• Nenhum resultado encontrado

Relatório de estágio curricular obrigatório: Clínica cirúrgica em animais de companhia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de estágio curricular obrigatório: Clínica cirúrgica em animais de companhia"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

Ana Paula Remor Sebolt

Relatório de estágio curricular obrigatório: Clínica cirúrgica em animais de companhia

Relatório final de estágio submetido ao curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa para a obtenção do Grau de Bacharel em Medicina Veterinária.

Orientador: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Tavela

Curitibanos 2017

(2)

Ficha de identificação da obra elaborada pelo autor através do Programa de Geração Automática da Biblioteca Universitária

da UFSC.

A ficha de identificação é elaborada pelo próprio autor Maiores informações em:

(3)

Ana Paula Remor Sebolt

Relatório de estágio curricular obrigatório: Clínica cirúrgica em animais de companhia

Este relatório foi julgado adequado para obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária e aprovado em sua forma final pelo Curso de

Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina. Curitibanos, 30 de novembro de 2017.

________________________ Prof. Alexandre, de Oliveira Tavela, Dr.

Coordenador do Curso Banca Examinadora:

________________________ Prof. Alexandre, de Oliveira Tavela, Dr.

Orientador

Universidade Federal de Santa Catarina

________________________ Prof.ª Rosane Maria Guimarães Silva, Dr. ª

Universidade Federal de Santa Catarina

________________________ Prof. Álvaro Menin, Dr. Universidade Federal de Santa Catarina

(4)

Este trabalho é dedicado aos meus pais e amigos que de alguma forma estiveram presentes.

(5)

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, por toda dedicação e paciência, por serem exemplos de caráter e honestidade a serem seguidos e deixarem de lado seus sonhos para fazer dos nossos, realidade.

Às minhas irmãs, por todo carinho e compreensão.

À minha eterna amiga, Amanda, pela amizade de longos anos e todo apoio, principalmente nos momentos difíceis. Tu fazes parte de todas as minhas conquistas.

Ao meu orientador, pelo empenho, paciência e incentivo nesses anos de graduação, pela acolhida no LaDoPA e me colocar no caminho da parasitologia.

Aos meus colegas de estágio, Ana, Jordana, André, Joice, Flávia, Manami e Caroline, que tornaram os dias de estágio mais felizes.

Aos meus amigos Guilherme, Camile, Victória, Danielle pela união durante os momentos de tensão durante a graduação, por toda a auxílio em provas e trabalhos. Vocês farão sempre parte da minha vida.

À Rhaona, pela amizade e suporte nesse período de graduação. Por me corrigir quando necessário e todo o auxílio.

À minha prima, Roselis Mazurek, pelo exemplo da pesquisa científica, sempre abdicando de caprichos em prol de resultados para um bem maior.

À Universidade Estadual de Londrina, seus funcionários, professores e residentes por me acolherem durante o período de estágio e todo o conhecimento adquirido.

À minha família, por todos os pensamentos positivos e apoio. À todas as pessoas que, de qualquer forma, estiveram presentes.

(6)

“Nunca desistam de seu trabalho. O Trabalho lhe dá sentido e propósito, e a vida é vazia sem isso”. (Stephen Hawking, 2010)

(7)

RESUMO

A disciplina de estágio curricular obrigatório é fundamental para aplicar o conhecimento adquirido durante a graduação em Medicina Veterinária. O estágio foi realizado no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina no período de 31/07/2017 a 31/10/2017 na área de Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia. O estágio curricular obrigatório é decisivo para a conclusão do curso, visto que fornece experiência e o conhecimento de diferentes realidades. Palavras-chave: Clínica Cirúrgica. Estágio curricular. Hospital Veterinário.

(8)

ABSTRACT

A compulsory curricular traineeship is essential to apply the acquirer during an undergraduate course in Veterinary Medicine. The stage carried out at the Veterinary Hospital of the State University of Londrina from 07/31/2017 to 10/31/2017 in the area of Company Surgical Clinic. The compulsory curricular stage is decisive for the completion of the course, given the experience and knowledge of different realities.

(9)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Número de animais por espécie atendidos no HV-UEL

durante o período de realização do

estágio...31

Figura 2 – Raças dos animais da espécie felina atendidos durante o período de realização do estágio no HV-UEL...32 Figura 3 – Raças dos animais da espécie canina atendidos durante o período de realização do estágio...32 Figura 4 – Procedimentos realizados em felinos durante o período de estágio divididos entre sistemas...33 Figura 5 – Procedimentos realizados em caninos durante o estágio no

HV-UEL separados por

(10)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

HV-UEL – Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina HV – Hospital Veterinário

SRD – Sem raça definida ET AL – E colaboradores

(11)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...27 1.1 OBJETIVOS...27 2 DESCRIÇÃO DO LOCAL...29 3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...29 3.1 INTERNAMENTO E CURATIVO...30 3.2 AMBULATÓRIO...30 3.3 CENTRO CIRÚRGICO...30 3.4 PRONTO-SOCORRO...31 4 CASUÍSTICA...31 5 SEÇÃO...35 6 CONCLUSÃO...37 REFERÊNCIAS...39 APÊNDICE A – Descrição...41 ANEXO A – Descrição...43

(12)

27

1 INTRODUÇÃO

A disciplina de Estágio Curricular Obrigatório, realizada durante o último semestre do curso, tem como objetivo inserir na prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação. Cabe a cada acadêmico definir sua área de estágio, podendo ser escolhida mais de uma área, desde que sejam respeitadas as normas vigentes da instituição de ensino. A área escolhida para a realização de tal atividade foi a de Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia devido a afinidade com a área, com objetivo de obter o máximo de conhecimento possível.

O estágio curricular obrigatório foi realizado no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL), Londrina, Paraná, no período de 31 de julho a 31 de outubro do ano de 2017, totalizando as horas necessárias para finalizar a disciplina.

A área de Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia cada vez mais tem ganhado seu espaço, sendo uma das áreas mais procuradas.

1.1 OBJETIVOS

O objetivo do presente trabalho foi relatar as atividades realizadas durante a disciplina de estágio curricular obrigatório.

(13)

29

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL

O estágio curricular obrigatório foi realizado no Hospital Veterinário Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL) no período de 31 de julho de 2017 a 31 de outubro de 2017. O HV-UEL tem seu funcionamento durante 24 horas, com plantão de docentes e residentes. Durante o plantão no período da noite, são atendidos apenas casos de emergência.

Há diversos laboratórios anexo ao hospital, são eles: Patologia Clínica, Doenças Parasitárias, Microbiologia, Micologia, Helmintologia, Zoonoses, Zoonoses e Saúde Pública, Leptospirose, Anatomia Patológica, Toxicologia, Protozoologia.

Para o atendimento, o HV conta com dois ambulatórios para a área de Teriogenologia de Animais de Companhia, dois ambulatórios para a área de Clínica Cirúrgica, um ambulatório para Moléstias Infecciosas, três ambulatórios e uma sala de procedimento para Clínica Médica de Animais de Companhia; um ambulatório para o pronto socorro, onde ficam residentes de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Animais de Companhia.

O HV também dispõe de três centros cirúrgicos, que são compartilhados com a área de Teriogenologia; uma sala de medicação pré-anestésica e indução anestésica; uma sala para armazenagem de materiais e outra para esterilização dos instrumentais. Há um internamento para cães, com 8 vagas e para gatos, em local separado, com 6 vagas.

Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h ao meio dia e das 14 às 18 horas. Nas quintas e sextas no período da tarde são realizados atendimentos nas áreas de Oftalmologia e Neurologia, acompanhados pelos professores especialistas responsáveis e residentes do setor.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os horários cumpridos pelos estagiários são das 8 horas ao meio-dia e no período da tarde das 14 às 18 horas, totalizando 40 horas semanais. Era realizado o rodízio semanal dos estagiários nas áreas de internamento e curativo, centro cirúrgico, ambulatório e pronto-socorro.

Durante as manhãs das segundas-feiras era realizada a reunião semanal, onde os casos da semana anterior e os que seriam realizados na semana eram discutidos juntamente com os residentes e professor responsável pela rotina da semana. Nessa reunião também era decidido o local em qual setor cada estagiário iria ficar.

(14)

30

3.1 INTERNAMENTO E CURATIVO

Neste setor, um residente do segundo ano era responsável pelo internamento e dois residentes do primeiro ano pelo curativo. Todos os dias às 8 horas os estagiários realizavam o exame físico e preenchimento da ficha dos animais internados com supervisão dos residentes responsáveis. No internamento os estagiários realizavam a limpeza constante das instalações e baias onde os animais permaneciam. A alimentação era realizada todos os dias no período matutino às 10 horas e no período vespertino às 18 horas. A medicação dos animais internados era administrada às 10 e às 18 horas após a alimentação.

O setor de curativo funcionava das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Eram feitos curativos externos, ou seja, de animais que não estavam internados. Os estagiários eram responsáveis pela anamnese e exame físico dos animais, bem como organização e limpeza das instalações e instrumentos do setor de curativo.

3.2 AMBULATÓRIO

No atendimento, era função dos estagiários manter o ambiente organizado e limpo, fazer a anamnese e exame físico dos animais para consultas e retornos e preenchiam o prontuário de cada animal. Durante as consultas, caso fosse necessário, os estagiários levavam exames aos laboratórios em geral, encaminhavam os animais ao setor de diagnóstico por imagem.

3.3 CENTRO CIRÚRGICO

Na maioria das vezes, eram responsáveis pelo setor dois residentes de segundo ano e um do primeiro ano. As cirurgias eram realizadas durante todos os dias da semana, exceto nas manhãs de segunda-feira em virtude da reunião semanal e nas tardes de sexta-feira, quando era realizada a limpeza e desinfecção dos centros.

Os estagiários realizavam a anamnese e exame físico dos animais antes das cirurgias; faziam a abertura dos materiais no momento da cirurgia, enviavam material para os laboratórios, auxiliavam os residentes em algumas cirurgias e também realizavam a limpeza do ambiente e instrumentos cirúrgicos.

(15)

31

Eram responsáveis pelo pronto-socorro dois residentes de diversas áreas. Nesse setor eram realizados consultas e procedimentos de emergência.

Os estagiários faziam a anamnese e exame físico dos animais, preparavam materiais para estabilizar os animais que necessitassem, enviavam exames aos laboratórios, auxiliavam nas cirurgias de emergência.

4 CASUÍSTICA

Dos 202 animais atendidos durante o período do estágio, 170 deles eram da espécie canina e 32 da espécie felina conforme Figura 1. O número de cães superior ao número de gatos corrobora com dados obtidos pelo IBGE (2013).

Figura 1 – Número de animais por espécie atendidos no HV-UEL durante o período de realização do estágio.

A prevalência das raças dos animais atendidos durante o estágio está presente nas figuras 2 e 3, sendo os sem raça definida em maior número em ambas as espécies.

Figura 2 – Raças dos animais da espécie felina atendidos durante o período de realização do estágio no HV-UEL.

(16)

32

93.75% 6.25%

SRD Persa

Figura 3 – Raças dos animais da espécie canina atendidos durante o período de realização do estágio Blue Hee ler Boxe r Bulld ogue Cane Cor so Cock er Dach shun d Kuva sz Labr ador Lhas a-Ap so Past or a lem ão Pins cher Pit Bull Pood le Pug Rotw eile r Schn auze r Shih -TzuSRD Spitz Ale mão York Shi re 1.491.491.490.501.00 1.49 0.50 2.99 6.97 1.00 3.48 4.48 2.49 1.00 1.49 0.50 3.98 62.69 0.500.50

Os procedimentos realizados durante o período de estágio estão representados nas figuras 4 e 5.

Figura 4 – Procedimentos realizados em felinos durante o período de estágio divididos entre sistemas.

(17)

33 Muscu-loesquelétic o; 12.50% Oftálmico; 9.38% Urinário; 15.63% Oncológico; 3.13% Neurológico; 9.38% Digestório; 6.25% Derma-tológico; 12.50% Genital; 9.38% Ortopédico; 9.38% Tórax; 9.38% Odon-tológico; 3.13%

Em felinos, problemas no trato urinário foram os mais detectados, com 16% dos casos. Os problemas urinários em felinos são comuns, principalmente em machos devido sua disposição longa e estreita da uretra. Fatores predisponentes como pouca ingestão de água, manejo ambiental incorreto, tipo de dieta e frequência de alimentação devem ser considerados (GALVÃO et al., 2010).

Figura 5 – Procedimentos realizados em caninos durante o estágio no HV-UEL separados por sistema.

0.00 5.00 10.00 15.00 20.00 25.00

(18)

34

Dentre os sistemas, o musculoesquelético foi o mais prevalente com 23% dos casos atendidos. Isto se dá pelo fato de que muitos animais atendidos possuíam acesso à rua e outros eram errantes, recolhidos pela ONG da cidade. Por serem semi-domiciliados ou errantes, havia uma probabilidade maior de serem atropelados ou de brigas com outros animais. De acordo com Canatto et al. (2012), um dos maiores problemas oriundos da convivência com animais em área urbana são acidentes de trânsito.

Dos 202 casos atendidos, 30 foram considerados atendimentos de emergência, como toracorrafia, toracocentese, cistorrafia, enterectomia, desobstrução urinária e cistotomia.

(19)

35

5 CONCLUSÃO

 No período de realização do estágio curricular obrigatório foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Através da prática, todo o conhecimento gerado é fixado.

Também foi possível adquirir novos conhecimentos, metodologias, condutas de diagnóstico e tratamento diversas, bem como conhecer realidades diferentes da conhecida durante a graduação.

(20)

37 REFERÊNCIAS

CANATTO, B.d. et al. Caracterização demográfica das populações de cães e gatos supervisionados do município de São Paulo. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [s.i], p. 1514-1523. 2012.

GALVÃO, André Luiz Batista et al. Obstrução uretral em gatos machos: revisão literária. Acta Veterinaria Brasilica. [s.i], p. 1-6. 2010.

IBGE. População de animais de estimação no Brasil - 2013. 2013. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/camaras-

setoriais-tematicas/documentos/camaras-tematicas/insumos- agropecuarios/anos-anteriores/ibge-populacao-de-animais-de-estimacao-no-brasil-2013-abinpet-79.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2017.

(21)

39 ANEXO A – Organograma do Hospital Veterinário UEL

(22)

Referências

Documentos relacionados

Durante o período de estágio curricular no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, foram acompanhados 253 procedimentos cirúrgicos, no setor de

Aproveitamento do tema para tratar de conceitos de pespectiva e desenho associados a implantação da escultura e escolha do local, também foi exposto as turmas todo o texto aqui

Para a ocupação, transformação - temas permanentemente discu- tidos em Nordeste e que seguindo uma linha histórica traz exemplos vi- venciais e conterriporâneos da área do

Esses edifícios respeitam o meio ambiente e reduzem os impactos da atividade humana, todavia, para que se tornem atrativos, não basta destacar seus resultados

Para entender os resultados, os principais fatos a recordar são: (i) As transições observadas para moléculas diatômicas com momentos de dipolo permanentes são

A maioria dos estudos de câncer in vitro eram realizados em culturas de monocamada 2D e embora as técnicas de cultura 2D tenham avançado nossa compreensão

Para iniciar esta discussão, toma-se três dimensões estabelecidas por Meneses (2006) como focos para analisar e entender a cidade enquanto um bem cultural. A primeira dimensão trata

Sendo que o principal meio de difusão da propaganda integralista foram os jornais, mesmo que Brusque não tivesse nenhum jornal integralista, alguns jornais demonstravam