• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: CLAREAMENTO DENTAL E FACETA DIRETA NO RESTABELECIMENTO DA ESTÉTICA DO SORRISO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ODONTOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): NATHALIA CRISTINA TAVELLA E SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VIVIAN COLUCCI ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): DEBORAH FUCHS MALVASIO FREIRE, THAÍS FANTINATO TRINDADE COLABORADOR(ES):

(2)

1) Resumo

A estética dental tem se tornado essencial nos últimos anos. Assim, o objetivo neste estudo foi relatar o restabelecimento da harmonia do sorriso através da associação de clareamento dental e faceta direta com resina composta. Paciente gênero feminino procurou a clínica de odontologia da UNAERP com queixa de escurecimento dos elementos dentais. Após exame clínico e radiográfico observou-se a preobservou-sença de escurecimento generalizado dos elementos dentais (cor A3), com destaque para o dente 21 que apresentava tratamento endodôntico. Foi realizada a obtenção de modelos de gesso para a confecção de moldeiras para clareamento caseiro e estudo do caso. Foi realizado clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida 16% durante 8 horas por 15 dias. Como houve relato de tentativa de clareamento interno no dente 21 sem sucesso, após a realização de clareamentos dos demais dentes das arcadas superior e inferior indicou-se a realização de faceta direta com resina composta para o dente 21. Para tanto, foram isolados dos dentes 13 ao 23 com lençol de borracha para dar o início a confecção da canaleta orientadora na região cervical supra gengival, circundando toda a face vestibular, passando pela mesial e distal do dente sem romper as proximais do mesmo facilitando a delimitação do contorno gengival. Posteriormente foi realizado o condicionamento ácido do esmalte e aplicação do sistema adesivo universal. Em seguida foi iniciado o acréscimo incremental de resina composta para dentina, seguido da resina para esmalte no dente 21, confeccionando-se a faceta. Após 24 horas foi realizado o acabamento e polimento com pontas diamantadas F e FF, borrachas abrasivas, discos abrasivos e feltro com pasta diamantada. Conclui-se que o clareamento associado à faceta direta com resina composta constitui uma excelente opção para restabelecimento da estética do sorriso.

2) Introdução

Atualmente a procura pelo tratamento odontológico na recomposição da saúde bucal envolve também a busca por um sorriso esteticamente harmônico. O sorriso é de suma importância para uma pessoa perante a sociedade, influenciando tanto o lado social quanto o profissional (MARSON; KINA, 2010) e estando o padrão estético atual representado por dentes brancos, bem contornados e corretamente alinhados (SOARES et al., 2008).

(3)

Como os dentes anteriores exercem fundamental influência na estética facial (STOOL et al., 2009), alterações, mesmo que sutis, em características como a cor, forma, tamanho, textura e brilho destes elementos dentais podem comprometer a harmonia do sorriso (BERTOLINI et al., 2011).

Dentes tratados endodonticamente frequentemente apresentam coloração alterada, principalmente em decorrência de manchamento intrínseco advindo de produtos de degradação sanguínea ou proteica (PLOTINO, 2008; ZIMMERLI et al., 2010). Nestes casos, a descoloração dental ocorre devido à formação de produtos cromogênicos quimicamente estáveis, que consistem em moléculas orgânicas de cadeia longa no interior dos túbulos dentinários (ZIMMERLI et al., 2010).

Alterações de cor nos elementos dentais podem ser decorrentes da presença de pigmentos no interior do esmalte ou da dentina, incorporados durante o processo de formação do elemento dental ou após a erupção do mesmo (DAHL; PALLESEN, 2003), ou ainda serem adquiridas do meio pelo contato da superfície dental com substâncias corantes como café, tabaco e acúmulo de biofilme (WATTS; ADDY, 2001; ZIMMERLI et al., 2010). A cor do dente é decorrente de uma combinação de fenômenos ópticos (JAHANGIRI et al., 2002), sendo essencialmente determinada pela associação entre a coloração da própria estrutura dental e os pigmentos intrínsecos e extrínsecos aderidos ou incorporados ao dente (WATTS; ADDY, 2001).

Com o objetivo de favorecer a estética de pacientes que apresentam dentes vitais ou não vitais escurecidos, o clareamento dental é uma técnica simples e de baixo custo, muito procurada pelos pacientes nos consultórios odontológicos (HAYWOOD, 1997). Para o êxito do clareamento dental é de suma importância obter informações sobre os motivos que levaram ao manchamento do dente e também ter conhecimento dos diversos produtos clareadores, suas técnicas e resultados sobre a estrutura dentária (FRANCCI et al., 2010).

Em casos de persistência da alteração de cor após o clareamento, a associação de técnicas estéticas pode ser proposta, com objetivo de favorecer a harmonia do sorriso. As facetas diretas com resina composta e as indiretas cerâmicas são estratégias restauradoras para dentes que apresentam restaurações deficientes, alterações de forma e dentes não vitais escurecidos, cujo manchamento resiste ao clareamento (CARDOSO et al., 2011). O recontorno estético com facetas de resina composta apresenta algumas vantagens quando comparado às

(4)

restaurações indiretas. A técnica clínica empregada é mais rápida, segura e eficaz, dispensa etapas laboratoriais, já que não requer a confecção de provisórios nem moldagem e, consequentemente, apresentam menor custo em relação às cerâmicas (MANGANI et al., 2007).

Visto que os tratamentos estéticos estão exigindo aperfeiçoamento profissional é essencial o conhecimento do protocolo adequado e seus passos clínicos para a realização do procedimento com critério para o favorecimento da longevidade do tratamento.

3) Objetivo

O objetivo neste estudo foi relatar um caso clínico de clareamento dental associado à faceta direta com resina composta no restabelecimento da estética do sorriso.

4) Desenvolvimento

Paciente, gênero feminino, 42 anos, compareceu à clínica odontológica da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com queixa de escurecimento dental generalizado com destaque para o elemento 21.

No exame clínico e radiográfico, foi constatado tratamento endodôntico satisfatório do dente 21 e escurecimento do mesmo, além de manchamento generalizado dos demais elementos dentais.

Após registro de cor, foram obtidos modelos de estudo, através da moldagem das arcadas superior e inferior, para a confecção das moldeiras para clareamento.

Devido ao fato da paciente ter relatado a tentativa da realização de clareamento interno no dente 21 sem sucesso, optou-se pela realização da técnica caseira de clareamento, com peróxido de carbamida 16% (Whiteness Perfect, FGM) por 15 dias. Após a finalização do procedimento observou-se o clareamento dos elementos dentais, entretanto com permanência do manchamento do elemento 21.

Quatorze dias após a finalização do clareamento foi realizada a confecção de faceta direta com resina composta no elemento dental 21. Primeiramente, foi realizada a seleção de cor da resina composta pela técnica da inserção de uma porção do material sobre o dente adjacente.

(5)

Depois de selecionada a cor do elemento dental (A1), foi realizado o isolamento absoluto modificado do campo operatório, envolvendo a bateria de dentes anteriores superiores.

Após o isolamento do campo operatório, foi realizado o desgaste da estrutura dental em nível de esmalte e dentina. Primeiramente foi confeccionada uma canaleta de orientação com ponta diamantada esférica (#1012) em alta-rotação, sob refrigeração, delimitando as margens do preparo.

Posteriormente, foi realizado o desgaste em nível de dentina, acompanhando a curvatura da face vestibular do elemento dental com ponta diamantada (#2135) além da remoção do remanescente de resina composta da restauração antiga de classe IV que envolvia as faces mesial, vestibular e palatina.

Efetuou-se o condicionamento do esmalte com ácido fosfórico 37% durante 30 segundos, lavagem com água durante o mesmo tempo do condicionamento e secagem com papel absorvente.

Depois disso, foi feita a aplicação do sistema adesivo – Scotchbond

Universal (3M, St. Paul, MN, EUA) em duas camadas (Figura 12), seguidas de jato de ar e fotoativação por 10 segundos com unidade fotopolimerizadora (Ultraled, Dabi Atlante, Ribeirão Preto, SP, Brasil).

Foi feito acréscimo inicial de resina composta (Filtek Z350 XT A1E, 3M, St, Paul, MN, EUA) para restabelecimento da face palatina e fotoativação por 20 segundos, de acordo com as instruções do fabricante.

Depois disso, a resina composta Z350 XT na cor A1B foi selecionada e aplicada em incrementos para restabelecimento da porção de dentina.

Após a finalização da restauração da dentina, a resina composta Z350 XT na cor CT (Clear translucent) foi empregada para o restabelecimento da porção correspondente ao esmalte.

Sete dias após o procedimento descrito, a paciente retornou para acabamento e polimento das restaurações com borrachas abrasivas, discos e pasta diamantada com feltro, a fim de proporcionar lisura e brilho às restaurações.

Após a realização do acabamento e polimento os dentes foram enxaguados e o procedimento finalizado.

(6)

A realização de clareamento associado à faceta de resina composta direta possibilitou o restabelecimento da estética.

6) Considerações finais

Pelo caso apresentado pode-se concluir que a associação de clareamento dental à faceta direta de resina composta constitui uma opção segura e eficaz para o restabelecimento da estética do sorriso.

7) Fontes consultadas

ALANI, A.; KELLEHER, M.; HEMMINGS, K.; SAUNDERS, M.; HUNTER, M.; BARCLAY, S.; ASHLEY, M.; DJEMAL, S.; BISHOP, K.; DARBAR, U.; BRIGGS, P.;

FEARNE, J. Balancing the risks and benefits associated with cosmetic dentistry – a

joint statement by UK specialist dental societies. Br. Dent. J., v. 218, n. 9, p. 543-548, 2015.

AMATO, M.; SCARAVILLI, M. S.; FARELLA, M.; RICCITIELLO, F. Bleaching teeth treated endodontically: long-term evaluation of a case series. J. Endod., v. 36, n. 4, p. 376-378, 2006.

BERTOLINI, P. F. R.; BIONDI FILHO, O.; KIYAN, V. H.; SARACENI, C. H. C. Recuperação da estética do sorriso: cirurgia plástica periodontal e reabilitação protética. Rev. Ciênc. Méd., v. 20, n. 5-6, p. 137-143, 2011.

BRISO, A. L. F.; RAHAL, V.; SUNDFELD, R. H.; DOS SANTOS, P. H.; ALEXANDRE, R. S. Effect of sodium ascorbate on dentin bonding after two bleaching techniques. Oper. Dent., v. 39, n. 2, p. 195-203, 2014.

BROWN, G. Factors influencing successful bleaching of the discolored root-filled CALIXTO, L. R.; BANDECA, M. C.; CLAVIJO, V.; EUSTÁQUIO, J.; ANDRADE, M. F. Clareamento dentário: terapias modificadas para resolução de casos de manchamento severo. Rev. Dental Press Estét., v. 8, n. 1, p. 66-74, 2011.

CARDOSO, P. C.; DECURCIO, R. A.; PACHECO, A. F. R.; MONTEIRO, L. J. E.; FERREIRA, M. G.; LIMA, P. L. A. Facetas Diretas de Resina Composta e Clareamento Dental: Estratégias para Dentes Escurecidos. Rev. Odontol. Bras. Central, v. 20, n. 55, p. 341-347, 2011.

CURTIS, A. R.; PALIN, W. M.; FLEMING, G. J. P.; SHORTALL, A. C. C., MARQUIS, P. M. The mechanical properties of nanofilled resin-based composites: the impact of

(7)

dry and wet cyclic pre-loading on bi-axial flexure strength. Dent. Mater., v. 25, n. 2, p. 188–197, 2009.

DAHL, J. E.; PALLESEN, U. Tooth bleaching- a critical review of the biological aspects. Crit. Rev. Oral. Biol. Med., v. 14, n. 4, p 292-304, 2003.

DEMARCO, F. F.; MEIRELES, S. S.; MASOTTI, A. S. Over-the-counter whitening agents: a concise review. Braz. Oral Res., v. 23, n. suppl 1, p. 64-70, 2009.

ERGÜCÜ, Z.; TÜRKÜN, L. S.; ALADAG, A. Color stability of nanocomposites polished with one-step systems. Oper. Dent., v. 33, n. 4, p. 413-420, 2008.

FRANCCI, C.; MARSON, F. C.; BRISO, A. L. F.; GOMES, M. N. Clareamento dental-técnicas e conceitos atuais. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent., v. edição especial, n. 1, p. 78-89, 2010.

GAMA, A. M.; SANTOS, R. M. N.; GUIMARÃES, R. P.; SILVA, C. H. V. Restaurações adesivas em dentes pós-clareados: efeito do Ascorbato de sódio na remoção do oxigênio. Rev. Odonto Ciênc., v. 21, n. 53, p. 238-244, 2006.

HANABUSA, M.; MINE, A.; KUBOKI, T.; MOMOI, Y.; VAN ENDE, A.; VAN MEERBEEK B.; et al. Bonding effectiveness of a new ‘multi-mode’ adhesive to enamel and dentine. J. Dent., v. 40, n. 6, p. 475-484, 2012.

HAYWOOD, V. B. Nightguard vital bleaching: current concepts and research. J. Am. Dent. Assoc., v. 128, n. Suppl, p. 19S-25S, 1997.

HOWELL, R. A. Bleaching discoloured root-filled teeth. Br. Dent. J., v. 148, n. 6, p. 148:159, 1980.

KRAUSE, F.; JEPSEN, S.; BRAUN, A. Subjective intensities of pain and contentment with treatment outcomes during tray bleaching of vital teeth employing different carbamide peroxide concentrations. Quintessence Int., v. 39, n. 3, p. 203-209, 2008.

MALKONDU, O.; YURDAGU¨VEM, H.; SAY, E.C.; KAZAZOGLU, E.; SOYMAN, M. Effect of bleaching on microhardness of esthetic restorative materials. Oper. Dent., v. 36, n. 2, p. 177-186, 2011.

MANGANI, F.; CERUTTI, A.; PUTIGNANO, A.; BOLLERO, R.; MADINI, L. Clinical approach to anterior adhesive restorations using resin composite veneers. Eur. J. Esthet. Dent., v. 7, n. 2, p. 188-209, 2007.

MARSON, F. C.; KINA, S. Restabelecimento estético com laminados cerâmicos. Rev. Dental Press Estét., v. 7, n. 3, p. 76-86, 2010.

(8)

MITRA, S. B.; WU, D.; HOLMES, B. An application of nanotechnology in advanced dental materials. J. Am. Dent. Assoc., v. 134, n. 10, p. 1382-90, 2003.

MIYAZAKI, M.; TSUJIMOTO, A.; TSUBOTA, K.; TAKAMIZAWA, T.; KUROKAWA, H.; PLATT, J. A. Important compositional characteristics in the clinical use of adhesive systems. J. Oral Sci., v. 56, n. 1, p. 1-9, 2014.

MUÑOZ, M. A.; LUQUE, I.; HASS, V.; REIS, A.; LOGUERCIO, A. D.; BOMBARDA, N. H. Immediate bonding properties of universal adhesives to dentine. J. Dent., v. 41, n. 5, p. 404-411, 2013.

OLIVEIRA, M. T.; PACHECO, J. F. M.; OSHIMA, H. M. S. Influência da composição do sistema adesivo na união ao esmalte de dentes clareados. Rev. ABO, v. 9, n. 4, p. 217-220, 2001.

PERDIGÃO, J.; KOSE, C.; MENA-SERRANO, A. P.; DE PAULA, E. A.; TAY, L. Y.; REIS, A.; LOGUERCIO, A. D. A new universal simplified adhesive: 18-month clinical evaluation. Oper. Dent., v. 39, n. 2, p. 113-127, 2014.

PEUMANS, P.; DE MUNCK, J.; VAN LANDUYT, K. L.; POITEVIN, A.; LAMBRECHTS, P.; VAN MEERBEEK, B. Eight-year clinical evaluation of a 2-step self-etch adhesive with and without selective enamel etching. Dent. Mater., v. 26, n. 12, p. 1176-1184, 2010.

PLOTINO, G.; BUONO, L.; GRANDE, N. M.; PAMEIGER, C. H.; SOMMA, F. Non-vital tooth bleaching: A review of the literature and clinical procedure. J. Endod., v. 34, n. 4, p. 394-407, 2008.

SOARES, F. F.; DE SOUSA, J. A. C.; MAIA, C. C.; FONTES, C. M.; CUNHA, L. G.; DE FREITAS, A. P. Clareamento em dentes vitais: uma revisão literária. Rev. Saúde Com., v. 4, n. 1, p. 72-84, 2008.

SOUZA-GABRIEL, A. E.; VITUSSI, L. O. C.; MILANI, C.; ALFREDO, E.; MESSIAS, D. C. F.; SILVA-SOUZA, Y. T. C. Effect of bleaching protocols with 38% hydrogen peroxide and post-bleaching times on dentin bond strength. Braz. Dent. J., v. 22, n. 4, p. 317-321, 2011.

STOOLL, H. M.; NASCIMENTO, A. B. L.; EMERECIANO, M. Reabilitação da estética com facetas indiretas de porcelana. J. Bras. Dent. Estet., v. 2, n. 7, p. 219-223, 2009.

tooth. Oral Surg. Oral Med. Oral Pathol., v. 20, p. 238–244, 1965.

TORRES, C. R. G.; CANAPPELE, T. M. F.; LAZARI, R. D. M.; RIBEIRO, C. F.; BORGES, A. B. Effect of dental surface treatment with Nd:YAG and Er:YAG lasers

(9)

on bond strength of resin composite to recently bleached enamel. Lasers Med. Sci., v. 27, p. 755-60, 2012.

VAN DIJKEN, J. W.; PALLESEN, U. Four-year clinical evaluation of Class II nano-hybrid resin composite restorations bonded with a one-step self-etch and a two-step etch-and-rinse adhesive. J. Dent., v. 39, n. 1, p. 16-25, 2008.

WAGNER, A.; WENDLER, M.; PETSCHELT, A.; BELLI, R.; LOHBAUER, U. Bonding performance of universal adhesives in different etching modes. J. Dent., v. 42, n. 7, p. 800-807, 2014.

WANG, R.; ZHANG, M.; LIU, F.; BAO, S.; WU, T.; JIANG, X.; ZHANG, Q.; ZHU, M. Investigation on the physical-mechanical properties of dental resin composites reinforced with novel bimodal silica nanostructures. Mater. Sci. Eng. C. Mater. Biol., v. 50, p. 266-273, 2015.

WATTS, A.; ADDY, M. Tooth discoloration and staining: a review of the literature. Br. Dent. J., v. 190, n. 6, p. 309-316, 2001.

YOON, M.; BURROW, M. F.; WONG, R.; PARASHOS, P. Effect of sodium ascorbate on resin bonding to sodium perborate-bleached dentin. Oper. Dent., v. 39, n. 1, p. 98-106, 2014.

ZIMMERLI, B.; JEGER, F.; LUSSI, A. Bleaching of nonvital teeth. Swiss. Dent. J., v. 120, n. 4, p. 306-320, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Além de transferência de energia devido ao movimento molecular aleatório (difusão) , a energia também é transferida através do movimento global ou macroscópico do

Relata também a importância da anamnese, do exame clínico e radiográfico para um correto diagnóstico, além de discutir a importância do tratamento precoce, do

O conversor de freqüência MOVIDRIVE ® MDX61B e o conversor de freqüência MOVITRAC ® B com a placa opcional DFE24B, através de sua interface fieldbus uni- versal de alto

Luís Távora Furtado Ribeiro 1 Universidade Federal do Ceará – luistavora@uol.com.br Para falar da missão da história nos dias atuais recorro a Jacques Le Goff (2001) e a Erik

Os aspectos sedimentológicos na Reserva e região entorno também foram estudados por alguns autores, porém de relevância – principalmente devido à disponibilidade de

Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito inseticida e repelente dos óleos essenciais de Eucalyptus dunnii, Eucalipto benthamii e Eucalyptus

No exame clínico logo após o nascimento, observou que somente um filhote apresentava fenda palatina congênita secundária e com peso abaixo padrão para filhotes da

[r]