• Nenhum resultado encontrado

ANO 7 B O L E T I M C O O P E R A T I V O. Edição 2º Trimestre OPERAÇÃO DEC MINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO 7 B O L E T I M C O O P E R A T I V O. Edição 2º Trimestre OPERAÇÃO DEC MINAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

C O O P E R A T I V O

B O L E T I M

OPERAÇÃO DEC MINAS

Edição

2º Trimestre

7

(2)

“A Cooperativa não tem Sócios…

… são os Sócios que tem a Cooperativa”

Leonardo Boesche

Marcos Leisson Alves Presidente

Evaldo Moreira de Matos Diretor Administrativo Reginaldo Luciano Batista

Diretor Financeiro

Expediente

Projeto Gráfi co e Diagramação Juliana Lopes WhastApp: (31) 99642-5758 / (TIM) 97598-7543 Endereço Matriz

Rua Paulo Pereira Fonseca, 180

Bairro Chácara Dom Bosco. Pará de Minas MG - CEP: 35661-444

Circulação: Distribuição gratuita

Palavra da Diretoria Coopmetro

Conselho Fiscal Ailton Afonso Pena Geraldo Inácio de Souza Tionilia Cristina de Souza Gomes Erick de Matos

Sheila Cristina Silva Santos Edvando Carlos Pereira

Conselho de Administração Marcos Leisson Alves

Evaldo Moreira de Matos Reginaldo Luciano Batista Marcos José Pinto Fábio Rodrigues Silveira

Representar, integrar e contribuir para o desenvolvimento do quadro social, nos aspectos econômicos e sociais com sustentabilidade. Senso de “dono”; Responsabilidade

Socioambiental e Econômica; Igualdade; Vida; Integridade; Legalidade;

Ajuda Mútua; Democracia; Respeito as relações; Solidariedade.

Ser percebido em 2023 por seu quadro social como instrumento capaz de entender e atender suas demandas econômicas e sociais.

MISSÃO

VALORES

VISÃO

Atender o quadro social em suas demandas econômicas e sociais.

(3)

Orientações operacionais

Programa de Aquisição de

Veículos renova frota

Criado em 2014, o PAV - Programa de Aquisição de Veículos da Coopmetro, tem sido um instrumento de grande importância para a renovação da frota dos Cooperados melhorando o atendimento aos nossos clientes. No último trimestre, mais de 20 veículos foram repassados por meio do programa.

Maiores informações podem ser adquiridas na sede administrativa da Coopmetro.

Participe desse Programa!

Na primeira quinzena de abril entre os dias 1º e 10, a DEC Minas realizou reuniões com os cooperados da operação para alinhamento das diretrizes de trabalho.

A diretoria da Coopmetro apresentou p r o p o s t a s e c o m p a r t i l h o u c o m o s colaboradores que se mostraram bem interessados e participaram com sugestões e dicas de melhoria na operação.

Dentre os assuntos tratados cou acertado que a operação passaria a ser de 24 horas, que a nova garagem já iniciaria suas atividades, que a virada do estacionamento da frota será na garagem da Coopmetro, que o reajuste de frete será conforme acordado com o cliente DEC Minas, que o atraso de pagamento de cooperados e desconto de vales será sem pagamento de frete, que será feito o bloqueio de pagamento de viagens pendentes de acerto de canhotos, que serão feitos carregamentos em outros clientes, que

será feito levantamento de pendência de documentos de cooperados e que terá apresentação de monitoramento de entregas.

Com essas ações, a operação se torna mais organizada, aumentando a p e r f o r m a n c e d o s c o o p e r a d o s e diminuindo o retralho.

(4)

No dia 25 de março, foi realizada na Coopmetro, mais uma Campanha de Saúde com a parceria da “Audiocomp”.

Com o objetivo de atender ao programa SAÚDE, SEGURANÇA e MEIO AMBIENTE, foram realizados diversos exames, entre eles: Acuidade visual, hemograma, dentre outros.

Com essa ação demonstramos nossa preocupação, pois para a Coopmetro a saúde é o bem maior. Ambiente seguro, saúde, segurança e prevenção são referências ao trabalhador saudável.

PROGRAMA SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Mais uma ação em benefício de nossos Cooperados

e Colaboradores

Em abril foi realizada a ampliação da base de atendimento aos cooperados da Coopmetro localizada em Contagem. A nova lial com 15 mil metros quadrados, localizada na BR 040, Km 529, próximo ao retorno do Bairro Água Branca.

O objetivo desse novo empreendimento é proporcionar para os sócios cooperados um amplo espaço de atendimento (o cina mecânica, refrigeração, lavagem, elétrica, serviços).

H o j e a C o o p m e t r o c o n t a c o m aproximadamente 1.400 cooperados e nossa Matriz está localizada em Pará de

Minas, com 5 Filiais (Contagem, Sete Lagoas, Lavras, Carmo da Cachoeira e Conselheiro Lafaiete), além de mais 6 bases de apoio operacionais (Betim, Ribeirão das Neves, Bocaiúva, Três Corações, Curvelo e Salvador, na Bahia).

(5)

Assembleia Geral

No dia 21/03/2017, conforme edital de publicação no Jornal Estado de Minas no dia 08/03/2017, foi realizada a Assembleia Geral Conjunta da Coopmetro. Dentre os diversos assuntos gerais, foram tratados os seguintes itens da pauta:

1– A.G.O (Assembleia Geral Ordinária) I - Prestação de contas dos órgãos

de administração acompanhada de parecer do Conselho Fiscal, compreen-dendo:

a) relatório da gestão; b) balanço;

c ) d e m o n s t r a t i v o d a s s o b r a s a p u r a d a s o u d a s p e r d a s decorrentes da insu ciência das contribuições para cobertura das despesas da sociedade e o parecer do Conselho Fiscal;

II - Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas decorrentes da insu ciência das contribuições para cobertura das despesas da sociedade, deduzindo-se, no primeiro caso as parcelas para os Fundos Obrigatórios;

III – Apresentação do relatório de cooperados desligados por demissão, exclusão ou eliminação no exercício de 2016, para a restituição do capital integralizado;

IV - Eleição dos componentes do Conselho Fiscal;

V - Fixação do valor dos honorários,

Prestação

de Contas

grati cações e cédula de presença dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

2– A.G.E (Assembleia Geral Extraordinária)

I- Reforma ampla geral e irrestrita do Estatuto Social;

II- Alteração de endereço da lial de Contagem para a BR 040 - Km 529, Bairro João Gomes em Contagem/MG;

III- Proposta de criação do fundo de reserva para cobertura de cargas e do regimento especí co;

IV- Ampliação do capital social. Parecer do Conselho Fiscal:

Em 06 de março de 2017, em cumprimento à disposição estatutária, realizou-se reunião do conselho scal da Coopmetro, com o intuito de examinar o Balanço Patrimonial e Demonstrações de Sobras e Perdas do exercício de 2016, levantados em 31 de dezembro de 2016. Após análise, baseados nos exames efetuados, resultados e registrados em Ata deste Conselho Fiscal, os integrantes do conselho scal, participantes da reunião, emitiram parecer favorável, sem nenhuma ressalva à aprovação de contas do referido exercício.”

A Ata da Assembleia encontra-se à d i s p o s i ç ã o d o C o o p e r a d o n a s e d e administrativa da Coopmetro.

(6)

O COOPERATIVISMO

É um movimento moderno

Baseado em princípios e valores

Se fortalece com a união das pessoas

Beneficia os sócios econômica e socialmente

Adota a gestão democrática

Cada sócio tem um voto

Apoia o desenvolvimento local e regional

INTERCOOPERAÇÃO:

As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA:

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.

Programas de responsabilidade sócio ambiental

Dia C

PDGC

OQS

Ÿ 44%, de 897 cooperados contando hoje com 1292 cooperados.

Ÿ Crescimento do número de empregados em 18%, de 136 funcionários para 162.

Ÿ 7 menores aprendizes.

Ética nos negócios

Ética e con ança são palavras que permeiam as atividades da COOPMETRO.

Por meio de rígidos controles internos e t r e i n a m e n t o s p e r i ó d i c o s , r e f o r ç a m o s constantemente o compromisso ético no ambiente de trabalho e nos nossos negócios. .. a excelência não é um feito, mas um hábito. (Aristóteles)

Ser digno de con ança

Cumprimos as nossas compromissos e estamos sempre empenhados em conduzir o nosso negócio de maneira correta, e atentados aos feedbacks do quadro social e mercado.

Foco no Cooperado

Trabalhamos continuamente para atender às necessidades dos nossos cooperados e suas famílias, oferecendo produtos de qualidade e feitos sob medida.

Respeito mútuo

Nós somos uma cooperativa na qual pessoas de diferentes estilos e talentos contribuem e crescem juntos, atentos aos princípios cooperativistas.

Vencer com integridade

Estamos sempre ocupados em superar as expectativas e evoluir, prestando um serviço cada vez melhor e mais adequado aos nossos clientes.

PRINCÍPIOS

(7)

O s c o o p e r a d o s d a o p e r a ç ã o DECMINAS estão dentre os primeiros a usufruírem da Tecnologia ACTIMING, um sistema de apoio ao cooperado e a gestão logística do transporte da COOPMETRO.

V i s a n d o m a i s e c i ê n c i a n a s entregas e mais agilidade nas tratativas das ocorrências o ACTIMING monitora os veículos da frota Coopmetro em tempo real e envia diretamente para o CCO cliente as informações dos transporte e ocorrências no ato das entregas durante todo o trajeto.

No ACTIMING permite também a l t e r n a t i v a a o c o o p e r a d o p a r a disponibilizar seu veículo. Em caso de indisponibilidade a cada 24 horas o cooperado receberá uma mensagem para atualização do seu status, bem como, novas oportunidades de fretes.

Actiming – Monitoramento Inteligente

P a r a a G e s t ã o l o g í s t i c a a cooperativa ganha agilidade e aumento da qualidade das informações tais como disponibilidade de frotas, tempo médio de rota, aderência a sequência de e n t r e g a s , d e n t r e o u t r o s . To d o s corroborando com a otimização da frota de acordo com a demanda do cliente.

O ACTIMING é um sistema de fácil e n t e n d i m e n t o t a n t o p a r a o s colaboradores Coopmetro/Cliente quanto para os Cooperados. Ele é vinculado em a p a r e l h o s c e l u l a r e s q u e s e r ã o disponibilizados pela COOPMETRO para utilização exclusiva ao sistema, a operação DECMINAS e ao cooperado que terá diariamente todas as informações referente a cada entrega.

Tópico Objetivo Específico Recursos Tempo

Apresentação do Actiminge treinamento. Capacitar os Cooperados na utilização do Actiming Material de treinamento direcionado para capacitação dos cooperados.

1 hora

Dúvidas

Esclarecer todas as dúvidas dos cooperados em relação ao

Actiming

--- 30 minutos

PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA

Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas

cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é,

normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros podem

receber, habitualmente, havendo condições econômico financeiras para

tanto, uma remuneração sobre o capital integralizado, como condição de

sua adesão. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das

seguintes finalidades: desenvolvimento da cooperativa, possibilitando a

formação de reservas, em parte indivisíveis; retorno aos sócios na

proporção de suas transações com as cooperativas e apoio a outras

atividades que forem aprovadas pelos associados.

Cronograma de treinamento dos cooperados

(8)

No dia 4 de julho houve a mudança do nosso cliente DEC MINAS para a nova estrutura localizada no CD Multi-Formato Distribuidora S/A, na Rua Jacinto Coelho Jr, Campina Verde, Contagem - MG. No novo CD contamos com ponto de apoio Coopmetro, com a mudança de CD a Coopmetro visa um ganho operacional e melhora considerável no nível de serviço prestado junto ao cliente. Ainda passando por uma fase de ajustes, esperamos estar agregando novos serviços em parceria com esse grande cliente.

Mudança do DECMinas para o Novo CD

Telefones Coopmetro do CD: (31) 99436-0716 / (31) 99369-0420

(31) 99318-9307

Colaboradores Coopmetro que cam no novo CD:

Ÿ Weslei Rocha - Coord. da Operação

Ÿ Varley Crispim - Coord. de Logística

Ÿ Thiago Freitas - Auxiliar de Logística

Ÿ Kleber Lucca - Auxiliar de logística

Ÿ Cristina Soares - Auxiliar de Logística

Ÿ Karla Farias - Auxiliar de logística

GESTÃO DEMOCRÁTICA

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos

seus membros, que participam ativamente na formulação das suas

políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos

como representantes dos demais membros, são responsáveis

perante estes. Nas cooperativas de primeiro grau, os membros têm

igual direito de voto (um membro, um voto); as cooperativas de

grau superior são também organizadas de maneira democrática.

ADESÃO LIVRE E VOLUNTÁRIA

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os

seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou

gênero, social, racial, política e religiosa.

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO:

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes

eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o

desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os

jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

INTERESSE PELA COMUNIDADE:

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através

de políticas aprovadas pelos membros.

(9)
(10)

Dia da Saúde

A Coopmetro no mês de maio promoverá eventos para mobilizar os cooperados no que se refere à saúde.

Próximos eventos:

No dia 8 de novembro foi realizado o dia da Saúde em parceria com a AUDIOCOMP (fornecedora Coopmetro) que disponibilizou uma clínica móvel para a realização de exames como medição de glicemia, pressão arterial e orientações de saúde.

No dia 25 participamos do Novembro Azul, onde destacou-se dentre outros o cuidado com a Saúde do Homem, promovendo palestras de sensibilização da equipe quanto a importância da prevenção de câncer de próstata.

Referências

Documentos relacionados

nhecimento e atribuiu às Termas da Terronha as seguintes indicações terapêuticas: Doenças do aparelho respiratório e doenças reumáticas e musculoesqueléticas. Considerando

O Curso de Especialização em Direito e Assistência Jurídica será certificado pelo IDDE (Instituto para o Desenvolvimento Democrático), pelo Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de

Como exemplo, este auxílio aparece na Figura 1, o qual corresponde ao número 1 (comentário do Item/Função). O número 2 corresponde aos índices de severidade, ocorrência

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

Para tanto, se empregou as palavras chaves: diabetes; adesão; regime alimentar; assistência de enfermagem; atendimento de enfermagem, bem como os descritores

Para Coutinho (2009, pp. 362), a I-A caracteriza-se por vários contributos que se revelam potencialidades deste método: a) maior dinamismo na forma de encarar a realidade e

diversas formações que suportam as estruturas de contenção. i) Fazer a drenagem dos materiais que suportam a base das estruturas de contenção dos socalcos. j)