• Nenhum resultado encontrado

Os intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a fases em que ocorrem a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Os intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a fases em que ocorrem a"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

01. Analise o cariótipo abaixo.

De acordo com esse cariótipo, pode-se concluir que o mesmo pertence a: a) Uma mulher normal.

b) Um homem normal.

c) Um homem com síndrome de Down. d) Uma mulher com síndrome de Turner. e) Um homem com síndrome de Klinefelter.

02. (UniEvangélica-Anápolis) Analise o esquema de cariótipo a seguir.

Os cromossomos destacados indicam uma: a) Euploidia denominada triploidia. b) Euploidia denominada 3n + 1. c) Aneuploidia denominada trissomia. d) Aneuploidia denominada n + 1.

03. (FGV) Mama África não é só refrão de reggae. Um estudo publicado hoje na revista Nature acaba de confirmar que o homem moderno surgiu mesmo no continente africano e começou a se espalhar pelo mundo em algum momento ao redor de 52 mil anos atrás. (…) Sequenciando o DNA _____ de 53 indivíduos de várias regiões do planeta, a equipe de pesquisadores construiu uma árvore genealógica da espécie, cuja raiz se localiza no continente africano. O DNA _____ é uma ótima ferramenta para estudos de evolução. Como só é transmitido pela mãe, ele escapa ao embaralhamento genético que acontece no momento da fecundação.

(Folha de S. Paulo, 07.12.2000)

No texto original, parte dele acima reproduzida, constava o tipo de DNA analisado pelos pesquisadores, aqui substituído por um espaço. O tipo de DNA a que o texto se refere é o:

a) DNA presente no cromossomo X.

b) DNA presente na cromatina sexual, ou Corpúsculo de Barr. c) DNA mitocondrial.

d) DNA do núcleo do óvulo.

e) DNA do gene do hormônio progesterona.

04. (FCM-PB) Indivíduos com a síndrome de Klinefelter são altos e magros, com membros inferiores relativamente longos, testículos pequenos e as características sexuais secundárias subdesenvolvidas, quase sempre são inférteis. Os pacientes Klinefelter apresentam cariótipo 47, XXY, tem corpúsculo de Barr, sendo, portanto cromatino sexual positivo. Pode-se afirmar sobre a cromatina sexual:

a) As células femininas apresentam cromatina sexual negativa.

b) O cromossomo Y inativo torna-se condensado e assume o aspecto de um grânulo no núcleo das células em interfase.

c) O cromossomo X dos machos é condensado durante a interfase, nos espermatozoides.

d) O cromossomo X inativo das fêmeas torna-se condensado e assume o aspecto de um grânulo no núcleo das células em interfase.

e) O cromossomo X é condensado no óvulo.

05. (UFVJM) Recentemente, muitas matérias foram publicadas sobre o papel dos telômeros na longevidade das pessoas. Sobre esse assunto, uma cientista afirmou que cada vez que a célula se divide, os telômeros são ligeiramente encurtados. Os estudos mostram uma associação estatística entre a redução do tamanho dos telômeros e o risco para doenças como cardiopatias e diabetes. Sobre o papel dos telômeros, assinale a alternativa correta:

a) Os telômeros apresentam as bases nitrogenadas AGCU na sua composição.

b) Pessoas com telômeros menores possuem um menor número de nucleotídeos.

c) Os telômeros são enzimas que participam de fatores relacionados à longevidade.

d) Nas pessoas que vivem menos os telômeros perdem a capacidade de divisão celular.

06. (UNIOESTE) O núcleo nas células desempenha o papel de portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Em relação a essa importante estrutura e seus constituintes é correto afirmar que:

01. O núcleo interfásico de células vegetais apresenta uma carioteca cuja estrutura não permite a comunicação com o citoplasma.

02. O núcleo de células eucarióticas animais durante a interfase apresenta-se desprovido de carioteca, cariolinfa e nucléolo.

04. O nucléolo é uma estrutura intranuclear, desprovida de membranas, composto por DNA, RNA ribossômico e proteínas.

08. No núcleo eucariótico o conjunto haploide de cromossomos é denominado cariótipo, enquanto que o número, forma e tamanho dos cromossomos é denominado genoma.

16. O número de cromossomos é constante para cada espécie, porém o número de cromossomos e o grau evolutivo das espécies não estão relacionados.

32. Nos cromossomos, a heterocromatina corresponde a regiões que permanecem muito condensadas na interfase e apresenta-se inativa na transcrição do DNA em RNA.

COLÉGIO PEDRO II – U. E. REALENGO II

RIO DE JANEIRO, _______ de ____________________ de 20___

LISTA DE EXERCÍCIOS –NÚCLEO, CICLO CELULAR, MITOSE E MEIOSE

PROFESSOR: COORDENADORA: Gabriele Liaño TURMA

(2)

64. Nas células vegetais durante a interfase não é possível identificar o núcleo dotado de carioteca, nucléolo e cromatina, através de qualquer técnica de preparação utilizada.

Soma das alternativas corretas:

07. Recentemente a imprensa do mundo todo noticiou que três cientistas norte-americanos foram os ganhadores do premio Nobel da Medicina 2009. Esse prêmio foi concedido por seus trabalhos com as extremidades dos cromossomos, os telômeros, estruturas ligadas ao envelhecimento celular e ao câncer. Observe a figura abaixo, que evidencia os telômeros dos cromossomos.

Sabendo-se que as células humanas possuem 46 cromossomos, quantos telômeros existirão em uma dessas células, respectivamente, nas subfases G1 e G2 da interfase?

a) 184 e 184. b) 184 e 368. c) 46 e 46. d) 92 e 92. e) 92 e 184.

08. Com relação aos cromossomos, é correto afirmar:

01. São uma sucessão linear de genes que transmitem as características hereditárias.

02. São estruturas nucleares em forma de longos filamentos durante a interfase e muitos condensados durante a divisão celular.

04. São constituídos principalmente por ácidos nucleicos e proteínas. 08. Sua forma é constante nas células de organismos pertencentes a uma mesma espécie.

16. Estão localizados no núcleo, mas não são observados individualmente durante a interfase.

Soma das alternativas corretas:

09. Cromátides são:

a) Grânulos de cromatina observados no núcleo interfásico.

b) Metades longitudinais dos cromossomos duplicados, ligadas pelo centrômero.

c) Pontas dos cromossomos que se ligam ao fuso.

d) Estrutura dos cromossomos constituídos por DNA sem capacidade de se dividir longitudinalmente.

e) Estrutura dos cromossomos presentes a partir da prófase e que dão origem aos cromossomos filhos.

10. O esquema abaixo representa a morfologia de um filamento de cromatina.

As regiões 1 e 2 representam, respectivamente: a) Cromatina e nucléolo.

b) Heterocromatina e região organizadora do nucléolo. c) Eucromatina e heterocromatina.

d) Heterocromatina e eucromatina. e) Cromatina e cromonema.

11. (UPF) A presença de envoltório nuclear na célula eucariota cria um compartimento próprio para o material genético e confere a esse tipo de célula certas vantagens sobre as células procariotas. Analise as afirmativas abaixo.

I. Separar o processo de transcrição do processo de tradução. II. Separar o DNA do RNA.

III. Proteger o DNA das forças mecânicas geradas no citoplasma, protegendo-o contra possíveis mutações.

IV. Controlar o transporte seletivo bidirecional.

São funções do envoltório nuclear presente nas células eucariotas: a) I, II e IV, apenas. b) I e II, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

12. (UFRR) Nas células somáticas de fêmeas de mamíferos, acredita-se em que a condensação de um dos cromossomos X das fêmeas seja uma estratégia para inativar os genes nele contidos. Esse mecanismo é chamado de compensação de dose. Sobre esse mecanismo é incorreto afirmar que:

a) A cromatina sexual permite diferenciar células dos dois sexos, uma vez que as células femininas são “cromatina sexual negativa”, enquanto as células masculinas são “cromatina sexual positiva”.

b) Os machos (XY), não possuem cromatina sexual, também chamada de corpúsculo de Barr.

c) As fêmeas (XX) apresentam cromatina sexual, também chamada de corpúsculo de Barr.

d) O cromossomo X inativo torna-se extremamente condensado e assume um aspecto de pequeno grânulo no núcleo das células em interfase e recebe o nome de cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.

e) Indivíduos com síndrome de Turner (X0) não apresentam cromatina sexual, apesar de serem fenotipicamente femininos.

13. (IFSul) Leia o seguinte texto:

Na extremidade dos cromossomos, existem pequenos fragmentos de material genético que, em condições normais, diminuem de tamanho cada vez que a célula se divide. Quando esses fragmentos atingem um tamanho mínimo, a célula começa a morrer. Em muitas células cancerosas, contudo, esses fragmentos não se tornam mais curtos porque as células ativam um gene para a produção de uma enzima capaz de reconstituí-los à medida que as células se dividem. Desse modo, as células “não morrem” e passam a crescer de forma descontrolada.

Os fragmentos mencionados no texto acima são chamados de:

a) Centrômeros. b) Cromátides. c) Telômeros. d) Histonas.

14. (UERN) A Drosophila tornou-se popular como um organismo experimental no início do século XX, devido a características comuns a maioria dos organismos-modelo. Ela é pequena, simples de criar, com reprodução rápida e fácil de obter (e só ter uma fruta apodrecendo). Foi demonstrado que ela tem uma grande gama de alelos mutantes interessantes que foram usados para estabelecer as regras básicas da genética de transmissão. Os primeiros pesquisadores também tiraram proveito de uma característica única da mosca-das-frutas: os cromossomos politênicos. São algumas características peculiares desses cromossomos:

a) São encontrados nas células de glândulas salivares de alguns insetos. Nessas células, os cromossomos replicam-se muitas vezes, sem realizar segregação cromossômica, mantendo as cromátides fundidas.

b) Esses cromossomos gigantes são encontrados em alguns insetos, formam um longo filamento duplo de DNA que se fecha em anel, pois suas duas extremidades se fundem.

c) São pequenas moléculas independentes de DNA, os quais levam genes não encontrados na molécula principal de DNA.

d) Esses cromossomos encontrados em drosófilas se mostram menos condensados e se coram menos fortemente com corantes específicos de DNA.

15. (UEA) A família Urticaceae composta por centenas de diferentes gêneros, dentre os quais o gênero Urtica, onde algumas espécies, popularmente chamadas de urtigas, são conhecidas pela irritação que causam à pele de quem as toca. Com relação ao número cromossômico de algumas dessas espécies, as espécies Urtica aspera e Urtica incisa apresentam igual número de cromossomos, 2n = 24. Já a espécie Urtica circularis tem 2n = 26 e a espécie Urtica baccifera tem 2n = 52 cromossomos.

Com relação ao número cromossômico dessas espécies, é correto afirmar que:

a) A relação de igualdade entre o número de cromossomos de Urtica aspera e Urtica incisa determinará que essas duas espécies tenham as mesmas características fenotípicas.

(3)

c) Embora Urtica aspera e Urtica incisa tenham o mesmo número cromossômico, por serem plantas de diferentes espécies, seus cromossomos carregam diferentes genes e alelos.

d) Os gametas de Urtica baccifera são produzidos por mitose e não por meiose, razão pela qual tem o dobro de cromossomos que a espécie Urtica a espécie circularis.

e) Embora Urtica aspera, Urtica baccifera e Urtica circularis tenham números cromossômico diferentes, por serem plantas do mesmo gênero, seus gametas terão o mesmo número cromossômico.

16. Analise o esquema do ciclo celular, representado abaixo:

Sobre esse ciclo, é CORRETO afirmar que: a) I, II, III, IV e V fazem parte do processo mitótico.

b) ele ocorre nas células precursoras da linhagem germinativa.

c) nas etapas de IV para II as células se tornam diplóides, e de I para III, haplóides.

d) nas etapas II, III e IV, da maioria das células, os cromossomos são visíveis.

17. A mitose ocorre em diferentes estágios:

Na __________, os cromossomos replicados, compostos de um par de _________ se condensam, o fuso é montado, a membrana nuclear desaparece e o nucléolo não é mais visível.

Na _________, os cromossomos replicados se alinham no centro da célula.

Na _________, os pares de _________ se separam, dividindo igualmente os cromossomos para as células filhas.

Na _________, as novas células se separam.

Finalmente, a citocinese separa os componentes citoplasmáticos.

A sequência das palavras que completam corretamente as frases é: a) prófase - centrômeros - anáfase - metáfase - cromátides - telófase b) prófase - centrômeros - metáfase - anáfase - cromátides - telófase c) prófase - cromátides - metáfase - anáfase - centrômeros - telófase d) telófase - cromátides - metáfase - anáfase - centrômeros - prófase e) telófase - centrômeros - anáfase - metáfase - cromátides - prófase

18. Certos fármacos, como a colchicina, ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos. Quando células em divisão são tratadas com essas substâncias, a mitose é interrompida na metáfase. Células contendo dois pares de cromossomos homólogos foram tratadas com colchicina, durante um ciclo celular.

Após o tratamento, essas células ficaram com:

a) quatro cromossomos. b) dois cromossomos. c) seis cromossomos. d) dez cromossomos. e) oito cromossomos.

19. Analise as figuras a seguir.

Fonte: JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. "Biologia Celular e Molecular". Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 184.

As figuras I, II, III e IV dizem respeito, respectivamente, às seguintes fases da mitose:

a) Anáfase, metáfase, início da prófase, fim da prófase. b) Início da prófase, fim da prófase, metáfase, anáfase. c) Início da prófase, fim da prófase, anáfase, metáfase. d) Metáfase, início da prófase, fim da prófase, anáfase. e) Metáfase, anáfase, início da prófase, fim da prófase.

20. O gráfico representa as mudanças (quantitativas) no conteúdo do DNA nuclear durante eventos envolvendo divisão celular e fecundação em camundongos.

Os intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a fases em que ocorrem a

a) replicação, meiose II e mitose. b) meiose I, meiose II e replicação. c) mitose, meiose I e fecundação. d) mitose, meiose I e meiose II. e) mitose, meiose II e fecundação.

21. Examine as seguintes afirmativas referentes ao ciclo celular:

I) Quando uma célula sai da subfase S da interfase, apresenta o dobro de DNA.

II) Se a célula não estiver em processo de divisão, ocorre pouca atividade metabólica no núcleo interfásico.

III) Divisão celular é um processo que sempre dá origem a duas células geneticamente iguais.

IV) Na anáfase da primeira divisão da meiose não ocorre divisão dos centrômeros.

V) As células germinativas sofrem mitose.

As afirmativas VERDADEIRAS são as indicados por: a) I e ll

(4)

22. Se a quantidade de DNA de uma célula somática em metáfase mitótica é 2X, as células do mesmo tecido, nas fases G1 e G2 apresentam, respectivamente, as seguintes quantidades de DNA: a) X e X

b) X/2 e X c) X/2 e 2X d) X e X/2 e) X e 2X

23. A figura a seguir representa varias células em diferentes estágios do ciclo de vida.

A duplicação do material genético e o rompimento dos centrômeros ocorrem, respectivamente, em:

a) I e V. b) V e III. c) II e V. d) II e III. e) III e IV.

24. Este gráfico representa a quantidade de DNA em uma célula animal, durante seu ciclo celular.

Em relação ao teor de DNA neste ciclo,

I. na fase A, não ocorrem os processos de transcrição e tradução. II. na fase B, ocorre duplicação do DNA.

III. na fase C, ocorre a intensa síntese de DNA.

IV. entre as fases C e D ocorre a separação das cromátides-irmãs.

Estão corretas

a) I e VI. b) VI e III c) II e V. d) II e III. e) III e IV.

25. A divisão celular é um processo complexo geneticamente controlado. A geração e o desenvolvimento dos organismos dependem da capacidade de divisão das células. Com relação à divisão celular, é correto afirmar que:

a) apesar de ser chamada intérfase, nesta fase do ciclo celular ocorrem importantes processos metabólicos como a duplicação do DNA e produção de RNA.

b) uma célula 2n, ao sofrer mitose, originará quatro células n, não recombinantes.

c) a primeira divisão da meiose é um processo equacional semelhante à mitose.

d) os nucléolos são orgânulos que aparecem na célula durante a prófase e auxiliam na desintegração da carioteca.

e) enquanto a divisão do citoplasma (citocinese) ocorre por estrangulamento (de fora para dentro) na célula vegetal, na célula animal ela é centrípeta (de dentro para fora).

26. (UF-GO)

Relacione as fases da mitose: anáfase, telófase, metáfase e prófase, com os respectivos números das figuras acima:

a) 4 - 3 - 2 - 1 b) 3 - 4 - 2 - 1 c) 1 - 2 - 3 - 4 d) 2 - 3 - 4 - 1 e) 3 - 1 - 2 - 4

27.Qual é o constituinte cromossômico diretamente relacionado com seu movimento durante a divisão celular?

a) telômero b) cromômero c) centrômero d) cromátide e) intérfase

28. A conseqüência mais importante da mitose é: a) determinar a diferenciação celular.

b) a produção de gametas e esporos haplóides. c) a produção de células filhas iguais à célula mãe. d) aumentar a variabilidade genética dos seres vivos. e) aumentar a taxa de mutação.

29. Espiralização da cromatina, duplicação dos centríolos e formação do fuso são ocorrências mitóticas. Assinale a fase em que isto ocorre. a) metáfase

b) anáfase c) telófase d) prófase e) intérfase

30. Os ítens abaixo se referem à mitose e todos eles estão corretos, exceto:

a) É um processo de divisão celular importante para o crescimento dos organismos.

b) Ocorre nas células somáticas de animais e vegetais.

c) Uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

d) A duplicação do DNA ocorre na fase da metáfase.

e) Na fase da telófase, forma-se uma nova membrana nuclear em torno dos cromossomos e o citoplasma se divide.

31. O gráfico abaixo revela a variação de DNA durante as diversas fases da vida celular. Com relação ao gráfico, é correto afirmar que:

a) durante o período G1, a célula realiza uma intensa síntese de DNA. b) no decorrer do período S, a quantidade de DNA aumenta progressivamente e ocorre a duplicação do DNA.

c) no fim da Intérfase, a célula tem uma quantidade de DNA menor que no seu início.

d) no período de mitose propriamente dito, a quantidade de DNA mantêm-se constante.

e) nos períodos de G1 e S, a quantidade de DNA mantêm-se constante.

32. (FUVEST) Uma célula somática que tem 4 cromossomos, ao se dividir, apresenta na metáfase:

a) 4 cromossomos distintos, cada um com uma cromátide. b) 4 cromossomos distintos, cada um com duas cromátides. c) 4 cromossomos, pareados 2 a 2, cada um com duas cromátides. d) 4 cromossomos, pareados 2 a 2, cada um com uma cromátide. e) 2 cromossomos, cada um com duas cromátides.

33. A maioria das reações químicas da célula, incluindo a duplicação de DNA, a síntese de RNA e a produção de proteínas celulares, ocorre, principalmente, durante a:

(5)

b) metáfase. e) intérfase. c) anáfase.

34. Considerando uma célula com 6 cromossomas (2n=6) que esteja em divisão, o esquema ao lado representaria uma:

a) anáfase I da meiose. b) metáfase I da meiose. c) metáfase II da meiose. d) anáfase II da meiose. e) anáfase mitótica.

35. Durante a prófase da primeira divisão meiótica, ocorre a troca de fragmentos entre cromossomas homólogos, possibilitando uma maior variabilidade genética. A esse evento dá-se o nome de:

a) formação de bivalentes. b) formação de tétrades. c) citocinese.

d) intercinese. e) "crossing-over"

36. Uma evidente diferença existente entre a anáfase da mitose e as anáfases I e II da meiose é que os cromossomos em migração para os pólos celulares são:

a) irmãos nas anáfases I e II e homólogos na anáfase da mitose. b) homólogos nas anáfases I e II e irmãos na anáfase da mitose. c) homólogos na anáfase I e irmãos na anáfase II e na anáfase da mitose. d) irmãos na anáfase I e anáfase da mitose e homólogos na anáfase II. e) irmãos nas anáfases I e II e anáfase da mitose.

37. Assinale a frase errada, em relação à meiose: a) Os cromossomos já entram duplicados na prófase I. b) A formação das tétrades ocorre no paquíteno.

c) A permutação nada mais é do que a troca de segmentos entre cromátides-irmãs

d) O quiasma, figura observada no diplóteno, é consequência da permutação.

e) Na metáfase I, a placa equatorial está formada por pares de cromossomos.

38. Quando uma célula conclui a sua primeira divisão meiótica, resultam: a) duas células diplóides.

b) quatro células diplóides. c) quatro células haplóides. d) duas células haplóides. e) duas células somáticas.

39. A figura abaixo é característica da Meiose porque só nesse tipo de divisão celular acontece:

a) separação dos centríolos. b) formação do fuso acromático. c) manutenção da carioteca.

d) pareamento dos cromossomos homólogos. e) duplicação das cromátides.

40. Das afirmativas abaixo:

I- O crossing-over permite a recombinação dos genes localizados em cromossomos homólogos.

II- Meiose é um tipo de divisão celular na qual uma célula diplóide dá origem a quatro células haplóides.

III- A intérfase é um período de grande atividade metabólica no núcleo. É nessa fase que o DNA se duplica e o RNA é sintetizado.

a) apenas a afirmativa I é correta. b) apenas a afirmativa II é correta. c) apenas a afirmativa III é correta. d) apenas duas afirmativas são corretas. e) todas as afirmativas são corretas.

41. Para fazer o estudo de um cariótipo, qual a fase da mitose que seria mais adequada usar, tendo em vista a necessidade de se obter a maior nitidez dos cromossomos, em função do seu maior grau de espiralização?

a) Prófase. b) Pró-metáfase. c) Anáfase. d) Telófase. e) Metáfase.

42. Um cromossomo é formado por uma longa molécula de DNA associada a proteínas. Isso permite afirmar que o núcleo de uma célula somática humana em (A) possui (B) moléculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B?

a) A: início de intérfase (G1); B: 46. b) A: fim de intérfase (G2); B: 23. c) A: início de mitose (prófase); B: 46. d) A: fim de mitose (telófase); B: 23. e) A: qualquer fase do ciclo celular; B: 92.

43. Um evento característico da subfase paquíteno, da prófase I da meiose, é a:

a) condensação dos cromossomos homólogos. b) recombinação genética.

c) terminalização dos quiasmas. d) formação das tétrades. e) fragmentação da carioteca.

44.

I. A ocorrência de crossing-over durante a meiose I é um dos principais fatores responsáveis pela variabilidade genética em uma espécie. II. O crossing-over ocorre na prófase I, após o pareamento dos cromossomos homólogos.

III. Os centrômeros representam os locais onde houve a quebra e troca de fragmentos de cromossomos.

IV. Em condições normais, não há separação de cromátides-irmãs durante a meiose I.

Estão corretas apenas as afirmações: a) I, II e IV.

b) I e IV. c) I, II e III. d) I, II, III e IV.

45. Relacione as fases meióticas (coluna I) com os respectivos fenômenos (coluna II):

Coluna I Coluna II

1) zigóteno ( ) Migração dos cromossomos homólogos para os polos

2) paquíteno ( ) pareamento dos homólogos

3) diplóteno ( ) migração dos cromossomos irmãos para os polos.

4) anáfase I ( ) visualização dos quiasmas. 5) anáfase II ( ) ocorrência do crossing-over A sequência correta, de cima para baixo, na coluna II é a) 4, 1, 2, 3, 5 d) 4, 1, 3, 2, 5 b) 4, 1, 5, 2, 3 e) 4, 2, 5, 1, 3 c) 4, 1, 5, 3, 2

Gabarito

Referências

Documentos relacionados

2 — A componente quantitativa (M) é calculada por: em que: a) N é o número total de exercícios semestrais de cargos de gestão universitária que foram exercidos pelo docente;

O curso de Mestrado Profissional em Economia do Insper fornece ampla formação aos profissionais que desejem adquirir uma base teórica e quantitativa orientada à busca de

a) determinação da rentabilidade unitária de todos os exames do convênio analisado: com o cálculo da margem de contribuição unitária em reais (R$) e em percentual (%) têm-se

O aumento deve-se, principalmente, pela variação cambial líquida de R$ 774,1 milhões em decorrencia da desvalorização do real frente ao dólar de 20,8% frente ao fechamento de

O lucro básico por ação é calculado por meio do resultado do exercício atribuível aos acionistas da Companhia e a média ponderada das ações ordinárias em

De acordo com Naparstek (2008), se o sujeito está casado com seu órgão em detrimento do Outro sexo, ele faz a fuga do gozo fálico e pode encontrar dois caminhos para sair

Distribuição numérica e percentual de dermatoses infecciosas bacterianas em pacientes transplantados hepáticos do Hospital Santa Isabel de Blumenau - 2002 a março de 2009

As atividades de auditoria interna, segundo Attie (2009) estão organizadas em procedimentos, procurando desta forma, agregar valor aos resultados da entidade, evidenciando