• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES AUTUAÇÃO DE RECURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES AUTUAÇÃO DE RECURSOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região 1 | P á g i n a

I

NSTRUÇÕES

A

UTUAÇÃO DE

R

ECURSOS

Versão PJE Data Responsável

(2)

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região 2 | P á g i n a

1. Introdução

A correta autuação dos recursos, quando da remessa do processo para o 2º grau pela primeira instância, impacta diretamente na celeridade processual, uma vez que, se incorretamente autuados, diversas inconsistências deverão ser corrigidas pelos servidores da STP e dos gabinetes.

O presente documento indicará quais são os procedimentos necessários que deverão ser realizados pelo servidor responsável pela remessa do recurso no sistema PJe-JT.

2. Considerações importantes

A autuação do recurso a ser remetido ao TRT deverá respeitar exatamente a realidade do processo, ou seja:

a) A classe processual deverá corresponder exatamente ao recurso interposto. Observação: nos casos de recurso ordinário interposto em

processos que tramitam pelo rito sumaríssimo, a classe a ser utilizada deverá ser a ROPS (Recurso Ordinário em Procedimento Sumaríssimo).

b) Quando, no mesmo processo, houver interposição de mais de um recurso e o não recebimento de um deles acarretar agravo de instrumento, a Vara deverá autuar com a classe AIRO (Agravo de Instrumento em Recurso Ordinário) ou AIAP (Agravo de Instrumento em Agravo de Petição), conforme o caso concreto.

c) Nos casos em que houver reexame necessário bem como a interposição de recurso voluntário pela parte, obrigatoriamente a classe a ser utilizada deverá ser REEXAME NECESSÁRIO/RECURSO ORDINÁRIO, sendo que no polo ativo deverá ser cadastrado o juízo como recorrente. Caso haja apenas o reexame necessário, sem a interposição de recurso voluntário, a classe a ser utilizada deverá ser REEXAME NECESSÁRIO, sendo que no polo ativo deverá ser cadastrado o juízo como recorrente (os demais polos conforme o juízo de admissibilidade).

d) No polo ativo deverão constar apenas as partes que recorreram e os demais polos, conforme a admissibilidade do juiz. Verificar também se o MPT (Ministério Público do Trabalho) está autuado com o tipo de participação correto,

(3)

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região 3 | P á g i n a

ou seja, caso atue como fiscal da lei, deverá estar com o tipo de participação "CUSTUS LEGIS".

e) Os assuntos tratados no(s) recurso(s) deverão ser preenchidos exatamente conforme os trazidos nas peças recursais.

f) Verificar se, no caso de indicação de advogado para recebimento de intimações exclusivas, este consta no rol de advogados cadastrados no recurso.

g) Indicar se o pedido liminar ou de antecipação de tutela foi renovado na peça recursal, pois tal informação implica no direcionamento do processo a uma tarefa específica do PJe 2º Grau de apreciação de urgência.

3. Impactos decorrentes da autuação incorreta

Caso os itens especificados no item 2 não sejam observados pelo Vara de origem, algumas consequências poderão ocorrer, tais como:

a) Como há prazo diferenciado para recursos de acordo com o rito processual (exemplo: 60 (sessenta) dias corridos para o RO (Recurso Ordinário) conforme art. 58, V, do Regimento Interno do TRT23, e 10 (dez) dias corridos para o ROPS (Recurso Ordinário em Procedimento Sumaríssimo), conforme art. 895, §1º, II, CLT), a remessa do processo com a classe incorreta poderá impactar negativamente nos prazos dos relatores.

b) Aumento do tempo de julgamento dos recursos, face à necessidade da STP corrigir os autos por determinação do relatores.

c) A STP gasta tempo demasiado com os processos aptos para julgamento, devido à revisão minuciosa da autuação dos recursos.

d) A intimação dos advogados poderá ser nula, devido a erro do cadastro. e) Caso o processo seja julgado na sessão, o lançamento dos movimentos processuais poderá ser incorreto, pois será impossível lançar os movimentos relacionados ao julgamento caso as partes não estejam figuradas nos polos corretos.

(4)

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região 4 | P á g i n a

4. Como realizar a remessa (exemplos)

A depender da quantidade de partes e das peças recursais, a configuração da remessa exigirá algumas particularidades. Veja o que fazer no caso de:

1) Processo com um autor e um réu

1.1) Havendo recurso apenas do autor, altera-se a classe.

1.2) Havendo recurso apenas do réu, inverte-se o polo e altera-se a classe. 1.3) Havendo recurso de ambas as partes, duplica-se os polos e altera-se a classe.

2) Processo com pluralidade de partes

2.1) Exemplo: um autor e dois réus.

2.1.1) Havendo recurso apenas do autor, altera-se a classe.

2.1.2) Havendo recurso apenas de um réu, inverte-se o polo, exclui-se um dos réus e altera-exclui-se a clasexclui-se.

2.1.3) Havendo recurso de todos, duplica-se os polos e altera-se a classe.

3) Recurso de parte não cadastrada no processo

3.1) Deve-se, primeiramente, retificar a autuação do processo e incluir a parte recorrente no polo adequado.

3.2) Na remessa, ao se adequar as partes, o polo passivo do recurso deverá refletir exatamente a determinação do juízo de admissibilidade.

4) Casos de reexame necessário

4.1) Deve-se, primeiramente, retificar a autuação do processo e incluir o juízo recorrente no polo adequado.

Feitas as considerações sobre a autuação correta das partes e da classe processual, basta realizar a remessa normalmente, conforme passos a seguir:

1) Na tarefa “Remeter ao 2º Grau”, na aba “Dados iniciais”, preencher:

(5)

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região 5 | P á g i n a

Classe judicial: classe do recurso conforme orientações anteriores Motivo da remessa: selecione o motivo correto da remessa

2) Na aba “Assuntos”, informe todos os assuntos tratados nas peças recursais, não se esquecendo de marcar o principal.

3) Na aba “Partes”, configurar a atuação seguindo-se as recomendações já efetuadas nos itens anteriores, de modo que reflita a realidade processual.

4) Na aba “Características do Processo”, tenha especial atenção se o pedido de liminar ou antecipação de tutela foi renovado, uma vez que tal informação interfere diretamente no fluxo processual dos autos na segunda instância.

5) Na aba “Processo”, verifique se não faltou alguma informação e, estando correto, clique em “Gravar” e após em “Remeter”.

5. Conclusão

Todas as instruções aqui demonstradas também estão disponíveis na Wiki do Mapeamento de Rotinas do PJe-JT, no endereço:

http://www4.trt23.jus.br/wikipje/index.php/P%C3%A1gina_principal.

É de suma importância que o recurso seja autuado corretamente, conforme observações efetuadas anteriormente, uma vez que a correta autuação contribui sobremaneira para a celeridade processual.

Referências

Documentos relacionados

(...) que no período em que a reclamada atendia pela porta a reclamante ficava no caixa; que não se recorda ao certo o período em que a reclamada atendeu de portas

Além disso, a Carta de 1988 consagra como um dos princípios da ordem econômica a função social da propriedade, tendo por "fim assegurar a todos existência digna, conforme

O nosso objetivo foi apresentar a música como recurso didático nas aulas de ELE, a escolha do objeto de estudo se deu através da busca por alternativas para dinamizar e

Desse modo, ainda que exercessem a mesma função, a mera assertiva da testemunha de que a jornada das 9h00 às 23h00, com apenas 15 minutos de intervalo, era observada em todo o mês

A testemunha Pedro Pacce Prochno ouvida na Reclamação Trabalhista (processo nº 100190663.2016.5.02.0067), cujo depoimento foi juntado aos autos como prova

Ademais, os relatos testemunhais são unívocos ao declarar que havia ampla divulgação das informações relativas à Covid-19 nas dependências do estabelecimento, a exemplo de

Assim, os autos retornaram a esta 6ª Turma, para apreciação do recurso ordinário do reclamante, devendo a questão das horas in itinere ser analisada sob o prisma

Durante o contrato, a Autora laborou no setor de abate (área quente), tendo o Juízo a quo condenado a Ré ao pagamento de adicional de insalubridade, no percentual de