• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5240

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5240"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Desenvolvimento de mudas de almeirão roxo em função da aplicação foliar de

fertilizante organomineral

Eliseu Geraldo dos Santos Fabbrin¹; Luiz Gabriel Gemin²; Marcelle Michelotti Bettoni¹; Cinthia Röder¹, Jean Ricardo Olinick¹, Átila Francisco Mógor³

¹Doutorando (a) em Agronomia- Produção Vegetal, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná; Curitiba-PR. E-mail: eliseufabbrin@yahoo.com.br; m2bettoni@gmail.com; roder.cinthia@gmail.com; jeolinick@yahoo.com.br

²Graduando em Agronomia, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná; Curitiba-PR. E-mail: gemin1988@hotmail.com

³Professor Adjunto, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná, , Rua dos Funcionários, 1540, 80035-050, Curitiba – PR. E-mail: atila.mogor@ufpr.br

RESUMO

Neste trabalho o objetivo foi avaliar o desenvolvimento de mudas de almeirão roxo (Cichorium

intybus - Asteraceae) submetidas a diferentes doses dofertilizante organomineral Glutamim BIO®.

O experimento foi realizado na área de Olericultura da Estação Experimental do Canguiri/UFPR. A semeadura foi realizada no dia 09/01/2012 em bandejas de poliestireno expandido com 288 células e mantidas em casa de vegetação. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições, e constaram de aplicação via foliar de três doses (0,2 ml L-¹, 0,4 ml L -¹ e 0,8 ml L) do Glutamim BIO® e testemunha sem aplicação. As aplicações foram realizadas aos 11 e 18 DAS. Aos 28 DAS foram avaliados o número de folhas, a altura da parte aérea, a área foliar, as massas secas da parte área e da raiz e o teor relativo de clorofila. Para as características altura da parte aérea, área foliar, massa seca da parte aérea e teor relativo de clorofila, os tratamentos com o fertilizante organomineral mostram-se superiores a testemunha. As pulverizações foliares com o Glutamim BIO® influenciaram positivamente o desenvolvimento de mudas de almeirão roxo.

PALAVRAS-CHAVE: Cichorium intybus L., aminoácido, biofertilizante. ABSTRACT

Development of purple radichio seedlings in function of the foliar application of mineral organic fertilizer

The objective of this study was to evaluate then growth of seedlings of purple radichio (Cichorium

intybus- Asteraceae) under different doses of the formulationof Glutamim BIO®. The experiment

was conducted in the area of Organic Vegetable Experimental Station- Canguiri-UFPR. Sowing took in 09/01/2012 on polystyrene trays with 288 cells, with commercial substrate and maintained in a greenhouse under irrigation. The treatments were arranged in completely randomized design with four replications, and four rates (0 ml L-¹, 0,2 ml L-¹, 0,4 ml L-¹ e 0,8 ml L-¹). To foliar applications were on 20/01/2012 (11 Days After Sowing- DAS), 27/01/2012 (18 DAS). At 28 DAS were evaluated shoot weight, root length, leaf area and root volume determinate in scanner WhinRhizo®. Leaves and roots were dried in stove with air circulation at 60º C for dry mass determination. The data submitted to ANOVA analysis and treatments means were compared by Tukey test at 5%. The treatments whit dose 0,2 ml L-1 presented statistically different for the root length, leaf area and root volume. The product Glutamim BIO® influences positively the development of seedlings of purple radichio.

(2)

A família botânica Asteraceae tem grande destaque econômico na olericultura. Entre os representantes desta família estão o almeirão (Cichorium intybus intybus). O almeirão roxo é um tipo de chicória que adiciona amargor e crocância às saladas frescas, sendo caracterizada pela coloração roxa intensa e veios brancos de suas folhas. Além disso, ela representa uma oportunidade para os agricultores orgânicos e convencionais por seu alto valor de mercado.

A fase de produção de mudas das hortaliças é muito importante para o processo produtivo (Silva Junior et al., 1995), o uso de técnicas como a fertilização foliar vem sendo crescente (Vital et al., 2003).

Neste sentido, há a necessidade de estabelecer padrões para o uso de produtos em áreas com sistema orgânico de produção, entre os quais os aminoácidos oriundos de fermentação, que atendam a legislação e proporcionem maiores ganhos em produtividade e qualidade do produto final.

O ácido L-glutâmico é obtido através da fermentação do melaço de cana-de-açúcar pela bactéria

Corynebacterium glutamicum, atua nas plantas de diversas maneiras. Quando absorvido por elas, é

convertido em glutamato, para tornar-se precursor em diversos processos fisiológicos (Rhodes & Handa, 1989).

De outro modo, o Mg é muito móvel nas plantas, sendo translocado das folhas mais velhas para os pontos de crescimento. Suas funções estão relacionadas com a capacidade de reações na fotossíntese, já que ele corresponde a aproximadamente 3% do peso molecular da clorofila (Vitti et al., 2006).

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de almeirão roxo em função das diferentes doses do fertilizante organomineral Glutamim BIO®, que contem ácido L-glutâmico e nutrientes em sua formulação.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido em casa de vegetação com as coordenadas geográficas: 25°23’30”S de latitude e 49°07’30”W; 920 m de altitude, para avaliar os parâmetros biométricos de desenvolvimento em mudas de almeirão roxo (C. intybus L.).

A semeadura foi realizada no dia 09/01/2012 em bandejas de poliestireno expandido com 288 células, preenchidas com os substratos Pró Vaso® e casca de pinus compostada na proporção de 1: 1,5, respectivamente, mantidas em casa de vegetação com irrigação por micro-aspersão temporizada, com intervalo de 2 horas, sendo cada parcela constituída por 72 células.

(3)

(Microquímica Indústrias Químicas Ltda.) composto por 37,0 g L-1 do aminoácido ácido L-glutâmico; 61,5 g L-1 de Mg; 6,15 g L-1 de Mn e 6,15 g L-1 Mo, e a testemunha sem aplicação. Realizou-se a aplicação do produto diretamente nas folhas com auxílio de um pulverizador pressurizado com CO2 calibrado para pressão constante (45 lb pol²) e volume de calda 15 L ha-¹, e sendo as aplicações realizadas aos 11 e 18 dias após a semeadura (DAS).

Aos 28 DAS, selecionou-se cinco plantas centrais, por repetição para a avaliação das seguintes características: número de folhas (NF), altura da parte aérea (APA), área foliar (AF), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca de raiz (MSR) e teor relativo de clorofila (TRC).

Identificou-se a APA, com auxílio de uma régua graduada e a medição foi realizada a partir da inserção da primeira folha. Para a obtenção da AF as amostras foram analisadas por meio do programa computacional WinRhizo®, acoplado a um Scanner LA1600 (Règent Instruments Inc., Canadá). Para a determinação da MSPA e MSR, o material foi colocado em estufa com circulação de ar a 60°C até atingirem peso constante, sendo posteriormente pesados na balança SHIMADZU, modelo BL3200H. Para o TRC, usou-se o clorofilômetro manual N-Tester®, (Yara, 2000).

As variâncias dos tratamentos foram testadas quanto à sua normalidade pelo teste Shapiro-Wilk e a homogeneidade pelo teste de Bartlett, as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os dados foram processados pelo programa ASSISTAT, versão 7.6 BETA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De maneira geral, a aplicação foliar do biofertilizante organomineral nas mudas de almeirão roxo promoveu maior desenvolvimento das mesmas quando comparadas ao tratamento sem aplicação, com destaque para as doses 0,2 e 0,4 ml L-¹. Entretanto, para as características NF e MSR, não foram observadas diferenças significativas quando comparados com a testemunha sem aplicação, a qual apresentou um NF de cinco folhas definitivas e MSR de 0,05 g planta-¹ (Tabela 1).

Em relação à APA, todas as doses foram superiores a testemunha (5,35 cm), com comprimentos entre 6,15 e 6,50 cm (Tabela 1), demonstrando ocorreu o desenvolvimento das mudas em função dos tratamentos utilizados.

A AF e o TRC, também apresentaram uma relação direta com a aplicação foliar do biofertilizante organomineral, sendo as doses 0,2 e 0,4 ml L-¹ superiores a testemunha, enquanto a dose 0,8 ml L-¹ não diferiu desta última. Estes resultados estão de acordo com os encontrados por Röder et al. (2011) que avaliou mudas de beterraba (B. vulgaris), onde os tratamentos com ácido L-glutâmico

(4)

proporcionaram maiores TRC na seguinte ordem crescente 0,2 ml L-¹ 0,4 ml L-¹ 0,8 ml L-¹ testemunha.

Nas plantas que receberam as aplicações foliares com o produto, foram encontradas as maiores extensões de raízes (Tabela 1). As doses 0,4 e 0,8 ml L-¹ apresentaram CMR 11 e 13% superior, respectivamente em relação à testemunha sem aplicação. Pode-se dizer que nas mudas que receberam os tratamentos com o fertilizante organomineral, o maior comprimento das raízes está relacionado com o seu melhor estado nutricional, o que irá refletir na sua capacidade de adaptação às condições de estresse ambiental e no potencial produtivo da cultura.

Para as condições em que o experimento foi realizado, os tratamentos com o biofertilizante organomineral Glutamin BIO® nas dosagens 0,2 e 0,4 ml L-1 foram os que apresentaram melhores ganhos no desenvolvimento das mudas de almeirão roxo (C. intybus - Asteraceae).

REFERÊNCIAS

FILGUEIRA, FAR. 2003. Novo manual de agrotecnologia moderna na produção e

comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV. 412 p.

RÈGENT INSTRUMENTS. Win/MacRHIZO 1999. V4.1c Reference. Règent Instruments Inc., Québec, Canada. 51p.

RHODES, AS; HANDA, S. 1989. Amino acid metabolism in relation to osmotic adjustment in plant cell. In: CHERRY, JH. (Ed.), Environmental stress in plants: 41-62.

RÖDER, C.; MÓGOR, A; BETTONI, MM; OLINIK, JR; KOYAMA, R; AMARAL, SSF do. 2011. Teor relativo de clorofila em beterraba submetido à aplicação foliar de AG 30®, em sistema

orgânico de produção. Horticultura Brasileira 29: 4130-4134.

SILVA JÚNIOR, AA; MACEDO, SG; SLUKER, H. 1995. Utilização de esterco de peru na produção de mudas de tomateiro. EPAGRI: Boletim Técnico 73: 28 p.

VITAL, WM; TEIXEIRA, NT; GALLI, MA; LIMA, JGM, FERRARO, AE; SHIGIHARA, R; MIGUEL, RS. 2002. Adubação na produção de mudas de alface. Revista Ecossistema 27, n.1: 63-66.

VITTI, GC; LIMA, E; CICARONE, F. 2006. Cálcio, Magnésio e Enxofre. In: (Ed.) FERNANDES, M. S. Nutrição Mineral de Plantas: 300-322.

YARA. How to use the N-Tester. 2000. Acesso em 15 set. 2011. Online. Disponível em: http://www.yarabrasil.com.br/fertilizer/tools_and_services/index.aspx.

(5)

Tabela 1. Número de folhas (NF), altura média da parte aérea (APA), comprimento de raiz (CR), área foliar (AF), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca de raiz (MSR) e teor relativo de clorofila (TRC) de mudas de almeirão roxo (C. intybus L.) submetidas a diferentes doses do fertilizante organomineral Glutamin BIO®, aos 28 dias após a semeadura (DAS). [Number of leaves (NF), height of shoots (APA), root length (CR), leaf area (AF), dry mass of shoots (MSPA), root dry weight (MSR) and relative chlorophyll content (TRC) of seedlings radicchio purple (C. intybus L.) exposed to different doses of mineral organic fertilizer Glutamin BIO®, at 28 days after sowing (DAS)]. Curitiba, UFPR. 2012.

Doses Glutamin BIO® NF APA CR AF MSPA MSR TRC Unidade cm cm² g planta-¹ 0,0 ml L-¹ 5,00 ns 5,35 b 6,35 b 11,36 c 0,035 b 0,05 ns 213,00 c 0,2 ml L-¹ 6,00 6,20 a 6,45 b 20,56 a 0,065 a 0,04 269,50 a 0,4 ml L-¹ 4,50 6,50 a 7,05 a 17,53 ab 0,060 a 0,04 222,50 b 0,8 ml L-¹ 5,50 6,15 a 7,20 a 14,20 bc 0,055 ab 0,04 214,00 c CV% 9,52 1,84 1,38 8,9 11,39 21,65 0,49 DMS 2,04 0,46 0,38 5,77 0,02 0,04 4,55

Médias seguidas da mesma letra minúscula não diferem estatisticamente pelo Teste de Tukey p<0.05. ns não

significativo. [Means followed by the same letter do not differ significantly, according to Tukey’s test p<0.05. ns not significant].

Referências

Documentos relacionados

(UFPE) Uma caixa cúbica metálica de 10 L está completamente cheia de óleo quando a temperatura do conjunto é de 20 °C. Sejam os coeficientes de dilatação volumétrica do vidro e

De acordo com o Green Book, os critérios necessários para verificar a necessidade da implantação de faixas adicionais em rodovias de múltiplas faixas são os seguintes:

É idêntico ao trabalho de juiz de futebol: não existe juiz famoso, nem ganhando rios de dinheiro como os jogadores, mas o juiz corre tanto quanto os outros jogadores (até mais,

Este matriciamento foi, então, realizado na própria sala de apoio da equipe, por meio da apresentação de slides com foco nas principais atividades de atuação

Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós graduação em Ciência da Informação.. TÍTULO.. a) reproduzido tal como aparece

6.2 A prova objetiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 11 de abril de 2010, no turno da tarde. 6.3 Os locais e o horário de realização da prova

a) obtenção de estímadores de máxima verossimilhança de valores genotípicos relativos a um eventual gene de efeito maior em característícas continuas, bem como dos componentes