• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO 2007/2 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE ESTÁGIO 2007/2 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – AEVSF FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO – 2007/2

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

(2)

APRESENTAÇÃO CAPÍTULO I

Art. 1º - De acordo com o art. 115 do Estatuto da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF “Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Monografia, quando parte integrante do currículo, são atividades obrigatórias para a obtenção do grau respectivo, realizando-se segundo Regulamento aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Parágrafo único – É obrigatória a integralização de carga horária de 300 (trezentas) horas referentes a atividades de Estágio Supervisionado, previstas no currículo do curso, nelas podendo incluir o tempo destinado ao planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades.

Art. 2º - São objetivos do Estágio Supervisionado:

I. Proporcionar ao aluno condições de experiências práticas em consonância com seu aprendizado teórico, visando à complementação de seu processo de formação profissional;

II. Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade científica e criativa na área de sua formação;

III. Realizar experiências de pesquisa e de extensão universitária.

Art. 3° - O Estágio Supervisionado poderá ser realizado nas seguintes modalidades:

I. Em empresa que atue em qualquer ramo da Ciência da Computação, Informática, Processamento de Dados e áreas afins, nas atividades inerentes ao conteúdo do Curso;

II. Em empresa de outras atividades, desde que possua infra-estrutura tecnológica compatível para o desenvolvimento das atividades inerentes ao conteúdo do Curso, cabendo ao Coordenador do Curso em conjunto com o Professor Orientador de Estágio Supervisionado atestar em documento formal que a infra-estrutura tecnológica atende aos requisitos para o desempenho das atividades práticas exigidas;

III. Participação em projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos por grupos de pesquisa/extensão da própria Instituição de Ensino Superior (IES) ou entidades devidamente reconhecidas, com conseqüente elaboração de Relatório, cujo objeto seja o aprofundamento de conteúdo de disciplinas ou conteúdos da matriz curricular do curso de graduação para o desenvolvimento de atividades inerentes à sua formação profissional.

(3)

IV. Na própria instituição de ensino, nos seus órgãos ou setores vinculados, desempenhando atividades compatíveis com a sua formação acadêmica. Parágrafo único – Na opção por Projeto e Relatório de Pesquisa, caso do item III, o aluno deve apresentar uma proposta, contendo as informações necessárias para análise e enquadramento do projeto de pesquisa dentro das áreas contidas no Art. 5º deste regulamento. O plano será analisado por uma comissão, designada pela Coordenação do Curso, que emitirá parecer sobre ele. Em caso de opinião negativa, o aluno deverá reformular seu texto e, no prazo de dez dias úteis, a partir da data de sua notificação sobre o julgamento, reapresentá-lo.

Art. 4º - Como pré-requisito para matricular-se na disciplina Estágio Supervisionado, é exigido que o aluno tenha cursado com aproveitamento, no mínimo, de setenta por cento do total de matérias exigidas no Currículo do Curso, até o semestre anterior ao Estágio.

Art. 5º - O estágio realizar-se-á, obrigatoriamente, em uma das seguintes áreas:

• Análise e desenvolvimento de sistemas;

• Auditoria da tecnologia da informação;

• Consultoria em informática, tecnologias da informação ou segurança de sistemas;

• Consultoria e implantação de sistemas;

• Implantação e administração de Bancos de Dados;

• Pesquisa e desenvolvimento de aplicabilidade de tecnologias da informação;

• Pesquisa e desenvolvimento nas áreas de inteligência artificial, redes neurais, sistemas multimídia, jogos e entretenimento, processamento de imagens, sistemas distribuídos, interface homem-máquina;

• Projeto e dimensionamento de equipamentos de informática;

• Projeto, implantação ou administração de redes de computadores;

• Outras áreas afins, desde que aprovadas pela coordenação do curso em conjunto com a coordenação de estágio.

Art. 6º - Constituem campos de Estágio as entidades de direito público e privado, a comunidade em geral, os próprios órgãos da AEVSF, bem como projetos institucionais de ensino, de pesquisa e de extensão, desde que apresentem condições para:

I. Planejamento e execução conjunta das atividades de estágio;

II. Avaliação e aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos do campo específico de trabalho;

(4)

III. Vivência efetiva de situações concretas de vida e trabalho, dentro de um campo profissional.

Art. 7º - O Estágio Supervisionado, quando realizado em entidades públicas ou privadas, deve ser precedido de celebração de Convênio de Cooperação, periodicamente reexaminado, no qual estarão acordadas todas as condições de sua realização. Art. 8º - As atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, bem como todas as

condições de estágio devem constar em Termo de Compromisso assinado pelo aprendiz, pela unidade concedente da aprendizagem prática e por representante da AEVSF como órgão interveniente.

Art. 9º - Para a realização do Estágio, a AEVSF poderá valer-se dos serviços de agentes de integração públicos ou privados.

Art. 10 - O seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário pode ser providenciado pela AEVSF, pela unidade concedente de estágio, pelo agente de integração ou pelo próprio aluno.

Art. 11 - São documentos indispensáveis para a realização do Estágio Supervisionado: I. Termo de Convênio ou Acordo de Cooperação celebrado entre a unidade

concedente de estágio e a AEVSF;

II. Termo de Compromisso de Estágio, celebrado entre a unidade concedente e o aluno, em que conste o número da apólice de seguro contra acidentes pessoais e o nome da companhia seguradora, com interveniência obrigatória da AEVSF.

Parágrafo único – Considera-se opcional o registro do Estágio nas páginas de "anotações gerais" da Carteira de Trabalho e Previdência Social, por parte do acadêmico e da unidade concedente de estágio.

Art. 12 - O Termo de Compromisso pode ser rescindido por solicitação da AEVSF ou da Empresa concedente, caso identifiquem qualquer irregularidade nas condições para o Estágio, como abandono dessa atividade ou do Curso, suspensão de matrícula e conclusão do curso.

Art. 13 - A distribuição de estagiários por campo de Estágio atenderá às normas internas e à capacidade de atendimento das unidades concedentes.

Art. 14 - No caso de opção por Projeto e Relatório de Pesquisa, caberá ao aluno:

I. Apresentar uma cópia da proposta de Projeto de Pesquisa ao professor orientador ou ao Supervisor de Estágio;

(5)

II. Submeter o Projeto de Pesquisa à apreciação do professor orientador que, se necessário, apresentará sugestões para melhor definição dos objetivos, da metodologia e da estrutura do projeto;

III. Apresentar Relatório de Pesquisa conforme normas da ABNT e modelo de apresentação da AEVSF/Facape.

Art. 15 - Nenhum aluno receberá o diploma de graduação sem ter sido aprovado na disciplina Estágio Supervisionado.

Art. 16 - As seguintes condições são casos especiais de estágio que requerem a elaboração do relatório de atividades desempenhadas:

§ 1º - Ser proprietário individual ou sócio de empresa com atividades inerentes à formação profissional do estagiário, devendo apresentar:

1. Uma cópia do contrato social da empresa; 2. Uma cópia do Curriculum Vitae do estagiário; 3. Uma cópia do CNPJ da empresa;

§ 2º - Exercer cargo de chefia, em empresa ou repartição, com atividades inerentes à formação profissional do aluno, mediante as seguintes condições:

1. Exercer o cargo no mínimo de 12 (doze) meses; 2. Apresentar Curriculum Vitae;

3. Declaração da Empresa, especificando o cargo de chefia exercido pelo aluno ou apresentação de cópia de folha da Carteira Profissional que comprova o exercício de tal função.

§ 3º - Desempenhar funções em pelo menos três atividades diferentes, em empresa com atividades inerentes à sua formação profissional, mediante as seguintes condições:

1. Ter permanecido pelo menos 4 (quatro) meses em cada uma delas, com comprovação por meio de registro em Carteira Profissional ou declaração da chefia responsável.;

2. Apresentar Curriculum Vitae.

Art. 17 - O Estágio Supervisionado será do tipo curricular e terá programação feita pelo aluno e pelo Supervisor do Estágio na Empresa com a aprovação dos membros da Comissão de Estágio Supervisionado da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco.

Art. 18 - Independente da opção da modalidade de estágio a ser desenvolvido, o aluno deve matricular - se na disciplina Estágio Supervisionado, preencher o Formulário de Inscrição em quatro vias, sendo encaminhada uma via à

(6)

Coordenação Geral e ao supervisor de tal disciplina, além das cópias destinadas à Coordenação do Curso de Ciência da Computação e ao estagiário.

Art. 19 - Para efeito de avaliação do Relatório de Estágio Supervisionado ou do Relatório de Pesquisa, será exigido parecer da Supervisão de Estágio, da Coordenação do Curso e/ou de Professor da área técnica da citada atividade, designado pela Coordenação ou Diretoria.

Parágrafo Único – No caso de estágio curricular o aluno será avaliado também pelo Supervisor de Estágio da empresa, o qual preencherá as fichas de Avaliação de Desempenho.

Art. 20 - A avaliação do Relatório de Estágio Supervisionado e dos casos relacionados no Art. 16, parágrafos 1º, 2º e 3º, será realizada em documento impresso pela Supervisão de Estágio.

Art. 21 - No caso de elaboração de Projeto e Relatório de Pesquisa, conforme Art. 3°, inciso III, o trabalho será avaliado por uma comissão formada pelo Coordenador do Curso ou professor por ele designado, pelo professor orientador e por um professor da área de Metodologia Científica ou de conhecimento reconhecido. Art. 22 - Cada aluno deve elaborar juntamente com o seu supervisor na empresa, o seu

plano de estágio, o qual cumprirá, individualmente, mantendo-se contato com seu professor supervisor, pelo menos uma vez por semana.

Art. 23 - Deverão constar do Plano de Estágio os seguintes elementos: I. Justificativa do plano, composta de:

• Justificativa de sua escolha na área;

• Período em que se realizará o estágio;

• Denominação do cargo que o aluno ocupa na empresa, se o estágio proposto for no local de trabalho;

• Objetivos gerais e específicos.

II. Cronograma de atividades:

• Indicação detalhada das diversas etapas do trabalho, com ordenação da matéria a ser abordada, em consonância com os objetivos determinados;

• Programação indicativa (cronograma) de aplicação do tempo que utilizará no estágio, em relação às etapas a serem desenvolvidas.

III. Anexos:

• Ficha de inscrição de Estágio;

(7)

• Declaração da empresa concedente do estágio, em papel timbrado, do aceite do estagiário e do nome do profissional que o acompanhará;

(8)

CAPÍTULO II DO RELATÓRIO

Art. 24 - Após a realização do estágio, o aluno apresentará à Supervisão de Estágio Supervisionado um relatório em duas vias, em papel timbrado da empresa, no qual fundamentará a execução do programa traçado, bem como formulará conceitos que permitam a avaliação do seu desempenho.

Art. 25 - No caso de o relatório encontrar-se deficiente ou não atender às exigências deste regulamento, será devolvido ao aluno, que terá o prazo de quatro dias corridos (noventa e seis horas) para reformulá-lo e entregar à Supervisão de Estágio Supervisionado, sob pena de reprovação na disciplina.

§ 1º - As reformulações sugeridas devem ser apresentadas no próprio relatório; § 2º - O relatório reformulado entregue fora de prazo será nulo;

§ 3º - O relatório não será devolvido para reformulação mais de uma vez. Se rejeitado pela segunda vez, a ele será atribuída nota zero, ficando o aluno obrigado a matricular-se novamente na disciplina no semestre seguinte.

Art. 26 - O aspecto formal do relatório obedecerá às normas internas da IES.

Art. 27 - Os relatórios deverão ser entregues na data fixada pelos professores orientadores do estágio. Os alunos que deixarem de entregá-lo serão considerados reprovados na disciplina.

CAPITULO III DA SUPERVISÃO

Art. 28 - O professor orientador-supervisor será designado pela Direção do Centro Educacional de Engenharias e Ciências Tecnológicas - CECT e/ou pela Coordenação do Curso de Ciência da Computação, para as áreas previstas no Art. 5º deste Regulamento.

Art. 29 - O Professor Supervisor terá prazo máximo de dez dias para analisar, emitir parecer e devolver ao aluno o Plano de Estágio e de vinte dias para devolução do Relatório de Estágio.

(9)

CAPITULO IV DA AVALIAÇÃO

Art. 30 - Será atribuída uma nota ao Relatório Final do Estágio Supervisionado no intervalo de zero a dez, que se acrescerá ao resultado obtido na Ficha de Avaliação de Desempenho do Estagiário, para formulação da média. Serão considerados aprovados na Disciplina os alunos que obtiverem média igual ou maior que sete. No processo avaliativo, serão considerados os seguintes pontos:

a) Aspecto geral do relatório ( conforme as normas da ABNT); b) Conteúdo;

c) Contribuição pessoal do aluno e bibliografia consultada;

d) Defesa do Relatório de Estágio Supervisionado ou da Monografia.

Parágrafo Único - Nos casos citados no Art. 3º, Parágrafos 1º, 2º e 3º, será atribuída uma nota ao Relatório Final, de zero a dez, que se somará ao resultado obtido nas fichas de Avaliação de Desempenho do Estagiário, para a formulação da média.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 31 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Diretor do Centro Educacional de Engenharias e Ciências Tecnológicas, considerados os pareceres da Coordenação do Curso de Ciência da Computação.

(10)

Referências

Documentos relacionados

- (EA-112) SOCIEDADE AMADORA NACIONAL DE ORNITOLOGIA- A/C JOSÉ AP... SERRANAS DE CRIADORES DE CANÁRIOS

A presença do instrutor no voo, em que pese o comportamento conservativo por parte do aeroclube em relação ao piloto recém-formado, não encontrou respaldo para

O emprego de equipamento GPS de dupla frequência no método relativo dinâmico, a um raio médio de 1.600 metros da estação base, com tempo e rastreio maior do que 15 e menor do

Após a realização da análise sensorial concluiu-se que a amostra de cerveja contendo 8% de pinhão germinado (E1) do tipo Pale Ale teve boa aceitação para

limites pelo Homem, enquanto componente do maior sistema existente no planeta, a Biosfera, torna-se, do ponto de vista sistêmico, ameaçadora para a estabilidade do sistema global e

Prevenção da exposição do trabalhador: Evitar contato com pele, olhos e mucosas, Usar óculos de segurança para produtos químicos, luvas e proteção respiratória com cartuchos

Faat Kiné disseca o Senegal pós-colonial, analisando a existên- e as suas amigas vistosas distinguem-na de outras mulheres senegalesas, mas as relações de poder e mercadoria

A proposta original sofreu modificações substanciais ao longo da tramitação, entre estas: o modelo de capitalização ficou de fora; o salário-mínimo permaneceu