• Nenhum resultado encontrado

UM POUCO DE HISTÓRIA... O Campus de Ribeirão Preto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM POUCO DE HISTÓRIA... O Campus de Ribeirão Preto"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1

UM POUCO DE HISTÓRIA...

O Campus de Ribeirão Preto

A história do Campus da USP de Ribeirão Preto está ligada à história da cidade de Ribeirão Preto e ao tempo em que ela foi a “Capital do Café”. No local onde ele se encontra, no início do século situava-se a Fazenda Monte Alegre, de propriedade do Coronel Francisco Schmidt, conhecido como “O Rei do Café”.

Os 237 alqueires da fazenda foram doados à USP em 1951, quando começou a instalar-se a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sob a direção de Zeferino Vaz, que, mais tarde, fundaria a segunda universidade paulista, UNICAMP. Antes dessa Unidade em Ribeirão Preto, a antiga fazenda, desapropriada por Getúlio Vargas, foi ocupada por uma Escola Prática de Agricultura a qual, anos depois, foi transferida para a cidade de Jaboticabal, dando origem ao Colégio Técnico Agrícola e ao Campus da UNESP.

Distante cerca de oito quilômetros do centro da cidade, o Campus de Ribeirão Preto encontra-se, hoje, totalmente envolvido pela expansão urbana do município e, apenas em sua divisa oeste, predominam atividades agrícolas. Possui, ainda, uma bela nascente de água, cuja construção remonta ao tempo dos escravos. O Campus é composto pelas seguintes unidades: Coordenadoria do Campus Administrativo (CCRP) (antes denominada Prefeitura Administrativa), Biblioteca Central, Escola de Enfermagem (EERP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), Faculdade de Medicina (FMRP), Faculdade de Odontologia (FORP), Faculdade de Direito (FDRP), Escola de Educação Física (EEFRP). Centro do Informática de Ribeirão Preto (CIRP) e o Departamento e Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI). Também estão sediados no Campus: o Hospital das Clínicas (HC-FMRPUSP), o Centro Regional de Hemoterapia –

(2)

2 Hemocentro (CRH-FMRPUSP) e o Centro de Medicina Legal (CEMEL FMRP - SVOI). O Campus abriga uma comunidade bastante grande, composta por 939 docentes, 2021 funcionários (e cerca de mais 500 terceirizados), 6.753 alunos de Graduação, 2.776 alunos de Pós-Graduação, 270 Pós-Doutorandos, mais 1.543 alunos de Residência, MBA, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Especialização distribuídos nas diferentes Unidades do Campus, Hospital das Clínicas e Hemocentro. Somam-se a este volume, vários docentes, pesquisadores e alunos visitantes de outras regiões do Brasil e do exterior que tornam estes números ainda mais expressivos.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

de Ribeirão Preto - (FFCLRP)

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) foi criada por uma Lei Estadual em 1959 como Instituto Isolado de Ensino Superior. Suas atividades tiveram início em 1964 com a instalação dos cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Psicologia e Química. No período de 1967 a 1976 funcionou o curso de Licenciatura em Ciências. Em 1975 foi incorporada à Universidade de São Paulo, integrando-se ao Campus de Ribeirão Preto. A partir de 2000 passou a oferecer outros cursos de graduação: Bacharelado em Física Médica (2000), Pedagogia (2002). Em 2003 foram criados os cursos de Licenciatura em Química, de Ciências da Informação e Documentação e de Informática Biomédica e, em 2004 o de Matemática Aplicada a Negócios. Em 2010 incorporou-se o curso de Música anteriormente ligado a ECA-USP.

A FFCLRP tem uma natureza multidisciplinar e por finalidade transmitir e incentivar a cultura e realizar pesquisas nos vários domínios do conhecimento, os quais constituem objeto de seu ensino e investigação. Alia-se a preparação de investigadores para o exercício de várias atividades culturais de ordem técnica e científica e de profissionais para atuar na educação básica e nos ensinos médio e superior.

(3)

3 Desde a sua implantação a Faculdade está voltada, pelo Bacharelado, para o aprimoramento e capacitação do aluno no delineamento, planejamento e produção do conhecimento científico e, pela Licenciatura, para a formação do professor.

Como parte das atividades de práticas de ensino dos cursos de licenciatura são oferecidos cursos a alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio da rede oficial de ensino. Por esses cursos permite-se, não só despertar nos alunos o interesse pelo estudo das Ciências, como também objetiva formar os alunos da graduação da FFCLRP, tendo como base o contato com a realidade escolar. Além destes cursos também são oferecidos, como parte das atividades práticas e como forma de integrar o aluno com a realidade social, econômica e profissional, programas de iniciação científica, monitorias, estudos e projetos e trabalho de conclusão de curso.

A Unidade preocupa-se, também, com o aprimoramento dos profissionais do ensino, promovendo, frequentemente, cursos de atualização para docentes da rede oficial de ensino de Ribeirão Preto e região.

Além dessas atividades a Faculdade oferece assessoria, consultoria e realiza laudos técnicos correspondentes às áreas Educacional, Biológica, Psicológica, Química, Psicopedagógica, Estatística e Física Médica.

Soma-se a esta natureza acadêmica, a excelência em diferentes áreas de pesquisa cientifica, desenvolvida pelo qualificado grupo de docentes e discentes vinculados aos sete departamentos e ligados aos programas de pós-graduação sensu strictu. Este perfil cientifico e tecnológico, subsidiado por importantes agencias de fomento a pesquisa, coloca a FFCLRP em destaque como uma das Unidades mais produtivas da Universidade de São Paulo.

A reestruturação da Faculdade de Filosofia,

Ciências e Letras de Ribeirão Preto - (FFCLRP)

(4)

4 Graduação nos últimos 10 anos – de 120 para cerca de 400 vagas, o que também refletiu na expansão do ensino de pós-graduação. Este crescimento foi norteado a partir de uma reestruturação departamental iniciada em 2008 e aprovada em 2010 pelo Conselho Universitário da USP . Assim, hoje a FFCLRP é constituída por sete Departamentos: de Biologia, de Computação e Matemática, de Educação, Informação e Comunicação, de Física, de Música, de Psicologia e de Química.

O CURSO DE GRADUAÇÃO QUÍMICA

Desde 2006, a FFCLRP oferece anualmente 100 vagas para a graduação em Química. As vagas estão distribuídas em dois cursos, sendo 60 vagas destinadas ao curso de Bacharelado em Química em período integral e 40 vagas destinadas ao curso de Licenciatura em Química, no período noturno.

QUÍMICA BACHARELADO

No curso de Bacharelado em Química em período integral, com duração mínima de 4 anos, os ingressantes podem se formar nas modalidades: Bacharel em Química (20 vagas), Bacharel em Química Forense (20 vagas) e Bacharel com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria (20 vagas). No primeiro ano do curso, além das matérias básicas, são oferecidas duas disciplinas: “Integração do Estudante de Química na Universidade e na Profissão” e “Seminários de Pesquisas em Química”, nas quais o aluno terá

(5)

5 oportunidade de conhecer tanto as atividades que um Químico pode desenvolver, bem como as diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química. Todas as modalidades apresentam um núcleo básico e disciplinas complementares obrigatórias. Este mínimo abrange os conteúdos considerados imprescindíveis para a formação de um Bacharel em Química, com disciplinas teóricas e extensa parte experimental de Química Geral, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica, Química Inorgânica, Segurança em Laboratório de Química, Física e Matemática.

A diferenciação entre as três modalidades é feita pelo conteúdo do núcleo específico, que inicia no segundo ano do Curso, contendo um grande elenco de disciplinas obrigatórias e optativas que complementam a formação de Bacharel e fornece os requisitos básicos para a diferenciação no mercado de trabalho.

O Bacharel em Química atua em vários setores priorizando sempre o senso de responsabilidade para uma atuação consciente, utilizando sua criatividade na resolução de problemas, trabalhando com independência, possuindo iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos, acompanhando, desse modo, as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e mercado globalizado.

(6)

6 Em sua atuação o bacharel em química deve, ainda, ser capaz de tomar decisões, desenvolver novas aplicações e tecnologias, levando em conta os possíveis impactos ambientais ou de saúde pública.

* Bacharel em Química: O bacharel em química é um profissional que tem formação generalista e multidisciplinar com sólidos conhecimentos em Química e suas aplicações. Neste curso formam-se profissionais com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições para atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando estas transformações, controlando seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias. Um dos principais focos desta modalidade é, também, o desenvolvimento de pesquisas em diferentes campos de aplicação do conhecimento químico. Tal formação, além de capacitar o bacharel para o mercado de trabalho, contribui e prepara os alunos para a continuidade de seus estudos na Pós-Graduação.

* Bacharel em Química Forense: As disciplinas oferecidas no Bacharelado em Química Forense - uma iniciativa inédita no país - preparam o profissional para preencher uma lacuna

(7)

7 existente neste setor. Esta é uma área multidisciplinar que envolve conhecimentos de Biologia Geral, Biologia Molecular, Toxicologia e fundamentos do Direito. O aluno que deseja formar-se nesta modalidade deverá ainda, realizar um estágio de, pelo menos, dois semestres (no total de 300 horas) em laboratório de pesquisa, indústria ou centro de análise, apresentando ao final do curso um relatório de atividades e/ou monografia.

* Bacharel com habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria. Nesta modalidade, além de possibilitar o exercício da profissão de Bacharel, o aluno também é capacitado à prática de atividades adicionais específicas na indústria, como a responsabilidade técnica pelo desenvolvimento de procedimentos laboratoriais e criação de novos produtos. A Química Industrial é uma profissão voltada para o desenvolvimento de produtos, mas, atenta aos impactos econômicos, sociais e ambientais inerentes a este processo. O Bacharelando em Química com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria tem previsto o sétimo semestre inteiro (600 horas) para efetuar atividades de estágio, permitindo desta forma maior integração com o campo de atividade, a indústria.

A seleção para as diferentes modalidades do Bacharelado acontece ao final do primeiro ano, depende do rendimento escolar do aluno e, desde que cumpra todas as

(8)

8 disciplinas das grades curriculares, o aluno optará por uma das três modalidades oferecida e diploma de Bacharel em Química com as respectivas habilitações cursadas.

As diferenças introduzidas no curso de Bacharelado em Química têm como objetivo permitir uma formação completa, consciente e articulada entre as atividades desenvolvidas na Universidade e as implicações sociais, econômicas e ambientais em nível regional e mundial, assim como formar um profissional mais engajado com as mudanças no mercado de trabalho.

QUÍMICA LICENCIATURA

A Licenciatura em Química é cursada no período noturno, com duração mínima de 5 anos.

Este curso destina-se à formação de Professores de Química para a Educação Básica (o ensino médio e as últimas quatro séries do ensino fundamental). Esse profissional ainda poderá ingressar em cursos de Pós-Graduação, lato e stricto sensu, desenvolvendo pesquisa na área de ensino de química ou pesquisa acadêmica em outras áreas específicas da Química.

Conforme as resoluções do Conselho Federal de Química (pagina 18 Atribuições 1 a 7), o curso de Licenciatura em Química, também habilita o profissional para atuar como Químico, uma vez que possui as mesmas atribuições do Bacharel em Química.

(9)

9 Desde o primeiro ano, o aluno inicia o desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico com o objetivo de conhecer as características específicas da profissão docente. Isso ocorre por meio de disciplinas como: Introdução aos Estudos da Educação, Introdução aos Estudos da Educação em Ciências, História da Química e Atividades Científico-Culturais. As disciplinas já mencionadas e outras que compõem o curso como: Política e Gestão Educacional no Brasil, Psicologia Educacional, Didática Geral, Metodologias de ensino de ciências, Química para o Ensino Médio e Monografia em Ensino de Química e de Ciências estão estruturadas em tópicos relacionados com a pesquisa em ensino, a preparação de materiais e experimentos didáticos e a formação integral do profissional da educação em Química.

Conforme preza a legislação da educação brasileira, existem atividades obrigatórias de Estágio Integrado de Ensino que possibilitam ao licenciando conviver e atuar no ambiente escolar (espaço de sua futura profissão) ao mesmo tempo em que se prepara, na Universidade, para o exercício da docência. Há ainda a possibilidade de o estudante optar por atividades orientadas que incluem a atuação junto a professores e estudantes do ensino médio, na regência de aulas, e/ou na forma de atividades de iniciação científica. Concomitantemente à formação pedagógica, ocorre a formação específica e abrangente em todas as áreas da Química. Iniciando por disciplinas de

(10)

10 Matemática, Física, Química Geral Teórica e Experimental como requisitos, seguem-se os conteúdos teóricos e práticos de Química Analítica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. Ou seja, a formação do professor de Química de ensino médio abrange amplo e profundo estudo da Educação Brasileira e da Ciência Química. Pois, compreender o ensino de ciências como uma prática das ciências exatas tanto quanto das ciências sociais é fundamental para o entendimento da evolução dos conceitos da área e suas implicações no atual contexto científico e cultural.

O licenciado em Química é um profissional que tem formação generalista, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, estando preparado para a aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins, na atuação profissional como educador nos ensinos fundamental e médio.

Além disso, conforme as resoluções do Conselho Federal de Química, o curso de Licenciatura em Química, também habilita o profissional como Químico. Podendo atuar na área de análises químicas, na elaboração de pareceres e laudos técnicos, realização de pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias para o setor produtivo.

ATRIBUIÇÕES AOS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA – CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA

(11)

11 01 – Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas. 02 – Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.

03 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.

04 – Exercício do magistério, respeitada a legislação específica. 05 – Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.

06 – Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

07 – Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

08 – Produção; tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.

09 – Operação e manutenção de equipamentos e instalações; execução de trabalhos técnicos.

10 – Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.

11 – Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.

12 – Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento. 13 – Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

14 – Estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais.

15 – Execução, fiscalização de montagem e instalação de equipamento.

16 – Condução de equipe de instalação, montagem, reparo e manutenção.

(12)

12 (Art. 1º. Da RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 25.04.1974 DO CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA)

Bacharelado: 1-7 Licenciatura: 1-7

Química tecnológica: 1-13 Engenharia química: 1-16

Parágrafo Único – Compete igualmente aos profissionais da Química,

ainda que não privativo ou exclusivo, o exercício das atividades citadas no art. 1º – quando referentes:

I – à elaboração e controle de qualidade de produtos químicos de uso

humano, veterinário, agrícola, sanitário ou de higiene do ambiente; II – à elaboração, controle de qualidade ou preservação de produtos de

origem animal, vegetal e mineral;

III –ao controle de qualidade ou tratamentos de água de qualquer natureza,

de esgoto, despejos industriais e sanitários; ou, ao controle da poluição e da

segurança ambiental relacionados com agentes químicos;

IV– a laboratórios de análises que realizam exames de caráter químicobiológico,

bromatológico, químico-toxicológico ou químico legal;

V – ao desempenho de quaisquer outras funções que se situem no domínio de sua capacitação técnico-científica.

SERVIÇO DE PROMOÇÃO SOCIAL

O Serviço de Promoção Social coordena projetos e setores que possibilitam o acesso da comunidade intra e extra USP aos recursos da instituição nas áreas de benefícios sociais tais como assistência social, acompanhamento psicossocial, orientação e atendimento psicológico, moradia, hospedagem e alimentação.

(13)

13 Alguma reclamação mais importante sobre esses serviços pode ser dirigida a ela.

Localiza-se também na sede da Promoção Social o COPI, responsável pelos atendimentos psicológicos aos graduandos do Campus USP Ribeirão Preto.

Maiores Informações: F. 3602-3538 / 3602-3494 Localização: Rua Clóvis Vieira, 32

Horário de atendimento ao público: 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h30 e-mail: promsocial.pc@.usp.br

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social tem por objetivo atender o indivíduo em suas demandas sociais no sentido de orientar e encaminhar os alunos de graduação e pós-graduação aos Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo, no Campus de Ribeirão Preto.

Através deste atendimento os alunos têm acesso aos Apoios Moradia, Alimentação e bolsas de auxílio financeiro. Para utilizar esses programas, o aluno passa por uma classificação socioeconômica e acadêmica.

O Serviço Social também atua em projetos e comissões que visam a melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária.

Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil no Campus Ribeirão Preto

Acolhimento ao ingressante- para acolhimento inicial a alunos ingressantes, com necessidade socioeconômica identificada e por período limitado, enquanto aguarda a decisão do processo de seleção para apoio permanência. Poderá ser concedida alimentação e vaga na moradia estudantil.

(14)

14 http://www.prg.usp.br/site/index.php?option=com_content&view= category&id=2&Itemid=29

Apoio Emergencial- auxílio financeiro ou outro de caráter emergencial para resolução de situações de exceção que requeiram ação imediata de apoio à permanência estudantil. Este auxílio é o único que poderá ser estendido a estudantes que não vivenciam dificuldades socioeconômicas permanentes e sim eventuais.

Creche- vaga na Creche para filhos de estudantes em idade pré-escolar

Maiores informações: F. 3602-3593/ 3602-4638/ 3602-0594 Localização: Rua Clóvis Vieira, 26

Horário de atendimento ao público: 08:00 às 17:00 horas

e-mail: svsocial.pc@usp.br

CENTRO DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA - COPI

No Copi os alunos contam com serviço de apoio e acompanhamento psicológico para dificuldades de adaptação, pessoais, familiares, acadêmicas, dentre outras, desenvolvido basicamente através de atendimento individual.

Maiores Informações: F. 3602-3494 Localização: Rua Clóvis Vieira, 32 Horário de atendimento ao público: 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h30 e-mail: copi.pc@usp.br

SEÇÃO DE ALIMENTAÇÃO

O “Restaurante Central” serve almoço e jantar por sistema self-service. Valores: Categoria Estudante - R$ 1,90; Funcionários - R$ 2,50; Especial* – R$ 4,00 e Visitante* - R$ 7,50.

(15)

15 *As categorias Especial e Visitante precisam de autorização prévia da coordenadoria do campus.

O cardápio é divulgado semanalmente na página www.ccrp.usp.br do “Boletim USP - Ribeirão”.

Horários de atendimento ao público:

Segunda a sexta-feira: 11h00 às 13h30 e das 17h15 às 19h15 Sábado: 11h00 às 13h00

A venda de tickets ocorre de segunda a sexta, durante o horário de distribuição de refeições.

É obrigatória a apresentação da carterinha USP.

Maiores informações: F. 3602-4650/3602-3560/ 3602-4640/ 3602 - 0390

e-mail: scalim.pc@usp.br

SEÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS

A Seção de Atividades Culturais oferece oficinas culturais na Casa 04, coordena o uso do Espaço Cultural Capela e também o Centro de Visitantes.

As oficinas de artes plásticas, dança, fotografia, música e teatro, tem inscrições normalmente na primeira quinzena de março e de agosto, porém este ano só serão programadas após a finalização da reforma do prédio. Durante o ano são realizadas também exposições fotográficas no Centro de Visitantes.

Na programação cultural destaca-se:

O Poeta de Gaveta, que é uma publicação anual com inscrição aberta em maio e a distribuição gratuita da publicação; E os eventos periódicos marcados pelo Capela ao Meio Dia e Meia – shows musicais no horário de almoço; e pelo Teatro no Campus/Circuito TUSP – espetáculos de teatro apresentados no horário noturno.

(16)

16 Todas as atividades são gratuitas e a divulgação da programação é publicada no jornal USP Ribeirão e também através de cartazes, mala-direta, e-mail e homepage da Seção.

SEÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS / DVATCOM / CCRP - USP

Horário de atendimento ao público: das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Localização provisória: Rua Pedreira de Freitas, Edícula da casa 07.

Tel. 3602-3530

Centro de Visitantes

Horário de atendimento ao público: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Localização: Rua Zeferino Vaz, s/n (em frente ao Museu Municipal).

Tel. 3602-3510

Espaço Cultural Capela

Horário de atendimento ao público: das 7h às 12h e das 13h às 16h Localização: Balão Central do Campus (ao lado da Biblioteca Central)

Tel. 3602-4937

Para receber a programação cadastre-se pelo e-mail: dicacultural.pc@usp.br

site: www.ccrp.usp.br/cultura

BIBLIOTECA

Possui um acervo de 112.314 volumes de livros, 5.186 títulos periódicos, 17.976 volumes de teses e 80.265 separatas de produção científica. Este acervo está à disposição, para empréstimo, aos estudantes e docentes. F. 3602-3533

(17)

17 CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA,

ESPORTES E RECREAÇÃO - CEFER

Aberto a alunos, docentes e funcionários, possui campo de futebol, ginásio poliesportivo, quadras poliesportiva, piscina e quadras de tênis.

Informações pelo site: www.ccrp.usp.br/cefer e fone: 3602-3561.

ATENDIMENTO MÉDICO Departamento de Saúde - F. 3602-3509

Rua Prof. Pedreira de Freitas, casa 14

O aluno deverá retirar seu cartão do convênio no Serviço de Graduação.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO - SISUSP Rua Prof. Pedreira de Freitas, casa 15 - F. 3602-3576

CLÍNICA PSICOLÓGICA – CPA Rua Clóvis Vieira, 34 - F. 3602-3641

FARMÁCIA Faculdade de Farmácia - F. 3602-4263

LIVRARIA da EDUSP Rua Clóvis Vieira, 25 - F. 3602-3568

CORREIOS Av. Prof. Zeferino Vaz - F. 3602-3546

CRECHE CAROCHINHA

Destinada a filhos de estudantes, funcionários e docentes (gratuita).

Rua Sul, nº 1 - F. 3602-3580

AS LINHAS DE ÔNIBUS EXTERNOS QUE ATENDEM A USP:

(18)

18 • Cidade Universitária (linha 306),

Jardim Recreio (linha 406), Castelo Branco/HC (linha 336), Sumaré/HC (linha 409),

Santa Cruz/HC (linha 346),

Jardim Independência/HC (linha 309), Quintino/HC (linha 116),

• Hospital das Clínicas (linha 206)

Leva e Traz (transporte gratuito) Rota 06 e Rota 26 Os itinerários e horários dos mesmos encontram-se a diposição no site:

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/central/i07indi.php

HORÁRIO DO CIRCULAR DA USP (SERVIÇO GRATUITO) • Itinerário em alteração, favor consultar o site: http://www.pcarp.usp.br/pages/transp/horario_circular.asp

Alguns telefones úteis: polícia 190; Ambulância 192; SOS Criança 1407; Bombeiros 193; CPFL Emergência 196; Emergência no Trânsito 194; ECT Achados e Perdidos 159.

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A tabela a seguir resume as frequências em que os pacientes apresentaram pelo menos uma reação adversa não solicitada, foi registrada dentro de 28 dias após a vacinação de

O diálogo da Gestalt-terapia e a da Abordagem Centrada na Pessoa, tal como formuladas originalmen- te por seus criadores, Frederick Perls e colaboradores e Carl Rogers, com

...é um transtorno mental, bastante comum, classificado pela Associação Psiquiátrica Americana como um transtorno de ansiedade, caracterizado pela presença de

10, § 1° da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, as declarações em forma eletrônica produzidas com a utilização de processo de Certificação

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,