• Nenhum resultado encontrado

A inovação proposta pelo condomínio sustentável: Nuances para a Arquitetura e Engenharia Civil na idealização do lugar propício ao lar / The innovation proposed by the sustainable condominium: Nuances for Architecture and Civil Engineering in the idealiza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A inovação proposta pelo condomínio sustentável: Nuances para a Arquitetura e Engenharia Civil na idealização do lugar propício ao lar / The innovation proposed by the sustainable condominium: Nuances for Architecture and Civil Engineering in the idealiza"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A inovação proposta pelo condomínio sustentável: Nuances para a Arquitetura e

Engenharia Civil na idealização do lugar propício ao lar

The innovation proposed by the sustainable condominium: Nuances for

Architecture and Civil Engineering in the idealization of the right place for the

home

DOI:10.34117/bjdv6n5-048

Recebimento dos originais: 09/04/2020 Aceitação para publicação: 05/05/2020

Mateus Santos de Farias

Graduado em Administração pela Faculdade de Tecnologias e Ciências – FTC, Bahia Brasil. Empresário no ramo de prestação de serviços para distribuidoras de energia desde 2009 em todo

Brasil.

Email: mateusfarias@elecad.com.br

Débora Araújo Leal

Pós Doutora em Docência e Pesquisa Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR – Argentina; Coordenadora Pedagógica do Município de Feira de Santana-BA e Professora

do Instituto de Educação Social e Tecnológico da Bahia. Email: delleal8@hotmail.com

RESUMO

O presente estudo é exponeceado nas contribuições do condomínio sustentável para qualidade de vida e beneficiamento ambiental bem como alternativas para a Engenharia Civil e a Arquitetura, a questão norteadora desta investigação está estruturada em: De que maneira a implantação do Condomínio Sustentável pode contribuir para a qualidade de vida e beneficiamento ambiental? Nesse sentido traça-se como objetivo geral do estudo: Analisar como a implantação do Condomínio Sustentável pode contribuir para a qualidade de vida e beneficiamento ambiental. E por objetivos específicos: Demonstrar os princípios sustentáveis para a implantação do empreendimento; Destacar os benefícios fiscais e tributários promovidos pelo Condomínio Sustentável. Na metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico fundamentada em Gil (2009), que se dá através de leituras de material publicados em livros, artigos, sites, neste viés travou-se um diálogo com os seguintes teóricos: Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos (2008); Rizzoni; Tobias; Del Bianchi (2012). Franco (2011); Mascaro (2003); Rossetto (2005); Bustos Romero (2001). Através das análises realizadas, foi possível constatar que o inédito e maior diferencial desse empreendimento está na área comercial localizada em pontos estratégicos da entrada do condomínio disponíveis para aluguel para investidores e terceiros que queiram usufruir do espaço para comércio de produtos e serviços variados, traz de benefícios diretos e indiretos para os moradores em torno de 50% de um salário mínimo de receita mensal tornando esse o mais inovador dos empreendimentos condominiais de residência no Brasil.

Palavras chave:Condomínio Sustentável, Qualidade de vida, Beneficiamento ambiental. ABSTRACT

The present study is exposed in the contributions of the sustainable condominium for quality of life and environmental improvement as well as alternatives for Civil Engineering and Architecture, the guiding question of this investigation is structured in: How the implementation of the Sustainable Condominium can contribute to the quality of life and environmental improvement? In this sense, the

(2)

general objective of the study is outlined: To analyze how the implementation of the Sustainable Condominium can contribute to the quality of life and environmental improvement. And for specific objectives: Demonstrate sustainable principles for the implementation of the enterprise; Highlight the fiscal and tax benefits promoted by the Sustainable Condominium. The methodology was based on qualitative research of a bibliographic nature based on Gil (2009), which occurs through readings of material published in books, articles, websites, in this bias a dialogue was held with the following theorists: Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos (2008); Rizzoni; Tobias; Del Bianchi (2012). Franco (2011); Mascaro (2003); Rossetto (2005); Bustos Romero (2001). Through the analyzes carried out, it was possible to verify that the unprecedented and greatest differential of this enterprise is in the commercial area located in strategic points of the entrance of the condominium available for rent for investors and third parties that want to enjoy the space for commerce of varied products and services, brings direct and indirect benefits for residents of around 50% of a minimum wage of monthly income making this the most innovative of condominium housing developments in Brazil.

Keywords: Sustainable Condominium, Quality of life, Environmental improvement.

1 INTRODUÇÃO

O propósito deste estudo é analisar como a implantação do Condomínio Sustentável pode contribuir para a qualidade de vida e beneficiamento ambiental. Como objetivos específicos traçou-se: demonstrar os princípios sustentáveis para a implantação do empreendimento; destacar os benefícios fiscais e tributários promovidos pelo Condomínio Sustentável.

Frente a esta problemática e objetivos traçou-se um breve apanhado histórico sobre o condomínio sustentável trata de um empreendimento onde busca o menor impacto ambiental dentro de sua utilização, oferece mais qualidade de vida aos seus usuários, promove o aproveitamento de materiais reciclados em sua estrutura, além de ter setores de produção onde gera gás através do tratamento do esgoto (biodigestor), energia com placas solares e turbinas eólicas e água com o sistema de aproveitamento pluvial. . (Rizzoni; Tobias; Del Bianchi, 2012).

E nesse contexto, esse inovador empreendimento por ser altamente sustentável ele é beneficiado por isenções, incentivos e descontos fiscais e tributários como por exemplo o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU verde praticado por grande parte dos municípios no Brasil.

Assim, o principal objetivo dos setores produtivos é trazer o diferencial desse empreendimento que proporcionará não somente uma residência de qualidade e sustentável, bem estar, com menor impacto ao meio ambiente, mas como gerar renda pra esses usúarios.

Através da comercialização do excesso gerado por esses setores, além de abastecer as lojas comerciais integradas ao empreendimento que serão parte geradora de renda através dos alugueis a terceiros.

(3)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nota-se na pós modernidade que os empreendimentos com o status em planejamento, em fase de construção e construídos seguem uma mesma linha convencional da construção civil, apelando pra uma concorrência desleal em alguns momentos com intuito de reduzir custos para manter seus altos lucros resultam em construções de má qualidade e de espaços escassos para seus usuários sem nenhum tipo de estudo e preocupação com o futuro do meio ambiente e sobre seus resíduos gerados. (Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos, 2008).

As construtoras oferecem o mínimo possível e trabalham no limite do permitido por lei em seus empreendimentos, além de projetos defasados e ultrapassados desenvolvem suas obras com uma gestão frágil e ineficaz onde projetam com falhas e desperdícios, essa ingerência tem um preço e quem paga essa conta obviamente é o cliente ao adquirir o imóvel, assim é fácil entender porque são gerados tantos processos administrativos e judiciais contras as atuais construtoras, podemos comentar também sobre a questão tributária devido a esses empreendimentos não contemplar nenhum tipo de sustentabilidade os tributos são sempre elevados onerando ainda mais no preço final dos imóveis. (Rizzoni; Tobias; Del Bianchi, 2012).

Desde a evolução da humanidade os intervalos estão a cada tempo se reduzindo e as inovações e transformações acontecendo com mais rapidez e constância, assim entendemos que com a construção civil tratando especificamente com os empreendimentos de condomínios não pode ser diferente, é hora de mudar. (Mascaro, 2003).

Com o intuito de solucionar tais problemas desenvolveu-se o presente modelo de utilidade, através de um projeto inovador unindo sistemas de geração de energia solar e eólica, tratamento de esgoto (biodigestor), aproveitamento da água pluvial, coleta seletiva do lixo e geração de gás com biodigestor, sistemas já testados e comprovados na prática de sua eficiência e capacidade produtiva, além de estudos para região de aplicação do projeto para melhor aproveitamento das correntes de ar, posicionamento de solo (altitude) quanto o posicionamento do sol nascente e poente. (Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos, 2008).

Todos sistemas produtivos serão destinados primeiramente ao consumo do condomínio e dos próprios moradores, assim toda sobra poderá também ser comercializada, como o gás, energia, o lixo selecionado e fertilizantes. A maior concentração da renda que será gerada pelo empreendimento será os alugueis das lojas comerciais, onde será destinada a pagamento de contas do condomínio assim como rateio anual do saldo remanescente. (Franco, 2011).

O condominio sustentavel visa um sistema de gestão de condomínios diferenciado que contemplara todos setor produtivo, contabilizando e controlando todo processo e disponibilizando através de aplicativos para os seus moradores, também contemplará a gestão dos funcionários com

(4)

as atividades diárias como check list´s de tarefas e responsabilidades dos mesmos com controle de localização e produtividade diária da equipe. (Mascaro, 2003).

O empreendimento supra citado objetiva a utilização para sua construção de materiais reciclados da estrutura das casas até a pavimentação das ruas internas. utilizada arborização típica da região mesclado com vegetações que contribuem com o controle de insetos como o tratamento do ar. Dentre as caracteristicas para a implantação do condomínio sustetável está o posicionamento das casas e áreas comuns passaram por um estudo para melhor climatização e facilidade das correntes de ar e aproveitamento da luz solar, bem como toda jardinagem precisa ter sistema de irrigação automático como fertilização através da extração do resíduo liquido do biodigestor e água do aproveitamento do sistema de captação das águas pluviais. (Rizzoni; Tobias; Del Bianchi, 2012).

Haja visto, também há necessidade de sistema automatizado para gestão dos resultados na construção dos condomínios a nível de produtividade dos setores produtivos, com rastreamento georeferenciado das equipes de campo, veículos leves e pesados assim como de todos lotes de materiais que serão destinados a obra com registro de entradas, saídas e sobras, todo sistema de controle de carga horária das equipes serão digitais. (Rossetto, 2005).

Assim, o acompanhamento da evolução das obras através de câmeras 360º instaladas estrategicamente com cobertura visual de todo perímetro da obra, clientes terão a oportunidade de acompanhar em tempo real como seu investimento está sendo gerido e a evolução do mesmo. Consoante a literatura apresentada o consominio sustentável pede ser melhor compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras abaixo.

A figura 1 representa: Energia Solar

Fonte:https://www.portalsolar.com.br/comofuncionaenergia-solar.html

A origem da energia solar se deu no ano de 1839, quando o físico francês Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, enquanto realizava algumas experiências com eletrodos. Porém o inventor da célula solar moderna foi o cientista Russell Shoemaker Ohl.

(5)

A energia solar fotovoltaica é definida como a energia gerada através da conversão direta da radiação solar em eletricidade. Isto se dá, por meio de um dispositivo conhecido como célula fotovoltaica que atua utilizando o princípio do efeito fotoelétrico ou fotovoltaico.

O grande desenvolvimento da aplicação da energia eólica para geração de eletricidade iniciou-se na Dinamarca em 1980 quando as primeiras turbinas foram fabricadas por pequenas companhias de equipamentos agrícolas. Estas turbinas possuíam capacidade de geração (30-55 kW) bastante reduzida quando comparada com valores atuais. Políticas internas favoreceram o crescimento do setor, de maneira que, atualmente, a Dinamarca é o país que apresenta a maior contribuição de energia eólica em sua matriz energética e é o maior fabricante mundial de turbinas eólicas. (Bustos Romero, 2001).

Tem sido uma daquelas histórias "apesar da crise" que vira e mexe dão as caras no noticiário. Nos últimos anos, as fontes de energia solar fotovoltaica (produzida a partir do sol) e eólica (a partir do vento) nadaram contra a correnteza e registraram avanços de encher os olhos. Apenas em 2017, a capacidade instalada em energia eólica cresceu 28,1%, atingindo a marca de 12,8 gigawatts (GW) distribuídos entre pouco mais de 500 parques de geração. (Mascaro, 2003).

É o equivalente a 8,1% de toda capacidade do Brasil. Os dados são da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão do governo responsável por estudos sobre o setor energético. No caso da energia solar, o salto foi ainda mais impressionante: 4.470% em apenas um ano. No começo de 2017, eram somente 21 megawatts, que, na virada do ano, estavam perto do primeiro gigawatt. Esse número, porém, deve ser visto com moderação: a energia solar continua na lanterna do sistema nacional de geração, com apenas 0,6% da potência instalada no Brasil.(Mascaro, 2003).

A figura 3 representa: Coleta Seletiva

Fonte : http://www.oatibaiense.com.br/News/8/14349/prefeitura-e-saae iniciam-novo-sistema-de-coleta-seletiva/

A primeira experiência brasileira sistemática e documentada de coleta seletiva teve início em abril de 1985 no bairro de São Francisco, em Niterói (RJ). Um dos grandes articuladores desse trabalho pioneiro foi o professor Emilio Eigenheer que, em 1981 e 82, estudou na Alemanha, onde

(6)

se interessou pela gestão local de resíduos sólidos, e de volta ao Brasil mobilizou os vizinhos para a separação do lixo doméstico.(Rossetto, 2005).

A Coleta seletiva e a reciclagem de lixo tem um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias primas que de outro modo seriam retiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados nas coletas seletivas de lixo. Esta publicação tem como finalidade indicar os principais passos para implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva.(Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos, 2008).

Sendo um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. (Rossetto, 2005).

A figura 4 representa: Biodigestor

Fonte:https://www.sanearbrasil.com.br/produtos/biodigestores/?gclid=eaiaiqobchmimcyqv6aivdysrch2xiwf_eaayasaaeg irdpd_bwe

O Biodigestor, descoberto pelo inglês Humphry Davy, em 1806, na Inglaterra, Humphry Davy identificou um gás rico em metano e dióxido de carbono, resultado da decomposição de dejetos animais. Já em 1857, em Bombaim (Índia) foi construída a primeira instalação operacional destinada a produzir biogás. Assim surgiu o primeiro biodigestor chamado de modelo indiano.(Franco, 2011). Este precioso instrumento são usados para o tratamento de dejetos oriundos da agropecuária em propriedades rurais, de esgotos residenciais em pequenas comunidades e de dejetos industriais, principalmente em indústrias de alimentos. (Rizzoni; Tobias; Del Bianchi, 2012).

(7)

Nota-se que o uso dos biodigestores é de grande relevância para os empreendimentos que visão a sustentabilidade, pois contribui para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e a poluição dos recursos naturais. Além disso, os produtos resultantes da biodigestão (biogás e biofertilizante) podem ser aproveitados.(Franco, 2011).

A figura 5 representa: Aproveitamento Água Pluvial

Fonte:https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/aguas-pluviais

A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050, segundo relatório da ONU (2017). Isso quer dizer que trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos.

Algumas medidas que podem amenizar a questão do gasto individual de água são: aprender a economizar água no dia a dia do condomínio ou na hora de lavar louça. Uma alternativa que tem ganhado popularidade é usar um sistema de cisternas para fazer o aproveitamento da água da chuva e também da água de reúso.(Mascaro, 2003).

A FIGURA 6 representa: Projetos Aproveitamento Correntes de Vento e Luz Solar:

(8)

A figura 7 representa: Residência com Soluções Sustentáveis

Fonte: http://www.ecoeficientes.com.br/residencia-com-solucoes-sustentaveis-em-brasilia

Quem é que não gosta de ter a luz do sol e uma brisa fresca entrando em casa? Além de trazer conforto e bem estar, iluminação e ventilação natural contribuem significantemente para redução do consumo de energia na edificação. Usar os recursos naturais a favor das construções humanas é o conceito da bioarquitetura, que pretende equilibrar as relações entre o meio artificial com o meio natural. (Mascaro, 2003).

3 MATERIAIS E MÉTODOS

O método utilizado constituiu-se da pesquisa bibliográfica composta pelos principais autores e estudiosos da área. Desse modo, esta pesquisa foi baseada em estudos de autores, Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos (2008); Rizzoni; Tobias; Del Bianchi (2012); Franco (2011); Mascaro (2003); Rossetto (2005); Bustos Romero (2001), entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto.

A pesquisa bibliográfica é a primeira parte de um trabalho de cunho cientifico ou acadêmico. Nela obtemos informações que baliza todo processo teórico da pesquisa pretendida a partir da temática proposta.

(9)

publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias teses, material cartográficos etc., até meios de comunicação orais: rádio gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por uma forma, quer publicadas, quer gravadas (Marconi; Lakatos, 2003, p. 183).

O referido autor mostra que a pesquisa bibliográfica é constituída de material elaborado, existindo uma grande diversidade de material que podem ser utilizados para embasar a fundamentação teórica da investigação e permitir que o estudo da temática vá além dos materiais escritos.

De acordo com Gil (2009) a pesquisa bibliográfica dispõe de vantagens que são imprescindíveis para o embasamento da investigação, que assim destaca: A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente (Gil, 2009, p. 45).

A pesquisa bibliográfica pressupõe leituras, interpretações e análises dos escritos sobre a temática tais como: artigos, dissertações, anais, colocando o pesquisador com esses materiais os quais serão o suporte para o desenrolar da investigação.

Conforme o exposto a pesquisa bibliográfica permite ao pesquisador compreender com mais propriedade sobre o tema a ser pesquisado. Isso possibilita uma fundamentação teórica com um enfoque renovado permitindo dessa forma uma roupagem nova das futuras conclusões acerca do tema.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Percebe-se pela literatura apresentada como é possivel através da sustetabilidades a Enhgenharia Civil e Arquitetura reduzir os impactos gerados pela mau utilização dos recursos naturais

Como resultados deste estudo, além da caracterização das soluções de projeto adotadas, o inédito e maior diferencial desse empreendimento está na área comercial localizada em pontos estratégicos da entrada do condomínio que estará disponível para aluguel para investidores e terceiros que queiram usufruir deste espaço para comercio de produtos e serviços variados.

E esse modelo em conjunto com todos os sistemas sustentáveis mencionados traz de benefícios diretos e indiretos para os moradores em torno de 50% de um salário mínimo de receita mensal tornando esse o mais inovador dos empreendimentos condominiais de residência no Brasil.

(10)

5 CONCLUSÃO

É sabido que ao longo da historia da evolução da humanidade os intervalos estão a cada tempo se reduzindo e as inovações e transformações acontecendo com mais rapidez e constância, assim entendemos que com a construção civil tratando especificamente com os empreendimentos de condomínios não pode ser diferente, é hora de mudar.

A proposta deste estudo demonstrar como as inovações promovidas pela sustentabilidade podem garantir lucros para a Engenharia Civil e a Arquitera, além de promover a construção de lares com base na qualidade de vida para os moradores.

As tecnologias empregadas são imperceptíveis ao dia-a-dia e não demandam grandes alterações de vida, frente a isso há uma geração de empregos e renda para a cidade, os incentivos tibutários e fiscais.

Com o intuito de solucionar tais problemas desenvolveu-se o presente modelo de utilidade, através de um projeto inovador unindo sistemas de geração de energia solar e eólica, tratamento de esgoto (biodigestor), aproveitamento da água pluvial, coleta seletiva do lixo e geração de gás com biodigestor, todas estas alternativas em consonância com as legislações que promovam esse tipo de construção e soluções.

Além de atingir o objetivo geral do estudo procuramos também promover estudos futuros e até mesmo fazer uso do depóstio de uma patente para o condominio sustetavel nos moldes de promoçao da qualidade de vida das pessoas e contribuir para o beneficiamento ambiental.

REFERÊNCIAS

Bustos, Romero (2001). Marta Adriana. A arquitetura bioclimática do espaço público / Marta Adriana Bustos Romero. – Brasília: Editora Universidade de Brasília,

Deganutti, R.; Palhaci, M. C. J. P.; Rossi, M.; Tavares, R.; Santos, C. (2008). Biodigestores rurais: modelo indiano, chinês e Batelada. Bauru-SP.

Franco, Maria de Assunção Ribeiro (2001). Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP.

Gil, Antonio Carlos (2009). Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas.

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas.

(11)

ONU - Organização das Nações Unidas (2017). Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Disponível em: Acesso em 13/03/2020.

Rizzoni, L. B.; Tobias, A. C. T.; Del Bianchi, M.; Garcia, J. A. D (2012). Biodigestão anaeróbia no tratamento de dejetos de suínos. Alfenas, Revista Científica Eletrônica De Medicina Veterinária.

Rossetto, Adriana Marques. Orth, Dora Maria. Rossetto, Carlos Ricardo (2005). O planejamento estratégico formulado a partir da participação da comunidade, utilizado como indutor do desenvolvimento sustentável de cidades. In A. P. Wickert (Org.), Arquitetura e urbanismo em debate (pp. 163-188). Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Fontes das figuras

Figura 1: Disponível em https://www.portalsolar.com.br/comofuncionaenergia-solar.html. Acesso em 12/03/2020.

Figura 2: Disponível em http://www.eletrovento.com.br/pagina/saiba-mais/sobre-energia-eolica/47/. Acesso em 12/03/2020.

Figura 3: Disponível em http://www.oatibaiense.com.br/News/8/14349/prefeitura-e-saae iniciam-novo-sistema-de-coleta-seletiva. Acesso em 12/03/2020.

Figura 4: Disponível em

https://www.sanearbrasil.com.br/produtos/biodigestores/?gclid=eaiaiqobchmimcyqv6aivdysrch2xi wf_eaayasaaegirdpd_bwe. Acesso em 12/03/2020.

Figura 5: Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/aguas-pluviais. Acesso em 12/03/2020.

Figura 6: Disponível em http://projeteee.mma.gov.br/implementacao/efeito-chamine-fluxo-acelerado/?cod=vn. Acesso em 12/03/2020.

Figura 7: Disponível em http://www.ecoeficientes.com.br/residencia-com-solucoes-sustentaveis-em-brasilia. Acesso em 12/03/2020.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A análise das Figuras 117 a 119 permite concluir que a inspeção por partículas magnéticas via úmida colorida foi capaz de detectar todas as descontinuidades

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Os antidepressivos de segunda geração, inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), como por exemplo a fluoxetina (Figura 4A) e a paroxetina (Figura 4B) e

Do amor," mas do amor vago de poeta, Como um beijo invizivel que fluctua.... Ella

Outro dos importantes funcionalistas ingleses e que trabalhare- mos em outra aula, é Radcliffe-Brown. Diferente de Malinowski, que se utiliza muito de explicações psicológicas,