• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO RESPONSÁVEL PARA A SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO RESPONSÁVEL PARA A SUSTENTABILIDADE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

QUALIDADE PARA AS EMPRESAS E OS SISTEMAS QUE AS RODEIAM

Na teoria e na vida, FDC

(2)

UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.

Conheça a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é um centro internacional de desenvolvimento de empresas e executivos, classificada como uma das vinte melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking do jornal inglês Financial Times. Unindo uma equipe de professores com ampla experiência acadêmica e executiva, a FDC busca construir conhecimento e tornar-se referência em pensamento corporativo.

Para alcançar esse objetivo, a Fundação Dom Cabral tem como premissa trabalhar com o cliente, e não apenas para o cliente, na busca constante pela renovação do conhecimento.

Alianças e parcerias internacionais com as melhores business schools do mundo são outra característica da FDC. Escolas da China, França, Estados Unidos e Canadá compõem essas alianças e parcerias que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas e programas de ensino com o enfoque internacional tão desejável na atual realidade das empresas.

E é assim, unindo prática e teoria, que a FDC trabalha para a capacitação de executivos e empresários que se tornarão agentes do crescimento sustentável não só das empresas, mas de toda a nossa sociedade.

(3)

Entenda os conceitos da sustentabilidade

e a sua aplicabilidade na gestão empresarial.

Sustentabilidade é um conceito que vai muito além da longevidade de uma empresa. Prevê a gestão focada em três instâncias mutuamente fortalecedoras: a prosperidade da empresa, a qualidade ambiental dos sistemas que a envolvem e a eqüidade social das comunidades em que ela atua.

Por atingirem um campo tão abrangente, os conceitos de sustentabilidade e gestão responsável têm extrapolado os limites da filantropia e assumido importância dentro da filosofia, dos valores e das estratégias das empresas, em todas as suas funções e áreas de atuação.

Buscando propiciar a geração de conhecimento em torno dessa atitude e fazer da gestão responsável uma realidade cada vez mais próxima das empresas, a Fundação Dom Cabral desenvolveu o programa de Gestão Responsável para a Sustentabilidade, que chega este ano à sua sexta turma.

UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.

(4)

Biograma

Empresas são organismos vivos e articulados em redes de relacionamentos. Os interesses predominantes dos seus stakeholders – mercadológicos, sociais ou ambientais – determinam a natureza das relações, envolvendo todos os indivíduos desta organização em seus sistemas de gestão.

Esse modelo, utilizado em todo o programa, está apoiado no conceito de Organização Consciente que, através do Pensamento Biossistêmico, busca perceber a realidade orgânica e em rede dos agrupamentos de indivíduos e seus processos vitais, atentos às mudanças e às interferências no ambiente. A Fundação Dom Cabral, por meio do seu Núcleo Andrade Gutierrez de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, criado há seis anos, adotou esse modelo como referência e tem desenvolvido pesquisas, cases e novas metodologias para a ampliação do conhecimento, bem como a sua aplicação em organizações.

ESTRUTURA DO PROGRAMA

O Programa de Gestão Responsável para a Sustentabilidade foi desenvolvido para possibilitar a criação de nova referência conceitual, contextual e ferramental relativa aos temas Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

A metodologia privilegia a construção conjunta e passa pelos campos do “saber“ ou espaço da compreensão, do “saber fazer”, que é o espaço do julgamento, e do “saber agir” que é o espaço das soluções. O programa foi estruturado em módulos presenciais e a distância, por meio de um ambiente virtual que favorece a interação entre os participantes e os professores, o registro e o compartilhamento dos novos conhecimentos gerados. Nossa crença é que essa estrutura promove a ampliação da consciência do gestor em relação ao seu papel na empresa, no mercado, na sociedade e no planeta.

OBjETIVOS

• Ampliar a visão sobre a Gestão Responsável para a Sustentabilidade, a partir da aquisição de uma forte base conceitual e contextual.

• Fornecer ferramentas gerenciais que propiciem o alcance de resultados conseqüentes na prática empresarial responsável.

• Proporcionar o compartilhamento de experiências sobre o tema.

O M O D E L O D E G E S T Ã O R E S P O N S Á V E L

PA R A A S U S T E N TA B I L I D A D E

I N D I V í D U O

E M P R E S A

M E R C A D O

S O C I E D A D E

P L A N E TA

Henr yk Sasim Henr yk Sasim Henr yk Sasim Henr yk Sasim

(5)

OS TRêS CAMPOS DE CONHECIMENTO

A práxis educacional da FDC promove uma ruptura do modelo tradicional, ao mesmo tempo em que apresenta uma nova forma das interações, como nos movimentos de um caleidoscópio, buscando um novo arranjo a cada mudança do mercado. A metodologia seguida pelo programa estimula os participantes a analisarem a realidade do seu contexto à luz dos novos conteúdos apresentados, em três campos do conhecimento:

Saber

O “espaço da compreensão” traz conceitos, modelos e teorias no estado-da-arte. Inclui diversas metodologias de ensino, tais como: exposições, leituras e dispositivos de busca e de consultas em diferentes níveis de informações.

Saber Fazer

O “espaço do julgamento” contém diagnósticos, análises e comparações críticas entre a teoria e a sua aplicação.

A estrutura metodológica é de natureza analítica e contempla best practices, questionários, estudos de casos, pesquisa, entre outros. Nesse espaço, as atividades de aprendizagem levam o participante a se preparar para uma prática fundamentada e conseqüente.

Saber Agir

O “espaço da proposta de solução” é destinado às sugestões e aos encaminhamentos de soluções educacionais e empresariais. A estrutura metodológica inclui projetos aplicativos, simulações, planos de ação, agenda de compromissos e de acompanhamento.

RESULTADOS

• Compreensão integrada dos temas da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

• Domínio de um novo repertório conceitual e ferramental sobre o tema.

• Identificação de novas formas de atuar e contribuir para promover ações efetivas de Gestão Responsável para a Sustentabilidade.

• Ampliação da visão estratégica do participante e do seu grau de comprometimento com os novos desafios e objetivos empresariais referentes às ações de responsabilidade e sustentabilidade.

DIFERENCIAIS

• Formato e conteúdo que promovem, além do aprendizado, ampliação da consciência.

• Construção conjunta do conhecimento.

• Um espaço para discussão sobre teorias e práticas em sustentabilidade que servirão de referência para futuras aplicações.

• Geração de conhecimento por meio de um núcleo de pesquisa – Núcleo Andrade Gutierrez de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, que abriga um centro de referência em Gestão Responsável para a Sustentabilidade e repassa o estado-de-arte do tema para o programa.

• Desenvolvimento de pesquisas, projetos, teste de aplicabilidade dos conceitos, validação e mensuração de resultados junto às empresas.

A QUEM SE DESTINA

Gerentes, consultores, empresários, professores focados em gestão empresarial e líderes de associações profissionais, fundações, instituições e entidades de classe que desejam incorporar os temas em suas práticas de gestão.

m ó d u l o i - 2 d i a s Posicionando a empresa na sustentabilidade m ó d u l o i i i - 2 d i a s Praticando responsabilidade corporativa m ó d u l o i i - 2 d i a s Gerenciando a empresa com responsabilidade F Ó R U M D E A P R E N D I z A G E M E C O M PA R T I L H A M E N T O D E E x P E R I ê N C I A S . m ó d u l o i v - 2 d i a s Projeto aplicativo ENSINO A DISTâNCIA ENSINO A DISTâNCIA ENSINO A DISTâNCIA

(6)

METODOLOGIA DO ENSINO A DISTâNCIA

Aprender com o outro lado do mundo, trocar experiências sem sair da empresa, ser virtual: essas são atitudes cada vez mais comuns no meio empresarial. O avanço tecnológico permite ao executivo conciliar estudo e trabalho continuamente e ampliar seu contexto de aprendizagem.

Para a modalidade a distância, foi desenvolvido um ambiente virtual apoiado por uma metodologia inovadora que possibilita agilidade, eficiência e flexibilidade no aprimoramento, ampliação e construção conjunta do processo de aprendizagem.

CONTEúDO

O programa é dividido em quatro módulos presenciais, intercalados por atividades semanais no ambiente virtual, que permitem compartilhamento constante do conhecimento entre os participantes e destes com os professores.

MÓDULO I

Os participantes são motivados a conhecer as estruturas e os princípios de gestão em uma visão biossistêmica, considerando a sustentabilidade baseada no equilíbrio dos vetores econômico, social e ambiental. Compreender o contexto do mundo empresarial à luz dessas vertentes possibilita aos participantes novas formas de interpretar o papel e os desafios das empresas que querem se sustentar num mundo simultaneamente competitivo e cooperativo.

• A Natureza e o Homem.

• Visão Contextual.

• Sustentabilidade e Responsabilidade – Histórico e Conceitos.

• Ética e Cidadania Empresarial.

MÓDULO II

Estudam-se as ferramentas, indicadores e modelos de gestão responsável.

O participante conhecerá os principais instrumentos gerenciais e as principais técnicas e ferramentas da Gestão Responsável: Código de Ética, Diálogo com Stakeholders, BSC, Indicadores e Balanço Social. O objetivo é interpretar e compreender as funções gerenciais e os sistemas de gestão sob o prisma da sustentabilidade.

• A Natureza e a Empresa.

• Revisão da Agenda Empresarial – Tendências, Oportunidades e Riscos.

• Ferramentas e Sistemas de Gestão Responsável para a Sustentabilidade.

(7)

Temas de Projetos Aplicativos já desenvolvidos pelas empresas participantes:

• Agronegócios – Alternativas Econômicas de Geração de Emprego e Renda.

• Articulação e Mudança Social em Base Sustentável.

Balanced Scorecard e Indicadores Aplicados à Gestão Responsável para a Sustentabilidade.

• Balanços e Relatórios Socioambientais.

• Cenários e Oportunidades da Sustentabilidade.

• Código de Conduta.

• Consumo Consciente.

• Estratégias de Educação para a Sustentabilidade.

Estratégias de Relacionamento com Stakeholders.

• Estudo de Viabilidade para Implementação de Linha de Crédito para projetos mdl (mecanismos de desenvolvimento limpo).

• Funções Empresariais na Perspectiva da Sustentabilidade.

• Gestão Ambiental.

• Gestão Corporativa de Resíduos Sólidos.

• Gestão de Investimentos Sociais.

• Gestão Responsável para a Sustentabilidade Aplicada às Micro, Pequenas e Médias Empresas.

• Gestão Socioambiental.

• Governança Corporativa e Sustentabilidade.

• Inclusão da Diversidade – Mulheres em Cargos Executivos e Pessoas com Deficiência.

• Indicadores de Gestão Responsável para a Sustentabilidade.

• Liderança e Sustentabilidade.

• Modelo de Diálogo com as Comunidades.

• Modelos de Gestão para a Sustentabilidade.

• Política de Contratação de Fornecedores em Fundações e Institutos Empresariais – Qualidade de Vida no Trabalho.

• Rede Colaborativa Social em Prol da Criança e do Adolescente em Situação de Risco Social.

• Redes de Geração de Trabalho e Renda.

• Relações Institucionais Sustentáveis e Legitimidade.

• Saúde e Segurança.

• Voluntariado Empresarial.

MÓDULO III

Praticando a Responsabilidade Corporativa

Foco na aplicabilidade dos conceitos de Gestão Responsável para a Sustentabilidade. São abordados os principais temas que desafiam o desempenho das empresas e o seu impacto sobre as funções gerenciais. O participante conhecerá em profundidade as demandas sociais e ambientais, identificando oportunidades para a sustentabilidade de suas empresas.

• Temas Relevantes para as Empresas - O Indivíduo, o Mercado, a Sociedade e o Planeta.

• Sustentabilidade e Responsabilidade nas Funções Gerenciais.

• Compartilhamento de Práticas.

MÓDULO IV

Projeto Aplicativo

Consiste na apresentação de um projeto aplicativo desenvolvido ao longo do programa, baseado nos temas abordados. O projeto tem como objetivo promover o diálogo entre a teoria e a prática, através da ampliação de sua base conceitual e do desenvolvimento de um trabalho cujo tema deverá ser de interesse e relevância para as organizações, visando à inovação ou à melhoria.

Henr

yk Sasim

Henr

(8)

equipe técnica 2007

Alysson Pessoa Sales – FDC ângela Fleury – FDC

Cláudio Bruzzi Boechat – FDC

jean Bartolli – professor convidado FDC juliana Travassos – FDC

Maria Raquel Grassi – FDC Nísia Duarte Werneck – FDC Paulo Darien – FDC

Raimundo Soares – FDC Ricardo Carvalho – FDC Roberta Mokrejs Paro – FDC

palestrantes externos 2007

Augusto de Franco – AED Fernando Almeida – CEBDS Giuliana Ortega – Ethos

DEPOIMENTOS - ExPERIêNCIAS DE EMPRESAS NA

IMPLEMENTAçÃO DA GESTÃO RESPONSÁVEL

para a sustentabilidade 2007

juliana Andriguetto – Holcim Tomás Carmona – Serasa

Geraldo Gonçalves – Andrade Gutierrez

período de realização/local 2008

Módulo I – 7 e 8 de agosto módulo ii – 11 e 12 de setembro módulo iii – 9 e 10 de outubro Módulo IV – 13 e 14 de novembro

Local da realização – São Paulo – SP

SELEçÃO/INSCRIçÃO

A admissão para o programa Gestão Responsável para a Sustentabilidade da FDC obedece a critérios que se baseiam na criação de grupos homogêneos, em nível e diversidade de experiências. Dessa forma, permite que as empresas participantes encontrem interlocutores para o processo de intercâmbio e de aprendizagem. Caso a FDC constate que o GRS não é o programa mais adequado no momento, poderá indicar um outro que atenda às necessidades da empresa e do participante.

Inscrições

Inscrições abertas enquanto houver disponibilidade de vagas.

Cancelamentos

Cancelamentos somente serão aceitos se comunicados com até 30 dias de antecedência da data de início do programa. Após essa data, serão aceitas substituições, desde que o perfil do candidato seja adequado ao programa.

Henr

(9)

NA TEORIA E NA VIDA, FDC

“O GRS nos insere definitivamente num mundo de possibilidades positivas dentro do contexto preocupante de nossa realidade socioambiental. Mas o que mais entusiasma é o convívio com o grupo do GRS. Foi um período de intensa participação, muito trabalho, aprendizado e respeito carregados de uma alta dose de amizade e camaradagem.”

Newton jorge Rosa

Assessor para Gestão de Risco

Copesul - Companhia Petroquímica do Sul

“O programa GRS - Gestão Responsável para a Sustentabilidade, trabalha com uma metodologia muito inovadora. Nela, é imperativo a aplicação imediata do conhecimento; teoria e prática caminham juntas, além de possibilitar a conscientização de que mudanças se iniciam, obrigatoriamente, a partir do ser humano.”

zulmira Rodrigues Braga Gerência de educação ArcelorMittal Brasil

“Despertar a consciência individual e coletiva. Sair da passividade. Comprometer-se consigo e com o todo. Ser responsável e enxergar o perceptível que até então parecia inexistente ou invisível.

Ser provocado e provocar. Não ser mais o mesmo. Mudar e ser mudado. Isto é um pouco do que acontece com os que fazem o GRS. Inesquecível e imperdível.”

Francisco josé dos Santos Neto Diretor

Banco do Estado de Sergipe S.A. - Banese

Henr

yk Sasim

Henr

(10)

CONHEçA AGORA AS EMPRESAS

QUE jÁ PARTICIPARAM:

Aços Villares Alcoa Alumar AM Engenharia AngloGold ArcelorMittal Brasil Asa Comunicação Asa Produções Banco do Brasil Banco Real Banco Santander Banco Itaú BANESE

BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais Braskem Carrefour CDN – Companhia de Notícias Ceasa – MG CEBDS Cedro Cachoeira

CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais CIEAM – Centro da Indústria do Estado do Amazonas Colégio Edna Roriz

Colégio Magnum

CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz Construtora Andrade Gutierrez

COPEL – Companhia Paranaense de Energia COPESUL – Companhia Petroquímica do Sul CVRD – Companhia Vale do Rio Doce

DAEM – Diretório Acadêmico da Escola de Minas Fiat Automóveis

FIEMG

Fundação Albert Einstein Fundação Belgo Fundação Sidertube Fundação Telefônica Fundação Unimed Fundação Volkswagen Gerdau Açominas High Performance Instituto Algar Instituto Cenibra Instituto HP Instituto IBI Instituto Magnum Instituto Telemig Celular Instituto Votorantim jari Celulose Lynx MBR Magneti Marelli/Cofap Medley S.A.

Mineração Rio do Norte MRS Logística

Philips

Previne Gestão Humana

PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes PQU

Petrobras

Report – Relatórios Sociais

Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ripasa Sadia Saint-Gobain Samarco Mineração Sebrae – DF Sicepot Souza Cruz

Tesis Engenharia de Sistemas Prediais TRANSPETRO

Universidade de Colúmbia Universidade Tuiuti do Paraná Usina Coruripe Açucareal

VCP – Votorantim Celulose e Papel VCP Florestal

Vetco Aibel do Brasil Ltda. V&M do Brasil

Votocel – Filmes Flexíveis

Henr yk Sasim Henr yk Sasim Henr yk Sasim Henr yk Sasim

(11)

FDC E A GESTÃO RESPONSÁVEL PARA

A SUSTENTABILIDADE

A missão da FDC é “contribuir para o desenvolvimento da sociedade, por meio da educação e do desenvolvimento de executivos, empresários e empresas”. E, em sintonia com essa missão, a Fundação Dom Cabral tem buscado expandir no seu universo de relações o papel de co-responsabilidade pela sustentabilidade. Segundo o presidente da FDC, Emerson de Almeida, uma empresa deve ser vista dentro do contexto em que atua como o anel de uma grande cadeia, formada por vários elos, dos quais decorre sua força e sua segurança. Quanto mais qualificado for cada elo, maior possibilidade de fortalecimento. Portanto, interessa ao empresa que o sociedade e o elo-planeta sejam fortes o bastante para beneficiar toda a corrente.

PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

Mais do que difundir idéias de parceria e cooperação, a Fundação Dom Cabral pratica essa filosofia. Temos procurado, continuamente, fortalecer relações com a sociedade e com comunidades que demandam apoio externo para se desenvolverem. Um exemplo é a série de projetos, em parceria com entidades públicas e privadas, de promoção da qualidade de vida e do crescimento econômico do bairro jardim Canadá, entre outras ações desenvolvidas ao longo do ano.

Comitê do Voluntariado

Núcleo Andrade Gutierrez de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do bairro Jardim Canadá.

Projeto Vínculos. Global Compact Henr yk Sasim Henr yk Sasim Henr yk Sasim Henr yk Sasim

(12)

Escritório SP

Ed. Trade Center - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184 Vila Olímpia

04548-004 - São Paulo - SP - Brasil

Unidade BH

Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho

30140-083 - Belo Horizonte - MG - Brasil

Campus Aloysio Faria

Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil

Referências

Documentos relacionados

Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada

Defendemos, por isso, que a OA não deve ministrar formação em Direito, mas garantir formação para o exercício da Advocacia – é este um contributo que entendemos que a OA

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

receita própria municipal e para o melhor aproveitamento dos recursos em benefício da população, na medida em que estabelece novas regras para a disciplina fiscal e garante

Existem problemas dentro do processo de contratação de transportes, tanto pela área de Logística como pela Transcocamar, para atender a atual demanda e previsão

trabalho e mantidos em perfeito estado de conservação e funcionamento. O empregador deve exigir que os trabalhadores utilizem os EPIs. Cabe ao empregador orientar o empregado

Comunicador de formação, com especialização em gestão responsável e sustentável dos negócios pela Fundação Dom Cabral, desenvolvimento local pelo Centro Internacional de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced