• Nenhum resultado encontrado

CA InterTest para CICS r8.5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CA InterTest para CICS r8.5"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CA InterTest

para CICS r8.5

O CA InterTest™ para CICS faz testes e depuração de aplicativos

do IBM CICS Transaction Server para z/OS criados em COBOL, PL/I,

Assembler e Language Environment. Essa solução de testes

automatizados ajuda a detectar e resolver erros interativamente

conforme eles ocorrem, sem a necessidade de recompilar ou encerrar

a sessão de teste. Desse modo, o CA InterTest para CICS pode trazer

aprimoramentos significativos em relação a métodos manuais de

depuração para os ambientes IBM CICS Transaction Server e z/OS.

Visão geral

Embutir qualidade em aplicativos comerciais de mainframe através de depuração interativa eficaz ajuda os aplicativos a atender a níveis de serviço estabelecidos. Além disso, o CA InterTest para CICS ajuda a entregar aplicativos de qualidade rapidamente e melhora a estabilidade de aplicativos detectando erros antes que eles ocorram

Valor dos negócios

Teste e depuração é uma das fases mais importantes e demoradas do desenvolvimento de aplicativos de mainframe. Nesse ínterim, você é desafiado a fazer mais com menos programadores habilidosos de mainframe, pressões para diminuir o tempo para lançamento no mercado e regulamentações do setor e do governo cada vez mais rigorosas.

Os recursos automatizados de depuração e testes oferecidos pelo CA InterTest para CICS permitem que você encare os desafios de desenvolvimento de aplicativos porque ajudam a garantir programas bem testados antes da produção. Especificamente, ele oferece depuração automatizada, confiável e econômica.

(2)

2

Recursos

O CA InterTest para CICS r8.5 representa o investimento e o compromisso contínuos da CA Technologies com o profissional de mainframe. Esta versão inclui aprimoramentos, como uma nova GUI (Graphical User Interface - Interface Gráfica de Usuário) e os recursos do Mainframe 2.0. Com o Mainframe 2.0 e a nova GUI do CA InterTest, você poderá aproveitar os investimentos atuais em mainframe e estender o mainframe para atender melhor às atuais e futuras necessidades de negócios e de TI.

Mainframe 2.0

O CA InterTest para CICS adotou os recursos principais do Mainframe 2.0 criados para simplificar o uso do produto e permitir que sua equipe o instale, configure e mantenha com mais eficiência e agilidade.  CA Mainframe Software Manager: o CA Mainframe Software Manager (CA MSM)

automatiza a instalação e a manutenção do CA InterTest para CICS e elimina as complexidades de SMP/E.

— O Serviço de Aquisição de Produto permite transferir com facilidade pacotes de

instalação de produtos e recursos de manutenção do suporte online da CA diretamente para o ambiente de mainframe e prepará-los para instalação.

— O Serviço de Instalação de Software padroniza a instalação do CA InterTest para CICS,

que inclui um método de ESD (Electronic Software Delivery - Distribuição Eletrônica de Software) novo e simplificado que permite instalar o CA InterTest para CICS através de utilitários padrão. Esse serviço também oferece instalação e manutenção padronizadas do produto SMP/E por meio de APARs e PTFs, além de simplificar o processamento do SMP/E por meio de uma interface de usuário gráfica intuitiva e de um assistente de instalação inteligente.

— O Serviço de Implantação de Software permite que você implante facilmente

o CA InterTest para CICS no seu ambiente de mainframe.

— As atualizações e melhorias de infraestrutura do CA MSM Consolidated Software

Inventory (CSI) acrescentam flexibilidade ao processamento de CSIs pelo CA MSM e permitem que o CA MSM use a CPU e a memória do sistema de maneira mais eficiente.  Programa de Verificação de Instalação (IVP) e Programa de Verificação de Execução (EVP):

como parte da qualificação para inclusão no conjunto de produtos de mainframe da CA Technologies lançados todos os meses de maio, o CA InterTest para CICS passou por testes rigorosos realizados através do IVP e do EVP para encontrar e resolver problemas de interoperabilidade antes do lançamento. Esses programas são uma extensão da nossa iniciativa contínua de certificação de interoperabilidade lançada em maio de 2009.

(3)

3

Guia de Boas Práticas: esse guia fornece informações sobre a instalação, a configuração

inicial e a implantação do CA InterTest para CICS para diminuir a curva de aprendizado dos funcionários responsáveis pela instalação e o gerenciamento do produto.

GUI amigável com base no IDE (Integrated Development Environment -

Ambiente de Desenvolvimento Integrado) do Eclipse

Essa melhoria oferece uma interface de usuário com base no IDE do Eclipse que assegura uma aparência comum e nova funcionalidade tanto no CA InterTest para CICS quanto no CA InterTest™ Batch. Embora essa GUI não vá substituir a tradicional interface 3270 de tela verde, ela funcionará como uma interface de usuário alternativa que coloca o poder dos controles gráficos ao seu alcance. Caso você não tenha o IDE do Eclipse, mas deseja aproveitar as vantagens dessa nova GUI com o CA InterTest para CICS e/ou CA InterTest Batch, poderá fazê-lo sem precisar instalar o IDE do Eclipse, com muita facilidade e eficiência. No entanto, se tiver o IDE, convém usar esse aprimoramento como um plug-in do IDE do Eclipse. Nesse caso, você poderá usar o CA InterTest para CICS e o CA InterTest Batch junto com suas outras soluções de desenvolvimento de aplicativos e garantia de qualidade com base no IDE do Eclipse, como ferramentas de desenvolvimento em Java e C++ de terceiros.

+

+

FIGURA A.

A nova GUI do CA InterTest

A nova GUI do CA InterTest é uma interface fácil de usar para o usuário tradicional de mainframe e a nova geração de programadores de mainframe.

(4)

4

Outros recursos importantes

 Teste e depure diretamente no código-fonte:

— Inicie o monitoramento de programas — Defina e remova pontos de interrupção

— Corrija problemas de qualquer lugar do programa sem interromper a sessão de teste — Execute operações de execução única e rastreie o código

— Exiba e modifique o armazenamento principal, arquivos e bancos de dados — Liste o número de vezes que cada verbo foi executado

Evite términos inesperados interceptando todos os erros de aplicativos:

o CA InterTest para CICS monitora todas as instruções de programas durante a execução. Quando é detectado um erro, o CA InterTest para CICS suspende a execução do programa automaticamente, usando um ponto de interrupção automático, antes que o programa apresente uma falha ou que o IBM CICS Transaction Server para z/OS seja corrompido. Quando ocorre um ponto de interrupção automático, o sistema fica protegido e a depuração interativa pode ser iniciada imediatamente.

Defina pontos de interrupção para interromper a execução de programas: é possível

definir inúmeros tipos de pontos de interrupção para suspender a execução de programas a qualquer momento. A cada ponto de interrupção, é exibida a listagem do código-fonte. Você poderá executar tarefas de depuração, inclusive alterar variáveis de programas ou áreas de dados no armazenamento, definir ou remover outros pontos de interrupção, alterar dinamicamente ou rastrear novamente o caminho de execução do programa e inspecionar arquivos. O CA InterTest para CICS também permite que você decida se os pontos de interrupção devem interromper a execução do programa antes ou depois que a instrução for executada. Os pontos de interrupção posteriores permitem ver valores de campos atualizados na janela Keep, que você pode rolar para ver itens grandes de grupos e dados.

Controle a execução de programas para testar todos os caminhos de programa: é possível

controlar a execução de programas interrompendo ou reiniciando a execução de qualquer ponto. Essa flexibilidade ajuda a testar determinadas seções de programas ou contornar erros.

Exiba e atualize valores de dados facilmente: é possível exibir e atualizar quaisquer

valores de dados diretamente na exibição de código-fonte do CA InterTest para CICS sem precisar interromper a exibição da sessão.

Visualize e modifique o armazenamento: o recurso CORE do CA InterTest para CICS permite

(5)

5

Exibição automática de variável de programa (AUTOKEEP): mostra o conteúdo de variáveis

de programa mencionadas na instrução ativa e permite que esses itens sejam modificados. Além disso, esses conteúdos podem ser exibidos no formato tradicional hexadecimal + caractere ou no formato DISPLAY, o que facilita a visualização e a modificação de campos numéricos. Você também pode ver valores de dados históricos para variáveis de programa COBOL e voltar a instruções anteriormente executadas.

Rastreie a execução de programas: o recurso Trace permite que você rastreie novamente

o caminho de execução de um programa para entender sua lógica. Especificamente, recursos de rastreamento instrução a instrução permitem que você entenda como chegou a um determinado ponto definido.

Cobertura de código-fonte: o CA InterTest para CICS lista o número de vezes que cada instrução

foi executada diretamente na listagem do código-fonte. Essa informação pode ser usada para identificar código não testado e ajuda a verificar se os dados de teste são adequados e se todos os caminhos de programa foram testados antes de implementar suas mudanças em produção.  Suporte simbólico comum facilita a integração entre produtos: para acelerar a resolução

de erros, o CA InterTest para CICS permite identificar locais de programas simbolicamente usando um arquivo simbólico comum (PROTSYM), sem calcular endereços ou deslocamentos e sem que você precise se preocupar com mudanças de endereço após a recompilação. Isso é válido até mesmo para módulos formados por programas compilados separadamente cujos links são editados em conjunto.

O arquivo PROTSYM é utilizado pelo CA InterTest™ Batch, CA InterTest para CICS, CA Optimizer®/II e CA SymDump® para CICS e CA SymDump® Batch. Além disso, o CA InterTest para CICS integra-se diretamente aos produtos de gerenciamento de mudanças e configuração da CA Technologies. Listagens de código-fonte podem ser facilmente transferidas do CA Endevor® Software Change Manager (SCM), CA Librarian® Base para z/OS e CA Panvalet® para z/OS para o arquivo PROTSYM.

Se você é cliente do CA Endevor SCM, o recurso Footprint pode ser explorado para que o CA InterTest para CICS possa localizar e formatar informações simbólicas dinamicamente, eliminando todos os requisitos de configuração no nível de programa para suporte simbólico.  Processamento sincronizado: para ajudar a confirmar que a versão correta do código-fonte

está sendo usada, o CA InterTest para CICS oferece sincronização do arquivo PROTSYM com o módulo de carregamento. Quando um programa é selecionado para teste, o CA InterTest para CICS compara as datas e horas da listagem de código-fonte e do módulo de

carregamento. Se nenhum arquivo correspondente for encontrado, é exibida uma lista de seleção onde você pode escolher a listagem correta.

Exibição estruturada de arquivos facilita a visualização de dados: o recurso FILE do

CA InterTest para CICS apresenta os registros de um arquivo, a fila de dados temporários, a fila de armazenamento temporário ou o segmento DL/I campo a campo — mapeados na estrutura de dados com a qual você está acostumado — propiciando uma estrutura de

(6)

6

referência imediata. Campos estruturados são mostrados no formato hexadecimal ou de caractere, e os dados podem ser modificados sobrescrevendo o conteúdo diretamente na tela.  Depure interativamente aplicativos que acessam o DB2 para z/OS: além de

desempenhar funções SQL, o CA InterTest para CICS oferece recursos para testar e depurar aplicativos CICS que acessam o DB2. O código de retorno do DB2 e a mensagem relacionada estão disponíveis online em qualquer ponto de interrupção.  Informações de diagnóstico úteis: quando o CA InterTest para CICS detecta um erro

(por exemplo, uma violação de armazenamento), ele fornece informações que ajudam a encontrar o erro e determinar o motivo da ocorrência. O recurso HELP mostra explicações contextuais de cada ABEND e sugestões sobre como usar o CA InterTest para CICS para corrigir o erro. Você pode definir seus próprios códigos ABEND com as descrições de problema associadas para identificar a causa de um ABEND pré-programado. Um código ABEND pode ser associado a um determinado programa ou pode anular a descrição padrão do CA InterTest para CICS.

Suporte para IBM CICS Transaction Server para z/OS: o CA InterTest para CICS oferece

suporte a todas as versões atualmente suportadas pela IBM do IBM CICS Transaction Server para z/OS. O suporte imediato ajuda os gerentes de TI a implementar projetos de migração bem-sucedidos, e o suporte avançado para o IBM CICS Transaction Server para z/OS permite depurar facilmente aplicativos que utilizam os novos recursos.

O suporte para o IBM CICS Transaction Server para z/OS inclui exploração dos seguintes recursos do produto introduzidos na versão 3.1:

— Canais e recipientes: ao depurar programas que usam o novo recurso Channel and

Container do IBM CICS Transaction Server, o CA InterTest para CICS exibe informações de canais e recipientes em um ponto de interrupção. Isso oferece suporte a um novo recurso de programação de aplicativos do IBM CICS Transaction Server que resolve uma limitação de COMMAREA de 32K. O recurso RBP (Request Breakpoint - Ponto de Interrupção de Solicitação) do CA InterTest para CICS também oferece suporte aos novos comandos Channel e Container do IBM CICS Transaction Server.

— Novo comando de API Web: o recurso RBP do CA InterTest para CICS reconhece os

novos comandos de API web de saída do IBM CICS Transaction Server durante uma sessão de depuração.

— Assembler compatível com LE: o CA InterTest para CICS oferece suporte para

programas Assembler compatíveis com LE chamados como o principal programa de uma transação.

Depure aplicativos de produção simbolicamente de qualquer região do CICS:

até mesmo o programa mais completamente testado pode ser encerrado inesperadamente em produção. O CA SymDump para CICS, um produto que complementa o CA InterTest para CICS, permite diagnosticar ABENDs de transação simbolicamente sem a necessidade de analisar despejos.

(7)

7

Exploração do CICSPlex: o CA InterTest para CICS explora o ambiente CICSPlex monitorando um programa sempre que ele é executado nesse ambiente. O CA InterTest para CICS também oferece suporte para configurações MRO/IS que não sejam do CICSPlex.  Exibição de área de armazenamento de chaves: esse recurso permite exibir detalhes de

armazenamento de programas, localizadores de base, tabelas globais e áreas de comunicação.  Inúmeros recursos de usabilidade e moeda técnica:

— Depure o conjunto completo de instruções de 64 bits e monitore e exiba registradores

de 64 bits

— Exiba itens de dados da seção de dados LOCAL STORAGE do compilador IBM Enterprise COBOL

Abordagem de entrega

O CA Services oferece um portfólio de serviços de mainframe prestados através do pessoal interno da CA Technologies e de uma rede de parceiros tradicionais escolhidos para ajudá-lo a realizar uma implementação bem-sucedida e obter os resultados de negócios desejados o mais rapidamente possível. Nossos serviços padrão foram concebidos para ajudar a acelerar a implementação e a curva de aprendizado da sua equipe. As melhores práticas e o treinamento em mainframe da CA Technologies, comprovados em campo, podem ajudar a reduzir riscos, melhorar a utilização e adoção e, em última análise, alinhar a configuração dos produtos às necessidades da sua empresa.

Benefícios

O CA InterTest para CICS permite testar e depurar diretamente do código-fonte, evitando ABENDS através da interceptação de todos os erros de aplicativos online, e também detectar e resolver erros de forma interativa assim que eles ocorrem. Além disso, você pode definir pontos de interrupção para interromper a execução de programas e utilizar os mais recentes recursos disponíveis no IBM CICS Transaction Server para z/OS e CICSPlex. Todos esses recursos se combinam para ajudar você a diminuir efetivamente o downtime dos aplicativos e melhorar a qualidade.

(8)

8

A vantagem da CA Technologies

A CA Technologies conta com 30 anos de experiência reconhecida em software de gerenciamento de TI de categoria empresarial, robusto, confiável, expansível e seguro. Parte integrante das Ferramentas de Qualidade e Teste de Aplicativos da CA, o CA InterTest para CICS é um componente fundamental da iniciativa Mainframe 2.0 da CA Technologies que muda para sempre a forma como o mainframe é gerenciado, ajudando a maximizar o valor dos produtos de mainframe da CA Technologies e proporcionando uma experiência simplificada e soluções inovadoras que agregam valor de maneira rápida e flexível.

Copyright ©2010 CA. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes de marcas, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas. DB2, IMS, CICS, COBOL, PL/I e z/OS são marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos, em outros países, ou ambos. Este documento é apenas para fins informativos. A CA não assume responsabilidade pela precisão ou integridade das informações. Na medida do permitido pela lei aplicável, a CA fornece este documento “no estado em que se encontra”, sem garantias de nenhum tipo, incluindo, sem limitações, garantias implícitas de comercialização, adequação a uma finalidade específica ou não violação. Em nenhuma circunstância a CA será responsável por perdas ou danos, diretos ou indiretos, decorrentes do uso deste documento, incluindo, sem limitações, perda de lucros, interrupção de negócios, fundo de comércio ou perda de dados, mesmo que a CA tenha sido expressamente informada sobre a possibilidade de tais danos com antecedência. CS0389_1210

Referências

Documentos relacionados

Nesse quadro, Senhorinha, a filha de Jerônimo se insere para provar que ninguém foge ao meio: tendo sido criada num cortiço, substituindo Pombinha para seus moradores, com os pais

Para a comparação dos resultados, os traços horizontais representam os valores médios e as linhas verticais indicam o Intervalo de Confiança ao nível de 95%.. Valores

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Importante também endurecer a fiscali- zação e punição, para que não haja venda de medicamentos que não são de acesso livre, sem prescrição médica.. O uso indevido

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Apesar de haver uma pleocitose no liquor dos dois animais, a turbidez não pode ser creditada exclusivamente a esse aumento do número de células, já que outros cães do mesmo

2 CFDT pool name 3 Server R15 return code AP 2466 DFHFCDR FC 2 Entry to FCDR’s wait exit 1 FCCR or FCCT parameter list. 2 Wait