• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DA APOSTILA Professora: Giselle Cherutti - Ensino Fundamental II - 7º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DA APOSTILA Professora: Giselle Cherutti - Ensino Fundamental II - 7º ano"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DA APOSTILA Professora: Giselle Cherutti - Ensino Fundamental II - 7º ano

CAPÍTULO 9. OS PEIXES (págs. 156/157)

1. Os peixes são classificados de acordo com a formação de seu esqueleto. São chamados de condrictes, se o esqueleto for exclusivamente formado por cartilagem, e de osteíctes, se o esqueleto for constituído de cartilagens e ossos.

2. O sistema respiratório dos peixes é bem diferente do de outros vertebrados. Eles possuem brânquias, que captam o gás oxigênio dissolvido na água, o qual é distribuído para as células e para os tecidos.

3. A bexiga natatória exerce duas funções importantes para os peixes. Em geral, ela serve para auxiliar na flutuação do animal na água. Entretanto, por se tratar de um órgão elástico, certas espécies também conseguem estocar na bexiga natatória gás oxigênio para ser utilizado em um eventual período de seca.

4. O coração de um peixe é construído de apenas um átrio e um ventrículo. Por ele, o sangue passa uma vez só, sendo um sistema de circulação simples.

5. A) incorreta. Os peixes não possuem pulmões. Eles são denominados assim por causa de sua bexiga natatória, que armazena uma quantidade de oxigênio, distribuindo-o ao corpo em épocas de seca. Como exemplo, podemos citar a piramboia.

B) incorreta. Essa características é dos peixes abissais, que vivem a grandes profundidades, chegando a 4 mil metros.

C) incorreta. A reprodução e a fecundação dependem de cada espécie. Podemos encontrar peixes com fecundação externa ou interna. Dentre os que apresentam fecundação interna, há ovíparos, ovovíparos e vivíparos.

D) incorreta. Não ocorre mistura porque o sangue passa pelo coração uma só vez, na forma de sangue venoso. O sangue arterial, rico em gás oxigênio, passa pelos tecidos, havendo ali as trocas gasosas.

6. Na época de reprodução, algumas espécies de peixes vão em busca de águas mais clamas e tranquilas para que a fecundação ocorra com maior eficiência. A piracema é o movimento de subida de cardumes para as nascentes dos rios.

7. A linha lateral tem uma função importante, pois é por meio dela que os peixes captam qualquer movimento em suas proximidades. Essa linha lateral dos peixes, internamente, está ligada ao sistema nervoso do animal, informando ao seu cérebro, por impulsos elétricos, suas percepções.

CAPÍTULO 10. OS EQUINODERMOS (pásg. 167/168/169) 1. Marinho.

(2)

3. A) ouriço-do-mar, bolacha-da-praia. B) serpente-do-mar.

C) pepino-do-mar. D) lírio-do-mar. E) estrela-do-mar.

4. Esses animais são carnívoros e alimentam-se, principalmente, de moluscos (ostras). A estrela-do-mar abre a concha da ostra com seus braços e, em seguida, expele seu próprio estômago, pela boca, sobre o corpo mole do animal, liberando sobre ele suco digestório. Terminando a digestão, os nutrientes são absorvidos e o estômago regressa para o interior de seu corpo.

5. Ouriço-do-mar, classe Echinoidea. A função da laterna-de-aristóteles é cortar o alimento, facilitando a ingestão.

6. Os equinodermos são animais dioicos (sexos separados). Como a maioria dos animais aquáticos, a fecundação é externa, com desenvolvimento indireto (fase larval).

7. O tipo de reprodução assexuada apresentada pela estrela-do-mar é a regeneração.

8. Estrelas-do-mar podem expelir o estômago. Essa capacidade, além da incrível força que seus braços aplicam ao abrir conchas de moluscos, permite a ingestão de presas com porte considerável.

CAPÍTULO 12. OS MOLUSCOS (págs. 202/203/204)

1. Os moluscos são encontrados nos ambientes aquático (marinho e de água doce) e terrestre úmido.

2. Cabeça: nela, encontram-se a boca, os olhos e os tentáculos.

Massa visceral: nessa parte, localizam-se os órgãos de digestão, excreção, respiração e reprodução do animal.

Pé: permite a locomoção dos moluscos terrestres, e nos ambientes aquáticos, permite que os animais cavem a areia e se fixem as rochas.

3. (C) – (A) – (B)

4. Os univalves apresentam uma concha, geralmente em espiral, como os caracóis e os caramujos. Os bivalves apresentam duas conchas que se encaixam, e que podem se abrir e fechar, como nas ostras e mexilhões.

(3)

6. (e)

7. Caracol, polvo e lula. A rádula é uma estrutura presente na cavidade bucal desses moluscos, que corresponde a um conjunto de pequenos dentes (de quitina), usados para raspar e triturar os alimentos.

8. A concha é uma estrutura de proteção para o corpo mole dos moluscos, tanto em relação ao ataque dos predadores quanto em relação à desidratação. No entanto, as lesmas não apresentam concha, e por isso, secretam o muco e vivem em ambientes úmidos e sombrios para não desidratarem, e as lesmas-do-mar secretam substâncias tóxicas para afastar seus predadores.

9. A) Cefalópodes. B) Oito.

C) Ele passa grande parte do tempo escondido em fendas e buracos nas rochas.

D) É carnívoro, alimentando-se de pequenos crustáceos, de peixes e de outros moluscos.

10. Não, polvos e lulas, apesar de pertencerem à mesma classe de moluscos, são espécies diferentes. Existem polvos machos e fêmeas, assim como lulas machos e fêmeas.

11. Esses animais possuem estruturas especiais que lhes permitem mudar de cor e até a textura da pele (células chamadas de cromatóforos), no caso dos polvos, para se confundirem com o ambiente. Além disso, são bons nadadores e possuem uma bolsa com tinta escura, a qual lança na água para confundir os predadores, podendo, assim, fugir com facilidade.

12. Gastrópodes: escargot. Pelecípodes: ostras, mexilhões, vieiras, vôngules. Cefalópodes: lulas e polvos.

13. (e)

CAPÍTULO 13. OS ANELÍDEOS (págs. 217/218)

1. O filo dos anelídeos é dividido em três classes de acordo com a presença e/ou a quantidade de cerdas: oligoquetos (poucas cerdas), poliquetos (muitas cerdas) e hirudíneos ou aquetos (ausência de cerdas).

2. A reprodução das minhocas é sexuada, com fecundação cruzada e desenvolvimento direto, ou seja, sem a formação de larvas.

3. A minhoca é hermafrodita, ou seja, não possui sexos separados.

4. O sangue circula apenas dentro de vasos sanguíneos e é impulsionado por cinco corações.

5. Ela ocorre dentro de um casulo de muco liberado pelo clitelo. Esse casulo é deslocado e levado, pela contração dos metâmeros, até os receptáculos seminais, que armazenam os espermatozoides. Estes são, então, liberados e ocorre a fecundação.

(4)

6. Não. Não sentem nada, pois, ao morderem seus hospedeiros, as sanguessugas liberam neles uma substância, evitando assim, que eles não as deixem sugar seu sangue.

7. A principal contribuição das minhocas para os seres humanos é a produção de húmus, que é aplicada como um composto no solo, aumentando sua fertilidade. A minhoca também deixa o solo aerado, melhorando a circulação de gases e de água. Além disso, o ser humano serve-se da minhoca para pescar.

8. A) trata-se da minhoca, pertencente ao Filo dos Anelídeos. B) sanguessuga, da classe dos aquetos (hirudíneos).

9. A) Poliquetos pertencem ao filo dos anelídeos.

B) os poliquetos apresentam o corpo segmentado e expansões laterais denominados parapódios, nos quais se inserem muitas cerdas quitinosas.

C) classe oligoquetos: não possuem parapódios e apresentam poucas cerdas. Exemplo: minhocas. Classe aquetos: não possuem parapódios e apresentam ventosas. Exemplo: sanguessugas.

CAPÍTULO 14. OS NEMATELMINTOS E PLATELMINTOS (págs. 235/236/237)

1. A) Os vermes parasitas do Jeca eram: Ancylostoma duodenale e Necator americanos.

B) A profilaxia para o amarelão é o uso de calçados, pois a transmissão se faz, principalmente, por meio de larvas infectantes no solo.

2. Platelmintos apresentam corpo achatado. Nematelmintos apresentam corpo cilíndrico e afilado nas pontas.

3. Saneamento básico e cuidados com a higiene.

4. Saneamento básico e evitar a ingestão de carne bovina ou suína crua ou malpassada.

5. Assexuada por regeneração e sexuada. Planárias são seres hermafroditas, mas apresentam fecundação cruzada.

6. (a)

7. (a)

8. (c)

9. A) O verme responsável pelo quadro clínico da criança é o Ascaris lumbricoides, vulgarmente conhecido como lombriga. Durante sua evolução no corpo humano, o parasita passa por estágios

(5)

larvários que migram, via circulação sanguínea, para o fígado, para o coração e para os pulmões. Nos pulmões, podem causar infecções respiratórias.

B) Ancilostoma duodenale e Necator americanos, causadores do amarelão, apresentam ciclo vital semelhante ao do Ascari, podendo causar os mesmos sintomas no paciente.

10. A) O Schistosoma mansoni é um verme achatado pertencente ao Filo Platyheminthes e à classe Trematoda.

B) O hospedeiro definitivo do parasita é o ser humano. O hospedeiro intermediário desse verme é um caramujo de água doce pertencente ao Gênero Biomphalaria.

C) A esquistossomose (ou barriga d`água) pode ser evitado por meio das seguintes medidas profiláticas: saneamento básico, combate ao caramujo transmissor, tratamento dos doentes e evitando-se “lagoas de coceira” – locais onde vivem os caramujos transmissores.

11. A) O S. mansoni apresenta durante sua evolução as larvas miracídio e cercaria.

B) A larva miracídio é infestante para determinados gêneros de caramujos de água doce, nos quais se multiplica por pedogênese. As larvas resultantes são as cercarias, que abandonam o caramujo e podem penetrar ativamente pela pele humana.

12. A) Devem ser mantidas as medidas I e IV. A ascaridíase é transmitida por meio de alimentos contaminados com ovos do verme parasita.

B) A medida eficaz contra o amarelão seria a II. O amarelão é adquirido principalmente ao andar descalço sobre a terra onde vivem as larvas infestantes dos parasitas Necator americanos e Ancylostoma duodenale.

Referências

Documentos relacionados

Das 75 gestantes estudadas, 3 (4%) apresentaram TSH sérico maior que 4,2µUI/mL (valor referência máximo para o método utilizado), todas com níveis de T 4 livre normais e apenas uma

3.1 - Os candidatos deverão formalizar a inscrição, mediante requerimento específico, disponível no site http://www.progepe.ufpr.br, a ser encaminhado, devidamente preenchido

Os platelmintos (filo Platyhelminthes) são animais invertebrados com corpo achatado.. Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais a possuir um sistema

Ocorre que a imunidade penal plasmada no acordo de colaboração premiada alcança, apenas, os fatos ilícitos praticados pelo reclamante até a data da sua assinatura, assim como todos

• Linhas de Pesquisa que o grupo desenvolve: Computação Reconfigurável, Comunicação de Dados, Microeletrônica, Robótica, Sistemas Embarcados.. • Relação dos Projetos

As diretrizes contidas na Estratégia de Indústria e Mineração do PNA, preparadas com o objetivo de incorporar a adaptação às MC nas políticas públicas de indústria e

O recurso à comunicação, ao contrário, protege, como diz Lacan numa formulação arrojada, “a retaguarda do que a lingüística torna caduco, encobrindo o

O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento quantitativo de vermes helmintos (platelmintos e nematelmintos) presentes em peixes da espécie Tilapia