• Nenhum resultado encontrado

portaria 1-2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "portaria 1-2016"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

Portaria nº 1/2016

O Doutor Alberto Luís Marques dos Santos, Juiz de Direito da 4ª Vara Cível da comarca de Maringá, no desempenho de suas atribuições legais, e,

CONSIDERANDO que o Artigo 93, inciso XIV, da Constituição Federal (Emenda Constitucional 45/04), que permite a delegação de poderes para a prática de atos de administração e atos de mero expediente, sem caráter decisório, à Serventia.

CONSIDERANDO o contido nos arts. 152, § 1º e 203, § 4º, do NCPC.

CONSIDERANDO o contido no Provimento nº 163/2008 da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná.

CONSIDERANDO a determinação contida na ata de correição ordinária protocolo nº 2010.0264376-7/0, e

CONSIDERANDO a necessidade de se imprimir maior celeridade e agilidade na tramitação dos processos,

RESOLVE:

A Portaria 3/2012 deste juízo (Portaria de Rotinas e atos ordinatórios), passa a vigorar com a redação abaixo a partir do dia 18 de março de 2016, inclusive:

TÍTULO I. ATOS ORDINATÓRIOS

Art. 1º. Delegar aos servidores e estagiários da Secretaria desta Vara Cível a prática de atos de mero expediente, sem caráter decisório, assim entendidos os atos necessários à movimentação processual, atinentes ao próprio rito processual, de acordo com o previsto a cada espécie no Código de Processo Civil ou em legislação processual específica, que não tragam qualquer gravame às partes, independentemente de despacho, salvo em caso de dúvida, hipótese em que os autos devem ser submetidos à apreciação do Juízo, com certidão ou informação.

§ 1º. Logo após o cumprimento do ato delegado pela Secretaria será lavrada certidão circunstanciada e, se for o caso, publicada nota de intimação.

(2)

§ 2º. Os atos ordinatórios e certidões internos serão assinados pelo servidor ou estagiário que os expediu. Os expedientes externos (mandados, cartas, ofícios, termos, etc.) serão assinados pelo Chefe de Secretaria, Chefe de Secretaria designado e Supervisores, com exceção das certidões explicativas referentes ao andamento processual, que poderão ser firmadas também pelos servidores..

§ 3º. As cartas de citação serão assinadas somente pelo Chefe de Secretaria ou Chefe de Secretaria Designado.

Art. 2º. Em todos os atos praticados com base nesta Portaria a Secretaria certificará, além do que mais for necessário, o endereço da internet onde o inteiro teor desta Portaria permanecerá acessível para consulta aos advogados e demais interessados (<https://sites.google.com/site/4civelmga/home/arquivo-de-portarias>).

Art. 3º. As diligências previstas neste título aplicam-se a todo e qualquer processo em trâmite nesta Secretaria, se não houver disposição em contrário.

Art. 3º-A. Quando o Sistema de Gestão de Processos estiver inoperante, é vedado movimentar processos na Secretaria, que fornecerá certidão do fato e do motivo a quem solicitar.

CAPÍTULO I. JUNTADA

Art. 4º. No ato da juntada de todas as petições observar os requisitos seguintes e praticar as seguintes diligências saneadoras:

a) Se ausente o instrumento de mandato, proceder na forma do art. 55, §3º. b) Intimar o signatário da petição não assinada para firmá-la, em quinze dias. Parágrafo único. Findo o prazo sem atendimento, desentranhar a petição e documentos que a instruem, certificando o fato, intimar o subscritor para retirá-la, e arquivá-la em pasta própria até que a intimação seja atendida pelo interessado, mediante recibo.

Art. 5º. Em sistemas eletrônicos, tendo o procurador juntado novo documento, ao invés de cumprir a pendência criada pela Secretaria, proceder à renúncia do prazo da pendência.

Parágrafo único. Ocorrendo a anotação, pelo sistema eletrônico, de decurso de prazo em razão de ter o procurador cadastrado juntado novo documento ao processo, ao invés de cumprir a pendência, fica a Secretaria autorizada a proceder à invalidação do decurso.

Art. 6º. Encaminhar às instâncias superiores petições protocoladas na Vara dirigidas a feitos pendentes de decisões pelos Tribunais, a menos que se trate de mera juntada de

(3)

procuração ou substabelecimento, caso em que a peça deverá ser guardada em secretaria e juntada quando os autos baixarem.

Art. 7º. Remeter ao destinatário correto petições protocoladas por engano na Secretaria.

CAPÍTULO II. ANOTAÇÕES

Art. 8º. Em observância do item 5.8.6.1 do Código de Normas, anotar na capa dos autos ou do processo eletrônico o “Segredo de Justiça”.

§ 1º Nos processos físicos antigos, onde foram juntados documentos da Receita Federal, verificar se a diligência acima foi praticada, suprindo-a em caso negativo.

§ 2º. No sistema processual eletrônico, havendo consulta ao sistema Infojud, lançar anotação de segredo de justiça (sigilo médio) nos respectivos arquivos.

§ 3º. No sistema processual eletrônico, quando a parte juntar documento sujeito ao sigilo fiscal, lançar de ofício anotação de segredo de justiça (sigilo médio) nos respectivos arquivos.

Art. 9º. Destacar as autuações nas hipóteses indicadas no Código de Normas, item 2.3.2.1, colocando tarja específica ou fazendo anotação no sistema eletrônico, quando for o caso, a fim de que tenham “tramitação prioritária”. Nos casos requerimento de prioridade por idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, deverá o Cartório antes intimar a parte interessada para que junte cópia de documento comprobatório da idade, se ainda não houver nos autos.

CAPÍTULO III. INTIMAÇÕES

Art. 10. Nos processos físicos em geral, realizar as intimações em nome do procurador indicado pelas partes, na forma do C.N. 2.13.7.7.

§ 1º. Havendo requerimento para que as intimações sejam dirigidas a um advogado específico, na forma do CN 2.13.7.7 II, dirigir a ele, independentemente de despacho, as intimações.

Art. 10-A. Em processos em trâmite pelo sistema eletrônico, quando requerido que as intimações sejam realizadas em nome de advogado(s) específico(s), promover a desabilitação dos demais procuradores no sistema, mantendo apenas o(s) advogado(s) a ser(em) intimado(s), certificando tal fato nos autos, em razão da inviabilidade dos sistema em manter no cadastro advogados que não receberão intimações

Art. 11. Nos feitos em geral, intimar de todos os atos praticados no feito o procurador constituído, sempre que este tiver vista dos autos em cartório, colhendo sua

(4)

assinatura no termo de intimação. Havendo recusa, certificar o fato, após aviso verbal ao interessado.

Art. 12. No sistema eletrônico, sendo mais de uma parte representada pelo mesmo procurador no mesmo polo, a Secretaria deverá dirigir a intimação eletrônica a apenas uma das partes representadas por aquele advogado.

Parágrafo único. A forma de intimação será certificada nos autos, logo após a petição inicial, contestação e demais atos que importem na inclusão de partes no processo. Na certidão, constarão quais partes serão intimadas e em nome de quem, e dela será o procurador intimado. Ainda, deverá ser anotado na capa eletrônica dos autos observação explicitando como serão feitas as intimações.

Art. 12-A. Nos processos eletrônicos, salvo despacho expresso em contrário, todas as intimações dirigidas a mais de uma parte serão feitas com prazo comum.

Art. 12-B. Toda vez que o despacho determinar intimação sem fixar prazo para cumprimento, a carta ou mandado constará o prazo de cinco dias.

Art. 13. Sendo necessário o recolhimento de custas para praticar diligência, intimar a parte responsável por fazê-lo, constando da intimação o valor a ser recolhido, com a advertência de que a guia pode ser emitida nessa vara.

Parágrafo único. Revogado.

Art. 14. Intimar a parte interessada para:

a) Fornecer em formato digital (pendrive, e-mail ou similar) o resumo da inicial, em cinco dias, quando for deferida citação por edital, sob pena de ser extinto o processo por abandono.

b) Comprovar, em cinco dias, a publicação no jornal local do edital expedido a seu pedido e sujeito a tal publicação.

c) Fornecer o traslado de peças necessárias à instrução de precatórios, ofícios, cartas de sentença, carta de adjudicação, arrematação, alvarás, etc., expedidos em seu favor ou interesse.

d) Retirar na Secretaria, mediante recibo, os autos de protestos, notificações e interpelações em que o réu haja sido intimado ou notificado. Não atendida a intimação, no prazo de 10 dias, arquivar os autos, com baixa na distribuição.

e) Comprovar, no prazo de 10 dias da retirada de qualquer expediente, a postagem deste.

f) Comprovada a postagem do expediente, intimar a parte para, no prazo de 15 dias, juntar o correspondente aviso de recebimento, informar eventual atraso na entrega do expediente ou requerer a expedição de novo ofício/carta, ficando ciente de que documento de rastreamento do site dos correios não é aceito pelo Juízo como comprovação da citação.

(5)

g) Em casos onde o expediente foi disponibilizado assinado em sistema processual eletrônico, deverá a parte interessada ser intimada para recolher as custas necessárias e comprovar, no prazo de 10 dias, a postagem, quando então deverá ser cumprida a diligência da alínea f deste artigo.

Art. 15. Intimar a parte para manifestação, no prazo de 15 dias, sobre documentos juntados pela parte adversa, exceto procuração e cópia de acórdãos, decisões e sentenças, em cumprimento ao art. 437 § 1º do NCPC.

§ 1º. Nos processos físicos, se protocolados em secretaria, para juntada aos autos, documentos em envelope lacrado, proceder a abertura e juntada do conteúdo aos autos, certificando o fato e intimando a parte contrária para manifestação.

§ 2º. Essas diligências só serão precedidas de conclusão dos autos se a parte que juntou os documentos requerer o segredo de justiça.

Art. 16. Após o retorno de todos os ofícios expedidos, intimar, a parte interessada para manifestação, no prazo de 15 dias, acerca de respostas a ofícios judiciais expedidos a seu pedido ou no seu interesse.

Art. 17. Intimar as partes para manifestação em 15 dias sobre diligências negativas (mandados, cartas precatórias ou qualquer outro expediente), em atenção ao item 5.4.5 do Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça.

Parágrafo único. Da mesma forma intimar os interessados para manifestação, no prazo de 15 dias, sobre as respostas de ofícios expedidos, e sobre documentos juntados em resposta a requisições do juízo.

Art. 18. Intimar a parte para manifestação em 15 dias, quando a carta postal retornar com a observação “mudou-se”, “desconhecido”, “endereço insuficiente”, “não existe o número” e “outras”, exceto nos casos referidos no art. 25, § 3º.

Art. 19. Nos feitos em geral, dar vista dos autos ao Ministério Público, quando for o caso de intervenção de tal instituição, nos termos do art. 178, do NCPC, ou seja, nas causas em que houver interesses de menores ou incapazes, causas concernentes ao estado da pessoa, tutela, curatela, interdição, declaração de ausência, disposições de última vontade, ações que envolvam o litígio coletivo pela posse de imóvel rural ou urbano, que envolvam massa falida ou mesmo a parte for Fundação, órgão governamental, registros públicos e ainda, nas demais causas em que há interesse público ou social.

Parágrafo único. Não se dará vista, contudo, nos feitos em que o Ministério Público já manifestou expressamente sua recusa em oficiar, caso em que, nas oportunidades em que seria obrigatória a vista, o fato será certificado antes da conclusão.

Art. 20. No caso de embargos à execução ou de terceiro que forem juntados aos autos do processo principal, intimar o embargante para distribuí-los, sob pena de serem desconsiderados.

(6)

§ 1º. A peça deverá ser desentranhada e entregue a parte, mediante certidão do ato e recibo nos autos.

§ 2º. Em caso de inércia, deverá a Secretaria enviar os autos à conclusão.

§ 3º. Tratando-se de processo eletrônico, intimado o embargante na forma do caput, o movimento eletrônico referente aos embargos deverá ser invalidado.

Art. 21. Nos feitos em geral, apresentada a certidão de óbito de qualquer das partes, ou havendo ciência inequívoca do falecimento, suspender o processo por trinta dias e intimar a parte interessada pelo DJ para promover a habilitação do espólio ou dos sucessores, na forma do artigo 313 e seguintes ou 687 e seguintes do NCPC, sob pena de extinção da ação sem resolução do mérito, se o falecido era o autor, ou de prosseguimento à revelia, se era o réu. Caso não seja promovida a habilitação, a parte interessada deverá ser intimada por via postal para o mesmo fim. Decorrido o prazo em branco, iniciar a rotina de abandono de processo (art. 35 e seguintes), se o falecido era o autor.

Art. 22. Nos feitos em geral, havendo renúncia ao mandato pelo advogado, intimar o advogado para comprovar a ciência da parte sobre a renúncia em quinze dias, sob pena de prosseguir na defesa dos interesses do mandante.

§ 1º. Enquanto não for juntado o comprovante de que fala o caput, o advogado continuará registrado nos assentos do processo como procurador da parte, e as intimações continuarão sendo feitas em nome dele.

§ 2º. Juntada petição comunicando constituição de novo advogado, substituição de advogado, ou escolha do advogado que, dentre os constituídos, deverá receber as intimações via DJ, proceder as anotações necessárias sem necessidade de conclusão ou despacho.

Art. 23. Sempre que for interposto agravo ou embargos declaratórios lançar certidão acerca da tempestividade ou intempestividade, e só depois fazer a conclusão.

Parágrafo único. Nos processos que tiverem de seguir tramitando pelo regime do CPC/73 (na forma do art. 1046 § 1º do NCPC), adotar a mesma providência quando interposta apelação.

Art. 24. Nos feitos em geral, havendo a interposição de embargos declaratórios, após constatar e certificar a tempestividade, intimar a parte contrária para a apresentação das contrarrazões, no prazo de cinco dias, abrindo-se, em seguida e se for o caso, vista dos autos ao Ministério Público. Em seguida, os autos deverão ser conclusos.

Parágrafo único. Nos processos que seguirem tramitando pelo regime do CPC/73 (pro força do art. 1046 § 1º do NCPC), adotar a mesma providência quando interposto agravo retido, anotando, ademais, a interposição na autuação e, se sobrevier apelação, certificadando sua existência, na forma do CN 5.12.5.

(7)

Art. 24-A. Sempre que a parte informar que irá promover a intimação por correio do advogado da outra parte, fica dispensada a expedição do ofício/carta, devendo a parte ser intimada para comprovar a intimação no prazo de 15 dias (art. 269, § 1º, NCPC).

CAPÍTULO IV. EXPEDIÇÃO

Art. 25. Reexpedir, por uma vez, a carta postal com aviso de recebimento destinada à intimação ou citação, quando retornar com a observação “ausente” ou “não atendido”, exceto se se tratar de intimação ou citação para comparecer em audiência ou citação para comparecer em na audiência do art. 277, do CPC/73, onde tal rito tenha de ser seguido, casos em que a diligência do § 1º deste artigo deverá ser cumprida de forma direta.

§ 1º. Expedir mandado ou carta precatória quando a carta postal retornar pela segunda vez com a observação “ausente” ou “não atendido”, ou pela primeira vez com a observação “recusado”.

§ 2º. Nas cartas com fim de ciência da parte de que foi ou será levantado alvará nos autos, lhe foi deferido benefício da assistência judiciária gratuita e, ainda, no procedimento descrito no art. 35, desta Portaria:

a) o cumprimento da diligência será feito sem a marcação de recebimento em mão própria;

b) o expediente será direcionado ao último endereço indicado pela própria parte nos autos;

c) não será repetida se retornar com as razões “mudou-se”, “endereço desconhecido” ou “ausente”.

§ 3º. O disposto nos incisos do § 2º também será cumprido em todos os casos onde a parte já houver indicado endereço nos autos, por meio de seu procurador,.

§ 4º. Nos casos do § 3º, a Secretaria certificará a validade da intimação, em razão do disposto no art. 274, parágrafo único, do NCPC.

Art. 26. Expedir nova carta ou mandado de citação, intimação, notificação ou outros atos, quando a parte interessada informar que o endereço no qual deverá ser cumprida a diligência é outro distinto do anteriormente apresentado, recolhendo-se o mandado anteriormente expedido, se for o caso.

Art. 27. Responder pessoalmente e firmar ofícios que solicitam informações acerca do trâmite dos processos ou precatórias, salvo aqueles que deverão ser assinados pelo juiz na forma do item 2.5.5 do Código de Normas.

Art. 28. Havendo ordem judicial determinando a citação, a intimação ou a prática de qualquer diligência, constatando a Secretaria que o ato tem de ser praticado em outra

(8)

comarca, deverá, independentemente de despacho, expedir a carta precatória, constando que o faz nos termos desta Portaria.

Art. 28-A. Expedir e postar as cartas de citação em processos onde foi deferida a assistência judiciária gratuita à parte autora.

Art. 30. Mandar os autos para conta de custas, antes de fazer conclusão, quando: a) o processo estiver em condições de receber sentença;

b) for juntada petição noticiando acordo; c) for juntada petição de desistência;

d) todos os réus forem citados pessoalmente e o feito não for contestado; e) parte interessada o requerer.

§ 1º. Se houver custas remanescentes, e a parte responsável pelo pagamento não for beneficiária da gratuidade da Justiça, intimar para recolhimento em quinze dias.

§ 2º. Quanto aos itens III e IV da Tabela IX do Decreto Judiciário 48/2011, e as custas de postagem, já existindo conta nos autos, fica dispensado o reenvio ao contador, em virtude da simplicidade de sua conferência, devendo o servidor certificar o valor total nos autos, indicando o as folhas ou sequência de cada uma delas.

CAPÍTULO V. BUSCA DE ENDEREÇOS E CITAÇÃO POR

EDITAL

Art. 31. Nos feitos em geral, com exceção das cartas precatórias recebidas de outros juízos, havendo pedido de parte interessada para localização de endereço de parte ou testemunha, proceder à pesquisa mediante as seguintes providências, e observado o que consta do art. 29:

I — incluir minuta requisitando o endereço nos sistemas informatizados do Bacenjud, Renajud, dispensada a impressão e juntada dos protocolos.

II — solicitar, por e-mail ao servidor credenciado, a pesquisa no sistema informatizado da Copel, dispensada a juntada de cópia.

III — oficiar também à Receita Federal e ao TRE, solicitando o endereço, ou utilizar para tanto os sistemas informatizados, se disponíveis.

IV — oficiar às empresas de telefonia e outras concessionárias de serviço público, se isso foi requerido pelo interessado.

(9)

§ 1º. Se não constar dos autos o CNPJ/CPF e a filiação da pessoa a localizar, intimar previamente o interessado para fornecer os dados, sob pena de indeferimento da diligência. Se o CNPJ/CPF não forem informados, certificar a impossibilidade de atendimento do pedido, e intimar a parte para requerer o que for de direito. Se somente a filiação não for informada, efetuar as demais pesquisas acima indicadas, exceto a do TRE, e certificar a impossibilidade dessa diligência.

§ 2º. Caso os ofícios não sejam respondidos em 30 (trinta) dias, deverão ser reiterados, com a advertência de que a inércia implicará no crime de desobediência.

Art. 32. A rotina de pesquisa de endereço descrita no art. 31 será adotada pela Secretaria, sempre que a parte a requerer, exceto nos casos de comunicação do trânsito em julgado da sentença de indeferimento da inicial (art. 333, § 3º, NCPC) e de improcedência liminar do pedido (art. 332, § 2º, do NCPC), tendo em vista o disposto no art. 241, do NCPC, quando será realizada de ofício.

Parágrafo único. Antes de fazer conclusão dos autos para decidir pedido de citação por edital a Secretaria certificará que efetuou as pesquisas determinadas nesta Portaria, e mais as que tiverem sido determinadas por despacho, e que, concluídas as diligências, deu ciência do resultado delas ao autor.

Art. 32-A. Não havendo ordem em contrário, será fixado o prazo de 30 dias na expedição do edital de citação em relação ao art. 232, IV, do Código de Processo Civil.

CAPÍTULO VI. DECURSO E SUSPENSÃO

Art. 33. Se o Aviso de Recebimento para citação/intimação de pessoa física voltar assinado por pessoa diferente de seu destinatário, repetir a expedição da carta citatória, com expressa menção nos documentos postais de que deve ser entregue em mão própria do destinatário, salvo se o autor declarar que o endereço a que se destina a carta se situa em condomínio edilício ou loteamento com controle de acesso (NCPC art. 248 § 4º).

§ 1º. Havendo mais de um réu, deverá a Secretaria aguardar o retorno de todos os avisos de recebimento.

§ 2º. No sistema eletrônico, a citação deverá ser anotada como “negativa”.

§ 3º. Se a segunda tentativa de citação postal obtiver o mesmo resultado previsto no caput, cientificar a parte autora e, se esta não fizer requerimento em contrário, expedir mandado ou precatória para realizar a citação frustrada.

Art. 34. Intimar os oficiais de justiça para devolver mandado com prazo excedido devidamente cumprido no prazo de cinco dias, ou, no mesmo prazo, justificar a impossibilidade de cumprimento.

Art. 35. Com exceção do processo de execução, intimar a parte interessada pelo Diário da Justiça para dar prosseguimento ao feito, sob pena de extinção, em cinco dias,

(10)

quando a continuidade do processo depender de diligência sua. Em caso de inércia, intimar a parte via postal com ARMP, no endereço declinado nos autos (art. 485 § 1º NCPC).

§ 1º. Se não for encontrado o autor para intimação postal, sendo a correspondência destinada ao último endereço indicado pela parte nos autos, certificar que será considerada válida, nos termos do art. 274, p.ú., do NCPC.

§ 2º. Persistindo a inércia, intimar o réu para manifestação em cinco dias, nos termos da Súmula 240 do STJ e do art. 485 § 3º NCPC, se tiver procurador nos autos, fazendo conclusos os autos em caso contrário, ou depois de decorrido o prazo da intimação.

§ 3º. No caso de inventário, a intimação do inventariante desidioso será feita sob pena de substituição, em vez de extinção.

§ 4º. A secretaria fica autorizada a conceder por ato ordinatório, uma vez apenas, e se a parte o requerer, a prorrogação, por prazo igual ao anteriormente deferido (mesmo que tenha sido requerido prazo maior), dos prazos que o juiz ou esta Portaria concederem para:

a) Juntar documento comprobatório de pobreza nos casos em que a parte requereu os benefícios da Lei Federal nº 1060/50;

b) Regularizar a representação, na forma do art. 104, § 1º, do NCPC;

c) Juntar documento comprobatório da constituição do réu em mora, nos casos de ação de busca e apreensão;

d) Pagar custas das quais o credor seja o Funjus, excetuadas as relativas a atos de preparação de audiência, caso em que o pedido de prorrogação do prazo será levado à conclusão.

e) apresentar cálculo atualizados, em casos de execução de título extrajudicial e cumprimento de sentença.

f) dizer sobre o prosseguimento, em casos de execução de título extrajudicial e cumprimento de sentença.

g) juntar matrícula atualizada de imóvel a ser penhorado, em casos de execução de título extrajudicial e cumprimento de sentença

§ 5º. Em casos de ação de busca e apreensão em alienação fiduciária e reintegração de posse, fica deferido o prazo de 15 dias, prorrogável pelo mesmo prazo, na forma do parágrafo retro, para que o autor realize diligências de localização do veículo a ser apreendido.

Art. 36. Reiterar ofícios não respondidos há trinta dias, por mais duas oportunidades, consignando o prazo de 48 horas para resposta.

(11)

Art. 37. Nos processos de conhecimento, quando a parte autora pugnar pela suspensão processual pela primeira vez por prazo não superior a noventa dias, o feito será suspenso uma única vez e arquivado em local separado dos demais processos para controle pela Secretaria. Será necessária a concordância da parte contrária se já tiver sido citada, para o que a secretaria fará a prévia intimação independentemente de despacho, e advertindo que o silêncio será interpretado como anuência.

Parágrafo único. Findo o prazo, se o andamento do processo depender de diligências ou requerimento do autor, intimá-lo para prosseguir. Em caso de inércia, proceder na forma do art. 35.

Art. 38. Sempre que requerido o arquivamento provisório de processos de conhecimento, intimar a parte autora sobre o descabimento dessa providência, segundo entendimento do juízo de que o arquivo provisório só cabe para ações de execução.

CAPÍTULO VII. VISTA E CARGA DOS AUTOS

Art. 39. Sendo comum o prazo, apenas em conjunto ou mediante prévio ajuste por petição, poderão as partes, por seus procuradores, retirar os autos do cartório, independentemente de determinação judicial neste sentido, salvo as cargas rápidas, conforme procedimento já adotado pela Serventia.

Art. 40. No caso de retirada indevida dos autos durante a fluência de prazo comum, por qualquer motivo, deverá o cartório certificar o ocorrido no processo, bem como a data da carga e da descarga dos autos, para fins de devolução do prazo.

Art. 41. Também permanecerão em cartório e não poderão ser retirados em carga os autos pelos advogados ou partes, salvo autorização judicial em contrário,

a) quaisquer processos, nos vinte dias que precedem audiência designada; e

b) os processos onde houver sido designado leilão, seja nos autos principais ou carta precatória deles oriunda, se os editais já houverem sido publicados;

c) os processos que forem encaminhados ao setor de digitalização, até que esta seja ultimada.

Art. 42. A carga rápida somente poderá ser feita em atendimento de senhas retiradas até às 17:00.

Art. 42-A. Fica de plano estabelecido o prazo de duas horas para a carga rápida, nos termos do art. 107, § 3º, do NCPC, anotando que a retirada por prazo superior (até seis horas) dependerá de despacho.

Art. 42-B. A retirada dos autos em carga após as 16:00 deverá ser precedida de ciência de que os autos deverão ser devolvidos em cartório antes do fim do expediente, sob pena de aplicação do disposto no art. 107, §4º, do NCPC.

(12)

Art. 43. Nos feitos em geral, efetivar a cobrança dos autos não devolvidos dentro do prazo, pela forma prescrita na Seção 10 do Capítulo 2 do Código de Normas, com a seguinte rotina:

Inciso I. Certificar, em folha a ser futuramente juntada aos autos do incidente de cobrança que vier a ser instaurado, o fato, e intimar, via Diário da Justiça, a pessoa a quem a carga foi feita, para restituição em 24 horas.

Inciso II. Em sendo frustrada, ou impossível, a cobrança realizada pela forma prescrita no inciso anterior, realizar a cobrança para devolução dos autos em 24 horas por meio telefônico, certificando tal fato.

Inciso III. Não sendo atendidas as intimações anteriormente citadas, deverá o advogado que fez a carga dos autos ser intimado pessoalmente para devolução dos autos, em 24 horas, sob pena de busca e apreensão e demais sanções legais.

Inciso IV. Caso os autos não sejam devolvidos após a intimação acima, deverá ser instaurado o incidente de “cobrança de autos”, instruído com os expedientes mencionados nos incisos anteriores, que será concluso para os fins do C.N. 2.10.3.1.

CAPÍTULO VIII. EXPEDIÇÃO DE ALVARÁS

Art. 44. A expedição de alvará só será feita depois de transitada em julgado a decisão que a determinou, a menos que haja ordem judicial expressa em contrário, autorizando a expedição imediata sem aguardo do trânsito em julgado.

Art. 45. Antes da expedição do alvará, conferir e certificar sobre os seguintes fatos: a) se existe ordem judicial para expedição do alvará, e em que folhas se encontra; b) se existem petições aguardando juntada; c) se foi dispensado trânsito em julgado da ordem judicial que determinou a expedição do alvará, ou, não sendo este o caso, se as partes foram intimadas e se houve o trânsito; d) se os poderes do advogado estão regularmente comprovados, e incluem os de receber e dar quitação em nome do mandante; e) se existe penhora averbada no rosto dos autos, e, se houver, em que folha ou sequência está o auto.

§ 1º. Para os fins da verificação acima determinada, e a menos que o advogado postule em causa própria, a secretaria só considerará regularmente comprovados os poderes do advogado se houver nos autos, ou nos apensos, procuração dentro do prazo de validade, com poderes para receber e dar quitação, em via original assinada, ou em cópia a que a lei atribui efeito de original, e sem que haja nos autos ou em Secretaria notícia de que dita procuração foi revogada, ou substabelecida sem reserva, ou que o procurador renunciou aos poderes ali recebidos.

§ 2º. A menos que se trate de alvará a ser expedido em favor da própria parte, para levantamento em pessoa, os poderes do advogado para receber e dar quitação deverão constar expressamente da procuração, com esses termos ou mediante sinônimos perfeitamente equivalentes, não se aceitando, para esse fim, que a procuração faça mera

(13)

remissão ao art. 105 do NCPC ou refira a concessão dos poderes mencionados naquele artigo, sem discriminá-los.

Art. 45-A. As disposições dos dois artigos antecedentes não se aplicam aos alvarás expedidos em favor dos auxiliares do juízo, como peritos e curadores.

Art. 46. Na expedição de alvarás em quaisquer processos observar as seguintes instruções:

a) Expedir os alvarás em favor da Fazenda Pública sempre com prazo de validade de 180 dias, exceto se houver decisão em contrário nos autos.

b) Renovar o prazo de validade do alvará cujo prazo original venceu, por certidão lançada pelo chefe da secretaria no verso do próprio alvará, sempre que a parte interessada o pedir apresentando a via original, e desde que não haja dúvida sobre a autenticidade do documento. A diligência de renovação poderá ser feita por até duas vezes.

Art. 46-A. Sempre que for autorizada expedição de alvará, e o interessado requerer a substituição deste por ofício ao banco, solicitando a transferência do numerário para sua conta, a escrivaria, independentemente de novo despacho, expedirá o ofício, certificando o fato, e observadas as cautelas adiante.

Inciso I. A expedição do ofício observará os mesmos requisitos e será feita seguindo todas as normas e cautelas aplicáveis à expedição de alvará, inclusive, mas não exclusivamente, as previstas nos arts. 44 e 45.

Inciso II. O ofício substitutivo de alvará só será expedido se o interessado fornecer os dados completos necessários para sua instrução (nome e número do Banco, número de agência e conta, número ou código de operação se o Banco o exige, nome completo e CPF ou CNPJ do titular da conta), e se o titular da conta for a mesma pessoa que seria beneficiária do alvará, ou autorizada a receber o valor em nome do beneficiário do alvará.

Inciso III. A presença dos requisitos acima será certificada, na mesma certidão a que se refere o art. 45.

Inciso IV. O ofício substitutivo de alvará será sempre assinado pelo juiz pessoalmente.

Inciso V. No que pertine às custas de expedição do ato, serão quitadas no próprio ato de transferência, por meio da remessa da guia junto ao ofício.

CAPÍTULO IX. TRÂNSITO EM JULGADO

Art. 47. Intimar as partes para tomarem ciência do trânsito em julgado de sentenças dos processos de conhecimento, da conversão da ação monitória em cumprimento de

(14)

sentença e da baixa dos autos das instâncias superiores, se a sentença não foi anulada, devendo os autos aguardarem por quarenta e cinco dias a iniciativa da parte interessada. Parágrafo único. Decorrido esse prazo sem que o interessado promova o incidente de cumprimento da sentença, os autos deverão ser arquivados com as cautelas de estilo, com todas as baixas necessárias nos sistemas estatísticos de produtividade, promovendo-se a baixa nos registros do Distribuidor.

CAPÍTULO X. EXTINÇÃO

Art. 48. Nos processos de conhecimento, quando a parte autora desistir da ação, intimar o(s) réu(s) com representação no feito, e que ainda não tiverem concordado com a desistência, para dizer se anuem, com a advertência de que o silêncio entender-se-á como anuência.

Art. 49. Nos processos findos, desentranhar documentos, quando solicitado, entregando-os a quem tem direito (partes ou procurador), mediante recibo, ficando cópia autenticada nos autos, com exceção da procuração, que não será desentranhada. Certificar o fato nos autos.

Art. 50. Nos processos eletrônicos, arquivar com baixa os autos de incidentes e exceções (como impugnações ao valor da causa ou ao benefício da assistência judiciária, exceções de incompetência, suspeição ou impedimento, agravos de instrumento) já julgados definitivamente, certificando o fato nos autos principais e trasladando para lá a decisão final.

§ 1º. O arquivamento será precedido de conta das custas. Havendo custas pendentes, o valor e o fato serão certificados nos autos principais, para que as custas pendentes dos incidentes sejam incluídas na conta de custas dos autos principais quando da sua elaboração.

§ 2º. Se o processo for físico, depois do desapensamento e traslado das cópias de que fala o caput, e da elaboração da conta referida no parágrafo anterior, os autos irão conclusos para decisão de arquivamento.

Art. 51. Salvo na hipótese do art. 50, nenhum processo será arquivado sem o prévio preparo das custas, se o devedor não for beneficiário da justiça gratuita, sem a observância das providências deste artigo.

§ 1º. Estando o processo em condições de arquivamento, solicitar conta de custas. Se houver custas pendentes:

a) intimar a parte que tiver de pagá-las, para proceder à quitação em cinco dias, sob pena de bloqueio on-line;

b) se não houver o pagamento ou se a parte responsável pelo pagamento não for localizada para intimação no endereço constante dos autos, incluir minuta de bloqueio

(15)

no sistema Bacenjud, pelo valor das custas e contra a parte que tiver de pagá-las, observando, no que for pertinente, o art. 87;

c) ocorrendo o bloqueio integral, levantar o valor bloqueado e com ele efetuar a quitação das custas, certificando o fato nos autos e juntando os comprovantes;

d) ocorrendo o bloqueio parcial, proceder na forma da alínea acima, e após, proceder na forma da alínea abaixo;

e) resultando total ou parcialmente infrutífera a diligência, oficiar ao Funjus comunicando a existência do crédito de custas para fins de execução, e enviar os autos à conclusão, certificando as diligências efetuadas.

§ 2º. Antes do arquivamento de qualquer processo, verificar e certificar se há bloqueios eventualmente pendentes nos sistemas Bacenjud e Renajud, e saldo remanescente em contas judiciais vinculadas aos autos. Se houver,

a) incluir minuta para baixa dos bloqueios eventualmente pendentes nos sistemas Bacenjud e Renajud, incluindo o processo na lista de conferência e protocolamento, e

b) certificar a existência de conta vinculada, com a correspondente folha ou sequência onde se encontra o depósito, e enviar os autos à conclusão.

§ 3º. Decretada a extinção do processo, com ou sem julgamento do mérito, e ordenado o arquivamento dos autos, estando quitadas as custas (exceto se a parte vencida for beneficiária de assistência judiciária gratuita) a Escrivania comunicará o fato ao Distribuidor para ser baixada a distribuição.

§ 4º. As providências do § 3º serão também tomadas após o trânsito em julgado de decisão que tenha excluído alguma das partes no processo em andamento, nos termos dos itens 5.13.1 e 5.13.1.1 do Código de Normas.

§ 5º. Revogado.

Art. 52. Nos feitos em geral, após os autos de agravo de instrumento baixarem do Tribunal, proceder o traslado para os autos principais do acórdão e da certidão do trânsito em julgado, cumprindo-se em seguida o CN 5.12.3.1.

Parágrafo único. Nos casos em que o agravo houver sido convertido para a forma retida, apensá-lo aos autos principais e certificar o fato em ambos os autos.

CAPÍTULO XI. DESARQUIVAMENTO

Art. 53. Promover o desarquivamento quando requerido, bem como, conceder vista dos autos ao requerente do pedido de desarquivamento, pelo prazo de dez dias, desde que a parte tenha procuração nos autos, salvo em caso de processos findos, nos quais a

(16)

procuração não é exigida (art. 7, inciso XVI, EAOB). Em qualquer caso conferir se as custas de desarquivamento foram previamente recolhidas.

CAPÍTULO XII. CARGA DE AUTOS POR ESTAGIÁRIOS

Art.. 53-A. Fica permitida, mediante cautela idônea, a retirada dos autos por estagiários ou funcionários de escritório de advocacia, observada a disciplina a seguir.

§ 1º. A carga só será permitida:

a) nas hipóteses em que seria permitida a carga ao advogado preponente, e nas mesmas condições; e

b) se o estagiário ou funcionário apresentar à secretaria autorização escrita, em via original, firmada pelo advogado interessado e com a firma reconhecida por tabelião.

§ 2º. A referida autorização escrita só será aceita se contiver, expressamente a afirmação de que o subscritor:

a) nomeia o preposto como seu procurador para fins de carga, e assume responsabilidade pessoal, civil, criminal e ética, se vier a ocorrer danificação ou extravio total ou parcial do processo enquanto estiver em carga;

b) se dá por intimado e ciente de todos os atos havidos no processo no momento da carga;

c) tem ciência de todos os termos desta portaria, inclusive do ônus de comunicar por escrito a revogação da autorização, sob pena de ser considerada vigente.

§ 3º. A referida autorização será arquivada pela secretaria em pasta própria, e será considerada válida e vigente até que o preponente comunique por escrito a sua revogação.

§ 4º. A revogação será arquivada juntamente com a autorização revogada, na qual a secretaria aporá anotação de “revogada”.

§ 5º. A carga de processo em regime segredo de justiça só pode ser feita pelo advogado pessoalmente. Conceder-se-á, todavia, carga de tais processos a estagiário ou servidor de ente público que for credenciado pelo procurador estatal nos termos desta portaria.

CAPÍTULO XIII. RETIRADA DE EXPEDIENTES POR

ESTAGIÁRIOS

(17)

Art. 53-B. Fica permitida, mediante cautela idônea, a retirada de expedientes diversos por estagiários ou funcionários de escritório de advocacia, se o estagiário ou funcionário apresentar à secretaria autorização escrita, em via original, firmada pelo advogado interessado.

§ 1º. A referida autorização será arquivada pela secretaria em pasta própria, e será considerada válida e vigente até que o preponente comunique por escrito a sua revogação.

§ 2º. Fica autorizado a confecção de uma única autorização para carga de autos e retirada de expedientes, desde que a referida autorização preencha, cumulativamente, os requisitos exigidos neste artigo e no antecedente.

TÍTULO II. PROCESSO DE CONHECIMENTO

CAPÍTULO I. RECEBIMENTO DA INICIAL

Art. 54. Intimar a parte autora pelo Diário da Justiça para recolhimento de custas iniciais, quando devidas, em quinze dias, sob pena de cancelamento da distribuição (NCPC art. 290).

§ 1º. Se ao fim do prazo as custas não forem recolhidas, comunicar ao Distribuidor, nos termos do C.N. 3.11.8, pedindo o cancelamento da distribuição.

§ 2º. Se a parte requerer a dilação de prazo para o pagamento ou complemento das custas iniciais, proceder na forma do art. 35 § 4º.

§ 3º. Se for deferido à parte o benefício da gratuidade num dos apensos, certificar o fato nos demais apensos e neles tratar a parte como beneficiária da gratuidade da Justiça para todos os fins.

Art. 55. Ao registrar petição inicial, e observando também as disposições específicas de certos ritos, conferir o cumprimento dos seguintes requisitos:

§ 1º. Sempre que não for indicado pela parte autora o estado civil e o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) da parte demandada, intime-se a parte autora para que, no prazo de 10 (dez) dias, emende a petição inicial, para identificação das partes, devendo informar o CPF (pessoa física) e/ou CNPJ (pessoa jurídica) da parte demandada, conforme art. 319 II NCPC, sob pena de indeferimento da petição inicial.

§ 2º. Intimar para emendar a inicial, suprindo as omissões, sempre que: a) Faltar o endereço para intimação do advogado;

(18)

b) Não for indicado o valor da causa;

c) For pedida assistência judiciária e não for juntada a declaração aludida no art. 4º da Lei Federal nº 1060/50, a menos que conste do texto da inicial declaração equivalente e que o advogado que a subscreveu tenha os poderes especiais para declarar o fato, na forma do art. 105 do NCPC.

d) Não for informado, ou for informado de forma insuficiente, os endereços físico e eletrônico do réu, a menos que a inicial expressamente afirme que o autor os desconhece.

§ 3º. Se ausente o instrumento de mandato, em todos os processos, ou declaração de autenticidade, na forma do art. 425, IV, do NCPC, nos processos físicos, a menos que o subscritor seja advogado atuando em causa própria, ou tenha requerido prazo para juntada do documento, intimar o advogado para exibir o documento em quinze dias.

§ 4º. Revogado pela Portaria 1/2014.

§ 5º. Nos casos em que a parte autora for dispensada do preparo das custas, certificar o valor que deixou de ser recolhido a título de custas bem como a título de FUNJUS.

§ 6º. Nos casos em que o valor da causa estiver em desacordo com o art. 291, do NCPC, certificar a situação nos autos antes do envio à conclusão.

§ 7º. Tratando-se de repetição de ação, verificar se o autor demonstrou que realizou o pagamento das custas e honorários advocatícios devidos em razão da extinção sem resolução de mérito da ação repetida, na forma do art. 92, do NCPC, intimando-o para fazê-lo, no prazo de 15 dias, se for o caso. Em caso de inércia, o feito deverá ser remetido à conclusão.

Art. 56. No sistema eletrônico, no recebimento da inicial, conferir o cadastramento do processo (classe e assunto principal). Havendo incorreção, certificar o fato nos autos e proceder à retificação na autuação, com o envio dos autos ao Distribuidor.

Art. 57. Revogado.

Art. 58. No sistema eletrônico, juntada petição inicial ou petição acompanhada de documentos, verificar se foram corretamente digitalizadas e inseridas no sistema, segundo o C.N. 2.21.3.4 e 2.21.3.5. Em caso negativo, intimar a parte que juntou os documentos para regularizar a situação, em cinco dias, sob pena de ser invalidado o arquivo ou movimento defeituoso.

§ 1º. Não atendida a determinação, certificar o fato e invalidar o(s) arquivo(s) defeituoso(s).

Art. 59. Nas ações indicadas nas alíneas deste artigo, sempre que o consumidor for pessoa física e seu endereço situar-se noutra comarca, a parte autora deverá ser intimada para, em quinze dias, esclarecer o equívoco de distribuição, sob pena de indeferimento da petição inicial ou remessa ao Juízo correto:

(19)

a) revisão de contratos ou prestações de contas com fundamento em contratos de alienação fiduciária ou arrendamento mercantil (leasing).

b) busca e apreensão fundada em alienação fiduciária. c) reintegração de posse fundada em contrato de leasing.

d) exibição de documento relativas a contratos bancários onde o consumidor seja pessoa física.

e) ações de cobrança de seguro DPVAT.

Parágrafo único. Na hipótese de, no prazo referido no item acima, a parte autora requerer a remessa ao Juízo competente, independente de despacho, os autos deverão ser encaminhados àquele Juízo, com baixa na distribuição.

Art. 60. Revogado. Art. 61. Revogado.

CAPÍTULO II. FASE POSTULATÓRIA

Art. 62. Formalizada citação por edital e a penhora, nos processos de execução de título extrajudicial, ou só a citação por edital, nos demais casos, intimar Curador para se manifestar nos autos, conforme lista previamente arquivada em Cartório.

§ 1º. Se o autor não for isento do pagamento de custas, intimá-lo, antes, para depositar em conta judicial o valor de um salário mínimo para pagamento dos honorários advocatícios do curador, que só será intimado após a prova do depósito.

§ 2º. Não efetuado o depósito no prazo legal, cumprir o art. 35, a menos que haja manifestação do autor a ser apreciada pelo juiz.

§ 3º. Havendo recusa ou silêncio do curador, intimar o seguinte da lista, até que haja aceitação.

§ 4º. O curador que não se manifestar nos autos, após ser cientificado da nomeação pelo meio mais simples, será intimado pessoalmente da sua nomeação, por correspondência ou, frustrado esse meio, por mandado.

§ 5º. As intimações seguintes ao curador serão reiteradas por correspondência sempre que ele, intimado pela forma usual de intimação aos advogados, deixar de se manifestar.

§ 6º. Sempre que o curador nomeado já houver recebido os valores para a prática da curatela especial e apresentar petição desistindo/renunciando à nomeação, promover a conclusão do feito.

(20)

Art. 63. Sempre que apresentada contestação, deverá o Cartório lançar certidão em que conste a tempestividade ou não da referida peça, e só depois intimar a parte contrária para manifestação.

§ 1º. Não havendo contestação, intimar a parte autora para informar se pretende produzir outras provas ou se deseja o julgamento antecipado.

§ 2º. Sendo a contestação intempestiva, o fato será certificado e aberta conclusão sem vista à parte contrária.

§ 3º. Antes de fazer conclusão ao juiz, intimar o autor para falar em quinze dias sobre a contestação, se esta for tempestiva.

§ 3º-A. Revogado.

§ 4º. Se o réu alegar incompetência, suspeição ou impedimento, certificar a suspensão do processo (artigo 313 do NCPC) e intimar o excepto para manifestação, observado o art. 62, a menos que se trate de arguição de suspeição ou impedimento do juiz, caso em que se fará conclusão imediata.

§ 5º. Se na resposta do réu for constatado que seu nome ou razão social não correspondem àqueles mencionados na inicial, corrigir de ofício os registros da Secretaria, a autuação e encaminhar os autos ao distribuidor para as mesmas correções.

§ 6º. Na segunda fase da ação de prestação de contas ajuizada até 17/3/2016, inclusive, prestadas as contas pelo réu, deverá o autor ser intimado para, no prazo de cinco dias, na forma do art. 915, § 1º, do CPC/73, dizer sobre as contas prestadas, sob pena de se julgarem estas boas.

Art. 64. Sempre que requerido, em processo físico, o prazo de contestação em dobro, nos termos do art. 229 do NCPC, cientificar as partes de que, no entendimento do juízo, o prazo em dobro em questão é ex lege, não cabendo, portanto, deferimento ou indeferimento pelo juízo.

Art. 65. Revogado.

Art. 65-A. Requerida a denunciação da lide na contestação, promover anotação na capa dos autos, se físicos, ou nas observações, se em sistema processual eletrônico, cumprindo, após, a diligência do art. 63, desta Portaria.

Parágrafo único. No caso do caput, decorrido o prazo para a apresentação de impugnação à contestação, promover o envio dos autos à conclusão.

CAPÍTULO III. FASE INSTRUTÓRIA

Art. 66. Exceto no procedimento comum sumário, nas ações cautelares de exibição de documento, nas ações de prestação de contas de 1ª fase relativas a relação

(21)

entre o banco e seu cliente, e nos autos onde foi requerida a denunciação da lide, intimar as partes, após a apresentação de réplica à contestação, para que, em quinze dias, especifiquem as provas que pretendem produzir, de forma objetiva e fundamentada, esclarecendo sua pertinência e que fatos elas demonstrarão, sob pena de preclusão.

§ 1º. Publicado despacho para especificação de provas, se nenhuma das partes responder, ou se todas pedirem o julgamento antecipado da lide:

a) se a ação versar sobre direitos indisponíveis, houver sido proposta pelo Ministério Público, ou tiver como parte a Fazenda Pública, remeter os autos ao Contador para cálculo das custas, intimando as partes para pagamento. Feito o preparo, fazer conclusão com registro para sentença.

b) caso contrário, enviar os autos à conclusão.

§ 2º. Nos processos de prestação de contas ajuizados na vigência do CPC/73, quando da segunda fase, dever-se-á cumprir a diligência acima após a manifestação do autor prevista no art. 915, § 1º, do CPC.

§ 3º. Nos casos exceptivos mencionados no caput, enviar os autos conclusos.

Art. 67. Na intimação de audiência de instrução e julgamento, via sistema eletrônico ou Diário da Justiça, não havendo disposição em contrário, constar que a parte deverá parte deverá, na forma do art. 455, caput e parágrafos, do NCPC, intimar a testemunha, juntando aos autos, com antecedência de pelo menos três dias, cópia da correspondência de intimação e do comprovante de recebimento, sob pena de caracterizar desistência da prova.

Art. 67-A. Se, decorrido o prazo de três dias antes da audiência, não houver sido juntada aos autos quaisquer das intimações mencionadas no artigo anterior, e não houver informação das partes de que trarão as testemunhas a juízo independentemente de intimação, os autos deverão ser remetidos para conclusão..

Art. 68. Tendo sido nomeado perito em autos de sistema eletrônico, proceder a sua habilitação no sistema pelo prazo de 180 dias, renovando a dita habilitação por iguais períodos sucessivos até que o processo seja julgado, ou o perito substituído.

§ 1º. Se o processo for julgado ou o perito substituído, sua habilitação deverá ser imediatamente cancelada.

§ 2º. Não será exigida antecipação nem pagamento de custas pelo perito para nenhuma finalidade; as custas decorrentes de atos, diligências ou pedidos do perito serão incluídas na conta geral e cobradas a final do vencido.

Art. 68-A. A Secretaria deverá manter lista de peritos, disponível para consulta das partes, seus advogados, além de órgãos como o Ministério Público, Procuradorias e Defensorias e dos outros peritos, preferencialmente por meio eletrônico, mantendo, ainda, arquivo físico com os documentos relativos às qualificações dos peritos que nela constarem, na forma do art. 157, § 2º, do NCPC.

(22)

Art. 69. Apresentada a proposta de honorários pelo perito, intimar as partes para se manifestarem sobre o valor proposto, no prazo de quinze dias.

§ 1º. Havendo concordância, intimar a parte responsável pelo pagamento para proceder ao depósito.

§ 2º. Havendo impugnação à proposta de honorários intimar o perito para manifestar-se em quinze dias.

§ 3º. Depositados os honorários periciais, se houve concordância de todos com a proposta, ou despacho arbitrando os ditos honorários, expedir alvará em favor do perito, para levantamento de 50% do valor, e intimá-lo para realizar a perícia no prazo que o juiz fixou, ou em 30 dias, se não foi fixado outro prazo.

Art. 70. Intimar as partes, assistentes técnicos, e o Ministério Público, quando for o caso, da data comunicada pelo perito para realização ou início da perícia.

Art. 71. Intimar o perito nomeado para apresentação do laudo, no prazo de quinze dias, na hipótese de estar vencido o prazo fixado pelo Juiz.

§ 1º. Na hipótese de o perito informar a necessidade de juntada de documentos para a realização da perícia, o Cartório deverá intimar as partes para o atendimento no prazo de 15 dias, sob pena da perícia ser realizada com as informações disponíveis.

§ 2º. Esgotado o prazo sem o cumprimento, o perito deverá ser intimado para realizar a perícia com as informações disponíveis, devendo o perito indicar os eventuais quesitos prejudicados pela ausência dos documentos.

Art. 72. Juntado o laudo, intimar as partes para se manifestarem, em quinze dias, devendo constar da intimação que não será deferida oitiva do perito em audiência para prestar esclarecimentos, devendo os esclarecimentos ser requeridos no prazo, por escrito e na forma de quesitos; aguardar o decurso do prazo para as partes se manifestarem e, após, se houve depósito de honorários periciais e não há despacho determinando em contrário, expedir alvará, em favor do perito e independentemente de requerimento deste, para levantamento do saldo de honorários periciais, exceto se as partes requererem esclarecimentos, caso no qual o expediente deverá aguardar, também, a entrega destes.

a) revogado. b) revogado.

§ 1º. Se as partes ou o Ministério Público requererem esclarecimentos do perito, dar-lhe vista para esclarecer em quinze dias.

§ 2º. Intimar as partes e o Ministério Público, quando for o caso, para manifestação em quinze dias sobre os esclarecimentos prestados pelo perito.

§ 3º. Se no curso da perícia, antes da entrega do laudo, as partes ou o Ministério Público requererem quesitos suplementares, enviar os autos à conclusão para análise.

(23)

Art. 73. Expedir carta para intimação das testemunhas residentes na Comarca, e arroladas pelo Ministério Público, pelo Curador especial ou pela Defensoria pública, ou mandado, se a parte expressamente o requerer, sempre que apresentado tempestivamente o rol e que não haja a parte assumido expressamente o compromisso de trazê-las independentemente de intimação.

§ 1º. Caso o rol de testemunhas seja apresentado fora do prazo estabelecido pelo juízo na forma do art. 357, § 4º, do NCPC, ainda que a parte tenha assumido o compromisso de trazer as suas testemunhas em audiência, deverá ser feita conclusão dos autos para a análise da preclusão.

§ 2º. Se for requerida expedição de carta precatória para a oitiva de testemunha, expeça-se, exceto se o rol for intempestivo ou não contiver os requisitos legais, caso em que se fará conclusão.

§ 3º. Sempre que for arrolada tempestivamente testemunha cujo endereço se situa em outra comarca, expedir precatória para sua oitiva, ainda que a parte não o requeira.

§ 4º. A mesma diligência prevista no parágrafo anterior será praticada se for deferido depoimento pessoal de parte cuja sede ou residência se situe noutra comarca.

CAPÍTULO IV. FASE RECURSAL

Art. 73-A. Protocolada apelação, em processo que tramita pelo regime do NCPC, abrir vista ao apelado para responder, no prazo de 15 dias, sem certificar acerca da tempestividade.

§ 1º. Juntadas as contrarrazões, se o apelado houver apresentado apelação adesiva, ou questões preliminares nas contrarrazões, dar vista ao apelante para se manifestar, também no prazo de 15 dias.

§ 2º. Os autos deverão ser encaminhados à conclusão, com a tempestividade ou intempestividade da apelação certificada, apenas nas hipóteses de apelação previstas nos artigos 331 (indeferimento da inicial) e 332 (improcedência liminar do pedido) do NCPC, para eventual juízo de retratação, já que, nas demais hipóteses, não há juízo de admissibilidade, conforme o art. 1.010, § 3º, do NCPC.

§ 3º. Ultrapassadas as fases acima, encaminhar os autos ao Tribunal para julgamento do recurso.

§ 3º. Quando baixarem autos físicos de feitos que devam aguardar julgamento de recurso ainda em trâmite no STJ ou STF, trasladar as cópias necessárias para os autos eletrônicos, e suspender o processo até julgamento do dito recurso.

(24)

TÍTULO III. PROCESSO DE EXECUÇÃO

CAPÍTULO I. DILIGÊNCIAS COMUNS

Art. 74. Aplicam-se as diligências do Título I, e, no que couber, as referidas no capítulo I do Título II.

§ 1º. Deverá a Secretaria, no recebimento da inicial, verificar se existe memória de cálculos, e se o valor da causa corresponde ao total ali apresentado.

§ 2º. Ausente a memória do cálculo, se o valor cobrado na execução não corresponder exatamente ao valor original do título, intimar o exequente para apresentar o demonstrativo em quinze dias, sob pena de indeferimento da inicial.

§ 3º. Quanto ao valor da causa, proceder na forma do art. 55 § 6º.

§ 4º A menos que haja despacho expresso determinando o contrário, todo mandado em processo de execução será expedido mencionando que o oficial de justiça tem autorização legal no art. 212, § 2º, do NCPC, para realizar as diligências fora dos dias e horários de expediente.

§ 5º Se o cálculo que instruiu a inicial datar de mais de 180 dias, antes de expedir ou reiterar o expediente citatório intimar o exequente para apresentar cálculo atualizado.

Seção I. Citação

Art. 75. Havendo requerimento de citação por edital, proceder na forma do art. 31. Art. 76. No caso de citação editalícia do executado, somente cumprir as diligências do art. 62 depois que houver penhora formalizada nos autos.

Art. 77. Em havendo oposição de exceção ou objeção de pré-executividade, impugnação à nomeação de bens à penhora, arguição de nulidade de atos processuais, impugnação ao laudo de avaliação, impugnação ao cumprimento de sentença (à execução de sentença), pedido de substituição da penhora ou qualquer outro incidente que reclame conteúdo decisório, intimar a parte contrária para se manifestar em quinze dias.

Parágrafo único. A oposição de exceção ou objeção de pré-executividade deve ser anotada na autuação, conforme Código de Normas, item 5.2.5, II.

(25)

Art. 78. Indicando o exequente novo endereço da parte devedora, quanto à diligência já ordenada pelo juízo ou prevista em Portaria, expedir novo mandado para cumprimento, ou carta precatória, caso necessário.

Art. 79. Nos casos em que o credor requerer o envio de ofício ao DETRAN, para remessa de certidão ao juízo, com exceção da Fazenda Pública, cientificá-lo de que aquele órgão fornece certidões explicativas a quem quer que as requeira, sendo, dessa maneira, desnecessário o envio de ofício pelo juízo, cabendo à parte as diligências e oportunizando ao exequente o prazo de 15 dias para, querendo, promover a juntada dos documentos requeridos.

Parágrafo único. Cientificar a parte dos mesmos termos do caput quando esta requerer a expedição de ofícios a Ofícios de Cartório de Registro de Imóveis para busca de bens em nome do executado, ou que o oficial de justiça diligencie neste sentido.

Art. 80. Nos casos em que o credor requerer a conta geral dos autos, intimá-lo para apresentar a conta, cientificando-o de que é ao credor que compete exibir o cálculo do seu crédito (art. 798 I, b, NCPC), exceto para conta de custas e despesas processuais, se isso foi ou for requerido.

Seção III. Depósito e nomeação de bens à penhora

Art. 82. Intimar o exequente para manifestação, em quinze dias, quando for efetuado o depósito pelo devedor (referente às verbas de sucumbência, pagamento do valor exequendo ou condenação judicial), cientificando-o que a falta de manifestação no prazo será entendida como concordância com a suficiência do depósito, autorizando a extinção da execução.

§ 1º. Havendo pedido de levantamento do valor, os autos serão conclusos.

§ 2º. Caso o exequente requeira a complementação, intimar o devedor para depósito, colhendo-se, em seguida, nova manifestação do exequente em quinze dias.

Art. 83. Intimar o credor, quando da nomeação de bens à penhora pelo devedor, ou requerimento de sua substituição, pelo devedor, para se manifestar no prazo de 15 dias, com a advertência de que o silêncio será interpretado como anuência.

§ 1º. Havendo concordância ou silêncio do credor, reduzir a termo a nomeação ou substituição, e intimar o devedor, na pessoa de seu advogado para assinar o termo pessoalmente e também aceitar o encargo de depositário, no prazo de 3 dias.

§ 2º. O advogado somente poderá assinar o termo se tiver poderes especiais para assumir em nome do mandante o encargo de fiel depositário dos bens nomeados.

§ 3º. Não assinado o termo, no prazo estipulado, desentranhar ou expedir o mandado de penhora, que recairá sobre os bens nomeados. Se forem imóveis, observar o art. 86, § 2º.

(26)

§ 4º. Nos casos em que houver indicação de bens pelo credor com concordância do devedor, lavrar o termo com as mesmas observações acima.

§ 5º. Se o bem ofertado tratar-se de bem imóvel, intimar o executado para apresentar anuência do cônjuge com a nomeação ou requerimento de substituição ou, alternativamente, comprovar que está casado sob regime de separação absoluta de bens.

Art. 84. Revogado.

Art. 84-A. Se o exequente requerer segunda penhora (art. 851, NCPC), ou a substituição da penhora realizada (art. 848, NCPC), intimar o executado para se manifestar, no prazo de quinze dias, se estiver representado nos autos, antes de realizar a conclusão para análise do requerimento.

Parágrafo único. Se o requerimento de substituição for feito sob a alegação de urgência, a intimação do executado deverá ser feita com o prazo de três dias.

Seção IV. Diligências de busca de bens

Art. 85. Quando o credor indicar bens a serem penhorados, a referida indicação deverá acompanhar o mandado extraído ao oficial de justiça, a fim de que a penhora recaia, preferencialmente, sobre estes (observando-se o art. 86, § 2º).

Art. 86. Quando a parte exequente indicar à penhora veículo, intimá-la para juntar certidão atualizada do DETRAN. Juntada a certidão, se o veículo estiver em nome do executado, e não constar restrição ou ônus,

a) incluir minuta de bloqueio de transferência e licenciamento no sistema informatizado do Renajud;

b) expedir mandado de penhora;

c) lavrada a penhora, incluir minuta de registro de penhora no sistema informatizado do Renajud.

d) cumprida a diligência da alínea c, baixar a restrição de licenciamento, mantendo a restrição de transferência.

§ 1º. Quando requerido, expedir ofício para a Receita Federal, visando a localização de bens, e arquivar a resposta em Cartório, observando o item 5.8.6.1 do Código de Normas. Se possível o oficiamento será feito por via eletrônica pelo sistema Infojud, competindo à Secretaria conferir diariamente as respostas sobrevindas pelo Sistema, juntando-as aos autos respectivos.

§ 2º. Requerida a penhora de bens imóveis, intimar o credor para atender o artigo 845 § 1º do NCPC, juntando aos autos a matrícula do imóvel expedida há menos de 15 dias, ou certidão do competente órgão de registro do veículo automotor atestando sua existência e propriedade. Juntada a matrícula, conferir se o executado é proprietário do

(27)

imóvel indicado, e, então, lavrar a penhora em Secretaria, por termo nos autos, intimando as partes.

§ 3º. Quando o exequente requerer a penhora de bens móveis, expedir mandado de penhora e avaliação, com ordem para a remoção dos bens penhorados e seu depósito em mãos do exequente, se este o requereu e desde que não se trate de máquinas ou implementos agrícolas; neste último caso será feita prévia conclusão.

Seção V. Bacenjud

Art. 87. Quando requerido bloqueio ou penhora de ativos financeiros (arresto ou penhora on line via sistema Bacenjud ou por meio de ofício às cooperativas de crédito) proceder conforme a rotina seguinte:

Inciso I. Caso não haja indicação de CPF ou CNPJ do devedor, intimar a parte exequente para, no prazo de 15 dias, apresentá-los, sob pena de indeferimento do pedido.

Inciso II. Encaminhar os autos ao Contador Judicial para atualização da conta de custas, se não houver conta de custas datada de menos de 90 dias nos autos.

Inciso III. Intimar o credor para apresentar cálculo atualizado do seu crédito, nos termos do art. 524 ou art. 798, parágrafo único, do NCPC, se o mais recente que houver nos autos datar de mais de 90 dias. Não atendendo o credor à intimação, cumprir o art. 99.

Inciso IV. Com o valor atualizado do débito e custas, e havendo informação do CPF/CNPJ do devedor, incluir minuta no sistema Bacenjud, certificando, juntando o extrato e fazendo conclusão dos autos ao Juiz em separado dos demais feitos.

Inciso V. Se foi também, ou exclusivamente, deferido bloqueio de veículo(s) via sistema informatizado do Renajud, cumpridas as diligências dos incisos I, II e III, aguardar por cinco dias e verificar o resultado dos pedidos feitos via Bacenjud; se não houve bloqueio de valores, só então incluir minuta de bloqueio Renajud, certificando e juntando o extrato. Depois, intimar o exequente acerca do resultado.

Inciso VI. Verificar diariamente as respostas às minutas protocoladas no Bacenjud. Ocorrendo bloqueio

a) de valor global igual ou inferior a R$ 100,00, incluir minuta de desbloqueio, juntando extrato aos autos.

b) de valor global superior a R$ 100,00,

b.1) mas igual ou inferior a 10% do valor da dívida, intimar o exequente para se manifestar se insiste no bloqueio, cientificando-o de que o silêncio será interpretado como desistência tácita daquele valor. Se houver insistência,

Referências

Documentos relacionados

Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia

A GRÁFICA E EDITORA O LUTADOR, filial do Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, sediada na Praça Padre Júlio Maria nº 01, Bairro Planalto, Belo Horizonte -

Agulhas convencionais atingem aqui os seus limites, o que resulta em problemas de costura, como a quebra da agulha, costuras incorretas (falhas de ponto, quebra da linha) e danos

Pacientes hemiplégicos crônicos submetidos a treinamento de força muscular e condicionamento aeróbico apresentam melhora da velocidade da marcha, maior capacidade de geração de

Os dados foram expressos como média ± erro padrão da média (EPM) das variações de PAM ou das variações da FC da linha basal (∆PA e ∆FC), de onde foi coletado com uma

É necessário que se pense na questão penitenciária como um todo, lembrando de uma sociedade mais igualitária, com suas riquezas melhor distribuídas, com mais emprego, saúde

a) Os erros na carta eram muitos: o professor pediu aos alunos que ratificassem o texto para melhorar a nota. b) O tráfego era intenso no final da tarde; esperava-se que

O momento de expulsão do feto do útero, o parto, deve ser o mais seguro possível tanto para a mãe como para o bebê, existem diferentes tipos de parto entre os