• Nenhum resultado encontrado

Se liga Para essa aula, você deve se lembrar dos organismos multicelulares heterotróficos, classificação e filogenia dos grupos animais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Se liga Para essa aula, você deve se lembrar dos organismos multicelulares heterotróficos, classificação e filogenia dos grupos animais."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Animalia: vermes e verminoses

Objetivos

Conhecer as principais características dos platelmintos e nematelmintos; identificar as principais verminoses, bem como suas formas de transmissão; e entender o ciclo da teníase, cisticercose e esquistossomose.

Se liga

Para essa aula, você deve se lembrar dos organismos multicelulares heterotróficos, classificação e filogenia dos grupos animais.

Curiosidade

Grande parte das doenças causadas por vermes está relacionada com problemas de saneamento básico (como ambientes e alimentos contaminados).

Teoria

Platelmintos

Os platelmintos também são conhecidos como vermes achatados, por conta do seu corpo comprido e por ser achatado dorso-ventralmente. São protostômios, triblásticos acelomados, e podem ser de vida livre (como planárias) ou parasitas. O sistema digestório é incompleto, sendo ausente em alguns parasitas, e possuem sistema nervoso ganglionar. A respiração é do tipo cutânea direta e o sistema circulatório é ausente. A excreção e a osmorregulação ocorrem por células-flama (células com vários cílios) ou por solenócitos (células com apenas um flagelo).

Imagem 1. Imagem de uma planária. Planárias são exemplos de platelmintos de vida livre.

Platelmintos – verminoses Teníase e cisticercose

A teníase tem como hospedeiro definitivo o homem, e pode ser causada pela Taenia solium (que tem o porco como hospedeiro intermediário) e a Taenia saginata (que tem o gado como hospedeiro intermediário). A contaminação se dá pela ingestão de carnes malcozidas contendo cisticercos, que são cistos formados

(2)

principalmente na musculatura desses animais, após terem ingerido os ovos de tênia. No intestino humano, esses cisticercos se desenvolvem em tênias adultas, que crescem em proglotes (segmentos do corpo) e liberam novos ovos de maneira assexuada.

Imagem 2. Clico da teníase.

Quando há a ingestão de ovos de Taenia solium, ocorre a cisticercose. Os ovos caem na corrente sanguínea;

e, ao chegar em algum órgão (que pode ser músculo ou mesmo o cérebro), desenvolvem os cisticercos. Nesse caso, o homem faz o papel de hospedeiro intermediário, e não há desenvolvimento da T. solium adulta, visto que o ciclo foi interrompido (não há a ingestão de carne humana contendo cisticercos por outro indivíduo).

Imagem 3. Exemplo de cisticerco de Taenia solium.

(3)

Esquistossomose

Causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, esta doença também é conhecida como “barriga d’água”.

Ovos do Schistosoma chegam a corpos d’água que contenham o hospedeiro intermediário, que são caramujos do gênero Biomphalaria. Miracídios eclodem dos ovos e penetram nesses caramujos, saindo posteriormente na forma de cercárias, que são capazes de penetrar na pele de indivíduos em contato com a água. A forma adulta se estabelece nos vasos mesentéricos, órgão que fica no abdômen, ligado ao intestino, e é responsável por nutrir essa região. Após a reprodução, os ovos são liberados e passam para o intestino, para serem eliminados nas fezes. A maior característica da esquistossomose é o aumento do volume abdominal causado pela migração dos ovos para o fígado e provocando o aumento da pressão venosa na região.

Imagem 4. Esquema do ciclo da esquistossomose.

(4)

Nematelmintos

Os nematelmintos são chamados de vermes cilíndricos, pois possuem o corpo em um formato arredondado.

São protostômios e triblásticos pseudocelomados (também chamados de blastocelomados – o celoma é formado entre o mesoderma e o endoderma). Os animais também podem ser de vida livre ou parasitas. O sistema digestório é completo (com boca e ânus) e a excreção ocorre por órgãos também chamados de tubos em H. O sistema nervoso é formado por um cordão nervoso ao redor da região da traqueia e cordões nervosos que se encontram na região dorsal e ventral.

Imagem 5. Anatomia de um nematelminto genérico, contendo em seu corpo: boca, intestino, ânus, órgãos excretor, testículo, anel nervoso, cordão nervoso e poro excretor.

Nematelmintos – verminoses Ascaridíase

Causada pelo verme Ascaris lumbricoides, também é conhecida como “lombriga”. A contaminação ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com ovos.

Imagem 6. Esquema do ciclo da ascaridíase.

(5)

Amarelão

O amarelão é causado pelo Necator americanus a partir da penetração da larva (larva migrans) pela pele.

Filariose

Causada por nematelmintos da espécie Wuchereria bancrofti, que são transmitidos por mosquitos do gênero Culex. O verme se aloja no sistema linfático, podendo causar inchaço nos membros.

Imagem 7. Esquema do ciclo da filariose.

Bicho-geográfico

A larva do verme Ancylostoma braziliensis penetra na pele humana, deixando marcas e coceira. A larva é chamada também de larva migrans, por andar pela pele.

(6)

Exercícios de fixação

1.

Das verminoses descritas a seguir, qual é contraída por meio da penetração de larvas na pele quando em contato com solo contaminado?

a) Esquistossomose.

b) Filariose.

c) Ancilostomíase.

d) Ascaridíase.

2.

As verminoses são doenças causadas por vermes; ou seja, doenças causadas por nematoides e platelmintos. Dentre as doenças descritas a seguir, qual delas é uma verminose causada por um platelminto?

a) Ascaridíase.

b) Ancilostomíase.

c) Malária.

d) Esquistossomose.

3.

Ingerir carne bem passada é uma forma de evitar um tipo de verminose. Analise as alternativas e marque a verminose que pode ser prevenida dessa forma:

a) Esquistossomose;

b) Ancilostomíase;

c) Ascaridíase;

d) Teníase.

4.

Os platelmintos (filo Platyhelminthes) são animais invertebrados com corpo achatado. Na escala zoológica, são os primeiros animais a apresentar:

a) simetria bilateral;

b) três folhetos embrionários;

c) celoma;

d) sistema digestório completo.

5.

“Os animais que pertencem ao filo dos platelmintos apresentam ______ folhetos embrionários, sendo, portanto, _________________; possuem simetria __________ e são classificados como _____________.”

a) dois, diblásticos, radial, acelomados

b) três, triblásticos, bilateral, pseudocelomados c) dois, diblásticos, bilateral, celomados d) três, triblásticos, bilateral, acelomados.

(7)

Exercícios de vestibulares

1.

Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais a possuir um sistema excretor. Este é bastante primitivo, formado por células-flama. A principal função dessas células é:

a) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sangue e lançá-los para o intestino;

b) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sistema circulatório e lançá-los para o exterior;

c) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do tecido epitelial e lançá-los para o intestino;

d) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do ectoderma e lançá-los para os túbulos de Malpighi;

e) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do mesoderma e lançá-los para o exterior.

2.

Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmações.

Assinale a única CORRETA.

a) Trata-se de um nematelminto hermafrodita.

b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilíndrico e amplo celoma.

c) Várias espécies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm o porco como hospedeiro intermediário.

d) É o verme causador da esquistossomose no ser humano.

e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.

(8)

3.

Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo?

Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de:

a) peixe mal-assada;

b) frango mal-assada;

c) porco mal-assada;

d) boi mal-assada;

e) carneiro mal-assada.

4.

Estudando-se o ciclo de vida de um verme parasita do ser humano, obtiveram-se os seguintes dados:

• os ovos do verme são eliminados com as fezes do hospedeiro;

• os ovos eclodem sobre a terra úmida, liberando larvas que penetram ativamente na pele do ser humano;

• as formas adultas desse verme vivem no intestino delgado do ser humano.

Esses dados indicam tratar-se da espécie:

a) Taenia saginata;

b) Ascaris lumbricoides;

c) Enterobius vermicularis;

d) Schistosoma mansoni;

e) Ancylostoma duodenodale.

5.

O doente que apresenta cisticercose:

a) foi picado por triatoma;

b) nadou em água com caramujo contaminado;

c) ingeriu ovos de tênia;

d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;

e) andou descalço em terras contaminadas.

(9)

6.

Existe uma frase popular usada em certas regiões relativa a lagos e açudes: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Essa frase se refere à infecção por:

a) Plasmodium vivax;

b) Trypanossoma cruzi;

c) Schistosoma mansoni;

d) Taenia solium;

e) Ancylostoma duodenalis.

7.

Os platelmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (Tênia) apresentam:

a) A espécie humana como hospedeiro intermediário;

b) Um invertebrado como hospedeiro intermediário;

c) Dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo;

d) Dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados;

e) Um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.

8.

Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu: “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária?

a) Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.

b) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

c) Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.

d) Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.

e) Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.

9.

A elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:

a) Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares;

b) Pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes;

c) Pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas;

d) Pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue;

e) Pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.

(10)

10.

Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.

Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:

a) Eliminar os caramujos de regiões afetadas pela esquistossomose, aplicando substâncias tóxicas na água das lagoas;

b) Evitar a contaminação de corpos de águas por ovos de esquistossomo, com a construção de instalações sanitárias;

c) Evitar utilizar água de lagoa de regiões afetadas pela esquistossomose para beber ou para o preparo de alimentos;

d) Impedir o consumo de carne crua ou malcozida em regiões afetadas pela esquistossomose;

e) Impedir o consumo humano de hortaliças regadas com água contaminada por esquistossomo.

Sua específica é biológicas e quer continuar treinando esse conteúdo?

Clique aqui para fazer uma lista extra de exercícios.

(11)

Gabaritos

Exercícios de fixação 1. C

A ancilostomíase é contraída por meio de larvas de nematódeos da família Ancylostomidae, que penetram na pele quando entramos em contato com solo contaminado.

2. D

A ascaridíase e a ancilostomíase são doenças causadas por nematódeos. Malária não é verminose.

3. D

A teníase é transmitida por meio da ingestão de carne contaminada. Uma maneira de se prevenir é ingerindo carne bem passada.

4. B

Os platelmintos são animais triblásticos; ou seja, apresentam três folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma). Eles representam o primeiro grupo na escala zoológica a apresentar a mesoderma.

5. D

Os platelmintos são vermes com três folhetos embrionários (triblásticos), com simetria bilateral e acelomados.

Exercícios de vestibulares 1. E

As células-flama não removem água e resíduos do sangue, mas do corpo; também não os lançam ao intestino. Elas não removem água e resíduos do tecido epitelial e não participam do sistema circulatório.

Os platelmintos não possuem túbulos de Malpighi.

2. E

A tênia é um platelminto que possui o corpo achatado e sem celoma. Apenas duas espécies desse verme utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo. O verme causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni; quando o homem ingere os ovos do parasita (e não a larva), ele passa a ser o hospedeiro intermediário com possibilidade de apresentar cisticercose.

3. C

A Taenia solium, platelminto que causa a teníase (solitária) quando adulta no intestino humano, é contraída pela ingestão de carne suína crua ou malcozida, com larvas de cisticercos presentes.

4. E

No amarelão (parasita Ancylostoma duodenodale), a larva penetra na pele da perna do indivíduo; depois, vai para a corrente sanguínea. Ela se fixa no intestino delgado, e seus ovos são eliminados com as fezes do hospedeiro.

5. C

O triatoma é um inseto que transmite o protozoário da Doença de Chagas. Quando ovos da tênia são ingeridos, a doença resultante é a cisticercose. Quando as larvas são ingeridas, ocorre a teníase. Não se pega cisticercose em terras, mas pela alimentação.

(12)

6. C

O Plasmodium vivaxe é um protozoário; o Trypanossoma cruzi é um protozoário; a Taenia solium é ingerida por carnes malcozidas; o Ancylostoma duodenalis é encontrado no solo; o Schistosoma mansoni causa a doença chamada de esquistossomose; ocorre quando a larva penetra nas mucosa e pele humanas, se desenvolvendo lá – por isso, essa frase é tão usada.

7. C

Os hospedeiros intermediários das tênias podem ser o porco e o boi, e o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni é o caramujo. O hospedeiro definitivo de ambos é o homem.

8. B

Pode ocorrer da pessoa estar com a mão suja de ovos de Ascaris lumbricoides e colocá-la na boca, também há a possibilidade de alimentos como a alface conter ovos. Por causa disso, é recomendado que se lave bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

9. A

A elefantíase, também chamada de filariose, é causada por Wuchereria brancofti, cujos vermes adultos, com comprimento entre 4 e 8 cm, vivem em vasos linfáticos dos braços, das mamas, do saco escrotal e, principalmente, das pernas, causando grandes inchaços.

10. B

A melhor maneira de controlar a esquistossomose é por meio de instalações sanitárias, que impedirão a contaminação das águas com os ovos do parasita e, consequentemente, seu ciclo.

Referências

Documentos relacionados

Back Office Técnicos Central Administrativa Registro das informações financeiras dos clientes no Sistema legado PAF (Planilha Análise Financeira) Analistas de Crédito DICRE

Dentre os municípios que compõem a Região do Litoral Norte Paulista, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba formam hoje uma faixa contínua de urbanização que se

A Jurimetria enfrenta as demandas judiciais e suas decisões a partir da massa de processos que se oferecem à análise do Poder Judiciário, isto é, em uma perspectiva do caso

locação de um imóvel situado no Povoado Comum do Rio da Dona S/N, Zona Rural, neste município, no período de 12 (doze) meses, para o funcionamento de um anexo da Escola

Ocorre que a imunidade penal plasmada no acordo de colaboração premiada alcança, apenas, os fatos ilícitos praticados pelo reclamante até a data da sua assinatura, assim como todos

Esse trabalho tem como objetivo central explorar a simulação em sistemas na rede de fast food, especificadamente a produção dos Sanduiches descrevendo sua aplicação em uma linha

Por meio dessa associação, foi possível identificar que o fato da empresa possuir ou não o capital concentrado não interfere na divulgação das informações,

Mesmo assim, continua a poder utilizá-lo para recolher dados da sua actividade, mas não o pode utilizar em sessões de treino com um sensor de frequência cardíaca nem sincronizar