• Nenhum resultado encontrado

Envenenado. jg^ 2QO. Legalista De Sáo paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Envenenado. jg^ 2QO. Legalista De Sáo paulo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Envenenado

GorRi

O Ex-cheí e Do Hospiíai Kremlin

Confessa Que Foi Subornado

Para Maíar O Grande Escritor

.— — ¦ ¦ ' i | FOKTAUZA ____Z ^% 8 Paginas

r*~-»~j!_

^j_

w_m

âmmmWrâmk

»

X-Sexta-feira

11

Março, 1938

O Jornal que será sempre o defensor das causas justas e populares _ ^

Diretor:—LAURO MACIEL SEVERIANO

8 Paginas Ano /o " -^

jg^

529

2QO

Réis

Não E* Chinês O

Es-írangulador

São Verdadeiras Manoplas As

Mãos Do

Misterioso Assassino

Indícios De Que Já Praticou Outros Crimes Hediondos

S. Paulo, 10—Continua o mistério das primeiras horas a envolver o cri-me do restaurante chi-nês: pistas e mais pistas, mas nada de positivo. Ainda hoje afirmou-se que as diligencias poli-ciais haviam sido deslo-cadas para Campinas,

onde fora detido um sus-peito — o japonês Tara-mura — sobre quem re-caem suspeitas. Mas não foi somente essa a pri-são efetuada, sem que o caso se deslinde.

O Sr. Pedro Alcanta-ra, a quem está afeto o inquérito, informou ter

Os

Trágicos

Resultados Do Ciclone

So-::::

bre

Macau

::::

Indescritível Desolação

Lisboa,—10—(A RAZÃO)—São incalculáveis os prejuízos que causaram o temporal e o ciclo-ne que cairam sobre Macau. Novos detalhes so-bre a pavorosa catástrofe confirmam haver mais de 200 mortos.

Sobem a cem, inclusive 29 barcos de pesca, sem contar o grande numero de pequenos, os na-vios perdidos entre as ilhas Jaipa e Calaone.

Todos os armazéns e trapiches foram arras-tados. Dois cais e um quebramar exterior foram completamente destruídos.

O aspecto da colônia portuguesa é de in-descritivel desolação.

AS

OLIMPÍADAS

Na Capital Japonesa

Promlo O Programa De

Pre-parativos Para A Realização

Das Grandiosas Provas Em Tokio

Será construída uma piscina

para

30

mil espectadores

Tokio, 10—O Comitê Organizador das

Olimpíadas de

1940 respondeu,

às

suges-toes feitas pelo ministro da

Guerra,

que

recomendou o cancelamento das

mesmas,

com a noticia da elaboração do programa

de preparativos para aqueles jogos,

cujo

custo

já está

orçado

em cinco

milhões

de yens.

O presidente do Comitê, principe

Iye-sato Tokugawa, anunciou que esse

progra-roa inclue a construção de uma «Vila

Olim-pica» destinada

ao alojamento

dos

atle-tas estrangeiros, de uma nova

piscina com

capacidade para

30.000

espectadores, um

campo de football, uma pista para

cíclis-mo, e um

auditorium

para os jogos que

serão efetuados em recinto fechado, além

de um novo stadium principal.

w

identificado o criminoso chefe, pois supõe seja mais de um, estando em seu encalço. Acredita essa autoridade que a sua prisão se efetue dentro de 24 horas, quan-do então o publico po-dera conhecer de perto o terrível autor da ver-dadeira chacina ocorri-da á rua Wenceslau Braz, nesta capital, que tanto emocionou a or-deira população de São Paulo.

Conquanto não qui-zesse entrar em maiores esclarecimentos, para não prejudicar o

anda-mento das investigações, aquele delegado julga não ser chinês o crimi-noLO, pois as mãos que estrangularam a esposa de Ho Fong, são verda-deiras manoplas de tão grandes e nunca pode-riam, por maior que fos-se o chim, pertencer a um elemento desta raça. As impressões digitais deixadas ao estrangular a jrüeliz mulher foram o ptÁto Üe partida para a identidade do facínora, que já cometeu, ainda, segundo o Sr. Alcanta-ra, outros crimes iden-ticos.

Recusado Pelo Dr. Levine

O Tratamento Que Outro

Medico

Recomendara

Moscou, 10—Durante a audiência do Tribu-nal que está julgando 21 acusados de alta traição, o dr. I. G. Levin, ex-chefe do hospital de Kre-mim, confessou ter sido subornado para matar o escritor Máximo Gorki por meio de um tratamen-to inadequado.

DEIXEM-NO MORRER EM PAZ!

Moscou, 10—Surgem novas veementes sus-peitas de que a morte de Máximo Gorki não se haja produzido por causas naturais.

Um conhecido medico de Moscou, o dr. Bi-clotoski, apresentou ás autoridades uma declara-ção escrita acusando um seu colega, o dr. Levine, de ter ministrado ao conhecido escritor injeções que devido ao estado de saúde bastante melin-droso deviam resultar-lhe fatais. Deante dessa acusação, o Tribunal nomeou uma comissão de cinco médicos encarregados de examinar a de-claração do dr. Biclotoski e determinar no pos-sivel os cuidados dispensados ao autor de «A Mãe».

Na sua declaração, o dr. Biclotoski acres-centa que alguns dias antes da morte de Máximo Gorki, visitou o enfermo e recomendou um tra-tamento que o dr. Levine não quiz seguir, di-zendo : "Deixem este coitado morrer em paz".

Todos

Tinham

Medo

Of Comunistas

Em

Portugal

Não Vão

Le-vando

A

Melhor

Lisboa, 10—(A RAZÃO)—O «Diário da Ma-nhã» noticiou em sua edição de ante-ontem que a policia descobriu nos arredores de Faro um importante núcleo subversivo, sendo encontrados, em poder do preso acusado de representar o partido comunista, inúmeros livros e panfletos re-volucionarios. O referido núcleo, de acordo com o mesmo jornal, faz parte da organização que tem varias ramificações por todo o país.

Tinha O Aspecto De Um Monstro E

por Isso, Surdo E Mudo,

Abandona-do Por ToAbandona-dos, Resolveu Matar-se —

A Historia Triste De Um

Ex-Comba-tente Legalista De Sáo paulo

Rio, 10 — Tentou contra a existência João Ferreira, de 32 anos.

Joven, ainda, increveu-se nas colunas lega-listas mandadas contra São Paulo, em 1932, ser-vindo ás ordens do general Waldomiro Lima. Foi um soldado que sempre se distinguiu nos comba-tes, até o momento em que foi atingido por um fragmento de granada, ficando com a face de-formada, mudo e surdo.

Sua fisionomia dava mesmo a impressão do homem que ri, da historia de Vitor Hugo.

Terminada a campanha, João regressou ao lar, mas, de miséria em miséria, sem qualquer auxilio, foi abandonado pela esposa, que era o enlevo de seu lar.

Tinha o semblante desfigurado e horrível e até as crianças, ao vel-o, diziam: «lá vem o mons-tro». Numa carta arrecadada em seus bolsos, o infeliz solicitava á policia que se náo morresse, acabassem de matal-o e providenciassem para que o seu sepultamento fosse feito mais próximo possível do general Waldomiro Lima.

0

Enterramento Do

Barão |De Ramíz Galvão

R'o, 10 (A RAZÃO)—Realizou-se, com gran-des funerais, o sepultamento do escritor Barão de Ramiz Galvão, da Academia Brasileira dc Le-trás, falecido na manhã de hoje.

0 ComandanteJIDa 2a.

Rio, 10 (a RAZÃO)—Viajou hoje para São Paulo, sede da 2a. Região Militar, que vai ficar sob o seu comando, o general Silva Júnior.

Um Avião

Ao

Mar

CAIU

PERTO

DE

IRAUMA

Salvos teus Tripulantes

Rio. 10—(A RAZÃO)-Caiu um aparelho de turismo perto de Iraúma. ao mar.

O proprietário do avião e seu piloto, em um ato de extraordinário sangue-frio. atiram-se da cabine ás águas, conseguindo sair ilesos.

Leite TURCO

E OS «FANS» DI

«CHIEM»

er T*^^a' *' m

324

¦4--M Verifique se o cartão que a senhorinha rece-beu ontem na «SESSÃO FEMININA», do Moder-no. coincide com o numero acima e venha rece-ber a meia dúzia de «Leite Turco», em a nossa redação, amanhã, ás 16 horas.

(2)

A RAZÃO Sexta-feira 11 de Março de 1938

FOI

INAUGURADA A

Convidamos ao Publico de Fortaleza a fazer uma visita afim de verificar o collossal

sortimen-to dos artigos de sua especialidade. Fazendas finas e grossas, Sedas, Voiles, Etamines, Te~

cidos manafaturados, Camisas, Chapéus para homens, Sombrinhas, etc.

Não percam a

visitem hoje mesmo a

CÂSÂ

MilMCÂIã

A Casa que vae revolucionar o comercio de

te-cidos com seus preços surprehendeníes Só Visto!

Rua Conselheiro Liberato Barroso, ns. 20 e 22 (Antiga Trincheiras)

A NovaOfenslva Do

Ho-mintemContra 0 Brasil

Uma Violenta

Campanha De

Difa

mação Custeada Pela III Internacional

E' sabido que, sob os auspícios da III Inter-nacional, uma violenta campanha de difamação do Brasil foi iniciada e está sendo intensificada na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina, no México, no Uruguai e em vários outros países da Americs e da Europa.

Agora mesmo um grupo de comunistas bra-sileiros que conseguiram fugir de nosso país e se internar na Republica Argentina, procura os jornais de Buenos-Aires e faz um ^escândalo tre-mendo em torno do que se passa entre nós, men-tindo numa desenvoltura verdadeiramente es-pantosa.

Eis aqui o que alguns destes elementos no-civo8 a ordem publica declararam à «Vangardia», de Buenos-Aires:

'*Ha

no Brasil um regimem de terror que dia a dia comete novas arbitrariedades e

sub-Imete

o pais a um processo descarado e peri-goso de fascismo sul-americano. Grave é a si-tuação atual e grave continuará sendo. Os movi-mentos de protestos surgem expontaneamente da massa da população e são dominados sangren-tamente pelo governo. Apesar de tudo, esses mo-vimentos se concretizarão em dia próximo e o Brasil poderá voltar á normalidade, afastando-se desse desgraçado ensaio fascista".

Proseguindo declaram, ainda, os comunistas foragidos na capital Argentina

"Atingem

a 20 mil as pesoas detidas e en-carceradas pelo governo nos principais centros de população. Há campos de concentração em vários Estados, onde são internados as mulheres e os filhos dos detidos. Teem sido localizados no interior numerosos politicos de significação e são 89 os deputados metidos na cadeia".

Como se vê, desde o começo até o fim, a verdade é flagrantemente adulterada, chegando-se ao cumulo quando chegando-se afirma que tem havido no Brasil movimentos de protesto contra o novo regimem, movimentos abafados "sangrantemen-te" pelo governo.

E* bom que se transcrevam estas cousas para que a opinião brasileira fique vendo como agem os comunistas, os processos de que eles se ser-vem, a falta absoluta de escrúpulos que revelam em tudo e por tudo.

Caluniando a própria pátria no estrangeiro, pondo-se ao serviço dos comunistas e de inimi-gos outros do Brasil que se servem de todas as oportunidades para nos ferir, esses pobres bra-sileiros que estão mentindo cinicamente na Ar-gentina se definem por se mesmo. Infelizes, es-ses coitados !

Dr. Mudo Ellery

MEDICO OPERADOR

Cirugia Geral

DE

Adutos e Creancas de Ambos os sexos Especialidade: doenças de creancas - aparelho diges-tivo (estômago, figado. vias biliares e intestinos) tra-tamento de hemorroides sem operação- fistulas anaes

e retaes Tratamentos de escrófu'o3 por

processo próprio Cunsultorio — Edifício Granito Sala 11 horário de

8 ás 11 e .'1 ás õ hs. aos sábado só pelo manhã

Residência:—Roa 25 de Março, 697 FORTALEZA O «GABRIEL» vende linhas nacionais e estrangeiras.

Vende linhas para mar-car, vende linhas para costurar, vende linhas para bordar, vende linhas para tarrafa, vende li-nhas para renda, vende linhas para labirinto.ven-de linhas para tudo.

Rua Senador Alencar, n. 72. Tem uma única filial—a «Nossa Casa»— á rua Floriano Peixoto, numero 213.

Centro Estu

dan-tal Cearense

Escola XI De Agosto

Convida-nos

o

sr.

Bayrton Gerardo

Bar-reto

para

uma

ses-são

que

a

Escola,

sob

sua direção,

le-vara a efeito, no

Gru-po

Escolar Visconde

do

Rio

Branco,

ás

19,30 horas

de hoje,

em

homenagem

ao Tte. Manoel

Cos-ta, pelos seus

servi-ços prestados á

«Es-cola XI de Agosto».

—Somos

gratos

aos

convites e ás

comu-nicações.

Talco «Malva»

«Pela sua pureza e sensa-ção agradável que produz na pele, tenho indicado sempre em minha clinica o talco MAL-VA» — assim se manifestou sobre a excelência do talco MALVA, o dr. João de Melo Teixeira, prof. da Faculdade de Medicina, da Universidade de Minas Gerais; notável es-pecialista de moléstia das cri-ancas

Saúde do

Homem

Aprovado pela Direto-ria Geral da Saúde Pu-blica, em 14 de no-vembro de 1918, sob o numero 709. Único reconstituinte Í[uc faz reaparecer as orcas genitais até a idade de 90 anos.

ÚNICO REPRESEN

TANTE NO CEARA*

Belarmino Bezerra Sobrinho

Major Facnndo 239 te

Casa das Molduras

Prefiram sempre esta casa na confecção de seus quadros. Única no gênero em Fortaleza.

(Trabalho garantido)

Major Facundo 680

Visinho ao foto Aba Film

«O Construtor Civil»

Escolha O Seu Construtor E Faça O Seu Lar

Antônio Balblno

Ferreira

CONSTRUTOR CIVIL

-Licenciado pelo Club de Engenharia de Recife Encarrega-se de construções e

recons-truções e pinturas em geraes, íaz pre-dios modernissimos a prestações

Residência—

Rua 25 de Março 227 FORTALEZA-CEARA'

Manoel Albino de Sonza

Deposito de lenha e de qualquer mate-rial de construção como Tijolos de la-drilho alvenaria, Telhas. Cal, Linhas, Varas, Caibros, Estacas, Lenha em achas molhos etc.

Atende a qualquer hora, fazendo entre-ga a domicilio e pelo menor preço da praça.

134—Praça Otávio Bonfim—134

João Orla

CONSTRUTOR

-Consulte os nossos pre-ços. Fazemos constru-ções modernas,

recons-truções e pintura

Endereço: —

Joaquim Tavora. 2834

Raimundo Nonato Gomes

CONSTRUTOR -Construções, reconstruções

e Pintura em geral Preços sem competência

Escritório—

Rua Pedro Pereira 382

Resid.—

Rua Joaquim Feijó, 84

MANOEL R. DE ABREU

Construtor licenciado

Construções, recons-truções, pinturas em geral, por empreitadas e administração, a pre-ços módicos. — Resi-dencia—Rua D. Tere-za, 164.

Raimundo Pereira de Oliveira

- CONSTRUTOR-Consulte os nossos orça-mentos. Preços módicos para qualquer construção.

Residência:—

R. Justiniano de Serpa 44,5

INDICADOR FARMACÊUTICO

Conserve a sua saúde, Consulte o seu medico

e Escolha a Farmácia de sua confiança!

FARMÁCIA

E

DROGARIA

PASTEUR

(doa Estabelecimentos Eduardo Bezerra S. A.)

Drogas em geral, especialidades Farmacêuticas, Perlumarias finas. Produtos novos e garantidos. Vendas em grosso e a retalho.

Os melhores preços da Praça.

Telegrama — PASTEUR Caixa Postal, 191 Telefone 1823

Fermacia Popular

Produtos quimicos e espe-cialidades farmacêuticas

Manipulação criteriosa de

Carlos Benevides

Farmácia Excelsior

Avia-se receitas com prontidão e máximo esmero Aberta de 7 ás 22 horas Guilh. Rocha, 156 Farmácia e Drogaria OSWALDO CRUZ

Drogas, produtos quimicos e especialidades

famaceuticas::::

Preços sem competência Fabricantes das afamadas

«Pílulas Matos» P. Ferreira, 576—Fone, 1262 COM

SPALT

Na boca a dôr é Sopa

Farmácia Sáo Paulo

do Farmacêutico Jm. Evangelista de Souza Procurar esta Farmácia pa-ra aviar sua receita é:

Se-gurança e economia Rua rffi.v Trincheiras, 1\

Farmácia Belém

do Farmacêutico Fernando E. Benevides Grande sortimento de pro-dutos quimicos e farmacêuticos Manipulação a cargo do proprietario Praça de Pelotas Farmácia e Drogaria Sáo José

Laboratório iii Preços sem Moderno III competência

Aberta dia e noite Rua G. Rocha, 256—Fone, 167J

(3)

Sexta-feira 11 de oíjbw de 1938 A RAZÃO

E' meridianamente manifesto o despreso que o Poder Publico, através o decreto supra, votou á Legislação Trabalhista, já relegando para um plano inferior o respeito aos seus decretos prin-cipais, já, por isso mesmo, deixando ao comple-to desabrigo das leis sociais do país milhares e milhares de pequenos servidores da Nação.

Contudo, o mais triste, onde maior se mos-tra a injustiça feita aos mensalistas e diaristas, e de um modo geral, aos extranumerarios, é no fato deveras revoltante de se ter, não apenas sonegado aos mesmos a objetivação de suas mais caras aspirações, mas arrancando á classe nu-merosa os direitos já conquistados! Em face do Decreto N. 240, os funcionários públicos não ti-tulados perderam todos os privilégios legais que a legislação anterior lhes facultara e, da noite para o dia, se viram nús de direitos, entregues aos caprichos dos chefes de secção, vagando pe-los corredores das repartições ao sabor da sorte... Não exageramos, nem estamos fazendo lite-ratura comovente. Não, aqui, logar para roman-ce de jovens desventurados, pálidos e desherda-do pelos pais. Ha exclusivamente o seguinte: o Estado Novo imolando no altar da Injustiça uma numerosa parcela de seus funcionários! Ora, isso pôde comover os corações piedosos, mas, antes de tudo, o que se impõe, a bem do Direito e da Ética, é, novamente, a recomposição da Lei pa-ra a realização da Justiça. Deante de um homem que morre de fome, nada mais irônico do que o choro...

Evidenciemos:

O Decreto n. 240 de inicio, em seus primei-ros artigos, estabelece a absurda e retrograda divisão do funcionalismo publico que já comen-támos á luz do direito e da jurisprudência. No art. 5* se lê:

«Nenhum extranumerário contratado ou mensalista será admitido ou reconduzido, ou terá melhoria de salário, sem previa au-torização do Presidente da Republica»;

em-0 DECRETO N. 24em-0

E

0

Titular Da Pasta Do Trabalho

IV

Lauro Maciel Severiano quanto o art. 9" estatue:

«Para a admissão do contratado, o che-fe de serviço fará proposta, devidamente justificada, ao ministro do Estado, por inter-médio do Serviço de Pessoal, etc.»

O art. 24 estabelece que «anualmente será feita a revisão das tabelas de mensalistas de ca-da repartição» e o art. 27 preceitua com rancor que «diarista é o admitido pelo diretor da Repar-tição para o desempenho de funções auxiliares ou transitórias».

Com semelhantes dispositivos, adeus esta-bilidade* O pobre do funcionário publico, não ti-tulado, com 10 e até 20 anos de serviços conse-cutivos, pode da noite para o dia, basta que ha-ja caído no desagrado do chefe de serviço, ser jogado na rua a titulo de que «os seus serviços não se tornam mais necessários.» O Estado pode agir assim, o particular, porém, é proibido de faze-lo, porque o mesmo Estado obriga o cum-primento de direitos dos quais ele maquiavélica-mente se furta...

Mas, ha mais ainda. O art. 16 qualifica de mensalista o pobre do brasileiro, sem trabalho, que «supre temporariamente deficiências dos quadros do funcionalismo», por praso não exce-dente de um ano, enquanto draconiamente, (isso parece lei chinesa...), o art. 39, no seu § 5' re-sa que o «pessoal para obras será automática-mente dispensado com a conclusão dos trabalhos para os quais tenha sido admitido, NÃO LHE

SENDO CONTADO, PARA NENHUM EFEITO, O

TEMPO EM QUE NELES TENHA SERVIDO,

EM-BORA SEJA POSTERIORMENTE ADMITIDO PA-RA SERVIÇO DE NATUREZA PERMANENTE».

Antes do Decreto N. 240, o mensalista tinha estabilidade e os diaristas tinham direito ás fe-rias, licenças, contavam tempo e tinha assegura-da a sua estabiliassegura-dade funcional. São inúmeros os pareceres, os julgamentos e atos do sr. Presi-dente da Republica garantindo a esses funciona-rios aqueles direitos, hoje, despresados.

Sob a malfadada égide da nova lei, só na R. V. C, conforme estamos informados, mais de 30 mensalistas passaram a diaristas, alguns de-les com VINTE ANOS de serviço ! Amanhã, po-derão estar na rua ...

Vejamos mais. O art. 39, § 4: diz: «O pes-soai para obras não tem direito a nenhuma vantagem ou regalia, além do respectivo salário, pago na base do dia de trabalho efetivamente realizado». Este dispositivo consagra a fome. No nordeste, o operário diarista come o que ganha. Recebe o seu magro salário e logo corre ao fornecimento, onde tira tudo aquilo que vai co-mer no dia. De agora em deante, aos domingos, os diaristas da Nação que percebem 2$, 3$ ou 3S500 passarão sem comer. Não ha outro geito!

Ocorre, ainda, que o decreto é confuso. O art. 39, em seu § 5*. diz que o pessoal para obras não terá contado ;upara nenhum efei-to, o tempo em que neles tenha servido,

EMBO-RA SEJA POSTERIORMENTE ADMITIDO PARA

SERVIÇO DEINATUREZA PERMANENTE". En-quanto isto, o § 7\ do mesmo artigo, contradiz solenemente : "O pessoal para obras não poderá, em hipótese alguma, ser aproveitado, mesmo em caráter transitório, em funções de natureza per-manente".

O art. 62 aberra contra a Constituição e á Lei de Sindicalização, quando estabelece, textu-almente: "é vedado ao pessoal extranumerário sindicalizar-se". Aqui, é o Estado que se arma contra o Sindicato, pois que este é um órgão para defesa dos direitos dos espoliados.

Ao Dr. Ari Maia Nunes

De Crato e Capistrano de Abreu, respecti-vamente, foram passados ao Dr Ary Maia os se-guintes telegramas:

«A Associação dos Empregados do Comercio de Crato expressa a sua admiração e se solida-riza com seu nobre e humanitário gesto aceitan-do os encargos médicos das valorosas instituições Fenix Caixeiral, Centro dos Inquilinos e Centro

los Retalhistas.

Saudações

Pedro Felicio-presidente»

eias pretas para co-legial.

Tudo para colegial. Vende n Loja «O Ga-briel» ou a «Nossa Ca-sa», a sua única filial.

«Solidários sua nobre cipios nossos ideais.

causa motivada prin-Pierre»

Exemplo a seguir:

Foram embarcadas em S. Paulo

Ence-radeiras

«Ra-Yo»

para

os

seguintes

compradores:

Snr. João Ferreira Snr. J. Arteiro Soares

Capitão Peregrino Montenegro Snr. Carlos Juaçaba

Faça também o seu pedido por intermédio do Agente A. Martins—Rua José Avelino 185

(antiga do Chafariz) Telefone, 1995

T.S- Ferreira

T. S.

Ferreira è a

firma

individual,

au

cargo e

responsabili-dade

exclusiva

do

sr.

Tobias Si d ri ã o

Ferreira, firma

essa

sucessora

de T. S.

Ferreira &

Cia., que

se dissolveu

com

a

retirada,

espontânea

do

sr.

Mario

Si-drião Ferreira.

T. S. Ferreira,

me-recedor do maior

con-ceito, em nosso

co-mercio,

continuará

com o

mesmo ramo

de negocio:

represen-tações,

comissões e

contra própria.

Casas, Terrenos, Sítios e Fazendas,

nesta Capital e no interior do Estado.

Desejando VENDER, registre gratuitamente no nosso «CATaLaGO DE PROPRIEDADES A VENDA» e, desejando COMPRAR, consulte o nos-80 CATALAGO. Compra e venda de Apólices Fe-deraes e Estaduaes e DINHEIRO á juros modi cos sob hipoteca e letras avalizadas. Uma con-sulta, sem compromisso, com Rafael Teofilo ou João Teófílo, trará de certo ótimos resultados. Informações em qualquer dos Cartórios desta Ca-pitai. Sinceridade absoluta.

Rua Senador Pompeu, 843, entre Guilherme Rocha e S. Paulo.

Moléstias do Estômago, Intestino, Figado Vias Biliares

Método de Engordar e Emagrecer. Tratamento do Diabético

DR. MARIO DE 'ASSIS

—Rua Major Facundo, 824—

«A Samaritana»

13S000, é quanto custa JTnm par de meia Leda na A SAMARITANA rua L. Barroso, n. 112

Partos e Moléstias

de Senhoras

DRA. Ida Santos Eiiery

Cons.: Edificio Granito, 11 Res.: 25 de Março, 697

*PRESCREVOô

 TODOS GUE

REQUEREM

A PROMPTA

RESTAURAÇÃO

IMS FORCAS

(a) Prof. Pinheiro Guimarães

¦SSaat" "T_________ __________*ES£m -_S22r* ^_______ ____\____r ^SaanaSS* ^HC», «aaaaaaaF B

Mm. W___W__.

.

^jpfiíi,

mm

Sangue desvitalisado, DESNUTRIDO,

é

porta

aberta

ás

doenças!

Loção Léa Jasmim

A Loção Léa é a loção da moda não só pelo seu perfume inegualavel co-mo pela sua duração, de-vido conter fixador fino. A Loção Léa pode se usar como extrato o seu per-fume é jasmim finíssimo. O seu preço é para o ai-cance de todos, e de re-clame. Usai que verifica-rá. Loção Léa Jasmim.

Anemia é pobreza ou desnutrição do sangue. O trabalho excessivo, os aborrecimentos, as prcoecupa-çõ«es, tornam o sangue desvitali-aado, desnutrido, exigindo forti-ficantes. Um fortificante poderoso pela sua acção sobre o sangue, fazendo-o rico e bem nutrido, é o Vinho Reconstituinte Silva Araújo. Composto de extracto de carne, quina, phosphoro e cal-cio, o Vinho Reconstituinte Silva

Araújo abre o appetite, levanta as forças, tonifica os nervos e robustece os músculos. Guie-se pelo que diz o illustre Prof. Pinheiro Guimarães: "Ha mais de 30 annos, prescrevo O Vinho Reconstituinte Silva Araújo a convalescentes, debilitados, esta-zados, emfim a todos que, por um trabalho sustentado (peysico ou mental), requerem, a promp-ta restauração As'foc**".

.jí

VINHO RECONSTITUIira

Silva Araújo

Receitado ha meio século pelos grand«es' medico»! ' '•';

m

¦Tv-fM>!5e

a -*¦ »j

Fechado!

Sábado, 19 de março, dia de São José, para que os caixeiros assis-tam o Santo Sacrificio da Missa, as lojas «O Gabriel» e a «Nossa Ca-sa» (sua única filial), não abrirão as suas por-tas.

DR. LAURO CHAVES

MEDICO

Doenças internas — Doenças de crianças Pe-quenas cirurgia.

Consultório; Farmácia Teodorico

Oe 14 ás 16 horas Rua Major Facundo, 213

Residência Praça de Pelotas, 1S84

(4)

A RAZAO Sexta-feira 11 de Março de 1938

No Lar e Na Sociedade

Aniversários HOJE D. BEATRIZ LOPES CAVALCANTE, exma. e competente diretora do Grupo Escolar de Qui-xadá, onde goza de re-ais simpatias.

A' distinta educadora «A Razão» envia cum-primentos.

*

Agrimensor*ANTONIO CÂNDIDO SOARES FRIAS.

Transcorre hoje o ani-versario natalicio do nos-so estimado centerra-neo Eng. Agrimensor An-tonio Cândido Soares Frias.

Ao aniversariante, que é competentente -chefe da filial de Lagoa Com-prida, no prospero mu-nicipio de Itapipoca, do conhecido Escritório Te-cnico de Agrimensura, Cartografia e Desenho, «A Razão» envia felici-tações.

Sra. NaNETE

GON-DIM BARRETO, exma.

e dileta consorte do dis-tinto cavalheiro sr. Ote-lo Barreto, do telegra-fo nacional.

y bondosa senhora, estimadissima em nos-sos circulos sociais, mer-cê dos belos predicados que lhe ornam o espiri-to, «A Razão» envia fe-licitações.

JORGE PINTO SOBE-MOSTES vê decorrer

ho-je.seu aniversário natali-cio o jovem Jorge Pinto Sobemostes, esforçado aluno do Colégio Caste-lo Branco.

As nossas felicitações. * *

Acad. ANÍSIO PINTO DE ALENCAR.

Transcorre hoje, o aniversário natalicio do jovem Anísio Pinto de Alencar, que cursa atu-almente, com brilhantis-mo, o segundo ano do Pré-Politecnico.

Ao aniversariante que é operoso Agente de Publicidade do «O Re-porter» será oferecido, pelos seus amigos, um intimo jantar.

Viajantes

HUMBERTO BURY Após uma estadia de três mezes em nossa capital, regressa hoje a S. Paulo o nosso distin-to amigo, sr. Humberto Bury, gerente do «Cor-reio do Ceará» e figura vastamente conhecida em nosso meio social.

Humberto Bury, que reside desde a sua in-funcia na terra das Ban-deiras, é uma expres-são sincera do valor e do trabalho.

Moço, muito moço

mesmo, tempera de aço forjada na luta, o servi-dor dos «Diários Asso-ciados» durante o tem-po em que premanesu em Fortaleza demonstrou ca-balmente a sua capaci-dade de trabalho,

fa-Departamento De

Aeronáutica Civil

2a. Região

Comunica-nos o ilustre Dr. J. A. Fiuza que, por solicitação do Sr. Dire-tor do Departamento de Aeronáutica Civil, assu-miu, desde o ultimo dia 7, o exercicio do cargo de Engenheiro Encarre-gado da 2a. Região, da-quelede Dartamento.

«A Samaritana»

Recebeu a meia Leda trez M, e outro artigo

em puro linho. rua L. Barroso, n. 112 ¦»¦¦»-'"" *¦ —a zendo jús portanto a que os redatores do «Correio do Ceará» e seus auxiliares lhe pres-tassem significativa ma-nifestações de apreço. Ao ilustre viajante a A Razão» envia votos de feliz viagem.

Exames

Nos exames de segun-da época que se reali-zaram, ultimamente, no Liceu do Ceará, foram aprovados, com boas no-tas, os jovens Edilson Cavalcante Bittencourt, Vicente Ferreira da Sil-va, Nilo Larangeira de Albuquerque e Fernan-do Veríssimo de Melo. A aprovação dos men-cionados jovens foi uma recompensa aos seus es-tudos e uma demonstra-ção positiva da eficien-cia do ensino no

«Cole-Para

Ter

Saúde

E

Alegria

Procuremos obedecer aos preceitos de higiene, para ter saúde e alegria. Os livros de higiene devem ser de leitura obrigatória, não só na escola como nos lares. Muitos deles sâo escritos de tal forma que os lemos com imenso prazer e, sobretudo, com grande apro-veitamento.

Seguindo-se os preceitos de higiene desaparecerão as cau-sas mais freqüentes de fraque-za e de desanimo que escra-vizam tantas vitimas nas ci-dades e nos campos.

A higiene ensina não só a defesa contra as doenças, co-mo também as medidas para manter o físico e o psíquico em perfeita forma.

i Nos tempos que correm ha muita gente nervosa porque não sabe se alimentar conve-nientemente e porque não dorme nas horas de des-canço.

Existem muitas pessoas nervosas», desanimadas, ir-ritaveis, neurastheniacas, porque não sabem dividir bem o dia.

Para combater o desanimo, a irritação, a neurasthenia, nada méis fácil: regularizar a vida, deitar-se nas horas convenientes e usar o esplen-dido Tonofosfan da Casa Bayer, obedecendo as demais regras estatuídas pela hy-giene.

Numerosas pessoas que usaram o Tonofostan ficaram admiradas do bem estar que sentiram apenas com as duas primeiras injecções desse precioso medicamento—abso-lutamente indolor e de gran-de proveito para os entra-quecidos, sejam creanças, adutos ou velhos.

VERIFIJAÇSO-E regularização da situação de funciona rios. Depósitos, reforços e retiradas de fiança. Recebimen-tos de vencimenRecebimen-tos. Registro de lavradores e criadores na Diretoria Geral da Agricultura. Aprestamento de papeis para recebimento de seguros sociais, etc. etc. Quaisquer traba-lhos junto ás repartições publicas federais, estaduais e Mu-nicipais.

Tratar com o acadêmico de Direito.

Carlos alencar arrais.

Escritório

De Administração.

Rua Cel. Guilherme Rocha, 250 1.° Andar—Sala 7. FORTALEZA—CEARA

gio Nogueira», visto co-mo os mesmos, durante as feiras, freqüentaram o Curse Particular de Matemática daquele edu-candario,a cargo do dr. José Maria Campos de Oliveira.

Armando

Campeio

Engenheiro Civil

CONSTRUTOR

Especialista

em cimento

armado

Escritório.

Rua Floriano Peixoto, 1287

Dr.

JOSÉ'

FONTENELE

CIRURGIÃO DENTISTA

CONSULTÓRIO PARTICULAR

RUAG.

ROCHA, N, 250 =

ALTOS DA " AS DUAS AMÉRICAS"

HORÁRIOS: De 9 1|2 ás 111|2 e de 2 1|2 ás 5 1|2 Formado pela Faculdade de Medicina de Pernambuco Dentista da Diretoria de Saúde Pública

AOS SÁBADOS SOMENTE PELA MANHa

DR. ALUYSIO SORIANO ADERALDO MEDICO

CLINICA DE CRIANÇAS

Dos serviços dos professores drs. Germano Wittrock e Castro Garcia, na Directoria de Protecção á Maternidade e á Infância do Rio

de Janeiro.

Consultório: Edificio Granito sala 18 Primeiro andar. Residência: Rua Barão do Rio Branco, 1378

íaf\l

RAINHA

Ninguém Vai Nisso!

¦

BOCK-ALE

E* A

í

.

DÁS CERVEJAS

Conversa

Resto E*

(5)

¦•.,_'.--.

I * . i ti mu ¦¦-¦.

.-Stxta-felra 11 da Março da 1938

i.

tAZAO

Associação

Dos

Em-pregados

No

Comer-cio Do Crato

Recebemos e Agradecemos: Crato, 3 de Janeiro de 1938. limo. Sr. Redator da A RAZÃO

Tenho a grata satisfação de comunicar-vos que em sessão solene realizada no dia Io do corrente foi empossada a nova diretoria da «As-sociação dos Empregados no Comercio do Crato» para o exercicio social de 1938, a qual ficou assim constituída:

Presidente, Pedro Felicio Cavalcanti; Vice-Presidente, Ernesto Piancó; Io Secretario, Pedro Gonçalves Norões; 2o Secretario, Ernani Brigido e Silva; Tezoureiro, Vicente Alves Bezerra; Ad-junto de Tezoureiro, Augusto Gonçalves; Biblio-íecario, Raimundo Felicio Neto; Orador Oficial, Dr. Ivan de Oliveira Ramos.

DIRETORES:

Álvaro Peixoto de Alencar, Expedito Bezer-ra de Brito. Pedro de Carvalho Maia, Unias Gon-çalves Norões, José Gomes da Cunha, Almir Pi-mentel.

COMISSÃO DE SINDICÂNCIAS:

Cel. Luiz Teixeira de Alcântara, José Bar-bosa da Costa Filho, Dr. Joaquim Pinheiro Filho. Com os protestos de alta estima e distinta consideração, subscrevo-me.

Atenciosamente

Pedro Gonçalves Norões Io Secretario

Dra. Elizabet Czédly França

—Medica Operadora—

Formada na Hungria e no Rio da Janeiro CLINICA GERAL

Consultório: Praça do Ferreira 604, altos da «Cristal».—Atende a chamados.

Dá Consultas: 9—11—14—16 — PREÇOS MÓDICOS

**mi'

Previdente

E Economise

Para

Cons-.ruir Sua Casa

A Empresa Paulista de Construções e Sor-teios é a única que oferece vantagens reais e que está auto risada a funcionar com Carta Pa-tente Especial, expedida pelo Governo Federal.

Agentes:-*. M" PREIRI * CIA.

Trav. Morada Nova 21-FORTALEZA

VIAS URINARIAS — DOENÇAS DE

SENHORAS E SIPHILIS

DR. FÍLETO RAMOS

Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

Com longa pratica no Sul do Paiz interno do Hospital de São Sebastião- Ex-interno do Hospital Central da Marinha—Ex-interno da Santa Casa do Rio, no serviço do

professor Brant Paes Leme

Tratamento pelos processos modernos das moléstias dos Rins—da Bexiga— Próstata— Uretra—Utero—O vários e etc. Tratamento da Siphilis em todas as manifestações e da

go-norréa e suas complicações

Consultório: Praça do Ferreira u. Õ7G (Alio» da Dro-garia Oswaldo Cruz)

Residência: Rua B. do Rio Branco, 794-Telephone, 50 Consultas: daa 9 ás 11 da manha-das 2 às 5 da tarde

Da.

Guilhermina

Augusto Ferrer

Fomos, ontem, segura-mente informados por telegramas particulares do falecimento inespera-do e repentino da exma. sra. d. Guilhermina Au-gusto Ferrer, na cidade de Lavras, onde residia. A morte da respeita-vel senhora causou não somente em toda socie-dade lavrense, mas no espirito de todos aque-les que a conheciam, profundo pezar, dados os belos predicados que ornamentavam o seu co-ração de mãe extreme-cida e de esposa dedi-cada.

A falecida era esposa do respeitável agricul-tor daquela cidade sr. Luiz Teixeira Ferrer, de cujo consórcio deixou os seguintes filhos: Dr. Aluizio Augusto Ferrer, conhecido odon t o 1 o g o conterrâneo, recente-mente formado pela nos-sa Faculdade de Far-macia e Odontoloeia; acadêmico de direito Edward Augusto Ferrer, nosso particular amigo; senhoritas Elza e Viole-ta Augusto Ferrer; Os-valdo e Adauto, alunos do Ginásio do Crato, Onezi, Terezinha, Zelia e Luiz Venicius.

Da. Guilhermina, cujo coração bondoso e sim-, pies tornava-a admirada e querida de todos os que tinham a ventura de co-nhecê-la, é também irmã do ilustre medico Dr João Bezerra, ex-depu-tado estaduaj, ...ç Jo_P§. Vicente Bezerra, digno e virtuoso vigário de Aurora.

Segundo se supõe, a distinta senhora foi viti-ma de um calapso car-diaco na noite do dia 8 para o dia 9.

O seu enterro, de açor-do com informações de amigos, realizou-se ás 17 horas do dia 9 do corrente, não tendo po-dido assisti-lo o seu fi-lho Edward Ferrer, que aqui se encontra, e que deverá seguir para La-vras amanhã, sábado.

A RAZÃO apresenta nesta ligeira noticia as suas sentidas condolen-cias a toda familia gol-peada, assim, tão rude-mente pelos desígnios da Providencia, especial-mente aos nossos ami-gos Dr. João Bezerra e acadêmico Edward Au-gusto Ferrer.

Tezouro De Orações

Precioso manual contendo,

principal-mente, diversas orações e meditações

para a Hora Santa.

Orações e

Meditações

Livro indispensável ás

almas

devo-tadas a Jesus Sacramentado

A' vanda nas principais casas no gênero

________,:' va __¦__*' ^____H_raÈÉiK* -; _^£í_i_H _m^ <i_^ __________¦

^H^^HH^^^HRIÍÍHí n*la intigru fUrm*tol»*Ut».« ..** ***/«*" ,fc|g*^ _____¦¦_¦ Mt ^mffi^. ' MêêMÈ

__K

ÍUtaaeniB no Ceará J. BOWFIM JÚNIOR

Edificio

Lopes, Sala 312 3- Andar

A

«Nossa Casa» vende barato. A «Nossa Ca-sa» vende tudo. A «Nos-sa Ca«Nos-sa» vende linhas. A «Nossa Casa» é a uni-ca filial que a barateira Loja «O Gabriel» possüe. (Curva de quem vai para a Igreja da Sé).

"INDICADOR

PROFISSIONAL"

Os Advogados De Fortaleza

CARIMBOS

— MAURÍCIO — Os melhores e mais duráveis PREÇOSESPECIAES Livraria IMPERIAL á Rua Guilherme Rocha— N. 166 e «Livraria Co-mercial» á Rua Major Facundo—430. Recomendamos os advogados do nosso «Indicador Profissional»

Escritório de Advocacia

Dr. Lincoln Mourio Matos a ,

Dr. Walter Sá Cavalcante

CONTABUJSTAS

Especialidade cm causa» comerciais

Dr. ASSIS FERREIRA Dr. CARLOS REBOUÇAS ADVOGADOS Atende: 9 As 11 e 14 ás 17 h. Guilh. Rocha, 250 1<>. andar—Sala, 7 Dr. AMÉRICO BARREIRA ADVOGADO Ceará Quixadá

Dr. Edson Carvalho Uma

ADVOGADO —Causas eiveis,

comer-ciais e criminais— Endereço: Rua D. Isabel, 1237 ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA Drs. PERBOYRE E SILVA E Marcelo da AlcantaraPInto

Procurações para o interior EDIFÍCIO TARGINO—Sala, 6

Rua B. Rio Branco,

Dr. Mario Cavalcante Gomes

ADVOGADO Excelsior Hotel Sala, 312 ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA Drs. R. ARRUDA FILHO j. IBIAPINA SIQUEIRA Guilh. Rocha, 250 Sala, 8—1*. and.—Fone. 1093 O /Homem de negocio deve consultar o seu Advogado

Dr. Antonio Martins Filho Dr. FRAN MARTINS ADVOGADOS Major Facundo, 736 Dr. Zacarias Amaral ADVOGADO Escritório: B. Rio Branco, 946 Residência: Rua S. Paulo, 1237 Dr. Antonio Cândido da Fonseca ADVOGADO

Escritório: Rua Major Facundo, 430 (altos) Drs. R. Gomes de Matos e Francisco Olavo da Souza

Causas Civis, Comerciais e Criminais

(6)

A RAZÃO

Sexta-feira 11 dê Marco de 1938

Transportes Àereo, Marítimo E Terrestre

DIVERSAS

INFORMAÇÕES

ÚTEIS

Serviço Aéreo

SERVIÇO FERROVIÁRIO

Da Panais

Agentes: R. Saboya e Cia. Ltda. Praça Gen. Tiburcio, 390 (sob.) Do sul: 6as. e segundas as 13,10 Para o sul: A's 5as. e Domin-ros ás 8 hs. cbegando a Recife, ás 14,40. Os aviões para o sul pernoitarão em Recife. Passa-geiros e correspondência se-guirão, no dia immediato, pe-lo Baby Cliper que irá até Porto Alegre.

Fecham-se malas, para o sul, ás 4as. e sábados para o norte, ás 5as. feiras, portes simples e expressos, ás 17 ho-ras e registrados, ás 15 hs. Entre ás 17 e 18 hs. acceita-se carta com 20% a mais.

N. da R. — A corresponden-cia para os portos do norte (inclusive Estados Unidos e Amazônia) seguirão pelo avião de 6a. feira, com baldeaçâo em Areia Branca para o Cliper.

DA CONDOR Viagens bi-semanais— Rio-Hecife-Fortaleza-Belém

Saídas de Fortaleza:

Para o Sul: 2*. e 5'. feiras ás 11,30 hs.

Para o Norte: 3a. feira e sa-bado ás 10,20 hs.

Para o Piauí: aos sábados ás 10,20 hs.

Fechamento das malas. Para o Sul: 2a. e 5a. feiras ás 8,45 hs.

Para o Norte: 2a. e 6a. feira ás 18 hs.

Para o interior do Piauí, Amazonas e America do Nor-te: 6a. feira ás 18 hs.

Para a Europa: 5a. feira ás 8,45 hs.

Agentes; Paschen & Cia.

Rua Pessoa Anta, ?3— Fones: 1504 e 1522

Fortaleza

Serviço Militar

Fecham-se malas, para o sul, aos sabbados, e, para o norte, ás 5as. feiras, portes simples e expressos, ás 16 e registrados, ás 14.

R. V. C.

E. F. DE BATURITÉ'

Inácio Falcão

Proprietário da Agencia Fal-cáo Rua B. Rio Branco n°. 1079 e da Mercearia Falcão a Rua Liberato Barroso n°. 93, a antiga Trincheiras.

AVIZA ao publico em gera e especialmente as familias amigas desta Capital que a sua mercearia é a que está vendendo mais barato nesta Capital atualmente. Sem per-ca de tempo seria de muito proveito se Va. fizesse uma visita a este estabelecimento Snrs. viajantes p r o c u r ar sempre de preferencia via] ar por intermédio da agencia

Nota Explicativa: — ha

trens para o interior, ás 3as., 5as., e sábados, ás 6 hs., per-noitando em Iguatú, e, aos do-mingos, ás 5,30, pernoitando em S. Pompeu. E do interior, ás 2as. 5as., e sabbados che-gando á Central, ás 19,25, e ás 4as. feiras, chegando á Cen-trai ás 17,45. Os bilhetes de ida e volta, até 100 klms. têm valor por três dias. Em percurso maior por um mês.

Da Central para Baturité M 7, dias úteis, ás 15,5. Chega ás 19,47, cruzando, com o P 2 ás 2as., 5as., e sábados, em Bahú,. com o M. 2, ás 4as., em Monguba. Volta — O M 8, dias úteis, excepto 2.* feira, ás 6 horas. Chega á Central ás 10,45. Aos domingos, volta, de Ba turité, o M 10, ás 13,19, che-gando á Central, ás 17,45.

Ramal Ceará-Paraiba Os

trens das 3as. e 5as. chegam a Cedro, ás 4as. e 6as., ás 6,37. Quem for á Paraíba tomará, noutro dia, o M, 27, ás 7 e 20 e chega a Pombal, ás 16,10.

Ramal de Maranguepe

—To-dos os dias, o M. 15, ás 17,55, chegando lá, ás 19 e 12. Volta, todos os dias, o M. 16, ás 5 e 30, chegando ás 6 e 47.

Ramal de Orós — os trens das ?as. e sábados correspondem em José de Alencar com os que saem dali, 6,40, ás 4as. e domingos, para Orós, onde chegam ás 8,10.

Ramal da Cariús — Os trens

deste ramal têm corresponden-cia com os que partem da Central, ás 3as. e sabbados.

Ramal de Itapipoca

(Cen-trai ¦— Riacho da Sella) IDA: Todos os dias úteis, o M 11, ás 15 horas, chegando a

Ria-cho da Sella, ás 19,27. Volta:

Exceptuados os domingos e 2as. feiras, o M. 12, diária-mente, ás 5,20, chegando á Central, ás 9 e 47. Aos domin-gos, o M 12 parte de Riacho da Sella, ás 13, hs. chegando á Central, ás 17,12.

Da Central a Soure — IDA. S. 5, diariamente, ás 17,30 chegando a Soure, ás 18 e 15. VOLTA O S. 6, diariamente, ás 5,50, chegando á Central, ás 6,33.

Para Soure, diariamente, S (trem do almoço) ás 11 hs., chegando ali, ás 11,43. Volta, ás 12,15 chegando á Central, ás 12,55.

Para Mondubim, diariamen te o S 3 (trem do almoço) ás 11,10, chegando ali, ás 11,42. Volta, ás 12 e 20, chegando á Central ás 17.52.

Lloyd Brasileiro

Agente OSCAR PETTEZZONI

Rua Pessoa Anta, 83—Sobrado

End. teleg. «Navelloyd»—Fone, 1824 Saldas para o Norte

Cont. Ripper—â 12 para aTutaya, São Luiz Belém,

Santos—a 16 Maranhão. Belém, Santarens, Óbidos, Parintnís, Itacoatiara, e Manaus.

Salda para o Sul Alt. Jaceguay—Esp. a 11/3

para Macau, Natal, Cabedelo, Recife, Maceió, Bahia, Vitoria, Rio, Santos, Parcuagua, Antonina, São Francisco, Montevidéo. e B. Ayaes.

Pará—Esperado a 8 para Natal, Cabedelo, Recife, Maceór,.Baia Vitoria, Rio Santo R. Grande, Pelotas, e P. Alegre.

Cia. Nacional de Navegação Costeira «Ita»

Sede: Rio de Janeiro

End. teleg. «Costeira»—Ceará — Caixa Postal, 162 Viagens rápidas de Fortaleza a Porto Alegre

Viagens Semanais

Para O Norte

Itapé-á 14 para São Luiz e Belém. Itahité—á 19 para São Luiz e Belém. Itapagé-á 26 para São Luiz e Belém.

Vapores para o Sul

ltapé—a 21 para Macau, Natal, Recife, Maceió, Baía, Vitoria Rio, Santos, R. Grande, Pe-lotas e P. Alegre

Itahité—a 28 para Macau, a. Branca Recife, Maceió, Baia, Vitoria, Rio, Santos, Rio Grande, Pelotas e P. Alegre.

Leite

Barbosa

&

Cia.

Av. Albe-to Nepomuceno, 6 e 10—Fone, 1081

Horário De Ônibus

«A Razão»

| | Vespertino Diário | | Diretor-Gerente: Lauro Maciel Severiano Redator-Secretario: José E. Abreu

Chefe da Publicidade: Milton Silveira Rua Major Facundo N. 723—Fone 1386

ANUAIS . . SEMESTRAIS

50S000 30S000

Telefones

Oue

Poderão

Ser Úteis A V. s.

A RAZÃO Alfândega Antártica A Cruzeiro Agencia Aracaty Agencia Falcão

Agencia de Selos e Estampilhas

A Vencedora

Casa Mundlos

Casa Albuquerque Cia. Navegaçfto Costeira Ceará Transportes

Dunlop

Excelsior Hotel

Empreza de Doces Gelados

Edmilson Mota & Cia.

lira preza hunerana Farmácia Pasteur Lloyd Brasileiro Lieht (Escritório)

Pinto & Cia. Ltd. Panair do Brasil

Paschen & Cia.

Tinturaria Itália Tip. Minerva 1.386 1.240 1.545 1.306 1.348 1.525 1.749 1.607 1.749 1.024 1.081 1.371 1.545 1.743 1.070 1.749 1.730 1.283 1.824 1.682 1.545 1.630 1.504 1.168 1.765

ABNER

AMARAL

Cirurgião dentista

Serviços

rápidos, sem demoras

prejudi-ciais aos interesses dos clientes

FLORIANO PEIXOTO, 884

TELEFONE 1934

Sucursal no Rio: Silvio Malra—Quitanda 51 « Maranhão: João Gualberto Marinho

Farmácias De Plantão

Permanentemente, as farmácias Santa Cruz Belém São Sebastião e Sáo José, aviam, receitas a qualquer hora da noite.

lulas Particulares

li

lia Cel. Guilherme Rocha, 923

Português, Historia,

Geografia,

Aritmeti-ca, Alsebra,

Utera-tura,

::::::

PROFESSORES 1 competen-tes. Registrados no Departamento Nacional de Educação.

Omnibus a ratr da Agencia Falcão

Rua Barão do Rio Branco, 1.070 Para GUARAMIRANGA, ás 3as., 5as. e sábados, ás 13 ho-ras, via Água Verde, Palmei-ras e Pacotí.

De GUARAMIRANGA, ás 2as. 5a8. e 6as., ás 7 horas.

Para SOBRAL, todos os dias úteis, ás 14 hs., partindo ás 2as., Sas. e sábados mais um Omnibus ás 6 horas.

De SOBRAL, todos os dias úteis, ás 11 horas, excepto ás 5as. E alem desses ás 2as., 5as. 6as., e sábados, também ás 14 hs.

Para CANINDÉ*, todos os dias úteis ás 10 horas, regres-sando noutro dia ás 14 horas, excepto sábados e 2as. feiras.

Para VIÇOZA, ás 3as. e sa-bados ás 8 horas via SOBRAL, Jaibaira, Cariré, Santa Cruz, Ipú, C. Grande, Sáo Benedicto, Ibiapina e Tianguá. Pernoita em Ipú de ida e volta.

De VIÇOZA, ás 5as e 2as., ás 10 horas.

Para ITAPIPOCA, ás 3as., e sábados, ás 12 horas via S. Luis Riachuelo (Riacho da Sela) Ar-raiai Tururú, Rajada e Guará-ni, regressando noutro dia, ás mesmas horas, chegando a Fortaleza, ás 17,30.

Para GENERAL SAMPAIO, ás 3as. 5as e sabbados, ás 15 horas, via Sâo Gonçalo.

De GENERAL SAMPAIO, á s 2as., 4as. e 6as., ás 6 ho-ras.

Para MOSSORÓ', ás 3as. e 6as., ás 9 horas via Guarany Choro, Cristaes, Russas e Limoeiro.

De MOSSORÓ' ás 5as. e domingos ás 9 horas.

Para PICOS, ás 4as. feiras ás 10 horas via Russas, Li-moeiro, Alto Santo, Jagu|ari-be, Icó, Ouro Branco, Lavras, S. Francisco, S. Pedro, Joazei ro, Crato, Santana, Xique-xi-que, Araripe, Campos Salles, Socorro, Boa Esperança, Jai-cós, Viados e Picos.

De PICOS, aos sábados, ás 16 horas.

Para CAJAZEIRAS, ás Bas. feiras, ás 13 horas, via Rus-sas, Limoeiro, Jaguaribe, Icó e Ouro Branco. Pernoita em Li-moeiro.

De CAJAZEIRAS, aos domin-gos, ás 5 horas da manhã.

Empresa Gaudioso Para SOURE, diariamente, ás 6.40; 7.20; 8, 9; 10; 11.5, 12.13, 14, 15, 16, 16.40, 17.20 e 18 hs.

De SOURE, ás 6, 6.40, 7.20, 8* 9, 10, 11, 12, 13; 14; 15; 16.40 e 17.20.

Aos domingos haverá extra-ordinário de Soure ás 18 hs. e para Soure ás 21,5.

Preço da passagem 1$000.

Empresa São Paulo Para MARANGUAPE, dias úteis, ás 8, 15,10 e 16 hs.

De MARANGUAPE, dias úteis, ás 6 hs., 10,30 e 11,30. Aos sábados, alem dos ho-rarioB acima, mais estes: Para Maranguape, ás 13,40 e 17,30, de Maranguape, ás 14,50 e 16 horas.

Para MARANGUAPE, aos domingos e feriados, ás 6 e 10, 7,15; 8,10; 11,50; 13,40; 16.15 e 18 horas.

De MARANGUAPE, aos do-mingos e feriados, ás 4,15; 5,15; 6,30; 9,50; 11,15; 14,40 e 16 horas.

Para TABATINGA, todos os dias.

Informações á rua Barão do Rio Branco, n. 1020.

Empresa Cirino

Nos dias úteis.

Para MARANGUAPE, ás 7,50; 8,30; 14,15; 15,30 e 16;30. De MARANGUAPE, ás 6,10; 6,45; 10,45; 11,50 e 15,15. Aos domingos. Para MARANGUAPE, ás 6, 7,15; 9, 11 e 15; 12 e 30, 16 e 30 e 21 hs. De MARANGUAPE, ás 4,30; 6, 7. 8,50; 11; 15 e 16,30. Aos sabbados. Para Maranguape; ás 14 hs. e de Maranguape, ás 15 hs.

Nos dias santos e feriados

Suprimem-se os horários de 11,30, de Maranguape, e 15,30 para Maranguape.

Para Mocuripe

IDA, todos os dias, ás 8; 9,30,. 11 e 5,15 e 17,5.

VOLTA, todos os dias ás 6,30; 7,30; 10; 12,30; 15 e 30 e 17;30.

Ponto de partida: de Forta-leza em frente á Assembléa, e de Mocuripe, em frente á ca-pella Bom Jesus dos Navegan-tes.

Aviso de Incêndio

Em caso de incen-dio, devem ser chama-dos os bombeiros pelo telefone n.° 12, assim; «Aviso de incêndio. Ligue Corpo de Bom' beiros».

Assistência Municipal

A Assistência Mu-nicipal pode ser cha-mada a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone n.° 1096.

Dr. Odyllo Saboya Jorge

de Souza

CIRURGIAO-DENTISTA

Clinica, cirurgia e prothese Consultório: Trincheiras, (7) Consultas: Manhã de 8 ás 11 Tarde: de 1 ás 5. 1/2

Br. Aderbal Sales

ESPECIALISTA

Com pratica no Serviço de Vias Urina-rias do Dr. Belmiro Valverde, do Rio de Ja-neiro Blenorragia e suas complicações:—Ure-trite—Infiltrações mole e dura—Estreitamen-to—Vera Montanites — Litrites — Cowperites—-Prostatites—Vesiculites — Orquiepididimites— Sifilis e Pe'».

Edifício GRANITO. Sala 3: 1- andar Consultas:—de 9 ás 12 e de 4 ás 6 horas

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, despertado a partir da observação de que o acesso de usuários recentemente estomizados não ocorre de forma sistematizada e organizada em um serviço de saúde

NBR 9735: Conjunto de Equipamentos para Emergência no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos - Procedimentos Todos os ingredientes deste produto estão listados no inventario

Em virtude disso, conclui-se que a maioria dos usuários entrevistados estão satisfeitos com a atenção domiciliar dos profissionais das ESFs, entretanto não se exclui a

SAULO MAS ELE ME DESACATOU NA MINHA PRÓPRIA CASA ANDREIA, VOCÊ NUM ACHA QUE ISSO É DEMAIS NÃO.. ANDREIA NEM

Os limites de detecção obtidos para esses dois MRCs, tanto nas irradiações de 1 h, quanto nas de 20 s, foram superiores aos valores de frações mássicas desse elemento

As imagens de satélite são também fontes importantes de dados digitais para os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), que permitem a manipulação e processamento de uma grande

Irmão Leonardo informou que a Dona Maria da Guia, responsável por uma escola de futebol, está presente à sessão para apresentar o projeto da escola.. Informou ainda que ela

Se for da vontade do SENHOR, Helena e Luciano de Paula serão enviados para Tapera, em feverei- ro, juntamente com os Kedoshim (Israel), os Vieiras (Genibaú) e a