• Nenhum resultado encontrado

Cerca de contenção para bubalinos e bovinos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cerca de contenção para bubalinos e bovinos."

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

06508 CPATU 1979

SA 8RASILEIRA DE PESQUISA ABROPECUÁRIA da ao Mini.tório da Agricultura

1 Puqulsa Aqrop.cuârla do Trópico Úmido

--- ,dO-26

IJUL

- Travessa Dr. Enéas Pinheiro s/n

Caixa PostaI S 48- TeL 226-1541 -66.000- Belém-PA

CERCA DE CONTENÇ7O PARA BUBALINOS E BOVINOS

LUIZ OCTMIO DANIN DE MOURA CARVALHO

JOSt DE BRITO LOURENÇO JUNIOR

CRISTO NAZAR BARBOSA DO NASCIMENTO

NORTON AMADOR DA COSTA

Cerca de contenção para

1979 FL-06508

(2)

MINISTRO DA AGRICULTURA

Ant6nio Delfim Netto

Presidente da COMPATER

Hglio Tollini

Diretoria Executiva da EMBRAPA

Eliseu Roberto de Andrade A].ves - Presidente

gide Gorgatti Netto - Diretor

Jos Prazeres Ramalho de Castro - Diretor

Rayrnundo Fonsaca Souza - Diretor

Chefia do CPATU

Cristo Nazare Barbosa do Nascimento - Chefe

Virgilio Ferreira Libonati

- Chefe Adjunto Tgcnico

Jose Furlan J&tior

- Chefe Adjunto de Apoio

(3)

EMB RAPA

CENTRO DE PESQUISA AGROPECUItRIA DO TRT5PICO

DM100

COMUNICADO TECNICO N9 28

CERCA DE CONTENÇO PARA BUBALINOS E BOVINOS

LUIZ OCTMIO DANIN DE MOURA CARVALHO

EngQ Agr9, Pesquisador do CPATU

JOSE DE BRITO LOURENÇO JUNIOR

EngQ AgrO, M.S. em Nutriçio Animal

Pesquisador do CPATU

CRISTO NAZARÉ BARBOSA DO NASCIMENTO

EngQ AgrO, M.S. em Zootecnia

Pesquisador doCPATU

NORTON AMADOR DA COSTA

Med. Vet. Pesquisadõr do CPATU

BELEM

CPATU

(4)

Moura Carvalho, .Luiz üctgvio Danin de Cerca de contenç6 para bubalinos e bo-vinos. Belm, CPATU, 1979.

26p. ilust. (EMBRAPA. CPATU. Comu

nicado Tecnico, 28)

1. Construç3es rurais. I. Lourenço Ju-nior, Jose de Brito. II. Nascimento, Cris to Nazar, Barbosa do. III. Costa, Nortofi, Amador da. IV. S&ie. V. Tttulo.

CDD: 631.27

(5)

CERCA DE CONTENÇ7O PARA BUBALII'IOS E BOVINOS

5

u ri A

R 1 O

p.

1 - INTRODUÇO ...1

2 - PREPARO DO MATERIAL ...2

2.1 - APONTAMENTO E MARCAÇO DOS MOIROES ...2

2.2-FURAÇ7ODOSMOIRtiES ...2 2 .3-MOIROESDESUSTENTAÇO ...4 2 .4 - MOIRDES ...4 2 .5 - ARAME ...4 2.6 - ESTICADORES ...7 2.7 - BALANCINS ...11 3 - cor1sTRuçO DA CERCA ... •1•• 11 3.1 - LIMPEZA, PIQUETEAMENTO E ABERTURA DE COVAS ... 11

- FIXAÇ0 DOS MOIROES DE SUSTENTAÇO E INTERMEDI7tRIOS .. 16

3.3 - COLOCAÇ 7 O E ESTICAMENTO DOS FIOS DE ARAME ...16

3 .4 - COLOCAÇAO DOS BALANCINS ... 19

3.5 - SUBSTITUIÇO DE MOIROES DANIFICADOS ... 19

4 - ORÇAMENTO DE CONSTRUÇ7O ... 24

(6)

CERCA DE CONTEFIÇAO PARA BUBALINOS E BOVINOS

1 - INTRODUÇO

O manejo adequado de uma pastagem requer a construço de cercas perirnetrais e divis6rias para contenço de animais. Comu mente, so confeccionadas de maneira inadequada, tornando a expio ração pecuria menos econEmica, devido ao elevado investimento com material e mo-de-obra, alm de serem ineficientes para buba unos. Na maioria das propriedades pecurias, so utilizadas cer ca de arame farpado, com excessivo gasto de madeira, pequena dura bilidade e elevadas despesas de manutenço, al&n de causar feri inentos nos animais.

A contenção de animais bovinos parece no ser tao dif cil como a de bubalinos, a qual constitui um dos principais pro blemas que os criadores desses animais enfrentam.

O ex-Instituto de Pesquisa Agropecuria do Norte(IPEAN), atual Centro de Pesquisa Agropecugria do Tr6pico Omido (CPATU), através de Guimares e Nascimento (v.S-l), publicou os primeiros resultados obtidos sobre tipo de cerca para contenço de bovinos. Em posterior trabalho de Nascimento e Moura Carvalho (v.5-2), es se Instituto fez referancia a dois tipos de cerca considerados promissores para bubalinos: um tipo especial de cerca com arame farpado e a cerca-escola eletrificada para melhorar a eficincia de contenção. Mais tarde, um tipo especial de cerca com arame li.

50 e um de cerca eltrica entraram no rol dos promissores.

Com base nessa experiência e observaç6es adicionais, foi desenvolvida uma cerca de suspenso, utilizando madeira de alta durabilidade e arame liso, para contenção de bovinos e bubalinos, a qual se apresenta eficiente e econEmica. 0 procedimento de

(7)

construço dessa cerca e o seu custo comparativo com a cerca con vencional de arame farpado constituem objeto deste trabalho.

2 - PREPARO DO MATERIAL

2.1 - APONTAMENTO E MARCAÇ7tO Dos MOIRUES

O apontamento dos moirEes a primeira etapa de constru ço da cerca e consiste em se fazer uma aponta de l5pis" numa das extremidades do moiro, com o machado.

Depois de apontado o moirgo, utilizando-se uma régua de madeira, marcam-se nele as distancias correspondentes aos furos por onde passaro os fios de arame. A marcaço dos moir6es pode ser feita com carvgo de pilhas velhas diluído em a5gua, que oferece a vantagem de no desaparecer mesmo que o moiro apanhe chuva. Com auxílio de um pincel pequeno faz-se uma linha na parte mais larga do rnoir5o para posterior furaço.

No processo de marcação dos moir6es usam-se diferentes mo delos de rgua, de acordo com o solo e o tipo de animal, como mostrado na Figura 1.

2.2 - FURAÇO DOS MOIROES

A furaço dos rnoir6es pode ser efetuada antes ou apSs o enterrio, sendo pratico furar antes. Em ambos os casos usam-se pa ra marcaço as réguas mostradas anteriormente. Na furaço pode ser utilizada a furadeira eltrica ou a moto-serra adaptada para tal fim. A broca ideal para execuço desse serviço a de 112 polegada de diametro. Geralmente h necessidade da soldagem de uma haste de ferro, com di&metro um pouco menor que o da broca, na extremidade oposta ao bico da mesma, a fim de permitir que a broca atravesse

(8)

Figura 1 — RÉGUA PARA MARCAÇXO DE MOIR6ES É MOIRÕES MARCADOS.

BUBALINOS — Animais adultos e jovens.

20 30 30 70 20 20

1

1

1

1.

j R€çua em centímetros nível do solo

mvii do solo

Ti

Scffi (curti •eTt ovet, apd enterrio 1

BOVINOS

moir&o marcado para enterro com buraco aberto.

moirdo marcado para enterrio com o soqueteo.

20 35 30 30 40

1

1

Régua em centímetros

nível do s&o

C

I1 Í moirío marcado poro cerca de

1 1 1 bovinos adultos (4 fios)

20 30 30 25 25 25

Régua em centÇmetros nível do solo

C

l 1 1 1noir inorcodo poro circo de

(9)

totalmente o moiro, cujos furos deverao ser perpendiculares ao mesmo e todos em um

s6

alinhamento,

2.3 - MOIRUES DE SUSTENTAÇ0

Tam a finalidade de suportar a tensão do aramado e dar

maior estabilidade ao conjunto da cerca. Sao instalados no in

cio, meio, fim e canto de cada lance de cerca. Para cada conjun to de moir6es de sustentaçao, so utilizadas 3 vigas de 5 x 5 p0

legadas, com comprimento mtnimo de 2,40 metros, exceçao feita para os cantos de cerca onde sao necessgrias 5 vigas com as mesmas ca ractersticas. A1m das 3 vigas, sao utilizadas 4 peças de madeira de 3 x 3 polegadas e 1,20 metro de comprimento. Os conjuntos de moir6es de sustentaço de um lance de cerca devem ficar distancia dos entre si aproximadamente 300 metros. Nos terrenos planos essa distancia pode chegar aos 500 metros. Os detalhes dos conjuntos de moir6es de sustentaço sao mostrados nas Figuras 2 e 3.

2.4 - MOIRUES

Devem ter no minimo 2,40 metros de comprimento e 0,10 ia de diametro. Podem ser tambm usadas estacas de madeira lascada. De acordo com a declividade do terreno,podem ficar distanciados en tre si de 10, 20 e ate 30 metros. Quanto maior for a declividade do terreno, menor ser a distancia entre os moirBes. Em greas de terra inundvel deve-se reduzir a distancia entre os moirBes para 5 metros.

2.5 - ARAME

O arame a utilizar pode ser do tipo liso, ovalado, de aço galvanizado, nmeros 12, 14 ou 16. No entanto, o arame liso de bitola 17115, comum no mercado, mais aconselhado por apresentar

(10)

Figura 2 - MOIRÕES DE SUSTENTAÇZO DE INÍCIO, MEIO E FIM DE CADA LANCE DE CERCA.

(11)
(12)

7

alta resistncia e boa galvanizaçao. Para maior durabilidade do aramado, recomenda-se o seu pichamento, a quente, com mistura de 50% de piche e 50% de querosene. Para isso, utiliza-se um meio-tambor como mostrado na Figura 4. Inicialmente, solta-se a meta de dos fios de arame fino que prendem o rolo, de modo a que este fique metade solto. Em seguida, mergulha-se a parte solta na mistu ra a quente, por alguns segundos, e coloca-se o rolo suspenso pa ra escorrer at nao mais pingar a mistura. Depois, com o mesmo ara me fino que foi retirado do rolo, amarra-se a parte j pichada e solta-se a outra, procedendo-se o pichamento do mesmo modo como foi descrito para a primeira metade do rolo.

2.6 - ESTICADORES

Com a finalidade de obter tensao adequada aos fios de arame, pode-se lançar mao de catracas de metal ou utilizar pedaços de tubo de ferro galvanizado. Estes esticadores sao encontrados fa cilmente no mercado, porm seu custo um pouco elevado.

Um modelo bastante simples, econ8mico e eficiente, para realizar a operaçao de esticamento dos fios de arame, consiste em utilizar roletes de madeira confeccionados na prpria fazenda, a proveitando sobras. O di2metro do rolete-esticador deve variar de 5 a 7 centtmetros e ter um comprimento aproximadamente 5 centme tros maior que a largura do moirao onde o mesmo ser colocado. Es te rolete deve possuir 3 furos, 2 mais grossos nas laterais, des

tinados colocaço do pino trava (pedaço de vergalho ou haste

de v.lvula velha de motor), e um mais fino, no centro, onde ser enrolado o arame a ser esticado . Para evitar que o rolete-estica dor saia da posiçao horizontal, necess5rio fazer-se uma pequena cava no moirao onde o mesmo serg colocado. Os detalhes do rolete-esticador, antes e depois do esticamento, sao mostrados nas Figu ras 5 e 6.

(13)

Figura 4 - PROCESSO PARA PICHAMENTO DO ROLO DE ARAME. r&o de orme forqullia meio tambor - •._ • 1 - fogo de lenha

(14)
(15)

Figura 6 - ROLETE ESTICÁDOR DEPOLS DO ESTICAMENTO.

trava

kul

\\\.

(16)

J_ 1

2.7 - BALANCINS

Os balancins normalmente utilizados em cercas de suspen sao sao de madeira, confeccionados na prSpria fazenda, ou de arame liso mais grosso, adquiridos no conl&'cio. Este trabalho apresenta, a seguir, um tipo de balancim mais barato e eficiente do que esses comumente usados. O tipo recomendado confeccionado com o mesmo arame pichado usado na cerca e tem a finalidade de manter constari te a distancia entre os fios do aramado e impedir a passagem de animais. Por ocasigo da coiocaçao dos balancins, usam-se a rgua-guia e o ferro de fixaçao de balancins. Os detalhes das rguas e do ferro 5g0 mostrados nas Figuras 7 e 8.

3 - CONSTRUÇ7O DA CERCA

3.1 - LIMPEZA, PIQUETEAMENTO E ABERTURA DE COVAS

Ap6s preparados em srie os moir6es de sustentaço e in termedirios, procede-se

a

limpeza da ârea por onde dever5 passai' a cerca, que consiste na roçagem para abertura de uma picada de aproximadamente 2 metros de largura. Depois, efetuam-se o piquetea mento e a abertura das covas para fixaçao dos moirEes de sustenta çao e intermedirjos deixando os vaos necess5rios para a poste-rior instalaçao das porteiras. As covas podem ser abertas com dra ga manual ou com perfuratriz acoplada ao trator de rodas. Em ter renos onde a consistncia do solo permite que o enterrio seja efe tuado com auxLio do "soquete", coloca-se a ponta do moirao dentro do solo e, aps o seu completo fincamento, corta-se sua extremida de em forma de bisel. Para trabalhar com o "soquete" saà necessg rios 2 homens, um em cada cabo desse instrumento. Os detalhes so apresentados nas Figuras 9 e 10.

(17)

Figuro 7 - RÉGUAGUIA. T loca Ir 1 10cm 1 lOca 30cm

1

35cm 1 1 1 1 3icm 12 cm

(18)

vista latira!

Figura 8 - FERRO DE FIXAÇZO DE BÁLANC(NS

13

Y3tO anterior

(19)

Figuro 9 - USOQUETEN E UOIRZO ENTERRADO.

(20)

15

Figura 10 - MOIRZO SERRADO. -

corte em bisei

t7»'/

(21)

3.2 - FIXAÇO DOS MOIRUES DE SUSTENTAÇM E INTERMEDIRIOS

Os moir6es de sustentação são de 3 tipos: intcio ou fi nal, meio e canto de lance de cerca. Em primeiro lugar, fixam-se os moir6es de canto e inicio ou final de lance de cerca. Em segui da, instalam-se os moir6es de sustentação de meio, considerando-se as distancias de aproximadamente 300 e 500 metros para terrenos pouco acidentados e planos, respectivamente. Finalmente, enterram--se os moir3es intermedigrios (v.Figura 11). Convgm ressaltar que em terrenos muito acidentados, na localização dos moir6es de sus tentação, devem-se levar em consideração mais os aclives e decli vos do que as distancias recomendadas, conforme pode-se observar no exemplo mostrado na Figura 12. Os detalhes apresentados nessa figura revestem-se de grande importância, uma vez que a colocação inadequada poder ocasionar atg o arrancamento de conjuntos de moirBes de sustentação. Outro aspecto relevante na eficiancia des te tipo de cerca a perfeita fixação dos moirEes ao solo, princi palmente dos que comp6em cada conjunto. Assim, a terra retirada das covas devera voltar para as mesmas socada e, em terrenos are nosos, na fixação dos conjuntos deverg ser adicionada pedra para melhor firmeza.

3.3 - COLOCAÇO E ESTICAMENTO DOS FIOS DE ARAME

Os fios de arame são introduzidos pelos furos dos moir6es cio um lance de cerca formado por dois conjuntos de moir6es de sus tentação. Amarra-se o primeiro fio de arame, de cima para baixo, em um conjunto e coloca-se um rolete esticador no outro. O segundo fio e amarrado no conjunto esticador em que foi colocado o rolete. Esta alternância de rolete e amarrio mantida até o final da co locação de todos os fios. A pr5xima etapa o pr-esticamento do aramado, que consiste em enrolar os fios de arame nos roletes com as mãos. Em seguida, usando-se uma chave de tubo, obtm-se a

(22)

17 o 'a 'o 0) o o La -4 La o .0, o o o La (-3 La o LI o -1 LI o La -1 o o o o o O- Lii o (fl cfl C LI (Ô-J LSJO 0O o 1-. o'

(23)

18 o w 1L 144

a

C) LÁ,

a

-

o

- w

a

...)r. '-4 o c co

g

1

93

1

(24)

19

tenso adequada para cada fio e coloca-se o pino-trava. Os deta lhes podem ser observados na Figura 11.

3.4 - COLOCAÇIiO DOS BALANCINS

Os balancins devem manter entre si distancias de 1 e 2 me tros, respectivamente, para as cercas de contençao de bubalinos e bovinos, e so fixados perpendicularmente nos fios de arame com um ferro construido para tal fim. No caso de cercas de 5 fios de ara me (v.Figuras 13 e 14), os balancins so fixados em cada 3 fios ai ternadamente, a fim de facilitar a sua colocaçao e melhorar a cori tençao. Na cerca de 4 fios (v.Figura 15), os balancins sao fixados em todos os fios do aramado. Para manter a mesma distancia entre os fios, por ocasiao da colocaçao dos balancins, usa-se a rgua-guia, mostrada anteriormente. Colocam-se os fios nas ranhuras da rgua-guia e fixam-se os balancins pelo lado da mesma com auxilio do ferro de enrolar.

Os balancins so cortados no tamanho adequado de modo a permitir o enrolamento de 3 voltas em cada fio horizontal. Quando o arame nao pichado, para evitar possível formaçao de ferrugem recomenda-se o pichamento do local onde o balancim foi fixado no arame horizontal.

3.5 - SUBSTITUIÇ1tO DE tIOIROES DANIFICADOS

Com o decorrer do tempo de utilizaçao da cerca pode haver necessidade de substituiçao de moir6es danificados. Quando isso ocorrer, serra-se horizontalmente todo moirao danificado, na altu ra de cada furo, at alcançar o orifício. Em seguida, os fios sao

soltos e o moiro retirado do solo. Depois, o moiro substituto, previamente furado, e enterrado pelo lado de fora da cerca, de mo do a tangenciar o aramado com os furos situados perpendicularmente a este. Posteriormente, g feito a amarrio com mesmo tipo de arame usado para balancim, conforme observa-se na Figura 16.

(25)

20 u) o —J c o o c o tu o 'e) 2

(26)

21 e,, tu o ti, o o la la o IsJ o e o o Lffl

(27)

1 ti) o o ti) o o o o uJ o Is) e

tttt

22 -1-••

(28)

I0 .2' II.

8

1

23

(29)

24

4 - ORÇAMENTO DE CONSTRUÇ70

Para construção de 1.000 metros de cerca de 5 fios de ara me liso pichado, com 4 conjuntos de moir6es de sustentaço, moi r3es intermedigrios distanciados 10 metros e duas filas de balan cins de metro em metro, discriminando-se custo de material e de mo-de-obra, em junho de 1979, gasta-se o seguinte:

ITENS

Cii

12 vigas de 5 xc5" com 2,80 metros 360,00

16 peças de 3 x 3" com 1,20 metro 80500

100 moir6es de 2,80 metros 2.000300

6 rolos de arame liso 7.200 500

1,50 metro de vergalhão de 318it 20900

18 litros de piche 330 900

18 litros de querosene 180 500

Mgo-de-obra - 15 dias/2 homens 3.000 300

(30)

25

Para construço do 1.000 metros de cerca de 5 fios de

arame farpado pichado, moir6es intermedi5rios distanciados 2950 metros, discriminando-se custo de material e de mio-de-obra, em junho de 1979, gasta-se o seguinte;

ITENS Cr$

12 vigas de 5 x 5" com 2,80 metros 360 900

12 peças de 3 x 3" com 1,20 metro 60,00

LtOO rnoir6es de 2,80 metros 8.000,00

10 rolos de arame farpado de 500 metros 7.000,00

1 kg de pregos 3 x 91; 25,00

15 kg de grampos 450 500

18 litros de piche 330,00

18 litros de querosene 180 900

Mo-de-obra - 20 dias/2 homens 4.000,00

(31)

5 - FONTES CONSULTADAS

1 - GUIMARZES, J. M. A. B. £ NASCIMENTO, C. N. B. do. Cerca de suspenso para contençao de gado. Bel&n, IPEAN, 1969. 15 p. (IPEAN. Circular, 15)

2 - NASCIMENTO, C. N. B. do £ MOURA CARVALHO, L. O. D. do. Unida-de Unida-de Pesquisa Unida-de Bubalinos "Di'. Felisberto Camargo", In-forme sobre a Unidade sua inauguraço. Belgm, setembro, 1974. Belgm, IPEAN, 1974. 16 p

Referências

Documentos relacionados

Além disso, a experimentação possibilitou que os discentes tivessem uma visão diferenciada sobre a disciplina, sendo um diferencial na formação profissional do discentes (Quadro

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),