• Nenhum resultado encontrado

Software para a Web de Relatórios Meteorológicos para Aviação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Software para a Web de Relatórios Meteorológicos para Aviação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COASTAL

E

nvironmEntal

S

yStEmS

Monitore Seu Mundo

Software para a Web de Relatórios

Meteorológicos para Aviação

(2)

Introdução

O Aviation INTERCEPT® (AI) apresenta todos os dados meteorológicos e de RVR (Campo de Aterrizagem Visual - CAV) para todos os sensores em seu aeroporto em um formato de fácil leitura e simples de navegar. O mesmo atende todas as suas necessidades para coleta, processos, exibição de dados, relatórios, arquivamento, manutenção do sistema e distribuição externa de dados. É totalmente compatível com os algoritmos ICAO, FAA, WMO, e FMH-1 aprovados. Produz relatórios METAR, SPECI, OMO (RELATÓRIO MET) automaticamente ou após acréscimos (edição) e pode criar ou gerar relatórios COR, SYNOP, AFTN, ATIS, AIRMET, SIGMET e TAF.

Não é Necessário Licença de Usuário

O Aviation INTERCEPT® é para a web. Qualquer usuário qualificado e autenticado pode abrir sua Interface de Usuário (visualização de Controller (Controlador), Weather Observer (Observador Meteorológico), Maintenance (Manutenção) ou Administrator (Administrador)) simplesmente utilizando

um browser de web existente que esteja conectado ao Servidor AI. Não é necessário licença de usuário.

O AI permite que vários usuários visualizem os dados em qualquer computador através de um browser para a web.

O Aviation INTERCEPT® roda com Windows® Vista 8 ou mais recente, Windows® Server 2008 ou mais recente, ou Linux.

Barra de Menus – Acesso Fácil e Rápido aos Dados que Você Deseja

As abas no canto esquerdo da barra de menus são User (Usuário), Logs (Registros), Graph (Gráfico), e Help (Ajuda).

“User” (Usuário) permite o encerramento da sessão, a mudança de sua senha e a seleção de visualização diurna ou noturna.

“Logs” (Registros) permite a visualização de quaisquer informações ou dados coletados em qualquer período de tempo.

A função “Graph” (Gráfico) abre um gráfico e o preenche com os dados da última hora para fornecer uma visão rápida na mudança de padrões meteorológicos. A visualização contínua por hora é atualizada uma vez a cada

minuto. Você pode navegar pelas últimas 24 horas, bem como pode escolher qual período de dados dentro das 24 horas que deseja visualizar como gráfico.

Barra de Mensagens com Informações

Uma única Barra de Mensagens com Informações na parte inferior de cada tela exibe a mensagem com informações mais recente com base na função do usuário. Ao clicar no botão de expansão, uma janela com paginação será exibida contendo as últimas 200 mensagens.

Monitoramento da Manutenção Remota

Um Usuário de Manutenção pode acessar quaisquer funções de manutenção necessárias a partir de qualquer computador que não seja o Servidor pela Interface de Manutenção do AI. Este acesso é muitas vezes feito de um outro computador que está na mesma rede LAN que o Servidor.

O monitoramento da manutenção remota também pode ser acessado via VPN (Rede Privada Virtual).

Aviation INTERCEPT

®

Interface Gráfica do Usuário (GUI) mostrando o Controller Data Display (Visualização de Dados do Controlador) (acima) e o Weather Observer Display (Visualização do Observador Meteorológico) (Data Collection Unit) (Unidade de Coleta de Dados) (à direita). Os usuários podem selecionar telas otimizadas para visualização diurna ou noturna.

(3)

Segurança do Sistema

O acesso do usuário ao AI é feito através de um browser para web. Todos os usuários devem fazer o login com um nome de usuário e senha válidos quando acessarem a URL do AI pela primeira vez. O AI utiliza autenticação de acesso Básica. O nome do usuário e a senha são criptografados quando enviados ao servidor. Cada chamada subsequente ao servidor também inclui o nome do usuário e a senha.

As credenciais de login são armazenadas dentro do aplicativo, não no browser. Isto significa que quando o usuário encerra uma sessão, as credenciais de login são removidas e nenhum usuário pode obter acesso sem digitar novamente as credenciais válidas.

Algoritmos Meteorológicos para Aviação

O maior valor do Aviation INTERCEPT® são os Algoritmos Meteorológicos para Aviação. Esses cálculos compatíveis com ICAO, FAA, WMO e FMH-1 são os que colhem os dados dos sensores – e os transformam em informações úteis para os pilotos, controladores, equipe de manutenção e gerentes de aeroportos. A Coastal passou 10 anos e empenhou grandes esforços para aperfeiçoar estes algoritmos. Eles até foram testados por mais de dois anos de acordo com os Observadores Meteorológicos Certificados – para tornar os dados relatados a partir do AWOS (Sistema Automatizado de Observação Metereológica) o mais adequado e próximo possível dos dados que um observador meteorológico humano real relataria. Além disso, a Coastal é a única empresa que tem criado numerosos algoritmos de vários sensores – utilizando outros sensores para verificar as informações. Por exemplo, quando o sensor de identificação de precipitação informa que está chovendo – verificamos o registro de chuva, a temperatura, o ponto de condensação e as visibilidades para garantir que está de fato chovendo. Muitos dos algoritmos de vários sensores resolvem problemas de relatório que os sistemas AWOS têm sofrido nos últimos 20 anos.

Visualização dos Dados – Como Acessar os Dados que Deseja Ver

Dependendo do status de um usuário específico, uma ou mais Visualizações de

Dados estará disponível mediante a escolha de uma aba. As possíveis abas incluem:

Controller (Controlador) – um visão dos

dados otimizados para os Controladores de Tráfego Aéreo. Cada aba apresenta os dados mais relevantes para uma única pista, marcado com o identificador da pista. Se houver várias pistas, haverá várias abas.

Sensor Suite (Conjunto de Sensores) (Data Collection Unit (Unidade de Coleta de Dados) – DCU) – mostra os dados relevantes

para um dado local na pista. A aba será marcada com o local da pista.

Runway Visual Range (RVR) (Campo de Aterrizagem Visual (CAV)) – se houver mais

de uma pista física, haverá uma aba de RVR (CAV) mostrando o RVR (CAV) para todas as pistas em uso.

Lightning (Raios) – uma representração

geográfica alvo do local das quedas de raio nos últimos 15 minutos.

Winds (Ventos) – uma representação

analógica gráfica dos ventos de vários locais numa pista ou aeródromo.

As informações dos ventos são atualizadas a cada 5 segundos, as informações do RVR (CAV) e dos raios podem ser atualizadas a cada 5 segundos, e todos os outros dados são atualizados pelo menos a cada minuto. Todos os dados são apresentados de forma numérica. Além disso, os ventos e os raios são apresentados com gráficos analógicos.

Controller Data Display (Visualização de Dados do Controlador)

Projetado para os Controladores de Tráfego Aéreo nas torres de controle, esta visualização pode ser configurada de uma ou duas formas:

1. Para mostrar os dados da aterrizagem, meio campo e saída de uma pista, ou. 2. Para mostrar os dados da aterrizagem em uma aba e a saída em outra aba de mais de uma pista.

A parte superior da tela exibe um ou dois conjuntos de sensores (dependendo do seu sistema) lado a lado. Apresenta os dados dos ventos, visibilidade e céu para cada estação, e um indicador de ventos análogo com a direção e velocidade de vento imediata, além da variação durante 10 minutos. A

parte inferior da tela contém itens tais como valores do RVR (CAV), temperatura, ponto de condensação e vários valores de pressão. Os relatórios mais recentes de OMO e METAR ou SPECI são apresentados na parte inferior da visualização.

O botão para selecionar a parte final ativa da pista está na área mais inferior da tela. Isto também pode ser detectado automaticamente.

Weather Observer Display (Visualização do Observador Meteorológico)

As Weather Observer Displays (Visualizações do Observador Meteorológico) são nomeadas por localização dos sensores na pista (tais como 34R ou 16L).

A seção superior da visualização tem sete linhas com até cinco elementos de dados para cada linha, um indicador de vento e data/ hora. A segunda seção contém linhas que ocupam todo o comprimento da visualização. Os dados específicos mostrados dependem do conjunto de sensores e são configuráveis. Abaixo desses campos e acima do campo Status está uma barra de controle contendo todos os recursos interativos disponíveis para o Observador Meteorológico relacionados com a edição dos relatórios meteorológicos para aviação.

Runway Visual Range (RVR) Display (Visualização de Campo de Aterrizagem Visual (CAV))

A Runway Visual Range Display (Visualização de Campo de Aterrizagem Visual) está disponível quando há mais de uma pista em uso e, portanto, mais de um conjunto de valores de RVR (CAV). Se houver somente uma pista em uso no seu aeródromo, os dados de RVR (CAV) são apresentados somente na visualização da Pista.

A visualização de RVR (CAV) exibe os valores de RVR (CAV) para cada local da pista que tem um sensor de visibilidade, incluindo a aterrizagem, meio de campo e saída, bem como as tendências e as configurações do Monitor de Intensidade de Iluminação da Pista (RLIM), e o tempo do cálculo mais recente. As configurações de iluminação da pista também podem ser definidas manualmente se seu sistema não tiver o RLIM.

Não É Necessário Licença de Usuário

(4)

Visualizações de Dados do Observador Meteorológico

Lightning/Thunderstorm Display (Visualização de Raios/ Tempestades)

A visualização de Raios relata raios a 50 nm (200 nm é opcional). Apresenta raios relatados dentro de 30 milhas náuticas do seu aeródromo numa apresentação “estilo alvo” que é dividida em 8 seções (octantes) e então sub-dividida em 3 escalas.

Os raios dentro de um raio de 5 milhas são classificados como “complementares”. Os raios dentro de 5 e 10 milhas são “anexos”. Os raios além de 10 milhas até 30 milhas são “raios distantes”. A visualização exibe o total de quedas de raio nos últimos 15 minutos e pode ser atualizada a cada minuto ou em 5 segundos. Também existe um quadro denominado “Total de Quedas de Raio”. O total de quedas de raio são quedas de raio dentro de 30 nm em adição aos que estiverem dentro de 50 nm.

Multiple Wind Dial Display (Visualização de Vários Indicadores de Ventos)

Abas únicas ou múltiplas estão disponíveis somente para visualização dos indicadores de vento. Até seis indicadores de ventos diferentes de qualquer pista individual podem ser atribuídos a cada aba.

Graphic Data Displays

(Visualizações Gráficas de Dados)

O Aviation INTERCEPT® apresenta gráficos diariamente e por hora dos dados meteorológicos, acessados pelo menu Graphs (Gráficos). Clicando no menu, abre uma lista de opções das estações pra as quais estão disponíveis gráficos. A escolha de uma estação abre uma lista adicional de parâmetros para os quais estão disponíveis gráficos. Alguns dos gráficos padrões que estão disponíveis são:

Temperature (Temperatura) – representa a

temperatura do ar e o ponto de condensação médios.

Winds (Ventos) – representa a velocidade,

direção e uma turbulência de aviação qualificada como média durante dois minutos.

Visibility and RVR (Visibilidade e Campo de Aterrizagem Visual) – representa a

visibilidade e o RVR (CAV) médios durante 1 minuto. Tanto a Visibilidade quanto o RVR (CAV) são representados em metros. A escala para a visibilidade de 0 a 20000 é exibida no eixo do canto esquerdo. A escala para o RVR (CAV) de 0 a 2000 é exibida no eixo do canto direito.

Pressure (Pressão) – representa a pressão

de campo e a definição do altímetro médios durante 1 minuto.

Sky (Céu) – representa a integração tanto da

camada de nuvem mais baixa quanto do limite mais baixo durante trinta minutos.

A visualização por hora contínua é atualizada uma vez a cada minuto. Uma barra de paginação na parte inferior do gráfico por hora permite ao usuário navegar pelas últimas 24 horas. Há também uma seleção da data em calendário que permite ao usuário escolher qual data (24 horas) dos dados deseja colocar como gráfico.

Tela Diurna – Gráfico de Visibilidade Por Hora/Diário

Lightning/Thunderstorm Data Display (Visualização de Dados de Raios/

Tempestades) Multiple Wind Dial Data Display (Visualização de Dados de Vários Indicadores de Vento)

(5)

Interface de Usuário de Manutenção

“Painel” de Manutenção (Visualização)

O painel de manutenção foi criado após muitas horas de engenharia de “fatores humanos” para permitir de forma mais eficaz e imediata de o usuário identificar quaisquer áreas com problemas. Os algoritmos de “resolução de problemas inteligente” então trabalha para permitir que o usuário identifique de modo rápido e simples a solução.

O painel de manutenção proporciona ao Usuário de Manutenção uma avaliação visual imediata do estado do sistema AWOS e de seus componentes. Além disso, permite ao Usuário de Manutenção investigar com muito mais detalhes ao clicar nas informações de diagnóstico no nível da LRU (Lowest Replaceable Unit (Unidade Substituível Inferior))

A cor dos indicadores de manutenção representa o estado avaliado de cada DCU, LRU, Interface, ou da DPU (Servidor). Os alarmes são gerados quando os dados são desqualificados por um teste específico, tal como: quando os dados estão fora da escala, os dados ultrapassam uma taxa de limite de mudança, ou quando não há dados válidos suficientes para realizar um cálculo.

Os alarmes e advertências são o resultado de testes incluídos no componente, verificações da qualidade dos dados, ou testes de

monitoramento contínuo. As condições para as advertências e os alarmes são específicos de cada sensor ou da LRU, e cada um se refere a alguma descrição ou ação corretiva de acordo com o Manual de Manutenção.

Alertas de Dados do Usuário

Os Alertas de Dados podem ser estabelecidos por cada usuário para alertá-los sobre qualquer medição ou mudança de interesse. Os alertas somente aparecem na sua tela e são registrados – e não afetam os alarmes e as advertências. Os alertas podem ser simples, tais como uma escala de uma medição em particular, ou podem ser complexos utilizando vários elementos de dados e várias operações.

A Qualidade dos Dados é da Mais Alta Importância

Os testes incluídos e o monitoramento do sistema são realizados em cada um dos componentes importantes do sistema. Os Sensores, as DCUs e os testes Incluídos do Servidor são usados para verificar a integridade da medição, verificar a mensagem de dados ou a integridade das comunicações, medir os parâmetros ambientais do sistema,

e testar de modo funcional a integridade dos componentes de hardware e software.

Verificações da Qualidade dos Dados dentro dos Algoritmos Meteorológicos

O software Aviation INTERCEPT® tem um conjunto completo de verificações da qualidade de dados que permanece continuamente ativo no sistema. É tão completo que até os Algoritmos Meteorológicos são constantemente monitorados. Os resultados das verificações da qualidade dos dados são usados para validar os dados e criar as informações para detecção de falhas e manutenção. Estes incluem verificações dos dados de sensores ausentes, verificação dos resultados dos testes de BIT do sensor para a validação dos dados, verificações das mensagens de DCU ausentes (erros de comunicação), verificação dos dados suficientes para calcular uma média válida, validação dos dados através das escalas de verificação, tendências, comparações lógicas, e descontinuidades. Estas verificações de qualidade de dados são em adição às verificações dos dados realizadas pelos próprios sensores e DCU. Se o processo para uma dada medição relevante não tiver informações do sensor válidas e adequadas, essa medição é relatada como ausente.

Alarmes & Advertências

Sempre que um problema em potencial for detectado, pelas BITs, pelo monitoramento do sistema ou pelas verificações da qualidade dos dados, este problema é classificado como um Alarme ou Advertência. Os alarmes são condições que desqualificariam os dados a serem processados. As advertências são condições que podem levar a uma condição de alarme. As advertências não desqualificam os dados, mas podem requerer ações do usuário de manutenção. Os alarmes e as advertências são registrados nos arquivos de registro de manutenção e passados para a Visualização do Painal de Manutenção do AWOS. Também quando verificando a Visualização de Manutenção, a Barra de Mensagens com Informação mostrará todos os alarmes e advertências conforme eles forem ocorrendo. Os alarmes e advertências são definidos com base na definição das LRUs e o conceito de manutenção (conforme revisado pelo cliente) para um dado sistema de AWOS.

Os alarmes e as advertências também podem ser configurados para serem enviados a uma interface externa para um monitoramento de manutenção remota em outro local.

Restauração Rápida de Serviços

O Aviation INTERCEPT® é instalado como um serviço que inicia assim que o computador é carregado. O serviço inclui todos os componentes de coleta de dados, observação automatizada, registro de dados e interface que são instalados na fábrica para rodar automaticamente, gerenciados por um sistema operacional do servidor, sem intervenção humana. Todos estes componentes iniciam automaticamente quando ligados ou reiniciados. O Aviation INTERCEPT® se torna

operacional dentro de um minuto assim que o carregamento do sistema operacional é concluído na inicialização ou reinicialização.

Detalhe da Mensagem de Advertência Painel de Manutenção mostrando um Estado de Advertência

(6)

8-16-17

Uma Amostra das Instalações da Coastal Aviation

Arquivos de Registro

O Aviation INTERCEPT® cria os seguintes arquivos de registro de dados:

1. Arquivos de Registro de Sensores – dados não processados.

2. Arquivos de Registro de Relatórios – relatórios OMO, METAR e SPECI, COR, RVR, Relatório MET, etc.

3. Arquivos de Registro de Manutenção – Alarmes e advertências gerados pelas BITs, verificações da qualidade de dados, e monitoramento contínuo do sistema.

4. Arquivos de Registro de Comunicações – todas as mensagens enviadas e as que são incluídas.

5. Arquivos de Registro de Alertas – as mensagens de texto quando os alertas definidos pelo Usuário são invocados. 6. Registros Criados pelo Cliente – conjuntos de dados personalizados criados pelo cliente. Os arquivos de registro são gerados continuamente mas são completados em intervalos diários e por hora. Há mais do que espaço em disco rígido suficiente para registrar todos os arquivos por pelo menos um ano.

Ajuda Online

O Aviation INTERCEPT® inclui os arquivos de ajuda online detalhados, facilmente acessados a partir do Menu Help (Ajuda) no topo de qualquer tela.

O AI também tem um modo de ajuda vinculado ao contexto, ativado ao clicar no ícone. Neste modo, quando o cursor está sobre um determinado componente “ativo” da tela, ele muda para indicar que clicando no item abrirá a ajuda diretamente relacionada com o objeto. Os Usuários de Manutenção podem selecionar a opção para Gerar Diagnósticos, que coleta todos os arquivos de configuração e registros necessários para resolução de problemas num arquivo zip.

Arquivos de Registro / Ajuda Online

Exemplo do Arquivo de Propriedades VSP Janela de Ajuda Online

820 First Avenue South Seattle, WA 98134 USA +1 (206) 682-6048 Fax: +1 (206) 682-5658

www.CoastalEnvironmental.com Certificado ISO 9001:2015

COASTAL

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Após a capitulação jurídica e validação por parte do Delegado de Polícia responsável pelo atendimento virtual, o sistema pode viabilizar a inserção de informações

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Por isso, respondendo a Heurgon acerca de sua tese, Le Goff sinalizou que em função de suas leituras, havia conquistado certa familiaridade com o conjunto da Idade Média,

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os