• Nenhum resultado encontrado

Coleta de amostra de terra para análises químicas do solo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleta de amostra de terra para análises químicas do solo."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CaLETA

DE AMOSTRA

DE TERRA PARA

ANALISES

QUiMICAS

DO SOLO

Ana Candida P.A. Primavesi'

Odo Primavesi'

IntrodugBo

A caleta de amostra de terra e uma das principais fases daanalise qufmica do solo, embora muitas vezes seja rea~izada semconhecimento

ou oriental;:aa adequada. A quantidade de terra que deve ser enviada aa laborat6rio de solos e de aproximadamente 500 9 e, portanto, deve representar a area amostrada.

Para se taler a caleta de amastra de terra podem ser usadas diversas ferramentas: trado, enxadaa, enxada, pa reta, au outras.

Qualquer que seja a ferramenta, e necessario que as subamastras apresentem volumes iguais e que sejam retiradas sempre na mesma protundidade. A ferramenta mais pratica e 0 trada.

Pesquisadores

da Embrapa Pecuaria Sudeste -Calxa Postal 339, 13560-970, Sao Carlos, SP. E.-mail: anacan@cppse.embrapabr

(2)

Procedimenfo de co/eta :

Inicialmente, deve-se dividir a area a ser amostrada em glebas uniformes, considerando a topografia (topo, encosta ou baixadaJ, a textura do solo {arenosa. media ou argilosa}, a cor do solo, 0 tipo de vegetac;ao e 0 hist6rico da lavoura (calagens e aduba<;6es realizadas anteriormente). Cada gleba uniforme nao deve ultrapassar a area de del hectares.

A seguir, percorre-se cada gleba, caminhando em ziguezague, coletando. ao acaso, 15 a 20 subamostras (amostras simples de terra). Deve-se evitar a caleta de subamostras em locais

pr6ximos a formigueiros, cupins de montlculo, areas de destoca, deje<;6es de animais, malhadouros, locais de descarga de calcaria e de adubos, 10cais erodidos, locais de acumulo de material organico, trilhas ou corredpr_es e passagem de maquinas (Figura 1).

eSptgao (planta~ao de milho)

tt

-meia

encosta

(pasto)

tJ

(, varzea (arroz)

Figura 1. Divisao da area em glebas. de acordo com os acidentes ou 0 usa, e caminhamento em ziguezague na caleta das subamostras.

(3)

Co/eta de subamostra

Para coletar cada subamostra. deve-se limpar. em cada local, a superff.cie do terreno. retirando-se folhagens. outros restos de plantas e resfduos organicos. sem entretanto raspar a terra (Figura 2).

Figura 2. Limpeza da area escolhida para a caleta da subamostra de terra.

No caso de a ferramenta ser um enxadao ou uma pa de corte, abrir urn buraco com parede vertical e 20 cm de profundidade

~ ;.

-" 20 .".'

(4)

Na sequencia, deve-se cortar uma fatia de terra na parede

vertical (Figura 4).

/-Figura 4. Corte de uma fatia de terra na parede vertical.

Em seguida, deve-se derrubar e misturar a fatia de terra. ApOS bem misturada a terra da fatia, ret[ra-se a subamostra com uma medida padrao, par exemplar uma caneca plastica au uma xlcara de cafe, pais cada subamostra deve ter sempre 0 mesmo volume (Figura 5).

Figura 5. Homogeneizacao da fatia de subamostra.

terra e retirada da

(5)

No caso de a ferramenta ser 0 trado, que pode ser de diversos tipos (holandes, de rosca, de caneco, sanda au calador),

em cad a local deve-se introduzir a ferramenta ate a profundidade de 20 cm (Figura 6).

UJ~Jrmlll ~Dl[3DIDI IDCJlJ[2IIII11

ITad 0 dc rosca,

calador

Figura 6. Alguns tipos de trado usados na caleta de amostra da terra.

No caso do trado de rosca, retira-se 0 solo aderido a rosca; no calador, retira-se 0 cilindro de solo com uma espatula; e no trado holandes, retira-se 0 solo com uma faca.

Cada porc;ao de terra retirada de Gada subamostra deve ser colocada em um saco plastico novo, de 15 litros, e entao ser bem mlsturada. Ap6s misturar bern, retira-se a subamostra com urna medida padrao, par exemplo, uma caneca plastica ou uma xfcara de cafe, pais Gada subamostra deve ter sempre 0 mesmo volume (Figura 7).

(6)

,

~

Ii:~

Figura 7. Procedimento da caleta de subamostra com trado.

Qualquer que seja a ferramenta, a medida que SaG coletadas essas 1 5 a 20 subamostras, estas deverao ser colocadas em urn balde plastico limpo (nao pode ter sido usado com adubos ou corretivos). Ap6s coletar as 15 a 20 subamostras, mistura-se bem a terra no balde e retira-se uma porc;ao de aproximadamente 500 9 (amostra composta).

Essa porcao de 500 9 de terra deve ser colocada em um recipiente limpo (caixa de papelao, saco plastica au de panG), que devera ser enviada ao laborat6rio. 0 recipiente, par sua vel, deve ser identificado com 0 nome do solicitante, a propriedade, 0 municipio, a lavoura a ser feita, a data e a gleba amostrada (Figura 8J.

(7)

~~

w~

c

;'

Anl~lr~

Subamostras

Figura 8. Homogeneizacao da terra das subamostras. enchimento e identificacao da caixinha ou saco

plastico.

Caso nao seja posslvel levar essa amostra de terra ao laborat6rio no mesmo dia da coleta, ela deve sofrer secagem previa ao ar livre, em local sombreado, espalhando-a sabre uma lona pJastica, antes de ser enviada ao laborat6rio.

(8)

Pro fun dida de de coleta

A profundidade de caleta das subamostras para a major parte das culturas deve ser igual a da aracao, ou seja, a 20 cm. As vezes, e conveniente conhecer 0 solo em majores profundidades, devendo entao ser retiradas amostras das camadas mais profundas (20 a 40 cm e 40 a 60 cm). As amostragens em areas de plantio direto e de pastagens rotacionadas devem ser feitas nas profundidade de 0 a 5 cm e 5 a 20 cm. Para culturas perenes, recomenda-se coletar amostras de terra nas profundidades de 0 a10, 10 a 20, 20 a 40, 40 a 60 cm, para detectar possfveis barreiras quimicas

para as ralzes.

Epoca de co/eta e loca/;za~io dos pontos de caleta daB subamostras

A caleta de amostras de terra pode ser feita em qualquer epoca do ana, mas deve-se evitar a coleta das amostras nas seguintes situac6es:

-Ap6s calagem ou adubacao em culturas perenes. Neste caso, so mente taler caleta 30 dias ap6s a ultima adubacao.

-Ap6s chuva. Aguardar dais a quatro dias para permitir mistura ,. perfeita" da terra das subamostras, que vao formar a amostra

composta.

-Em epocas de major atividade nos laborat6rios (julho e agosto). Coletar a partir de marco, quando as chuvas comevam a se tornar menos frequentes, na regiao central do Brasil.

Em area com plantas frutiferas, deve-se coletar amostra de terra cerca de tres meses antes do plena florescimento. Em areas com cafeeiros, a caleta deve ser feita ap6s a colheita ou a esparramacao.

(9)

Em areas de pastagens ratacianadas, recamenda-se coletar a terra no final do periodo das aQuas, na regiao central do Brasil.

Em areas com culturas anuais, quando se taz a amostragem antes da aracao e da gradagem, deve-se retirar as subamostras nas entrelinhas.

Nas areas com culturas perenes, deve-se coletar amostras de terra separadas: uma no local da adubacao, isto e, na projecaa da copa das plantas (tazer amostragem a cada dais a tres anos) e outra caleta entre as linhas de plantio au no centro das ruas (tazer amostragem a cada quatro a cinco anos) (Figura 9).

Figura 9. Locais e profundidades de amostragem da terra para avalia9ao da fertilidade em culturas perenes.

(10)

Fl'8quenc;a de coleta

A coleta de amostra de terra deve ser feita, em media, a cada dais a tres anos. Nas areas onde se insta!a uma cultura par ano, pode-se coletar a cada tres ou quatro anos. Ja nas areas onde sac feitos anualmente dois a tres cultivos sucessivos e nas areas que recebem adubos e corretivos em grandes quantidades, como em pastagens rotacionadas, deve-se coletar a Gada ano.

(11)

Trabalhando em todo 0 Brasil Apoio:

--

SP

Solu~oes inovadoras para a pecuaria

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria Centro de Pesquisa de Pecuaria Sudeste -CPPSE

Ministerio da Agricultura e Abastecimento

Rod. Washington Luiz. Km 234. C.P. 339. 13560-970 Sao Carlos, Telefone: (Oxx16) 261-5611 Fax: (Oxx16) 261-5754

Endereco eletrOnico: saC@cppse.embrapa.br Visite a nos sa "Home page": www.cppse.embrapa.br

Referências

Documentos relacionados

O objetivo foi coletar tantas informações objetivas quanto subjetivas pela disposição de questões fechadas e abertas para que se pudesse realizar a devida

Os dados levantados durante os encontros realizados com os catadores eram utilizados para direcionar a temática e a abordagem das demais atividades, estas, objetivaram contribuir

• Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional; fundamentação

[r]

(14) use um método de escrileitura calcado na vontade lúcida de estruturar o texto e não na intenção (absurda) de formular juízos de valor; ou seja, não organize o

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

períodos laborados decorrentes de prolongamento da jornada contratual do (a) empregado (a), dentro do respectivo horário de funcionamento da localidade, até o limite

While the SR34b mammalian ortholog was repressed and induced in the ABA-insensitive abi1-1 and abi4-101 mutant backgrounds, respectively, the plant-specific RS40 and SR45a genes