• Nenhum resultado encontrado

Figura Figura 3.45.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Figura Figura 3.45."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Estampa XIII

Figura 3.43. Norma anterior de uma possível luxação do cotovelo do esqueleto 147, indivíduo maduro do sexo masculino. As setas indicam crescimento ósseo e porosidade na articulação bem visível nas imagens de pormenor da epífise proximal do cúbito e na epífise distal do úmero.

(2)

Estampa XIV

Figura 3.44. Norma superior do frontal do esqueleto 148, indivíduo adulto do sexo masculino, com uma depressão de forma mais ou menos circular com cerca de 1 mm.

Figura 3.45. Norma posterior de duas costelas do indivíduo 179, adulto masculino, com evidências de fraturas com calos ósseos remodelados.

(3)

Estampa XV

Figura 3.46. Esqueleto 181 com duas possíveis fraturas assinalados pelos quadrados; (a) norma anterior do rádio direito com uma possível lesão traumática na extremidade distal da diáfise; (b) radiografia da diáfise do rádio com possível fratura remodelada; (c) norma lateral da clavícula direita com evidências de fratura a meio da diáfise e indicado pelas setas; (b) na radiografia da clavícula não se observa.

c

c

d a b e

(4)

Estampa XVI

Figura 3.47. Provável trauma da clavícula com afetação do ombro do esqueleto 370, adulto masculino, e presença de crescimento ósseo na cavidade glenóide da omoplata e porosidade na cabeça do úmero.

(5)

Estampa XVII

Figura 3.49 Órbita direita do esqueleto 147 (adulto masculino) onde se denotam lesões compatíveis com cribra orbitalia. Figura 3.48. Maxilar do indivíduo 146

(adulto masculino) com linhas hipoplásicas, principalmente mais marcadas nos dentes anteriores.

a b

Figura 3.51. (a) Norma dorsal da 1ª falange proximal do pé direito, do indivíduo 529 (adulto feminino); (b) pormenor da zona articular, com osteocondrite dissecante.

Figura 3.52 (a) Norma inferior do foramen magnum (b) norma anterior do atlas com processo bifurcado.

(6)

Estampa XVIII

a b

Figura 3.53. (a) Norma posterior de duas vértebras torácicas fundidas do esqueleto 390; (b) norma lateral da fusão parcial do corpo e completa dos processos espinhosos de duas torácicas do esqueleto 399.

Figura. 3.54. Norma posterior de duas vértebras lombares com fusão incompleta do processo espinhoso do esqueleto 395 (a) e 402 (b).

a b

Figura 3.55. Norma posterior do sacro com espinha bífida, pertencente ao esqueleto 387 (indivíduo adulto de sexo masculino).

Figura 3.56. Norma anterior do sacro com uma vértebra lombar de transição, pertencente ao indivíduo 529 (adulto de sexo feminino).

(7)

Estampa XIX

Figura 3.60. Ossos do indivíduo 181, adulto masculino (a) fémures em norma anterior verificando-se o ângulo do colo, o comprimento e o espessamento da extremidade distal da diáfise; (b) radiografia da extremidade distal do fémur direito; (c) vista anterior do sacro com faceta dupla da articulação direita.

Figura 3.57. Norma dorsal de metatársico direito, do indivíduo 185, adulto de sexo masculino,

com crescimento ósseo na

extremidade distal da diáfise.

Figura 3.58. Norma anterior dos úmeros do indivíduo 529, adulto feminino, sendo visível a assimetria no comprimento.

Figura 3.59. Norma lateral das duas ulnas do esqueleto 164, adulto masculino, sendo visível a assimetria no comprimento.

b c

(8)

Figura 3.62. Norma posterior da tíbia esquerda do indivíduo 407, adulto masculino, com uma lesão osteolítica em forma ovalada.

Figura 3.61. (a) Duas costelas direitas do esqueleto 407, adulto de sexo masculino, com espessamento no eixo mais evidente na imagem inferior. (b) Fragmento mostra o espessamento ósseo na superfície visceral.

Figura 3.63. Norma posterior do fémur esquerdo do esqueleto 176, adulto de sexo masculino, com lesão osteolítica.

Estampa XX

a

Figura 3.64. Norma dorsal (a) e palmar (b) de falange intermédia da mão direita do esqueleto 544, adulto masculino de idade indeterminada, com um espessamento da diáfise e pequeno orifício.

b

b

(9)

Estampa XXI

a b

Figura 3.65. Norma dorsal do halux esquerdo (a) e direito (b) do indivíduo 135, adulto masculino, em que se destaca um desvio lateral das falanges proximais e distais e o 1º metatársico esquerdo apresenta um osteófito em norma lateral da articulação distal (círculo).

Figura 3.66. Norma anterior dos rádios do indivíduo 135, adulto masculino, sendo visível um espessamento da diáfise no rádio direito (retângulo).

Figura 3.67. Norma anterior dos fémures do indivíduo 153, adulto masculino, sendo visível um ângulo do colo mais amplo no fémur direito.

(10)

Estampa XXII

Figura 3.68. Norma anterior do crânio do indivíduo 153, adulto do sexo masculino, com uma abertura nasal ampla (a), sendo também visível em pormenor (b).

Figura 3.69. Vista dos dois processos estilóides do indivíduo 185, adulto de sexo masculino.

a

(11)

Estampa XXIII

a b

Figura 3.70. (a) Norma palmar da falange do pé do esqueleto 185, adulto masculino, (b) e vista da epífise distal da falange, do esqueleto 201, adulto masculino, com evidências de crescimento ósseo.

Figura 3.71. Norma anterior dos rádios do indivíduo 363, adulto masculino, sendo evidente que o rádio esquerdo apresenta um alinhamento que diverge ligeiramente do seu simétrico.

Figura 3.72. Costela esquerda, do indivíduo 372, adulto feminino, com crescimento

ósseo na zona articular

(12)

Estampa XXIV

Figura 3.73. Norma posterior da escápula direita do indivíduo 173, adulto de sexo masculino, com projeção do ângulo superior.

Figura 3.74. Mandíbula em norma lateral esquerda do indivíduo 368 com alterações bilaterais na linha oblíqua interna.

Figura 3.75. (a) Mandibula do esqueleto 179 (indivíduo adulto de sexo masculino) sendo visível que o esmalte do canino direito (b) se estende para a raiz (assinalado pela seta).

a

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

O kit Canine Leptospira foi projetado para determinar em soros de caninos, títulos de anticorpos séricos de diferentes sorovares patogênicos de Leptospira interrogans,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Em outro aspecto, a intoxicação exógena por psicofármacos foi abordada como o método mais utilizado nas tentativas de suicídio, sendo responsável por 33,3% do total de