• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PEDAGOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VALÉRIA DE CÁSSIA FLÓRIO FERREIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ADRIANA DA SILVA TURQUETI ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

Este trabalho trata de reflexões sobre as práticas de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que se apresenta como um projeto governamental de incentivo a docência, oportunização de vivências educativas e conhecimento das demandas do trabalho de docentes, com vista a contribuir para a melhoria da educação básica do país. O projeto do Curso de Pedagogia propõe o desenvolvimento de ações que possibilitam aos licenciandos bolsistas a experiementação da prática docente e relação entre a teoria e prática de ensino. Nesse sentido, compreende-se que os saberes e competências desenvolvidos pelos bolsistas contribuem sobremaneira para formação e atuação do profissional pedagogo. Permite ainda aproximar as instituições de ensino superior com as de educação básica, assim possibilitando pesquisa didática.

2. INTRODUÇÃO

O presente trabalho discorre sobre as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e suas contribuições para a inserção de licenciados em Pedagogia na vivência de práticas de docente. Destacamos a contribuição desse programa para a articulação entre teoria e prática e aproximação da Faculdade com escola de educação básica.

3. OBJETIVOS

Objetivamos com esse trabalho conhecer o potencial do PIBID como política pública para formação docente e para a prática do licenciando da Pedagogia. Ainda, conhecer os desafios da prática docente e a realidade da escola que se apresenta como uma proposta de incentivo à profissão docente e à formação inicial.

4. METODOLOGIA

Este trabalho em desenvolvimento tem priorizado a pesquisa qualitativa por meio da fundamentação teórica sobre a temática em questão, análise de documentos e leis e por meio de observações e ações desenvolvidas no PIBID

(3)

em uma escola municipal de Ensino Fundamental do Município de Jaboticabal –SP.

5. DESENVOLVIMENTO

Para desenvolver processos de ensino e aprendizagem eficientes, o professor precisa usar estratégias que despertem o interesse dos alunos para que assim os conteúdos sejam ministrados de forma interessante e atraente. Segundo Guimarães (2013), o professor deve ser um motivador e promotor para seus alunos, para que estes possam envolver-se nas atividades, perguntar sempre, tirar dúvidas e partilhar ideias, desenvolvendo assim sua autonomia, e competência, fundamentais na aprendizagem escolar. (GUIMARÃES, 2003). Para tanto, requer uma formação inicial e continuada que lhe proporcione uma formação teórica que instrumentalize os futuros docentes em suas práticas de ensino. Também requer conhecimento práticos adquiridos com as atividades de estágios supervisionados. Situações de vivência escolar podem, segundo Machado (1996), ser fatores determinantes de atração ou rejeição pela profissão docente. Os futuros professores devem estar certos sobre os motivos que os levaram à escolha dessa profissão, têm que avaliarem quais são as expectativas que existem a respeito da docência, para terem a clareza do que os conduzem para essa profissão.

Como incentivo à formação de docentes para a educação básica foi criado, pelo Ministério da Educação, em 2010, o PIBID (BRASIL, 2014), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência, financiado pela CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para os cursos de licenciaturas.

O programa concede bolsas de estudos a licenciandos, professor supervisor e coordenação de área. Ainda, recursos para financiamento dos custos das ações previstas nos projetos apresentados pelas Instituições de Ensino Superior. O coordenador de área elabora um projeto contendo as ações a serem desenvolvidas em alguma escola parceira e o envia a CAPES. Aprovado o projeto, abre-se seleção para alunos bolsistas que são estudantes de licenciatura e para professor supervisor que é um professor vinculado a

(4)

escola de educação básica que orientará, auxiliará e implementará as ações do projeto na escola juntamente com os bolsistas selecionados.

O Programa tem como objetivo estimular os alunos de cursos de licenciaturas e melhor prepará-los para o exercício da docência. Objetiva a formação de futuros professores da Educação Básica promovendo aos licenciandos vivências da prática, observações e as experiências do cotidiano escolar. Ainda, objetiva associar teoria e prática e promover uma reflexão sobre os dois, complementando assim a formação de docentes.

Neste ano, a IES da qual faço parte, como discente no curso de Pedagogia, foi contemplada pelo Programa. Assim, tivemos a oportunidade de integrar, mediante seleção, o programa e implementar algumas das ações que foram propostas.

Para realização das atividades propostas no projeto a coordenação de área nos preparou teoricamente para as atividades de observação, relatos e registros em portfólio das ações desenvolvidas na escola, em reuniões semanais de estudos e de discussões e preparação das ações a serem devolvidas pelas 20 bolsistas, separada em equipes. Esses momentos de preparação teórica foram fundamentais para início das atividades na escola, sob a orientação e acompanhamento das duas professoras orientadoras e da coordenadora de área.

As vivências práticas que nos bolsistas estamos experimentando em sala de aula, ainda em graduação, tem colaborado para que elas aprendamos a trabalhar em conjunto. No âmbito do programa, já foram desenvolvidas várias ações. As bolsistas participaram de ações como contação de histórias, de recreios interativos, teatro, apoio pedagógico, elaboração de jogos, brincadeiras, participaram de palestras, etc.

Essas vivências experimentadas por nós bolsistas estão relacionada ao que sugere Pacheco (2007, p.53):

A formação de professores, nesta perspectiva, envolve o diálogo constante entre teoria e prática, anunciando as possibilidades de intervenção-ação reflexiva continuada, tendo em vista que a formação contínua está atrelada à conscientização do inacabamento profissional do professor e á necessidade de desvelar a sua atitude docente mediante as exigências contemporâneas de uma formação contextualizada.

(5)

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Trata-se de um projeto que oportuniza a prática e a fundamentação teórica no âmbito da docência: oportunidade de iniciação à docência por meios das ações de ensino desenvolvido no âmbito do projeto, desenvolvimento de ações como apoio pedagógico, ludicidade, recreio interativo, oficinas, contação de história e roda de leitura sob supervisão e orientação do professor supervisor e do coordenador da área. possibilitando assim, que os objetivos propostos pelo projeto PIBID fossem cumpridos.

O Programa coloca o bolsista em contato com a realidade da escola. Tem aproximado a Faculdade e estudantes acadêmicos da realidade da escola e profissionais que atuam na educação básica.

Ainda, tem aprofundado a formação teórica e a troca de experiências e diálogos entre alunas bolsistas, professoras supervisoras e coordenadora de área.

Destaca-se, dessa forma, a contribuição do Programa PIBID não somente para a Universidade, como também para a formação acadêmica dos alunos bolsistas, pois, conhecer o contexto de atuação pedagógica é importante para uma formação contextualizada e reflexiva.

7. FONTES CONSULTADAS

BRASIL. Disponível em www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 26 ago 2014.

PACHECO, Luci Mary Duso. A universidade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação do professor. In.: SUDBRACK, Edite Maria (Org.); CANAN, Silvia Regina. Políticas de formação docente: horizontes investigativos. Frederico Westphalen: URI, 2007, p. 41-67.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

GUIMARÃES, S. E. R. A organização da escola e da sala de aula como

determinante da motivação intrínseca e da meta de aprender. In: BORUCHOVITCH, E.; BUNECK, J.A. (Orgs.) A motivação do aluno:

(6)

contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2001, p.78-95.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo retoma trabalhos anteriores do IEDI sobre o tema da concorrência entre Brasil e China no comércio internacional, realizando uma análise da complexidade econômica do

Para evitar danos no depósito por sobrepressão, deverá no momento da sua instalação observar-se o seu correto funcionamento, de referir que as vál- vulas deverão ter um valor

5% Trimmed Mean Median Interquartile Range Minimum Maximum Q15 - O posto de trabalho é inadequado para realização das tarefas Mean Variance Interquartile Range Skewness

O Centro Acadêmico «Oswaldo Cruz», em 1920 tomou a feliz iniciativa de reorganizar a Liga de Combate á Syphilis, que os acadêmicos vêm mantendo desde então graças aos

7.3 - Cumpridas as formalidades de habilitação a Comissão de Licitações, após apresentar o resultado do julgamento da licitação, dará vistas aos licitantes, que

Este manual traz como linhas gerais Armazenamento, Instalação, Operação e Manutenção para a válvula tripartida KITZ - Extremidades roscadas e SW Fire- safe.. Cuidados

Estudar os efeitos do Tribulus terrestris em mulheres com disfunção do desejo sexual hipoativo (HSDD) na menacme, avaliando a sua eficácia no tratamento do HSDD

1 — O caçador adquire o direito à propriedade do animal por ocupação, sem prejuízo de regime diverso em zonas de caça e em montarias e batidas a espécies cinegéticas de caça