• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: WORKAHOLIC X WORKLOVER COMPORTAMENTO E DIFERENÇAS TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: Psicologia SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC - ENIAC INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): JAQUELINE VALÉRIO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): SILVIA APARECIDA RAIMUNDO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): RITA DE CASSIA GOMES COLABORADOR(ES):

(2)

1 RESUMO

O presente estudo visa realizar uma análise e suas características entre o perfil de um profissional Worklover (Trabalho por amor) e Wokaholic (Escravo do trabalho ou vicio), suas atitudes no meio corporativo e como tais são benéficos e prejudiciais para o indivíduo e as organizações. Por meio deste artigo, será apresentado as relações distintas entre dois profissionais relevantes considerados opostos, profissionais conhecidos como Workaholic e Worklover, profissionas que por meio da relação entre vida e trabalho apresentam caracteristicas peculiares, mostrando pontos relevantes em situações cotidianas onde cada profissional tem diretrizes e suas particularidades. O presente artigo tem em vista evidenciar o vício em trabalho que gera um aumento de dificuldades no ambiente organizacional e na saúde destes indivíduos, procurando a melhoria no ambiente de trabalho, caracterizando sintomas de um workaholic e conceituando o que comportamento workaholic.

Palavras-chave: Workaholig, comportamento humano, estimulo emocional, gestão de pessoas.

Palavras-Chave: Worklover, amor pelo que faz, motivação,

2. INTRODUÇÃO

O homem para fazer história precisa estar vivo, ou seja, precisa comer beber, vestir se, morar e etc. O comer, beber, vestir e morar só é possível através do trabalho, esta é a primeira condição da existência humana independente das formas sociais, escravagismo, regime feudal, capitalismo.

Com o decorrer dos tempos a evolução trabalhista formou-se diversos tipos de comportamentos em relação ao trabalho, dois desses comportamentos são, Workaholic e Worklover.

De acordo com Bazzola (2016) (CelsoBazzola Diretor Execulivo da Boz Consultoria), apresentou alguns temas referidos ao assunto, mostrando algumas característica principais para um profissional workaholic, como, a não divisão da vida profissional com a pessoal, deixando a propria saúde em segundo plano tudo a favor do trabalho, procurando sempre a satisfação do próximo, fazendo até 12 horas de serviços diários, não conseguindo em momentos pessoais desvincular a sua vida com o seu trabalho, tudo isso afetando de maneira direta , fazendo empresa a principal afetada, com o desgaste emocional do profissional.

(3)

saúde, causando um desgaste físico e mental ao profissional, mostrando pontos positivos e negativos que afetam os dois padrões de profissionais.

O perfil Workaholig de fato trás prejuízo à sua qualidade de vida, assim como prejudica os resultados ou produtividade da empresa?

3. OBJETIVOS

O presente artigo tem em vista evidenciar o vício em trabalho que gera um aumento de dificuldades no ambiente organizacional e na saúde destes indivíduos, procurando a melhoria no ambiente de trabalho, caracterizando sintomas de um workaholic e conceituando o que comportamento workaholic.

Tem por objetivo analisar o perfil dos dois tipos de comportamentos organizacionais, Workahoic&Worklover e apresentar a diferença entre eles.

4 METODO DE PESQUISA

O método para o presente estudo de caráter qualitativo, pesquisa bibliográfica em artigos pulicados na Internet e em livros que abordam o tema escolhido, para melhor entender a diferença de cada comportamento pessoal e organizacional.

Segundo Cervo, Bervian e da Silva, método bibliográfico é: (citação)

5 DESENVOLVIMENTO 5.1 Origem das palavras

Workaholic é um termo (gíria) americana que significa alguém viciado em trabalho; um trabalhador compulsivo. Work = Trabalho, Aholic - vem da palavraalcoholic que traduzida é Alcoólatra, que seria um viciado não em Álcool e sim em trabalho. (https://www.significados.com.br/workaholic/)

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1445377-1706,00.html

Worklover é um termo que se basea no idioma a americano que tem como significado alguém que ama o seu trabalho,sua função (apaixonados por trabalho),

Work=Trabalho,Lover=Apaixonado.

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1445377-1706,00.htm 5.2 A Diferença entreWorkaholice Worklover

(4)

obrigações, exemplos conhecidos como gênios criativos e grandes realizadores como Leonardo Da Vinci e Napoleão Bonaparte costumavam dormir poucas horas, isto se resume no comportamento de uma pessoa Worklover. Profissionais Worklover são aqueles que se encontram realizados em suas funções, Marshall Goldsmith, que treinou os maiores executivos americanos, afirma que algumas horas de trabalho, dedicação e amor por aquilo que faz são necessários para que um talento se transforme em um Expert. Basta vermos os grandes atletas, com performances superiores e quanto tempo é dedicado para atingirem a excelência, amor e dedicação fazem com que essas pessoas consigam realizar tais tarefas por tantas horas seguidas sem tanto desgaste físico e mental. O psicólogo social e criador do conceito de worklover, Codo (2016), afirma, que a tendência é de que a quantiade de worklovers nas organizações aumentem cada vez mais, pois o trabalho está cada vez mais interessante. As pessoas reinventaram seus trabalhos e cresce o número de autônomos e a informática ajudou a deixar tudo mais divertido. Isso, mais do que uma geração, foi o responsável por ter mudado muito o conceito de trabalho”.(Codo, 2016),Outra característica de um profissional Worklover é fazer da sua vida uma busca constante para equilibrar todas as suas atividades e fazer o que ama.

Já um profissional Workaholic é o inverso de um Worklover. Esse tipo de profissional é um trabalhador compulsivo e dependente do trabalho, não consegue se desconectar mesmo quando encerrasse o expediente, sempre encontram uma maneira de se manter conectado, deixando de lado sua família.

Geralmente as pessoas que são Workaholic como todos os viciados não assumem o vicio e sempre o colocam como prioridade. Esse tipo de pessoa acaba tendo uma qualidade de vida ruim, pois as pressões do dia-a-dia e a autoestima exagerada acarretam varias problemas físicos e mentais, como impotência sexual e depressão. Um dos maiores medos do profissional Warkaholic é de fracassar, não alcançar aquilo que determinou a si próprio.

Porém os Workaholic estão perdendo seu espeço no ramo organizacional, pois hoje as grandes empresas estão se preocupando cada vez mais com a saúde de seus funcionários além do mais o Workaholic também consome muitas horas extras, o que também prejudica a empresa. Tudo que o profissional for fazer no ramo organizacional ou em qualquer outro, tem que fazer com respeito a sua saúde, para que isso não o prejudique futuramente.

(5)

SintomasWorkaholic:

• Tem como o principio do stress o trabalho; • Reclamação de função exercida;

• Inseguraça no trabalho;

• Tenta demonstrar eficiencia com muito trabalho como uma forma de expectativa propira.

Sintomas Worklover:

• Considera o trabalho um prazer pessoal;

• Busca realizações pessoais no ambiente de trabalho; • Traça desafios para desenvolvimento proprio;

• Busca a qualificação e a melhoria profissional.

Dados Estatisticos

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, da Universidade do Sudeste da Califórnia e da London Business School, relevou que profissionais mais jovens não estavam satisfeitos com as longas horas de trabalhadas e o fato de terem que ficar presos no escritório, com isso podemos chegar a conclusão que cerca de metade da polução da geração Y são considerados profissionais Worklover.

Segundo o estudo, 71% dos funcionários da Geração Y dizem que o trabalho interfere na vida pessoal; 64 % querem fazer home-office ocasionalmente, enquanto 66% desejam flexibilizar o horário de trabalho.

6. FONTES CONSULTADAS:

Acessado em 28/09/2016: www.economia.uol.com.br/empregos- ecarreiras/noticias/redacao/2013/10/18/workaholismo-saiba-quando-o-vicio-emtrabalho-pode-virar-doenca.html www.dinheirama.com/blog/2013/06/28/workaholic-worklover-diferenca-comportamento-profissional Acessado em 28/09/2016 www.guiarh.com.br/z41.htm

(6)

https://pt.santanderadvance.com/detalhe-noticia/workaholic-patologias-psicologicas.html

https://www20.opovo.com.br/app/revistas/saude/2016/06/14/notrsaude,3624083/o-que-fazer-quando-se-e-workaholic.shtml

Referências

Documentos relacionados

Tabela 1: Sólidos solúveis totais, porcentagem de frutos murchos e de perda de massa de jabuticabas nove dias após o armazenamento com ou sem atmosfera modificada.. De acordo com a

Os tratamentos com o uso de nitrogênio (135 kg ha -1 de N) tiveram uma média de produção entre cortes de 708,75 kg MS ha -1 para CICN e 850,17 kg ha -1 para

Opacities are characterized by enamel with normal thickness and an intact surface, but there is a discrete area (or areas) of different enamel translucency, being classified

É compreender relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, É evidente que cada pessoa, enquanto cidadão deve ser vista como

Para o diâmetro médio dos frutos verdes comerciais em relação aos níveis de matéria orgânica no solo sem cobertura morta na superfície do solo, pode-se verificar na Figura 1A que

Após o acondicionamento nas embalagens, os frutos foram armazenados em câmara climatizada com controle de temperatura a 5ºC±1ºC, conforme Figura 9, por um

Quando questionado sobre o tempo omisso nas comemorações de 99 anos, ocorridas em novembro de 2014, respondeu que o que se comemora são os 100 anos do Porto Novo, pois este é

Ao longo dos séculos, filósofos e artistas sempre elaboraram definições sobre o belo e, no que se refere ao feio não se encontram tratados (ECO, 2014). Ser belo é