avatar: A lenda de Aang é denominada com um livro, por exemplo, a primeira temporada tem o nome de “Livro 1: Água”. Dessa forma, deve-se localizar o número do capítulo a partir do número da esquerda e contar o número da direita no nome do mesmo.

Exemplo: No livro 1: Água, o nome do primeiro capítulo é “O Garoto no Iceberg”, contando 3 nesse nome obtém-se a letra A.

(10)

134 – AUTOPSIA DE UM CRIME

Resolução:

Dentro da boneca as equipes iriam encontrar letras de diferentes cores, deve-se separar as letras da mesma cor, observa-se a partir disso que essas letras foram o próprio nome da cor escrita por extenso, contudo em cada uma delas irá faltar uma letra. Está letra deve ser convertida e contado no quadradinho de letras a partir da referida cor.

Resposta: BISTURI

135 – GENERO E GRAU

Resolução:

As imagens são referentes a coletivos. Deve-se verificar primeiro o nome do grupo, exemplo primeiro é PORCOS a imagem está na quarta lacuna, conta-se 4 em “PORCOS”, dará a letra ‘C”, que logo vale 3, deve-se contar 3 no nome do coletivo que abrange PORCOS que é VARA* - Teremos a Letra C.

Demais nomes e coletivos: GATOS – GATARIA BALEIAS – BALEAL PEIXES – CARDUME ABELHAS – ENXAME CAES – MATILHA BORBOLETAS – PANAPANÁ Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Substantivo_coletivo

Resposta: RABANETE

136 – PRESTANDO ATENÇÃO

Resolução:

Deve-se dividir o número de letras maiúsculas pelo número das mesmas letras minúsculas com a cor dando a ordem que deve ser escrito a resposta.

Exemplo: A letra C maiúscula aparece 20 vezes e 5 vezes minúscula. Dividindo 20 por 5 obtém-se 4 que equivale a D.

Resposta: DOIS TENIS

EQUIPE BLACKOUT – Organizadora de Gincanas

Referências

Documentos relacionados

A elaboração das atividades pautou-se em quatro pontos importantes enumerados por Sasseron (2011) para fundamentar o planejamento de Sequências de Ensino

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

ENTRADA ORDEM NOME PROCESSO OAB VALOR BRUTO VALOR INSS.

Inicialmente feito por discentes vinculados aos centros acadêmicos da Fundação Educacional Inaciana (FEI), da Fundação Getúlio Vargas (GV) e do Instituto Mauá de

O que buscamos na filosofia não é somente algo que seja verdade acerca de como obtemos conhecimento do mundo ao nosso redor.. O interesse filosófico no conhecimento é geral ao menos

Calouste Gulbenkian Foundation, Lisboa Lisboa Lisbon, Portugal, Portugal António Cachola - Arte Portuguesa Anos 80-90 comissariado por curated by João Pinharanda. MEIAC-