• Nenhum resultado encontrado

Diagnóstico da pesca e análise preliminar do estado trófico de um açude do semiárido : Estudo de caso Açude Paus Branco, Madalena-CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diagnóstico da pesca e análise preliminar do estado trófico de um açude do semiárido : Estudo de caso Açude Paus Branco, Madalena-CE"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA

CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA

DIEGO CAS IRO RIBEIRO

DIAGNÓSTICO DA PESCA E ANALISE PRELIMINAR DO ESTADO TRÓFICO DE UM AÇUDE DO SEMIÁRIDO: Estudo de Caso Açude Paus Branco, Madalena-CE

FORTALEZA 2010

(2)

DIEGO CASTRO RIBEIRO

DIAGNÓSTICO DA PESCA E ANALISE PRELIMINAR DO ESTADO TRÓFICO DE UM AÇUDE DO SEMIÁRIDO: Estudo de Caso Açude Paus Branco, Madalena-CE

Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceara, como parte das exigências para a obtenção do titulo de Engenheiro de Pesca.

Area de concentração: Meio Ambiente

Orientador: Prof. Dr. Moisés Almeida de Oliveira

FORTALEZA 2010

(3)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Universidade Federal do Ceará

Biblioteca Universitária

Gerada automaticamente pelo módulo Catalog, mediante os dados fornecidos pelo(a) autor(a)

R368d Ribeiro, Diego Castro.

Diagnóstico da pesca e análise preliminar do estado trófico de um açude do semiárido : Estudo de caso Açude Paus Branco, Madalena-CE / Diego Castro Ribeiro. – 2010.

44 f. : il. color.

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia de Pesca, Fortaleza, 2010.

Orientação: Prof. Dr. Moisés Almeida de Oliveira. 1. Semiárido. 2. Pesca. 3. Estado trófico. I. Título.

(4)

DIEGO CASTRO RIBEIRO

DIAGNÓSTICO DA PESCA E ANÁLISE PRELIMINAR DO ESTADO TRÓFICO DE UM AÇUDE DO SEMIARLDO: Estudo de Caso Açude Paus Branco, Madalena-CE

Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, como parte das exigências para a obtenção do titulo de Engenheiro de Pesca.

Aprovada em / /

BANCA EXAMINADORA

Prof Dr. Moisés Almeida de Oliveira (Orientador) Universidade Federal do Ceará — UFC

Prof Dr. Reynaldo Amorim Marinho Universidade Federal do Ceara — UFC

Prof Rafahel Marques Macêdo Fontenele Universidade Federal do Ceará — UFC

(5)

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, Aluizio e Ana, pelos ensinamentos durante toda minha caminhada.

A

Ana Caroline, companheira inigualável, por todo o apoio intelectual e principalmente emocional durante a elaboração desse trabalho.

Ao Instituto Social Maria Teles e seus colaboradores por acreditarem no potencial de jovens que esperam apenas uma oportunidade para vencer na vida e darem-lhes a chance de provar que a educação pode realmente revolucionar vidas.

Aos colegas do grupo HIDROSED pela convivência quase que familiar, com todo o suporte cientifico e ao CNPq pelo financiamento do projeto de pesquisa no qual fiquei engajado.

Ao professor Ney Barros da Costa Filho por aceitar me orientar no momento da elaboração do plano de trabalho e traçar as diretrizes da minha pesquisa.

Ao professor Moisés Almeida de Oliveira pela orientação impagável e disposição em me ajudar quando precisei de um novo orientador.

Ao professor José Carlos de Araújo pela oportunidade de me juntar ao grupo de trabalho de um pesquisador que é uma das referências mundiais na Area de hidrossedimentologia, além de ser uma referência como pessoa.

Ao meu Co-orientador, Mentor, Técnico de futebol e Amigão (amigo-irmão) Mário César Wiegand, o famoso Mário, pela sua amizade e grande ajuda nos momentos mais dificeis na vida acadêmica e pessoal; pelos numerosos momentos de alegria e de superação das tristezas.

Ao Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Pesca, em especial A. professora tutora Rosemeiry Melo Carvalho pela chance de aprender a trabalhar coletivamente em experiências de ensino, pesquisa e extensão universitária, aumentando meu know-how profissional e fazendo com que diminuísse minha timidez.

Aos meus companheiros de análises de Agua Laldiane Pinheiro e Leonardo Schramm, que provaram que amigos são capazes de tudo, aid de passarem um dia inteiro fazendo DBO e depois sair contando piadas e perguntando adivinhações semi-impossíveis.

(6)

Ao comandante do S. O. S. HIDROSED I, Tiago Xavier, por toda a ajuda nas campanhas de pescarias e expedições a pó no semiárido em busca de agua.

Ao pescador Raimundo Nonato Paes Pereira, "Natim", pelo auxilio na captura dos peixes e aos demais pescadores que responderam ao questionário com grande disposição.

Ao amigo e companheiro de trabalho Paulo Belo, o Monstro, pelo suporte ticnico nas viagens a Madalena e sua experiência com Filosofia e Belas Artes.

Aos bolsistas de Madalena Auderice e Cleidson por sempre estarem à disposição para os trabalhos e pela acolhida calorosa na comunidade do Quieto.

A Dona Gorete e à Marcirene pela hospitalidade maravilhosa, melhor do que se estivesse na

minha casa, com amizade, paciência e refeições deliciosas.

Aos meus amigos da graduação em Engenharia de Pesca Geny Gil; Alexandro Poliato; Lucas Viana; Jânio Magalhães; Francisco Marcelino; e Pedro Filipe por toda trajetória dentro do curso, com uma amizade verdadeira e apoio acadêmico.

(7)

RESUMO

A pesca desempenha um papel fundamental como meio de subsistência para o sertanejo. As espécies que ocorrem nos ecossistemas de água doce do Nordeste Semiárido do Brasil

(NEB)

são o resultado de processos evolutivos modulados por fatores climáticos e os ciclos hidrológicos da região. Porém, a influência humana através de mudanças ambientais e da introdução de espécies exóticas tem modificado a composição da ictiofauna original. Outra conjuntura refere-se A eutrofização de reservatórios utilizados para usos múltiplos, que ocasiona grande preocupação ao bem-estar socioambiental na regido. 0 escopo principal visa à realização de um diagnóstico da pesca e de análise preliminar do estado trófico em um açude do semiárido. A pesquisa foi desenvolvida no açude Paus Branco, localizado no assentamento 25 de Maio (Madalena/CE) no período de abril a outubro de 2010. 0 diagnóstico da atividade pesqueira foi realizado através de pescarias e coletas de informações com o auxilio de questionário pré-elaborado. Nas pescarias, foram utilizadas redes de espera de diferentes tamanhos de malha; linhas de mão com anzóis de numeração variável; e landuás. 0 estudo do estado trófico realizou-se com coletas mensais de amostras de água em três pontos distintos do reservatório. Através das medições das concentrações de fósforo total e de clorofila "a", analisou-se o indice de Estado Tráfico modificado (lET.) para o açude. Segundo os pescadores entrevistados, as principais espécies de peixes presentes no açude Paus Branco são:

card

-preto (Cichlasoma orientale); tildpia do Nilo (Oreochromis niloticus); trafra (Hoplias malabaricus); curimatd (Prochdodus cearensis); bodó (Hypostomus spp.); cangati (Trachelyopterus galeatus); piaba ou lambari (Astyanar spp.); piau (Leporinus obtusidens); muçum (Synbranchus marmoratus); e piavuçu (Leporinus spp.). O

WT.

indicou que o reservatório encontra-se no estado eutrófico tendendo para o estado mesotrófico. IETm obtido pode ter sido alterado pela concentração de macrófitas aquáticas, as quais dificultam a utilização de redes de espera. A pesca no açude Paus Branco complementa a renda familiar dos pescadores durante os períodos de estiagem. A produção da captura é destinada para o consumo familiar e o excedente é comercializado no mercado consumidor local.

(8)

ABS RACT

Fishing makes the fundamental function as a means of subsistence for the country person. The species that occur in freshwater ecosystems in Semiarid Northeastern Brazil (SNB) are the results of process evolution molded for climatic factors and the hydrological cycles of region. However the human influence through environmental changes and introduction of exotic species has changed the composition of original fish fauna. Another scenario refers to eutrophication of reservoirs used for multiple uses, causing great concern to social and environmental welfare in the region. The main goal is making a diagnosis of fishing and preliminary analysis of trophic state in a weir in the semiarid. The research was developed in the Weir Paus Branco, located in settlement 25 de Maio (Madalena/CE) in period of April-October of 2010. The diagnosis of fishing activity were realized through fisheries and collecting information with the aid of questionnaire previously prepared. In fisheries, were used gillnets of different knitwear, hand lines with hooks of variable numbering, and "landuás". The study of trophic state occurred with monthly collections of water samples at three different points of reservoir. Through measurements of concentrations of phosphorus and chlorophyll 'a', examined the Tophic State Index modified (TSIm) for the weir. According to the fishermen interviewed, the main species of fishes present in Weir Paus

Branco are: "Cara-preto" (Cichlasoma orientale); Nile tilapia (Oreochromis niloticus); "Trafra" (Hoplias malabaricus); "Curirnatr (Prochilodus cearensis); "Bodó" (Hypostomus spp.); "Cangati" (Trachelyopterus galeatu,$); "Piaba" ou "Lambari" (Asiyanax spp.); "Piau" (Leporinus obtusidens); "Muçum" (Synbranchus marmoratus); e "Piavinu" (Leporinus spp.). The TSIm indicated that the reservoir meet up in the eutrophic state tending to the mesotrophic state. The TSIm obtained may have been altered for concentration of aquatic macrophytes, which hinder the use of gillnets. The fishing in Weir Paus Branco complements the family income of fishermen during the dry season. The production of capture is channeled for consumption family and the surplus is sold in the local consumer market.

(9)

LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3 FIGURA 4 FIGURA 5 FIGURA 6 FIGURA 7 FIGURA 8 FIGURA 9 FIGURA 10 FIGURA 11 FIGURA 12 FIGURA 13 FIGURA 14 FIGURA 15 FIGURA 16 FIGURA 17 FIGURA 18 FIGURA 19 FIGURA 20 FIGURA 21 FIGURA 22 FIGURA 23 FIGURA 24 FIGURA 25

Mapa da

area

de estudo 17

Visão geral do

nude

Paus Branco, Madalena/CE 19

Embarcação utilizada nas pescarias 20

Landuá, arte de pesca para captura de pequenos peixes 21 Entrevista na casa de pescador do açude Paus Branco, Madalena/CE 21 Bote inflavel utilizado nas medições in locu 22

Condutivimetro e refratômetro portátil 23

Estrutura para análises fisico-químicas laboratoriais 23 Pesca com 'galão' realizada no açude Paus Branco, Madalena/CE 28 Macrófitas aquáticas flutuantes no

nude

Paus Branco, Madalena/CE 29 Cará-preto (Cichlasoma orientale) capturado nas pescarias 30 Tilapia do Nilo (Oreochmmis niloticus) capturada nas pescarias 31 Trafra (Hoplias malabaricus) capturada nas pescarias 31 Curimatã (Prochilodus cearensis) capturada nas pescarias 32 Cascudo ou Bodó (Hypostomus spp.) capturado nas pescarias 33 Cangati (Trachelyopterus galeatus) capturado nas pescarias 33 Piaba ou lambari (AsO)ancvc spp.) capturada nas pescarias 34 Gráfico do indice de Estado Trófico para Clorofila "a" 36 Gráfico do indice de Estado Trófico para Fósforo Total 36 Gráfico do indice de Estado Trófico Modificado 36 Criação de animais às margens do açude Paus Branco, Madalena/CE 39 Dessedentação de gado bovino no açude Paus Branco, Madalena/CE 39

Area desmatada destinada ao plantio de vazante 40

Adição de agrotóxicos as margens do açude Paus Branco, Madalena/CE 40 Queima de resíduos sólidos na comunidade Paus Branco, Madalena/CE 41

(10)

LISTA DE TABELAS

1. Número total de famílias por comunidade no assentamento 25 de Maio 18

2. Volume dos açudes do assentamento 25 de Maio 19

3. Metodologias das análises de qualidade de Agua 24

4. Classificação do estado tráfico para reservatórios segundo indice de Carlson

Modificado 26

5. Classificação do JET para reservatórios 27

6. Valores médios dos principais parâmetros de qualidade de água analisados 35 7. Características dos estados tráficos de reservatórios hídricos 37

(11)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ACACE CE l'ESB DBO EAs EQUAL JET IET(Cla) IET„, IET(PT) lETsecchi INCRA IPECE LABOMAR NEB TNA UFC

Associação de Cooperação Agricola do Estado do Ceará Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Demanda Bioquímica de Oxigênio

Ecossistemas Aquáticos

Laboratório de Efluentes e Qualidade de Agua indice de Estado Trófico

indice do Estado Trófico para clorofila "a" indice de Estado Trófico modificado indice do Estado Trõfico para fósforo total

&dice de Estado Trófico por transparência com disco de Secchi Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará Instituto de Ciências do Mar

Nordeste Semiárido do Brasil Turbidez Não Algal

(12)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 14

2 MATERIAIS E MÉTODOS 17

2.1 Caracterização da área de estudo 17

2.2 Diagnóstico da pesca. 20

2.3 Análise preliminar do estado trófico do açude 22

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 28

3.1 Diagnóstico da pesca 28

3.1.1 Caracteristicas ecológicas das principais espécies capturadas 30

3.2 Análise preliminar do estado tráfico do açude 35

4 CONCLUSÕES 42

REFERÊNCIAS 43

(13)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 14 1 INTRODUÇÃO

Em ambientes aquáticos continentais do Nordeste Semiárido do Brasil (NEB), tem-se a Lirrmologia aplicada principalmente aos conhecimentos sobre as componentes da comunidade planctônica e suas relações com a dinâmica do ecossistema em questão. Hodiemamente, os estudos ictiológicos realizados tendem a seguir esse mesmo padrão em concomitância com a geração de conhecimentos científicos de grande valia para a pesca, que nos corpos d'água continentais do NEB, ocorre de uma forma bastante artesanal, com métodos e artes de pesca relativamente rústicas (COSTA; NOVAES; PERETTI, 2007).

Diferentes atividades antrópicas vêm ameaçando crescentemente a qualidade e a disponibilidade de água e de solo nas bacias hidrográficas. Entre essas atividades destacam-se o desmatamento, particularmente da mata ciliar; a poluição doméstica, industrial e aquela originária de insumos aplicados à agricultura; construção de barragens e aterros; e a canalização de rios, alterando os habitats naturais. Além disso, tais atividades podem colaborar para uma grande perda de biodiversidade e de espécies nativas de peixes. Em detrimento A. problemática caracterizada, o diagnóstico do uso e proteção dos recursos da fauna e da flora, mediante a preservação e a conservação da biodiversidade, busca embasar medidas que visam concretizar o desenvolvimento sustentável do NEB (BEZERRA; MUNHOZ, 2000).

Referindo-se ainda às consequências causadas pela ação do homem ao meio aquático, a eutrofização de reservatórios utilizados para usos múltiplos vem tornando-se grande motivo de preocupação. Defme-se eutrofização como o aumento da concentração de nutrientes nos ecossistemas aquáticos (EAs), em especial o fósforo e o nitrogênio, que, por conseguinte, acarreta uma elevação em suas produtividades. Nos ambientes aquáticos em processo de eutrofização, ocorre passagem da condição de oligotrófico e mesotrófico para eutrófico ou mesmo hipereutrófico (ESTEVES, 1998).

Ainda segundo o mesmo autor, a eutrofização pode ser natural ou artificial. A eutrofização natural ocorre em um processo lento e continuo resultante do carreamento de nutrientes pelas chuvas e pelas águas que erodem a superficie terrestre para o interior dos EAs, podendo ser denominada de "envelhecimento natural" do lago. Na eutrofização artificial, o processo é dinâmico, onde acontecem mudanças significativas nas condições fisicas e químicas do meio, nas comunidades aquáticas e no nível de produção do sistema.

(14)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 15 Com isso, esse tipo de eutrofização pode ser considerado como uma forma de poluição e apontado como responsável pelo "envelhecimento precoce" dos EAs.

Em relação aos nutrientes limitantes da eutrofização, Salas e Martino (1991) afirmaram que a maioria dos corpos d'água tropicais da América Latina tem sua produtividade limitada pelo fósforo. Mesmo havendo o controle de fontes externas de nitrogênio, existem algas capazes de fixar o nitrogênio atmosférico que não teriam suas populações reduzidas com a mitigação de cargas afluentes de nitrogênio.

Para a determinação do estado de trofia de um corpo hídrico podem ser utilizados indices que se baseiam em diversos parâmetros de qualidade de água. Um desses indices é o Índice de Estado Trófico (IET), criado para classificar os corpos d'água em graus de trofia distintos. Tal índice tem seu uso justificado por sua facilidade de aplicação; aceitação em &gabs nacionais e estaduais responsáveis pelo monitoramento da qualidade da água e requerimento de parâmetros acessíveis (SAO PAULO, 2008).

O 1ET tem por questão basilar a avaliação da qualidade da água pelo enriquecimento por nutrientes e seu efeito culminante no crescimento exacerbado das algas ou na elevação da proliferação de macrófitas aquáticas (SAO PAULO, 2009).

Segundo o mesmo estudo, dentre as variáveis recomendadas para o cálculo desse índice, deve-se enfatizar os resultados correspondentes ao fósforo, IET(PT), indicativo do potencial de eutrofização, já que este nutriente atua como o agente causador do processo; e os resultados correspondentes A clorofila "a", IET(Cla), medição da resposta do corpo d'água ao agente causador, indicando, de forma adequada, o nível de crescimento de algas e macráfitas aquáticas que tem lugar em suas Aguas. Assim, o índice médio engloba, de forma satisfatória, a causa e o efeito do processo.

Uma prática comumente adotada pelo homem na região do NEB é a retirada da vegetação natural da bacia, principalmente da mata ciliar, para a prática da agricultura As margens do açude, procedimento conhecido como "plantio de vazante". Segundo Von Sperling (2005), a realização desse tipo de agricultura muitas vezes se dá com a adição de fertilizantes químicos, ricos em nitrogênio e fósforo, em quantidade superior A capacidade de assimilação das culturas.

0 mesmo autor ainda destaca que a redução da cobertura vegetal nativa pode diminuir significativamente a capacidade de infiltração do solo, com isso, é facilitado o escoamento superficial dos nutrientes em excesso para o corpo d'água receptor. 0 aumento do teor de nutrientes causa, até certo limite, um aumento na produtividade primária, secundária e de outros níveis superiores da cadeia alimentar.

(15)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 16 Nos corpos d'água do NEB frequentemente encontram-se flutuações do nível da água devido A reincidência de seca prolongada, As chuvas irregulares, As altas temperaturas e As elevadas taxas de evaporação, conforme evidenciado por Medeiros; Araújo; Medeiros (2009). Além dessas observações, o levantamento de informações sobre aspectos limnológicos e ecológicos de espécies de peixes nativos são necessárias para uma melhor avaliação de unidades populacionais de estoques pesqueiros, controles de gestão e administração dos recursos da pesca em bases sustentáveis (CHELLAPPA et.

al.,

2009).

A pesca contribui de maneira direta ou indireta para a sobrevivência do sertanejo, desempenhando um papel fundamental como meio de subsistência e qualidade na alimentação, visto que o peixe capturado é um alimento de alto valor nutricional, rico em proteínas essenciais de grande digestibilidade. Entretanto, essa mesma atividade sendo realizada de forma indiscriminada torna-se altamente impactante, interferindo no ambiente quando não se respeita os tamanhos mínimos de captura ou épocas de defeso e quando da utilização de artes de pesca inadequadas para a pesca seletiva (ROSA et.

al.,

2005).

Segundo os mesmos autores, as espécies que ocorrem nos ecossistemas de água doce do NEB são o resultado de processos evolutivos modulados por fatores climáticos e os ciclos hidrológicos da regido. Entretanto, a influência humana através de mudanças ambientais e da introdução de espécies exóticas tem modificado a composição da ictiofauna original.

Corroborando com o que foi supracitado, o presente trabalho é de caráter preliminar e tem por escopo a realização de um diagnóstico da pesca e de uma análise preliminar do estado trófico de um açude do semiárido. Tendo como propósito o fomento de uma base de informações que possam viabilizar futuros procedimentos factíveis na recuperação de ecossistemas aquáticos continentais do NEB em estado de eutrofizaçdo natural e/ou acelerada pelo homem, podendo ainda ser inserido em protocolos de biorremediaçao.

(16)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 17 2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Caracterização da Area de estudo

0 estudo foi desenvolvido no nude Paus Branco, localizado no assentamento 25 de Maio (Figura 1), cuja Area abrange os municípios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem, sendo que 75,93% da Area estão inseridos no município de Madalena, que sediou a ocupação da terra (INCRA/CE, 1994). Distando 182 km de Fortaleza, o acesso é realizado pela BR-020. 400000 ar 430000 450000 455000 7'"2:1:041P-! A AM04,0•404. It,. Ahia,%1,11.-4~41,„ AM,inellalltabfi* ,E,Noillilivirdik

Açude Paus Branco çrt I- 111,

veallikom.

Iir

irli

St

1r

im ".-

4

0_411VM

1

'. / -411101* ta-7 \ 1- r..4.1.,..„0. rfaiggler vl.k. ; . --N, -I ----, N. Quixeramobim Boa Viagem, 1 Legenda _ ,, I" Drenagem Estrada açudes N, ••,. \--, \. \\ Quixeramobim Quixeramobim 0 135 25 5. -1 a , t A./tunic ipios - - - ' Assentamento 25 de Maio \-, -I-- 4306 435000 44.60 445000 450300 455000 Fonte: Pinheiro (2010)

Figura 1 — Mapa do assentamento, em destaque nude Paus Branco (UTM-SAD69)

O assentamento 25 de Maio ocupa uma Area de aproximadamente 23.000 ha, onde vivem 430 famílias assentadas e 156 agregadas, organizadas em 13 comunidades (Tabela 1).

(17)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar...

Tabela 1 —Número total de famílias por comunidade no assentamento 25 de Maio

COMUNIDADES Número de Famílias

Agreste 25 Caiçara 36 Mel 40 Nova Vida I 24 Nova Vida II 90 Paus Branco 134 Paus Ferro 42 Perdição 17 Quieto 36 Raiz 15 São Joaquim 30 São Nicolau 74 Vila Angelim 23 TOTAL 586

A Area está situada no sertão central do Estado do Ceará com o clima do tipo Tropical Quente Semi-Árido, caracterizado pela variabilidade temporal e um regime de chuva irregular, marcado por períodos extensos de estiagem. A precipitação pluviométrica média da regido é de 600 mm/ano (CEARA, 2009).

Os solos predominantes são os Neossolos Litólicos, os quais apresentam características de solos rasos, com textura arenosa ou cascalhenta, frequentemente encontrados associados com afloramento de rocha. Esse tipo de solo retém pouca água de chuva, ocorrendo rápido escoamento e grande evaporação. Por isso, há escoamento nos rios e riachos somente nos períodos chuvosos. A vegetação predominante é do tipo Caatinga Arbórea Densa (PEREIRA; SILVA, 2005).

Situada entre as cotas altimétricas de 250 a 360 m, a drenagem da Area faz parte da sub-bacia do Rio Banabuill, onde se encontra o vale do BanabuiA, perenizado pelo açude Banabuid, sendo o maior afluente do rio Jag-uaribe, com 280 km de curso (PINHEIRO, 2004). Possuindo infra-estrutura hidrica de armazenamento formada por 11 açudes principais, sendo destes 10 de pequeno porte e um de médio porte (Tabela 2), responsáveis pelo abastecimento das comunidades e das Areas irrigadas.

(18)

19 RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar...

Tabela 2 — Volume dos açudes do assentamento 25 de Maio

AÇUDES VOLUMES (m3) Agreste 2.500.000 Logradouro 1.800.000 Maracajá 650.000 Marengo (Quieto) 18.000.000 Nova Vida H 1.300.000 Paus Branco 5.000.000 Paus Ferro 5.200.000 Perdição 734.000 Raiz 1.500.000 Sao Joaquim 5.000.000 Sao Nicolau 893.800 Fonte: ACACE (2005)

Dentre os reservatórios supracitados, o nude Paus Branco (Figura 2) foi escolhido para a realização desse trabalho porque abastece a comunidade, de mesmo nome, que apresenta o maior número de famílias do assentamento, sendo considerado como o corpo hídrico onde ocorre abastecimento humano a ter uma maior atenção quanto ao seu estado de conservação. Com considerável atividade antrópica presente no entorno do açude Paus Branco, faz-se necessária uma avaliação inicial do seu estado de trofia para que não se percam as possibilidades dos múltiplos usos da agua ainda disponível para consumo.

(19)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 20 2.2 Diagnóstico da pesca

Para a realização desta etapa da pesquisa, ocorrida de agosto a outubro de 2010, utilizou-se uma embarcação motorizada feita de alumínio da marca PETYBRAZIL modelo 500 S, ano de fabricação 2009; com cinco metros de comprimento total e lotação de cinco passageiros; propulsão a motor de popa com potência máxima de 15 HP (Figura 3).

Figura 3— Embarcação utilizada para acompanhamento das pescarias no nude Paus Branco, Madalena/CE

As pescarias foram realizadas em conjunto com alguns pescadores locais, sendo utilizadas redes de espera (galões) com malhas de 8, 9, 10, 12, 13 e 14 centímetros entre nós, medindo cada uma 100 metros de comprimento e 1,50 metros de altura. Também foram utilizadas tarrafas com malhas de 5, 6 e 7 centímetros entre nós e 1,50 metros de diâmetro. Além disso, utilizou-se varas de pescas artesanais com anzóis de números 3, 2, 1, 5/0 e 6/0, com haste do tipo Standard e olhal aberto em argola. Para aumentar o esforço de pesca, também se utilizou apetrechos de pesca disponíveis e empregados pela comunidade, tais como: linhas de mão e landuás, tipo de material de pesca que consiste em uma pequena rede cônica presa a um aro de madeira, semelhante a um puck porém maior e sem cabo (Figura 4).

(20)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 21

Figura 4— Landuá, arte de pesca para captura de peixes de pequeno porte

A identificação dos peixes capturados foi obtida mediante análise morfológica e comparativa com a utilização de chaves taxonômicas de identificação e listagem de nomes vulgares de peixes da região nordeste do Brasil conforme Buckup, Menezes e Ghazzi (2007); e Menezes (2001).

No intuito de caracterizar a pesca já praticada por diversos membros da comunidade, algumas perguntas foram elaboradas e reunidas em questionário semiestruturado (APÊNDICE), cujo público alvo, os moradores que pescam com mais frequência, pôde responder sobre aspectos técnicos, ambientais e socioeconômicos da atividade.

Foram realizadas entrevistas com 25 pescadores que se utilizam do açude Paus Branco para a pesca com mais freqüência, em suas casas ou às margens do açude, levantando-se alguns questionamentos quanto ao exercício dessa atividade tanto no aspecto técnico quanto nas suas inferências socioeconômicas dentro da comunidade (Figura 5).

(21)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 22 Tendo por base as respostas obtidas, interpretaram-se os dados relativos as artes de pesca e aos métodos costumeiramente utilizados nas capturas; aos melhores períodos para a realização da atividade; à experiência dos pescadores entrevistados; às principais espécies de peixes capturadas; ao aumento ou decréscimo das capturas; à. realidade das condições de execução das pescarias; ao destino final da produção obtida; bem como à importância da atividade na disponibilidade de alimento para os membros das famílias dos pescadores e na complementação da renda.

2.3 Análise preliminar do estado trófico do nude

0 estudo conduziu-se durante o período de abril a outubro de 2010, com coletas mensais de amostras de Agua em três pontos distintos do reservatório: próximo A. barragem, na região central e próxima A. margem oposta da barragem. Todas as coletas foram realizadas no período matutino por volta das 10 horas e a profundidade média nos pontos de coleta era de aproximadamente 1,50 metros.

Esta etapa da pesquisa contou com o auxilio de um bote inflável da marca CHALLENGER, com capacidade para três pessoas ou 200 quilos como limite de segurança (Figura 6). A embarcação foi utilizada em medições in locu de alguns parâmetros fisicos e na coleta de amostras de água para posteriores análises laboratoriais.

(22)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 23 Medições in locu de temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido, turbidez e condutividade elétrica foram tomadas com o uso, respectivamente, de termômetro digital, refratômetro, oxirnetro, turbidimetro e condutivimetro, todos eletrônicos portáteis (Figura 7).

Figura 7— Condutivimetro e refratômetro portátil

Os resultados dos parâmetros físico-químicos foram obtidos mediante a média de seus valores nos três pontos amostrados. Em cada coleta foi realizada em campo a leitura de temperatura (°C), salinidade (ups), pH, oxigênio dissolvido (mg/1), condutividade elétrica (uS/cm) e a transparência da Agua foi mensurada com o auxilio do disco de Secchi (m).

As análises fisico-químicas das amostras d'água foram realizadas no Laboratório de Efluentes e Qualidade de Agua — EQUAL do Instituto de Ciências do Mar — LABOMAR/UFC (Figura 8).

(23)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 24 Os resultados dos parâmetros analisados foram obtidos seguindo os procedimentos descritos no Standard Methods for the examination of water and wastewater (APITA; AWWA; WPCF, 2005).

Tabela 3 — Metodologias de análises adotadas segundo Standard Methods for the examination of water and wastewater para os parâmetros fisico-quimicos de qualidade de agua analisados

Parâmetros Métodos

Fósforo Total digestão com persultado de amônio seguido do método do Acido ascórbico Clorofila "a" espectrofotométrico

Nitrogénio Total macro-kjeldahl Amônia Tóxica fenato

Nitrato redução do nitrato a nitrito pela coluna de cádmio

DBO eletrodo de membrana

Colif. Termotolerantes NMP (Número Mais Provável) Fonte: APHA; AWWA; WPCF (2005)

Através dos resultados de fósforo total e de clorofila "a", analisou-se o indice de Estado Tr6fico modificado (IETin) pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), com base nos estudos de Carlson (1977).

0 autor supracitado propôs o Índice de Estado Tráfico, tendo como variáveis a clorofila "a", o fósforo total e a visibilidade do disco de Secchi. 0 estudo realizado considerou como critério na definição de estados tráficos a duplicação da concentração de biomassa de algas, ou seja, cada vez que ocorre uma duplicação nesta concentração, é reconhecido um novo estado tráfico. Assim, devido â. relação inversa entre concentração de biomassa e transparência da água, cada duplicação de biomassa corresponde à metade da transparência. Para que cada duplicação de biomassa de fitoplâncton fosse representada por um valor inteiro, Carlson transformou os valores de transparência em logaritmos de base 2, onde o valor zero da escala representa o valor de máxima transparência constatada em águas continentais, o qual é 41,6 m, medido no lago Masyuko (Japão). 0 valor logaritmo de base 2 mais próximo é 6, fornecendo base para as seguintes equações:

/ETse„,„ = 10 - [6 — log2 (Secchi)] OU

in (Secchi)1 IETsecch, =10 [6

(24)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e analise preliminar... 25 Sendo,

Secchi = a profundidade do disco Secchi (m);

IETsecchi = índice de Estado Tráfico por transparência com disco de Secchi.

Com base nesses resultados, Carlson desenvolveu indices relacionados As concentrações de clorofila "a" e fósforo total, que define o estado tráfico segundo a concentração de biomassa, avaliada através das medidas de transparência do disco de Secchi. Neste aspecto, Sao Paulo (2009) através de análise de regressão linear utilizando as medidas de transparência contra clorofila "a" e fósforo total, chegou As seguintes formulações (equações 3 e 4):

In Tra = 2,04 — 0,68 • ln Cl

Tra = 64'9

PT

Em que,

Tra — transparência da água medida com disco de Secchi (m); Cla — concentração de clorofila "a" (m/1);

PT - concentração de fósforo total (j.tgA); In — logaritmo natural.

Para a estimativa do grau de trofia do reservatório Paus Branco (Madalena/CE), estimou-se preliminarmente o Índice do Estado Trófico modificado por São Paulo (2009), mediante utilização como dados de qualidade de água, apenas clorofila "a" e fósforo total. Datsenko (1999) propôs que os valores de transparência muitas vezes, em reservatórios do NEB, não representam bem o estado de trofia, já que a transparência da água pode ser afetada não somente pela densidade do plâncton, mas também pela elevada turbidez decorrente de material mineral em suspensão.

O fósforo total se correlaciona bem com a Tra, quando este elemento é o nutriente limitante principal de crescimento algal. Esta correlação não existe quando a luz ou temperatura limitam a atividade fotossintética (DUARIE et. al., 1998).

Segundo São Paulo (2009), o IETrn para reservatórios pode ser composto pelo índice do Estado Tráfico para a clorofila "a" — IET(Cla) e o índice do Estado Tráfico para o fósforo — IET(PT), conforme as equações 5 e 6:

(25)

JET(P) =10 x 6—(1,77 0'42•1nPT (6) 1n2 )

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 26

(6 0,92 — 0,34 • ln C/,, ln 2

IET(Cla ) =10x (5)

Sendo,

Cia — concentração de clorofila "a" (nil); PT — concentração de fósforo total ([1g/1).

No período em que estejam disponíveis dados de ambas variáveis, o resultado apresentado nas tabelas do JET será a média aritmética simples dos indices relativos ao fósforo total e a clorofila "a", segundo a equação 7:

IET„, = JET(Pr ) -F JET(Cia

)

2 (7)

Os limites estabelecidos para as diferentes classes de trofia para reservatórios são apresentados na tabela 4:

Tabela 4 — Classificação do estado trófico para reservatórios segundo índice de Carlson Modificado

Classificação do Estado Trófico para Reservatórios

Estado Trófico Ponderação Secchi (m) Pow (mg.111-3) Clorofila "a" (mg.m-3) Ultraoligotrófico JET < 47 S > 2,4 P < 8 Cia < 1,17 Oligotrófico 47 < IET < 52 2,4 > S> 1,7 8 <P < 19 1,17 < CIa < 3,24 Mesotrófico 52 <IET<59 1,7>S> 1,1 19<P52 3,24 <Cia < 11,03 Eutrófico 59 <IET<63 1,1 >S> 0,8 52 <P<120 11,03 < Cla < 30,55 Supereutrófico 63 <LET< 67 0,8 >S> 0,6 120 <P<233 30,55 <Cia < 69,05 Hipereutrófico IET > 67 0,6> S 233 <P 69,05 < Cla Fonte: Sao Paulo (2009)

(26)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 28 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Diagnóstico da pesca

Mediante as entrevistas realizadas, constatou-se que as artes de pesca utilizadas pelos pescadores da comunidade são basicamente a rede de espera ou "galão", com dimensões médias de, aproximadamente, 100 metros de comprimento e 1,50 metros de altura, apresentando flutuadores de isopor na tralha superior e uma fileira de peças pequenas de chumbo na tralha inferior da rede; contém também garrafas PET nas extremidades para sinalização da rede dentro d'água. Nessa pesca com "galão", o pescador entra na água usando uma câmara de ar de pneu de caminhão para lançar o mesmo pela Agua (Figura 9). Os pescadores também fazem uso de redes tipo tarrafa, varas de pescas artesanais feitas com pedaços de bambus, linha de nylon com anzol amarrado em uma das extremidades e landuás para a pesca de pequenos peixes próxima as margens do açude. Somente um pescador relatou o uso de espinhéis em suas pescarias.

Figura 9 — Pesca com rede de espera realizada no nude Paus Branco

No aspecto técnico da atividade, os pescadores relataram uma grande dificuldade encontrada para pescar: as macráfitas aquáticas dificultam a utilização da principal arte usada pela grande maioria, o "galão". Essa modalidade de pesca, segundo os pescadores, seria mais eficaz se o "galão" fosse colocado à noite e recolhido na manhã do dia seguinte; o grande problema seria a massa de macrófitas aquáticas presente no local que se desloca,

(27)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 29 principalmente durante a noite, e acaba danificando ou propiciando a perda do material de pesca (Figura 10).

Figura 10 — Massa de macrófitas aquáticas no espelho d'água do açude Paus Branco

Quase a totalidade dos entrevistados (99%) pesca no reservatório desde sua infância, com média de 30 anos de profissão. Todos explanaram que o melhor período para pescar é após o período chuvoso, quando o açude recebe as águas pluviais e acontece o deslocamento de algumas espécies de peixes para o local. Foi relatado, ainda pelos mesmos, que houve um acréscimo significativo nas capturas de traíra (Hoplias malabaricus) ao longo dos anos de pesca e, concomitantemente, a diminuição das capturas de tildpia do Nilo (Oreochromis niloticus).

Do ponto de vista dos entrevistados, a pesca tem uma contribuição impar no complemento das suas rendas familiares, além de muitas vezes servir como fonte de proteína animal em épocas de estiagem. 0 destino primário da produção pesqueira é o consumo pelas famílias dos pescadores, sendo o excedente comercializado dentro da própria comunidade e/ou na sede do município de Madalena/CE. Alguns também chegam a doar parte da produção pesqueira para conhecidos ou a utilizar os menores espécimes como iscas, com isso, não existe desperdício dos peixes capturados não importando seus tamanhos.

(28)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 30 3.1.1 Características ecológicas das principais espécies capturadas

As principais espécies de peixes com captura informada pelos pescadores entrevistados, exceção de piau (Leporinus obtusidens); muçum (Synbranchus marmoratus); e piavuçu (Leporinus spp.), puderam ser identificadas nas pescarias experimentais realizadas na presente pesquisa:

Cichlasoma orientale (Card-preto)

Peixe carnívoro que também pode se alimentar de escamas e sementes. Possui cuidado parental e maior atividade reprodutiva nos meses de elevada precipitação. E encontrado em águas de pouca profundidade e utiliza macrófitas como possíveis locais de proteção e alimentação (GURGEL; BARBIERI; VIEIRA, 1994).

Figura 11 — Espécime de card-preto (Cichlasoma orientate) capturado no açude Paus Branco, Madalena/CE Oreochromis niloticus (Tilápia do Nilo)

Nativas da Africa, podem ser encontradas em vários países de clima tropical e/ou subtropical onde foram introduzidas intencionalmente ou acidentalmente, com faixa de temperatura ótima de desenvolvimento entre 20°C e 30°C. E uma espécie fitoplanctófaga com tendência a onívora; apresenta boa resistência aos baixos níveis de oxigênio na água e boa resistência a doenças. Possui precocidade sexual e alta prolificidade em ambientes lenticos (MOREIRA et. al., 2001) .

(29)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 31

Figura 12 — Exemplar de tildpia do Nilo (Oreochromis niloticus) capturado no açude Paus Branco, Madalena/CE

Hoplias malabaricus (Traira)

Apresenta ampla distribuição geográfica, ocorrendo em quase todas as bacias hidrográficas da América do Sul. Habita preferencialmente águas de pouca correnteza e fundo lodoso, nas margens ou em Areas protegidas por macrófitas. Possui grande poder de adaptação, sendo capaz de resistir as condições mais adversas, por isso pode ser encontrada tanto em ambientes bem oxigenados quanto em ambientes relativamente anóxicos. predadora piscívora com maior atividade durante a noite. Sua desova é parcelada e ocorre em águas lênticas ao longo do ano. Os ovos são depositados em águas pouco profundas e os machos protegem a prole (PAIVA, 1974).

(30)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 32 Prochilodus cearensis (Curimatd)

Peixe pertencente d. família Prochilodontidae, é nativo das bacias nordestinas, principalmente as cearenses, podendo ser encontrada em parte do Sudeste. Essa espécie apresenta como principal característica a boca protáctil, que permite a exploração de substratos diferenciados no sedimento. Não é territorialista tampouco realiza cuidado parental. Tem hábito alimentar detritivoro (pequenos invertebrados e matéria orgânica em decomposição, existente no fundo de lagos e rios). Realizam migração reprodutiva (piracema), sendo acompanhados por espécies carnívoras que a utilizam como alimento (DOURADO, 1981).

Figura 14— Exemplar de curimatd (Prochdodus cearensis) capturado no nude Paus Branco, Madalena/CE

Hypostomus spp. (Cascudo ou Bodó)

Os peixes desse gênero possuem boca inferior com grandes lábios e sua parte anterior do corpo é coberta por três ou mais séries de placas ósseas. São herbívoros e detritivoros, alimentando-se de algas e microrganismos aderidos ao substrato rochoso do fundo de rios e lagos por meio de raspagem. Apresentam respiração acessória, proporcionando-os resistência a baixas concentrações de oxigênio dissolvido na água. Distribuem-se desde trechos lóticos de rios até lagos ou poças d'água. Constroem ninhos no fundo dos rios ou lagos para reprodução (WEBER, 2003).

(31)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 33

Figura 15 —Espécime de cascudo ou bod6 (Hypostomus spp.) capturado no nude Paus Branco, Madalena/CE

Trachelyopterus galeatus (Cangati)

Tem distribuição geográfica abrangente A. quase totalidade das bacias hidrográficas da América do Sul. A biologia reprodutiva da espécie é pouco conhecida. Alimentam-se preferencialmente de camarões e artrópodes terrestres e possui comprimento médio de 20 cm para exemplares adultos. Os machos possuem um órgão copulador, resultado de uma diferenciação dos primeiros raios da nadadeira anal, que possibilita a fecundação interna. (GODINHO, 1996).

(32)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 34 Astyanax spp. (Piaba)

Peixe de hábito onívoro-insetívoro, com ampla distribuição na América Latina, ocorrendo desde a bacia do rio Prata até o sudoeste dos Estados Unidos. Devido ao pequeno porte, não possui valor econômico significativo, tendo sua comercialização de caráter local. Apresenta grande importância como espécie forrageira. Desloca-se em cardumes e tem

period° reprodutivo longo com desova parcelada (BARBIFRI; SANTOS; SANTOS, 1982).

Figura 17— Exemplar de piaba ou lambari (Asiyanax spp.) capturado no nude Paus Branco, Madalena/CE

Segundo Rosa et. al. (2005), cerca de 240 espécies de peixes pertencentes a sete ordens tenham sido registradas no NEB. Entretanto, afuniaram que este número poderia ser maior se esforços fossem tomados para identificar a ictiofauna das bacias hidrográficas da região.

Chellappa et. al. (2009) pesquisando grandes reservatórios no Semiárido do Rio Grande do Norte coletaram, durante o período de baixas precipitações da regido, exemplares de 12 espécies pertencentes a 4 ordens e 9 famílias. Todas as espécies capturadas na presente pesquisa estão entre as espécies citadas pelos mesmos, sendo que as espécies mais encontradas na região estudada também foram as que tiveram mais significância nos resultados deste trabalho. Além disso, outros trabalhos realizados no NEB, como Costa, Novaes e Peretti (2007); Teixeira e Gurgel (2005), também corroboram com os resultados obtidos.

Lazzaro et. al. (1999), examinando a estrutura trófica das comunidades de açudes do NEB, analisaram o comportamento alimentar e padrão de predação dos peixes sobre o zooplâncton. Concluíram que o diagnóstico ecológico das comunidades fcticas indispensável para o monitoramento dos açudes da região e que o conhecimento dos efeitos

(33)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 35 das interações tróficas entre peixes sobre a qualidade da Agua e o crescimento das espécies é diretamente aplicável ao controle da eutrofização, através da maior diversidade de espécies nativas que se alimentam em diferentes níveis da cadeia trófica. Neste aspecto, Nunes, Lmaro e Peret (2002) analisaram o sinergismo peixe-peixe e peixe-meio ambiente, para as condições ecológicas e socioeconômicas dos pequenos açudes do NEB, comparando os efeitos da combinação de algumas espécies em mesocosmos, obtendo relações de crescimentos e de produção das espécies envolvidas.

Paiva et. al. (1994) desenvolveram modelos lineares para previsão da produtividade pesqueira em função do número de predadores, area do reservatório e do número de pescadores, com base em dados de 17 grandes açudes do Nordeste brasileiro. Os autores abordaram, ainda, aspectos relacionados A. produtividade relativa das espécies, em conformidade com as composições das capturas.

3.2 Análise preliminar do estado trófico do açude

Os valores médios dos principais parâmetros de qualidade de Agua coletados nos pontos amostrais do açude Paus Branco durante a pesquisa foram listados na tabela 6:

Tabela 6 — Valores médios dos principais parâmetros de qualidade de água analisados

Parâmetros Meses

Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Média

Fósforo Total (jig/1) 70,7 50,7 52 35,7 27,7 30,3 36 43,3

Clorofila "a" (jig/1) 2,3 3,2 4 6,4 4,9 4,2 7,7 4,7

Nitrogénio Total (µg/1) 120 88 137 112 103 93 131 112

Amônia Total (mg/1) 31 17 30 9 13 15 14 18,4

Nitrato (1.1g/1) 36,7 3,7 16,7 9 21 15 14 16,6 DBO (mg02/1) 6,2 9,4 15,7 5,6 3,4 3,4 10,8 7,8

Colif. Fecais (UFC/ml) 174 74 7 7 5 3 120 56

Utilizando-se dos resultados das análises fisico-quimicas das concentrações de clorofila 'a' e fósforo total, foram calculados os liETn, dos meses de coleta das amostras de Agua e plotados nos gráficos representados nas figuras 18, 19 e 20:

(34)

ÍNDICE DE ESTADO TR6FICO (Cla) 70,00 66,00 62,00 58,00 54,00 50,00 \ Meses c

fr 0

4%. Va lor A bso lu to

ÍNDICE DE ESTADO TROFICO (PT)

Va lo r A bso lu to 70,00 - 66,00 - 62,00 - 58,00 - 54,00 - 50,00

e

G.,

6‘.

0 Meses

ÍNDICE DE ESTADO TROFICO

70,00 - 66,00 - 62,00 - 58,00 - 54,00 - 50,00 Va lor A bs o lu to Meses

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 36

Figura 18— Gráfico do Índice de Estado Trófico para Clorofila "a"

Figura 19— Gráfico do Índice de Estado Trófico para Fósforo Total

(35)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 37 Em uma análise preliminar, o Índice de Estado Trófico Modificado (IETm) do açude Paus Branco, no período de abril a outubro de 2010, oscilou dentro do estado eutrófico (classe 3). Embora seus valores ainda estejam indicando uma tendência A. diminuição para o nível mesotrófico de trofia (classe 2) de acordo com os limites estabelecidos na Resolução CONAMA n° 357 de 2005. Todavia, nesse trabalho, de caráter preliminar, não foi considerada a variação das componentes do IETm no perfil completo da coluna d'água e próximo ao substrato, onde podem ser encontradas as maiores concentrações de fósforo. Considerando-se a concentração de macrófitas aquáticas flutuantes, a característica da grande presença desses organismos faz com que o LET., possa ser considerado de classe 3 ou até 4.

Figueiredo, Vieira e Mota (2006) realizaram um estudo em corpos aquáticos lenticos do Nordeste do Brasil utilizando o IETm que comparou três reservatórios e chegaram

a

conclusão de que o referente índice pode ser uma ferramenta para facilitar avaliações comparativas no caso de diferentes caracterizações. Neste sentido, o IETin proporciona uma avaliação da qualidade dos corpos hídricos de uma mesma região de forma prática e de fácil interpretação e comparação. Inferências semelhantes também foram comprovadas por Duarte et. al. (1998) e Duarte et. al. (1997).

Entretanto, a oscilação entre as consequências positivas e negativas dependerá, geralmente, da capacidade de assimilação de nutrientes do corpo d'água (Tabela 7).

Tabela 7— Características dos estados tróficos de reservatórios hidricos

Item Níveis de trofia

Ultraoligotrófico Oligotrófico Mesotrófico Eutrófico Hipereutrófico

Biomassa Quantidade de cloroficeas e/ou cianoficeas Dinâmica de produção Prejuízo aos usos múltiplos Bastante baixa Baixa Bastante baixa Baixo Reduzida Baixa Baixa Baixo Média Variável Média Variável Alta Alta Alta Alto Bastante alta Bastante alta Alta, instável Bastante alto Fonte: Salas e Martino (1991)

Com relação ao IET(Cla) e ao IET(PT), Sao Paulo (2009) ressalta que num corpo hidrico onde o processo de eutrofização é evidenciado, o estado tráfico determinado pelo EET(Cla) coincidirá com o estado tráfico determinado pelo IET(PT). JA nos corpos hídricos em

(36)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 38 que o processo esteja limitado por fatores ambientais, como a temperatura da água ou a baixa transparência, o lET(Cla) ill refletir esse fato, classificando o estado tráfico em um nível inferior àquele determinado pelo IET(Pr). Além disso, caso sejam aplicados algicidas, a conseqüente diminuição das concentrações de clorofila "a" resultará em uma redução na classificação obtida a partir do seu índice.

Datsenko (1999), estudando aspectos da aplicação de indices de estados tráficos na água de reservatórios do estado do Ceará, observou, por comparação na aplicação de alguns métodos, que aqueles envolvendo medições de transparência da água não apresentavam resposta significativa, devido, provavelmente, à turbidez não algal, razão pela qual não se analisou o IET(Secchi) neste trabalho. 0 referido autor não fez alusão quantificação desta interferência na transparência da água.

Estudando a variabilidade da aplicação de indicadores de estados tráficos de lagos em reservatórios, Walker (1980) verificou que a turbidez resultante da invasão de Aguas turvas dos afluentes poderia ser subtraída nas avaliações desses indicadores pela transparência da água.

Através de sua proposição inicial, o referido autor chegou à seguinte equação: 1

TNA= (8)

Secchi+ 0,025 Cia Sendo,

TNA = turbidez não algal;

Secchi = transparência de Secchi em metros; Cia = concentração de clorofila "a" em mil.

Na busca pelo entendimento dos processos ambientais evidenciados no açude Paus Branco, contemplou-se ainda algumas possíveis fontes de poluição alóctone. Com isso, buscaram-se práticas que pudessem colaborar, em longo prazo, com a diminuição da disponibilidade do mesmo aos múltiplos usos dos próprios assentados, que têm no açude Paus Branco uma importante fonte de abastecimento de água para consumo e diversos fms.

Dentre as principais problemáticas encontradas puderam ser destacadas a criação de gado bovino e caprino As margens do açude (Figura 21).

(37)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 39

Figura 21— CriacAo de animais as margens do açude Paus Branco, Madalena/CE

As criações desses tipos de gado na comunidade têm como característica a livre dessedentação (Figura 22), onde os animais costumam beber água e defecar e/ou urinar, o que gera uma considerável entrada direta de matéria orgânica no corpo hídrico.

Figura 22— Dessedentacdo de gado bovino no açude Paus Branco, Madalena/CE

Outra prática evidenciada no nude foi a modalidade de agricultura implantada pela comunidade, o "plantio de vazante"; esse tipo de agricultura aproveita as areas úmidas próximas aos corpos hidricos nos períodos secos para aumentar a produtividade das culturas.

Na comunidade Paus Branco, os cultivos mais realizados são de feijão e milho, com a utilização de defensivos agrícolas e fertilizantes, geralmente, acima das concentrações exigidas pelas plantas. A area utilizada para essa pratica tem uma característica peculiar que torna a atividade agrícola ainda mais nociva: a declividade média do entorno do nude é

(38)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 40 bastante acentuada, favorecendo tanto o escoamento superficial gerado pela pluviosidade quanto a percolação da água infiltrada.

Segundo Von Sperling (2005) os fertilizantes adicionados em excesso pelos agricultores, ou seja, fontes de nitrogênio e fósforo e a redução da capacidade de infiltração do solo gerada pela substituição das matas ciliares por monoculturas formam uma condição favorável a uma etapa intermediária no processo de "deterioração" de um reservatório hídrico. Nessa atividade a mata ciliar do açude é retirada para o cultivo de culturas destinadas ao consumo humano (Figura 23) e ocorre a adição de defensivos agrícolas em horticulturas muito próximas ao açude (Figura 24), onde as substâncias agrotóxicas em excesso são carreadas pela água da chuva, podendo contaminar a Agua de abastecimento.

Figura 23 —Ao fundo, Area desmatada destinada ao plantio de vazante

(39)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e analise preliminar... 41 Outra prática não conservacionista comumente visualizada na comunidade é a queima de resíduos sólidos ao ar livre (Figura 25). Tal prática é incentivada pela ausência total de coleta pública de lixo e pode servir como fonte pontual de poluição do ar e geradora de resíduos eventualmente carreados ao reservatório estudado.

(40)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 42 4 CONCLUSÕES

A pesca realizada no

nude

Paus Branco tem como característica principal a rusticidade dos métodos empregados e das artes de pesca utilizadas. Para a captura dos peixes são usadas redes de espera, tarrafas, linhas de mão, landuás e ocasionalmente espinhdis com diferentes tamanhos (números) de anzóis (principalmente 5/0 e 6/0); sendo a pesca com rede de espera realizada com auxilio de câmaras de ar de pneus para flutuação. Dentre os principais peixes capturados no reservatório destacam-se a trafra (Hoplias malabaricus) e a tildpia do Nilo (Oreochromis niloticus), que estão, segundo relatos dos pescadores locais, com captura em alta e em queda, respectivamente.

Quanto à importância da atividade pesqueira na vida da comunidade, foi constatado que a pesca contribui significativamente durante os períodos de estiagem, onde a produção agrícola sofre mais perdas. A produção da captura é destinada para o consumo familiar e o excedente comercializado no mercado consumidor local, representando uma fonte impar de renda para o sertanejo.

Preliminarmente o indice de Estado Trófico Modificado (IET,n) do

nude

Paus Branco encontra-se com o valor indicativo de estado eutrófico, tendendo ao mesotrófico. Contudo, analisando-se a concentração de macrófitas aquáticas flutuantes observadas, pode-se inferir a elevação em uma classe na escala de trofia do reservatório.

Entretanto, perspectivas futuras indicam que se deve preocupar com as práticas não conservacionistas adotadas pela comunidade circunvizinha ao

nude.

0 aporte de nutrientes por matéria orgânica de origem animal e pelo escoamento superficial, além da percolação gerada pelo desmatamento da mata ciliar são algumas situações que podem promover a aceleração do processo de eutrofização do corpo hídrico estudado.

(41)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 43 REFERÊNCIAS

ACACE. ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO AGRÍCOLA DO ESTADO DO CEARA. Plano de recuperação do projeto de assentamento Sao Joaquim, Madalena-CE. Fortaleza, 2005.

APHA; AWWA; WPCF. Standard methods for the examination of water and wastewater. 190 ed. Washington: 2005.

BARBIERI, G.; SANTOS, M. U. R.; SANTOS, J. M. Época de reprodução e relação peso comprimento de duas espécies de Astyanax (Pisces, Characidae). Pesquisa Agropecuária Brasileira, 17:1057-65, 1982.

BEZERRA, M. do C. de L.; MUNHOZ, T. M. T. Gestic) dos Recursos Naturais: subsídios elaboração da Agenda 21 brasileira. Brasilia: Ministério do Meio Ambiente; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Consórcio TC/BR/FUNATURA, 2000. 200p.

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Conselho Nacional de Meio Ambiente — CONAMA. Resolução n° 357, de 17 de março de 2005: dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes. Disponível em: http://www.mma.gov.br>. Acessado em 17/04/2010.

BUCKUP, P. A.; MENEZES, N. A.; GHAZZI, M. S. Catálogo das espécies de peixes de água doce do Brasil. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2007. 195p.

CARLSON, R. E. Atrophic state index for lakes. Limmology and Oceanography. v. 22, n. 2, p. 261-269, 1977.

CEARA, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (1PECE). 2009. Anuário estatístico do Ceará 2009. Disponível em: <http://www2.ipece.ce.gov.br/publicacoes/ anuario/anuar1o2009/index.htm>. Acessado em 23/06/2010.

CHELLAPPA, S.; BUENO, R. M. X.; CHELLAPPA, T.; CHELLAPPA, N. T.; VAL, V. M. F. A. e. (2009). Reproductive seasonality of the fish fauna and limnoecology of semi-arid Brazilian reservoirs. Limnologica. 39: 325-329.

(42)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e analise preliminar... 44 COSTA, R. S. da; NOVAES, J. L. C.; PERETTI, D. Estudos ictiológicos e pesqueiros em Aguas interiores do Rio Grande do Norte. Mossoró: UFERSA, 2007. p. 2-4.

DATSENKO, I. S. Estudo da qualidade da água dos reservatórios do Estado do Ceará. CNPq — Relatório, Fortaleza, 1999. 188p.

DOURADO, O. F. Principais peixes e crustáceos dos açudes controlados pelo DNOCS. Fortaleza: Convênio SUDENE/DNOCS. 1981. 40p.

DUAR1E, M. A. C.; CEBALLOS, B. S. O. de; FREITAS, E. B. P. de; MELO, H. N. S.; KONIG, A. Utilização dos indices do estado trófico (IET) e de qualidade de água (IQA) na caracterização liinnológica e sanitária das lagoas do Bonfim, Extremáz e Jiqui (RN): análise preliminar. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁR1A E AMBIENTAL, 30., 1997, Foz do Iguaçii. Anais... Foz do Iguaol: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997. p. 2061-2073.

DUARTE, M. A. C.; CEBALLOS, B. S. O. de; KONIG, A.; MELO, H. N. S.; ARAOJO, J. A. H. de. 0 índice do estado trófico de Carlson (IET) aplicado em corpos aquáticos lênticos do Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA YAMBIENTAL, 26., 1998, Lima. Resumes... Lima: Asociación Peruana de Ingenieria Sanitária y Ambiental, 1998. p. 1-5.

ES [EVES, E de A. Fundamentos de Limnologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciencia, 1998. 602p.

FIGUEIREDO, M. C. B. de; VIEIRA, V. P. P. B.; MOTA, F. S. B. Avaliação do risco de eutrofização em reservatórios da bacia do Acarafi, Ceará, Brasil. Revista Tecnol. Fortaleza, v. 27, n. 2, dez. 2006. p. 179-189.

GODINHO, A. L. Peixes do Parque Estadual do Rio Doce. Belo Horizonte: IEF/UFMG. 1996. 48p.

GURGEL, H. C. B.; BARBIERI, G.; VIEIRA, L. J. S. Biologia populacional do "Cal-A",

Cichlasoma bimaculatum (Linnaues, 1754) (Perciformes, Cichlidae) da Lagoa Redonda,

Nizia Floresta/RN. Revista Unimar, 16(2):263-73, 1994.

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇA." 0 E REFORMA AGRÁRIA. INCRA/CE. Relatório do PA São Joaquim. Fortaleza, 1994.

(43)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 45 LAZZARO, X.; OLIVEIRA, V. S.; RIBEIRO, R.; MATA, M.; WILLADINO, L.; BOUVY, M.; SALES, L. Relações tróficas entre peixes e plâncton nos açudes do Semi-Árido de Pernambuco, Workshop Project Açudes. Recife, 1999. 15p.

MEDEIROS, R. M.; ARAÚJO, J. C. de; MEDEIROS, P. H. A. Balanço hidrico e aporte de sedimentos a reservatório de médio porte: estudo caso Bengué, Ceara. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HiDRICOS, 18., 2009, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Associação Brasileira de Recursos Hidricos, 2009. 12p.

MENEZES, R. S. de. Lista dos nomes vulgares de peixes de Aguas doces e salobras da zona seca do nordeste e leste do Brasil. [SI]: Fundação Guimarães Duque, 2001. 160p.

MOREIRA, H. L. M.; VARGAS, L.; RIBEIRO, R. P.; ZIMMERMANN, S. (org.). Fundamentos da Moderna Aquicultura. Editora ULBRA, Canoas, 2001. p. 91-95.

NUNES, Z. M. P.; LAZZARO, X.; PERET, A. C. (2002). Interaction effects between omnivorous Nile tilapia, tambaqui, common carp and curimatã pacu on fish yield and water quality of polyculture ponds in Semi-Arid brazilian Northeast. In: World Aquaculture 2002. Book of abstracts. Beijing. p. 550-550.

PAIVA, M. P. Crescimento, alimentação e reprodução da traira (Hoplias malabaricus) no Nordeste brasileiro. São Paulo: Instituo de Biociências - USP, 1974. 142p.

PAIVA, M. P.; PETRERE JUNIOR, M.; PETENATE, A. J.; NEPOMUCENO, F. H.; VASCONCELOS, E. A. (1994). Relationship between the number of predatory fish species and fish yield in large North-Eastern Brazilian reservoirs. In: COWX, I. G. (ed.).

Rehabilitation of freshwater fisheries. Fishing News Books, U. K. London. p. 120-129.

PEREIRA, R. C. M.; SILVA, E. V. Solos e vegetação do Ceará: características gerais. In: SILVA, J. B. da; CAVALVANTE, T. C.; DANTAS, E. W. C.; SOUSA, M. S. de. (eds.). Ceará: um novo olhar geográfico. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza, 2005. 480p.

PINHEIRO, L. de S. Implicações do saneamento rural na qualidade dos recursos hidricos no semiárido nordestino: o caso do Assentamento 25 de Maio, Ceará. 2010. 47p. Exame de Qualificação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) — PRODEMA, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2010.

PINHEIRO, F. D. Açudagem particular em cooperação no Ceará. Fortaleza: DNOCS, 2004. 736p. (Série conViver, 1),

(44)

RIBEIRO, D. C. Diagnóstico da pesca e análise preliminar... 46 ROSA, R. S., MENEZES, N. A., BRITSKI, H. A., COSTA, W. J. E. M., GROTH, F.

Diversidade, padrões de distribuição e conservação dos peixes da Caatinga. In: Leal, I. R., TABARELLI, M., SILVA, J. M. C. (eds.). Ecologia e Conservação da Caatinga. Editora UFPE, Recife, 2005. P. 135-180.

SALAS, H. J.; MARTINO, P. (1991). A simplified phosphorus trophic state model for warm-water tropical lakes. Wat. Res., vol 25, n° 3, pp 341-350.

SAO PAULO, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CEIESB). 2009. Relatório de qualidade das Aguas superficiais do Estado de Sao Paulo: Apêndice B. 28p. Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/publicacoes.asp>. Acessado em 10/08/2010.

, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). 2008. Relatório de qualidade das Aguas superficiais do Estado de São Paulo: Apêndice B. 28p. Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/publicacoes.asp>. Acessado em 08/12/2009.

TEIXEIRA, J. L. A. de; GURGEL, H. C. B. Ocorrência e distribuição temporal da ictiofauna do açude Riacho da Cruz no Rio Grande do Norte. Revista Ceres, 52(300):317-324, 2005.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das Aguas e ao tratamento de esgotos. Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental/UFMG. 3 ed. Belo Horizonte, 2005. 425p.

WALKER, W. W. Jr. (1980) Variability of trophic state indicators in reservoirs. In: Restoration of Lakes and Inland Waters. U. S. A. EPA-440/5-81-010. p 344-348.

WEBER, C. Subfamily Hypostominae. In: REIS, R. E.; KULLANDER, S. O.; FERRARIS JUNIOR, C. J. (orgs.). Check list of the freshwater fishes of South and Central America. Editora da PUC-RS. Porto Alegre, 2003. p.351-372.

(45)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 47 APÊNDICE — Questionário aplicado no diagn6stico da atividade pesqueira

Diagnóstico da Pesca no Açude Paus Branco, Madalena/CE

Idade do entrevistado: 1. A quanto tempo pesca?

2. Qual a arte de pesca utilizada? I. Galdo ( ) 2. Tarrafa ( ) 3. Vara ( ) 4. Espinhei ( ) 5. Linha de mac) ( ) 6. Outras ( )

Tamanho da malha / anzol

3. Qual o melhor período para a pesca?

4. Enfrenta alguma dificuldade para pescar? 1. Sim ( ) Qual?

2. Nab ( )

(46)

RIBEIRO, D. C. Diagnostico da pesca e análise preliminar... 48 6. Alguma espécie teve sua captura aumentada ou diminuída?

1. Sim() - Aumentada: - Diminuída:

2. Mao ( )

7. 0 que faz com o peixe capturado? 1. Consumo próprio ( ) 2. Vende ( ) 3. Doa ( ) 4. Outro ( ) 8. Se vende, 1. Pra quem: 2. Preço do quilo: 3. Preço da unidade: 9. Dados Socioeconiimicos: 1. Tipo de casa: 2. N° de pessoas: 3. Renda familiar:

Referências

Documentos relacionados

DEISE STOLF KRIESER LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECIVAS LITERATURAS MESTRE PARCIAL DEIVI EDUARDO OLIARI COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA E

Neste trabalho, a fim de diagonalizar alguns Hamiltonianos de modelos magn´ eticos, ´ e realizada uma revis˜ ao em mecˆ anica quˆ antica no cap´ıtulo 2, bem como s˜ ao expostos

A interpretação isolada da lei pode levar à conclusão de que a única exceção à realização de esterilização durante os períodos de parto, aborto ou puerpério é o caso de

Apresentam-se os dados, relativos ao concelho de Lisboa, obtidos não só na avaliação das característi- cas microbiológicas de refeições servidas em unida- des de

Essas tensões de seqüência negativa, quando transformadas para um referencial síncrono, transformam-se em componentes harmônicas com o dobro da freqüência fundamental e dão origem

Na relação entre a “tradição” lingüística brasileira e a lingüística geral, minha prática nessa história aponta para o deslocamento e a

- s g &#34;.. Assim pode mos observar que dezembro é o mês com maior influência estacionai positiva, com a produção de leite 9,40% mais elevada do que no mês típico, em média.

O objetivo nesse estudo foi avaliar comparativamente in vitro, em mandíbulas de poliuretano, por meio de teste de carregamento linear, a resistência de 3 tipos de fixação para